Bauru - FC - Faculdade de Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254443
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PublicaçãoTese de doutorado Um estudo correlacional entre as crenças de autoeficácia, a relação professor-aluno e o desempenho de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio em matemática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Coutinho, Milena Conceição; Pirola, Nelson Antonio
; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pesquisas em Psicologia da Educação Matemática demonstram que aspectos cognitivos, afetivos e atitudinais se interrelacionam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, impactando significativamente o desempenho dos alunos nessa disciplina. No estado de São Paulo, o Programa de Ensino Integral (PEI) surge como uma política pública que visa melhorar o ensino ao adotar uma perspectiva integral de formação, abrangendo os aspectos físicos, cognitivos, socioemocionais e culturais dos estudantes. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as correlações entre as crenças de autoeficácia, a relação professor-aluno e o desempenho em Matemática de alunos de escolas públicas estaduais pertencentes ao PEI. O delineamento metodológico utilizado na investigação combinou elementos da abordagem quantitativa e da abordagem qualitativa. Os participantes foram 12 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 14 alunos da 3ª série do Ensino Médio, oriundos de três escolas diferentes, localizadas no município de Promissão, SP e participantes do PEI. Para a composição dos dados, foram utilizados um questionário de caracterização, uma escala de crenças de autoeficácia, uma escala de relação professor-aluno e uma prova de Matemática. A análise dos dados indicou que: 1) os alunos do 9º ano apresentaram um nível alto de autoeficácia enquanto os alunos da 3ª série, um nível baixo; 2) todos os participantes apresentaram uma relação positiva com o professor de Matemática; 3) os alunos do 9º ano apresentaram desempenho favorável em Matemática e os da 3ª série, desempenho desfavorável em Matemática; 4) houve uma correlação positiva moderada entre as crenças de autoeficácia e a relação professor-aluno e entre a relação professor-aluno e o desempenho; 5) houve uma correlação positiva forte entre as crenças de autoeficácia e o desempenho; e 6) o avanço na escolaridade esteve correlacionado negativamente às crenças de autoeficácia, à relação professor-aluno e ao desempenho. Logo, o trabalho destaca que fortalecer as crenças de autoeficácia e melhorar a relação professor-aluno são fundamentais para o desempenho em Matemática, especialmente em contextos de ensino integral como o PEI. Defende-se que práticas pedagógicas que equilibram rigor técnico com apoio emocional e incentivam o protagonismo dos alunos podem melhorar significativamente o engajamento e o desempenho dos estudantesPublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Síntese de conjugados de óxido de grafeno reduzido com derivados quinolínicos para aplicação em células solares(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-11) Carvalho, José Henrique Lazaro de; Silva Filho, Luiz Carlos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O uso de células fotovoltaicas, células solares (CS), em especial as células solares orgânicas (CSO) têm se apresentado como forma de energia promissora para atender de forma limpa e eficiente o crescente consumo de energia elétrica dos últimos anos e no futuro. As CSO, uma das chamadas células emergentes, têm se destacado devido aos valores crescentes de eficiência (>33 %) que vêm apresentado, e aliado ao desenvolvimento de novas ferramentas orgânicas sintéticas, propõe-se e se objetivam a potencialização das CSO, culminando em uma maior eficiência na conversão de energia elétrica por meio da rota fotovoltaica. Entretanto, um dos maiores empecilhos para a comercialização de tais dispositivos é sua instabilidade e custo do material transportador de buracos (HTM) mais eficiente até o momento, o spiro-O-MeTAD. Assim, este trabalho sintetizou grupos orgânicos acopladores com estrutura tipo doador--aceptor de derivados de azaheterocíclicos, mais precisamente quinolínicos, com rendimentos de até 40% para serem ligados covalentemente a compostos condutores derivados de carbono, principalmente óxido de grafeno reduzido (rGO – reduced graphene oxide). Estes derivados de carbono são muito vantajosos, pois além de seu menor custo e facilidade de obtenção, são estáveis em atmosfera ambiente, hidrofóbicos. Outrossim, permitirem ser funcionalizados com grupos covalentemente ligados à sua cadeia principal. Estes novos materiais poderão ter os níveis eletrônicos do material ajustados de acordo com a aplicação planejada. Este trabalho sintetizou e caracterizou com sucesso, com rendimentos superiores a 85%, derivados do grafeno (GO, rGO-OH e rGO-CHO). Estes últimos foram associados aos derivados quinolínicos em duas metodologias distintas, onde por meio de técnicas termogravimétricas foi possível sugerir o efetivo acoplamento (ligação covalente) destas substâncias. Por último, duas arquiteturas distintas de células solares foram produzidas utilizando esse novo material conjugado (rGO-CHO=aaq4) como HTM ou ETM em células solares de perovskita tendo sua eficiência testada por meio de curvas de densidade de corrente vs. potencial (JxV) chegando a uma porcentagem de conversão de energia de 9,93% frente a um padrão de 14,99%. Palavras-chave: óxido de grafeno, quinolina, células solares, perovskita.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Produção e caracterização de um biocompósito polimérico com partículas do ouriço da castanha-do-Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Freitas, Bruno Mello de; Lisboa Filho, Paulo Noronha
; Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As fibras naturais apresentam grande potencial para aplicação em materiais compósitos como reforço em sua matriz polimérica, e pesquisas recentes têm mostrado resultados satisfatórios para as fibras vegetais. Neste estudo foram fabricados e caracterizados biocompósitos poliméricos de PBAT - Poli (Butileno Adipato Co-Tereftalato) agregados com resíduos particulados do ouriço da castanha-do-Brasil, buscando uma melhor proporção para uma alternativa tecnicamente viável na aplicabilidade industrial. O ouriço da castanha foi quebrado, triturado e tamboreado, onde as partículas inferiores a 45 mesh foram processadas para fabricação do biocompósito em uma extrusora mono rosca, nas proporções de 90/10 e 80/20 (%p) de PBAT e partículas de ouriço da castanha, respectivamente. As amostras foram injetadas em uma temperatura de alimentação de 200°C e homogeneização entre 220°C e 230°C. Dessa forma, foi possível analisar e caracterizar a fibra e/ou o PBAT e/ou o biocompósito pelas técnicas de: Análise Termogravimétrica (TG) com sua derivada (DTG) para determinar a estabilidade térmica e as temperaturas de degradação das amostras; Difração de Raio X (XRD) para analisar as fases cristalinas presentes; espectroscopia de absorção na Região do Infravermelho por Transformada de Fourier (FT-IR) para observar as bandas características dos componentes das fibras; e SEM para analisar as interações interfaciais no biocompósito. As propriedades mecânicas do compósito foram avaliadas por meio de ensaios de tração (norma ASTM D638), impacto Izod (norma ASTM D256) e dureza superficial Shore D. A adição das partículas do ouriço da castanha-do-Brasil no PBAT diminuiu levemente a temperatura inicial de resíduos em cinzas com menor temperatura para o Biocompósito com 20%p. A cristalinidade dos biocompósitos após a extrusão é muito semelhante à do PBAT, sem grandes diferenças entre as amostras. A morfologia mostrou uma estrutura com fraca adesão entre o PBAT e o ouriço, mas resultou em maior rigidez durante a deformação por tração e um biomaterial mais frágil no teste de impacto quando comparado ao PBAT e, em termos de dureza, a adição do ouriço proporcionou uma superfície mais resistente à penetração nos biocompósitos. No entanto, a adição das partículas do ouriço da castanha gerou uma superfície mais resistente à penetração, aumentando a dureza do biocompósito. Portanto, os valores encontrados para os biocompósitos apresentam grande potencial de aplicação e desenvolvimento de produtos industriais, o que poderá reduzir o consumo de plásticos não biodegradáveis e amenizar problemas ambientais.PublicaçãoTese de doutorado A medicalização de crianças e adolescentes a partir do diagnóstico de TDAH : uma visão psicanalítica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Moura, Ana Karina Barbosa; Campos, Érico Bruno Viana
