Bauru - FC - Faculdade de Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254443
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ItemTese de doutorado Um panorama do ensino de Física em países associados à União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP): uma análise a partir dos eventos da área(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Parma, Fabiano Willian ; Nardi, Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A partir do levantamento e da análise das pesquisas apresentadas e publicadas nas últimas conferências organizadas pela Comissão Internacional de Ensino de Física (C14-ICPE), da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), esta pesquisa busca responder à seguinte questão: ao considerar o percurso histórico dos últimos anos, como se caracteriza a pesquisa em ensino de Física apresentada em eventos de ensino organizados pela IUPAP? Para tanto, investigamos as instituições envolvidas, os tópicos abordados nas palestras e as principais linhas de pesquisa. Além disso, buscamos traçar um panorama da pesquisa em Ensino de Física apresentada nos últimos eventos e investigar como a C14-ICPE contribui na criação e disseminação de um discurso independente e na valorização da produção científica internacional. Os dados foram constituídos a partir das seis últimas conferências internacionais: a International Conference on Physics Education (ICPE) e a World Conference on Physics Education (WCPE), realizada entre 2016 e 2022. Para a análise, adotamos os princípios teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Pecheutiana, que busca compreender os discursos como a materialização das ideologias. Constatamos que o Brasil é um dos principais produtores de conhecimento em Ensino de Física no mundo; no entanto, fica evidente a política de silenciamento em relação aos países do sul global por parte das comissões organizadoras dos eventos, principalmente quando organizados em conjunto com outras associações e grupos europeus e norte-americanosItemTese de doutorado Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Astronomia Cultural no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-18) Santos, Milton Soares dos ; Nardi, Roberto [ UNESP] ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre ( IFAC) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo foi realizado com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica sobre o Ensino de Astronomia no Brasil, particularmente sobre Astronomia Cultural, em teses e dissertações da área de ensino, no período de 1968 a 2021. Buscamos estabelecer um panorama da literatura existente sobre Astronomia Cultural, a fim de responder à seguinte questão: como o tema Astronomia Cultural está sendo abordado em teses e dissertações sobre Educação em Astronomia? A pesquisa considerou as publicações presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA). Os dados foram avaliados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, por meio do qual destacamos os descritores: ano de publicação, autor(a), orientador(e)s da pesquisa, instituição de ensino superior, programa de pós-graduação, título do trabalho, região geográfica e Estado do país, palavras-chave, principais referenciais teóricos, metodologia de coleta e análise de dados, enfoque temático e conteúdos específicos considerados. O estudo mostra que a investigação em Astronomia Cultural ainda está em uma fase inicial; poucos autores trabalham nessa área em relação à crescente produção no ensino de Astronomia em geral, especialmente no Brasil. Considerando o caráter inter e multidisciplinar dessa área, destacamos a necessidade de a área de Ensino de Ciências ampliar a discussão com outras áreas, como a Antropologia, Etnociência, Linguística, História da Ciência e, dessa forma, contribuir para um ensino de Astronomia reflexivo, que considere as culturas dos diferentes povos, como os chamados tradicionais. O estudo procura, ainda, contribuir para a memória da área de ensino de Astronomia no país.ItemTese de doutorado Estudo por RMN e DRX das reações de bromação de guanidinas com potencial atividade antileishmania(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-17) Zampieri, Eduardo Henrique ; González, Eduardo René Pérez ; Magalhães, Alviclér ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As leishmanioses são um complexo de doenças infecciosas tropicais negligenciadas, causadas por protozoários parasitas, que afetam milhares de pessoas anualmente, representando uma grande preocupação para a saúde global. Entre as manifestações, a leishmaniose visceral é a forma mais grave. Os tratamentos disponíveis para leishmaniose são baseados em medicamentos antigos, frequentemente associados a graves efeitos tóxicos. Além disso, o surgimento de cepas resistentes tornou urgente a busca por novos tratamentos que sejam seguros e eficazes. Compostos guanidínicos têm demonstrado resultados promissores no combate à leishmaniose, como é o caso dos compostos LQOF-G2, que possui um átomo de bromo na posição para da porção anilina, e LQOF-G6, que contém um grupo terc-butil na mesma posição. Ambos mostraram eficácia significativa em ensaios in vivo contra Leishmania amazonensis e in vitro contra Leishmania infantum. A presença do átomo de bromo no LQOF-G2 parece estar associada a uma atividade antileishmania expressiva, tanto in vitro quanto in vivo. Com o objetivo de entender melhor a influência dos átomos de bromo nos compostos guanidínicos, este estudo avaliou como a quantidade e a posição desses átomos afetam a dinâmica estrutural e conformacional dos compostos. Para isso, foi realizada reação de bromação nos compostos guanidínicos utilizando N-Bromosucinimida (NBS) ativado por luz infravermelha (IV) de 150 Watts em diclorometano como solvente, durante 12 horas de exposição. Os resultados confirmaram a eficiência do método, com até dois átomos de bromo sendo adicionados a uma única molécula. A caracterização dos compostos bromados foi realizada por ressonância magnética nuclear (RMN – 500 MHz) de 1H, 13C, e 15N e, quando possível, por difração de raios X de monocristais (SCDRX). Observou-se que a bromação foi seletiva para a porção de anilina em todas as guanidinas estudadas. Com o aumento do número de átomos de bromo, ocorreu uma inversão preferencial de conformação dos compostos, passando do isômero Z para o isômero E. A proporção de cada isômero foi determinada por RMN de 1H em solução a -10°C. O SCDRX corroborou a inversão preferencial para o isômero E em compostos polibromados no estado sólido. Os compostos polibromados foram avaliados preliminarmente quanto à sua atividade antileishmania e apresentaram baixa eficácia. Esses resultados sugerem que o aumento