Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253930
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PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Gestão de resíduos sólidos urbanos na escala local: uma análise sobre a inserção da Economia Circular na agenda ambiental do município de Araraquara — SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Ribeiro, Raissa Carvalho; Orsi, Rafael Alves
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Diante dos novos desafios impostos pelas crises ambientais, a busca por economias alternativas passa a compor as agendas de debates internacionais. É nesse cenário que nas últimas décadas se observa um crescente debate, sobretudo em países de capitalismo central, sobre a transição para uma Economia Circular (EC) que prevê a reinserção de materiais no ciclo produtivo, objetivando erradicar a produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Já na periferia da capital, como é o caso do Brasil, a EC passa a ser debatida por sua proximidade com a Agenda 2030, bem como por possuir preceitos em comum com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), demonstrando ser uma potencial ferramenta para a formulação de Políticas Públicas ambientais. No entanto, diversas questões vêm sendo levantadas no que diz respeito à real capacidade desse sistema circular responder aos problemas ambientais enfrentados na atualidade, o que reafirma a importância de analisar sua aplicabilidade na realidade concreta (Murray, 2017). Nesse sentido, através da combinação de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, a presente pesquisa analisou em que medida esse conceito se insere na agenda ambiental de cidades brasileiras e auxilia na gestão de RSU, tendo como campo de análise a cidade de Araraquara –– SP.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
As dimensões afetivas do cuidado: um estudo etnográfico sobre o Ilé Maroketu Asé Ominarè(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-18) Costa, Thiago Rodrigues; Santos, Elisângela de Jesus
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Essa dissertação teve por objetivo compreender como se organizam as práticas de cuidado no terreiro de candomblé Ilé Maroketu Asé Ominarè. Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico que se configurou como metodologia central do trabalho. Iniciada em 2022, buscou-se interpretar os dados campo a partir da primeira visita em setembro de 2021, abordando as dinâmicas do terreiro, suas sociabilidades, tensões e sobre como a comunidade compreende as práticas de cuidado. Para compor as interpretações, buscou-se também realizar entrevistas semiestruturadas que versavam sobre a trajetória de vida dos membros da casa, a fim de interpretar suas experiências e contato com a espiritualidade. Como resultados, constatou-se que as práticas de cuidado nesse terreiro operam por meio da reciprocidade, onde cuida-se e é cuidado, numa relação de troca que mantém viva a comunidade. Essa dissertação está organizada em três capítulos, no qual o primeiro trata sobre as categorias e história da ancestralidade do Ilé Maroketu Asé Ominarè. O segundo aborda as interpretações que se realizou em pesquisa campo. Sendo o terceiro, o relato em primeira pessoa do pesquisador enquanto recolhido ao roncó e também as interpretações realizadas sobre a reciprocidade no contexto da comunidade.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Adoles(ser) e perten(ser): o sofrimento emocional e sua relação com o sentimento de pertencimento escolar em adolescentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-24) Oliveira, Vitória Hellen Holanda; Tognetta, Luciene Regina Paulino
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pesquisas nacionais e internacionais indicam o aumento do sofrimento emocional entre adolescentes. Enquanto isso, a literatura destaca a importância do sentimento de pertencimento para o bem-estar de adolescentes, cuja identidade pessoal se fortalece pela inserção em grupos sociais. As pesquisas apontam as dificuldades das escolas em criar ambientes onde os estudantes se sintam pertencentes. Nossa pesquisa investigou a relação entre o sentimento de pertencimento escolar e a frequência de sofrimento emocional entre adolescentes brasileiros. Assim, a pergunta que fizemos enquanto problema de pesquisa foi: haverá uma relação entre a percepção de sentimento de pertencimento escolar e a frequência de sofrimento emocional manifestada por adolescentes de escolas brasileiras? Para responder a esse questionamento traçamos os seguintes objetivos primários: 1) investigar a frequência de sofrimento emocional autopercebida por adolescentes; 2) investigar o sentimento de pertencimento escolar autopercebido por adolescentes; 3) verificar se existe uma relação entre o sentimento de pertencimento escolar e a frequência do sofrimento emocional autopercebidos por adolescentes. E objetivos secundários: 1) verificar se existe diferença entre a frequência de sofrimento emocional e o sentimento de pertencimento escolar autopercebidos por adolescentes que autodeclaram diferentes cor/raça; 2) verificar se existe diferença entre a frequência de sofrimento emocional e o sentimento de pertencimento escolar autopercebidos por adolescentes que autodeclaram diferentes gêneros. Para isso, nossa pesquisa foi quantitativa, exploratória, descritiva e correlacional. Participaram estudantes escolhidas/escolhidos por conveniência, sendo 3.276 adolescentes do 7º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares brasileiras. O instrumento utilizado foi um questionário disponibilizado online, composto por perguntas fechadas divididas em três conjuntos de