Bauru - FC - Faculdade de Ciências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254443

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  • ItemTese de doutorado
    Narrativas de resistência: história de vida de uma educadora com deficiência visual e seus constructos no ensino de ciências e biologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 16-09-2024) Flores, Andrezza Santos ; Camargo, Eder Pires de ; Educação para a Ciência (FC) - Campus de Bauru ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A inclusão está alicerçada na constituição, legislações e atos normativos que garantem o direito a todos pela escolarização, perpassando pelas modalidades de ensino que culminam na educação superior. Todavia, pouco se sabe da trajetória de vida das pessoas com deficiência em contextos laborais. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo retrospectivo visando: analisar a história de vida de uma educadora com deficiência visual (DV), entrelaçando suas potencialidades e desafios em meio aos seus constructos no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Nessa conjuntura, além de pertinente, é necessário tecer reflexões inerentes a sua atuação como docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e como Gestora Escolar, visto que os conhecimentos transcendem a sala de aula, possibilitando que todos os setores, inclusive a equipe gestora, enquanto facilitadora do processo de inclusão escolar, considerem as características de cada um, ou seja, os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Posto isto, trata-se de uma pesquisa narrativa, com investigação de natureza qualitativa, no viés da abordagem descritiva e interpretativa do contexto, bem como pesquisa participante. Para o estabelecimento dos demais participantes da pesquisa foi utilizada a abordagem Snowball Sampling (Amostragem “Bola de Neve”), contando com a participação da vice-diretora, coordenadora pedagógica, professoras de Ciências e Biologia, professor de Língua Portuguesa, estudante da sala de recursos, mãe da estudante e autora da pesquisa, correspondendo na participação de duas escolas, indicadas como A e B. Dessa forma, para a coleta de dados foram realizadas individualmente entrevistas semiestruturadas, as quais permitiram a análise das narrativas bibliográficas. Com isso, os resultados foram apresentados depreendendo de categorias temáticas, de acordo com as memórias explicitadas pelos participantes, tendo como base o hipocampo, área localizada no cérebro importante para memorização. Os resultados indicam elementos que permeiam as vivências correspondentes às práticas pedagógicas como docente do AEE e diretora, atrelado aos princípios do DUA no ensino de Ciências e Biologia, permeando às diretrizes de representação, engajamento, ação e expressão, bem como o desvelo em ambientes inclusivos, mesmo que de forma incipiente. Por outro lado, a ausência de acessibilidade para a cumprir com êxito suas prerrogativas foram evidenciadas em ambos os cargos, porém de uma maneira mais acentuada como gestora escolar devido à intolerância de alguns docentes, se destacando o uso de termos pejorativos e descrença da capacidade para executar seu trabalho. É precípuo destacar que a inclusão é um terreno fértil, não sendo restrita ao contexto educacional, carecendo de políticas públicas revisadas e efetivadas com acessibilidade, pois a conquista do cargo não supre as barreiras atitudinais para a execução equânime do ofício.
  • ItemTese de doutorado
    Práxis pedagógica histórico-crítica na formação de licenciandos/as em Ciências Biológicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Sun, Hinan Tsai ; Campos, Luciana Maria Lunardi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A partir do alinhamento com os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, a práxis pedagógica histórico-crítica na formação de professores/as de Ciências e Biologia deve visar a formação da consciência filosófica, compreendida como a capacidade de análise e reflexão sobre a finalidade da educação e da prática docente. Isso se dá por meio do movimento da síncrese à síntese, pela mediação da análise, reconhecendo a intencionalidade do ato educativo e o caráter político do trabalho docente, pautando-se pela articulação dialética entre teoria e prática e pela defesa da transmissão e apropriação dos conhecimentos teóricos. Para compreender como formar professores/as a partir da perspectiva histórico-crítica, o objetivo geral da pesquisa é a análise de uma práxis pedagógica histórico-crítica em uma disciplina pedagógica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Foi elaborada e desenvolvida uma proposta didática para uma disciplina ministrada a uma turma de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a análise da proposta, foram elaboradas quatro categorias analíticas: i) as condições objetivas de trabalho do professor, ii) conteúdo e forma: a necessidade de domínio teórico, competência técnica e compromisso político, iii) o movimento da síncrese à síntese como fundamento da práxis pedagógica, e iv) mediações necessárias para a superação da pseudoconcreticidade. A partir dos resultados, evidenciamos a possibilidade de uma práxis histórico-crítica na formação de professores, visando a formação da consciência filosófica dos/as licenciandos/as, por meio do movimento da síncrese à síntese, pela mediação da análise, reconhecendo-se a intencionalidade do ato educativo e o caráter político do trabalho docente, pautando-se na articulação dialética entre teoria e prática e na defesa da transmissão e apropriação dos conhecimentos teóricos. Encontramos como desafios a condição de professora substituta, o domínio dos conteúdos de ensino e a própria lógica dialética.
