Monitoramento da vibração causada por detonações em mina subterrânea de carvão (Mina Trevo - Siderópolis, SC) como subsídio ao estabelecimento de uma política de relacionamento com a comunidade do entorno da mineração

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-06-06

Autores

Ribeiro, José Teodorico de Melo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Historicamente a convivência entre a mineração e a população sempre foi problemática, com prejuízos enormes para essa última que por problemas da falta de moradia, tem que conviver com a degradação do meio ambiente ao seu redor como a poluição através da poeira, ruído e da vibração. Este trabalho, com dados coletados na mina subterrânea de carvão Trevo na região carbonífera de Santa Catarina, coloca em evidência a necessidade da integração Empresa x Comunidade no sentido da melhoria das técnicas de mineração e meio ambiente visando uma convivência pacífica e tendo como um dos seus principais resultados alertar e despertar a consciência da Empresa ante aos reclamos da comunidade, demonstrando com dados, o perigo decorrente do planejamento de uma lavra sem levar em conta as habitações em superfície.
Usually, the mining activities and the neighborhood are at odds, with huge losses to the latter, that is in need of houses and must live right in the area, with dust, sound and vibrations problems. This dissertation, using the data of the Trevo mine, an underground coal mine, in the Carboniferus Basin in south of Santa Catarina state, puts an evidence the necessary relationship between mining companies and inhabitants to promote an increase on mining methods and environment, trying too to make clear and to alert the company of the citizens claims, with data, showing the problems of a lack of planning and an adequate study about risks and hazards on surface buildings.

Descrição

Palavras-chave

Geologia economica - Brasil, Carvão - Mina e mineração, Meio ambiente, Mina subterrânea, Mining

Como citar

RIBEIRO, José Teodorico de Melo. Monitoramento da vibração causada por detonações em mina subterrânea de carvão (Mina Trevo - Siderópolis, SC) como subsídio ao estabelecimento de uma política de relacionamento com a comunidade do entorno da mineração. 2003. ix, 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.