São Paulo - IA - Instituto de Artes

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253975

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  • ItemDissertação de mestrado
    Movimento coletivo para vida germinar: currículo, escuta e afet(ação)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-29) Camargo, Aline Barros de ; Christov, Luiza Helena da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação narra a experiência, pela perspectiva da pesquisadora, da escrita coletiva de um Currículo municipal cartográfico em Arte, no município de São Caetano do Sul, entre os anos de 2017 e 2019. Essa escrita, que nasceu a partir do desejo de revisitar os documentos do município com a chegada da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), transformou-se em um veículo de transformação coletiva para os arte-educadores do município e na prática singular da docência da pesquisadora. Dessa maneira, esta pesquisa aborda as alegrias e padecimentos desse processo e como, à revelia e pelas frestas da BNCC, conseguimos fazer um movimento coletivo e escrever um currículo que se tornou, mais do que um documento, um lugar de pertencimento e criação para os arte-educadores do município. A partir dessa experiência coletiva, narro como mobilizei a artista dentro de mim e como fui encontrando meu jeito singular de ler a escola e transformar o cotidiano, mesmo que de maneira efêmera, em matéria-prima para criação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Canções corais: o hibridismo na atuação dos grupos Céu da Boca, Cantolivre e Beijo, e sua relação com a prática de arranjos corais de canção popular urbana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-11) Oliveira, Luís Guilherme Anselmi de ; Moura, Paulo Celso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho traz uma análise e reflexão acerca de três grupos corais que existiram entre 1979 e 1997, extintos na atualidade e que atuaram na intersecção entre uma formação coral e de grupo vocal. São eles: Céu da Boca, Cantolivre e Beijo. A partir dos conceitos operadores de Hibridismo (CANCLINI, 2008), Circuito/Modo cultural (COELHO, 2004) e Circuito Cultural Coral (MOURA, 2012) analisamos a atuação desses grupos em relação a quatro parâmetros: repertório, vocalidade, recursos expressivos e estratégias de difusão na indústria cultural. Relacionamos esses conceitos e parâmetros ao material histórico, documental e audiovisual coletado a partir de pesquisa em acervos oficiais e pessoais de agentes envolvidos com os grupos à época, além dos relatos obtidos em entrevistas concedidas a este trabalho pelos regentes e diretores dos grupos – Paulo Malaguti, Thelma Chan e Tiago Pinheiro. A parte inicial do trabalho é uma discussão teórica acerca do hibridismo da prática coral e da prática de arranjos corais de canção popular e sua relação com teorizações do campo da pesquisa em música popular. Seguimos com um panorama histórico do contexto que atuaram os grupos-objeto deste trabalho, relacionando o movimento coral ao longo do séc. XX com o desenvolvimento da música popular brasileira, mais especificamente a canção popular urbana também nesse período, para finalmente chegarmos na apresentação biográfica dos grupos e análise dos materiais obtidos. Foi possível ilustrar a partir desta pesquisa que o momento efervescente e inovador da música popular no Brasil no período histórico recortado influenciou diretamente as práticas corais desses três grupos, em todos os parâmetros analisados. Resulta-se dessa influência uma grande contribuição dos grupos-objeto para uma estabilização de uma linguagem híbrida dos arranjos corais, que se estende aos dias atuais de maneira consolidada, nos aspectos de criação, prática e consumo.
