Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras

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  • ItemDissertação de mestrado
    Crenças linguísticas e (re)conhecimento da variação linguística na escola: um estudo com alunos do 9° ano do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-14) Bergamin, Franciele Poiano ; Barbosa, Juliana Bertucci
    A Sociolinguística Educacional tem contribuído para (re)pensar o ensino de língua, no Brasil, principalmente, a portuguesa. Além disso, conceitos oriundos dessa área, como a de língua variável, já podem ser observados em documentos oficiais do governo brasileiro norteadores do ensino de língua portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1997, 1998 e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017, que estabelecem diretrizes gerais para um ensino de língua portuguesa que considere seu caráter variacional. Apesar disso, ações concretas de ensino de língua portuguesa pautadas na teoria variacionista nem sempre chegam de forma efetiva à sala de aula. Considerando tal cenário, este trabalho tem por objetivo investigar as crenças e avaliações linguísticas de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Lençóis Paulista, São Paulo. Para a investigação proposta, este estudo baseou-se em duas perguntas norteadoras: (i) o que os alunos entendem por variação linguística? Quais suas crenças sobre língua?, (ii) como eles avaliam variedades do português brasileiro? Seguindo os pressupostos teóricos da Sociolinguística (Labov, 2008 [1972]) e da Sociolinguística Educacional e estudos sobre crenças/avaliações/atitudes linguísticas (Cyranka, 2016; Bortoni-Ricardo, 2005; Botassini, 2015; Zilles, Faraco, 2015; Faraco, 2007; Marine, Barbosa 2016, 2017; Baronas, Marques, Semczuk, 2019, entre outros), as investigações partem da hipótese de que os alunos acreditam que alguns traços linguísticos do PB são “errados” e “esquisitos” enquanto outros são “certos” e “mais bonitos”. Para isso, utilizou-se um teste de crenças e avaliações linguísticas e um questionário (para entrevista semiestruturada) aplicados aos participantes da pesquisa – alunos de 9° ano de uma escola pública de Lençóis Paulista – no espaço da escola. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos ainda têm alguns equívocos em relação ao conceito de variação linguística, apesar de já “terem ouvido falar”; acreditam que a maioria das pessoas não sabem português (inclusive eles mesmos) e que é difícil aprender a própria língua; julgam a classe social de uma pessoa pela maneira de falar e a maioria reconhece a existência do preconceito linguístico. Além disso, a partir de tais resultados, apresenta 3 ações didáticas para um ensino sociolinguístico de língua portuguesa na Educação Básica visando o fomento ao respeito linguístico e ao reconhecimento das variedades do português presentes no Brasil. Palavras-chave: variação linguística; crenças e avaliações linguísticas; ensino fundamental.
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    Percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as questões de gênero na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-01) Cagnin, Daiane Cecília ; Spaziani, Raquel Baptista
    A escola é um espaço social, no qual, para além da transmissão de conhecimentos, relações também são construídas. Em contrapartida, na instituição escolar, pode haver produção e reprodução de desigualdades engessando vivências e potencialidades de discentes. As questões de gênero estão presentes no espaço escolar quando há conceitos pré-estabelecidos em relação aos comportamentos de alunos e alunas, práticas sexistas e afins. Contudo, a escola tem um potencial transformador e configura-se como espaço privilegiado para discussões da temática. Para tanto, docentes – assim como todos/as os/as agentes escolares – necessitam refletir constantemente sobre a prática a fim de não produzir e reproduzir desigualdades. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções de docentes do Ensino Fundamental I sobre as questões de gênero em relação às suas práticas profissionais. Assim, esta pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas semiestruturadas com seis docentes atuantes em três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ocorreram mediante a disponibilidade de cada participante. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo como propõe Bardin; foram agrupados em categorias e subcategorias, sequencialmente analisados e discutidos. Constatamos que as docentes e o docente abarcam discussões em relação às questões de gênero em suas práticas por meio de diálogos e reflexões. Em contrapartida, ainda há receios do trabalho com a temática, sendo indicados alguns fatores como a reação das famílias, de outras/os agentes escolares e a necessidade de conhecimento da temática. Nesse sentido, a falta de formação inicial e continuada de forma efetiva ficou evidente nos relatos docentes, uma vez que só uma docente mencionou ter realizado uma formação específica quanto à temática de gênero e sexualidade. Nesse sentido, considerando a potencialidade transformadora das instituições escolares, é necessário que haja políticas educacionais de formação docente em relação às questões de gênero e sexualidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Inconciliação e Contemporaneidade em A Honra Perdida de Katharina Blum, de Heinrich Böll