itens acerca do perfil das/dos participantes, sobre a percepção do sentimento de pertencimento escolar e, por fim, sobre a frequência de sofrimento emocional. Os resultados encontrados indicam um escore médio de sofrimento emocional moderado (24,62 pontos), com alguns casos extremos, próximos a 100 indicando que deve haver uma preocupação com o bem-estar de adolescentes em sofrimento. Sobre o sentimento de pertencimento, tínhamos uma preocupação preliminar por saber se o contexto seria determinante para definir as relações que encontraríamos; a análise multinível demonstrou que o tipo de escola explica pouca da variação no sentimento de pertencimento evidenciando que este pode ser constructo generalizável, o que possibilitou a continuidade das relações. O escore médio de pertencimento escolar foi alto (69,81 pontos). Constatou-se ainda que a percepção de pertencimento escolar está negativamente correlacionada ao sofrimento emocional, indicando assim que quanto maior o sentimento de pertencimento, menor a frequência de sofrimento emocional, confirmando nossa hipótese inicial. Adolescentes autodeclarados indígenas e não-cisgênero (trans e não-binários) relataram maior sofrimento emocional e menor sentimento de pertencimento, com destaque para as mulheres trans. Estudantes de escolas privadas apresentaram, em média, maior percepção de pertencimento à escola, mas também apresentaram casos mais extremos de ausência desse sentimento. Nossos resultados reforçam a necessidade da escola como espaço de bem-estar emocional para avançarmos na construção de uma cultura de paz.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Um estudo sobre os entornos pessoais de aprendizagem de professores de língua inglesa da rede municipal de ensino(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Silva, Jéssica Bergamasco; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Aprender uma língua estrangeira fora do ambiente escolar torna-se, a cada dia, mais facilitado, em decorrência da grande oferta de recursos que se pode encontrar na atualidade, como plataformas, aplicativos, cursos on-line, etc. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das experiências prévias e as atuais de aprendizagem de inglês de professores, assim como das ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que utilizam e das estratégias de aprendizagem envolvidas. Pretende-se, ainda, problematizar a forma como tais experiências podem influenciar a prática docente desses profissionais. Para tanto, apoiaremo-nos, prioritariamente, nos estudos acerca do Entorno Pessoal de Aprendizagem (EPA), que segundo Adell Segura e Castañeda Quintero (2013), relaciona-se ao conjunto de ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que cada pessoa utiliza de forma assídua para aprender. Os EPAs se dividem em três partes: a) ferramentas, mecanismos e atividades para ler como blogs, canais de vídeo, pesquisa, lista de RSS, conferências etc; b) ferramentas, mecanismos e atividades para reflexão do fazer como por exemplo caderno de notas, canal de vídeo, sínteses, organização, criação de um diário de trabalho, elaboração de um mapa conceitual; c) mecanismos e atividades para compartilhar e refletir com a comunidade, como ferramentas de software social, diálogo, decisões, encontros, reuniões, congressos. Nos apoiaremos, também, em estudos sobre a formação de professores de Línguas Celani, (2001), ciclo de vida profissional docente Huberman, (1989), os saberes dos professores Tardiff; Raymond, (1997), em estudos acerca da autonomia Leffa, (2010); Freire, (1996); Benson, (2003) e sobre as estratégias de aprendizagem Oxford, (1990; 1991). Para seu desenvolvimento, utilizamos os relatos dos professores sobre suas experiências prévias e as atuais de aprendizagem de inglês, por meio de questionários, grupos focais e entrevistas. Os resultados apontam para uma diversidade de elementos nos entornos na aprendizagem, os quais sofreram forte influência de pessoas dos contextos pessoais no processo de aprendizagem tanto na no passado dos professores como no presente, assim como na educação formal quanto na não formal como: jogos, músicas, filmes, séries, uso do audiovisual, livro impresso kindle, vídeos, barsa e enciclopédias, estudar em bibliotecas, separação de sílabas, interação em grupos de whatsapp, criação de sites. Concluímos que os EPAs vão se modificando ao longo da vida e, também, durante o exercício da docência quando são adaptados, pois nem sempre é possível ensinar da mesma forma que o docente aprendeu. Palavras-chave: Entorno pessoal de aprendizagem; Aprendizagem autônoma; Aprendizagem em docência.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A constituição da atividade de trabalho docente : formação da atividade-guia do professor iniciante(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Bessi, Aline Pereira; Fernandes, Maria José da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A dissertação possui como tema o trabalho docente, com foco na constituição desta atividade pelo professor iniciante. Justifica-se sua relevância, pois, a iniciação na docência é considerada como um momento de grande exigência que requer mudanças no psiquismo e na consciência do professor. Entretanto, a abordagem hegemônica sobre a referida temática carece de uma perspectiva histórica, crítica e cultural que redimensione o ingresso na carreira docente a partir das múltiplas determinações objetivas e sociais. As questões-problema desta pesquisa são: como se forma a atividade de trabalho do professor? Qual a importância da formação inicial e continuada para a consolidação do modo de ser professor? Tem-se como objetivo geral propor um constructo teórico-conceitual sobre a atividade de trabalho do professor em início de carreira, por meio da análise da transição da atividade de estudo profissionalizante para a atividade de trabalho. A pesquisa, de natureza teórica, se alicerça nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, adotando o método do materialismo histórico-dialético na busca pela articulação de elaborações teóricas produzidas com base na categoria da atividade sistematizada por Leontiev a partir de estudos coletivos com outros pesquisadores da Psicologia Histórico-Cultural. