Bauru - FC - Faculdade de Ciências

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  • ItemTese de doutorado
    Contribuciones a la formación sociopolítica de futuros profesores de ciencias en el contexto colombiano: hacia una utopía posible
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-24) Enrique Hoyos, Nelson ; Nardi, Roberto ; García Arteaga, Edwin German
    This research examines the contribution of sociopolitical education to the initial training of science teachers. The teachers are considered agents capable of increasing their knowledge through intentional and systematic strategies that enables them to assume an active role in transforming social inequality conditions. The school is identified as a conducive environment for building a more humane and equitable society. Furthermore, scientific knowledge is recognized as a human activity that facilitates the understanding of socioscientific phenomena, thereby contributing to the consolidation of critical perspectives. In this research, a content analysis of the main documents of three physics education programs in Colombia was conducted. It was evident that, generally, these pedagogical projects are based on the perspective of technical rationality, with some elements of practical rationality, regarding the training of future graduates. The results of this study highlighted the need to integrate aspects aimed at promoting sociopolitical education in future science teachers within the curricula of initial training programs. Therefore, the implementation of a course titled "The Sociopolitical Education of Science Teachers" was proposed, with objectives and scopes designed to discuss the conception of school, the role of the teacher, and scientific knowledge. Through class recordings, reflective journals of students, and semi-structured interviews, the question was formulated: "How does the sociopolitical education course for science teachers provide future teachers with the opportunity to strengthen their reflexive identity?" The analyses identified the potential of creating a course with intentional and systematic actions so that future teachers progressively advance in levels of reflexivity and critical thinking that reflects their sensitivity to social conditions and their actions to transform them. The importance of introducing strategies such as case studies, reflective pairs, and writing reflective journals, in the context of these training course, was validated. This enhanced the reflexive identity of the future teacher. The empirical evidence allowed for theoretically and methodologically constructing the sociopolitical education component in the physics education program, through five nodal courses that visualize the epistemological references that make up this vision of training for the future physics teacher, who reconstructs their education under the utopia of a society .possible for all.
  • ItemTese de doutorado
    Perspectivas de interdisciplinaridade em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: uma formação baseada no agir comunicativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Alves, Guilherme Gonçalves ; Assis, Alice
    Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados pela lei n⁰ 11.892 de 29 de dezembro de 2008, oferecem prioritariamente cursos técnicos integrados ao Ensino Médio devido a uma necessidade social de formação para o mercado de trabalho e geração de renda. Tais cursos integram uma formação básica, técnica e crítica e surge uma demanda, por parte dos professores, de como realizar essa integração de forma a contribuir para o processo de aprendizagem do aluno. Tal demanda norteia este trabalho, buscando o entendimento se a integração pode ser considerada como uma interdisciplinaridade, ou ao contrário, aplicada ao contexto em que os cursos estão inseridos, O IFSULDEMINAS – campus Muzambinho. Trata-se de um estudo que tem como objetivo analisar o processo de interdisciplinaridade em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e da comunicação dos professores com base na racionalidade comunicativa de Habermas, por meio da tentativa de criação de um grupo de estudos, do entendimento do contexto e da estrutura curricular dos cursos. O embasamento teórico para a comunicação dos professores foca na teoria da interdisciplinaridade, sob a ótica de Ivani Fazenda, Olga Pombo e Nilson Machado, na busca do consenso entre os professores participantes pautado na teoria do agir comunicativo e nas esferas públicas proporcionadas pela realidade dos cursos integrados. Os dados foram registrados por meio de questionários, registros de áudio e registro de trocas de mensagens entre os participantes. Os resultados mostraram a importância das intersecções entre o Instituto Federal, a interdisciplinaridade e a Teoria do Agir Comunicativo como parte fundamental da integração nos cursos integrados, do processo de desenvolvimento das ações práticas dos professores e da contribuição para uma formação técnica, crítica, social e humana para os alunos.
  • ItemTese de doutorado
    Preparação e caracterização de cerâmicas a partir do lodo galvânico do Polo Industrial de Manaus
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-26) Brasil, Franklin Monteiro ; Ramirez Gil, Miguel Angel ; Santana, Genilson Pereira
