São Paulo - IA - Instituto de Artes
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253975
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ItemDissertação de mestrado "Suíte Retratos": contextualização, análise e estudo comparativo de suas versões(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Santos, Marcelo Augusto Ramos ; Silva, Lutero Rodrigues da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A “Suíte Retratos”, de Radamés Gnattali, composta em 1957/58, homenageia, em cada um dos seus quatro movimentos, um compositor da música brasileira, tomando como roteiro, a princípio, uma obra de cada um deles: no primeiro, “Carinhoso”, de Pixinguinha; em segundo, “Expansiva”, de Ernesto Nazareth; no terceiro, “Três Estrelinhas”, de Anacleto de Medeiros; e, no quarto movimento, “Corta Jaca”, de Chiquinha Gonzaga. Na “Suíte”, Gnattali, para além de suas próprias caraterísticas composicionais, cria e desenvolve material temático quando visita a obra de cada homenageado, ao invés de tratar ou inserir, em formações instrumentais diversas das originais, temas desses compositores. Percorre, assim, o traço de cada artista na sua relação com o choro. Originalmente escrita para bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas, a obra posteriormente recebeu do próprio compositor uma série de versões. Este trabalho propõe contextualização histórico-musicológica, análise musical e estudo dos processos de arranjo e instrumentação da “Suíte”, por meio da comparação entre diversas versões dela feitas pelo próprio compositor.ItemDissertação de mestrado Projeto videoclipe e multimídia: a música como integradora das linguagens artísticas no Ensino Fundamental II(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Pinheiro, Charles Sousa ; Agazzi, Anna Claudia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho buscou implementar uma proposta pedagógica em aulas de arte, desenvolvidas na educação da rede municipal da cidade de São Paulo, em uma escola da periferia, a partir da explicitação da música como linguagem e saber independente e, no entanto, como grande integrador das demais linguagens da arte (dança, teatro e artes visuais), em um trabalho coletivo. Fazendo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs), especialmente do aparelho celular, o smartphone, como meio físico para a mediação digital, o projeto propôs um processo de criação e expressão. Ao final, não só foi possível ter a música conjugando as outras linguagens, como desenvolver nos alunos aspectos como autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipe.ItemDissertação de mestrado O assombro na arte: como entender a invisibilidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Kimura, Maria Celia Moro ; Khouri, Omar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação nasceu com o intuito de vasculhar de maneira investigativa, sob um ponto de vista artístico-filosófico, os meandros da experiência estética diante do assombro na arte e sua atuação na percepção. O contato imediato com o objeto da arte e seu impacto emocional. A sensibilidade imposta e exigida desde a criação até a fruição, por ambos agentes envolvidos, artista e espectador, para uma contemplação participativa. O assombro apresenta-se, nessa conjuntura, como condição de entrada para a percepção de elementos que estão manifestos apenas na tangibilidade do sensível. No contexto da imagem, em que ocorrem apresentação, representação, experiência sensível e reconhecimento, transcorre a comunicação dialógica de elementos não visíveis. Assim, verifico como o entendimento da abertura interpretativa da arte, com pensadores dispostos a romper com teorias ultrapassadas, criou uma releitura da apresentação e representação do objeto artístico, livres de amarras academicistas, possibilitando a visibilidade do objeto da arte a partir de novas perspectivas. Ao ampliar-se a interpretação amplia-se também a percepção de informações presentes no objeto, fazendo visível o invisível.ItemDissertação de mestrado Criação e desvios: a errancia na trajetória criativa do artista e de arte/educadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-16) Kignel, Thais Stoklos ; Christov, Luiza Helena ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Essa pesquisa explora a lida com a errância no trajeto da criação artística e suas relações com o processo de aprendizagem, através da investigação do caminho ao desconhecido. Expõe o manejo com conflitos como oportunidades de conhecimento, iluminando o envolvimento exigente com a surpresa do erro. Através da