no número de átomos de bromo na fração anilina das guanidinas investigadas e as consequentes mudanças conformacionais, não contribuíram para a melhoria da atividade biológica.ItemTese de doutorado Professoras polivalentes: trabalho colaborativo para o ensino de cálculo mental na perspectiva do sentido de número(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Cunha, Luciana Aparecida da ; Assis, Alice ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O cálculo mental na perspectiva do sentido de número tem sido objeto de estudo por algumas pesquisas, dentre elas, a de Cunha (2021) que destacou a necessidade de oferecer uma formação continuada para professores polivalentes, visando aprimorar o ensino nas aulas de Matemática. Dessa forma, o trabalho colaborativo mostra-se como uma possibilidade de interação e formação entre esses professores. Para isso, o propósito desta pesquisa foi de responder a seguinte questão: de que maneira o trabalho colaborativo realizado no curso de formação continuada contribuiu para a melhoria da prática pedagógica das professoras polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco específico no ensino do cálculo mental na perspectiva do sentido de número? A abordagem teórico-metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da Análise de Conteúdo. Para a obtenção dos dados, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa foram aplicadas uma entrevista inicial semiestruturada e uma tarefa matemática com dez professoras, visando identificar seus conhecimentos, dificuldades e anseios relativos ao ensino do cálculo mental. Na segunda etapa realizou, com as professoras, quatro encontros online que propiciaram um trabalho colaborativo, integrando a teoria e a prática pedagógica. Na terceira etapa, duas professoras aplicaram 50 (cinquenta) tarefas matemáticas com seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Após a aplicação, realizou-se uma entrevista final, a fim de identificar o envolvimento dos alunos e os desafios enfrentados por elas durante a realização dessas tarefas. Nesse contexto, verificou-se que o trabalho colaborativo com as professoras mostrou-se essencial para fortalecer práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento do sentido de número e do cálculo mental. Inicialmente, muitas docentes não estavam familiarizadas com o conceito de sentido de número, indicando a necessidade de aprofundamento durante a formação. No entanto, identificou-se uma lacuna entre a compreensão teórica e sua aplicação prática, destacando a necessidade de um alinhamento mais efetivo entre teoria e prática docente. O trabalho colaborativo também permitiu a identificação de uma relação clara entre o sentido de número e o cálculo mental, reconhecida pelas professoras após o curso. Apesar disso, essa conexão ainda não era plenamente explorada em sala de aula, revelando um potencial para aprimoramento. A tese reforça a importância da formação continuada e do trabalho colaborativo como ferramentas para enriquecer a prática pedagógica de maneira a contribuir para o desenvolvimento do cálculo mental e do sentido de número nas aulas de MatemáticaItemTese de doutorado Obtenção e caracterização de compósitos de borracha natural contendo cargas de fibras de curauá(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Azevedo, João D'Anuzio Lima de ; Bortoleto, José Roberto Ribeiro ; Giacon, Virginia Mansanares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A preocupação com o meio ambiente e as implicações associadas às atividades humanas vem fomentando uma busca crescente por materiais de baixo impacto ambiental. Neste sentido, um seguimento em contínuo desenvolvimento tem sido a aplicação de fibras vegetais como reforço em compósitos de matrizes poliméricas naturais, sendo possível gerar materiais com propriedades térmicas e mecânicas melhoradas. Neste trabalho foram analisadas as propriedades térmicas e mecânicas de um compósito de borracha natural reforçado com fibras de curauá. Amostras de compósitos com diferentes teores em peso de fibra natural (2,5%, 5%, 7,5%, 10%, 12,5% e 15%) foram obtidas. O tratamento alcalino com hidróxido de sódio (NaOH) foi utilizado para modificar a superfície da fibra de curauá e melhorar a ligação na interface matriz/reforço. Resultados mostraram que o tratamento alcalino elevou o índice de cristalinidade da fibra em 19,2%, porém não afetou o padrão de espalhamento dos compósitos. A análise termogravimétrica revelou que estabilidade térmica dos compósitos e pouca influência tanto pelo teor de fibras quando pela mercerização. Já a condutividade térmica apresentou reduções de até 34,2% em relação à matriz para baixos teores de fibra, enquanto houve tendência de aumento para cargas de fibras mais elevadas. A dureza dos compósitos variou de 25,4 a 62,5 ShA e pode ser aprimorada em até 134% para cargas 15% de fibra natural. A resistência à tração dos compósitos apresentou melhora de até 161% para amostras com cargas de 2,5% de fibra tratada, porém houve tendência de decréscimo com o aumento do teor de fibra, indicando problemas de distribuição da fase dispersa. Portanto, em geral, os compósitos fabricados com fibras tratadas apresentaram propriedades melhores àqueles sem tratamento, evidenciando melhor adesão interfacial e, por fim, o teor de 2,5% de fibra apresenta melhor combinação entre propriedades térmicas e mecânicas.ItemTese de doutorado Aplicação de derivados quinolínicos na síntese de polímeros(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Moreno, Vitor Fernandes ; Silva Filho, Luiz Carlos da ; Hiorns, Roger Clive ; Université de Pau et des Pays de l'Adour (UPPA) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Atualmente as resinas compostas a base de monômeros acrilados são os principais materiais para restaurações odontológicas por demonstrarem bons desempenhos clínicos e estéticos. No entanto, a polimerização incompleta e consequente lixiviação são identificadas como os principais problemas destes biomateriais, cuja da longevidade está estimada em 10 anos. Ao longo dos últimos anos vários estudos têm buscado por componentes capazes de exibir melhorias em relação à quebras, trincas e desgastes, considerando também o uso de compostos com a menor toxicidade possível e com preços acessíveis, visando um potencial de popularidade destas restaurações que são cada vez mais procuradas por pacientes e profissionais do mundo inteiro. Neste trabalho, foram desenvolvidos derivados quinolínicos inéditos para emprego e avaliação de seus desempenhos na ação fotoiniciadora de produção de polímeros a base de monômeros acrilados. Estudou-se o efeito provocado pelas mudanças sintéticas nos grupos terminais dos