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico sobre o professor iniciante na base de dados da SciELO; estudo teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e seus fundamentos, para a definição do corpo de conhecimentos científicos usados na abstração do objeto de pesquisa; e proposição de novo enfoque sobre a atividade de trabalho do professor iniciante, entendida como a atividade-guia do desenvolvimento desse na idade adulta. Pretende-se, por meio da literatura, ampliar a compreensão sobre a constituição da atividade de trabalho a partir da análise da particularidade da prática pedagógica desenvolvida pelos professores iniciantes como uma unidade entre a singularidade expressa na configuração específica dessa atividade e a totalidade histórica e socialmente elaborada. Vislumbra-se produzir uma síntese superadora de perspectivas naturalistas e reprodutivistas presentes nos estudos sobre a formação da atividade de trabalho na docência, em um devir que garanta possibilidades à iniciação dos professores, considerando os processos que devem ser gestados para a formação da atividade de trabalho, ao mesmo tempo que, já inserido na atividade docente, o professor possa ser instrumentalizado para desenvolvê-la da melhor forma possível.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Experiências de não-binariedade: o gênero, a psicanálise e uma nova epistemologia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Macedo, Leonora Maniglia; Knudsen, Patrícia Porchat Pereira da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Insurgente na contemporaneidade em relação ao discurso hegemônico acerca da sexualidade e do gênero, a não-binariedade compreende transidentidades que rompem com o estatuto binário de gênero. A escassez de referências teóricas psicanalíticas acerca destas experiências de gênero levaram à delimitação de um campo que pretendeu produzir um discurso psicanalítico sobre o processo de generificação e sobre o conceito de não-binariedade. A produção deste discurso foi enriquecida pela comparação das narrativas de sujeitos não-binários acerca de suas percepções identitárias por si mesmos e pela alteridade. Por meio de levantamento bibliográfico com procedimento descritivo-exploratório inicial, no interior das teorias psicanalíticas freudiana, lacaniana e vincular, foram discutidos os conceitos de bissexualidade psíquica, identificação, triplo registro psíquico vincular e alianças inconscientes para pensar o processo de generificação. Com o auxílio da proposta de hibridização da psicanálise, de Ayouch, acrescentou-se o debate entre essas teorias e os estudos de gênero, queer, teorias decoloniais e transfeministas. Foi aplicado um questionário online a pessoas não-binárias em diferentes regiões do Brasil acerca de suas experiências de gênero. Foram analisados dados quantitativos por meio de gráficos de scores totais, frequências relativas e regressão linear múltipla por stepwise. Os dados qualitativos foram investigados a partir da Análise de Conteúdo Temática de Bardin. A discussão dos dados levou, primeiramente, à percepção de extensa multiplicidade de singularidades das transidentidades quanto a suas corporalidades e expressões de gênero. Em segundo lugar, levou ao questionamento da significação da categoria de humano entre diferentes cosmopercepções e, por último, à compreensão da existência de uma epistemologia do regime binário da diferença sexual. O resultado foi a identificação de um “pacto narcísico colonial”, que imbrica gênero, raça e outros marcadores hegemônicos interseccionais, e que propõe um modelo de generificação no qual processos de binarização decorrem da socialização cisnormativa, ainda que uma certa não-binariedade seja intrínseca à subjetividade humana. Concluímos com a proposta de uma epistemologia não-binária, com o intuito de subverter os efeitos complexos do regime binário, regime epistemológico da diferença sexual, no qual estamos inseridos e fomos subjetivados.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Senhor de si mesmo: "Childe Roland to the Dark Tower Came", de Robert Browning(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Mazzo, Lorenzo Campos; Rossi, Aparecido Donizete
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa intenta interpretar, a partir de uma perspectiva simbólica, histórica, comparativa e crítica, o poema “Childe Roland to the Dark Tower Came”, de Robert Browning, tendo em vista o período literário em que ele está inserido, o Romantismo britânico, e a aproximação do poema com outras obras literárias, como Hamlet, de William Shakespeare, e a A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A temática do cavaleiro, da jornada e da torre estão fortemente presentes no poema, e sua total apreensão é necessária para que qualquer leitura crítica do poema seja bem-sucedida e estruturada. Para auxiliar a interpretação, serão utilizados textos variados, como o Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, para um maior aprofundamento a respeito dos símbolos presentes no poema, O Romantismo, organizado por Jacob Guinsburg, como fundamento crítico sobre o Romantismo, Os Templários, de Piers Paul Read, e História da Idade Média, organizado por Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez, como fundamentação histórica e testamental, e A Aventura, de Giorgio Agamben, como base filosófica para a questão da jornada. Juntamente com tais textos, serão utilizados outros textos da literatura universal, a fim de fortificar e sustentar a interpretação final.