  • ItemTese de doutorado
    Visually guided actions of urban traffic users: towards an affordance-based approach
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-27) Gotardi, Gisele Chiozi ; Rodrigues, Sérgio Tosi ; van der Kamp, John ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese investiga ações guiadas visualmente de usuários do tráfego urbano, especificamente motoristas e ciclistas, através de diferentes estruturas teóricas. Está dividida em duas partes, cada uma empregando guias distintos para a descoberta. Parte 1: O foco está no comportamento do olhar dos motoristas durante a navegação virtual, fundamentado em abordagens cognitivistas. Três experimentos investigam a relação entre atenção visual e desempenho na condução entre grupos vulneráveis de motoristas. O Estudo 1 explora o impacto da ansiedade na atenção e no desempenho na direção, revelando que, enquanto a ansiedade prejudica a eficiência do processamento e a eficácia do desempenho tanto para motoristas inexperientes quanto experientes, mostra que os deslocamentos atencionais diferem com base no nível de experiência. O Estudo 2 investiga como a experiência em jogos de corrida influencia o comportamento do olhar e o desempenho na direção, mostrando que motoristas com experiência em jogos dedicam mais atenção a fontes de informação relevantes para a tarefa, destacando como a experiência virtual pode ser usada como um bom treinamento para melhorar o comportamento do olhar e o desempenho na direção. O Estudo 3 examina o comportamento do olhar e o desempenho na direção entre motoristas com doença de Parkinson (DP) e adultos mais velhos e mais jovens saudáveis, constatando que a DP afeta negativamente o desempenho e o comportamento do olhar. Motoristas com DP tiveram mais colisões e passaram menos tempo dentro da zona de velocidade. Seu comportamento do olhar foi mais aleatório, com fixações aumentadas em áreas irrelevantes e maior entropia visual. Motoristas mais velhos concentraram sua busca visual na pista para detectar ameaças. Parte 2: Eu mudo meu guia de descoberta para o conceito ecológico de affordances, investigando o papel da percepção de affordances no controle do movimento. O Estudo 4 investiga se o controle visual da frenagem no ciclismo é baseado em affordances. A desaceleração máxima atingível foi manipulada adicionando pesos à bicicleta, e duas distâncias de aproximação foram usadas para variar a velocidade. Os participantes aumentaram os ajustes de frenagem à medida que se aproximavam do limite de ação, indicando uma estratégia de controle baseada em affordances. Ciclistas ativos usaram predominantemente o estilo agressivo, sugerindo que a experiência influencia as estratégias de frenagem. Finalmente, o Estudo 5 explora a escala de ação na frenagem relativa à desaceleração preferida e máxima no ciclismo em diferentes inclinações de terreno. Os participantes começaram a frear mais cedo com menor desaceleração na inclinação descendente. O estilo de frenagem agressivo foi mais prevalente durante a inclinação ascendente do que na descendente. Ambos os estilos ajustam a magnitude da frenagem à medida que a desaceleração aumenta, apoiando a abordagem baseada em affordances. Em resumo, esta tese avança nossa compreensão das ações guiadas visualmente no tráfego urbano através do estudo de diferentes estruturas teóricas. Devido à sua maior representatividade ecológica e explicação mais parcimoniosa, a abordagem de controle baseada em affordances emerge como a perspectiva mais apropriada para investigar o acoplamento percepção-ação visual na navegação do tráfego.
  • ItemTese de doutorado
    Trabalho docente na política curricular do estado de São Paulo: análise da disciplina Ciências a partir dos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-02) Julio, Vanessa Ribeiro ; Diniz, Renato Eugênio da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo tem como objetivo desvelar e analisar a compreensão de trabalho educativo presente em documentos curriculares oficiais do estado de São Paulo, bem como discutir suas consequências para o trabalho do professor de Ciências. Partindo do pressuposto de que, para além de serem subsídios para o trabalho do-cente, as políticas curriculares também podem representar interesses da classe do-minante ao serem elaboradas através do Estado capitalista, identifica-se uma com-preensão de trabalho docente presente nesses documentos que norteia processos relacionados ao trabalho do professor de Ciências no estado de São Paulo. Desve-lar essa compreensão passa pelo estudo dos documentos oficiais curriculares, pois o currículo, definindo o que ensinar e porque ensinar, é uma ferramenta relaciona-da ao objeto da educação e, portanto, ao objetivo do trabalho docente. Consideran-do a questão central “Que compreensão de trabalho docente se expressa nos do-cumentos curriculares do estado de São Paulo e como ela impacta o trabalho do professor de Ciências?”, a pesquisa, fundamentada metodologicamente no Materia-lismo histórico-dialético e pela Pedagogia histórico-crítica, se propôs a investigar o objeto por meio da análise da política curricular de Ciências do estado de São Pau-lo. A partir da análise do Currículo Paulista, documento oficial do estado de São Paulo, e de seus materiais de apoio, foram organizadas e discutidas quatro catego-rias de análise: a educação e seu papel; o professor e seu papel; o aluno e sua for-mação; o conteúdo de Ciências, sua concepção e sua seleção. Visando a compre-ensão de seu trabalho e instrumentalização dos docentes para enfrentamento dos desafios históricos e suas formas de superação, a discussão envolve a compreen-são de que o trabalho do professor de Ciências presente nos documentos está vin-culada à manutenção da sociedade capitalista e à exploração do professor como trabalhador, alterando a configuração do trabalho docente: sendo elaborada de for-ma alheia ao professor, norteando o que devem ensinar e por que a partir de uma concepção de mundo vinculada ao modo de produção vigente, colaborando nos processos de precarização, proletarização, alienação do trabalho e, por consequên-cia, impactando também o produto do trabalho docente, a formação dos alunos.
  • ItemTese de doutorado
    O ideário liberal na política de formação de professores: análise dos reflexos nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-19) Pressato, Daiany ; Campos, Luciana Maria Lunardi ; Faculdade de Ciências ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    À luz da perspectiva materialista, histórica e dialética, esta pesquisa indagou: está contido e expresso, nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, o movimento de reprodução e resistência frente ao ideário liberal para a formação de professores? Assim, essa investigação, de caráter documental, objetivou analisar a presença e a expressão do ideário presente nos PPPs atuais dos referidos cursos. Defende-se a tese de que os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de formação inicial de professoras e professores, decorrentes das políticas públicas, apresentam relações contraditórias entre as concepções que os balizam. Para a análise dos dados, as relações dialéticas entre o universal, o particular e o singular foram mobilizadas em conjunto com as categorias de totalidade, contradição e mediação. A investigação dos documentos possibilitou o reflexo de categorias que sintetizavam as relações estabelecidas, revelando, assim, a totalidade do conteúdo analisado. Foram elas: Cisão entre atividade-meio e atividade-fim; Contradição entre capital e trabalho; Formação a distância e fetichismo da tecnologia; Relação entre a formação para o mercado de trabalho e a formação para a transformação; Relação entre o recuo e a importância dada às teorias; Unidade teórico-prática; Limitação da concepção de prática; Responsabilização individual dos licenciandos pela sua própria formação; Influência dos organismos internacionais; Concepção assistencialista e a concepção emancipatória da extensão. Tais categorias perpassaram três eixos temáticos: caracterização dos cursos, perfis dos profissionais formados e, por fim, estrutura curricular. A tensão dialética entre o ideário liberal e as concepções de resistência a ele está presente nos documentos de formação humana analisados. É defendido que a formação de professores deve se basear em um projeto que articule as necessidades da classe trabalhadora, sob a concepção histórico-crítica da educação. Dessa forma, é necessário reconhecer que a formação de professores, nos moldes atuais, não permite o pleno desenvolvimento de personalidades humano-históricas, evidenciando, assim, a necessidade de transformação das relações de produção.