escuta-entrevistas com arte educadores e artistas sobre suas experiências, reflete sobre a importância de um caminho que aprende, permitindo as incertezas, enfatizando as habilidades das emoções estimuladas e a qualidade da atenção no percurso das errâncias. Evidencia o caráter caótico e vital da criatividade pelo olhar das principais referências, como Jorge Larrosa, Cecilia Salles, John Dewey, Fayga Ostrower, Virginia Kastrup e Stephen Nachmanovitch. Fundamenta o próprio processo artístico, através de conceitos filosóficos sobre intuição e improviso. Por fim, traça características similares da experiência de quem cria e de quem aprende, colocando a situação de indeterminação que a errância traz como motor para o desenvolvimento do pensamento autônomo, curioso e criativo. Oferece uma criação audiovisual documental que explora a potência dos riscos ao se relacionar com a espontaneidade e a poesia do desequilíbrio que só o rigor do processo permite.ItemDissertação de mestrado Ensino de arte na perspectiva da pedagogia histórico-crítica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Moreira, Juliana da Silva ; Palma Filho, João Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação apresenta um estudo sobre o ensino de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, com o intuito de compreender como essa abordagem pode promover uma formação crítica e consciente dos estudantes em sala de aula. O problema investigado centra-se na questão de como selecionar os conteúdos para promover o ensino-aprendizagem em Arte e favorecer o processo de emancipação do sujeito, tendo como foco instigar a transformação social. A justificativa para a pesquisa reside na necessidade de desenvolver práticas educativas que, alinhadas à Pedagogia Histórico-Crítica, potencializem o ensino de Arte como ferramenta para a transformação social e o desenvolvimento integral do sujeito no contexto da Educação Básica. Os objetivos da pesquisa incluem contribuir para a formação de sujeitos críticos, selecionar quais conteúdos clássicos corroboram para a formação crítica de um estudante e quais formas dialogam com este processo, superando o senso comum objetivando o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Para fundamentar a investigação, utilizamos obras da literatura acadêmica da área de ensino de Arte, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação qualitativa com estudo de caso com alunos de 9º ano de Ensino Fundamental — anos finais. O projeto envolveu a elaboração e desenvolvimento de um plano de ensino de Arte baseado na Pedagogia Histórico-Crítica, tendo como foco a questão dos povos originários, trabalhada por meio da Publicidade e Propaganda no período ditatorial e das obras dos artistas Claudia Andujar e Jaider Esbell. A prática educativa incluiu aulas teóricas e práticas com trabalhos individuais e coletivos. A análise dos resultados evidenciou que o ensino de Arte, quando pautado na Pedagogia Histórico-Crítica, pode fomentar o desenvolvimento de uma consciência crítica, ampliando sua capacidade de refletir e questionar a realidade. Os alunos demonstraram engajamento com a temática e o ato de se colocar no lugar do outro foi muito significativo para eles. O trabalho destaca a importância de uma abordagem crítica e histórica no ensino de Arte, capaz de promover não apenas a apreciação estética, mas também a formação de indivíduos conscientes do lugar onde estão inseridos de forma que participem visando ativamente a construção de uma sociedade mais igualitária.ItemDissertação de mestrado Visitas escolares a museus e instituições de arte: desafios e aprendizagens(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-25) Luz, Juliana Ferreira da ; Palma Filho, João Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Visitas escolares a museus e instituições de arte podem oferecer uma oportunidade valiosa para enriquecer a educação em artes dos alunos, mas também apresentam desafios significativos. As escolas e os professores de arte reconhecem a importância das visitas por expandirem o repertório cultural dos estudantes e promoverem experiências sociais e educativas enriquecedoras. No entanto, a implementação efetiva dessas visitas envolve diversos obstáculos e aprendizados para professores e gestores escolares. Para os museus, a mediação cultural é crucial para tornar a visita significativa. Os setores educativos precisam fornecer uma mediação qualificada, combinando conhecimento teórico e empírico para engajar os alunos. Isso requer uma compreensão aprofundada dos temas abordados e uma capacidade de conectar essas informações com a experiência dos visitantes. Para realizar a pesquisa sobre esses desafios e aprendizados, adotou-se uma abordagem qualitativa, analisando os setores educativos de importantes museus da cidade de São Paulo. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores da rede pública do estado para obter relatos sobre suas experiências e percepções em relação às visitas. A interação entre a escola e o museu deve ser contínua e colaborativa para superar esses desafios. A parceria entre instituições educativas e culturais deve ser fortalecida para melhorar a eficácia das visitas, aproveitando o potencial educativo dos museus e assegurando que os alunos se beneficiem ao máximo dessas experiências.ItemDissertação de mestrado Ensaiar a amizade na escola: histórias e conversas sobre os vínculos que o teatro e a literatura cultivam no chão da escola(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Codognotto, Juliene ; Christov, Luiza Helena da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo aborda a amizade como ensaio no processo de criação de vínculos entre educadores e estudantes no chão da escola pública. Nesta aproximação, contamos com a arte - especificamente o teatro e a literatura - como caminho para experiências e encontros. Na pesquisa, parto das experiências vividas por mim desde 2017 na escola pública, na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, como Professora de Arte para Ensino Fundamental e Médio e como Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL). Trabalho, então, a partir de rodas de histórias com educadoras e educadores, e buscamos, juntas, colocar em diálogo aquilo que narramos com os pensamentos de autoras e autores dos campos da educação, arte e filosofia. Converso também com estudantes nos encontros semanais da Sala de Leitura e do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), ambos na EMEF Ibrahim Nobre, e escuto deles o que eles chamam de amizade e suas histórias sobre esse tipo de vínculo afetivo na escola. A educação com vistas à autonomia e à formação integral dos estudantes passa pelos vínculos fortes e afetivos entre educadores e estudantes, que por sua vez podem criar espaço fértil para o vínculo entre estudantes e o desejo de aprender. Aqui investigamos como o teatro e a literatura, pelas características próprias destas linguagens artísticas, podem ser chaves dessa abertura de perspectiva.ItemDissertação de mestrado Referencialidade extrínseca como parâmetro composicional na música acusmática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-10) Arima, Gustavo ; Menezes Filho, Florivaldo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa busca investigar modos de articulação musical da referencialidade extrínseca na música acusmática. O conceito de referencialidade extrínseca denota a capacidade que sons acusmáticos possuem de referenciar objetos, ações e espaços através da similaridade espectral, da imitação de comportamentos sonoros e da simulação espacial. Nossa pesquisa buscará responder se, e em que medida, a referencialidade extrínseca pode ser tratada como um parâmetro composicional, sujeito, deste modo, a gradações e estratégias composicionais que visem a articulação destas no tempo. Partiremos de reflexões filosóficas, fazendo uma revisão crítica do conceito de escuta reduzida de Pierre Schaeffer (1966), apoiando-nos epistemologicamente na fenomenologia de Edmund Husserl. Em seguida, trataremos da referencialidade extrínseca a partir de Roman Jakobson (1963; 1973) e Jean-Jacques Nattiez (1990). Tal etapa da pesquisa busca realizar uma consolidação conceitual, permitindo-nos, ao analisar textos de autores voltados para a composição musical, depreender aspectos analíticos e composicionais relevantes. Tal investigação teórica servirá como base, tanto para os três estudos de caso – que consistirão na análise de Mortuos Plango, Vivos Voco (1980), de Jonathan Harvey, Koan nº3 (2020), de Alex Buck, e Distance Liquide (2007), de Hans Tutschku – quanto para a composição de três peças acusmáticas, que articulam, de maneira e com enfoques distintos, aspectos da referencialidade extrínseca.ItemDissertação de mestrado Projeto RUA: arte e cidade: proposições, práticas e montagem(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Bellotti, Priscila ; Spaniol, José Paiani ; Silva, Ricardo Luis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Essa pesquisa toma a cidade como um espaço esquadrinhado, complexo e inventivo em constante devir que inspira artistas e pesquisadores a