Educação permanente em unidades de urgência e emergência: do significado à prática

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Data

2011-02-22

Autores

Fernandes, Ana Maria [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo teve com objetivo conhecer o significado e a prática que os enfermeiros das unidades de urgência e emergência de um Município do interior do Estado de São Paulo têm sobre Educação Permanente em Saúde (EPS). Foi um estudo qualitativo em que foram entrevistados 16 enfermeiros de duas unidades de urgência e emergência. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada gravada em aparelho áudio e digital e o tratamento dos dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados deste estudo foram organizados nas seguintes categorias temáticas: quanto ao significado da EPS para enfermeiros de unidades de urgência e emergência: os enfermeiros afirmam que é um programa de ensino permanente e progressivo que qualifica, estimula e ajuda os profissionais na resolução dos problemas do dia a dia; são ações estratégicas de saúde que promovem transformações individuais e institucionais. Quanto à prática da EPS em unidades de urgência e emergência: por meio de treinamentos e cursos de diversos temas, porém, que não atendem as expectativas dos envolvidos; capacitações e treinamentos restritos para os cargos de chefia e diretoria; e falta de estrutura organizacional para a prática de EPS. As conclusões deste estudo nos permitem considerar a necessidade de investimentos em habilidades comunicacionais para viabilizar a possibilidade de diminuir conflitos, ansiedade e os temores gerados pelo estresse do dia a dia. Isso exige envolvimento, sensibilidade, atenção, compreensão, diálogo, apoio, conforto e esclarecimento de dúvidas. A construção da EPS não é exclusividade da gestão, mas de todos os sujeitos responsáveis pela produção de saúde, incluindo, profissionais de saúde, usuários, prestadores de serviços, instituições de ensino, entre outros. Por mais que a EPS valorize o coletivo, não se pode esquecer que o...
This study aimed to know the meaning and practice that nurses in urgency and emergency units in a district of São Paulo have on Continuing Health Education (EPS). It was a qualitative study which 16 nurses were interviewed in two emergency service units. Data was conducted through a semi-structured interview recorded on audio and digital equipment and data processing was dane through Content Analysis. The results were organized into the following themes: the meaning of the EPS for nurses that work in urgency and emergency units: the nurses say it is an permanent educational program that qualifies, encourages and helps professionals in solving problems during their wark; it is strategic actions in health that promote individual and institutional transformations. In the practice of EPS at urgency and emergency: through training and courses in some areas, however, that do not meet the expectations af people who work there; capacity building and training restricted to positions af leadership and management and lack of organizational structure for the practice of EPS. The findings of this study allow us to consider the need for investments in communication skills to make possible reduce conflicts, anxiety and fears that can happen in the stress of everyday life. This requires invalvement, sensitivity, caring, understanding, dialogue, support, comfort and c1arifyquestions. The construction of the EPS is not exclusive to management, but in ali subjects for the construction of health, including health professionals, users, service providers, educational institutions, and others. As much as the EPS value the collective, we can not forget that the collective consists of individuais who have singularities, which should strengthen the foundation for this construction

Descrição

Palavras-chave

Enfermagem de emergência - Educação continuada, Interpersonal relations

Como citar

FERNANDES, Ana Maria. Educação permanente em unidades de urgência e emergência: do significado à prática. 2011. 65 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2011.