  • ItemTese de doutorado
    A relação entre a expressão de GDF15 e estresse oxidativo no envelhecimento: o efeito do treinamento aeróbio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Reia, Thaís Amanda. ; Zago, Anderson Saranz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O envelhecimento é caracterizado por mudanças degenerativas causadas pelo aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) devido à disfunção mitocondrial, o que pode desencadear respostas compensatórias, como a regulação positiva do fator de diferenciação de crescimento 15 (GDF15). O GDF15 é elevado em situações de estresse celular, tal como durante o exercício físico agudo e o envelhecimento, sendo hipotetizado que ele modula o ambiente oxidativo e mitiga os impactos do envelhecimento. Diante disso, este trabalho foi dividido em três estudos: o primeiro estudo teve como objetivo revisar sistematicamente os efeitos do exercício agudo e crônico sobre a expressão do GDF15 em humanos. A revisão sistemática foi conduzida seguindo as diretrizes PRISMA, com buscas realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Trials e Embase. Os resultados mostraram que o exercício físico agudo pode aumentar as concentrações de GDF15 em várias populações. No entanto, estudos sobre programas de treinamento regular apresentaram resultados discrepantes, apontando a necessidade de mais investigações; o segundo estudo teve como objetivo analisar o impacto do envelhecimento na expressão de GDF15 e no estresse oxidativo e, investigar os efeitos do treinamento regular na atenuação desses marcadores em ratos idosos. Ratos Wistar foram alocados em três grupos (n=7): jovem controle (JC), idoso controle (IC) e idoso treinado (IT). O grupo IT realizou 8 semanas de treinamento aeróbio. Foram analisados peso corporal, capacidade física, concentração plasmática e muscular de GDF15 e marcadores de estresse oxidativo plasmático. O grupo IT apresentou maior capacidade física, menor peso corporal, redução na concentração de GDF15 e melhora no perfil oxidativo. Além disso, altos níveis de GDF15 foram associados a menor capacidade física e maior estresse oxidativo. O treinamento aeróbio regular parece reduzir os níveis basais de GDF15 em ratos idosos, possivelmente devido à sua eficácia em atenuar os efeitos do envelhecimento, melhorando o equilíbrio oxidativo e a capacidade física; e por fim, o terceiro estudo visou analisar o efeito protetor do GDF15 após a indução do fenótipo oxidativo mitocondrial em células musculares C2C12. As células foram submetidas à indução de estresse oxidativo, com a geração de EROs e a taxa de morte celular avaliadas na presença e ausência de GDF15. A expressão de GDF15 foi associada à menor geração de EROs e taxa de morte celular. Esses resultados sugerem um papel protetor do GDF15 contra os efeitos deletérios do estresse oxidativo em células musculares. Em suma, os estudos indicam que o GDF15 desempenha um papel importante na resposta ao estresse oxidativo e no envelhecimento. O treinamento aeróbio regular pode reduzir os níveis de GDF15 em idosos, possivelmente devido à sua eficácia em atenuar o impacto do envelhecimento. Além disso, o GDF15 parece exercer uma função protetora contra o estresse oxidativo, auxiliando na preservação da função mitocondrial. No entanto, são necessários mais estudos para determinar se o GDF15 de fato pode ser considerado um marcador de estresse ou um mediador das adaptações biológicas induzidas pelo exercício físico.
  • ItemTese de doutorado
    O (des)compasso na criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-15) Silva, Natalia Cristina da ; Martins, Maria Ednéia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve por objetivo estudar o movimento de criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS, com base em fontes orais e documentais. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, fundamentado nas concepções da História Oral, o qual permitiu a construção de fontes historiográficas, que possibilitaram esboçar compreensões sobre diversos movimentos que visavam à formação para a docência. Foram realizadas entrevistas com doze docentes, que vivenciaram, de maneira singular, a criação dos cursos de Matemática, a partir da década de 1970 até meados de 2000. Compuseram o material de análise, portanto, doze narrativas, recortes jornalísticos e legislações. Neste movimento analítico, foram discutidas temáticas que emergiram na fala dos colaboradores, como a urgência na criação de cursos de formação de docentes, o movimento de separação do estado do Mato Grosso do Sul, os entraves entre a Matemática Pura e a Educação Matemática e a falta de planejamento na criação dos cursos, destacando-se a dinamicidade na relação de “centro” e “periferia”. O desenvolvimento da pesquisa permitiu desvelar a complexa interação entre a política educacional, a migração de professores e os impactos socioeconômicos; assim, a institucionalização da formação de professores não fez parte de um planejamento estratégico de educação, sendo a criação dos cursos de Matemática ligada às demandas políticas. A pesquisa desenvolvida contribuiu com o mapeamento da formação de professores que ensinaram Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil, foco de estudos do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM).
  • ItemTese de doutorado
    Uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de álgebra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Kucinskas, Ricardo ; Meneghetti, Renata Cristina Geromel ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese aborda uma investigação cujo objetivo geral é propor e analisar uma abordagem metodológica para o ensino e a aprendizagem de Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental, investigando a sua eficácia didático-pedagógica, com destaques de potencialidades e desafios em termos de aprendizagem. Tal abordagem se dá por meio do emprego da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMRP) e do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM). Essa proposta também contemplou as habilidades de aprendizagem definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referentes ao estudo de conceitos algébricos presentes nos objetos de conhecimento do componente curricular da Matemática. Para a validação desta proposta, procedeu-se à elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Álgebra com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia de investigação e de análise dos dados, nos pautamos numa abordagem qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados a partir dos seguintes instrumentos de pesquisa: a observação participante; uma avaliação diagnóstica inicial; três fichas com situações-problema, contemplando cada uma das fases da sequência didática idealizada; e uma avaliação diagnóstica final. Esses dados foram analisados por meio da abordagem de análise de conteúdo. Como resultado principal, observamos que, mesmo diante de uma resistência inicial pelos estudantes quanto à abordagem metodológica adotada, foi possível perceber que os aprendizes foram se envolvendo gradualmente, o que culminou em uma compreensão mais aprofundada das habilidades pretendidas em cada fase da sequência didática. Sobre as potencialidades, destacam-se: a autonomia que os alunos adquirem por meio da MEAAMRP; a competência do trabalho em grupo; a flexibilidade no trabalho pedagógico; além da motivação discente. Sobre os desafios, apontamos: a resistência inicial dos estudantes quanto à proposta apresentada; bem como a heterogeneidade do pensamento dos aprendizes, que explicita um pensamento algébrico com níveis variados em relação à proximidade do simbolismo algébrico, que pode exigir outras abordagens complementares de ensino. Por fim, o propósito primordial desta tese é contribuir – tanto em âmbito acadêmico quanto no universo da sala de aula – com possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem de conceitos algébricos para que os objetos de conhecimento da Matemática escolar produzam significados para os aprendizes, no que se refere a conceitos algébricos, destacando o uso de variáveis como generalizadoras de modelos e como incógnitas ou constantes.