produzirem e refletirem a partir de suas experiências urbanas. A metodologia utilizada é o caminhar como modo de apreensão da cidade, aliada ao princípio da montagem como método de conhecimento e processo de criação abertos ao entendimento da cidade e sua multiplicidade vertiginosa de imagens polifônicas e polissêmicas. Metodologias utilizadas no Projeto RUA, desenvolvido pela autora dessa dissertação, que parte da fotografia e se desdobra em pôsteres, lambes e publicações a partir de diversas técnicas gráficas, e inspirado por filósofos e artistas como Aby Warburg, Walter Benjamin, Robert Rauschenberg, Kurt Schwitters, Jem Cohen e George Perec.ItemDissertação de mestrado Voz, vida que pulsa: o processo criativo da Cia do Tijolo no espetáculo Guará Vermelha(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Petry, Adriana Agostini Mello ; Storolli, Wânia Mara Agostini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como tema o processo criativo da Cia do Tijolo em seu espetáculo Guará vermelha. Fundamentado em autores como Adriana Cavarero, Paul Zumthor e Paulo Freire, o estudo tem como principal foco a natureza da voz, mostrando como o modo de fazer reverberou nas vozes, quais aspectos as contagiaram e como elas surgiram na criação. Inspirado no livro O voo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende, o espetáculo nasceu a partir do diálogo dos artistas com a obra. A dramaturgia foi construída coletivamente, considerando os corpos presentes na criação e o que pulsa através das suas vozes, abrangendo desta maneira suas origens, influências, vivências, pontos de vista, posicionamentos políticos e importâncias. Percebeu-se como este modo de criar atua na presença dos corpos e das vozes em cena. Tanto para Maria Valéria Rezende, como para a Cia do Tijolo, as vozes são um elo comum, provocam encontro, alimentam a alma e têm a potencialidade de transformar o mundo. Neste espetáculo, músicos e atores compartilharam do mesmo espaço de criação, e desta maneira as canções e as cenas nasceram durante o processo criativo, uma contagiando a outra. Nesta maneira de criar, foi preciso ser propositivo e ao mesmo tempo disponível para acolher e jogar junto; brincar, afinar e ir experimentando até encontrar o sentido vindo do fazer. O estudo ressalta a importância de se instaurar um processo criativo que permita a manifestação da singularidade das vozes.ItemDissertação de mestrado Sensibilização rítmica: o fenômeno ritmo na práxis de atores e atrizes épico-polifônicos no Teatro de Rua(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-18) Ravazoli, Wellington William ; Carleto, Simone ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Na presente pesquisa proponho analisar as possíveis contribuições da proposta de treinamento intitulada Sensibilização Rítmica, com foco no sujeito integral ator/atriz praticante do teatro de rua. Para tanto, parto da hipótese de que o(a) intérprete do teatro de rua, adquire uma sensibilidade rítmica manifesta no canto, na dança, ao tocar instrumentos, no jogo cênico entre os companheiros de cena, com o público e com o espaço urbano, que acentuam, e até configuram, dimensões estruturantes desta modalidade teatral, tornando indispensável pensar um treinamento que tenha como epicentro o ritmo. Para a realização de tal proposta, serão investigadas três experiências de preparação de três grupos em momentos distintos. O processo do espetáculo A Romaria: Milagre na Manchester Paulista do grupo Teatral “Nativos Terra Rasgada”; a preparação musical do grupo “Mosca na Sopa” para o espetáculo Mais Um; e as aulas de musicalização da “Aclowndemia”, escola de palhaços, todos da cidade de Sorocaba-SP. Nos três processos atuei, respectivamente, como ator, como preparador rítmico e como oficineiro. A pesquisa fundamenta-se primeiro na intenção de elaborar um conteúdo voltado para o ofício do ator/atriz de teatros de rua, dada à exiguidade de materiais neste segmento, como forma de colaborar com esse universo singular da linguagem teatral. Segundo analisar e compartilhar três práxis, nas quais participei das vivências, com potencial valor para elaborar tal proposta, visto que os estudos e resultados dessas experiências contém escopo e espaço para investigação.ItemDissertação de mestrado A mestra e o aprendiz circense: correspondências(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Santos Neto, José Olegário dos ; Bolognesi, Mario Fernando ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nesta dissertação de mestrado, pesquiso as histórias narradas pela aerealista