    Preservar recursos naturais, diminuir custos, conscientizar ecologicamente e valorizar a economia autossustentável está reorientando ações humanas, no mundo moderno. Puderam ser, assim, encapsulados, em argilas, metais potencialmente tóxicos (MPT) de lodo galvânico (LG) industrial, para se obter materiais cerâmicos (MCs), com avaliação das propriedades físicas, químicas e mecânicas próprias. Com esse propósito, foram testadas amostras de (i) LG do Polo Industrial de Manaus, (ii) caulim (Kao) e (iii) argila do Polo Ceramista da região Metropolitana de Manaus (BTC). Uma amostra foi especificamente preparada com LG, Kao e BTC na proporção 1:1:8, para ser moída por 15 min. Corpos de prova foram, então, preparados e tratados termicamente a 950°C (PC950) e 1200 °C (PC1200) por três horas, para identificação das fases cristalinas, avaliação da resistência à compressão, lixiviação de Fe, Ni e Cr. Além disso, as amostras LG, Kao e BTC foram também tratadas termicamente a 950 oC e 1200 oC, por três horas, obtendo-se as amostras que foram correspondentemente rotuladas LG950, LG1200, Kao950, Kao1200 e BTC950 e BTC1200. As amostras assim preparadas foram caracterizadas por FRX, DRX, incluindo refinamento cristalográfico-estrutural Rietveld, espectroscopia Mössbauer, TG/DTG/DSC, FTIR, MEV e Colorimetria. Os resultados mostraram o surgimento de uma solução sólida de ferrita do tipo espinélio [Fe3+]{Fe(1-y)3+, Fe(1-x)2+, Ni(x)2+, Cr(y)3+}O4 (em que [] = sítio de coordenação tetraédrica e {} = sítio de coordenação octaédrica), na amostra LG1200, pela decomposição do sulfato. Corpos de prova cilíndricos apresentaram resistência à compressão de 23 MPa a 32 MPa; os testes de lixiviação mostraram redução da concentração dos MPT nos MCs produzidos. A 1.200 ºC são formadas novas fases nos MCs (PC1200), como silicato de níquel e hematita. A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) ambiental e comparativa mostrou valorização do LG nos MCs, com indicação de rendimento químico viável de produção, por redução com uso de argilas.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de sensores eletroquímicos baseados em filmes finos para detecção de Paraquat
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Garcia, Melina Paula Batista ; Constantino, Priscila Alessio ; Sonvesso, Cibely da Silva Martin
    A aplicação de agrotóxicos é um campo multidisciplinar que gera debates abrangentes devido às implicações que sua presença acarreta no ambiente e na segurança alimentar. Essas implicações podem ter efeitos significativos tanto no ecossistema quanto na saúde humana. Diante dessa realidade, observa-se um crescente interesse na pesquisa de novos sensores capazes de detectar e monitorar essas substâncias. Nesse contexto, a técnica de LangmuirSchaefer (LS) foi utilizada para modificar eletrodos de óxido de estanho dopado com índio (ITO) através da deposição de filmes finos, com o objetivo construir sensores para detectar o agrotóxico Paraquat (PQ). A modificação dos eletrodos foi realizada através da deposição filmes finos nanoestruturados de bis(N-propilimida) perileno (PTCD-Pr), ftalocianina de estanho (II) (SnPc) e ftalocianina de cobre (II) (CuPc). A caracterização destes filmes foi realizada por técnicas de espectroscopia de absorção UV-Vis, espectroscopia no infravermelho (FTIR), espectroscopia Raman, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e voltametria cíclica (VC), sendo avaliado o crescimento, morfologia e organização molecular de cada filme. A otimização do número de camadas LS para cada filme foi realizada por voltametria cíclica em meio de eletrólito suporte KCl 0,1 mol/L na presença de PQ (1,2x10-4 mol/L). Os melhores resultados foram observados para os filmes com 5 camadas LS. O efeito da concentração do analito foi avaliado para cada filme por técnica de voltametria de pulso diferencial (DPV). Foram obtidas curvas de calibração e os limites de detecção (LD) calculados. A região linear e o LD obtidos para cada filme foram, respectivamente, 4,0 x10-8 a 3,4x10-5 mol/L e LD = 6,9 x10-6 mol/L (PTCD-Pr (TT)5), 4,0x10-8 a 3,4x10-5 mol/L e LD = 6,9x10-6 mol/L (SnPc5) e 4,0x10-8 a 4,2x10-6 e LD = 6,6 x 10-7 CuPc5. Este trabalho destaca-se pela a utilização de novos materiais orgânicos e específicos, com enfoque no desenvolvimento de sensores eletroquímicos para a detecção do Paraquat proporcionando um avanço significativo na fabricação e utilização de filmes finos para aplicações no monitoramento ambiental.
  • ItemTese de doutorado
    Análise complexa: uso de software na interpretação gráfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-09) Garcia, Fernando Oliveira ; Souza, Aguinaldo Robinson de ; Marques, Emília de Mendonça Rosa ; Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
    A abordagem de conceitos dos números complexos parece ter ficado de lado à medida que documentos oficiais, como os PCNs e a BNCC, não definem com clareza certos parâmetros para o conteúdo. Dentro desse contexto, a matemática, mais especificamente esse assunto, pode ser algo confuso à compreensão dos estudantes, colaborando ao estigma de que a matemática é algo complicado de se aprender. A pergunta que norteou este trabalho foi: “Qual a relevância das ferramentas gráficas na representação de funções de variáveis complexas?” Na tentativa de encontrar respostas a essa pergunta, fez-se um levantamento em bases de dados científicas, intencionando relacionar convergências e divergências entre algumas pesquisas. A busca levou ao desenvolvimento de um software para a plotagem gráfica de funções de variável complexa e elementos de Análise Complexa. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas analisadas utiliza o software Geogebra como principal ferramenta de plotagem gráfica de funções; o domínio colorido ocorre em poucas pesquisas, sendo o uso do plano de Argand-Gauss a forma mais comum de representação gráfica apresentada. As pesquisas apontam que há relevância na utilização de softwares de plotagem gráfica nos ambientes de aprendizado de funções. Uma sequência didática foi elaborada para abordagem do tema. O software desenvolvido viabiliza a representação gráfica de funções de variável complexa, e suas possíveis derivadas, em que o usuário pode interagir com gráficos baseados no mapa de cores e em Panoramas Analíticos.