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Campos, Jaquelyne da Silva de ; Barcellos, Natália Corrêa Porto Fadel
    O romance A Honra Perdida de Katharina Blum, de Heinrich Böll, ganhou projeção internacional ao longo do século XX e vem tornando-se notório em solo brasileiro a partir de sua mais recente tradução, publicada em 2019 pela editora Carambaia. Ainda que sua relevância venha sendo cada vez mais exaltada por meio dos intertextos relacionados à produção e à disseminação de fake news, violência sexual e jornalismo investigativo, notamos, entretanto, contribuições críticas majoritariamente concentradas nos anos subsequentes à sua primeira edição, 1974, de modo que a máxima estabelecida para a análise deste texto literário dedicava-se à exploração da relação entre o autor e a imprensa alemã, representada pelo poderoso jornal Bild Zeitung, o qual Böll decide confrontar no auge das tensões promovidas pela Guerra Fria na antiga Bundesrepublik Deutschland, a Alemanha Ocidental. Com isso em mente, este trabalho almeja propor a exploração de novas relações críticas em torno de Katharina Blum, investigando sua intrigante linguagem narrativa para tentar responder à seguinte questão: Quais os fatores responsáveis por possivelmente inserir um romance escrito em plena Guerra Fria na Alemanha dentro do conceito de contemporaneidade aplicado aos estudos literários? Para isso, encontram-se dispostos os seguintes paradigmas: a reflexão em torno desse conceito de contemporaneidade, em sua categoria de transição ao frágil estatuto do tempo cronológico, a análise de aspectos essenciais ligados à composição da linguagem bölliana em A Honra Perdida de Katharina Blum, como o funcionamento da heterodiegese, a linguagem jornalística e a articulação dos anacronismos; modificados pela adaptação fílmica aqui comparativamente destacada, além da associação do texto literário, por contraste e por complementação, aos preceitos críticos ligados à recepção do romance na Alemanha e também no Brasil. Além disso, implicações históricas e estéticas envolvidas no trabalho de H. Böll foram incluídas para ilustrar o elemento intrínseco ao qual nos referimos através do título desta pesquisa, funcionando também como chave para a compreensão de Katharina Blum e sua inserção na contemporaneidade; será isso, sua inconciliação com o tempo.
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    O Camp nas performances de gênero em A Streetcar Named Desire, de Tennessee Williams
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-07) Nogueira, Mariana Gaspar Gomes ; Rossi, Aparecido Donizete
    No que diz respeito à peça A Streetcar Named Desire (1947) de Tennessee Williams, pode-se compreender o funcionamento da estética Camp essencialmente em duas personagens: Blanche DuBois e Stanley Kowalski. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é estudar e aprofundar a análise dessas duas personagens à luz da manifestação queer do Camp. A fim de entender este fenômeno, é preciso contextualizá-lo historicamente, tendo surgido da necessidade teórica de assimilar os conceitos de ironia e paródia dentro do cenário queer pós-moderno, em que a sexualidade e a performance de gênero são fundamentais. À vista disso, e a partir desse viés teórico, é possível conceber o Camp de maneira abrangente como uma sensibilidade e estética do artificial e do exagero, como o define Susan Sontag em "Notes on 'Camp'" (1964); e, de maneira mais profunda, uma paródia irônica política e crítica queer, como proposto por Moe Meyer em The Politics and Poetics of Camp (1994). O fênomeno Camp desdobra-se na peça A Streetcar Named Desire por meio de Blanche e Stanley, uma vez que ambos performam constantemente um exagero irônico em suas sexualidades e gêneros, o que permite o desenvolvimento de uma leitura paródica e irônica de seus papéis como homem e mulher, construídos a partir de um processo de estereotipificação. Portanto, esta dissertação procura dar conta dos diferentes aspectos de performance e representação, no que tange ao gênero e sexualidade, que Blanche e Stanley exibem, e como isso pode contribuir para a compreensão crítico-analítica da peça.