  • ItemDissertação de mestrado
    A trajetória de Michael Chekhov na organização de seu método: conceitos, contribuições femininas e desdobramentos contemporâneos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Nogueira, Giovanna Borges ; Vilela, Lilian Freitas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar dados históricos sobre a elaboração do método do ator, diretor e professor russo Michael Chekhov (1891-1955) e suas contribuições no campo da formação de atrizes e atores, com foco em sua investigação sobre o estado psicofísico para atuação cênica. O estudo visa compreender como sua trajetória como artista, da Rússia aos Estados Unidos, o levou à criação/elaboração de uma abordagem metodológica de formação teatral, centrada na imaginação e na corporalização de imagens, e influenciou o desenvolvimento de seus conceitos práticos para técnica de interpretação. Entre os conceitos desenvolvidos por Chekhov, aprofundados nesta pesquisa, destacam-se: Corpo Imaginário, Qualidades de Movimento, Gesto Psicológico e Atmosfera. A pesquisa contextualiza esses conceitos em um ambiente teatral de grupo, explorando suas possíveis aplicações na contemporaneidade através da experiência artística da pesquisadora com a Anímica Companhia Teatral. Para ampliar o diálogo com os conceitos do método, foram realizadas entrevistas com Luciana Barone, Sofia Fransolin, Natacha Dias, pesquisadoras brasileiras para evocar possíveis transgressões e adaptações contemporâneas no uso do método. Este material é complementado com contribuições significativas nos aspectos da organização, continuidade e disseminação do método de Chekhov, realizadas por três mulheres: Deirdre Hurst Du Prey (1906-2007), Maria Knebel (1898-1985) e Joanna Merlin (1931- 2023).
  • ItemDissertação de mestrado
    Impacto das Montadas: desvendando poéticas Drag do fazer Transformista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-19) Nascimento, Vinícius Pereira de Santana ; Fontes, Simone Carleto ; Universidade Estadual Paulista - Unesp
    O estudo investiga caminhos de criação artística da arte Transformista, também conhecida como arte Drag. São consideradas, principalmente, evidências empíricas da oficina, Impacto das Montadas, ministrada pela minha Drag Queen Mackaylla Maria, em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, nos anos de 2021 e 2022. Quais elementos e dispositivos das artes cênicas e dos estudos de gênero compõem esse fazer artístico? Que estranhamentos provocam? Como o corpo é acionado na criação? Como as artistas criadoras colocam suas vidas em questão para dar vida a uma identidade Transformista? Como a arte Transformista se localiza no campo das artes cênicas? Como é a elaboração dos shows Como criar uma identidade Drag. Todas essas questões são abordadas numa escrita teatral performativa polifônica, na qual é tecida a dramaturgização da dissertação feita por diálogos, repleta de imagens, música, poema, artes da cena, diálogo com autoras da arte e da filosofia, num aprofundamento da pesquisa que desenvolvo desde 2012. Aqui mostraremos a arte Transformista como força impulsionadora da vida de várias artistas profissionais e não profissionais, compreendendo a complexidade dessa arte pouco presente na produção acadêmica e repleta de riqueza criativa, envolvendo o teatro a dança, a performance, os estudos de gênero. Os procedimentos artísticos transformam a dor da exclusão social em força propulsora para a grande alegria que deve ser viver.
  • ItemDissertação de mestrado
    Earworms: a Imaginação Musical Cotidiana e sua Relação com a Criatividade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Yamaguchi, Vitor Djun ; Bortz, Graziela ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho objetiva explorar uma compreensão dos earworms, a experiência mental involuntária e repetitiva de fragmentos melódicos, considerando possibilidades criativas e analisando criticamente os limites metodológicos e as premissas prevalentes na literatura, muitas vezes restritas à mera rememoração. A também chamada Imaginação Musical Involuntária (Involuntary Musical Imagery, InMI) surgiu recentemente como um campo de estudo na cognição musical, com implicações ainda não totalmente compreendidas. Embora existam importantes limitações, a literatura reunida apresenta evidências que permitem