  • ItemTese de doutorado
    Pessoas com deficiência visual e a prevenção de HIV/ IST: uma interface entre saúde e sexualidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-02) Navega, Débora de Aro ; Bortolozzi, Ana Cláudia
    No Brasil, as epidemias do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) continuam a afetar milhares de pessoas por ano, com risco de adoecimento físico e sofrimento emocional. Neste contexto, a educação preventiva de HIV/IST tem um papel importante e todas as pessoas têm o direito de recebê-la. Pessoas com deficiência podem apresentar vulnerabilidade aumentada e necessidades específicas no acesso aos serviços de saúde e às informações preventivas. Apesar da deficiência visual ser um dos tipos mais prevalentes no Brasil, pouco se sabe sobre as vulnerabilidades de pessoas com deficiência visual ao HIV/IST e a comunicação preventiva voltada para este público ainda é escassa. Este estudo teórico-prático teve como objetivos identificar vulnerabilidades de pessoas com deficiência visual ao HIV/ IST e seus saberes em prevenção, e propor intervenções educativas adaptadas. A primeira parte do estudo consistiu em uma revisão narrativa abrangente sobre o desenvolvimento psicossocial e da sexualidade de pessoas com deficiência visual, sua saúde sexual e a prevenção de HIV/ IST nesta população. A segunda parte foi um estudo de campo com 11 participantes com cegueira ou baixa visão, de 42 a 77 anos, frequentadores de um Centro de Referência Especializado de um município do interior do estado de São Paulo. Investigamos os saberes preventivos da amostra por meio de entrevista e aplicação de um formulário. Depois, elaboramos e aplicamos um projeto com quatro intervenções voltadas às necessidades educativas do grupo. Os resultados da revisão teórica mostraram que pessoas com deficiência visual são tão ou mais vulneráveis ao HIV/IST que as demais, principalmente adolescentes e mulheres, em condições de: vulnerabilidade social; preconceitos em relação à sua sexualidade; oferta de Educação Sexual Formal escassa e/ou sem acessibilidade; barreiras atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas nos serviços de saúde; falta de autonomia e independência; e risco de violência sexual. Em uma perspectiva interseccional, os preconceitos e as opressões sociais podem se multiplicar e intensificar, como no caso de pessoas com deficiência visual negras e idosas. Tanto na literatura como em nossa amostra foram encontradas dúvidas sobre o risco de transmissão do HIV por contato, por alimentos e vertical. E baixo uso de preservativos e de frequência da testagem diagnóstica. Enquanto a literatura apontou dificuldades no acesso às informações, nossa amostra afirmou ser possível acessá-las pela internet. Ainda em nosso estudo, encontramos muitos/as relatos de familiares e amigos com HIV/IST ou falecidos por AIDS e os conhecimentos preventivos pareceram advir dessas experiências de vida. Estratégias preventivas como a testagem rápida, o tratamento como prevenção e as profilaxias com antirretrovirais eram quase desconhecidas. No projeto educativo, houve interesse do grupo nas atividades e pudemos esclarecer dúvidas, informar sobre novas tecnologias preventivas e refletir sobre preconceitos, direitos sexuais e à saúde. Enfrentamos alguns desafios como baixa frequência de alguns/as participantes e a necessidade de restringir conteúdos mediante o tempo disponível. Concluímos que as vulnerabilidades de pessoas com deficiência visual ao HIV/ IST estão atreladas principalmente aos aspectos socioeconômicos, ao capacitismo, e à falta de acessibilidade nos serviços de saúde e na comunicação preventiva. Intervenções de educação preventiva devem ocorrer preferencialmente dentro de Programas mais amplos de Educação sexual formal, com o planejamento didático e do tempo das atividades de acordo com os interesses, as necessidades e o perfil do grupo. A provisão ou facilitação do transporte e na organização do espaço são outros pontos importantes.
  • ItemTese de doutorado
    Modelagem molecular de estruturas orgânicas covalentes bidimensionais para aplicação em sensores químicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Galindo, Levy Alvarenga ; Batagin Neto, Augusto
    Estruturas orgânicas covalentes definem atualmente sistemas de grande interesse para diversificadas aplicações. Tais materiais aliam as interessantes propriedades das estruturas bidimensionais como o grafeno com características semicondutoras que viabilizam seu uso em dispositivos eletrônicos. No presente trabalho ferramentas de modelagem computacional baseadas numa abordagem molecular foram empregadas na análise de características básicas destes compostos no sentido de se estabelecer possíveis relações estrutura atividade para a proposição de compostos com propriedades melhoradas, principalmente no que tange a sua aplicação em sensores de gases. Estruturas reduzidas e blocos constituintes de 3 COFs: i) COF quadrada (2,7,13, 18 – tetrabromodibenzo [a,c] dibenzo[5, 6:7,8] quinoxalino – [2, 3-i] fenazina)) (TBQP-COF), ii) COF hexagonal trifenil-azina (HEX-COF) e iii) COF losangular baseada em 1,4 dihidroxibenzidina e 1, 3, 6, 9 – tetra(4-formilfenil) pireno (LOS-COF) foram investigadas numa abordagem baseada na teoria do funcional da densidade no sentido de se avaliar propriedades eletrônicas e de reatividade local destes compostos. O estudo analisou a reatividade local dos componentes da COF, identificando regiões mais reativas e sítios relevantes para interações com espécies externas. Padrões de reatividade foram encontrados, indicando que a reatividade local de estruturas menores é mantida em estruturas mais complexas. A reatividade das COFs resulta da combinação da reatividade dos blocos. O estudo de reatividade local revelou regiões com maior suscetibilidade a receber elétrons (regiões nucleofílicas) e regiões com maior tendência a perder elétrons (regiões eletrofílicas). Os substituintes laterais mostraram efeitos consistentes em todos os sistemas, com variação na intensidade, sendo que o substituinte NH2 apresentou o menor "gap" entre os substituintes avaliados. Todos os sistemas estudados têm potencial para detectar os gases tóxicos considerados, mas a escolha da melhor COF para cada gás depende das propriedades específicas do material orgânico e do gás.
  • ItemTese de doutorado
    Consultoria colaborativa: possibilidades para uma gestão escolar na perspectiva inclusiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Cordeiro, Fabiana Aparecida Menegazzo ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho ; Faculdade de Ciências
