Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-02-16

Autores

Lia, Camila Serino [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo compreender percursos e processos de formação contínua para a mediação cultural a partir de investigação e reflexão sobre as experiências de educadores que atuam no âmbito de instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo. As experiências apresentadas são analisadas por suas dimensões formativas e em sua imbricação com o contexto dessas instituições e também com as práticas de mediação cultural dos educadores, situadas em específicos cenários dos projetos educativos de duas instituições da cidade de São Paulo: O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no período de 2001 a 2007 e o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), no período de 2008 a 2011. Parte-se da narração de experiências de formação da autora como arte/educadora com foco naquelas vivenciadas junto ao coletivo Arteducação Produções no CCBB, considerando relações entre as práticas e fundamentos de mediação cultural com as de formação inicial e continuada. Em seguida são apresentadas as experiências de formação de educadores situadas no âmbito do Projeto de Educação Patrimonial no MCSP e tecidas relações com as concepções de patrimônio, cultura e mediação cultural. Finalmente, a visão dos educadores do projeto educativo do MCSP possibilita análise e reflexão de novos sentidos sobre a formação contínua, a partir de material coletado em dinâmicas de grupo focal. As experiências e reflexões partilhadas ao longo da pesquisa apontam para uma compreensão mais minuciosa dos percursos e processos de formação contínua e de suas relações e implicações com a mediação cultural, bem como para a necessidade de práticas de formação incorporadas no cotidiano de trabalho dos educadores nas instituições culturais
Esa pesquisa tiene como objetivo comprender trayectos y procesos de formación continua para la mediación cultural a partir de investigación y reflexión acerca de las experiencias de educadores que actúan en el ámbito de instituciones culturales y museológicas de la ciudad de São Paulo. Las experiencias presentadas son analizadas por sus dimensiones formativas y en su imbricación con el contexto de esas instituciones e incluso con las prácticas de mediación cultural de los educadores, situadas en específicos escenarios de los proyectos educativos de dos instituciones de la ciudad de São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), en el período de 2001 a 2007 y el Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), en el período de 2008 a 2011. Se parte de la narración de experiencias de formación de la autora como arte educadora con foco en aquellas practicadas junto al colectivo Arteducação Produções en el CCBB, considerando relaciones entre las prácticas y fundamentos de mediación cultural con las de formación inicial y continuada. Luego se presentan las experiencias de formación de educadores situadas en el ámbito del Projeto de Educação Patrimonial (Proyecto de Educación Patrimonial) en el MCSP y tejidas relaciones con las concepciones de patrimonio, cultura y mediación cultural. Finalmente, la visión de los educadores del proyecto educativo del MCSP posibilita análisis y reflexión de nuevos sentidos sobre la formación continua, partiendo de material colectado en dinámicas de grupo focal. Las experiencias y reflexiones compartidas a lo largo de la pesquisa apuntan para una comprensión más minuciosa de las trayectorias y procesos de formación continua y sus relaciones e implicaciones con la mediación cultural, bien como para la necesidad de prácticas de formación incorporadas en el cotidiano del trabajo de los educadores en las instituciones culturales

Descrição

Palavras-chave

Arte e educação, Professores - Formação, Formação continuada de professores, Arte y educación

Como citar

LIA, Camila Serino. Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.