questionar a premissa corrente de que o fenômeno se limita à mera recordação de melodias familiares, sem potencial criativo; e ratifica a noção de InMI como uma categoria ampla, abrangendo experiências diversas, como sonhos e insights criativos, não restrita nem sinônima de earworm não original. Sugerimos que os produtos da criatividade musical espontânea sejam melhor compreendidos e analisados em termos não dicotômicos, sob o mesmo continuum de fidelidade-flexibilidade que relaciona a fisiologia e a fenomenologia da aprendizagem e consolidação de memórias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Coisalidade, transfiguração e antítese na obra de arte contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Rattes, Luah Souza Caribé ; Spaniol, José Paiani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho desenvolvido busca refletir sobre a natureza das obras de arte, partindo de uma produção artística pessoal em que há o uso de objetos descartados, do cotidiano, conhecidos como objetos comuns ou “coisas”, para a construção de uma plasticidade que ressignifica esses elementos. Essas obras produzidas dispararam as questões abordadas na dissertação e que são mencionadas no título: a coisalidade, conceito trazido por Martin Heidegger em seu livro “Que é uma coisa?”, que a entende como o modo da coisa se mostrar, a sua forma de pertença no mundo; a transfiguração, abordada por Arthur C. Danto em algumas de suas obras, que foram importante fonte para a pesquisa bibliográfica desempenhada, fenômeno em que coisas consideradas como comuns passam a fazer parte da esfera das obras de arte, através do ato de criação artística, que passa a ser revisitado pelo autor à luz de obras como as de Marcel Duchamp e Andy Warhol, para entender o que torna uma coisa uma obra de arte; e por último a ideia de antítese, presente em vários pontos na leitura dos autores mencionados, que surgiu na pesquisa através de um artigo escrito por Sigmund Freud, acerca da significação antitética de palavras “primitivas”, com as devidas considerações críticas mas entendendo a oposição entre a coisa comum e a obra de arte como algo fundamental na sua geração de sentido como obra. Também foi parte da pesquisa o estudo da produção de outras artistas, como Yasmin Có, Sonia Gomes e Leda Catunda, amostra onde se pretende observar a confluência das questões estudadas nos autores citados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caminhos dos Corpos: O trabalho de preparadoras corporais no Teatro de Grupo de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-26) Oliveira, Gabriel Küster Couto de Oliveira ; Vilela, Lilian Freitas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho parte da preparação corporal como campo de pesquisa artística e de sua realização no sujeito histórico Teatro de Grupo da cidade de São Paulo. As especificidades do modo de produção e criação desse coletivo de coletivos, nos quais a pesquisa de linguagem continuada e a colaboração entre as áreas criativas são pressupostos, são um campo fértil para o desenvolvimento de trabalhos corporais que contribuem diretamente na construção de dramaturgias, cenas e nas próprias encenações. Remonta-se o surgimento dessa função, como ela é entendida no teatro contemporâneo e seus desdobramentos a partir de meados do século XX - período no qual há um redimensionamento da importância do corpo nas artes da cena -, reunindo referenciais teóricos que auxiliam a organizar alguns pilares e fundamentos da realização dessas práticas. Na busca de reunir também falas e proposições de pessoas que realizam esta função nos Teatros de Grupo de São Paulo, foi feito um levantamento de profissionais, sendo selecionadas seis para a realização de dois ciclos de atividades, compostos por duas mesas redondas e seis encontros práticos para compartilhamento de trabalhos corporais. São trazidas em primeira pessoa as vozes das preparadoras corporais e diretoras de movimento: Bruna Longo, Erika Moura, Gabriela Morato, Letícia Olomidará Doretto, Luaa Gabanini e Veronica Santos. Neste trabalho, busca-se apresentar o modo como elas compartilham suas práticas, contextos e procedimentos de criação e reflexões sobre o trabalho corporal que desenvolvem na cena teatral.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cartografia e experiências estéticas sob a poética das obras de Henrique Hammler.