compostos além de uma comparação direta com aquele que é o fotoiniciador mais utilizado atualmente na composição das resinas comercializadas, a canforquinona. Os fotoiniciadores nitroquinolínicos exibiram os melhores resultados de fotopolimerização indicando eficiência na obtenção de polímeros rígidos com valores maiores que 65% na polimerização do UDMA em apenas 60 segundos. Também foi estudada a estabilidade térmica, a taxa de perda de massa e a transição vítrea dos polímeros gerados e dos fotoiniciadores por TG-DTA e DSC, além de análises morfológicas por MEV, de sorção e solubilidade dos polímeros em água e da polimerização com a adição de carga inorgânica. As propriedades ópticas também chamaram atenção, apresentando cores semelhantes às dos dentes naturais, além de fluorescência sob irradiação de luz UV, algo comumente presente nos materiais restauradores. Na segunda parte do trabalho, alguns dos derivados obtidos foram empregados para a produção de polifulerenos com potencial uso em dispositivos eletrônicos orgânicos. Foi comprovada sinteticamente formação dos compostos de interesse, exibindo resultados interessantes que corroboram com a versatilidade que os derivados quinolíncos apresentam na química de polímeros, tanto em termos de síntese quanto em características que são procuradas nos materiais aqui estudados.ItemTese de doutorado Mulheres, Maternagem e Matemática: uma conversa sobre redistribuição, reconhecimento e representação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Santos, Paula Cristina Constantino ; Peralta, Deise Aparecida ; Faculdade de Ciência - UNESP - Bauru ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa discute a relação entre mulheres, maternagem e a presença feminina nos cursos de Licenciatura em Matemática a partir das experiências de docentes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). O estudo é fundamentado na teoria tridimensional de justiça social de Nancy Fraser, abordando as dimensões de reconhecimento, redistribuição e representação. A partir dessa base teórica, a pesquisa pretende, especificamente, entender como essas categorias influenciam as trajetórias das mulheres em áreas relacionadas a aprender, ensinar e pesquisar Matemática. A hipótese central da pesquisa é o não reconhecimento, ou o falso reconhecimento, que afeta mulheres em cenários de ensino e pesquisa relacionados à Matemática, resulta de padrões institucionalizados de valoração cultural e má (re) distribuição material que impedem mulheres, principalmente as que estão em condição de maternagem, de participarem em igualdade de condições entre pares do mundo acadêmico. Garantir justiça exige, portanto, transformar padrões culturais, implementar políticas de redistribuição de recursos e direitos, e assegurar a participação paritária das mulheres, com ênfase na reparação das injustiças, historicamente, institucionalizadas. A metodologia adotada é qualitativa, baseada na História Oral, e desenvolvida por meio de Rodas de Conversa com docentes dos cursos de Licenciatura em Matemática da Unesp, proporcionando um espaço para narrar experiências pessoais e profissionais. Essas narrativas são analisadas segundo a teoria de Fraser, permitindo uma interpretação das experiências em relação a reconhecimento, redistribuição e representação. Os resultados revelam que as injustiças associadas a essas dimensões são particularmente agudas no campo da Matemática. As tensões entre gênero e maternagem são exacerbadas por um ambiente acadêmico que prioriza a produtividade e a mercantilização do conhecimento. As docentes enfrentam desafios significativos, incluindo a invisibilidade de suas contribuições acadêmicas e a falta de suporte institucional para conciliar maternidade e carreira. Esse ambiente, inserido em um contexto de capitalismo financeirizado, cria barreiras adicionais para a emancipação e o reconhecimento das mulheres. A pesquisa conclui que, para promover uma universidade mais justa e equitativa, é fundamental revisar e reformular as políticas institucionais voltadas à equidade de gênero. Isso envolve questionar e transformar a lógica produtivista predominante e reconhecer a maternagem como uma dimensão legítima e relevante na vida das docentes. Para construir um ambiente acadêmico inclusivo e justo, é necessário superar as barreiras impostas por essa lógica, permitindo que as mulheres exerçam plenamente suas funções profissionais e responsabilidades com o cuidado.ItemTese de doutorado Reatividade local de compostos bioativos: estudo de estrutura eletrônica de peptídeos e antivirais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-28) Coleone, Alex Pifer ; Batagin Neto, Augusto ; Lima, Filipe Camargo Dalmatti Alves ; Faculdade de Ciências de Bauru ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Apesar da intensa e acelerada atividade da comunidade científica na busca por novos medicamentos para suprimir infecções virais como a COVID-19, o cenário futuro ainda é incerto. Dentre os diversos compostos a serem avaliados, certos antivirais e peptídeos bioativos definem-se como compostos promissores, podendo apresentar grande flexibilidade constitucional e diversificados mecanismos de ação. Contudo, a ausência de relações significativas de estrutura-atividade destes compostos faz com que a obtenção de compostos otimizados baseie-se em um grande número de atividades experimentais/exploratórias. No presente trabalho técnicas de modelagem molecular foram empregadas no estudo antivirais e peptídeos bioativos no sentido de se interpretar mecanismos de ação e estabelecer padrões de identificação de sítios ativos. Os resultados obtidos do estudo de antivirais sugerem que o mecanismo de ação de fármacos como o Remdesivir e Favipiravir pode ser compreendido em termos de sua similaridade química com elementos constituintes das bases nitrogenadas presentes no RNA viral, em especial tais análises definem uma metodologia de identificação de novos compostos antivirais promissores. Em relação aos peptídeos, baseado em estudos de orbitais de fronteiras de aminoácidos e sequências curtas, nossos resultados permitiram identificar que a dominância de determinados resíduos na reatividade de cadeias peptídicas pode ser prevista considerando-se apenas suas unidades constituintes e a posição relativa entre elas. Tal abordagem facilita a interpretação de dados teóricos e experimentais associados à prospecção de novos peptídeos com potencial aplicação antiviral, permitindo identificar, a priori, regiões bioativas nas cadeias e propor novas estruturas com padrão de reatividade específicos.ItemTese de doutorado Desenvolvimento de superfícies biomultifuncionais em ligas de alta entropia por oxidação por