Desenvolvimento de semicubos de roda aeronáuticos: uma contribuição metalúrgica em liga ultra-leve magnésio AZ-91C à Força Aérea Brasileira

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Data

2006-03-06

Autores

Souza Filho, Manoel Pereira de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento das técnicas fundição de semicubos do trem de pouso principal do cargueiro C-115 Buffalo da Força Área Brasileira, pelo processo de fundição de liga de magnésio em moldes de areia a verde para atender as necessidades emergenciais nas atividades de apoio logístico, tático e transporte. Por ser um item estrutural cujas exigências em relação às propriedades de engenharia e segurança são rigorosas, foi necessário o desenvolvimento de técnicas de fundição diferenciadas para a obtenção do modelo com suas respectivas superespessuras de contração e usinagem; ângulos de saída; sistemas especiais de canais de alimentação; molde preparado com areia sintética, bentonita, enxofre, ácido bórico e água; magnésio, alumínio, zinco e alumínio-manganês de grau metalúrgico para a obtenção da liga; tratamento e refino do banho metálico, técnica de vazamento com frentes de alimentação simétricas; controle de qualidade por meio de inspeção visual, análise da composição química e metalográfica das fases e constituintes da liga, ensaios mecânicos e radiográficos para qualificação do fundido, conforme padrões aeronáuticos. Os ensaios apresentaram resultados cujos valores obtidos foram comparados com os padrões aeronáuticos internacionais, permitindo viabilizar a transferência desse desenvolvimento para o processo produtivo de forma a atender necessidades emergenciais e estimular a evolução do setor aeronáutico do País.
This work had as objective the development of the techniques of semicubes casting of the main landing gear of the C-115 Buffalo freighterm from Brazilian Air Force, by the process of magnesium alloy casting in green sand molds to attend to the emergent necessities in the activities of logistic, tactical support and air service. The creation of the Project of Nationalization of Aeronautical Components was necessary for the maintenance of the operationalization of the aircraft and to prevent the collapse of the fleet. Aeronautical wells are a structural item whose requirements in relation to the security and engineering properties are rigorous, it was necessary the development of differentiated techniques of casting for the attainment of the model with its respective superthicknesses contraction adn machining; pattern draft; special gate systems; mold prepared in synthetic sand, bentonite sand, sulphur, acid boric and water; magnesium, aluminium, zinc and aluminum-manganese of metallurgical degree for obtention of the alloy; treatment and refining of the metallic bath, pouring technique with symmetrical fronts of feeding; quality control by means of visual inspection, analysis of the chemical and metallographic composition of the phase and mechanical and radiografic constuent of the alloy, assays for qualification of the casting, as aeronautical standards. The assays had presented resulted whose gotten values had been compared with international aeronautical standards, allowing to make possible the transference of this devolopment for the productive process to pay attention to emergency necessities and to stimulate the evolution of the aeronautical sector of the Country.

Descrição

Palavras-chave

Engenharia mecanica, Semicubos da roda aeronáutica, Análise metalográfica, Areia sintética, Aeronautical wheel semicubes, Bentonite sand, Metallographic analysis

Como citar

SOUZA FILHO, Manoel Pereira de. Desenvolvimento de semicubos de roda aeronáuticos: uma contribuição metalúrgica em liga ultra-leve magnésio AZ-91C à Força Aérea Brasileira. 2006. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2006.