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-12) Abreu, Simone Leal dos Santos. ; Costa, Tarcila Lima da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa dissertação está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes, da UNESP – SP, e apresenta uma proposta centrada na experiência estética com espaço para a leitura de imagens. Contemplando a contextualização e a prática artística, tendo sido realizado com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, dos anos iniciais na Rede Pública de Ensino de Diadema. O objetivo foi investigar a potencialidade da proposta, sob a poética das obras do artista Henrique Hammler, e com o aporte das teorias de Ana Mae Barbosa. A escolha pela temática, buscou promover a conscientização dos estudantes sobre seu pertencimento local e identitário. A pesquisa estendeu-se à visitação do Centro de Memória; o Museu de Arte Popular (MAP); e a Fábrica de Cultura; locais que despertaram o interesse dos estudantes pelo conhecimento e valorização de outras culturas e, a promoção do sentimento de pertencimento aos espaços da cidade em que vivem. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta no método cartográfico, que permite ao pesquisador o acompanhamento dos processos de mapeamento das diversas experiências que ocorrem em diferentes espaços e momentos, com a possibilidade da troca de informação e do acesso às vivências dos participantes. Diante disso, o estudo visa responder à seguinte pergunta: como potencializar a aprendizagem em Arte a partir da proposta de experiência estética, apoiada nas obras de Hammler com o aporte da Abordagem Triangular e do processo didático pedagógico desenvolvido por Ana Mae Barbosa. Desse modo, os resultados dessa pesquisa além de apresentarem a função social da Arte como ferramenta para o exercício da plena cidadania, mostrou que ela desempenha um papel fundamental na vida humana, que contribui para a ascensão das dimensões cognitiva, artístico-cultural, política e pessoal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Míd-IA: A mídia no Instituto das Artes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Kobayashi Junior, Ricardo de Araujo ; de Oliveira, Pelópidas Cypriano ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho equivale ao relatório circunstanciado que trata do projeto audiovisual “Míd-IA: A Mídia no Instituto de Artes”, composto de uma série de vídeos de cunho educacional e artístico, postados publicamente no YouTube, que exploram e desmistificam o campo da arte e da mídia, tal qual ele existe no Instituto de Artes da UNESP. Criado com o propósito de auxiliar a comunidade discente do IA-UNESP a tomar decisões mais informadas sobre suas jornadas artísticas individuais, este material didático não-convencional foi construído a partir das experiências e conhecimentos que o autor adquiriu ao longo do seu tempo trabalhando como monitor dos ateliês e disciplinas de mídia durante sua graduação. Este relatório contém o contexto histórico pessoal que motivou a criação do projeto, o processo de criação do trabalho em vídeo propriamente dito, e os principais retornos obtidos após sua publicação inicial. Ao final deste processo, foi possível criar um Guia Artístico-Educativo que não só funciona como um instrumento de análise crítica do material, em seu presente formato, mas como uma série de parâmetros que orientam no desenvolvimento de futuras publicações.
  • ItemDissertação de mestrado
    A arte como processo de mediação cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Santos, Fernanda de Andrade ; Palma Filho, João Cardoso
    A presente pesquisa objetiva refletir acerca do papel da Arte no processo de Mediação Cultural. Esse processo em geral, tem ação continuada e pode se fazer presente na reprodução de uma atividade, mesmo que em princípio ela não tenha caráter artístico, mas revele, ao longo da ação, aspectos culturais importantes para a vida de determinado recorte de grupo ou para a sociedade como um todo. A Arte (e todas as suas vertentes, tais como Dança, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música) é expressão cativante de grande poder transformador nas relações intrínsecas que compõem a própria cultura e vai muito além do que uma opcional mediadora coadjuvante da cultura em si, visto que