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Constituição de sujeitos e memória discursiva em Torto Arado: o silêncio como chave de leitura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Rossi, Patrícia Aparecida; Biziak, Jacob dos Santos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo desta pesquisa é apresentar o silêncio, sob as formas conceituadas por Eni Orlandi no campo da Análise de Discurso Materialista (ADM), como chave de leitura de Torto Arado (Vieira Junior, 2021). Para a elaboração do estudo foram discutidas questões relacionadas à dimensão política do silêncio, aspectos sócio-históricos, formas de existência e funcionamento no texto literário, bem como seus desdobramentos em relação à memória discursiva e inscrição das personagens enquanto sujeitos discursivos. Para tanto, percorremos estudos (Matos, 2018; Cestari, 2015; Silveira, 2004) que abordam a relação do silêncio com a literatura, com o lugar de enunciação de mulheres brasileiras negras e com religiões de matriz africana, no intuito de abarcar, ao menos, três domínios de significância com que o romance mantém relação. Também apresentamos bases filosóficas e alguns conceitos fundamentais da ADM, como discurso, ideologia, enunciação, resistência, sujeito e memória, observando especialmente o papel desta na construção de dizeres na narrativa. O método de trabalho empregado foi o discursivo-indutivo, que resultou na análise de sequências discursivas destacadas do romance, pelas quais se pôde notar o funcionamento do texto literário em relação com a sua exterioridade constitutiva. Assim, chegamos a uma proposta de análise literária de Torto Arado fundamentada em um processo de leitura de filiação materialista.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Um corpo morto: Relações entre Memória, Esquecimento e Corpo, em Nove Noites de Bernardo Carvalho(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Andrade, João Victor Borges de; Biziak, Jacob dos Santos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
No presente trabalho, o texto literário, sobretudo o brasileiro contemporâneo, é compreendido, nesta dissertação como um campo de estudos e espaço de significação das práticas sociais e ideológicas, nas quais diferentes relações da sociedade são formadas e reformadas a partir da normatividade, da opressão e da resistência. Com isso, buscou-se investigar as diferentes relações do sujeito com o dizer e seus diversos efeitos de sentido, o que permitiu construir um gesto de leitura sobre o romance “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho, balizando alguns conceitos discursivos, tais como os de “memória” (lembrar), “esquecimento” (esquecer) e “corpo” como imbricações simbólicas entre materialidades linguístico-literárias e efeitos de sentidos no imaginário. A obra escolhida como corpus pertencente ao início dos anos 2001, é trazida à tona, a partir de um enfrentamento histórico anterior à cena contemporânea no Brasil, que resistiu e fez com que a prosa brasileira permanecesse em meio a um golpe de Estado (1964) anterior. que movimentou e gerou impacto em toda uma linha de produções literárias e crítico-literárias posteriores. Ao utilizar as noções discursivas sobre o texto literário brasileiro contemporâneo, partimos de um percurso entre epistemologias distintas que divergem e convergem, partindo de premissas que tentam discutir as contribuições dos conceitos discursivos e da análise de discurso materialista, para o processo de análise literária, a qual considera não somente a literatura como materialidade da língua, mas também como materialidade do sujeito, junto à exterioridade constitutiva. Ao se levar em consideração os estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, bem como suas contribuições para a análise de discurso, a dissertação se debruçou em investigar como a relação entre “memória” e “esquecimento” resultam no processo de enunciar e nomear os corpos ao longo da narrativa, tais como, o corpo do personagem antropólogo, os corpos indígenas marcados pela diferença, o próprio corpo da narrativa enquanto unidade ou, até mesmo, o corpo daquele que enuncia, como locutor – todos esses sustentados por uma relação de “lembrar” e de “esquecer”. Assim, tratando a elaboração da corporeidade dos personagens em perspectiva discursiva, esta dissertação não compreende a literatura apenas como um texto narrativo, mas relacionada a uma compreensão da prática literária enquanto ideológica (não inversão ou mistificação do real, mas relação imaginária e simbólica com este). Além das relações entre “memória” e “esquecimento”, o presente texto busca também propor uma relação discursiva sobre a construção do corpo em discursos, a partir do pressuposto de que todo discurso, em relação a uma forma-sujeito, interpela os sujeitos enquanto corporeidade, assumindo uma posição e uma relação com as realidades, refletindo também sobre como tal construção permite determinados corpos emergirem como visíveis, seja no “real” da história ou no “real” da língua.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
As canções brasileiras nas aulas de Português como Língua de Acolhimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Ferreira, Rafaela Moltocaro Teixeira; Rocha, Nildicéia Aparecida