micro-arco(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0023-10-24) Sousa, Tiago dos Santos Pereira de ; Grandini, Carlos Roberto ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ligas biomédicas de titânio (Ti) têm sido desenvolvidas para utilização principalmente em implantes ortopédicos e odontológicos, combinando propriedades mecânicas, eletroquímicas e biocompatibilidade mais adequadas que outros biomateriais comerciais, como o aço inoxidável austenítico 316L e as ligas de Co-Cr-Mo. Contudo, as recentes ligas de titânio não eliminam completamente os problemas que ocorrem frequentemente em implantes, como o efeito de blindagem óssea, resistência aos esforços biomecânicos e a toxicidade pela liberação de íons metálicos e partículas de desgaste em longo prazo. Adicionalmente, métodos de modificação de superfície, dentre eles a oxidação por micro-arco (MAO), têm sido amplamente utilizados para acelerar o processo de osseointegração e evitar infecção bacteriana na interface entre o tecido ósseo e implante. Nos últimos anos, ligas com alta entropia, compostos por 5 ou mais elementos em proporção próxima à equimolar, têm sido desenvolvidas para aplicação aeronáutica e estrutural. Estes materiais têm sido reconhecidos pela sua elevada resistência mecânica, ductilidade e resistência à corrosão, o que têm atraído a atenção para utilização na área biomédica. Contudo, as ligas de alta entropia desenvolvidas atualmente não possuem propriedades adequadas para a utilização como biomateriais. Além disso, há ainda pouca compreensão sobre os mecanismos de cristalização e solidificação da solução sólida e da interação de sua superfície com células e tecidos do corpo humano. Este estudo objetivou desenvolver superfícies biomultifuncionais por MAO em novas ligas de alta entropia, compostas por elementos não tóxicos (Ti, Nb, Zr, Mo, Ta, Fe e Mn) em proporção quase equiatômica, formando as ligas TiZrNbTaMo, TiZrNbFeMo e TiZrNbTaMn visando aplicações como implantes biomédicos de baixo módulo de elasticidade. As ligas foram caracterizadas em função da microestrutura, características mecânicas, físico químicas., em De forma geral, os resultados mostraram que após a superfície das ligas serem modificadas por MAO, foi possível de se obter materiais com melhor biocompatibilidade mecânica, biocompatibilidade e propriedades biofuncionais.ItemTese de doutorado Estudos de coorte de bebês nascidos pré-termo e a termo no primeiro ano de vida(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-04) Cunha, Angélica Maria Teodoro ; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim ; Pereira, Verônica Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O aumento de pesquisas sobre a prematuridade aponta para altas taxas de morbidade, mortalidade, complicações de saúde e riscos para atrasos de desenvolvimento comparados as crianças a termo. Os efeitos dessas variáveis podem ser diretos e interativos, precoces e definitivos ou aparecer posteriormente e progredir, abrindo janelas críticas de desenvolvimento dentro dos quais tais variáveis tenham efeitos amplificados. A presente tese teve como objetivo geral analisar os efeitos de variáveis parentais e do bebê e, em estudos de coorte, verificar a influência da idade gestacional sobre seu desenvolvimento. Para responder ao objetivo geral foram conduzidos três estudos. No Estudo 1, objetivou-se avaliar a preditividade das variáveis do bebê, maternos, paternos e da família sobre o desenvolvimento infantil nas áreas: cognitiva, linguagem (receptiva e expressiva) e motora (grossa e fina) em quatro períodos distintos, ao longo do primeiro ano de vida de recém-nascido pré-termo. Participaram 303 bebês nascidos pré-termo que foram agrupados e divididos de acordo com a idade gestacional e tiveram seu desenvolvimento avaliado aos três, seis, nove e doze meses por meio das Escalas Bayley-III. Quanto as variáveis dos bebês, o peso de nascimento se mostrou mais preditivo para o desenvolvimento dos bebês nos três grupos, nas diferentes áreas e idades de avaliação, indicando que quanto maior o peso, melhores são os resultados de desenvolvimento. Quanto a influência das variáveis familiares sobre o desenvolvimento dos bebês, a pouca idade materna e paterna e baixa escolaridade paterna mostraram-se preditivas para atrasos de desenvolvimento. No Estudo 2, buscou-se analisar o efeito de um programa de intervenção precoce, associado a idade gestacional, sobre o desenvolvimento de bebês pré-termo ao logo do primeiro ano de vida, em quatro avaliações trimestrais. Foram analisados os dados de 208 bebês nascidos pré-termo, participantes de um programa de intervenção precoce, que foram divididos em três grupos, de acordo com a idade gestacional. Observou-se efeitos do programa de intervenção e da idade gestacional no desempenho dos bebês, resultando que, à medida que avançavam em idade, melhores eram os resultados de desenvolvimento. No Estudo 3, buscou-se descrever e comparar o desenvolvimento de grupos de bebês, divididos de acordo com a idade gestacional, com o desenvolvimento de bebês a termo e com o desenvolvimento médio esperado pelo instrumento. A amostra foi composta por 410 bebês pré-termo e a termo divididos em seis grupos considerando a idade gestacional. As Escalas Bayley-III foram utilizadas para a avaliação do desenvolvimento. Quanto menor a idade gestacional menores eram as pontuações e mais distante da média esperada para as idades. Os resultados sugerem que a exposição à determinadas variáveis biológicas, familiares e socioeconômicas impactam diretamente no desenvolvimento dos bebês nascidos pré-termo, em especial a idade gestacional. Aponta-se como importantes avaliações precoces do desenvolvimento e acompanhamento longitudinal dessa população de risco de forma sistemática e intensiva além do primeiro ano de vida.ItemTese de doutorado Synthesis, characterization and evaluation of the physicochemical properties of new multicomponent pharmaceutical systems of valsartan and norfloxacin(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Ferreira, Patrícia Osório ; Caires Junior, Flávio ; Castro, Ricardo Antonio Esteves ; Faculdade de Ciências ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Um dos grandes desafios no desenvolvimento de novos fármacos e um problema frequente nos já comercializados é a baixa solubilidade aquosa, que pode afetar diretamente a biodiponibilidade de um princípio ativo. A busca por novas abordagens de como melhorá-la recebem destaque da comunidade acadêmica e do setor farmacêutico. Nesse contexto, a prospecção e estudo de formas multicomponentes farmacêuticas visa a melhoria de propriedades físico químicas de fármacos, com grande foco no aumento da