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O número de crianças e adolescentes diagnosticados e medicados em decorrência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é cada vez maior. Investiga-se, neste estudo, as implicações do diagnóstico e tratamento farmacológico do TDAH em crianças e adolescentes, com foco nos impactos na subjetividade em desenvolvimento e nas lacunas de mentalização e simbolização presentes na sintomatologia, além de discutir proposições teóricas e clínicas para o acompanhamento psicanalítico desses casos. Dentre as diferentes pesquisas apresentadas, há um estudo longitudinal de dois jovens adultos, anteriormente diagnosticados com TDAH e medicados na infância, revisitados pela pesquisadora após doze anos de uma primeira entrevista, o que proporciona uma análise rica e ímpar sobre as consequências do diagnóstico e da medicação em seus desenvolvimentos, apontando para a internalização da crença de que o sucesso acadêmico e social dependia da medicação. Complementando essa análise, a tese apresenta uma revisão integrativa da literatura psicanalítica nacional e internacional sobre o TDAH, abordando concepções psicopatológicas, manejo clínico e medicalização; no total, vinte e dois estudos foram analisados. Posteriormente, o protocolo de atendimento organizado pelo Estudo de Prevenção de Frankfurt (Alemanha), de atendimento psicanalítico do TDAH, é considerado como uma proposta pertinente e significativa para a ampliação clínica e a integração da psicanálise em políticas públicas de saúde mental, que possibilitariam o reposicionamento não só com relação ao uso da medicação como também da medicalização do TDAH. A autora propõe uma fundamentação teórica psicanalítica para a compreensão do diagnóstico médico de TDAH e suas possibilidades de manejo na perspectiva das relações de objeto, com foco no desenvolvimento da capacidade de mentalização e simbolização. Os resultados indicam a necessidade de adequações técnicas no manejo clínico do TDAH e destacam a importância de se investigar o lugar que o diagnóstico e o tratamento farmacológico ocupam na vida dos sujeitos, considerando a influência da medicação em suas autopercepções. A perspectiva psicanalítica, por sua vez, oferece uma compreensão mais profunda das dinâmicas subjacentes ao TDAH, ressaltando a importância de abordagens terapêuticas que valorizem a singularidade do sujeito e suas relações precoces. Nesse sentido, uma das contribuições da tese reside em demonstrar como a psicanálise, por meio da investigação dos vínculos e das relações precoces, pode oferecer uma compreensão privilegiada da singularidade de cada sujeito, impactando positivamente o manejo clínico do TDAH. A tese oferece respaldos teóricos e técnicos para o desenvolvimento da capacidade de mentalização e simbolização em pacientes com TDAH, contribuindo para a compreensão das dificuldades relacionadas a essa condição.PublicaçãoTese de doutorado Avaliação do potencial antimicrobiano e fotocatalítico, no visível, da heterojunção Ag3PO4@Ag2WO4(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Takeno, Lopes Mitsuo; Grandini, Carlos Roberto
; Instituto Federal do Amazonas (IFAM) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os contaminantes emergentes (CE) são compostos orgânicos sintéticos que vêm recebendo atenção especial nos últimos anos devido aos seus riscos potenciais para os seres vivos e ambientes aquáticos. A crescente preocupação mundial com o meio ambiente impulsionou o desenvolvimento de tecnologias alternativas voltadas ao tratamento desses poluentes. Diversos catalisadores vêm sendo empregados na degradação de CE, destacando-se os que possuem alta atividade fotocatalítica sob luz visível. O fosfato de prata (Ag3PO4) é amplamente pesquisado devido à sua alta atividade fotocatalítica na descontaminação de efluentes contendo compostos orgânicos, inorgânicos e microrganismos. No entanto, sua baixa estabilidade química durante o processo de fotocatálise tem limitado sua aplicação. Estudos recentes mostraram que as propriedades fotocatalíticas do Ag3PO4 e sua estabilidade química podem ser significativamente melhoradas pela combinação com outros materiais, como o tungstato de prata (Ag2WO4), que conferem melhorias catalíticas e antimicrobianas. Neste trabalho, foram investigadas as propriedades catalíticas do Ag3PO4 combinado com microcristais de Ag2WO4, sob irradiação de luz visível, sintetizados pelo método de coprecipitação assistida por hidrotermal. Os materiais foram sintetizados com diferentes proporções de Ag3PO4 (5%, 10%, 15%, 20% e 25%) e, apresentaram resultados que confirmam a eficiência do método de síntese proposto, com a identificação clara dos modos vibracionais característicos dos materiais puros e evidências da interação entre Ag3PO4 e Ag2WO4. As imagens obtidas por MEV indicaram recristalização do Ag3PO4, enquanto os valores de bandgap confirmaram a forte absorção de fótons dos materiais nas regiões UVA e visível. Destacou-se a amostra com 25% de Ag3PO4, que apresentou redução do bandgap em comparação ao Ag2WO4 puro. Nos ensaios fotocatalíticos, os percentuais mais elevados de degradação do corante Rhodamina B (RhB) foram observados para as amostras com 20%, 25% e 100% de Ag3PO4, confirmando a alta eficiência dessas amostras na oxidação de moléculas orgânicas sob radiação visível. Adicionalmente, os ensaios antimicrobianos demonstraram que as amostras com 15% e 25% de Ag3PO4 apresentaram a melhor performance frente às bactérias Gram-positivas (Staphylococcus aureus) e Gram-negativas (Pseudomonas aeruginosa), respectivamente. A inativação bacteriana foi atribuída à mobilidade de íons prata, especialmente dos clusters [AgO2], e à fagocitose dos microcristais, que interrompem funções biológicas vitais dos microrganismos.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Produção de filmes óxidos biocompatíveis à base de Zr sobre a Liga Ti-6Al-4V por oxidação eletrolítica por plasma(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-21) Silva, Aline Cristine Nanuh da; Cruz, Nilson Cristino da