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Atualmente, o Brasil recebe muitos refugiados que enfrentam inúmeras questões de adaptação e socialização ao chegar ao país. Como professores de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), partimos de investigações que indicam que os alunos imigrantes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica precisam de imediata integração social, igualdade de oportunidades e resolução de problemas urgentes do cotidiano - questões que, em geral, perpassam a Língua Portuguesa. Para atender a essas necessidades imediatas, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de minimizar o choque linguístico e cultural dos estudantes, além de estimular o interesse por aspectos culturais do país por meio de canções brasileiras. Teoricamente, pautamo-nos em autores como Grosso (2010), Amado (2013), Ançã (2003), Barbosa (2014), Maher (2016), Damatta (1993) e Asensi (1996), que são referências no estudo de questões ligadas ao ensino de PLAc, interculturalidade e à canção como forma de aprendizagem. Na constituição dos procedimentos de pesquisa, planejamos e desenvolvemos um minicurso on-line de português entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, destinado a imigrantes hispano-falantes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. Esses imigrantes são estudantes do Projeto de Extensão Universitária Português Língua entre Migração (PoLEM) da UNESP e estão no Brasil há menos de três anos, possuindo algum conhecimento da Língua Portuguesa. Ao final de cada aula, os estudantes responderam a um questionário sobre suas impressões em relação aos temas tratados. Assim, a pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e é classificada como qualitativa de cunho interpretativo, utilizando o estudo de caso como método. Os dados do questionário, juntamente com as percepções dos alunos sobre as aulas, indicam que as canções proporcionam relações interculturais com a língua e a cultura nativa dos aprendizes, além de trazerem motivação e interesse para a aprendizagem. Os alunos interpretam, discutem e buscam conhecer os gêneros que lhes foram apresentados. Esperamos que este estudo possa servir de parâmetro para outras pesquisas sobre o ensino de línguas estrangeiras, especialmente de PLAc, articulando a relação indissociável entre língua e cultura por meio das canções.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A Educação Sexual em Documentos Educacionais no Brasil de 1997 a 2020: resistências e embates(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Leão, Adriana Marques de Castro; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Objetivamos com este estudo realizar uma historicização dos documentos educacionais no Brasil do período de 1997 a 2020, de maneira a evidenciar as resistências, bem como os embates para a efetivação da Educação Sexual no país. A presente pesquisa é de natureza qualitativa exploratória de cunho bibliográfica. Os descritores empregados nessa pesquisa foram Sexualidade, Educação Sexual e Educação em Sexualidade. As bases de dados para esta busca foram Scielo, Google Acadêmico, Base de Dados de Dissertações e Teses da Capes, bem como a base de dados Athenas da Unesp. Constatamos neste estudo, à luz dos estudos científicos, os embates e as inúmeras resistências à inserção dessa temática nos principais documentos educacionais, e avaliamos que isso se deve, sobretudo aos detratores conservadores que assolaram o país com inverdades, no intento de persuadir qualquer possibilidade de menção a temas comuns à sexualidade. Ademais, verificamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem explícito o tema transversal Orientação sexual, dando legitimidade à discussão da sexualidade. O mesmo não ocorre no Plano Nacional de Educação, tampouco na Base Nacional Comum Curricular, deixando explícito o retrocesso da área e a atuação ferrenha destes detratores. Notamos, desde o final do século XX as inúmeras resistências e os embates à temática, o que sinaliza a necessidade de políticas públicas efetivas, porquanto urge que saia do senso comum e adentre os bancos escolares. Assim, é vital intervenções pedagógicas em Educação Sexual, de maneira a prover que seja uma realidade nas escolas do país.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Violência sexual contra crianças: vivências de professores na Educação Infantil à luz da compreensão fenomenológica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-27) Mandruzato, Gretta Kerr; Bruns, Maria Alves de Toledo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Como os professores lidam com o fenômeno da Violência Sexual contra Crianças (VSC) no cotidiano escolar? Nosso objetivo foi compreender as vivências dos professores na Educação Infantil de uma escola do município de São Carlos quanto ao enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças (VSC), de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio da metodologia fenomenológica, centrada no ponto de vista de Mauro Martins Amatuzzi. A coleta desses relatos por intermédio da entrevista fenomenológica permitiu o acesso ao mundo vida vivenciado por seis colaboradoras a partir da questão norteadora: Relate a sua história pessoal como professora sobre o enfrentamento do abuso sexual infantil no magistério desde o início da sua carreira. Os discursos foram analisados e as seguintes categorias foram destacadas a partir da construção das unidades de significados: (1). Nos horizontes da formação pedagógica; (2). O olhar do que é a criança violentada; (3). Nos horizontes da prática pedagógicas e os variados sentimentos; e (4). Os desafios desvelados