como expressão cultural (re)construída em diferentes contextos, passa a compor um referencial histórico que também se amplia na aplicação do exercício da cidadania e no respeito às diversidades do mundo inteiro. Este estudo se baseou numa pesquisa bibliográfica exploratória de base qualitativa com análise de dados de pesquisa explicativa, já que identifica fatores que determinam e/ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos levantados, tendo como tema central “A Arte e a Mediação Cultural”, fazendo interlocução com as pesquisas de alguns autores precursores da Educação como Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Gisa Picosque, Mirian Celeste Martins, Rancière, Rejane Galvão Coutinho e outros, que indicaram resultados reveladores da Arte na aplicação cultural, social e política dos diversos sujeitos que compõem, constroem e moldam a sociedade. Uma das conclusões da pesquisa indica que a Arte é muito mais do que uma mera mediadora de um processo, sendo, na prática, a protagonista processual da própria formação do sujeito. Palavras-Chave: Arte. Cidadania. Mediação Cultural. Processo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mapa-Labir(in)tô: um estudo sobre poéticas da voz para a formação da atriz-poeta-cantora
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Oliveira, Daniele Cristina ; Tragtenberg, Lucila Romano
    Este trabalho tem como perguntas principais: Quais são os percursos poéticos da voz falada à voz cantada na formação de uma Atriz-Poeta-Cantora? E qual é a voz que eu narro a partir da minha formação como Atriz-Poeta-Cantora? Tenho, como principal objetivo, mapear caminhos possíveis para uma poética da voz partam da voz falada para a voz cantada. Dentro da minha pesquisa, encontrei três eixos que estão presentes em meu trabalho artístico, são eles: Identificação e Memória, Experiência e Ritual. Para Experiência, busquei Larrosa, que traz conceitos sobre esta palavra que me atravessa, pois como ele diz: “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca e não o que se passa, o que acontece, o que se toca”. Para o eixo Identificação e Memória, Maurice Halbwachs traz estudos que falam sobre memória coletiva e memória individual. Para Ritual, busquei Márcia Kambeba, que fala sobre o saber ancestral que está em nós, e Luiz Rufino. Ele traz, por meio da pedagogia das encruzilhadas, o processo de descolonização como prática social de uma luta para a invenção de novos indivíduos e de reencantamento dos povos. Ainda no eixo Ritual, trago referências a partir de minhas experiências, busquei minhas fontes rituais na prática artística, nos grupos pelos quais atuei, dos Povos de Terreiro com suas práticas religiosas, tradições orais em que também estou inserida, onde meu cuido espiritualmente. Para a área da voz, busquei quem contemplasse não somente técnicas vocais, mas principalmente poéticas vocais, como: Paul Zumthor, Sara Lopes, Meran Vargens, Dal Farra, Renata Gelamo, Lucila Tragtenberg, Murray Schafer. A metodologia utilizada, e pela qual caminho, é a Cartografia, trazendo como livro de cabeceira os volumes de Pistas do método da cartografia. Dentro de minha pesquisa, tenho como mapa principal os relatos dos anos de trabalho dentro do Teat(r)o Oficina, com memórias que me atravessaram, e se ramificam em reflexões dos trabalhos Pequeno funeral cantante, com o Grupo Poesia Cantada, e Poema, voz e canção – um estudo sobre poéticas vocais no experimento da canção “Saudade”, realizado na Pós-Graduação em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina. A partir dessa investigação e reflexão, encontrei em minha cartografia, dispositivos: Cartas-Poema (criadas por mim), entrevistas por meio de cartas, diários e relatos. Assim nasceu o Grupo de Estudos Mapa-Labirinto, para trazer reflexões e análises dos encontros que me fizeram mergulhar nas poéticas da voz e sistematizar três caminhos possíveis de criação. Ele surgiu com a necessidade de trabalhar, dentro da fase denominada Laboratório de Experimentação, os percursos que foram sistematizados no processo. A princípio, era um grupo de aproximadamente nove pessoas, mas que concatenou num grupo de cinco mulheres. Eis aqui uma pérola de Rio. Vem comigo. Palavras-chave: Atriz-Poeta-Cantora; poéticas vocais; cartografias; Mapa-Labir(in)tô; Teatro Oficina; Poema-Canção.