  • ItemTese de doutorado
    A criança que insiste em nós: o encontro da astronomia com a psicanálise
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Lima, Gleici Kelly de ; Langhi, Rodolfo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho amplia os horizontes teóricos relacionados à criança na Educação em Astronomia ao refletir sobre os possíveis delineamentos do letramento científico no Ensino de Astronomia para crianças, permeado pelo olhar da teoria psicanalítica. A questão de pesquisa é: Quais as cadeias de significantes que podem ser formadas ao propormos o Ensino de Astronomia para crianças por meio de um modo outro de apresentar o letramento científico a partir de aproximações com o recorte psicanalítico? Assim, teve como objetivo estabelecer proposições do letramento científico para crianças a partir da teoria psicanalítica na Educação em Astronomia. A pesquisa foi caracterizada como explicativa de abordagem qualitativa e a sua constituição tem o campo psicanalítico como aporte, mais especificamente as teorias freudiana e lacaniana, bem como os campos da Psicanálise e Educação, além do diálogo com os referenciais teóricos da Educação em Astronomia e Ciências, e das teorias benjaminiana e bachelardiana. Os conceitos manejados ao longo do trabalho formaram a imagem da Constelação do Letramento Astronômico, em que cada estrela representa um significante: Espaço, Experiência, Palavra, Devaneio e Brincar; todas conectadas pelo campo transferencial. Tal imagem propõe um ensino de astronomia pensado por sujeitos sensíveis ao inconsciente, ao desejo, à alteridade e à linguagem. O letramento astronômico no Ensino de Astronomia precisa ser pensado também pelo campo subjetivo, da mediação, da linguagem e da realidade do desejo. Pelas relações estabelecidas nesta pesquisa, a Psicanálise pode contribuir com a noção de transferência e de educar para realidade do desejo no letramento científico, esta última, vista enquanto reconhecimento das medidas parciais do desejo, que afetam diretamente o ensino e o saber na astronomia. As considerações colocaram em foco a origem sexual da pesquisa infantil, por meio da pulsão sexual que se desloca para a pulsão de saber pela sublimação, além de evidenciarem a posição da criança enquanto sujeito do discurso e do desejo. Ao brincar com os objetos e com as palavras, as crianças vão se desenvolvendo, como visto no estádio do espelho, e conseguindo ampliar sua imaginação, de forma que a Psicanálise mostra outra face da criança e da infância. O campo psicanalítico mostrou-se bastante profícuo para pensar a Educação em Astronomia e seus processos de ensino, bem como na compreensão de sujeito. Pesquisas futuras podem ampliar o referencial teórico metodológico psicanalítico para o Ensino de Astronomia, bem como suas implicações interpretativas, como análises discursivas.
  • ItemTese de doutorado
    O ensino da estimulação psicomotora com professoras no contexto dos processos de alfabetização nos anos iniciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-29) Peixoto, Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins ; Lopes Junior, Jair ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de ensino e aprendizagem é central na educação, especialmente nos processos de alfabetização, que marcam o início do letramento, um processo contínuo ao longo da vida. Este estudo concentrou-se na dimensão do ensino, especificamente na insuficiente estimulação de habilidades essenciais para a aquisição da leitura e da escrita. A psicomotricidade, ao investigar as expressões afetivo-emocionais, motoras, psicológicas e sociocognitivas, oferece um vasto repertório para intervenções educacionais. Esta tese de doutorado teve como principal objetivo tornar professoras dos anos iniciais aptas para ensinar repertórios psicomotores aos seus alunos no contexto dos processos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de um programa de ensino baseado na Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). A presente tese encontra-se estruturada em quatro estudos. O Estudo 1 investigou possíveis vinculações entre desempenhos em avaliações psicométricas de leitura, escrita e aritmética, utilizando o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o desenvolvimento motor, mensurado pela Escala de Desenvolvimento Motor. Foram avaliados 77 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, revelando déficits significativos, salientando a necessidade de efetivas intervenções nas contingências planejadas para o desenvolvimento das habilidades preconizadas nas diretrizes curriculares oficiais. Tais resultados igualmente fortaleceram argumentos da literatura acerca da interdependência entre habilidades que definem a alfabetização e os repertórios psicomotores. O Estudo 2 investigou modelos de formação e estratégias de orientação psicomotora para professores dos anos iniciais, destacando a relevância da interseção entre psicomotricidade e alfabetização, sendo evidente as lacunas na instrumentalização para a formação de professores com ênfase na promoção de estratégias de estimulação de repertórios psicomotores em contexto de alfabetização. O Estudo 3 desenvolveu um programa de ensino de repertórios de estimulação psicomotora nos processos de alfabetização, com viabilidade de aplicação, de acompanhamento, de aprimoramento e de avaliação de eficácia baseados nos princípios da Análise do Comportamento. O percurso metodológico incluiu sete etapas para caracterizar habilidades do currículo e psicomotoras, propor comportamentos e elaborar a aplicação e avaliação do programa. O Estudo 4 apresentou os resultados da aplicação do Programa, enfatizando as interações das professoras com a pesquisadora em contexto de atuação profissional. Os resultados evidenciaram a aquisição dos repertórios de ensino pelas professoras com incidências favoráveis no desempenho dos estudantes. Este estudo contribui de maneira significativa para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, destacando a importância da formação docente em serviço e, em especial, a aprendizagem profissional de repertórios de estimulação psicomotora integrada ao ensino das habilidades que definem a alfabetização nos anos iniciais.