    Este estudo refere-se à pesquisa-ação colaborativa, de natureza longitudinal, com finalidade aplicada e abordagem quantiqualitativa. O trabalho utilizou o método indutivo, com objetivo de descrever e explorar seu objeto, dando continuidade ao estudo “Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público-alvo da educação especial em escolas públicas da comarca de Bauru”, aqui denominado Macroprojeto. Após devolutiva individualizada, cada unidade escolar avaliada no projeto recebeu a tarefa de elaborar um plano de ações e metas de curto, médio e longo prazo, a fim de superar os fatores dificultadores identificados que interferem no processo ensino e aprendizagem de alunos elegíveis aos serviços da Educação Especial. Esta pesquisa objetivou, por meio da consultoria colaborativa, acompanhar e avaliar os resultados da aplicação destes planos de ação, apoiando as escolas no desenvolvimento de estratégias, metas e ações voltadas para ampliar as políticas, práticas e culturas inclusivas que influenciam nos processos de ensino dos referidos alunos. O texto da pesquisa é composto por duas partes sendo a primeira uma revisão bibliográfica integrativa acerca da gestão escolar para a construção e a ampliação de políticas, práticas e culturas inclusivas no período entre 2015 e 2020, estudo este que foi realizado para embasar o planejamento e a execução das intervenções. Já a segunda parte refere-se à apresentação e análise dos resultados da consultoria colaborativa realizada com duas escolas estaduais que pertencem ao grupo de escolas participantes do Macroprojeto, envolvendo as comunidades escolares (alunos, pais/responsáveis, professores/gestores/funcionários). A coleta de dados decorreu por meio de instrumentos elaborados no formato de formulário eletrônico, por documentos produzidos pelas escolas, além de registros gravados e anotados em diário de campo, gerados durante o processo interventivo e pela reaplicação do Protocolo de Indicadores de Políticas, Culturas e Práticas Inclusivas (já utilizado como diagnóstico das escolas no Macroprojeto), o Index para Inclusão (equipe escolar e alunos), aplicados antes e depois das intervenções. Foram realizadas reuniões e formações com a gestão, a equipe geral das escolas, os docentes, os pais e os alunos, bem como foi realizada uma visita com representantes das lideranças do Macroprojeto. Já as intervenções foram elaboradas a partir das demandas levantadas pelo coletivo das escolas e foram desenvolvidas em encontros (remotos e presenciais) nos horários de trabalho coletivo das unidades escolares, tendo o subsídio de pedagogos e psicólogos, membros do grupo de pesquisa que também participaram do Macroprojeto. Para análise dos dados qualitativos, foram utilizados a categorização de dados com base em Bardin (2016) e os quantitativos foram organizados em planilhas no Excel, a partir do cruzamento entre diferentes variáveis por meio do Programa SPSS 11.5. Com os resultados obtidos, apurou-se que o trabalho executado de forma multidisciplinar, colaborativa, constante e intencional, liderado e apoiado pela gestão escolar, contribui para a efetivação de práticas, políticas e culturas que promovem melhores condições para a inclusão, perpassando o acolhimento dos alunos, o conhecimento da pessoa do aluno e de sua condição e a efetivação dos processos de ensino que consideram o direito de aprender dos alunos elegíveis aos serviços da educação especial na perspectiva inclusiva.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino de Química e o esvaziamento dos conhecimentos científicos: análise de uma proposta curricular do Estado de São Paulo, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-27) Silva, Elaine Cristina Santos da ; Campos, Luciana Maria Lunardi
    Este estudo é uma pesquisa documental, tendo por referencial teórico a Pedagogia Histórico – Crítica e por objeto de análise o Novo Currículo Paulista (Currículo em Ação), etapa Ensino Médio, Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, disciplina de Química da primeira série, Caderno do Estudante e Caderno do Professor. Diversos autores indicam o alinhamento de documentos curriculares brasileiros aos interesses da classe empresarial e o esvaziamento dos conteúdos e da escola, sendo que este esvaziamento ancora-se nas pedagogias do aprender a aprender. Para a Pedagogia Histórico- Crítica, o papel da educação escolar é contribuir com a humanização dos indivíduos, por meio da socialização do saber científico , artístico e filosófico, contribuindo para a transformação da realidade social e superação do sistema capitalista. Nosso objeto de pesquisa é o esvaziamento do conhecimento de Química no Currículo em ação e este estudo teve por objetivo geral: analisar o esvaziamento curricular de conhecimentos científicos de Química no novo currículo do estado de São Paulo e por objetivos específicos: identificar a expressão dos ideários da pedagogia do aprender a aprender; verificar de que forma as pedagogias do aprender contribuem para o esvaziamento de conhecimentos científicos no currículo paulista. Para análise das expressões dos ideários do aprender a aprender foram estabelecidas cinco categorias de análise. Os resultados indicam que ideários do aprender a aprender e o esvaziamento de conhecimentos científicos estão mascarados no Currículo em Ação , exigindo atenção dos professores para desvela-los .
  • ItemTese de doutorado
    Pesquisas em educação em ciências e o trabalho docente na educação básica: análises a partir da pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Fernandes, Guilherme Augusto ; Campos, Luciana Maria Lunardi
    A produção científica da área da educação em ciências tem como um dos objetivos contribuir para a melhoria da educação básica. As reformas neoliberais e o contexto de crise estrutural do capitalismo têm retirado cada vez mais a autonomia das universidades, submetendo-as a uma condição produtivista. Na formação inicial e continuada dos professores da educação básica, por sua vez, há empobrecimento em razão do esvaziamento curricular escolar, consequência da reestruturação produtiva toyotista do capitalismo contemporâneo. Faz-se necessário promover a aproximação entre instituições públicas da educação superior e da básica para a melhoria do ensino e da pesquisa. Este estudo é orientado pela questão: “quais são as possibilidades para a pesquisa científica na área de educação em ciências contribuir mais efetivamente para a prática docente na educação básica?” e teve por objetivo geral: mapear e analisar as possibilidades de relação entre a produção científica na área de educação em ciências e o trabalho docente na educação básica. Foram adotados o materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica como referenciais teóricos. Foi utilizado um questionário para professores da educação básica de disciplinas das ciências da natureza e outro para professores das universidades estaduais de São Paulo de disciplinas pedagógicas de licenciatura (cursos de física, química e biologia). Foram investigadas as condições de trabalho de ambos, estratégias de aproximação entre produção de pesquisas em ensino e o trabalho dos professores, incentivos e limitações destas estratégias. Foram obtidas 36 respostas válidas no questionário dos professores da educação básica e 13 da superior. Foram realizadas nove entrevistas com professores da educação básica e seis com professores da superior. Os resultados apontam que as principais formas de articulação entre pesquisas em ensino e a prática de professores da educação básica estão na formação inicial e na pós-graduação em universidades públicas, que demandam a práxis científica como obrigação formativa. Foram identificadas várias possibilidades para a articulação entre pesquisa e trabalho docente envolvendo ensino, pesquisa e extensão, programas e instituições estatais e do ensino superior, mas a restrição de recursos e as condições de trabalho no contexto neoliberal têm impactado todas estas esferas.