  • ItemDissertação de mestrado
    Entremeios: diálogos sobre acessibilidade cultural na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Silva, Drieli Caroline Gaona da ; Profª Dra. Tarcila Lima da Costa
    O encontro entre a Arte Educação e a Educação Inclusiva vem se entrelaçando e pode se relevar um campo promissor dentro do contexto da diversidade vivenciado pela escola. Promover e reformular experiências estéticas e artísticas, considerando múltiplas condições sensoriais e cognitivas, especialmente no contexto da Educação Inclusiva, parecem alternativas promissoras diante de tantas dificuldades vivenciadas nas aulas de Arte na educação pública. Poderiam as ações em Acessibilidade Cultural, oriunda de museus e instituições culturais nortear caminhos ou estabelecer diálogos, partindo da compreensão de que vivenciar a diversidade não é suficiente; é preciso proporcionar experiências ao diverso? Entretanto, para que esse enlace ocorra é importante que os Arte Educadores estejam conscientes e reflexivos sobre suas práticas, desafios e potencialidades advindas de suas experiências em sala de aula, permitindo assim que a Arte seja para todos. “Entremeios: diálogos sobre acessibilidade cultural na escola”, permeia sobre as experiências de Arte Educação e pessoas com deficiência na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como os êxitos e infortúnios vivenciados pelos Arte Educadores da rede municipal de ensino de Itanhaém, proporcionando um relato honesto sobre o percurso de acolhimento à diversidade humana através da Arte.
  • ItemDissertação de mestrado
    A voz negra no teatro por trechos de São Paulo: aspectos anatomofisiológicos e identitários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Santos, Gleiziane Pinheiro dos ; Tragtenberg, Lucila Romano
    Algumas/alguns autoras/es afirmam que existem diferenças anatomofisiológicas entre grupos étnico-raciais e que a voz da mulher negra e do homem negro tem como características: potência, graves acentuados, tamanhos, espessuras e até ausência de musculaturas laríngeas. Este projeto objetiva correlacionar essas características perceptivas e acústicas com seus respectivos achados anatomofisiológicos e descrever perspectivas identitárias nas vozes de atrizes negras e atores negros atuantes em algumas regiões da capital e na área metropolitana da cidade de São Paulo. Identificaremos quais e como são essas diferenças, observando se contribuem ou não para o trabalho vocal da atriz negra e do ator negro. Por fim, desvelaremos os aspectos identitários imbricados entre os dados da anatomofisiologia e o fazer artístico vocal teatral.
  • ItemDissertação de mestrado
    A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-17) Rizzo, Suzimara Regina Batista ; Coutinho, Rejane Galvão
    Esta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola.
  • ItemDissertação de mestrado
    Visualização de dados na arte: processo criativo e experimentações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-02) Moraes, Fábio Rogério Bueno de [unesp] ; Leote, Rosangela da Silva
    A visualização de dados se conecta ao meio artístico de várias formas e este trabalho apresenta o percurso criativo trilhado pelo autor para composição de obras com o uso da visualização de dados, apresentam-se no trabalho referências de obras e instalações de artistas que se utilizam de meios tecnológicos, para criar representações de dados como meio de expressão na arte, na construção de poéticas e que colaboraram com processo criativo autoral. Através da revisão bibliográfica estão dispostos aspectos teóricos e conceitos que permeiam a arte de visualização de dados, aborda-se a relação entre o dado e o rastro, a concepção dos dados como insumos do artista, a relação entre os meios de captura dos dados, as interfaces e interações, os registros até a resultante da composição da visualização. Incluem-se neste trabalho os meios tecnológicos de hardware, sensores e linguagens de programação e bancos de dados utilizados, além de caminhos e experimentações artísticas exploradas pelo autor, assim como as poéticas envolvidas dentro das obras e seus contextos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A cognição musical do bailarino: construção da escuta e resposta aos estímulos musicais ao longo dos anos de formação em dança clássica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Gouveia, Ana Carolina Faustino ; Bortz, Graziela