do fazer docente. As análises compreensivas dos relatos propiciaram desvelar a unanimidade da falta de preparo das nossas colaboradoras ao enfrentamento do VSC e as práticas pedagógicas. Com o levantamento dos dados, foi possível compreender que nenhuma professora possui formação com vestes para a sexualidade ou VSC. Na questão da concepção sobre a criança e a escola, as percepções convergem e demostram existir princípios pedagógicos entre a rigidez/tradicionalismo e a criticidade histórica. O perfil de crianças violentadas é citado por duas colaboradoras que enquadram a menina, pobre e negra, como representação do perfil mais vulnerável. Aponta-se que, apesar da falta de preparo citado pelos professores, há uma tentativa de orientação frente à sexualidade e àa VSC, fazendo uso de rodas de conversa, músicas e literatura para habilidades autoprotetivas. Os principais desafios indicados que permeiam o fazer pedagógico baseiam-se em: relação dificultosa entre pais e escola envolvendo a sexualidade e a VSC, inexistência e ineficácia dos cursos de formação inicial e contínua, falta de integração entre as redes de apoio e impraticabilidade da legislação. Este estudo finaliza-se propondo um convite a toda a sociedade para que haja mais debates, diálogos e reflexões no que tange à VSC até que se esgote a insegurança, o medo e o despreparo, criando políticas públicas efetivas e construindo uma Educação Infantil mais respeitosa e empática.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Cartografias do efêmero: UFTM e o enfrentamento a processos antidemocráticos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-14) Ribeiro, Roberta Nunino; Peggion, Edmundo Antonio
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa investiga um acontecimento ocorrido na Universidade Federal do Triângu-lo Mineiro (UFTM) considerando os contextos de enfrentamento aos processos antide-mocráticos que se deram na última década brasileira (2012 – 2022), especialmente no governo Bolsonaro. O acontecimento refere-se ao apagamento do que foi considerado a identidade cultural e um patrimônio simbólico da UFTM. Tratava-se de várias pinturas no campus central, o Centro Educacional (CE), que foram apagadas por uma imensa repintura branca. Esta investigação não se estrutura de modo a alcançar objetivos, mas sim de produzir perguntas que nos levam a experimentar inteligibilidades a respeito da temática, além de um comprometimento democrático e histórico com as diversas narrati-vas que insurgem em relação ao episódio em questão. Adota-se como método a cartogra-fia, assim como diferentes aberturas teórico-analíticas que possibilitam produzir compre-ensões articuladas com a política nacional e estabelecer diálogos com os diversos fenô-menos que se apresentam frente aos dilemas plurais do nosso tempo e outros que se apresentarão durante este percurso de pesquisa.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Testemunho e rupturas com o desmentido social: compreensões a partir da obra "Eu, travesti"(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-13) Gabalde, Christian Thiago da Silva; Brancaleoni, Ana Paula Leivar
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os xingamentos, os apelidos, o soco, o empurrão, o chiclete no cabelo, a cabeça dentro do vaso sanitário, o olho vermelho, a boca que sangra, o pericrânio aberto pelo pedaço de lâmpada que fora projetado no centro da cabeça, a pele esfolada, o membro decepado, a faca no peito e na garganta, o olho arrancado, os chutes no órgão genital, o cabo de vassoura como ameaça, o medo constante e diário, a covardia que impera. Em uma sociedade cisheteronormativa, quem, de alguma forma, é dissidente da norma é exposto a violências que são tão mais severas quanto maior a percepção social da ruptura com a “pedagogia do armário”. Assim, homens homossexuais percebidos como “efeminados”, mulheres lésbicas percebidas como masculinas, travestis e pessoas transgêneras são ainda mais discriminados e violentados. Elementos representados socialmente como femininos, por meio de corpos que nasceram com pênis, acionam os mecanismos heteroterroristas que visam a conformação de sujeitos às normas. A violência repetida e não reconhecida é elemento de caráter traumático, tanto no âmbito individual quanto social. Ferenczi, ao discutir as dimensões do trauma, refere- se ao momento em que a violência ocorre, mas destaca outro. O autor enfatiza o momento do testemunho, em que quem sofreu a violência busca escuta, acolhimento e reconhecimento de sua dor. Contudo, quando o testemunho não pode ocorrer, ou é deslegitimado, institui-se o desmentido, momento em que, de fato, se instala o trauma. Pelo desmentido, não existe o reconhecimento da existência do ocorrido e a história do sujeito permanece camuflada ou sendo vista como mentirosa. Dizemos de desmentido social quando a violência afeta grupos e a desautorização da dor sofrida pelos mesmos, se dá em âmbito também coletivo. A narrativa sensível do vivido e a arte são elementos que comparecem com potencial reparatório tanto para quem é autor/a, quanto para quem se encontra com a produção e partilha dela. Há autobiografias que são narrativas testemunhais de pessoas que não se alinham às normas. Entre essas narrativas, elegeu-se “Eu, travesti: memórias de Luísa Marilac” como objeto de análise no presente trabalho. Tem-se por objetivo geral analisar a obra “Eu, Travesti”, de Luisa Marilac escrita com o apoio de Nana Queiróz, tomando-a como relato testemunhal, buscando compreender os processos de desmentido social imputados a Luísa e pessoas travestis, assim como o possível potencial da autobiografia para a ruptura com os silenciamentos