Grande área Matemática / probabilidade estatística
Área do conhecimento Matemática
Área de concentração Análise matemática
Ensino de matemática
Geometria e topologia
Matemática aplicada
Álgebra
Linhas de pesquisa Equações diferenciais parciais
Análise funcional
Teoria dos números
Otimização
Análise numérica
Sistemas dinâmicos
Geometria diferencial
Geometria algébrica
Ensino universitário de matemática
Ensino básico de matemática
Nota do mestrado 3
Código CAPES 31075010001P2
Data de recomendação 29/11/2010
Cidade São José do Rio Preto
Unidade Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)
Endereço permanente http://hdl.handle.net/11449/77128
Página do Programa http://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/profmat/

Collections in this community

Recent Submissions

  • Geogebra: uma proposta de rompimento na abstração da geometria analítica

    Dias, Thiago Fabricio Baqueta (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta do ensino de conteúdos da geometria analítica afim de romper a abstração sobre este tema, com o auxílio do software Geogebra para alunos do ensino médio. O presente ...
  • Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.

    Fernandes, Daniel Cassimiro (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Na área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, ...
  • Cálculo de probabilidade no ensino médio utilizando o jogo de poker

    Santos, Edvaldo Antônio dos (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    A presente dissertação traz uma proposta de ensino de uns dos mais importantes assuntos da Matemática no Ensino Médio, o cálculo de probabilidade, através do jogo de cartas denominado Poker em sua modalidade conhecida como ...
  • Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides

    Caliani, Fabrício José Oliveira (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    Em decorrência do avanço da tecnologia e do crescente acesso a elas, pela maior disponibilidade de computadores, celulares e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, envolvendo–se diretamente em ...
  • Proposta didática ao estudo de ângulos em uma circunferência

    Franzoni, Vanessa Cristina (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    Tendo em vista as dificuldades apresentadas por alunos do terceiro ano do Ensino Médio no estudo de ângulos em uma circunferência e baseado na aplicação de uma atividade que abordou vários tópicos desse conteúdo em diferentes ...
  • Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental

    Facchini, Camila (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa-se que devem ser enfatizadas as tarefas que analisam e produzem transformações e ampliações ou reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos ...
  • Brincando com múltiplos e divisores: o jogo como mais uma estratégia para o ensino da matemática na sala de aula

    Perroni, Priscila Moreda (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho descreve como explorar o jogo “Brincando com múltiplos e divisores” e a maneira de levar o estudante a construção das habilidades matemáticas, usando o jogo como um recurso didático para ampliá-las e ...
  • Cônicas: abordagem no ensino médio

    Massoco, Paula Giovana Borgo (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    A aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ...
  • A modelagem matemática como panorama para o ensino de física

    Daniel, Murilo Fugikava (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho aborda o ensino de Física através do uso da Modelagem Matemática. O trabalho foi iniciado com a apresentação dos conceitos básicos sobre funções e aquelas que seriam usadas no ensino de Física. Posteriormente, ...
  • Explorando o infinito de Cantor e apresentando-o ao ensino médio

    Camargo, Bruno Aguiar Alves de (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O objetivo desse trabalho é apresentar, de forma rigorosa, como a matemática aborda o conceito de infinito e propor uma sequência de atividades para que o professor possa explorar esse tema com seus alunos de forma inovadora ...
  • O problema de corte de estoque e aplicações

    Coutinho, Maiko Willian (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    A Matemática está constantemente presente em nosso cotidiano, sendo ferramenta importante para uma melhor compreensão do mundo e facilitadora dos processos de tomada de decisão. Neste sentido, o trabalho com resolução de ...
  • A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica

    Silva, Leonardo Cintra Lopes da (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Diversas pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento de metodologias com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática em avaliações internas e externas. Dentre as pesquisas, o uso ...
  • Razões trigonométrica: dos triângulos à circunferência - estratégias de ensino

    Malaguti, Rosangela (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O estudo da Matemática, em especial da trigonometria é de suma importância para o desenvolvimento das ciências desde os primórdios dos tempos. Nesse trabalho abordamos o estudo das razões trigonométricas do triângulo ...
  • Uma introdução à integral de Riemann contextualizada ao ensino médio

    Silva, Daniel Ferreira da (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Neste trabalho apresentamos a definição da integral de Riemann por meio de so­matórios de retângulos que aproximam pela falta e pelo excesso a região sob uma curva definida por uma função. Posteriormente mostramos que as ...
  • O jogo Traverse como ferramenta de ensino sob a perspectiva da metodologia da resolução de problemas

    Camargo, José Antonio da Silveira (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho tem como finalidade apresentar a Metodologia da Resolução de Problemas associada à utilização de jogos como uma estratégia para o ensino de Matemática. Apresentamos a fundamentação teórica da metodologia, ...
  • Probabilidade no futebol: um incentivo ao estudo da teoria estatística

    Corrêa, Arthur Necchi (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O desinteresse pela Matemática pode estar atrelado à falta de articulação entre teoria e prática.Apresentá-la de forma contextualizada é uma maneira positiva para o ensino dessa ciência. Diante disso, esse trabalho traz ...
  • Aplicações das finanças na educação básica

    Fanali, Fernando Trindade (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho teve como objetivo discutir o ensino de finanças aos alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual de Lins. Após uma série de discussões teóricas acerca dos princípios da matemática financeira e ...
  • Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana

    Oliveira, Larissa Katharine de (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino ...
  • Ensinando estatística descritiva: um projeto para o ensino médio

    Rodrigues, Vivienne do Val (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    É fato que alunos , de uma maneira geral, não são motivados a analisar tabelas e gráficos nas resoluções de exercícios durante as aulas. Assim informações e entendimento de situações exploradas nestas formas, são analisadas ...
  • As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem

    Rodrigues, Andressa Carla (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]
    No decorrer dos anos, pelas experiências vivenciadas em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cada vez mais foram observadas dificuldades dos alunos nos cálculos simples, em problemas na ...

View more