Elsa Wolf Hohle sobre sua vida artística nos circos. Na escrita deste trabalho, apresento cartas imaginárias em correspondência entre mim e Elsa Wolf, elaboradas por meio da transcriação (Meihy, 2018) de entrevistas realizadas com a artista. Essas cartas estão separadas em três grandes temas: a formação familiar circense, os trabalhos e a vida artística com as artes circenses, e os trabalhos como professora de circo em escolas e projetos de circo-social realizados por Elsa Wolf. Portanto, o presente trabalho fundamenta-se nas memórias e nos saberes pertinentes à prática circense, transmitidos oralmente à Elsa Wolf. Por meio dos relatos extraídos das cartas, analiso os diferentes aspectos que fazem da artista figura importante da história do circo e as suas transformações até o momento presente.ItemDissertação de mestrado Uma tridimensionalidade livre, colaborativa e síncrona tendo verse e Loq Airou como esboço(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-01) Carvalho, Francisco Ortiz de ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação toma como esboço de dinâmicas de interação em grupo para construção de formas tridimensionais em meios virtuais e síncronos os programas verse server e Loq Airou. Tais programas foram desenvolvidos a partir de um projeto da União Europeia denominado Uni-Verse. Assim sendo, os programas verse server e o modelador minimalista poligonal compatível com trabalho em rede Loq Airou são subprodutos deste esforço maior, servindo então como alegoria desse “universo” de programas e possibilidades artísticas de criação coletiva a partir do meio eletrônico.ItemDissertação de mestrado Movimento coletivo para vida germinar: currículo, escuta e afet(ação)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-29) Camargo, Aline Barros de ; Christov, Luiza Helena da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação narra a experiência, pela perspectiva da pesquisadora, da escrita coletiva de um Currículo municipal cartográfico em Arte, no município de São Caetano do Sul, entre os anos de 2017 e 2019. Essa escrita, que nasceu a partir do desejo de revisitar os documentos do município com a chegada da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), transformou-se em um veículo de transformação coletiva para os arte-educadores do município e na prática singular da docência da pesquisadora. Dessa maneira, esta pesquisa aborda as alegrias e padecimentos desse processo e como, à revelia e pelas frestas da BNCC, conseguimos fazer um movimento coletivo e escrever um currículo que se tornou, mais do que um documento, um lugar de pertencimento e criação para os arte-educadores do município. A partir dessa experiência coletiva, narro como mobilizei a artista dentro de mim e como fui encontrando meu jeito singular de ler a escola e transformar o cotidiano, mesmo que de maneira efêmera, em matéria-prima para criação.ItemDissertação de mestrado Canções corais: o hibridismo na atuação dos grupos Céu da Boca, Cantolivre e Beijo, e sua relação com a prática de arranjos corais de canção popular urbana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-11) Oliveira, Luís Guilherme Anselmi de ; Moura, Paulo Celso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho traz uma análise e reflexão acerca de três grupos corais que existiram entre 1979 e 1997, extintos na atualidade e que atuaram na intersecção entre uma formação coral e de grupo vocal. São eles: Céu da Boca, Cantolivre e Beijo. A partir dos conceitos operadores de Hibridismo (CANCLINI, 2008), Circuito/Modo cultural (COELHO, 2004) e Circuito Cultural Coral (MOURA, 2012) analisamos a atuação desses grupos em relação a quatro parâmetros: repertório, vocalidade, recursos expressivos e estratégias de difusão na indústria cultural. Relacionamos esses conceitos e parâmetros ao material histórico, documental e audiovisual coletado a partir de pesquisa em acervos oficiais e pessoais de agentes envolvidos com os grupos à época, além dos relatos obtidos em entrevistas concedidas a este trabalho pelos regentes e diretores dos grupos – Paulo Malaguti, Thelma Chan e Tiago Pinheiro. A parte inicial do trabalho é uma discussão teórica acerca do hibridismo da prática coral e da prática de arranjos corais de canção popular e sua relação com teorizações do campo da pesquisa em música popular. Seguimos com um panorama histórico do contexto que atuaram os grupos-objeto deste trabalho, relacionando o movimento coral ao longo do séc. XX com o desenvolvimento da música popular brasileira, mais especificamente a canção