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O Ti e suas ligas têm sido amplamente empregados na fabricação de implantes biomédicos para ortopedia e odontologia, especialmente a liga Ti-6Al-4V, liga de Ti mais utilizada no mundo. No entanto, a liberação de íons de Al e V a longo prazo tem sido relacionada a efeitos nocivos ao corpo humano. Nesse cenário, estratégias de modificação de superfície, como oxidação eletrolítica por plasma (PEO - Plasma Electrolytic Oxidation), têm sido frequentemente empregadas em ligas de Ti para atender às necessidades clínicas. Este estudo avaliou o efeito dos parâmetros elétricos de corrente alternada (AC - Alternating Current) na superfície da liga comercial Ti-6Al-4V imersa em solução eletrolítica rica em ZrO2, em relação aos aspectos químicos, físicos, estruturais e topográficos. As amostras tratadas com PEO foram avaliadas, verificou-se as combinações de parâmetros do PEO que obtiveram as melhores respostas ao recobrimento, e foram selecionadas para o teste eletroquímico em solução salina. Os resultados indicaram que os parâmetros elétricos AC afetam a duração e a intensidade das reações oxidativas e microdescargas de plasma, resultando em uma camada de óxido porosa e espessa. O tratamento com PEO promoveu a biocamuflagem da superfície, enriquecendo-a com compostos de TiO2, ZrO2 e ZrTiO4 e esgotando-a de Al e V. Após a triagem das amostras tratadas com PEO e análise da sua resistência a corrosão, os resultados sugerem que os revestimentos cerâmicos porosos de ZrO2–TiO2 na liga Ti-6Al-4V podem ser uma alternativa viável para a fabricação de implantes biomédicos.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Desenvolvimento e caracterização de ligas do sistema Ti-20Ta-xNb visando aplicações Biomédicas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Silva, Marcia Almeida de Amaral Arcos (UNESP); Grandini, Carlos Roberto (UNESP) ; Soeiro Junior, Jaime Casanova ; Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nas últimas décadas a busca por biomateriais que consigam atender os requisitos de projetos a fim de melhorar o desempenho em implantes tornou se tema de grande importância nas academias. Estudos recentes mostram o crescimento de implantes em pacientes de todas as idades e muitos destes procedimentos são realizados utilizando ligas metálicas, das quais muitas são ligas à base de titânio. A classe de ligas do sistema Ti atrai a atenção de pesquisadores, isto devido as ótimas propriedades que o titânio possui como baixa relação densidade/propriedade mecânica, baixo valor de módulo de elasticidade, boa resistência à corrosão em fluidos corpóreos e boa biocompatibilidade. Estudos mostram que estas propriedades se apresentam com adições de ligas levando a formação de microestrutura a qual apresenta diferentes fases, sendo que também podemos modificar a estrutura utilizando diferentes tratamentos térmicos ressaltando as propriedades mecânicas do material. O Brasil apresenta reservas de Ta e Nb, especialmente no Estado do Amazonas. Diante do crescente interesse por esses minerais, é necessário desenvolver tecnologias para agregar valores às reservas e também buscar o desenvolvimento tecnológico regional. O objetivo deste trabalho é desenvolver quatro ligas do sistema Ti, nas seguintes composições: Ti-20Ta, Ti-20Ta-10Nb, Ti-20Ta-20Nb e Ti-20Ta-30Nb. Após fundição das quatro ligas as mesmas foram tratadas termicamente pelo processo de homogeneização e após este primeiro tratamento térmico foram laminadas e após a laminação foram submetidas ao segundo tratamento térmico de recozimento. Em cada condição de tratamento as ligas foram analisadas. Nas ligas brutas de fusão foram realizadas as seguintes análises: química, térmica, mecânica, estrutural e microestrutural. Foi realizado também um estudo da teoria do orbital molecular e foi também feito um estudo para verificar as temperaturas de transformação de fase de equilíbrio, para isso foi usado o software THERMOCALCTC. Nas ligas homogeneizadas (primeiro tratamento térmico) foram realizadas as seguintes análises: mecânica e estrutural e microestrutural. As ligas laminadas foram realizadas as análises: mecânica, estrutural e microestrutural, para o recozimento (segundo tratamento térmico) foi realizada as análises: mecânica, estrutural, microestrutural e teste de biocompatibilidade. E para realização das análises das ligas em questão foram utilizadas as seguintes técnicas: Espectrometria de Fluorescência de raios X (FRX), Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), DSC, medidas de densidade, microdureza Vickers, difração de raios X, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, módulo de elasticidade e análise de biocompatibilidade. Os resultados mostraram os efeitos das composições das ligas brutas Ti-20Ta, Ti-20Ta-10Nb, Ti-20Ta-20Nb e Ti-20Ta-30Nb, os resultados teóricos e experimentais de densidades demonstraram valores bem próximos e observou que com aumento na porcentagem de nióbio aumentou sensivelmente a densidade das amostras. As medidas de difração de raios X mostraram as seguintes fases: α, α’, α” e β. Além disso, as medidas de difração de raios X revelaram que, ao aumentarmos a porcentagem de nióbio, também aumentou a presença da fase β, o que demonstra que o nióbio tem características beta-estabilizador. As micrografias obtidas por meio de microscópio óptico e microscópio eletrônico de varredura permitem ver com clareza a formação das microestruturas presentes em algumas amostras. Quanto aos valores de dureza, a composição que apresentou maior valor de dureza foi a liga Ti-20Ta (bruta) (312HV), sendo que a liga não apresentou nióbio em sua composição. As ligas com maior teor de nióbio, ou seja, as ligas Ti-20Ta-30Nb (bruta), Ti-20Ta-30Nb (homogeneizada), Ti-20Ta-30Nb (laminada) apresentaram menores valores de durezas (215, 217, 207HV) respectivamente. O teste de biocompatibilidade mostrou que as ligas não apresentaram efeitos prejudiciais ou tóxicos às células.PublicaçãoTese de doutorado Asymmetry, dual task and intersegmental coordination in gait of people with Parkinson's disease(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Ciola, Aline Prieto Silveira; Barbieri, Fabio Augusto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Motor disorders caused by asymmetry in Parkinson’s disease (PD) are not limited to classic motor symptoms; they are also evident in the gait of people with PD (pwPD). Gait asymmetry (GA) tends to intensify in scenarios involving obstacles or dual-task conditions, where increased cognitive demands can interfere with gait control and diminish its automaticity. As the disease progresses, disruptions in cortical connectivity may further exacerbate asymmetry and reduce coordination. These findings suggest that higher-level cognitive functions may influence specific aspects of gait. The primary goal of this thesis (study #1) was to examine the effects of asymmetry, dual-tasking, and intersegmental coordination on the gait of pwPD. To achieve this, three studies were conducted. The first study aimed to systematically review the current literature and perform a meta-analysis to compare GA in pwPD to neurologically healthy older individuals (NHI). Additionally, the study evaluated the impact of dopaminergic medication on GA. Study #2 investigated whether obstacle circumvention to the more or less affected side in pwPD, performed concomitantly with a dual task (DT), would lead to worse intersegmental coordination. Seventeen pwPD and 17 NHI were asked to avoid an obstacle while listening to an audio recording of random numbers. Before starting the task, participants were instructed to focus on a specific number. At the end of each trial, their response was recorded. A total of 20 trials were conducted—10 for each side—with half performed under DT conditions. Parameters of asymmetry and intersegmental coordination, including axial coordination and coordination between the lower limbs, were analyzed. Study #3 evaluated gait under various DT conditions in 15 pwPD and 15 