    O presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vivendo práticas artísticas: oficinas arte-educativas como experiências de artisticidade, diversidade cultural e pertencimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-03) Silva, Claudio Henrique Lira da ; Mattos, Wladimir Farto Contesini de
    A seguinte pesquisa delimita a potência artística em oficinas arte-educativas, proporcionadas em espaços públicos no território da Capela do Socorro, zona sul da cidade de São Paulo, entre 2019 a 2023, interagindo com conteúdos da Cultura Popular Brasileira e de Direitos Humanos, através de condutas antirracistas e inclusivas. A cartografia com seus postulados (Passos; Kastrup; Escóssia, 2009) e perspectivas decoloniais antirracistas (Fanon, 2022) compõem as condutas de pesquisa do pesquisador/psicólogo/artista/arte-educador, compreendendo o desenvolvimento da Artisticidade, Pertencimento e Diversidade Cultural, como conceitos teóricos-alicerces delimitados no percurso de pesquisa em Artes, evidenciando as propostas arte-educativas, em relatos e ensaios teórico-narrativos, extraídos da trajetória do pesquisador, que como psicólogo em serviços públicos de Saúde, ressaltou-se como arte-educador para abordar as demandas de cuidado e garantia de direitos delimitadas. Nesse sentido, observa-se que o enfrentamento a posturas eurocentralizadas, insurge na produção artística das oficinas e da convivência nelas experienciada, tornando-se subsídios para aprofundar potencialidades do fazer em Artes para finalidades, como promoção de saúde, Cidadania Cultural e fomento a elaboração de políticas públicas intersetoriais. Por meio das experiências arte-educativas delimitadas, oriundas de oficinas expressivas, com recursos visuais e corporais, buscou-se produzir leituras sobre os impactos dos agenciamentos descritos, suas perspectivas decolonizantes, que subvertem dominações epistemológicas, para favorecer fruição de conhecimento e cultura popular territorializada, e assim abrir caminhos para conceituações sobre possibilidades interculturais. Pela valorização de grupalidades em Arte-Educação, alinhadas aos postulados dos Direitos Humanos, evidenciou-se a importância de consolidar e perpetuar práticas artísticas em oficinas arte-educativas, que tornam visíveis os processos de Pertencimento, que envolvem afetividade e militância a favor dos grupos sociais historicamente marginalizados, interagindo com o fortalecimento de reflexões sobre políticas públicas sociais, que centralizam as Artes como vias possíveis para efetividade de garantia de direitos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Coreo-infâncias para dançar na educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-20) Silva, Júlia Matias ; Andrade, Carolina Romano de
    Esta dissertação teve o objetivo de entender o controle corporal dos adultos sobre as crianças na escola e buscar caminhos para o planejamento e o desenvolvimento de uma prática pedagógica em dança, com crianças da Educação Infantil, que permitisse a exploração de movimentos, a brincadeira e as interações. Para tanto, a investigação utilizou a metodologia da pesquisa-ação, iniciando com a discussão teórica acerca dos coreopoliciamentos (Lepecki, 2011) na Educação Infantil e reconhecendo a rotina (Barbosa, 2000) e o acompanhamento adulto como camadas composicionais policialescas, que atuam na escola. Nesse sentido, indica-se a necessidade de mudança de olhar sobre as infâncias e as concepções de coreografia, para repensar os deslocamentos e interações das crianças na escola e nos encontros de arte. Por fim, estratégias de composição em dança contemporânea articulam-se com documentos referenciais da educação nacional, a fim de propor a uma turma de quatro anos, de uma escola pública de Educação Infantil do município de São Bernardo do Campo, dez encontros com enfoque na investigação do subeixo relações espaciais das temáticas da dança (Andrade, 2016), de forma que as investigações em dança pudessem ser coreo-infâncias (Costas; Xavier, 2023). Para além dos deslocamentos e de como podem ser realizados, outra problemática foi levantada junto às crianças: a necessidade da utilização de diferentes espaços e não apenas os internos. A partir do desenvolvimento da proposta prática, observou-se: a adoção de um novo procedimento para a decisão coletiva (professoras e crianças) do espaço dos encontros possibilitou que ocorressem majoritariamente em áreas externas da escola; a convivência entre brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora e brincadeiras paralelas sugeridas pelas crianças; a modificação realizada pelas crianças de brincadeiras dançadas propostas pela pesquisadora; a identificação das crianças com umas das propostas e o desejo de repeti-la; e a confluência entre o brincar e o dançar as relações espaciais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise freireana: o ensino de arte em diálogo com conhecimentos da comunidade escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-26) Souza, Erick Henrique Santos ; Lima, Sidiney Peterson Ferreira de