solubilidade aquosa. Dessa forma, este estudo visou a obtenção de novas formas farmacêuticas multicomponentes do anti-hipertensivo com baixa solubilidade aquosa valsartana e sua caracterização térmica, espectroscópica e estrutural, além do estudo de viabilidade de escalonamento de cocristais de norfloxacino. Os coamorfos e misturas eutéticas foram preparados utilizando o método mecanoquímico, bem como síntese em solução para obtenção dos novos sais de valsartana. A partir dos dados de análise térmica foram ainda construídos diagramas de fase binários, o que possibilitou a compreensão do equilíbrio sólido-líquido para as misturas eutéticas, e gráficos que demostram o comportamento vítreo borrachoso dos coamorfos. A partir do estudo de cristalização em solução foram construídos diagramas ternários para determinar melhores condições de síntese em solução de cocristais do antibiótico norfloxacino. Ainda foram utilizadas técnicas difratométricas e espectroscópicas na caracterização dos sistemas obtidos e ensaios de dissolução, permeação e solubilidade para avaliar suas propriedades. Foram obtidos nesse trabalho, utilizando a valsartana, coamorfos com menor solubilidade, formulações liquidas com maior permeação para o sistema valsartana-mentol, e sais de alta solubilidade com os coformadores roxadustat, ácido fólico e ácido 4- aminobenzóico.ItemTese de doutorado Síntese de filmes óxidos para camadas seletivas em células de perovskita(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-22) Oliveira, Lucas Pires Gomes de ; Bortoleto, José Roberto Ribeiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A síntese de filmes finos óxidos tem se mostrado uma área promissora na pesquisa de células solares de perovskita (PSC), devido ao seu potencial para melhorar o desempenho e a estabilidade desses dispositivos. Este estudo teve por objetivo a síntese e caracterização de filmes óxidos utilizados como camada ETL (Electron Transport Layer) e HTL (Hole Transport Layer) para possível aplicação em PSC. A técnica de Magnetron com DC-Pulsado foi utilizada para a produção dos filmes de Nb2O5 e NiOx, enquanto o magnetron sputtering foi empregado para a produção dos filmes de CeOx. Foram realizadas caracterizações de UVvis, difração de raios-X (DRX), perfilometria, EDS (Espectroscopia de Dispersão de Energia), MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura) e goniometria. Este estudo tem como inovação a utilização de duas formas de síntese (deposição) de filmes como camadas seletoras para PSC. Todos os filmes apresentaram uma transmitância média na região do visível em torno de 80%, porém com destaque no filme (C2) de CeOx com 92% de transmitância. Os índices de refração dos filmes ficaram próximos da perovskita (2,55), no entanto o filme com maior valor de índice de refração foi 3,94 para o filme de CeOx (CPot.2). Os valores de Band gap variaram de 2,65- 4,25 porém o valor mais largo foi do filme de Nb2O5 (PL.2). Morfologia superficial predominantemente lisa em todos os filmes exceto pelos filmes de CeOx e ângulo de contato com característica hidrofílica em todos os filmes destacando-se o filme de Nb2O5 que apresentou o menor valor (37º). Esses resultados contribuem para o avanço na compreensão e otimização de filmes óxidos utilizados em dispositivos fotovoltaicos baseados em perovskita, possibilitando células solares com melhor desempenho e estabilidade.ItemTese de doutorado Compostos bioativos e capacidade antioxidante em clones de Coffea canephora no Amazonas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Tadeu, Hugo Cesar ; Ximenes, Valdecir Farias ; Espindula, Marcelo Curitiba ; Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese explora o Amazonas como uma nova fronteira agrícola sustentável para Coffea canephora, conectando a história da cafeicultura local aos avanços científicos sobre compostos bioativos e suas aplicações industriais. O estudo revisita a trajetória da cafeicultura no Amazonas desde o século XVII, destacando os desafios e transformações que moldaram o setor e justificam as investigações atuais. O objetivo é caracterizar os compostos bioativos e ácidos orgânicos presentes nas cultivares locais de C. canephora, com foco em componentes como trigonelina, ácidos clorogênicos e cafeína, e em identificar a variabilidade genética e as propriedades antioxidantes dessas plantas. Foram utilizadas análises cromatográficas e espectrofotométricas, que permitiram identificar a variabilidade genética e a alta herdabilidade desses compostos bioativos em dez cultivares de C. canephora, cultivadas em blocos ao acaso, com o emprego de métodos específicos para determinação da atividade antioxidante, como o método ORAC. Os resultados indicam que as cultivares amazônicas apresentam um potencial significativo para uso nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. A valorização desses compostos bioativos destaca novas oportunidades econômicas e sustentáveis, fortalecendo a cadeia produtiva do café no Amazonas e promovendo práticas agrícolas em harmonia com o ecossistema local.ItemTese de doutorado Saúde pública na atenção individual e familiar de criança vítima de violência doméstica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-08) Domingues, Taciano Luiz Coimbra ; Feijó, Marianne Ramos ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A violência doméstica contra a criança é um fenômeno complexo que tem efeitos deletérios ao desenvolvimento físico e psicossocial do infante, com grandes implicações legais, jurídicas e de saúde pública. Com a promulgação da Lei nº 13.341, 04 de abril de 2017, a criança vítima de violência que anteriormente era assistida por medidas de proteção na Vara da Infância e Juventude, passa a ocupar o papel de produzir provas judiciais contra o perpetrador por meio do depoimento especial na Vara Criminal. Entretanto, essa mesma lei coloca que instâncias do Estado/Governo, como a saúde pública, devem planejar, desenvolver, implementar e desempenhar serviços e ações de proteção e cuidado dessa população. Com o intuito de conhecer como tem se materializado a atenção da saúde pública à criança vítima de violência doméstica, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória dividida em quatro estudos, tendo como referenciais teóricos a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e os estudos das vulnerabilidades. O Estudo A, mediante pesquisa documental com 27 leis, decretos e portarias, evidenciou que a Legislação Brasileira relacionada à atenção da saúde pública na violência doméstica contra criança, instituiu uma ampla gama de serviços e ações, organizados em políticas públicas e sistemas de garantia necessários ao enfrentamento dessa