  • ItemTese de doutorado
    Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Azevedo, Danilo Pires de ; Martins, Maria Ednéia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proposta da nossa pesquisa foi analisar potencialidades de um acervo de livros para a formação, em serviço, de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos parte do Acervo Pessoal do Professor Ruy Madsen Barbosa (APRMB), a partir de um projeto de extensão universitária promovido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática – Ghoem. O referido projeto de extensão foi desenvolvido em parceria com uma escola da cidade de Jaú-SP, com o objetivo de atuar na formação de professores, a partir de problematizações, estudos, mobilizações e releituras de materiais relativos à Matemática Recreativa, além de palestras e atividades em um ambiente remoto. Os dados da pesquisa são as transcrições de palestras oferecidas aos professores, bem como atividades realizadas por eles e entrevistas. Nos inspiramos no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg para nossa análise, com destaque de potencialidades educacionais dos livros antigos e dificuldades para desenvolver um projeto com um acervo de livros antigos na formação de professores. Nossas análises indicam um vasto leque de oportunidades na formação docente utilizando esta estratégia, como por exemplo, a reflexão e atualização pedagógica, a ampliação e diversificação de materiais didáticos e a integração da história e Educação Matemática. Contudo, enfatizamos a necessidade de adotar um formato de formação, mais pausado, ponderado e com um apoio maior aos professores. A partir dessas observações, destacamos potencialidades para se trabalhar com um acervo de livros antigos e traçamos algumas possibilidades para o futuro, como a autoformação e reflexão crítica, a ressignificação e atualização dos conteúdos, assim como a integração entre prática pedagógica e formação continuada.
  • ItemTese de doutorado
    Etnomatemática decolonial: subsídios para a construção de um conceito
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-09) Dias, Douglas Matheus Gavioli ; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa ; Oliveira, José Sávio Bicho de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de doutorado é motivada pela crescente articulação entre referenciais etnomatemáticos e decoloniais em estudos de mestrado e doutorado, pela aparente naturalidade existente na ligação entre os campos e divergências entre seus principais conceitos. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver ideias sobre uma melhor articulação entre a Etnomatemática e a Decolonialidade, buscando tensionar à questão norteadora: Qual a melhor forma de articular Etnomatemática e Decolonialidade? Para isso, esta pesquisa se constituiu de maneira teórica e ensaística, materializando-se em três capítulos, introdução e considerações finais. O primeiro capítulo analisa a Etnomatemática, compreendendo sua história e atual conjuntura de pesquisa. Nessa etapa, percebemos que a Etnomatemática, como campo de estudo, surgiu a partir das preocupações com o caráter cultural da Matemática, vindo de diversas áreas do conhecimento e desenvolvida, principalmente, por Ubiratan D’Ambrósio. No entanto, não se estabeleceu somente sob sua égide, sendo o campo teoricamente aportado por diversas visões diferentes de D’Ambrosio. No capítulo em questão, também obtivemos um vislumbre de como a Etnomatemática se constitui como área de pesquisa, suas ramificações e principais ideias – tudo isso com o intuito de compreender melhor sua constituição e possíveis articulações ao movimento decolonial. O segundo capítulo trata da Decolonialidade, com conceitos relativos ao Grupo Modernidade/Colonialidade, onde seus principais ideais são elucidados. Nesse capítulo, conhecemos como o movimento decolonial surgiu na América Latina e como se desenvolveu em seus principais conceitos, por exemplo, a crítica à modernidade e a constituição do atual modelo capitalista global a partir da dominação e colonização das Américas – aspectos essenciais para pensarmos numa articulação entre os campos. No terceiro capítulo, analisamos teses e dissertações que articulam referenciais e aspectos etnomatemáticos e decoloniais, de maneira a desenvolver uma discussão sobre a relação entre ambos os movimentos. As análises mostraram que existem aspectos presentes nas pesquisas que articulam referenciais e ideias da Etnomatemática e da Decolonialidade que podem contribuir para amplificar as demandas de grupos culturais subalternizados ou, ao contrário, causar e fortificar uma ideia de hierarquia entre conhecimentos. Nas considerações finais, são elucidados aspectos relativos ao que foi construído nos três primeiros capítulos, os quais promovem uma discussão sobre pontos divergentes e convergentes entre Etnomatemática e Decolonialidade. São debatidas maneiras em que a articulação entre as práticas e referenciais pode ser feita, com maior atenção para o desenvolvimento da Etnomatemática decolonial como novo caminho de pesquisa e ação articuladora entre os campos. Desta forma, ao final do trabalho, alcançamos o objetivo de desenvolver ideias sobre uma articulação entre a Etnomatemática e a Decolonialidade, por meio da conceitualização da Etnomatemática decolonial como um campo do pensamento crítico e intercultural, que busca promover e desenvolver trabalhos a partir das demandas de grupos historicamente subalternizados, articulando os principais elementos do Programa Etnomatemática, estabelecidos por Ubiratan D’Ambrosio.
  • ItemTese de doutorado
    Unidade fundamental do objeto de estudo da astronomia observacional como subsídio para a sua sistematização curricular na perspectiva histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-19) Ghirardello, Dante ; Langhi, Rodolfo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cercados de tecnologias que nos afastam da Astronomia Observacional, não é difícil verificar o questionamento sobre a importância do ensino de tal ciência, ideia reforçada com o modelo de ensino atual que compreende os conteúdos em campo mercadológico e puramente pragmático. Como superação dessa ideia, é preciso uma teoria pedagógica que considere, como função da escola, a transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados que se enquadrem em princípios que pensem a dimensão ontológica da prática social humana, compreendendo a conversão dos saberes objetivos desenvolvidos historicamente em saberes escolares que tornarão o conteúdo transmissível de forma a desenvolver, no sujeito, uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética. Para que isso seja possível, é preciso, então, previamente, debruçarmo-nos sobre o conteúdo objetivo da área, buscando uma unidade fundamental que a organize de forma a utilizá-la como ferramenta auxiliadora no saber escolar, unidade fundamental que poderá ser desvelada utilizando categorias do Materialismo Histórico-Dialético como lente sobre aquilo desenvolvido historicamente pela humanidade. Assim, analisando o desenvolvimento da Astronomia Observacional em sua historicidade, verificamos como possível unidade fundamental organizadora do conhecimento objetivo dela a Observação do Movimento Celeste, compreendendo, nessa unidade, duas dimensões a da observação e, portanto, a característica humana e suas contradições e embates ideológicos, e a característica do movimento celeste, compreendendo a dimensão da natureza celeste, o que é permeado pela concepção de mundo do observador. A unidade fundamental organizada dessa forma possibilitará uma organização do ensino dos conteúdos de Astronomia Observacional em uma nova perspectiva, formando uma concepção de mundo materialista, histórico e dialético desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, permitindo análises desde a captação do movimento celeste (das mais aparentes e evidentes) até a abstração desse movimento (mais complexas e conceituais) e suas consequências na prática social, ressignificando a sociedade por meio dos conteúdos. Tal estrutura alçada considera como a unidade fundamental a Observação do Movimento Celeste, mas não deixa de levantar complexos conceituais essenciais que se entrecruzam dentro da área, são eles: Espaço-Tempo, Localização e Mecânica Celeste, conceitos que possuem, em sua base sincrética, a Observação Celeste, estruturando-se na unidade fundamental Observação do Movimento Celeste alçando sua síntese máxima à Astronomia Observacional. Por fim, esperamos que essa estruturação e unidade fundamental contribuam para a organização de conteúdos essenciais para o ensino de Astronomia, um ensino que vá além de uma educação mantenedora do status quo, em caminho de formar novas ações de ensino que desenvolvam uma concepção de mundo materialista, histórico e dialético no sujeito.