popular urbana também nesse período, para finalmente chegarmos na apresentação biográfica dos grupos e análise dos materiais obtidos. Foi possível ilustrar a partir desta pesquisa que o momento efervescente e inovador da música popular no Brasil no período histórico recortado influenciou diretamente as práticas corais desses três grupos, em todos os parâmetros analisados. Resulta-se dessa influência uma grande contribuição dos grupos-objeto para uma estabilização de uma linguagem híbrida dos arranjos corais, que se estende aos dias atuais de maneira consolidada, nos aspectos de criação, prática e consumo.ItemDissertação de mestrado A trajetória de Michael Chekhov na organização de seu método: conceitos, contribuições femininas e desdobramentos contemporâneos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Nogueira, Giovanna Borges ; Vilela, Lilian Freitas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar dados históricos sobre a elaboração do método do ator, diretor e professor russo Michael Chekhov (1891-1955) e suas contribuições no campo da formação de atrizes e atores, com foco em sua investigação sobre o estado psicofísico para atuação cênica. O estudo visa compreender como sua trajetória como artista, da Rússia aos Estados Unidos, o levou à criação/elaboração de uma abordagem metodológica de formação teatral, centrada na imaginação e na corporalização de imagens, e influenciou o desenvolvimento de seus conceitos práticos para técnica de interpretação. Entre os conceitos desenvolvidos por Chekhov, aprofundados nesta pesquisa, destacam-se: Corpo Imaginário, Qualidades de Movimento, Gesto Psicológico e Atmosfera. A pesquisa contextualiza esses conceitos em um ambiente teatral de grupo, explorando suas possíveis aplicações na contemporaneidade através da experiência artística da pesquisadora com a Anímica Companhia Teatral. Para ampliar o diálogo com os conceitos do método, foram realizadas entrevistas com Luciana Barone, Sofia Fransolin, Natacha Dias, pesquisadoras brasileiras para evocar possíveis transgressões e adaptações contemporâneas no uso do método. Este material é complementado com contribuições significativas nos aspectos da organização, continuidade e disseminação do método de Chekhov, realizadas por três mulheres: Deirdre Hurst Du Prey (1906-2007), Maria Knebel (1898-1985) e Joanna Merlin (1931- 2023).ItemDissertação de mestrado Impacto das Montadas: desvendando poéticas Drag do fazer Transformista(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-19) Nascimento, Vinícius Pereira de Santana ; Fontes, Simone Carleto ; Universidade Estadual Paulista - UnespO estudo investiga caminhos de criação artística da arte Transformista, também conhecida como arte Drag. São consideradas, principalmente, evidências empíricas da oficina, Impacto das Montadas, ministrada pela minha Drag Queen Mackaylla Maria, em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, nos anos de 2021 e 2022. Quais elementos e dispositivos das artes cênicas e dos estudos de gênero compõem esse fazer artístico? Que estranhamentos provocam? Como o corpo é acionado na criação? Como as artistas criadoras colocam suas vidas em questão para dar vida a uma identidade Transformista? Como a arte Transformista se localiza no campo das artes cênicas? Como é a elaboração dos shows Como criar uma identidade Drag. Todas essas questões são abordadas numa escrita teatral performativa polifônica, na qual é tecida a dramaturgização da dissertação feita por diálogos, repleta de imagens, música, poema, artes da cena, diálogo com autoras da arte e da filosofia, num aprofundamento da pesquisa que desenvolvo desde 2012. Aqui mostraremos a arte Transformista como força impulsionadora da vida de várias artistas profissionais e não profissionais, compreendendo a complexidade dessa arte pouco presente na produção acadêmica e repleta de riqueza criativa, envolvendo o teatro a dança, a performance, os estudos de gênero. Os procedimentos artísticos transformam a dor da exclusão social em força propulsora para a grande alegria que deve ser viver.ItemDissertação de mestrado Earworms: a Imaginação Musical Cotidiana e sua Relação com a Criatividade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Yamaguchi, Vitor Djun ; Bortz, Graziela ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho objetiva explorar uma compreensão dos earworms, a experiência mental involuntária e repetitiva de fragmentos melódicos, considerando possibilidades criativas e analisando criticamente os limites metodológicos e as premissas prevalentes na