problemática. O Estudo B, por meio da revisão sistemática de 13 artigos, expôs que os profissionais de saúde assistiram as vítimas e seus familiares de forma incondizente com o aparato legal concatenado à violência contra a criança. No Estudo C, mediante Análise de Conteúdo das entrevistas semiestruturadas com sete profissionais de saúde, constatou o empenho deles em prestar bom atendimento ao público em questão, entretanto, esses servidores públicos externaram desconhecimento da legislação vigente e dos procedimentos que devem ser executados na atenção das vítimas de violência doméstica e seus familiares. O Estudo D por meio da Análise de Conteúdo das entrevistas semiestruturadas com 11 familiares de crianças encaminhadas para depoimento especial, constatou a insuficiência, ausência e brevidade de serviços e ações voltados aos infantes vítimas de violência doméstica e seus familiares, pelos estabelecimentos públicos de saúde. Os Estudos B, C e D concluíram a necessidade urgente de capacitação factual dos profissionais de saúde e do funcionamento pleno de uma rede intersetorial para a efetivação da atenção, proteção e cuidados da criança vítima de violência doméstica. Todavia devido aos limites decorrentes do número de: documentos legais pesquisados, artigos sistematizados, profissionais e familiares entrevistados, sublinha-se a relevância de novos estudos sobre o presente tema com a participação de todos os envolvidos, o que fomentará múltiplos olhares e saberes sobre a violência doméstica contra a criança em sua complexidade e caminhos efetivos à implementação de políticas públicas e protocolos de cuidado às vítimas e familiares.ItemTese de doutorado Estratégias didáticas para o ensino de genética baseadas em história da ciência: propostas envolvendo aspectos da natureza da ciência presentes na constituição de Drosophila melanogaster como organismo modelo.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Tanajura, Vinícius Silva ; Gatti, Sandra Regina Teodoro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os conteúdos de Genética estão muito presentes na vida cotidiana neste início de século XXI. As diversas mídias de massa e digitais fornecem uma quantidade massiva de informação, que em diferentes contextos, podem tanto informar quando confundir o público. Recentemente viveu-se a terrível experiência da pandemia de Covid-19, que motivou debates sociocientíficos em diversas esferas sociais. Nesses e em outros debates percebeu-se a influência de equívocos quanto a conceitos básicos em Genética, fundamentais para o entendimento de tais questões. Nesse sentido, a literatura científica aponta que muitos(as) estudantes da escola básica não compreendem a relação entre genes e cromossomos, apesar de os primeiros trabalhos científicos sobre isso terem sido realizados há mais de um século. Evidencia-se assim, a importância de constantes reformulações no ensino desses conceitos, de forma a possibilitar que a população compreenda os avanços da Ciência e suas consequências sociais. Para tanto, diversos trabalhos apontam a importância da contextualização histórica e do ensino científico ocorrer vinculado a conteúdos sobre a natureza da Ciência (NdC). Nesta pesquisa optou-se pela abordagem de episódios relacionados à constituição da espécie Drosophila melanogaster como organismo modelo em pesquisas sobre hereditariedade, para promover tal contextualização. Esses episódios marcaram um período de avanços significativos nas Ciências Biológicas, que se estenderam por todo o século XX. Sendo assim, buscou-se, analisar as possibilidades de articulação entre os conceitos científicos relativos à Teoria Cromossômica da Herança (TCH), os episódios históricos relacionados a ela, e a NdC, com vistas à fundamentação teórica de propostas didáticas, apresentadas como sugestões conceituais e metodológicas que solucionem desafios no ensino de Genética. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica por revisão narrativa que fundamentasse a escolha e articulação das informações provenientes da literatura, com os conhecimentos tácitos em vista da experiência docente do autor, para a elaboração de tais estratégias didáticas. Ao todo, foram propostas 6 (seis) estratégia baseadas, principalmente, em trabalhos colaborativos de pesquisa realizados por estudantes. Por fim, conclui-se que essas sugestões se configuram como um material didático que contribui com a ação docente contextualizada e adaptada, para o ensino de NdC e conteúdos relacionados à temática em questão, de modo a contemplar demandas indicadas pela literatura da área como desafios para a formação científica crítica.ItemTese de doutorado Perfil de humor e capacidade física funcional em mulheres idosas: associações e efeito de diferentes intensidades e modalidades de exercicício físico comunitário(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Zanini, Gabriel de Souza ; Ciolac, Emmanuel Gomes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O envelhecimento populacional é uma realidade crescente em diversas partes do mundo, o que resulta em uma maior predisposição a doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2, além de questões psicossociais, como aumento do estresse, depressão e problemas emocionais. A combinação desses fatores impacta negativamente a qualidade de vida de idosos, associando o estado psicológico a uma maior incidência de doenças e comportamentos de risco, como o tabagismo e obesidade. A prática de exercícios físicos, no entanto, é amplamente reconhecida por seus benefícios tanto para a saúde física quanto psicológica. Estudos demonstram que o exercício regular reduz sintomas de ansiedade, estresse e depressão, além de melhorar o humor e proteger contra doenças crônicas. Contudo, a relação entre diferentes tipos de treinamento e a melhora no humor e no desempenho físico de idosos ainda carece de investigação aprofundada. Este trabalho buscou analisar as respostas comportamentais de humor em relação a diferentes estímulos de treinamento físico e a melhoria do desempenho físico funcional em idosos, por meio de dois estudos. O estudo 1 investigou a relação entre o desempenho físico funcional e o perfil de humor em 79 mulheres idosas, e constatou que a prática regular de exercícios, mais do que o nível de aptidão física, é crucial para a manutenção de um humor estável. Já o estudo 2 comparou os efeitos de diferentes tipos de treinamento em 88 mulheres, que foram submetidas a treinamento intervalado de alta intensidade combinado com força (TI+TF), treinamento contínuo de intensidade moderada combinado com força (TC+TF), e somente treinamento de força (TF) durante 20 semanas. Os resultados indicaram que, embora todos os grupos tenham