NHI. The level of task difficulty was categorized into six conditions: no dual task, very easy, easy, moderate, reasonably difficult, and difficult task. Similar to Study #2, participants listened to an audio recording of random numbers and were asked to memorize how many times a specific number appeared. The level of difficulty increased with the number of digits to be memorized. Spatial-temporal asymmetry and cortical activity were analyzed during these tasks. The main findings are highlighted as follow: Study #1 revealed that pwPD exhibited greater gait asymmetry across most spatial-temporal variables compared to NHI. Swing time asymmetry was identified as the most sensitive indicator of gait asymmetry in PD. Study #2 demonstrated group differences, with pwPD displaying worse intersegmental coordination, particularly axial coordination, compared to NHI. However, the most affected side did not significantly impair coordination during obstacle circumvention. Study #3 revealed greater spatial-temporal and cortical asymmetry in pwPD compared to NHI. The effects of task difficulty on cortical asymmetry were observed exclusively in pwPD. This thesis confirms that pwPD are more asymmetric in both spatial-temporal and cortical parameters compared to NHI. Furthermore, intersegmental coordination, particularly axial coordination, is more affected in PD. However, the influence of challenging environments and dual-task conditions warrants further investigation.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Investigação de compostos baseados em dopamina: seus usos em diferentes configurações(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Teixeira, Jean Valdir Uchôa; Lisboa-Filho, Paulo Noronha
; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A polidopamina é material sintético derivado da dopamina, produzida em laboratório através da oxidação e polimerização da dopamina, resultando em um polímero escuro, semelhante a melanina sintética. Sua descrição na natureza remete a compostos presentes em moluscos, capazes de fornecer sua capacidade de adesão nas mais diferentes superfícies. Em função de suas propriedades físico-químicas únicas e possibilidade de modificações estruturais, a polidopamina tem sido amplamente estudada e aplicada em diferentes frentes da ciência e tecnologia de materiais. Tal versatilidade está baseada na presença de grupos amino e hidroxilas em diferentes configurações dentro de suas subunidades. No entanto, existe ainda uma considerável controvérsia em relação a organização dessas moléculas e a disponibilidade dos grupos funcionais no material final, dependendo das modificações no processo de síntese. Tais questionamentos se tornam ainda mais proeminentes quando tentamos projetar compósitos baseados nesses compostos. Nesse sentido, a presente tese se propõe a investigar as propriedades finais da polidopamina modificada por meio de técnicas de pré e pós-modificação e seu efeito na obtenção de um compósito baseado no sistema óxido de grafeno e polidopamina (OGR/PDA). Os compostos individuais do sistema OGR/PDA foram investigados inicialmente isoladamente. Inicialmente, a síntese de polidopamina foi modificada por meio de metodologias de pré e pós-modificação, com utilização de D-glucose, nitrato de ítrio e cloreto de ferro II, sendo possível desenvolver um protocolo de auto-oxidação de dopamina para posterior uso na fabricação do compósito. Na sequência, foram investigadas as propriedades físico-químicas do óxido de grafeno reduzido utilizando diferentes protocolos de redução. Por fim, apresenta-se um novo compósito mesoporoso formado pela interação entre núcleo de óxido de grafeno reduzido e polidopamina, fase utilizada para ancoragem de compostos de zinco. Esse material apresenta uma estrutura ordenada mesoporosa com reatividade superficial, demonstrando a capacidade de criar materiais por meio da interação com os grupos funcionais provenientes da polidopamina, podendo ser aplicados futuramente em revestimentos multifuncionais e na área biomédica e ambiental.PublicaçãoTese de doutorado Les effets du surpoids et de l'obésité lors du franchissement d'obstacle pendant la marche(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Chardon, Matthias Michel François; Barbieri, Fabio Augusto
; Vuillerme, Nicolas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Le surpoids et l’obésité représentent un problème majeur de santé publique. Selon un rapport de l’Observatoire Mondial de l’Obésité, 38% de la population mondiale âgée de 5 ans et plus était en surpoids ou en situation d’obésité en 2020, chiffre qui, selon les prévisions, devrait atteindre 51% en 2035. En plus de ses conséquences délétères largement documentées sur le système cardio-vasculaire, le surpoids et l’obésité induisent également des déficits fonctionnels liés à la mobilité. Troubles de l’équilibre et de la marche sont ainsi fréquemment observés chez les personnes en surpoids ou en situation d’obésité, pouvant parfois conduire à la chute. Or, à ce jour, peu d’études se sont intéressées à une tâche locomotrice particulièrement à risque de chute, et pourtant fréquemment rencontrées dans notre quotidien : le franchissement d’un obstacle pendant la marche. Dans ce contexte, l’objectif de ce travail doctoral était d’évaluer l’effet du surpoids sur le franchissement d’obstacle pendant la marche. Pour répondre à cet objectif, deux revues de littérature ont dans un premier temps été réalisées. Les conclusions de ces deux revues nous d’une part ont amenés à vouloir comparer un groupe d’individus en surpoids et en poids normal lors d’une tâche de franchissement d’obstacle au travers de paramètres spatio-temporels de la marche et de dégagements horizontaux et verticaux par rapport à l’obstacle. Elles nous ont d’autre part encouragé à re-exploiter des données existantes - pour une autre finalité que celle de l’étude initiale - compte tenu notamment des coûts financiers, matériels, humains et temporels élevés de la production de nouvelles données. Nous nous sommes dès lors attachés de ré-analyser des données expérimentales collectées dans 3 des études incluses dans les précédentes revues de la littérature. Notre jeu de données était ainsi constitué de 5 paramètres spatio-temporels de la marche et 3 paramètres de dégagements mesurés sur chaque pied lors de 3 essais au moyen d’un système de 10 caméras infra-rouge auprès de 43 jeunes adultes à qui il avait été demandé de marcher à vitesse confortable sur un parcours de 8,5 mètres et de franchir un obstacle vertical d’une hauteur fixe de 15 cm positionné au milieu de ce parcours. Nos résultats ont montré que : V (1) chez de jeunes adultes, les paramètres spatio-temporels de la marche et des dégagements horizontaux et verticaux sont reproductibles sur 3 essais de franchissement d’obstacle; (2) comparés aux individus avec un indice de masse corporel (IMC) normal, les jeunes adultes en surpoids présentent des dégagements horizontaux supérieurs avant et après l’obstacle, alors que les paramètres cinématiques et les dégagements verticaux restent inchangés, et (3) l’âge et les caractéristiques anthropométriques des individus sont corrélés à plusieurs paramètres spatio-temporels de la marche et de dégagement horizontaux, ce qui n’est pas le cas des dégagements verticaux. Dans leur ensemble, les résultats de ce travail doctoral suggèrent que le surpoids à un impact minimal sur le franchissement d’obstacle pendant la marche, et ne semble pas augmenter le risque de trébuchement, chez de jeunes adultes et dans des conditions expérimentales particulières relativement clémentes dans la mesure où la tâche consistait à franchir un obstacle vertical de 15 centimètres de hauteur à vitesse confortable sans autre contrainte particulière. Dès lors, plusieurs perspectives découlent de ce travail doctoral. Il s’agira, d’une part, de mettre en œuvre des tâches de franchissement d’obstacle plus contraignantes et/ou plus proches de celles rencontrées dans la vie quotidienne. Il s’agira, d’autre part, d’évaluer des individus présentant non seulement un éventail d’IMC plus large correspondant à plusieurs catégories de surpoids et d’obésité (modérée, sévère et morbide), mais aussi d’âges et de conditions de santé différentes.PublicaçãoTese de doutorado The effect of transcranial direct current stimulation and physical exercise on interlimb coordination during walking in people with Parkinson’s disease(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Zampier, Vinicius Cavassano; Barbieri, Fabio Augusto