literatura, muitas vezes restritas à mera rememoração. A também chamada Imaginação Musical Involuntária (Involuntary Musical Imagery, InMI) surgiu recentemente como um campo de estudo na cognição musical, com implicações ainda não totalmente compreendidas. Embora existam importantes limitações, a literatura reunida apresenta evidências que permitem questionar a premissa corrente de que o fenômeno se limita à mera recordação de melodias familiares, sem potencial criativo; e ratifica a noção de InMI como uma categoria ampla, abrangendo experiências diversas, como sonhos e insights criativos, não restrita nem sinônima de earworm não original. Sugerimos que os produtos da criatividade musical espontânea sejam melhor compreendidos e analisados em termos não dicotômicos, sob o mesmo continuum de fidelidade-flexibilidade que relaciona a fisiologia e a fenomenologia da aprendizagem e consolidação de memórias.ItemDissertação de mestrado Coisalidade, transfiguração e antítese na obra de arte contemporânea(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Rattes, Luah Souza Caribé ; Spaniol, José Paiani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O trabalho desenvolvido busca refletir sobre a natureza das obras de arte, partindo de uma produção artística pessoal em que há o uso de objetos descartados, do cotidiano, conhecidos como objetos comuns ou “coisas”, para a construção de uma plasticidade que ressignifica esses elementos. Essas obras produzidas dispararam as questões abordadas na dissertação e que são mencionadas no título: a coisalidade, conceito trazido por Martin Heidegger em seu livro “Que é uma coisa?”, que a entende como o modo da coisa se mostrar, a sua forma de pertença no mundo; a transfiguração, abordada por Arthur C. Danto em algumas de suas obras, que foram importante fonte para a pesquisa bibliográfica desempenhada, fenômeno em que coisas consideradas como comuns passam a fazer parte da esfera das obras de arte, através do ato de criação artística, que passa a ser revisitado pelo autor à luz de obras como as de Marcel Duchamp e Andy Warhol, para entender o que torna uma coisa uma obra de arte; e por último a ideia de antítese, presente em vários pontos na leitura dos autores mencionados, que surgiu na pesquisa através de um artigo escrito por Sigmund Freud, acerca da significação antitética de palavras “primitivas”, com as devidas considerações críticas mas entendendo a oposição entre a coisa comum e a obra de arte como algo fundamental na sua geração de sentido como obra. Também foi parte da pesquisa o estudo da produção de outras artistas, como Yasmin Có, Sonia Gomes e Leda Catunda, amostra onde se pretende observar a confluência das questões estudadas nos autores citados.ItemDissertação de mestrado Caminhos dos Corpos: O trabalho de preparadoras corporais no Teatro de Grupo de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-26) Oliveira, Gabriel Küster Couto de Oliveira ; Vilela, Lilian Freitas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho parte da preparação corporal como campo de pesquisa artística e de sua realização no sujeito histórico Teatro de Grupo da cidade de São Paulo. As especificidades do modo de produção e criação desse coletivo de coletivos, nos quais a pesquisa de linguagem continuada e a colaboração entre as áreas criativas são pressupostos, são um campo fértil para o desenvolvimento de trabalhos corporais que contribuem diretamente na construção de dramaturgias, cenas e nas próprias encenações. Remonta-se o surgimento dessa função, como ela é entendida no teatro contemporâneo e seus desdobramentos a partir de meados do século XX - período no qual há um redimensionamento da importância do corpo nas artes da cena -, reunindo referenciais teóricos que auxiliam a organizar alguns pilares e fundamentos da realização dessas práticas. Na busca de reunir também falas e proposições de pessoas que realizam esta função nos Teatros de Grupo de São Paulo, foi feito um levantamento de profissionais, sendo selecionadas seis para a realização de dois ciclos de atividades, compostos por duas mesas redondas e seis encontros práticos para compartilhamento de trabalhos corporais. São trazidas em primeira pessoa as vozes das preparadoras corporais e diretoras de movimento: Bruna Longo, Erika Moura, Gabriela Morato, Letícia Olomidará Doretto, Luaa Gabanini e Veronica Santos. Neste trabalho, busca-se apresentar o modo como elas compartilham suas práticas, contextos e procedimentos de criação e reflexões sobre o trabalho corporal que desenvolvem na cena teatral.