Influência dos elementos de liga no encruamento proveniente do processo de aplainamento nos aços hadfield

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-02-01

Autores

Lima, Guilherme da Rocha [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O aço austenítico manganês, contendo cerca de 1,2%C e 12%Mn, é único na medida em que combina alta tenacidade e ductilidade com alta capacidade de endurecimento em trabalho, normalmente, boa resistência ao desgate. Consequentemente, este metal apresenta uma aceitação muito útil como material de engenharia, sendo amplamente utilizado, com pequenas modificações na composição e tratamento térmico, principalmente nas áreas de terraplanagem, minas e pedreiras, bem como perfuração de petróleo siderurgia, dragagem, a exploração florestal, e na fabricação de cimento e produtos de argila. Também são utilizados em equipamentos de manuseio e processamento térreo de materiais (tais como britadores, moinhos de trituração, dragadores, escavadoras baldes e dentes, e bombas para a movimentação de cascalho e rochas). Neste trabalho estudou-se a influência de composição química no encruamento e resistência ao desgaste do aço Hadfield. Foram analisadas quatro composições químicas diferentes desse material, que inicialmente foi submetido ao tratamento térmico de solubilização na temperatura de 1080ºC(1976ºC) com posterior resfriamento em água. Em seguida o material foi submetido ao processo de aplainamento no retirada de 1 mm de material. Dessas amostras, foram retirados corpos de prova para a análise metalográfica, que foram preparadas através do lixamento, polimento e ataque químico, e também o material para análise de desgaste, cujos corpos de prova foram preparados em formato cilíndrico com diâmetro e altura de dez milímetros. A análise metalográfica revelou menor profundidade de encruamento no material cuja composição apresenta titânio e alta porcentagem de cromo. Essa mesma composição, apresentou maior resistência ao desgaste
The austenitic manganese steel, containing about 1,2%C and 12%Mn, is the only one which combines high tenacity and ductility with high tenacity and ductility with high capacity of hardening during the work, and usually, it has good resistance to wear As a result, this metal shows a very useful acceptance as a engineering material, being widely used with just small changes in the composition and termal treatment mainly in the lands of earthwork , mines and quarries, besides drilling of petroleum, steel mill, dredging, forestry exploration and in the manufacturing of cement and in the manufacturing of cement and clay products. They are also used in the equipments to handle ans work with land floor materials (like crushers, mill crushers, dredges, tooth and bucket excavators and pumps to move gravel and rocks). In this work it was studied the influence of the chemical composition on the hardening and resistance to wear of hadfield steel. Four different chemical compositions of this material were analyzed, at first it was subdued to a thermal treatment of folubilization in the temperature of 1080ºC (1976ºF) being chilled with water. After the material was subdued to the plaining process it was withdrawn 1mm. From this samples were withdrawn some parts to a metalography analysis and they were prepared to be sanded, polished and to a chemical attack ans the material that will be analyzed the wear, whose parts were prepared in a cylindrical shape with diameter and height of tem millimetres. The metalography analysis revealed a smaller deep in the hardening of the material whose composition has titanium and high percentage of chrome. In the same composition it was noticed a bigger resistance to wear

Descrição

Palavras-chave

Ação Católica Operária (Brasil) Composição, Desgaste mecanico, Composition, Wear, Hardening, Hadfiel steel

Como citar

LIMA, Guilherme da Rocha. Influência dos elementos de liga no encruamento proveniente do processo de aplainamento nos aços hadfield. 2011. 76 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Bauru, 2011.