; Oliveira, Anderson de Souza Castelo de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e o exercício físico são terapias eficazes para melhorar a coordenação de movimentos e os parâmetros do andar em pessoas com doença de Parkinson (DP), geralmente acompanhadas por mudanças na atividade cortical. Contudo, a variabilidade nos protocolos de ETCC gera dúvidas sobre quais parâmetros são eficazes, e pouco se sabe sobre os efeitos da combinação de ETCC e exercício na locomoção e na atividade cortical em DP. Esta tese investigou essas lacunas em três estudos. O Estudo #1 sintetizou achados de estudos sobre protocolos de ETCC para melhorar a coordenação motora em parkinsonianos e idosos saudáveis por meio de uma revisão sistemática nas bases PubMed, Embase e Web of Science. O Estudo #2 investigou os efeitos agudos, e o Estudo #3 os efeitos crônicos, de um protocolo combinado de ETCC e exercício locomotor na coordenação intermembros, parâmetros do andar e atividade cortical de 22 indivíduos com DP. No protocolo de ETCC, o ânodo foi posicionado sobre o córtex motor contralateral ao lado mais afetado pela DP e o catodo na área supraorbital contralateral. A corrente elétrica de 2 mA foi aplicada por 20 minutos (ativo) ou 10 segundos (sham), concomitantemente ao exercício (20 minutos). No protocolo de exercício, os participantes percorreram um circuito de 18 m em duas condições: i) andar aumentando amplitude dos braços (10 min); ii) andar aumentando velocidade dos braços (10 min). No Estudo #2, os participantes realizaram ambas as condições de estimulação com sete dias de intervalo, sendo avaliados antes e após cada sessão. No Estudo #3, 22 participantes foram divididos em dois grupos (ativo, n = 12; sham, n = 10) e realizaram seis sessões em dias alternados. As avaliações ocorreram antes da primeira sessão, 48 horas após e 30 dias após a última sessão. O andar foi avaliado com o sistema GaitRite posicionado em uma passarela de 8 m. A coordenação intermembros foi analisada via fase relativa contínua entre sinais de acelerômetros nos punhos e tornozelos contralaterais. A atividade cortical foi analisada por EEG de 64 canais, considerando a densidade do poder espectral (alpha, beta e gamma) nos canais Fz, F3, F4, Cz, C3, C4, Pz, P3 e P4. O Estudo #1 mostrou que a ETCC melhora a coordenação motora, especialmente com protocolos de 20 min e 2 mA. O Estudo #2 revelou que uma sessão de ETCC combinada com exercício não potencializou os efeitos do exercício. O Estudo #3 mostrou que seis sessões potencializaram os efeitos do exercício, com menor variabilidade do ângulo de fase e redução do poder espectral na banda alfa do córtex pré-frontal no grupo ativo. Conclui-se que exercícios focados na amplitude e velocidade dos braços promovem melhorias na marcha e na atividade cortical em DP. Contudo, múltiplas sessões de ETCC são necessárias para potencializar esses efeitos, sugerindo que intervenções combinadas e repetidas são mais eficazes.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Formação de professores: uso de jogos e brincadeiras como recursos lúdicos colaborativos ao ensino de conteúdos de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Dias, Audrey Rodrigues dos Santos; Assis, Alice
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nesta pesquisa, foi elaborado e aplicado um curso de Formação Continuada sobre o uso de jogos e brincadeiras em aulas de matemática, direcionado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem sobre a relevância do uso desses recursos no referido curso foi estruturada com o propósito de incitar a pesquisa, o diálogo e a reflexão desses professores a fim de viabilizar que eles utilizem esses recursos de forma planejada em sala de aula. A ideia da proposta desse curso surgiu a partir da percepção da insegurança dos professores desse nível de ensino em utilizarem a brincadeira de jogos de papéis, ao ser apresentada a eles essa possibilidade, em reunião de ATPC, anteriormente à realização deste trabalho. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de viabilizar e investigar a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula, especialmente o “jogo de papéis” enquanto recurso lúdico colaborativo ao aprendizado de conteúdos matemáticos, buscando-se responder à seguinte questão de pesquisa: “De que maneira o curso de Formação Continuada, que aborda o uso de atividades que envolvem brincadeiras e jogos no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), pode contribuir para a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica e para o uso planejado de tais atividades?”. A constituição dos dados se deu mediante as seguintes etapas: - Diagnóstico inicial; - Apresentação teórica e prática; - Intervenção pedagógica pelo professor da sala (optativa); - Avaliação do curso; - Entrevista. A partir do tratamento dos dados constituídos, emergiram as seguintes categorias: Insegurança profissional/resistência a mudanças; Posição parcialmente definida; Postura reflexivo-crítica. Os resultados mostraram que o curso de Formação Continuada possibilitou reflexões e mudanças na prática pedagógica de alguns professores, bem como incentivou o uso desses recursos lúdicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na brincadeira de “jogo de papéis”. Ainda que esse resultado positivo não tenha atingido a todos os participantes, tal curso se mostrou benéfico aos docentes, considerando-se que a (re)construção identitária é um processo resultante da participação desses professores em outros cursos de formação, que também possam instigar a reflexão e a consequente ruptura relativa à insegurança/resistência a mudanças. Paralelo a essa conclusão, salienta-se a importância de que os cursos de Formação Continuada sejam criteriosamente planejados para o atendimento das reais necessidades dos educadores, respeitando suas particularidades. Assim, defende-se nesta tese a relevância dos cursos de Formação Continuada à formação profissional, contudo, compreende-se que não é apenas um curso que suscitará mudanças e reflexões significativas e imediatas na prática do educador, mas um conjunto de cursos de formação que instiguem o processo reflexivo de seus participantes, pois cada um deles condicionará um elemento importante ao processo de (re)construção da identidade do professor. Nesse contexto, conclui-se que somente a partir da reconstrução da identidade profissional, resultante da participação do professorado em cursos de Formação Continuada estrategicamente planejados para esse fim e acessíveis a essa comunidade, é que novas abordagens pedagógicas poderão verdadeiramente fazer parte do contexto escolar e serem difundidas a todas as modalidades de ensino, desimpregnadas de inseguranças e desconhecimentos.