  • ItemTese de doutorado
    Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Martins, Igor Micheletto ; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
    A presente investigação de doutorado se trata de uma autoetnografia de um professor de ciências que tenciona propor encaminhamentos para a elaboração de políticas que miram a formação de professores para as tecnologias, especialmente a formação de professores de Ciências. Por se tratar de uma autoetnografia, o ponto principal da empiria é a recordação das experiências e vivências deste professor. Assim, para desenvolver a pesquisa, optou-se por realizar encontros-conversas com pessoas convidadas pelo pesquisador para discutir os respectivos temas de sua vida: formação inicial; formação durante o mestrado; formação durante a especialização; vivência em sua prática docente enquanto professor de tecnologia. Além desses encontros-conversas, o pesquisador realizou observações-participantes enquanto desenvolvia suas atividades laborais. É a partir dessa amálgama de feituras que o pesquisador conseguiu crochetar pontos-encruzilhadas para pensar a formação de professores para as tecnologias educacionais. Dessa forma, acredita-se que esses pontos-encruzilhadas podem se constituir como encaminhamentos para as políticas de formação de professores, especialmente aqueles currículos que planejam formar professores de Ciências.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Boschesi, Fabio Henrique Lepri ; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa
    A presente pesquisa teve como objetivo investigar um movimento de aprendizagem de aspectos da docência, no âmbito da formação inicial de professores, sobre o uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, na perspectiva teórico-metodológico da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). A literatura aponta que a formação para o uso de TDIC ainda não é adequada nessa etapa. É possível que os licenciados não estejam se apropriando desses conhecimentos, apesar de as tecnologias estarem presentes no cotidiano desses estudantes e nas práticas de alguns docentes, sendo necessária uma abordagem formativa mais aprofundada sobre o tema. A necessidade identificada, aliada às inquietações do pesquisador, constitui-se como um dos motivos para o desenvolvimento da investigação. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão: “Quais as implicações da AOE para a organização do ensino e uso crítico de TDIC, durante a formação inicial de professores de Matemática?” Visando respondê-la foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) Analisar a formação para o uso de TDIC no ensino de Matemática que os licenciandos participantes podem ter recebido no curso de licenciatura analisado; 2) Identificar os sentidos e significados que os licenciandos participantes atribuem ao ensino de Matemática com uso de TDIC; e 3) Identificar as contribuições/entraves da perspectiva teórico-metodológica da AOE, na formação inicial de professores de Matemática, para a organização do ensino e o uso crítico de TDIC. As ações realizadas, aqui entendidas como as técnicas de pesquisa empregadas nos movimentos teórico e empírico, corresponderam a: análise documental da legislação que orienta a organização das licenciaturas e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de licenciatura em Matemática; revisão de literatura; observação participante; diário de campo; entrevista semiestruturada; questionário; e, uma ação formativa desenvolvida por meio de um curso de extensão, cujo contexto de realização corresponde a um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e com a participação de oito licenciandos. A análise dos dados foi realizada com base em duas unidades: 1) Aspectos formativos para o uso de TDIC no ensino de Matemática propostos na formação inicial; 2) A ação formativa como precursora de uma nova práxis pedagógica. Para exposição dos resultados recorreu-se a abordagem de episódios e cenas. Os resultados indicaram que a formação para o uso de TDIC oferecida nesse curso de licenciatura não tem sido satisfatória, apesar da proposta formativa explicitada no PPC estar de acordo com a legislação vigente. Os sentidos atribuídos pelos licenciandos participantes ao ensino com uso de TDIC, identificados inicialmente, indicaram resistência ao uso e dificuldades técnicas e pedagógicas sobre o uso desses recursos. A ação formativa realizada, pautada nos princípios da AOE, propiciou, em maior ou menor grau, um planejamento de aulas que superasse a abordagem tradicional de ensino e favoreceu a apropriação, pelos licenciandos participantes, de novos conhecimentos que constituem o trabalho docente, a saber: conteúdos específicos, em relação aos novos significados apropriados sobre o conceito matemático de área; pedagógicos, relativos ao modo de organizar o ensino; sobre o uso crítico de TDIC; sobre o GeoGebra Classroom; entre outros.
  • ItemTese de doutorado
    Consultoria colaborativa para inclusão escolar baseada no Desenho Universal para a Aprendizagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Santos, Camila Elidia Messias dos ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho ; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
    A presente pesquisa analisou os efeitos da consultoria colaborativa, baseada em Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), na prática pedagógica de professores de Ensino Fundamental, no desempenho escolar e na motivação para aprender, de seus alunos, incluindo o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), na percepção de pais sobre o ensino oferecido aos seus filhos e sobre a escola inclusiva. A tese está organizada em três estudos. No Estudo 1, avaliou-se os efeitos da consultoria colaborativa sobre as práticas pedagógicas de duas professoras do 3º ano do Ensino Fundamental I, que tinham matriculados em suas turmas alunos PAEE ou que estavam em processo de diagnóstico. Os dados foram coletados em uma escola pública, localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. As professoras tinham 52 e 40 anos de idade, respectivamente. Inicialmente as participantes responderam ao Questionário de informações sociodemográficas e de experiências profissionais anteriores e ao Protocolo para Avaliação do Processo de Inclusão (PAPI-P). A intervenção em consultoria colaborativa baseada em DUA ocorreu durante 20 semanas e, semanalmente as participantes responderam ao Protocolo de avaliação da atividade colaborativa. Ao final responderam ao PAPI-P e a uma entrevista de devolutiva. Os resultados apontaram que a oferta de consultoria colaborativa contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, a partir da implementação dos princípios e diretrizes do DUA às aulas das professoras. As duas professoras avaliaram a consultoria colaborativa como positiva, reportando a aprendizagem de todos os alunos da turma e não apenas dos alunos PAEE. No Estudo 2 avaliou-se os efeitos da consultoria colaborativa no desempenho acadêmico e na motivação para aprender dos alunos das duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Participaram 22 alunos com idades entre sete e oito anos, estando um deles em processo de diagnóstico para a Educação Especial. Todos os alunos foram avaliados antes e depois da intervenção em consultoria colaborativa baseada em DUA, realizada com suas professoras, com o Teste de Desempenho Escolar, a Avaliação de Aprendizagem em Processo e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental. Os resultados pós-teste evidenciaram desempenho acadêmico superior dos alunos e o aumento da motivação para aprender. No Estudo 3 analisou-se como os pais avaliavam o atendimento oferecido aos filhos e qual a sua visão em relação a uma escola inclusiva. Participaram 26 pais e/ou responsáveis pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, sendo um pai de aluno com Transtorno do Espectro Autista e, outro, de aluno em processo de diagnóstico. Previamente eles responderam ao Questionário de identificação inicial, o Critério de Classificação Econômica Brasil, o Questionário sobre inclusão na escola e o Questionário Índex para a inclusão. Os dois últimos instrumentos foram aplicados novamente após a intervenção em consultoria colaborativa baseada em DUA com as professoras de seus filhos. Os resultados indicaram que a maioria dos pais avaliou o atendimento ofertado pela escola como ótimo/muito bom, apesar de se sentirem impotentes para tecer avaliações sobre o ensino durante a pandemia. Na comparação das categorias de respostas às questões do Index, observou-se piora com diferenças significativas nas médias das categorias, relacionamento professor-aluno e relação criança-escola e no escore total. Acredita-se que essa tese contribuiu para delinear novas intervenções para os professores baseadas no DUA, na modalidade de consultoria colaborativa, promovendo a inclusão escolar e possibilitando outras perspectivas aos pais sobre o ensino a seus filhos e as condições da escola.
