Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-02-14

Autores

Carrara, Helena Ferreira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O interesse da população e alunos da educação básica por temas que englobam astronomia eventualmente tem sido despertado principalmente quando ocorrem descobertas sobre o cosmo ou fenômenos astronômicos. Porém, este interesse muitas vezes não é incentivado, deixando o jovem desmotivado a aprender sobre o tema. A Ciência Cidadã tem sido uma nova forma de interação entre os cidadãos e os cientistas profissionais, e, mais especificamente nesse projeto, os astrônomos. Com isso, uma oportunidade de engajamento com a ciência e com o método científico é propiciada à população. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Análise de Conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação de alunos de Ensino Médio visando o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para a análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades do aluno, tanto cognitivas quanto socioemocionais, despertando o interesse para uma aprendizagem significativa, relacionando uma informação nova a ser adquirida com conhecimentos prévios que o aluno já possui, além de incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais, segundo os objetivos da Ciência Cidadã, fortalecendo, portanto, a visão e integridade da Ciência e dos cientistas.
The interest of the population and students of basic education by topics encompassing astronomy has eventually been aroused mainly when discoveries about the cosmos or astronomical phenomena occur. However, this interest is not always encouraged, leaving the student unmotivated to learn about the subject. Citizen science has been a new form of interaction between citizens and professional scientists, and more specifically in this project, astronomers. With this, an opportunity to engage with science and the scientific method is provided to the population. Therefore, this research aimed to perform a content analysis of academic bibliographic production on meteors, astronomy teaching and citizen science. Based on the indicators emerging from this analysis, we present a proposal for the formation of high school students aiming at the development of scientific methodology skills for the analysis of photographic records of meteors. It is concluded that the importance of this project is to show how much astronomy teaching can contribute to the development of students' skills, both cognitive and socio-emotional, arousing interest for meaningful learning, relating new information to be acquired with previous knowledge that the student already has; in addition to encouraging shared learning, where they help each other as a team and collaborate with professional astronomers, according to the objectives of citizen science, strengthening, therefore, the vision and integrity of Science and scientists.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Astronomia, Meteoros, Análise de conteúdo, Ciência cidadã, Astronomy teaching, Meteors, Content analysis, Citizen science

Como citar