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Formação docente orientada pela teoria da ação comunicativa na constituição de uma questão sociocientífica sobre usinas eólicas: recuperando a textura do mundo da vida sob condições restritivas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Fonseca, Aleson da Silva; Orquiza-de-Carvalho, Lizete Maria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente investigação teve como objetivo geral explorar o uso de uma narrativa pessoal na constituição de um caso sociocientífico acerca de uma empresa de energia eólica, como meio de formação e potencialização da expressão da ação sociopolítica em uma formação continuada de professores de Ciências orientada pela teoria da ação comunicativa. Adicionalmente, buscou-se compreender, sob essa mesma perspectiva teórica, dois contextos contrastantes de interação, considerando as características subjacentes à comunicação linguístico-pragmática. Para isso, tomou-se como lastro teórico as contribuições epistemológicas do filósofo alemão Jürgen Habermas. Os dados foram coletados por meio de uma investigação-ação, concentrando-se em dois focos principais. O primeiro envolveu a realização de nove entrevistas semiestruturadas com diferentes atores sociais, vinculados na discussão sobre energia eólica em uma região semiárida do Estado do Rio Grande do Norte. Dentre essas entrevistas, destacou-se a narrativa de uma analista ambiental, que se mostrou relevante por apresentar os contornos de um caso sociocientífico relacionado a uma companhia energética, identificada como significativa para o campo do ensino de Ciências, com importantes relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O segundo foco foi um processo de formação de professores, que foi realizado em seis encontros, compreendido por suas condições restritivas em termos de disponibilidade de tempo, cujo universo amostral compreendeu 21 professores de uma turma de Especialização em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus João Câmara. Nesses cenários, os dados obtidos por meio de gravações em áudio foram transcritos e analisados à luz dos atos de fala, conforme o tratamento metodológico do dispositivo analítico, nomeado como “dispositivo de análise da comunicação de vertente habermasiana”. Os resultados da análise da interação entre o pesquisador e a analista ambiental evidenciaram a constituição de laços de interação, que indicam a manifestação da racionalidade comunicativa. Porém, atravessada, em alguns momentos, por imperativos sistêmicos presentes em atos de fala perlocucionários. A interação com essa funcionária foram capazes de elucidar elementos de tensão, contradição e controvérsias, reportando sete camadas sociocientíficas ligados ao caso, a saber: i) Caracterização dos procedimentos técnicos adotados pela empresa para desenvolver os programas ambientais definidos pelo órgão licenciador; ii) Relações de confiança estabelecida pela empresa de energia eólica; iii) Descrição de elementos de tensão manifestada por conflito de interesse na relação entre a administração pública e a empresa de energia eólica; iv) Relações de gênero no setor eólico; v) Posicionamento, visão de “necessidade” e “solução tecnocientífica” sobre energia eólica; vi) Descredibilização do saber pré-teórico do mundo da vida dos moradores afetados pela empresa de energia eólica em relação às suas experiências cotidianas e vii) Ausência de políticas regulatórias vinculadas às atividades de produção de energia eólica. No processo de formação, verificaram-se vários momentos de ação consensual revelados por uma situação de discurso, de modo que foi possível identificar uma potencialidade relacionada as preocupações temáticas que foram levantadas, indicando o engajamento e o desenvolvimento da vontade política dos professores diante do tratamento da natureza controversa do caso escolhido. Identificou-se que o relaxamento da condição contrafactual da situação ideal de fala representa um desafio à formação de professores, pela via da abordagem de questões sociocientíficas. Assim, tal proposta teve capacidade levar os professores a compreender a ação estratégica do setor eólico, diante do seu projeto político e mercantilista de transição energética de base renovável.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
(Des)caminhos da materialização do componente curricular eletiva no programa Inova Educação-SP (2019): limites e possibilidades no trabalho docente no ensino de ciências(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Queiroz, Thayline Vieira; Bozelli, Fernanda Cátia ; Faculdade de Ciências-UNESP Bauru ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Considerando a necessidade de aprofundar as reflexões e conhecimentos sobre a inserção das disciplinas Eletivas como componente curricular do Ensino Integral, esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de implementação da disciplina Eletiva no Programa Inova Educação, analisando seus limites e possibilidades, com vistas a propor estratégias para o aprimoramento das práticas pedagógicas, da gestão curricular e da formação docente no contexto do Ensino Médio, partindo da análise das condições de produção enquanto origem desta disciplina e de sua implementação. O estudo configurou-se em uma abordagem qualitativa, e o ambiente de pesquisa escolhido foi uma escola estadual que oferecia Ensino Médio, localizada em um município do extremo noroeste do estado de São Paulo. Delimitaram se como participantes da pesquisa os professores da área de ensino de Ciências responsáveis pelo processo de construção, planejamento e desenvolvimento das disciplinas Eletivas nesta unidade escolar, bem como membros da comunidade/gestão escolar. Os instrumentos de pesquisa que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido incluíram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores e membros da comunidade escolar, gravações em áudio, além da observação e acompanhamento das disciplinas Eletivas no âmbito escolar. O corpus de análise foi delimitado pelos documentos referentes ao currículo do estado de São Paulo, entrevistas e transcrições das gravações. Na última etapa, realizou-se a análise do material empírico constituído, transformando o corpus bruto em objeto discursivo após a etapa de superficialização. Dessa forma, a análise foi guiada pelas noções da teoria de Análise de Discurso francesa apresentada por Orlandi (2002) como referencial teórico-metodológico e analítico. As análises revelaram fundamentos para compreender os antagonismos e percepções ideológicas que envolvem a disciplina Eletiva no contexto do Programa Inova Educação, além de demonstrar que não é possível tecer um perfil único para atuação na disciplina Eletiva. Revelou-se, ainda, que a materialidade de um componente curricular se situa entre o pensado e o vivido, evidenciando o diálogo entre dois espaços formativos: o teórico e o prático. A análise revelou que os discursos são marcados pela influência de memórias discursivas e pela interpelação ideológica, evidenciando uma tensão entre a promessa de inovação e as limitações impostas pela estrutura escolar e pelas políticas educacionais. Identificou-se que, embora o currículo proposto ofereça possibilidades para autonomia e criatividade docente, os sujeitos enfrentam desafios significativos devido à falta de clareza nas diretrizes e ao distanciamento entre as políticas educacionais e as práticas escolares. Concluiu-se que a implementação das Eletivas revela um processo complexo, marcado por