melhorado a capacidade funcional e o humor, os achados sugerem que não há diferença entre as modalidades e intensidade para ambos os aspectos. Esses achados reforçam a importância de se promover a prática de exercícios físicos, especialmente em ambientes comunitários, como uma estratégia eficaz para melhorar tanto a saúde física quanto emocional dos idosos. Além disso, os estudos destacam a necessidade de políticas públicas que incentivem a inclusão do profissional de educação física no Sistema Único de Saúde (SUS) e em Unidades Básicas de Saúde (UBS), considerando o impacto positivo do exercício físico para a saúde pública.ItemTese de doutorado Mobilizando saberes em um curso de formação continuada para professores sobre transversalidade e etnociências(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-25) Almeida, Viviane de Andrade Vieira ; Assis, Alice ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nesta pesquisa, foi elaborado, realizado e analisado um curso de formação continuada com o tema “Transversalidade e Etnociências na sala de aula” direcionado a professores atuantes no Ensino Fundamental, do município de Ituiutaba/MG, buscando-se verificar a mobilização dos saberes na formação desses professores ao participarem do referido curso. Ao valorizar esses conhecimentos, a formação promoveu uma abordagem que respeite e incorpore a diversidade cultural presente nas comunidades dos alunos em suas aulas. Esse curso foi realizado mediante nove encontros, sendo cinco ocorridos de forma presencial e quatro de modo virtual. A natureza desta pesquisa é qualitativa com características de ação-pesquisa. Os instrumentos de análise foram constituídos por um questionário, uma entrevista com os professores participantes, pela transcrição da gravação do curso e pelas atividades por eles desenvolvidas. Para análise desses instrumentos, realizou-se a Análise de Conteúdo. Os relatos dos participantes ressaltaram a importância da clareza conceitual e da colaboração entre colegas no desenvolvimento de atividades transversais. Essas práticas facilitam a identificação e a implementação de temas relevantes e também enriquecem a experiência educacional ao promover a integração de diferentes perspectivas e conhecimentos. As propostas didáticas elaboradas pelos professores participantes foram uma resposta de que o curso de formação continuada gerou resultados tangíveis e efetivos. Essas propostas não apenas demonstraram a assimilação dos conhecimentos adquiridos, mas também refletiram um movimento consciente em direção a uma educação transformadora. Além disso, ao desenvolverem novas estratégias e abordagens didáticas, os educadores manifestaram um comprometimento contínuo com a melhoria do ensino e da aprendizagem dos seus alunos, garantindo que os benefícios do curso se estendam além do ambiente formativo para impactar positivamente nas suas práticas educacionais cotidianas. Assim, os resultados desta pesquisa revelam a importância de cursos de formação continuada no enriquecimento das perspectivas e abordagens pedagógicas dos professores, evidenciando como a assimilação desses conhecimentos pode influenciar positivamente, tanto suas visões quanto suas práticas educacionais. Por meio da análise das respostas dos participantes, foi possível identificar os impactos significativos do curso no desenvolvimento profissional dos educadores, sugerindo a necessidade contínua de investimentos nesse tipo de formação para promover uma educação inclusiva, participativa e interdisciplinar, alinhada às demandas atuais. Esses resultados mostram a urgência de que políticas educacionais e instituições de ensino priorizem programas eficazes de formação continuada, reconhecendo sua relevância incontestável para as práticas de diálogo entre os saberes e entre os educadores e estudantes, incentivando uma educação formadora de cidadãos mais críticos e engajados socialmente.ItemTese de doutorado O percurso formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica e o desenvolvimento do conhecimento profissional desejável no contexto da formação inicial de professores de Química(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-09) Alves, Paola Gimenez Mateus ; Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro ; Bego, Amadeu Moura ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O conhecimento profissional desejável é caracterizado pelo alto nível de integração e articulação dos quatro saberes que o constitui (saberes acadêmicos, teorias implícitas, saberes baseados na experiência e rotinas e guias de ação). Isso atribui a ele a característica de conhecimento mediador entre teoria e prática. Seu desenvolvimento está associado às transformações didática e epistemológica de suas fontes (saberes metadisciplinares, saberes disciplinares básicos e experiência profissional) e superação de tendências-obstáculos. É por meio da investigação fundamentada de problemas práticos profissionais (atrelados aos processos de ensino e aprendizagem) que os conteúdos das fontes são ressignificados. Na presente tese, foi adotada a perspectiva de que o percurso formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) apresenta potencialidade de favorecer o desenvolvimento deste conhecimento de licenciandos em Química. Assim, o objetivo geral foi investigar como o percurso formativo de implementação de uma UDM incide no desenvolvimento do conhecimento profissional desejável de professores de Química em formação inicial. O contexto de pesquisa foi uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de um curso de licenciatura em Química em que o referido percurso vem sendo implementado. Dois licenciandos foram selecionados enquanto participantes da pesquisa. Os dados foram constituídos por versões do planejamento da UDM, reuniões de orientação dos licenciandos com o formador, implementação da UDM planejada em sala de aula, questionários para caracterização e construção de mapas cognitivos e entrevista semiestruturada. Utilizando os princípios da análise categorial de conteúdo, os dados foram analisados com base na proposta do conhecimento profissional desejável e no modelo/percurso formativo de implementação de uma UDM. Em síntese, os resultados sugerem que a organização e inter-relação das atividades formativas constituintes do percurso formativo contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento profissional desejável dos licenciandos. Inferiu-se sobre um aumento na complexidade das interações entre as fontes, por meio de uma maior articulação dos elementos do planejamento de ensino. Também foi inferido sobre a manifestação e indícios de superação de algumas tendências-obstáculos, por meio da reflexão e propostas de