  • ItemTese de doutorado
    Adaptação ao ensino superior, suporte social e evasão acadêmica: estudos com graduandos de medicina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Fuzinelli, Jhenifer Prescilla Dias ; Cardoso, Hugo Ferrari ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A adaptação ao ensino superior envolve ajustamento ao contexto universitário. Para estudantes de medicina, essa adaptação é particularmente desafiadora devido aos fatores e exigências únicas da formação médica. Nessa perspectiva, essa tese é composta por um artigo que explorou a evasão universitária e dois artigos que estudaram o fenômeno da adaptação acadêmica em universitários de medicina. O primeiro artigo se refere a um estudo teórico que teve como objetivo revisar a literatura científica (método PRISMA) acerca da evasão universitária entre 2010 e 2019, por meio do Portal dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES). O segundo artigo foi um estudo transversal e quantitativo, cujo objetivo foi avaliar a adaptação ao ensino superior, percepção de suporte social e motivos para evasão acadêmica em uma amostra de 49 universitários de medicina. Em adicional, foi analisado as diferenças de médias de resposta, as correlações entre os construtos e investigou-se o modelo preditivo que melhor explica a adaptação acadêmica. A coleta de dados ocorreu ao final do primeiro semestre letivo do curso. O terceiro estudo, trata-se de uma pesquisa longitudinal, de coorte e quantitativa, a qual buscou-se comparar os níveis de adaptação, percepção de suporte social e motivos para evasão acadêmica na mesma amostra durante os três primeiros semestres do curso, comparando esses indicadores ao final de cada semestre. O segundo e o terceiro estudo foram realizados com amostragem por conveniência, pois o número de participantes foi estabelecido em função dos critérios de inclusão. Os universitários eram estudantes de uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos à saber, Ficha de Dados Sociodemográficos, Escala de Percepção de Suporte Social (EPSUS-A), Questionário de Adaptação Acadêmica ao Ensino Superior (QAES) e Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior (M-ES). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. Quanto aos resultados do primeiro estudo, dos 18 artigos analisados, as maiores frequências foram de estudos transversais, publicados entre 2016 e 2019, em periódicos das áreas de Psicologia e da Educação. Verificou-se que as vivências acadêmicas, adaptabilidade de carreira, satisfação com a instituição e autoeficácia são os construtos mais associados à evasão universitária. Questionários sem estudos psicométricos anteriores foram os instrumentos mais utilizados para mensurar motivos para evasão. Em relação aos resultados do segundo estudo, verificou-se nível satisfatório de adaptação na amostra e diferenças de médias de respostas apenas na variável psicoterapia. Das correlações, 25 apresentaram significância estatística, sendo 12 com magnitudes fracas e 13 com magnitudes moderadas, com correlações negativas e positivas entre adaptação acadêmica e motivos para a evasão, e correlações positivas entre adaptação acadêmica e percepção de suporte social. Sobre as predições, a variável afetividade prediz melhor a adaptação à carreira e adaptação social, ao passo que, as interações sociais predizem em maior proporção a adaptação no que diz respeito aos estudos e à instituição. A adaptação pessoal emocional foi melhor explicada por motivos de evasão relacionados ao desempenho acadêmico. A respeito dos resultados do terceiro estudo, no que diz respeito à QAES, percebeu-se ao longo do tempo a diminuição da satisfação com a escolha do curso e da segurança de ser a melhor opção para o futuro profissional; da organização da rotina de estudos, da concentração para aprender e da sistematização das informações; e a diminuição da satisfação dos alunos com a universidade, com o ambiente intelectual, com os professores e com o apoio para resolver questões burocráticas. Com relação à EPSUS-A, as análises sugeriram o aumento da percepção de suporte ao longo desse período. Quanto à M-ES, não foram encontradas diferenças de médias de respostas com significância estatística ao longo dos tempos avaliados, indicando que ao longo de um ano e meio de curso, não foi possível perceber aumento ou diminuição significativa de motivos para evasão do curso, nesta amostra. Conclui-se que os objetivos propostos quanto à esta tese de doutorado foram atingidos e espera-se que os resultados e discussões aqui apresentados, promovam avanços na literatura da área e sirvam como base para pesquisas futuras.