dificuldades estruturais, múltiplas interpretações das diretrizes e uma lacuna entre as intenções das reformas curriculares e sua aplicação prática. Os resultados destacam a necessidade de suporte consistente e tempo para alinhar propostas à realidade escolar, contribuindo para uma compreensão aprofundada dos desafios envolvidos na materialização de políticas educacionais, que oscilam entre aproximações e distanciamentos, influenciados por discursos legais e dos sujeitos do cotidiano escolar.PublicaçãoTese de doutorado Um panorama do ensino de Física em países associados à União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP): uma análise a partir dos eventos da área(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Parma, Fabiano Willian; Nardi, Roberto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A partir do levantamento e da análise das pesquisas apresentadas e publicadas nas últimas conferências organizadas pela Comissão Internacional de Ensino de Física (C14-ICPE), da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), esta pesquisa busca responder à seguinte questão: ao considerar o percurso histórico dos últimos anos, como se caracteriza a pesquisa em ensino de Física apresentada em eventos de ensino organizados pela IUPAP? Para tanto, investigamos as instituições envolvidas, os tópicos abordados nas palestras e as principais linhas de pesquisa. Além disso, buscamos traçar um panorama da pesquisa em Ensino de Física apresentada nos últimos eventos e investigar como a C14-ICPE contribui na criação e disseminação de um discurso independente e na valorização da produção científica internacional. Os dados foram constituídos a partir das seis últimas conferências internacionais: a International Conference on Physics Education (ICPE) e a World Conference on Physics Education (WCPE), realizada entre 2016 e 2022. Para a análise, adotamos os princípios teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Pecheutiana, que busca compreender os discursos como a materialização das ideologias. Constatamos que o Brasil é um dos principais produtores de conhecimento em Ensino de Física no mundo; no entanto, fica evidente a política de silenciamento em relação aos países do sul global por parte das comissões organizadoras dos eventos, principalmente quando organizados em conjunto com outras associações e grupos europeus e norte-americanosPublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Astronomia Cultural no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-18) Santos, Milton Soares dos; Nardi, Roberto [ UNESP] ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre ( IFAC) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este estudo foi realizado com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica sobre o Ensino de Astronomia no Brasil, particularmente sobre Astronomia Cultural, em teses e dissertações da área de ensino, no período de 1968 a 2021. Buscamos estabelecer um panorama da literatura existente sobre Astronomia Cultural, a fim de responder à seguinte questão: como o tema Astronomia Cultural está sendo abordado em teses e dissertações sobre Educação em Astronomia? A pesquisa considerou as publicações presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA). Os dados foram avaliados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, por meio do qual destacamos os descritores: ano de publicação, autor(a), orientador(e)s da pesquisa, instituição de ensino superior, programa de pós-graduação, título do trabalho, região geográfica e Estado do país, palavras-chave, principais referenciais teóricos, metodologia de coleta e análise de dados, enfoque temático e conteúdos específicos considerados. O estudo mostra que a investigação em Astronomia Cultural ainda está em uma fase inicial; poucos autores trabalham nessa área em relação à crescente produção no ensino de Astronomia em geral, especialmente no Brasil. Considerando o caráter inter e multidisciplinar dessa área, destacamos a necessidade de a área de Ensino de Ciências ampliar a discussão com outras áreas, como a Antropologia, Etnociência, Linguística, História da Ciência e, dessa forma, contribuir para um ensino de Astronomia reflexivo, que considere as culturas dos diferentes povos, como os chamados tradicionais. O estudo procura, ainda, contribuir para a memória da área de ensino de Astronomia no país.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Estudo por RMN e DRX das reações de bromação de guanidinas com potencial atividade antileishmania(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-17) Zampieri, Eduardo Henrique; González, Eduardo René Pérez
; Magalhães, Alviclér ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As leishmanioses são um complexo de doenças infecciosas tropicais negligenciadas, causadas por protozoários parasitas, que afetam milhares de pessoas anualmente, representando uma grande preocupação para a saúde global. Entre as manifestações, a leishmaniose visceral é a forma mais grave. Os tratamentos disponíveis para leishmaniose são baseados em medicamentos antigos, frequentemente associados a graves efeitos tóxicos. Além disso, o surgimento de cepas resistentes tornou urgente a busca por novos tratamentos que sejam seguros e eficazes. Compostos guanidínicos têm demonstrado resultados promissores no combate à leishmaniose, como é o caso dos compostos LQOF-G2, que possui um átomo de bromo na posição para da porção anilina, e LQOF-G6, que contém um grupo terc-butil na mesma posição. Ambos mostraram eficácia significativa em ensaios in vivo contra Leishmania amazonensis e in vitro contra Leishmania infantum. A presença do átomo de bromo no LQOF-G2 parece estar associada a uma atividade antileishmania expressiva, tanto in vitro quanto in vivo. Com o objetivo de entender melhor a influência dos átomos de bromo nos compostos guanidínicos, este estudo avaliou como a quantidade e a posição desses átomos afetam a dinâmica estrutural e conformacional dos compostos. Para isso, foi realizada reação de bromação nos compostos guanidínicos utilizando N-Bromosucinimida (NBS) ativado por luz infravermelha (IV) de 150 Watts em diclorometano como solvente, durante 12 horas de exposição. Os resultados confirmaram a eficiência do método, com até dois átomos de bromo sendo adicionados a uma única molécula. A caracterização dos compostos bromados foi realizada por ressonância magnética nuclear (RMN – 500 MHz) de 1H, 13C, e 15N e, quando possível, por difração de raios X de monocristais (SCDRX). Observou-se que a bromação foi seletiva para a porção de anilina em todas as guanidinas estudadas. Com o aumento do número de átomos de bromo, ocorreu uma inversão preferencial de conformação dos compostos, passando do isômero Z para o isômero E. A proporção de cada isômero foi determinada por RMN de 1H em solução a -10°C. O SCDRX corroborou a inversão preferencial para o isômero E em compostos polibromados no estado sólido. Os compostos polibromados foram avaliados preliminarmente quanto à sua atividade antileishmania e apresentaram baixa eficácia. Esses resultados sugerem que o aumento no número de átomos de bromo na fração anilina das guanidinas investigadas e as consequentes mudanças conformacionais, não contribuíram para a melhoria da atividade biológica.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Professoras polivalentes: trabalho colaborativo para o ensino de cálculo mental na perspectiva do sentido de número(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Cunha, Luciana Aparecida da; Assis, Alice
