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dc.contributor.authorVerissimo, Danilo Saretta [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:53Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:53Z
dc.date.issued2011-09-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000300013
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 16, n. 3, p. 459-469, 2011.
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30224
dc.description.abstractNeste artigo tratamos das análises do filósofo Maurice Merleau-Ponty acerca das teorias da psicogênese de Henri Wallon. Focalizamos os cursos que Merleau-Ponty dedicara à psicologia da criança entre 1949 e 1952. Para o filósofo, ao longo da psicogênese, a distinção do indivíduo em relação ao mundo e a outrem jamais é terminada. A infância jamais é liquidada radicalmente, pelo simples fato de que não abandonamos nossa condição corporal, nosso poder de retomar as condutas e expressões fisionômicas dos outros e das coisas. Merleau-Ponty encontra indicações neste sentido nas teorias de Wallon, principalmente nos conceitos de sociabilidade sincrética e de ultracoisas.pt
dc.description.abstractDiscutimos los análisis del filósofo Maurice Merleau-Ponty sobre las teorías de psicogénesis de Henri Wallon. Enfocamos los cursos que Merleau-Ponty dedicara a la psicología del niño entre 1949 y 1952. Para él, la distinción del individuo respecto al mundo y al otro, a lo largo de la psicogénesis, jamás es terminada. La infancia jamás es liquidada radicalmente porque simplemente no abandonamos nuestra condición corporal, nuestro poder de retomar las conductas y expresiones fisiognómicas de los otros y las cosas. Merleau-Ponty encuentra en las teorías de Wallon, principalmente en la sociabilidad sincrética y ultracosas, indicaciones en ese sentido.es
dc.description.abstractIn this paper we discuss the philosopher Merleau-Ponty#039;s analyses of Henri Wallon#039;s psychogenesis theories. We focus on courses Merleau-Ponty dedicated to child psychology between 1949 and 1952. According to the philosopher, the individual#039;s distinction between the world and the other, along the psychogenesis, is never finished. Childhood is never radically liquidated, due to the mere fact that we do not give up our bodily condition, our ability to retrieve the other people and things#039; conducts and physiognomic expressions. Merleau-Ponty finds indications in that sense in Wallon#039;s theories, mainly in the concepts of syncretic sociability and ultra-things.en
dc.format.extent459-469
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.sourceSciELO
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectpsicogênesept
dc.subjectWallonpt
dc.subjectFenomenologíaes
dc.subjectpsicogénesises
dc.subjectWallones
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectpsychogenesisen
dc.subjectWallonen
dc.titleMerleau-Ponty e a psicologia infantil: análises da psicogênese em Wallonpt
dc.title.alternativeMerleau-Ponty y la psicología del niño: análisis de la psicogénesis en Wallones
dc.title.alternativeMerleau-Ponty and child psychology: analyses on Wallon's psychogenesisen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722011000300013
dc.identifier.scieloS1413-73722011000300013
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
dc.identifier.fileS1413-73722011000300013.pdf
dc.identifier.lattes9522367779985724
unesp.author.lattes9522367779985724
dc.relation.ispartofsjr0,229
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