  • ItemTese de doutorado
    Estresse e desregulação emocional: efeitos de um treinamento de habilidades em DBT online
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-19) Alves, Thallyssa Raquel Soares ; Calais, Sandra Leal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Treinamento de Habilidades em Terapia Comportamental Dialética (TH-DBT), tem sido apontado como peça fundamental e capaz de produzir, sem os demais componentes do modelo, efeitos significativos na redução de diversas dificuldades comportamentais. Diante das demandas e adaptações requeridas após os desdobramentos da Pandemia da Covid-19, se fez necessário verificar sua eficácia no contexto remoto. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um TH-DBT adequado para o formato online e síncrono sobre a desregulação emocional e estresse de indivíduos. 16 participantes foram randomizados entre TH-DBT online (n=8) e grupo controle de lista de espera (n=8). A desregulação emocional e o estresse foram medidos antes da intervenção, imediatamente após seu término após follow-up após dois meses. A amostra foi composta por oito participantes do sexo feminino e oito do sexo masculino, a idade média foi de 31,9 anos e a maioria dos participantes relatou não ter diagnóstico psiquiátrico. Os resultados obtidos após realizada ANOVA de Friedman demonstraram que houve redução nas medidas de estresse (χ²(2) = 8, p = 0,018) e desregulação emocional (χ² (2) = 13,867, p < 0,001) para o grupo que recebeu a intervenção e que os efeitos foram mantidos, enquanto no grupo controle não houve mudanças significativas para estresse (χ² (2) = 0,276, p = 0,871) e desregulação emocional (χ² (2) = 4,207, p = 0,122) ao longo dos segmentos. Conclui-se que o TH-DBT online pode ser uma alternativa eficaz para reduzir o estresse e melhorar a regulação emocional
  • ItemTese de doutorado
    Influência dos ambientes de aprendizagem familiar e escolar sobre a cognição numérica e a ansiedade matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-22) Trassi, Angélica Polvani ; Santos, Flávia Heloisa dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cognição Numérica é a área da neurociência que estuda os processos cognitivos envolvidos no raciocínio matemático. Seu desenvolvimento ocorre mediante fatores biológicos e ambientais. Dentre os fatores ambientais estão os Ambientes de Aprendizagem Familiar e Escolar, compreendidos como um conjunto de práticas comportamentais, didáticas e pedagógicas nas relações família-criança-escola, e que contribuem para o aprendizado de habilidades escolares. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a influência dos Ambientes de Aprendizagem Familiar e Escolar junto à Cognição Numérica e Ansiedade Matemática em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a tese foi dividida em três estudos. O primeiro estudo avaliou a Cognição Numérica e a Ansiedade Matemática dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Participaram 232 crianças da rede pública da cidade de Bauru-SP. A coleta foi realizada de forma individual, na própria escola em que a criança estudava, entre março e dezembro de 2022. As crianças responderam testes que mediam Cognição Numérica, Ansiedade Matemática, Inteligência, Aritmética e Desempenho escolar. Os resultados indicaram que as crianças tiveram melhor desempenho em Senso Numérico e Compreensão Numérica. Inteligência e Desempenho escolar (Leitura e Escrita) tiveram um efeito positivo sobre Cognição Numérica. Por sua vez, houve um efeito negativo de Inteligência e de Compreensão Numérica sobre Ansiedade Matemática. Já o segundo estudo verificou se o Ambiente de Aprendizagem Familiar influenciava na Cognição Numérica e Ansiedade Matemática dos filhos. Participaram desta etapa 97 cuidadores e seus respectivos filhos (as). Os cuidadores responderam um questionário on-line contendo dados sociodemográficos, um questionário sobre recursos disponíveis no ambiente familiar, escalas de ansiedade generalizada, ansiedade matemática, crenças e atitudes voltadas para a matemática. De forma geral, o Ambiente de Aprendizagem Familiar Matemático, Crenças parentais e Renda familiar influenciaram positivamente nos escores de Cognição Numérica. Também houve efeito negativo do Ambiente de Aprendizagem Informal e de Alfabetização em fatores isolados de Cognição Numérica. Além disso, a Ansiedade Matemática dos pais influenciou de forma negativa nos escores de Produção Numérica, e de forma positiva no Senso Numérico. Por fim, o terceiro estudo teve por finalidade avaliar a influência do Ambiente de Aprendizagem Escolar sobre a Cognição Numérica e a Ansiedade Matemática das crianças. Participaram 120 alunos e suas respectivas professoras unidocentes (n=16). As professoras responderam um questionário on-line contendo dados sociodemográficos, escalas de ansiedades generalizada e matemática, autoeficácia para o ensino da matemática e estereótipo de gênero em relação à matemática. Os resultados identificaram que a Ansiedade Generalizada das professoras foi capaz de produzir um efeito negativo sobre Cognição Numérica, Aritmética e Desempenho matemático. Por sua vez, a ansiedade matemática das professoras influenciou de forma positiva na Cognição Numérica. Não houve efeito da Ansiedade Matemática das professoras sobre os alunos. Tais resultados foram interpretados a partir da literatura científica, e indicam a necessidade de mais pesquisas devem a fim de confirmar e elucidar tais resultados, bem como superar as limitações deste estudo.
  • ItemTese de doutorado
    O traçado fluvial do Rio Cuiabá: o intercâmbio da etnoquímica na perspectiva da Educação Ambiental crítica por meio de um corredor cultural entre escolas de Comunidades Ribeirinhas do Município de Acorizal – MT
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) De Melo, Fabia Elaine Ferreira ; Maia, Jorge Sobral da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa propõe uma análise e compreensão das práticas e reflexões aplicadas por diversos agentes envolvidos na educação ambiental, sob uma perspectiva crítica, nas unidades escolares das comunidades ribeirinhas às margens do Rio Cuiabá, no estado de Mato Grosso. O objetivo é investigar as práticas e reflexões adotadas pelos componentes curriculares na educação ambiental, enfocando as unidades escolares ribeirinhas dos distritos da Aldeia e do Distrito de Baús, no município de Acorizal – MT. A pesquisa direciona sua ênfase para as questões relacionadas ao ambiente sociocultural e econômico, buscando compreender profundamente esse ambiente marcado por diversas relações socioeconômicas e naturais. A intenção foi contribuir para a ampliação da perspectiva crítica e emancipatória, tanto no âmbito genérico quanto subjetivo, estimulando a reflexão e a ação em direção à transformação do papel dos indivíduos no mundo. O estudo também visou facilitar um intercâmbio de conhecimento e etnosaberes por meio da conexão do traçado fluvial do rio, proporcionando uma compreensão mais profunda das representações sobre o local de vivência e o uso das ações, relacionando a etnoquímica no estudo das transformações na natureza dos materiais. Quanto à metodologia, o percurso seguiu técnicas qualitativas, como a observação participante para a obtenção de dados com foco na educação Ambiental crítica e no etnoconhecimento. O tratamento qualitativo foi realizado por meio de rodas de conversa e entrevistas com docentes e profissionais da educação, visando a elaboração de propostas e ações para disseminar a educação Ambiental crítica. Além disso, a pesquisa incluiu a apresentação, por meio da aplicação e de uma Proposta Didática Histórico-Crítica (PDHC) que contém atividades que buscam viabilizar a compreensão da conexão entre os campos do etnoconhecimento e a educação ambiental crítica, destacando a etnoquímica em uma abordagem antropológica.