  • ItemDissertação de mestrado
    A Figura da Mênade no Imaginário Grego: Eurípides e a Historiografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-24) Rodrigues, Amanda Martins ; Santos, Fernando Brandão dos
    Mênades, ou Bacantes, são, na tradição mitológica grega, mulheres participantes de rituais religiosos secretos e extáticos em honra ao deus Dioniso, marcados, sobretudo na obra de Eurípides, por manifestações de dança, delírio, violência e comportamentos de inversão de papéis de gênero e de princípios civilizatórios gregos. O objetivo do presente estudo é investigar como se constrói a figura da mênade no imaginário grego, examinando suas representações literárias na peça As Bacantes, de Eurípides, e em textos historiográficos de Diodoro Sículo, Plutarco e Pausânias. A fim de realizar uma análise completa, pretende-se, primeiramente, estudar aspectos pertinentes à religião, à prática ritual grega e ao deus Dioniso, para que, nos capítulos seguintes, as atividades e os comportamentos dessas mulheres, na tragédia e nos textos historiográficos, sejam explorados e comparadas entre si. Por fim, a pesquisa almeja desenvolver uma reflexão a respeito da condição feminina na antiguidade, considerando a frequente associação da mulher, a literatura grega, ao desconhecido, à loucura e a aspectos incivilizados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Coraline, os leitores, a resolução de conflitos: literatura e psicanálise no romance de Neil Gaiman
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-30) Cipoleta, Yago José ; Rossi, Aparecido Donizete
    Este trabalho analisa a maneira com que diversos aspectos de Coraline, de Neil Gaiman, possuem uma dimensão terapêutica, capaz de auxiliar o leitor não apenas na compreensão de seus problemas, como também na resolução de suas adversidades pessoais. Com o estudo dos elementos simbólicos e narrativos de Coraline, a pesquisa busca um aprofundamento nos meandros temático-estruturais do texto. A partir desse estudo, temos em vista mostrar de que maneira, os leitores podem encontrar novas perspectivas para o entendimento de suas dificuldades, podendo experienciar, para isso, um processo de identificação com a obra. Utilizando autores como Bruno Bettelheim, David Roas, Nikolajeva e Ursula K. Le Guin, será evidenciado a maneira com que a Fantasia e os contos de fadas permeiam a obra de Neil Gaiman, resultando em um maior aprofundamento de suas personagens e da estruturação de seu universo ficcional. A possível identificação dos leitores será analisada a partir de diretrizes teóricas de Jacques Lacan e Freud, com as quais buscamos melhor compreender os aspectos das possíveis influências e resultados por trás desse processo único e tão pouco explorado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Alves, Claudio Rodrigues ; Correr, Rinaldo
    Discutir e refletir sobre a questões de gênero e sexualidade na infância passa necessariamente pela compreensão das concepções de gênero e instituição escolar. Desta forma, torna-se fulcral ponderar sobre as mudanças dos conceitos e visões de mundo ao longo do processo histórico e na contemporaneidade, considerando assim, as diversidades, idiossincrasias, multiplicidades e pluralidades observadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Para embasar os estudos e atingir os objetivos propostos neste trabalho, optou-se por uma revisão bibliográfica, fundamentada em um horizonte interdisciplinar nos estudos da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Neste sentido, foi fundamental uma descrição crítica analítica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos da Pesquisa-Trans-Formação, entrevista semiestruturada, coleta de registros e análise de dados, em que participaram duas professoras e crianças entre 6 a 8 anos que estão no ciclo de alfabetização. Mobilizamos, neste