    O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa de caráter teórico-prático, que se insere no âmbito do ensino de arte, em consonância aos preceitos da Educação Decolonial e Freireana. A investigação ocorreu na Escola Municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental Isabel Lupianhes Romera Ryan e teve como objetivo desenvolver material artístico pedagógico direcionado a comunidade escolar. A motivação dessa busca perpassou pelas observações iniciais no contexto escolar e na análise a respeito da história e atualidade do município de Francisco Morato –SP, local em que a escola está localizada. A partir dessa conjectura foi destacado o caráter histórico enquanto cidade dormitório do município e a influência desse fator com a falta de pertencimento e de reconhecimentos culturais e artísticos. Questão que ao longo de abordagens pedagógicas do contexto escolar influenciam estudantes a enxergar o meio, que são provenientes. Desse modo, a pesquisa percorreu na construção de estratégias artístico-pedagógicas que problematizassem a realidade da comunidade escolar e desenvolvesse proposições para ressignificar a forma que a comunidade escolar é compreendida. A fundamentação teórica principal são as reflexões acerca do grupo de trabalho modernidade, colonialidade e das perspectivas freireanas de aprendizagem. Além disso, também foi baseado subsídios no conceito de arte educação baseada na comunidade. Como metodologia, a base inicial é a etnografia, que propicia subsídios as primeiras observações do contexto escolar pesquisado. Na segunda etapa da pesquisa, com vistas a possibilitar a participação da comunidade escolar, utilizou-se o recurso dos grupos focais. Ao longo dos encontros foram elaborados diálogos com representantes da comunidade que já foram estudantes ou tem algum vínculo com a escola, bem como com estudantes matriculados. Os encontros provocaram reflexões a respeito da compreensão do que caracteriza uma comunidade, as potencialidades e desafios do presente contexto e pluralidade artístico-cultural produzida no local. Por fim, na última etapa do trabalho, a partir das informações obtidas no grupo focal, foi desenvolvido material artístico pedagógico. Os resultados da pesquisa possibilitou processo de construção, aplicação e reflexão dos participantes da pesquisa, configurou vetores de aprendizagem emancipadora que contribuam a disciplina de arte no contexto escolar e da relação da comunidade escolar com o seu meio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Dramaturgias furiosas: o corpo-dramaturgia de mulheres pretas e o teatro performativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-18) Alves, Beatriz Nauali do Nascimento ; Monteiro, Marianna Francisca Martins
    O corpo é um documento, pode ele ser uma dramaturgia? Partindo da noção depreendida da obra de Beatriz Nascimento sobre o corpo-documento, esta pesquisa visa compreender os modos pelos quais as camadas de significação física, simbólica e performativa do corpo de mulheres negras passam por um processo de transcriação à cena, paralelo à concepção de “orquestração sinfônica da raiva” de Audre Lorde (2021), revelando-se corpo-dramaturgia, ou ainda, Dramaturgia Furiosa. Buscamos ainda tecer relações entre estas corporeidades dramatúrgicas e as teorias sobre o Teatro Performativo de Josette Féral (2008; 2009) aplicando uma perspectiva racializada e genderizada. Para tanto, revisitamos os conceitos de “corpo” e “dramaturgia”, e realizamos a análise da obra de três artistas-autoras negras, a saber: Grace Passô em Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D’Alva em Vai Te Catar! (2008), e a dramaturgia de minha autoria Desova: uma reza pro sol (2023). Transcorrendo sobre presença, performatividade, mulheridades e negritudes em cena, esta pesquisa investiga e evidencia o lugar cultural, social e político do corpo preto feminino enquanto dramaturgia cênica.