e desautorização de pessoas que rompem com a cisheteronormatividade. Trata-se de um estudo qualitativo que assumiu como caminho de análise de dados a análise de conteúdo. A análise da obra nos aponta que a possibilidade de testemunho da violência é elemento fundamental na construção de um primado ético. Luísa, por sua narrativa, participa da ruptura com arquivamentos e pagamentos de violências sofridas por pessoas trans de modo que, no presente e futuro, possam ser promovidos o respeito às diversidades de gênero. Por seu testemunho, apresenta-nos caminhos de enfrentamento da violência e construção criativa da estética de sua existência. Trata-se de um importante material de trabalho para processos formativos, podendo colaborar com a ruptura com os processos de abjeção e desmentido social imputados a pessoas que são dissidentes da cisheteronormatividade.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Reformas Neoliberais no Brasil: projeto político-econômico e impactos do Governo Temer (2016-2018)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Silva, Marcus Vinicius Rigonato da; Strachman, Eduardo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Em 2015, um documento assinado pela Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, atual MDB) é lançado, ainda sob o governo da Presidente Dilma, com o nome “Uma Ponte para o Futuro”. No ano seguinte, devido ao impeachment, Dilma é tirada da presidência e, o Vice-Presidente, Michel Temer, assume o poder executivo. O Presidente Michel Temer assumiria então a tarefa de promover as reformas neoliberais presentes em “Uma Ponte para o Futuro”, aprofundando a política econômica do país que, desde Dilma, apresentava tendências neoliberais. O presente trabalho investiga as reformas do Governo Temer – teto de gastos e reforma trabalhista - em seus aspectos teóricos e práticos, neste último caso, de modo limitado, dado o curto distanciamento histórico e encerramento de algumas políticas. Ainda assim, a análise do período indica um aprofundamento do projeto neoliberal sem os resultados macroeconômicos esperados pelos defensores das políticas implementadas.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A Eneida e O Senhor dos Anéis: Eneias, Aragorn e o conceito de Pietas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Barbosa, Lívian Maria de Souza; Prado, João Batista Toledo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Com esta pesquisa pretende-se, a partir de uma abordagem teórico-crítica, analisar o conceito de “pietas”, importante valor moral romano antigo, e sua construção na trajetória de Eneias, da epopeia latina “Eneida”, de Virgílio, e do herói Aragorn, do romance “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien. A “pietas” é um valor romano cuja definição comporta os sentimentos de submissão aos deuses, o respeito aos antepassados e o amor à pátria (Pereira, 1990) e, no contexto da Eneida, ela é a responsável pelo sucesso da empreitada do troiano Eneias, que recebe o epíteto de “pius Aeneas”, o “piedoso Eneias”. Não obstante, dada a permanência do mito na História, permitindo que autores de diferentes períodos sócio-históricos resgatem mitos antigos e lhe enderecem seus olhares (Eliade, 1983), pode-se cogitar que Tolkien, apaixonado por mitologia, dentre elas a greco-latina, e desejoso por criar uma mitologia própria para a Inglaterra (Tolkien, 2006a, p. 385), tenha reatualizado a “pietas” de Eneias na rota heroica de sua personagem, Aragorn. Sendo assim, além de analisar a importância da “pietas” representada pelos dois heróis para o destino de seus povos, por tratar-se de obras escritas em períodos diferentes, a pesquisa também ocupa-se com analisar as questões de forma e conteúdo intrínsecas ao gênero épico e romanesco, para investigar como a “pietas” de Aragorn interage com os espaços romanesco e épico (representado por Eneias) na jornada que decidirá o futuro dos povos da Terra-média.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Fonseca, Mara Roselaine Pinto da; Abreu, Antônio Suárez
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Aceleração digital e exclusão social: impactos nas práticas de consumo em supermercados(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Silva, Célia Regina de Souza Felipe Silva; Almada, Pablo Emanuel Romero
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa se propôs a estudar os impactos e mudanças sociais provocadas pela recente aceleração dos processos de digitalização, considerando seus efeitos sobre as práticas sociais dos indivíduos em suas relações de consumo. Nossa proposta foi entender em que medida os indivíduos se sentiam deslocados em suas interações cotidianas, enfocando, especificamente, em situações de consumo presenciais em redes de supermercados, assim como verificar se os indivíduos estariam conseguindo acompanhar e assimilar esta aceleração dos processos de digitalização. Para o estudo do tema proposto, utilizaram-se métodos mistos que incluíram dados quantitativos a partir da pesquisa da CETIC e uma abordagem qualitativa que coletou dados empíricos com observações diretas e entrevistas que nos levaram aos resultados apresentados e que contribuíram para a compreensão do fenômeno. Ainda que se trate de tema praticamente em curso, cujos efeitos podem não estar consolidados, sendo passíveis de mudanças. Quando os estudos iniciaram, buscou-se encontrar respostas para os impactos que as novas tecnologias teriam sobre os indivíduos, partindo do pressuposto que a mediação das relações humanas por máquinas fosse o fator preponderante entre as imbricações trazidas pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Entretanto, descobrimos