modificações no planejamento de ensino que se distanciaram de perspectivas transmissiva e tecnicista de ensino e aprendizagem. A inter-relação das fontes e a superação de tendências-obstáculos estiveram associadas ao esforço dos licenciandos em articular de modo coerente as tarefas do planejamento da UDM, às reuniões de orientação com o formador e a implementação da UDM em sala de aula. A transformação epistemológica não foi favorecida possivelmente pela influência/permanência do absolutismo epistemológico, caracterizado como principal motivo da manifestação/persistência de tendências-obstáculos. Assim, os dados sugerem a necessidade de se (re)pensar o percurso formativo visando superar a concepção absolutista que dificulta o desenvolvimento do conhecimento profissional desejável. Como possibilidades, destaca-se: a necessidade de se pensar um percurso formativo cíclico; a inserção de reuniões de orientação com o formador durante a implementação em sala de aula do planejamento da UDM; e superar uma abordagem predominantemente racional (discussão teórica) sobre o como agir em sala de aula (rotinas e guias de ação).ItemTese de doutorado Narrativas de resistência: história de vida de uma educadora com deficiência visual e seus constructos no ensino de ciências e biologia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 16-09-2024) Flores, Andrezza Santos ; Camargo, Eder Pires de ; Educação para a Ciência (FC) - Campus de Bauru ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A inclusão está alicerçada na constituição, legislações e atos normativos que garantem o direito a todos pela escolarização, perpassando pelas modalidades de ensino que culminam na educação superior. Todavia, pouco se sabe da trajetória de vida das pessoas com deficiência em contextos laborais. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo retrospectivo visando: analisar a história de vida de uma educadora com deficiência visual (DV), entrelaçando suas potencialidades e desafios em meio aos seus constructos no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Nessa conjuntura, além de pertinente, é necessário tecer reflexões inerentes a sua atuação como docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e como Gestora Escolar, visto que os conhecimentos transcendem a sala de aula, possibilitando que todos os setores, inclusive a equipe gestora, enquanto facilitadora do processo de inclusão escolar, considerem as características de cada um, ou seja, os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Posto isto, trata-se de uma pesquisa narrativa, com investigação de natureza qualitativa, no viés da abordagem descritiva e interpretativa do contexto, bem como pesquisa participante. Para o estabelecimento dos demais participantes da pesquisa foi utilizada a abordagem Snowball Sampling (Amostragem “Bola de Neve”), contando com a participação da vice-diretora, coordenadora pedagógica, professoras de Ciências e Biologia, professor de Língua Portuguesa, estudante da sala de recursos, mãe da estudante e autora da pesquisa, correspondendo na participação de duas escolas, indicadas como A e B. Dessa forma, para a coleta de dados foram realizadas individualmente entrevistas semiestruturadas, as quais permitiram a análise das narrativas bibliográficas. Com isso, os resultados foram apresentados depreendendo de categorias temáticas, de acordo com as memórias explicitadas pelos participantes, tendo como base o hipocampo, área localizada no cérebro importante para memorização. Os resultados indicam elementos que permeiam as vivências correspondentes às práticas pedagógicas como docente do AEE e diretora, atrelado aos princípios do DUA no ensino de Ciências e Biologia, permeando às diretrizes de representação, engajamento, ação e expressão, bem como o desvelo em ambientes inclusivos, mesmo que de forma incipiente. Por outro lado, a ausência de acessibilidade para a cumprir com êxito suas prerrogativas foram evidenciadas em ambos os cargos, porém de uma maneira mais acentuada como gestora escolar devido à intolerância de alguns docentes, se destacando o uso de termos pejorativos e descrença da capacidade para executar seu trabalho. É precípuo destacar que a inclusão é um terreno fértil, não sendo restrita ao contexto educacional, carecendo de políticas públicas revisadas e efetivadas com acessibilidade, pois a conquista do cargo não supre as barreiras atitudinais para a execução equânime do ofício.ItemTese de doutorado Práxis pedagógica histórico-crítica na formação de licenciandos/as em Ciências Biológicas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Sun, Hinan Tsai ; Campos, Luciana Maria Lunardi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A partir do alinhamento com os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, a práxis pedagógica histórico-crítica na formação de professores/as de Ciências e Biologia deve visar a formação da consciência filosófica, compreendida como a capacidade de análise e reflexão sobre a finalidade da educação e da prática docente. Isso se dá por meio do movimento da síncrese à síntese, pela mediação da análise, reconhecendo a intencionalidade do ato educativo e o caráter político do trabalho docente, pautando-se pela articulação dialética entre teoria e prática e pela defesa da transmissão e apropriação dos conhecimentos teóricos. Para compreender como formar professores/as a partir da perspectiva histórico-crítica, o objetivo geral da pesquisa é a análise de uma práxis pedagógica histórico-crítica em uma disciplina pedagógica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Foi elaborada e desenvolvida uma proposta didática para uma disciplina ministrada a uma turma de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a análise da proposta, foram elaboradas quatro categorias analíticas: i) as condições objetivas de trabalho do professor, ii) conteúdo e forma: a necessidade de domínio teórico, competência técnica e compromisso político, iii) o movimento da síncrese à síntese como fundamento da práxis pedagógica, e iv) mediações necessárias para a superação da pseudoconcreticidade. A partir dos resultados, evidenciamos a possibilidade de uma práxis histórico-crítica na formação de professores, visando a formação da consciência filosófica dos/as licenciandos/as, por meio do movimento da síncrese à síntese, pela mediação da análise, reconhecendo-se a intencionalidade do ato educativo e o caráter político do trabalho docente, pautando-se na articulação dialética entre teoria e prática e na defesa da transmissão e apropriação dos conhecimentos teóricos. Encontramos como desafios a condição de professora substituta, o domínio dos conteúdos de ensino e a própria lógica dialética.