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dc.contributor.authorVasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
dc.contributor.authorArantes, Valéria Amorin
dc.contributor.authorSouza, Leonardo Lemos de [UNESP]
dc.contributor.authorTrevisol, Maria Teresa Ceron
dc.contributor.authorBelloto, Maria Elvira [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:30Z
dc.date.available2014-05-20T13:22:30Z
dc.date.issued2010-08-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200008
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 207-217, 2010.
dc.identifier.issn0103-863X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6610
dc.description.abstractAs ideias propostas neste estudo teórico têm como objetivo ampliar as perspectivas de investigação sobre juízos e valores morais. Após uma reflexão crítica sobre teorias que contribuíram com importantes conceitos no campo da Psicologia Moral, foram feitos alguns apontamentos que nos parecem promissores nessa área, tendo por referencial teórico-metodológico a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Essa teoria procura destacar que apenas os recursos cognitivos operatórios não são suficientes para explicar como o sujeito apreende e julga a realidade. Nessa perspectiva, conclui-se como fundamental o papel dos conteúdos na organização das representações mentais relacionadas aos juízos e valores morais.pt
dc.description.abstractLas ideas propuestas en este estudio teórico visan ampliar las perspectivas de investigación sobre juicios y valores morales. Después de reflexionar críticamente sobre teorías que dieron importante contribución conceptual en el campo de la Psicologia Moral, hacemos algunas indicaciones que parecen ventajosas en el área, tomamos como referencial teórico-metodológico la Teoría de los Modelos Organizadores del Pensamiento. Esa teoría busca destacar que no sólo los recursos cognitivos operatorios son suficientes para explicar como el sujeto apreende y juzga la realidad. de esa perspectiva, concluimos, que el papel de los contenidos en la organización de las representaciones mentales relacionadas a los juicios y valores morales es fundamental.es
dc.description.abstractThe ideas proposed on this theoretical study have as an aim to amplify the perspectives of investigation about moral judges and values. After a critical reflection about theories that contributed with important concepts in Moral Psychology field, we made some notes that we think are very hopeful in this area using as theoretical and methodological reference the Theory of Organizing Models of Thinking. This theory detaches that only the operative cognitive resources arent enough to explain how the subject learns and judges the reality. In this perspective, we conclude as fundamental the role of the contents in the organization of mental representation related to moral judges and values.en
dc.format.extent207-217
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)
dc.sourceSciELO
dc.subjectJuízo moralpt
dc.subjectRepresentação mentalpt
dc.subjectValorespt
dc.subjectModelos organizadorespt
dc.subjectJuicio morales
dc.subjectRepresentación mentales
dc.subjectValoreses
dc.subjectModelos organizadoreses
dc.subjectMoral judgmenten
dc.subjectMental representationen
dc.subjectValuesen
dc.subjectOrganizing modelsen
dc.titleJuízos e valores morais: a perspectiva de investigação dos modelos organizadores do pensamentopt
dc.title.alternativeJuicios y valores morales: perspectiva de investigación de los modelos organizadores del pensamientoes
dc.title.alternativeMoral judgment and values: an investigation perspective of organizing models of thinkingen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
dc.contributor.institutionUniversidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Mato Grosso
dc.description.affiliationUniversidade do Oeste de Santa Catarina
dc.description.affiliationUniversidade Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.identifier.doi10.1590/S0103-863X2010000200008
dc.identifier.scieloS0103-863X2010000200008
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
dc.identifier.fileS0103-863X2010000200008.pdf
dc.identifier.lattes6444203522447403
dc.identifier.orcid0000-0002-3977-827X
unesp.author.lattes6444203522447403
unesp.author.orcid0000-0002-3977-827X[1]
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