Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002-01-01

Autores

Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências

Resumo

Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.
This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.

Descrição

Palavras-chave

Atividade, Processo grupal, Educação científica, Abordagem sócio-histórica, activity, group process, scientific education, socio-historical approach

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002.