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O cálculo mental na perspectiva do sentido de número tem sido objeto de estudo por algumas pesquisas, dentre elas, a de Cunha (2021) que destacou a necessidade de oferecer uma formação continuada para professores polivalentes, visando aprimorar o ensino nas aulas de Matemática. Dessa forma, o trabalho colaborativo mostra-se como uma possibilidade de interação e formação entre esses professores. Para isso, o propósito desta pesquisa foi de responder a seguinte questão: de que maneira o trabalho colaborativo realizado no curso de formação continuada contribuiu para a melhoria da prática pedagógica das professoras polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco específico no ensino do cálculo mental na perspectiva do sentido de número? A abordagem teórico-metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da Análise de Conteúdo. Para a obtenção dos dados, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa foram aplicadas uma entrevista inicial semiestruturada e uma tarefa matemática com dez professoras, visando identificar seus conhecimentos, dificuldades e anseios relativos ao ensino do cálculo mental. Na segunda etapa realizou, com as professoras, quatro encontros online que propiciaram um trabalho colaborativo, integrando a teoria e a prática pedagógica. Na terceira etapa, duas professoras aplicaram 50 (cinquenta) tarefas matemáticas com seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Após a aplicação, realizou-se uma entrevista final, a fim de identificar o envolvimento dos alunos e os desafios enfrentados por elas durante a realização dessas tarefas. Nesse contexto, verificou-se que o trabalho colaborativo com as professoras mostrou-se essencial para fortalecer práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento do sentido de número e do cálculo mental. Inicialmente, muitas docentes não estavam familiarizadas com o conceito de sentido de número, indicando a necessidade de aprofundamento durante a formação. No entanto, identificou-se uma lacuna entre a compreensão teórica e sua aplicação prática, destacando a necessidade de um alinhamento mais efetivo entre teoria e prática docente. O trabalho colaborativo também permitiu a identificação de uma relação clara entre o sentido de número e o cálculo mental, reconhecida pelas professoras após o curso. Apesar disso, essa conexão ainda não era plenamente explorada em sala de aula, revelando um potencial para aprimoramento. A tese reforça a importância da formação continuada e do trabalho colaborativo como ferramentas para enriquecer a prática pedagógica de maneira a contribuir para o desenvolvimento do cálculo mental e do sentido de número nas aulas de MatemáticaPublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Obtenção e caracterização de compósitos de borracha natural contendo cargas de fibras de curauá(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Azevedo, João D'Anuzio Lima de; Bortoleto, José Roberto Ribeiro
; Giacon, Virginia Mansanares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A preocupação com o meio ambiente e as implicações associadas às atividades humanas vem fomentando uma busca crescente por materiais de baixo impacto ambiental. Neste sentido, um seguimento em contínuo desenvolvimento tem sido a aplicação de fibras vegetais como reforço em compósitos de matrizes poliméricas naturais, sendo possível gerar materiais com propriedades térmicas e mecânicas melhoradas. Neste trabalho foram analisadas as propriedades térmicas e mecânicas de um compósito de borracha natural reforçado com fibras de curauá. Amostras de compósitos com diferentes teores em peso de fibra natural (2,5%, 5%, 7,5%, 10%, 12,5% e 15%) foram obtidas. O tratamento alcalino com hidróxido de sódio (NaOH) foi utilizado para modificar a superfície da fibra de curauá e melhorar a ligação na interface matriz/reforço. Resultados mostraram que o tratamento alcalino elevou o índice de cristalinidade da fibra em 19,2%, porém não afetou o padrão de espalhamento dos compósitos. A análise termogravimétrica revelou que estabilidade térmica dos compósitos e pouca influência tanto pelo teor de fibras quando pela mercerização. Já a condutividade térmica apresentou reduções de até 34,2% em relação à matriz para baixos teores de fibra, enquanto houve tendência de aumento para cargas de fibras mais elevadas. A dureza dos compósitos variou de 25,4 a 62,5 ShA e pode ser aprimorada em até 134% para cargas 15% de fibra natural. A resistência à tração dos compósitos apresentou melhora de até 161% para amostras com cargas de 2,5% de fibra tratada, porém houve tendência de decréscimo com o aumento do teor de fibra, indicando problemas de distribuição da fase dispersa. Portanto, em geral, os compósitos fabricados com fibras tratadas apresentaram propriedades melhores àqueles sem tratamento, evidenciando melhor adesão interfacial e, por fim, o teor de 2,5% de fibra apresenta melhor combinação entre propriedades térmicas e mecânicas.PublicaçãoTese de doutorado Aplicação de derivados quinolínicos na síntese de polímeros(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Moreno, Vitor Fernandes; Silva Filho, Luiz Carlos da
; Hiorns, Roger Clive ; Université de Pau et des Pays de l'Adour (UPPA) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Atualmente as resinas compostas a base de monômeros acrilados são os principais materiais para restaurações odontológicas por demonstrarem bons desempenhos clínicos e estéticos. No entanto, a polimerização incompleta e consequente lixiviação são identificadas como os principais problemas destes biomateriais, cuja da longevidade está estimada em 10 anos. Ao longo dos últimos anos vários estudos têm buscado por componentes capazes de exibir melhorias em relação à quebras, trincas e desgastes, considerando também o uso de compostos com a menor toxicidade possível e com preços acessíveis, visando um potencial de popularidade destas restaurações que são cada vez mais procuradas por pacientes e profissionais do mundo inteiro. Neste trabalho, foram desenvolvidos derivados quinolínicos inéditos para emprego e avaliação de seus desempenhos na ação fotoiniciadora de produção de polímeros a base de monômeros acrilados. Estudou-se o efeito provocado pelas mudanças sintéticas nos grupos terminais dos compostos além de uma comparação direta com aquele que é o fotoiniciador mais utilizado atualmente na composição das resinas comercializadas, a canforquinona. Os fotoiniciadores nitroquinolínicos exibiram os melhores resultados de fotopolimerização indicando eficiência na obtenção de polímeros rígidos com valores maiores que 65% na polimerização do UDMA em apenas 60 segundos. Também foi estudada a estabilidade térmica, a taxa de perda de massa e a transição vítrea dos polímeros gerados e dos fotoiniciadores por TG-DTA e DSC, além de análises morfológicas por MEV, de sorção e solubilidade dos polímeros em água e da polimerização com a adição de carga inorgânica. As propriedades ópticas também chamaram atenção, apresentando cores semelhantes às dos dentes naturais, além de fluorescência sob irradiação de luz UV, algo comumente presente nos materiais restauradores. Na segunda parte do trabalho, alguns dos derivados obtidos foram empregados para a produção de polifulerenos com potencial uso em dispositivos eletrônicos orgânicos. Foi comprovada sinteticamente formação dos compostos de interesse, exibindo resultados interessantes que corroboram com a versatilidade que os derivados quinolíncos apresentam na química de polímeros, tanto em termos de síntese quanto em características que são procuradas nos materiais aqui estudados.