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dc.contributor.advisorTolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Elisângela da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:01Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:01Z
dc.date.issued2008-11-19
dc.identifier.citationSANTOS, Elisângela da Silva. Monteiro Lobato e suas seis personagens em busca da nação. 2008. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96147
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo perceber qual seria o “projeto” de nação – compreende-se nação como um projeto político social – na obra destinada ao público infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), conhecida também como uma literatura pedagógica. Neste sentido, acreditamos na possibilidade de o autor ser visto como integrante da galeria dos nossos pensadores sociais, pois nossa hipótese é que em seu gênero literário infantil ressoa uma visão de país, um diagnóstico e um projeto de futuro para o Brasil. Desta forma, colocamos em discussão a possibilidade de tomar esta literatura como um elemento de compreensão da realidade social brasileira a partir da qual foi composta (nos anos 20 e 30 do século passado). Assim, pretendemos ver na obra de Lobato uma crítica à sociedade em que vivia, enquanto escritor que além de estar preocupado com as questões estéticas e lingüísticas do seu tempo, sempre esteve atento também em formular críticas à nossa “parasitia intelectual”, aos intelectuais e a elite que, segundo ele, assistia de braços cruzados aos diversos problemas de ordem social política e econômica, sem propor alternativas de mudanças.pt
dc.description.abstractThis research aims to discern what would be the project of nation - we understand nation as a social political project - in the work dedicated to Monteiro Lobato's young public ( 1882- 1948 ), also known as a pedagogic literature. Therein, we believe in the possibility of the author be seen as a member of our social thinkers group, since our hypothesis is that in his juvenile literary gender there is a country vision, a diagnostic and a future project to Brazil. Therefore, we take in discussing the possibility of considering this literature as an element to understand the Brazilian social reality that was constituted in the twenties and thirties years of the last century. We intend to see in Monteiro Lobato's work, one critic of the society that he lived, like a writer that besides being worried about the esthetics and linguistics questions of his time was also always ready to formulate critics, to the intellectuals and to the elite that, according to him, were just observing the social, economical and political problems without proposing any changing alternatives.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent144 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLiteratura e sociedade - Brasilpt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectPensamento social - Brasilpt
dc.subjectSocial thinking in Brazilen
dc.subjectJuvenile literatureen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectSocietyen
dc.titleMonteiro Lobato e suas seis personagens em busca da naçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPensamento social e políticas públicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000577683
dc.identifier.filesantos_es_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110042P8
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