  • ItemTese de doutorado
    Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-13) Leite, Mônica Regina Vieira ; Gatti, Sandra Regina Teodoro ; Reis, Giuliano ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A fragmentação crescente das áreas do conhecimento e a necessidade de abordagens críticas, criativas e reflexivas no Ensino de Ciências e na formação de professores destacam a importância da interdisciplinaridade. Arte e Ciência são intrínsecas a todas as culturas, desenvolvendo-se pela imaginação, criatividade e o complexo cérebro humano. Apesar das diferenças, são complementares. Portanto, o presente estudo parte da seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e potencialidades de um minicurso pautado no ensino para a criatividade, a partir da relação entre Artes Visuais e Química, no que se refere à formação de professores? Para isso, o objetivo geral do estudo é investigar as contribuições que o contexto interdisciplinar pode proporcionar à formação inicial de professores de Química e Artes Visuais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade. Já os objetivos específicos visam superar algumas visões alternativas sobre o campo do conhecimento das Artes Visuais e das Ciências da Natureza, além de possibilitar que alunos de diferentes cursos experienciem a interdisciplinaridade em suas formações. Para isso, essa pesquisa desenvolveu um minicurso com 28 alunos dos cursos de Licenciatura em Química e em Artes Visuais de uma Universidade pública do estado de São Paulo. O mesmo foi desenvolvido de forma remota, durante o período da pandemia, e teve uma carga horária total de 14 horas, distribuída em seis encontros. A proposta do minicurso foi, entre outros aspectos, que os alunos, em grupos mistos, criassem uma obra que abordasse de maneira visual e artística uma temática da Química, de maneira que a interpretação do produto abrangesse não só perspectivas da Ciência, mas também da Arte e da Filosofia. Os dados foram coletados por meio das gravações dos encontros, questionário, autoavaliação, notas de campo e das atividades apresentadas ao final do minicurso. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin e da análise descritiva interpretativa. Os resultados apontam para diversas contribuições e potencialidades dessa abordagem, que inclui desde o aprimoramento de concepções e novas perspectivas, ampliar as reflexões e possibilidades de ensino, a possibilidade de experienciar a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo, até melhor desenvolver a criatividade. A partir dessa pesquisa, é possível afirmar que a interdisciplinaridade, Arte e Ciência, somada a uma proposta de ensino para a criatividade são capazes de aprimorar o Ensino, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que os estudantes são desafiados a fazer conexões de saberes, promovendo um pensamento complexo e mais humano, a encontrar equilíbrio com o conhecimento de outra área, superando certas visões alternativas sobre a mesma, a se colocarem numa posição ativa de construção do conhecimento e de criar e materializar uma ideia em conjunto.
  • ItemTese de doutorado
    Estratégia de uso de inteligência artificial explicável no apoio à reabilitação neuromotora
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-09) Camargo, Luiz Felipe de ; Brega, José Remo Ferreira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cada vez mais soluções baseadas em Inteligência Artificial são utilizadas para resolver problemas em diversos domínios. Entretanto, muitas pessoas demonstram não se sentirem a vontade com esse tipo de solução por não compreender seu funcionamento. Diante disso surge a chamada Inteligência Artificial Explicável (XAI), buscando além de fornecer as respostas produzidas pela Inteligência Artificial, oferecer também aspectos de explicabilidade, detalhando o processo de decisão e gerando confiança. A área de saúde é promissora para aplicação de Inteligência Artificial Explicável, apresentando a possibilidade de uso na reabilitação de pacientes que sofre de acidente vascular cerebral e outras doenças que afetam as capacidades neuromotoras. Nesse contexto é apresentada uma revisão de literatura sobre o uso de Inteligência Artificial Explicável na Reabilitação Neuromotora, um breve estudo comparativo entre as bibliotecas mais populares para esse uso e um aprofundamento na temática de avaliação de explicabilidade e do processo de compreensão. A partir dos resultados obtidos, foi construída uma estratégia de uso de XAI para apoio à reabilitação neuromotora, com foco na classificação de movimentos. Como parte da estratégia de uso foi desenvolvida a ferramenta MoveXAI, que integra a visualização do movimento executado em um avatar com as informações de explicabilidade. A ferramenta se encontra em testes e tem demonstrado resultados relevantes segundo feedback de colaborador pesquisador da área de reabilitação.
  • ItemTese de doutorado
    A formação do formador: aprendizagens profissionais no estágio supervisionado em licenciatura em Ciências Naturais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-23) Lima, Maria Elena Nascimento de ; Lopes Júnior, Jair ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese discute sobre a formação do formador e as aprendizagens profissionais no Estágio Supervisionado em licenciatura em Ciências Naturais, apresenta como questão principal, investigar como o professor formador, desenvolve e compreende a sua atuação na formação de futuros docentes no Estágio Supervisionado, no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. Optamos neste estudo, pela pesquisa qualitativa com cunho interpretativo a partir de um Estudo de Caso. A captação dos dados ocorreu por meio de análise documental, gravação em vídeo, e observação das aulas ministradas pelo professor formador durante o Estágio. Utilizou-se como suporte para análise de dados os estudos de Bardin (2011) a partir da Análise do Conteúdo em busca de categorias que pudessem dar consistência a discussão proposta nesse estudo. Como aporte teórico de referência nesta tese, nos apropriamos dos estudos de Tardif (2000,2002), Schulman (1986;2004), Gaultier (1998), Pimenta (1999, 2001). Aponta também, a relevância do estágio supervisionado para a constituição do Ensino de Ciências, como conciliador da pesquisa acadêmica à prática de sala de aula. Apresenta o vídeo como recurso formativo inovador no Estágio, pois ele tem a condição singular de possibilitar uma análise minuciosa das aprendizagens profissionais e suas relações com as propostas formativas no curso de licenciatura e os planejamentos e práticas previstas. E principalmente propiciar ao professor formador identificar que procedimentos metodológicos podem ser induzidos a partir do vídeo para construção e reconstrução da prática docente enquanto orientador de Estágio.