que as relações de poder, instrumentalizadas pelas tecnologias, se mostraram agentes fundamentais para o controle e vigilância de consumidores e funcionários, sendo cada vez mais necessário incluir novos recursos tecnológicos para garantir o controle sobre os processos e as pessoas. Identificou-se muito mais forte no objeto estudado as preocupações com monitoramento e vigilância do que as interferências das mediações entre humanos e máquinas, ou seja, entre trabalho vivo e trabalho morto. Esta vigilância está presente em vários momentos que circundam as relações de consumo nos supermercados. Verificou-se também as diversas barreiras, dificuldades e resistências no uso de algumas NTICs, como self-checkout e carrinho inteligente (Smart Cart), que interferem nas relações de consumo em supermercados. Desta forma, esta pesquisa contribui para a elaboração de propostas que compreendam amplamente este fenômeno à medida em que fornece novos elementos e pistas para a construção do conhecimento deste campo, ainda pouco estudado pelas Ciências Sociais.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Fragmentos da história da mulher: sociedade, política e sexualidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-30) Hilst, Marina; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As questões de gênero atingem o ápice da temática social no momento atual. Reflexo provavelmente direto e/ou indireto da expansão dos estudos acadêmicos sobre relações de gênero no último século. Evidentemente trata-se de um progresso o qual é preciso relativizar, pois apesar dos inúmeros desdobramentos desse tema junto aos quais se alavancam o engajamento e o desenvolvimento de novas perspectivas e pesquisas, devido à grandiosidade e alta complexidade, também se avolumam os hiatos, ao que nos proporciona um ainda vasto campo de exploração acadêmica. A prerrogativa deste trabalho se configurou justamente a partir do entendimento que a história da mulher enquanto ser e enquanto gênero encontra- se segmentada em um sem número de estudos, dificultando quem esteja principiando à temática no momento atual. Os procedimentos metodológicos empregados partiram de uma análise de contexto em que se observou uma acentuada discrepância entre a ocupação dos espaços políticos por homens e por mulheres, que nos possibilitou a elaboração do problema da pesquisa, a baixa representatividade feminina na política e subsequentemente nossos objetivos. O objetivo principal desta pesquisa discorre a cerca de um levantamento histórico sobre a condição da mulher enquanto gênero e as implicações da sexualidade em sua participação ativa nas esferas públicas das diferentes sociedades ao longo das épocas a fim de se compreender a sub-representatividade feminina na política institucionalizada nos dias atuais. A história continua sendo uma das mais importantes ferramentas na busca de verdades no passado no que diz respeito à compreensão das relações humanas, assim sendo usamos esta premissa para desenvolver um estudo histórico descritivo analítico do papel da mulher na sociedade e na política desde os povos primitivos, perpassando pelas civilizações clássicas, médias e modernas até os dias atuais. Consideramos que um compilado interpretativo de tais eventos fosse relevante enquanto matéria de comparação, interpretação e compreensão da condição do gênero e sexualidade femininos na sociedade contemporânea, seja por meio de uma visualização da trajetória do papel da mulher ao longo da história seja por meio do fornecimento de subsídios para a compreensão dos fatores da disparidade de gênero nos espaços de poder no mundo atual.PublicaçãoDissertação de mestrado A construção da identidade latino-americana no Livro dos Abraços de Eduardo Galeano(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-24) Vieira, Lyandra Lara Amancio; Campos, Alexandre Silveira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Eduardo Galeano (1940 – 2015), foi um contista uruguaio, autor de obras reconhecidas. Dentre suas publicações postuladas como mais sensíveis, está “O Livro dos Abraços”, composto por textos curtos e interligados, que abordam a temática da memória do povo latino-americano. Nela, o escritor se vale de estratégias de produção de sentido para criar uma linguagem poética e, a partir disso, constrói suas narrações, que criam, texto por texto, um contrato de veridicção que passa uma ideia geral do que seja a vivência na América do Sul. A partir dessa ideia que vai sendo construída ao longo do livro, ao latino, é atrelada uma identidade composta pelas experiências retratadas. Assim, a presente pesquisa objetiva desvelar quais as estratégias de produção de sentido são utilizadas para a criação da linguagem poética que persuade o leitor a aceitar o que o autor postula enquanto identidade latina na obra. Por tanto, como se dá a construção da identidade latino-americana dentro da obra O livro dos abraços, de Eduardo Galeano. Para tanto, como aporte teórico para a pesquisa, será lançado mão das ferramentas proporcionadas pela semiótica de linha francesa, dando maior ênfase às estratégias depreendidas no nível de manifestação textual da obra, em que se pode ver figuras de linguagem e figuras retóricas, por exemplo. Então, a análise estrutural exposta será feita através de José Luiz Fiorin, Greimas, Denis Bertrand e Diana Luz Pessoa de Barros. Já no que concerne ao discurso, também serão trazidos autores que versam sobre os estudos decoloniais, a fim de inserir a obra na linha que trabalha contra a dinâmica colonial. Para isso, serão abordados os escritos de Maldonado-Torres, Bernardino-Costa, Castro-Goméz, Luciana Ballestrin e Gabriela Veronelli.