  • ItemTese de doutorado
    O programa de recuperação de aprendizagem em Matemática do estado de São Paulo: uma análise do material didático e da formação continuada do professor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-16) Fontes, Cilene Maria ; Meneghetti, Renata Cristina Geromel
    Para enfrentar as dificuldades oriundas de um período de aulas não presenciais e a notória ampliação das defasagens de aprendizagem dos educandos, principalmente em relação à Matemática, as escolas públicas estaduais paulistas instituíram, desde o ano de 2020, um programa de “Recuperação e Aprofundamento” com diversas ações articuladas em seis pilares: Recursos Didáticos, Formação, Tecnologia, Acompanhamento, Avaliação e Currículo, com o intuito de retomar habilidades essenciais e melhorar o ensino e aprendizagem de todos os alunos da educação básica. No intento de compreender o programa de “Recuperação e Aprofundamento”, descrevendo sua proposta e analisando se em sua efetivação, ele pode ser considerado como pertinente para a formação docente e relevante para as práticas de recuperação da aprendizagem em Matemática, utilizamos a metodologia do estudo de caso em uma abordagem qualitativa de pesquisa. Para isso, acompanhamos seis formações oferecidas durante os horários de trabalho pedagógico coletivos da área de Ciências da natureza e Matemática e realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores que ministraram aulas nesse período, em uma escola da rede estadual paulista. Analisando os dados, por meio da Análise Textual Discursiva, emergem três categorias: Incidências escolares; A visão dos professores sobre o programa ‘Recuperação e Aprofundamento’ quanto a sua contribuição para o aprimoramento do ensino e aprendizagem e das práticas de recuperação em Matemática; Formação continuada em serviço: percepções a respeito do desenvolvimento profissional de professores de Matemática e do aperfeiçoamento de práticas de recuperação em Matemática. Na discussão de cada uma delas, identificamos contribuições quanto a ampliação do acesso tecnológico nas unidades escolares, valorização de aspectos socioemocionais para a aprendizagem, do estabelecimento de formação continuada em serviço no espaço das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), de material didático como suporte a recuperação contínua em sala de aula e da necessidade de reverter defasagens e promover efetivamente o desenvolvimento da aprendizagem no contexto da Matemática. Entretanto, para que o programa seja considerado como pertinente para a formação docente e relevante para as práticas de recuperação da aprendizagem em Matemática, precisam ser transpostas limitações que demandam a utilização das tecnologias na produção de conhecimentos discentes e docentes, quanto ao aprimoramento de práticas e concepções docentes na utilização autônoma de materiais didáticos e na efetivação do ATPC como um espaço de formação continuada em serviço. Ademais, a formação continuada em serviço emerge como uma das estratégias mais eficazes para o aprimoramento profissional dos professores e o aperfeiçoamento de suas práticas de ensino em ambiente escolar, todavia, as propostas esbarram em teorizações sem efetivação prática, recaindo em exposições descontextualizadas e ineficientes frente a condições de trabalho, com cargas horárias exaustivas, que acumulam responsabilidades aos docentes sem subsídios para tal.
  • ItemTese de doutorado
    Morfometria linear e esclerocronologia como ferramentas paleoambientais aplicadas nos braquiópodes devonianos da Bacia do Paraná
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Ribeiro, Victor Rodrigues ; Ghilardi, Renato Pirani ; Caminha, Silane Aparecida Ferreira da Silva
    Durante o Devoniano, a Gondwana ocupava regiões próximas do pólo sul geográfico, onde as condições climáticas oscilavam entre as localidades. As correntes marítimas eram distintas, contando com uma zona de ressurgência na costa oeste sul-americana que conduzia águas frias para as regiões equatoriais do oceano Paleo-Tethys, isolando assim os mares epicontinentais da Gondwana. O uso cronoestratigráfico de conodontes, quitinozoários, peixes placodermos, palinomorfos, graptólitos e dacrioconarídeos ajudam no estabelecimento de eventos evolutivos e paleoclimáticos na América do Norte, na Europa e na China. Porém na América do Sul, principalmente nas bacias interiores brasileiras, esses registros paleontológicos são dificilmente reconhecidos no Devoniano. Assim, este trabalho utiliza da morfometria linear e esclerocronologia para averiguar como a fauna de braquiópodes (Australocoelia e Orbiculoidea) se comportou à medida que as condições paleoambientais ocorriam durante o Devoniano. No norte da Bacia do Paraná podemos inferir que os processos transgressivos e regressivos do Pragiano-Eifeliano impactaram diretamente no crescimento dos braquiópodes (Australocoelia palmata). Os animais que viviam num ambiente marinho transgressivo possuíam tamanhos variados, contudo aqueles que viviam num contexto regressivo apresentavam tamanhos corporais reduzidos. As mudanças paleoambientais do Devoniano também impactaram a fauna de Orbiculoidea (Orbiculoidea baini, O. bodenbenderi, O. excentrica). Com a morfometria linear (comprimento e largura) e averiguando os padrões de crescimento das conchas foi possível concluir que esta fauna não apresentou diferenças morfométricas durante o Pragiano-Eoeifeliano. Na passagem do Eopragiano-Neoemsiano os braquiópodes possuíam boas condições vitais, os animais atingiram as mais diversas dimensões já a redução das conchas pode estar associada à transgressão mundial do Kačák. Os animais que sobreviveram à passagem Eifelian-Givetiana não encontraram as mesmas condições paleoambientais após a crise biótica. Os braquiópodes encontrados no norte da Bacia do Paraná apresentaram um padrão de crescimento distinto daqueles que viviam no sul. Isto pode estar relacionado às condições de estresse na borda da bacia associadas à entrada de águas quentes provenientes da Bacia do Parnaíba.
