Percepção de distância em crianças durante a locomoção

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Data

2002-01-01

Autores

Mauerberg-deCastro, Eliane [UNESP]
Moraes, Renato [UNESP]

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Editor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a percepção de crianças sobre distância na ausência de informação visual durante a locomoção. Ainda, se parâmetros biomecânicos relativos à locomoção são alterados durante a locomoção nas diferentes distâncias. Sete crianças na idade de 6 anos (GC) e 10 adultos (GA) foram convidados a andar vendados até alvos pré-estabelecidos. O expoente da função de potência e parâmetros biomecânicos (Ex.: duração da passada, proporção da passada e velocidade da passada) foram obtidos para cada grupo. Diferenças foram encontradas somente para os valores de distância produzida ao longo das distâncias testadas. Nenhum dos parâmetros biomecânicos diferiu entre GC e GA. Alterações quantitativas foram observadas nos parâmetros biomecânicos para distâncias curtas, embora o padrão do movimento não tenha sido alterado. Crianças desta faixa etária demonstram, em tarefas não usuais (Ex.: locomoção sem visão), adaptabilidade e capacidade de orientar-se no espaço utilizando apenas da sensibilidade háptica e provavelmente da imagem mental-construída da observação feita antes da realização da tarefa sem informação visual.
The purpose of this study was to investigate children's distance perception while walking blindfolded. Also, in order to measure differences at various distances, biomechanical parameters were assessed. Seven children, aged 6 (CG), and 10 adults (AG) were asked to walk to previously seen targets placed at different distances. Exponent and biomechanical parameters (i.e., stride duration, stride proportion, and stride velocity) were calculated for each group. The CG and AG exhibited similarities in biomechanical parameters, which for both groups changed with the length of the distance. We concluded that both children and adults used similar strategies to accomplish the distance perception task; that locomotion at short distances requires adaptations in gait patterns; and that children have a high capacity to adjust their behavior to unusual tasks (e.g., blindfolded locomotion).

Descrição

Palavras-chave

Psicofísica, biomecânica, percepção de distância, locomoção, desenvolvimento perceptivo, Psychophysics, biomechanics, distance perception, locomotion, developmental perception

Como citar

Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 15, n. 2, p. 373-381, 2002.