Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-10-15

Autores

Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Uma investigação envolvendo saberes e práticas docentes sobre o ensino do espaço local (lugar), através de Atlas Municipais Escolares, em terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental é o foco principal da pesquisa. Desta forma busca compreender as relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos dos universos escolares investigados quanto ao tema proposto pelas pesquisas ao qual as professores participavam sendo que foram investigados três universos e suas respectivas professoras que se encontravam, na época, envolvidas em projetos mais amplos que, no caso de duas professoras, buscou integrar universidade e escola, por meio de uma pesquisa em colaboração envolvendo os municípios de Rio Claro e Ipeúna, ambos deste Estado e, no outro caso, uma ação entre assessores externos e a Prefeitura Municipal de Sumaré/SP, para elaboração de um Atlas Municipal Escolar daquele município. São três localidades, três professoras e seus universos aqui investigados que, através dos registros etnográficos de observações de suas aulas e entrevistas com as professoras, enquanto coleta de dados, trabalhando com e sobre a idéia de lugar como tema recorrente aos Atlas. Sendo assim, o lugar construiu-se/constituíu-se através das práticas das professoras, cada qual a sua maneira.
An investigation involving knowings and teachers practices about local (place) instruction, through Municipal School Atlas, in third and forth grades of Elementary School is the main focus of this research. This way it searches to comprehend the relations established between the differents individuals of the schools universes investigated as far as the theme proposed by the researches witch the teachers participated goes being that three universes and their respective teachers were investigated, and that at the time found themselves involved in bigger projects, in the case of two teachers, it seeked to integrate university and school by means of a research in cooperation with the municipal districts of Rio Claro and Ipeúna, both from the state of São Paulo, and in other case, an action between outside assessors and the Municipal City Hall of Sumaré/SP, to the elaboration of an School Municipal Atlas of that municipal district. There are three locations, three teachers and their universes investigated here that through ethnography records about observation of their lessons and interviews with the teachers, while collecting information, working with and on the idea of space as a theme of the Atlas. Therefore the space build up through teachers skills, each on your own way.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Teachers skills, School atlas

Como citar

CAMARGO, Paulo Estevão Bueno de. Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes. 2008. x, 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.