  • ItemTese de doutorado
    Pandemia, saúde e resiliência: percepções do impacto da Covid-19 em Instituuição de Ensino Superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0018-01-24) Silva, Luciana Zanelato da ; Calais, Sandra Leal
    A pandemia ocasionada pela Covid-19 provocou profundas alterações na rotina laboral e educacional das Instituições de Ensino Superior - IES, devido ao distanciamento social imposto e a migração do ensino presencial para o remoto. Considera-se que em momentos de adversidades como os vivenciados no período da pandemia e pós-pandemia podem ser ativados processos adaptativos, denominados coping e resiliência, os quais auxiliam no enfrentamento e na superação do sofrimento emocional. Tendo em vista tal cenário, foi desenvolvida uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar os impactos da Covid-19 em uma IES paulista e privada. Consiste em um estudo com delineamento misto, de caráter documental, exploratório-descritivo, correlacional, de abordagem quantitativa e qualitativa, transversal e amostra por conveniência, o qual resultou em quatro estudos. Os dados obtidos foram analisados por meio de testes estatísticos, utilizando o software SPSS versão 25 e o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Para tanto, buscou-se, por meio do Estudo 1, analisar e comparar os impactos da Covid-19 a partir das percepções dos membros da comunidade acadêmica, no que se refere à saúde física e emocional, estratégias e suportes. Os resultados alcançados por meio da amostra por conveniência composta por 206 discentes, 115 docentes e 82 técnicos indicaram que os universitários mostraram maior vulnerabilidade frente aos efeitos pandêmicos. No Estudo 2, teve-se como proposta identificar os impactos da educação remota, no processo de ensino-aprendizagem, considerando os recursos tecnológicos, a interação professor-aluno, a adaptação e o engajamento acadêmico. A partir da percepção dos mesmos participantes discentes e docentes do Estudo 1, ficou evidente que todas as variáveis em questão tiveram impactos advindos do ensino remoto, com maior destaque para a interação professor-aluno e as dificuldades encontradas no processo de avaliação de conteúdos e mensuração do aprendizado do aluno. Quanto ao Estudo 3, objetivou-se avaliar e correlacionar os indicadores de depressão, ansiedade e estresse com o fator resiliência, por meio de duas escalas validadas, DASS-21 e Resiliência CD-RISC-25, aplicadas em 55 docentes e 57 técnicos-administrativos durante a pandemia. O Estudo 4 foi semelhante ao 3, porém as escalas foram aplicadas em 418 universitários, no regresso às aulas presenciais. Em ambos os estudos houve alterações nos níveis de estresse, ansiedade e depressão, assim como correlação positiva entre eles. Também se constatou que quanto maiores os prejuízos para a saúde emocional, menores os percentuais de resiliência. Complementarmente ao Estudo 4, os estudantes responderam um questionário sobre os desafios do retorno presencial, sinalizando um misto de sentimentos tanto positivos como negativos, relacionados à dificuldade em manter a atenção nas aulas, ansiedade e medo do contágio da Covid-19, preocupação com as atividades avaliativas, dificuldade em conciliar demandas, assim como alívio e entusiasmo com a nova rotina. Dessa forma, os estudos pretenderam contribuir para melhor compreensão da temática e dos impactos da Covid-19 no Ensino Superior durante e após a pandemia, além de oferecer maior respaldo quanto ao planejamento de ações de cuidados relacionados à saúde física e emocional, possibilitando o desenvolvimento de repertórios comportamentais resilientes. Em adição, propiciar reflexões sobre as novas possibilidades pedagógicas e metodológicas com a imersão das tecnologias digitais de informação e comunicação no âmbito educacional.
  • ItemTese de doutorado
    O desenvolvimento da conduta voluntária em Vigotski: investigação teórica na interface Psicologia e Educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Mendonça, Ana Bárbara Joaquim ; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira
    Esta investigação possui como objetivo geral constituir um constructo teórico-conceitual sobre o desenvolvimento da conduta voluntária em suas relações sociais concretas a partir de pressupostos vigotskianos. Como objetivos específicos foram delineados: compreender o conceito de voluntariedade da conduta na teoria de Vigotski; realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o objeto de pesquisa em uma base de dados brasileira; desenvolver uma síntese da compreensão vigotskiana de liberdade, bem como de suas principais bases teóricas, o espinosismo e o marxismo; realizar um estudo sobre o neoliberalismo, a educação neoliberal e a atual forma de expressão da voluntariedade nestes contextos; e, por fim, apontar implicações que a compreensão do objeto de pesquisa pode gerar à educação escolar. Avalia-se a necessidade desta investigação a partir de uma razão social, a produção do fracasso escolar e o aumento da medicalização e patologização da educação por conta de comportamentos considerados inadequados no contexto escolar, processos intimamente relacionados com a autorregulação da conduta. Em termos acadêmicos, a pesquisa também se justifica pela baixa produção da temática no contexto brasileiro, ou seja, ainda é tema lacunar nas investigações orientadas pela Psicologia Histórico-Cultural. Por se tratar de uma investigação teórico-bibliográfica, foi definido como fonte central à composição da tese: textos do próprio Vigotski, de seus comentadores e as teses e dissertações selecionadas na revisão sistemática de literatura. A partir da síntese teórica do conceito investigado foi possível formular a tese de que a conduta voluntária é histórico-culturalmente desenvolvida. Isto é, as ações humanas são dotadas de intencionalidade e tem em si a potencialidade de formação de um caráter voluntário, este não é absoluto, nem estático, possui movimento e está intimamente vinculado à concreticidade da vida social dos sujeitos. Neste sentido, a voluntariedade corresponde a um traço psicológico geral, que se desenvolve com o auxílio de diversos meios, sendo a significação seu princípio fundamental, visto que os signos são os meios que possibilitam a representação da realidade no psiquismo humano. Em outras palavras, a conduta voluntária diz respeito à capacidade que os seres humanos possuem de organizar intencionalmente sua própria conduta, sendo este processo mediado por significados e sentidos formados a partir da vida social. Aquilo que mais caracteriza este processo e compreende sua unidade de análise, é a escolha. A tomada de decisão envolve diversos processos psíquicos e corresponde a uma avaliação, na qual ocorre a sobreposição do sentido sobre a ação. Do ponto de vista ontogenético, pode-se concluir que consiste em um processo que constantemente se reestrutura e se requalifica, realizando movimentos de recuos e avanços. Por meio deste desvelamento, realizaram-se algumas reflexões à educação escolar, expostas a partir de alguns princípios, a saber: 1) o caráter social da voluntariedade da conduta e o papel da educação escolar em seu desenvolvimento; 2) as potencialidades advindas à voluntariedade a partir do trabalho pedagógico com conceitos; 3) a formação da relação afetiva com a escola e os conhecimentos; 4) a relevância do desenvolvimento da imaginação e criação; 5) o papel da escolha no desenvolvimento humano e a necessidade de vivências escolares democráticas.
  • ItemTese de doutorado
    Matemáticas outras nos documentos curriculares da Bolívia: uma etnografia multilocal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-18) Santana, Marcela Lopes de ; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
    Essa pesquisa de doutorado tem por objetivo inventariar os documentos curriculares da Bolívia, em especial os currículos regionalizados das nações guarani (Santa Cruz de La Sierra) e qullana aymara (La Paz), mapeando experiências e discursos constitutivos de tais currículos. Para isso, rastreia nos discursos, as metáforas, as tramas e os vínculos entre currículo, culturas locais e matemáticas presentes nos documentos da Educação Primária Comunitária Vocacional da Bolívia em uma etnografia multilocal. Do cruzamento dos referenciais da Antropologia Crítica com os da Decolonialidade e do Currículo, construo aportes teóricos e rastreio a política de lugar, que reconhece a violência colonial do passado e do presente para geração de novas políticas de conhecimento.
  • ItemTese de doutorado
    Auxílio ao diagnóstico de acidente vascular cerebral utilizando redes de boltzmann e agregação de informação com a transformada de Fourier
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-07) Roder, Mateus ; Papa, João Paulo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na última década, técnicas de aprendizado profundo (do inglês, Deep Learning - DL) têm sido amplamente pesquisadas e aplicadas a diversos problemas, abrangendo uma vasta gama que vai desde sistemas de recomendação de produtos para consumidores, até aplicações na área médica, como a classificação de acidente vascular cerebral (AVC), e do pré-processamento de imagens médicas. No entanto, mesmo com excelentes resultados nas tarefas de visão computacional mencionadas, ainda há áreas a serem exploradas à medida que os problemas tornam-se cada vez mais complexos, ou as aplicações do mundo real exigem novas restrições que prejudicam/limitam o desempenho das técnicas estado-da-arte. Com relação à classificação de acidente vascular cerebral, um problema de suprimento sanguíneo cerebral, pode-se observar algumas dificuldades nas pesquisas acadêmicas realizadas, como a falta de grandes conjuntos de dados para treinar redes neurais profundas, falta de imagens anotadas para utilizar o paradigma de aprendizado supervisionado, e a dificuldade em encontrar trabalhos com redes neurais de baixa complexidade, como as Máquinas de Boltzmann Restritas. Deste modo, o presente trabalho atua no estudo e desenvolvimento de modelos baseados em Máquinas de Boltzmann aplicados no contexto da classificação de acidente vascular cerebral, empregando redes neurais artificiais treinadas através dos paradigmas de aprendizado não-supervisionado e supervisionado, utilizando um banco de dados público com baixo volume de dados rotulados (principalmente para o ajuste-fino supervisionado), concomitante à transformada de Fourier para adicionar informação relevante aos modelos. Os resultados atingidos foram expressivos e apontam para um novo estado-da-arte do conjunto de dados empregado nesta tese, com taxas de acerto médias iguais a 99,94%. Além disso, a metodologia proposta que adiciona informação multimodal por meio da transformada de Fourier impactou positivamente no desempenho preditivo dos modelos. Por fim, a abordagem empregada utilizando Máquinas de Boltzmann Restritas e Redes de Crença Profundas, bem como suas variantes convolucionais, são mais simples que as estado-da-arte baseadas em redes neurais convolucionais padrão.
  • ItemTese de doutorado
    About intrusion detection in computer networks and computational systems: a pruning proposal to reduce computational cost and gain performance using ensemble learning
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-19) Lucas, Thiago José ; Costa, Kelton Augusto Pontara da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Maintaining Confidentiality, Integrity, and Availability requirements is a very relevant challenge for companies, governments, and corporations concerning the security of their information. Attacks on computer networks and systems have been intensifying recently, becoming more recurrent and sophisticated. Intrusion Detection Systems (IDS) are responsible for analyzing network traffic or operating systems' behavior to detect anomalous behavior and block attacks. Traditional IDS, however, have difficulty detecting more complex attack patterns, as their detection methods (by anomaly or by signature) are old and modern attacks are robust and heterogeneous. In this sense, the area of artificial intelligence, with emphasis on the field of machine learning, delivers classification algorithms capable of recognizing complex patterns, thus allowing the construction of intelligent IDS that make fewer mistakes. The field of machine learning also manages to unite different classifiers (ensemble learning) focused on solving the same problem, increasing performance concerning classification successes, but with a common problem: the high computational cost. This doctoral thesis is organized as a ``compilation of articles'' and presents a way to estimate the best classifiers to compose an ensemble based on the diversity between them. This choice allowed finding a more acceptable and less costly way to create an IDS based on ensemble learning that could decrease classification errors while reducing the computational cost. The materials and methods chosen were based on the state-of-the-art for the area obtained by a comprehensive systematic review of the literature, and the experiments were carried out on the five most relevant intrusion datasets, using the ensemble ``stacking'' method and the four supervised classifiers most common to the area. The results obtained are organized in the articles of this compilation and demonstrate that pruning for diversity solves the problem stipulated in this thesis: reduction of computational cost and increase of attacks classification hits.