sentido, os referenciais teóricos da Psicologia histórico-cultural do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Crítica. A obtenção de dados e a articulação das análises ocorreram em diálogo com o referencial teórico e metodológico, compreendendo as especificidades da proposta dos núcleos de significação. A partir das entrevistas realizadas, inferimos e sistematizamos quatro núcleos de significação. A pesquisa se concentrou nos sentidos e significados, apreendidos por meio da palavra de apenas um sujeito, em um horizonte em que as interpretações elaboradas ao longo da pesquisa foram subsidiadas no entrecruzamento das observações advindas dos outros participantes. Analisamos, assim, a escola, a docência e a infância em suas reverberações com as questões de gênero e práticas pedagógicas, observando como, desde os primeiros anos na escola, as ações pedagógicas e o comportamento dos sujeitos podem reproduzir estereótipos, hierarquia de gênero e posturas sexistas. Neste sentido, o estudo propiciou a compreensão dos múltiplos aspectos do cotidiano escolar que passam pelas sutilezas do silenciamento e apagamento de corpos. Tais apontamentos impulsionam novas questões para outras práticas pedagógicas que sejam mais plurais, humanizadas e emancipatórias, que garantam os Direitos Humanos na valorização das identidades, diferenças e diversidade sexual.
  • ItemDissertação de mestrado
    @LE.CRI.M: repositório online de atividades para suporte ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e multimodal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-10) Zanelli, Bruna Liberali ; Abreu, Antonio Suarez
    Diante das novas tecnologias, a comunicação se expandiu para novos formatos e domínios. A cultura digital nos colocou em um cenário em que a tecnologia é onipresente e a informação muito abundante. O paradigma da comunicação de massas foi alterado de uni para bilateral, inaugurando a era da cultura participativa. Mas isso, associado ao baixo letramento, nos colocou em uma posição ao mesmo tempo de poder e vulnerabilidade. Leitura nunca foi o forte do Brasil, que soma índices insatisfatórios de baixo desempenho em diversas avaliações. O letramento, que já é insuficiente, se vê encarando a necessidade de se expandir para novos domínios de modo a atender às novas demandas comunicacionais. Esta pesquisa identifica o baixo letramento crítico e multimodal como um desafio a ser superado no uso cidadão das novas tecnologias de informação e comunicação. Inspirada em projetos de educação midiática, que disponibilizam recursos educacionais gratuitos online para serem utilizados no suporte ao aprendizado de mídias, esta pesquisa propõe um repositório online de atividades em leitura crítica e multimodal como ferramenta de intervenção. Tendo em vista o alto engajamento do brasileiro com tecnologia apostamos na utilização de mídias e tecnologias digitais como fator de engajamento, e trazemos uma proposta didática baseada em três camadas de análise de texto: o texto enquanto objeto, enquanto produto e enquanto constructo. A partir dessa proposta, apresentamos como resultado o conteúdo programático que contemple todas essas etapas de análise, exemplos de atividades a partir de estratégias didáticas e o projeto do site do repositório.
  • ItemDissertação de mestrado
    Negro interior: identidades, raízes e vozes de comunidades de candomblés e umbandas em três cidades do interior do estado de São Paulo, Brasil.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-12) Aluize, Márcio André da Silva ; Fonseca, Dagoberto José
    Esta dissertação tem por objetivo o mapeamento e a busca pela compreensão de como foram estruturadas as identidades dos povos de axé em seis comunidades de religiosidade de matrizes africanas em três cidades do interior do interior do estado de São Paulo, Brasil, buscando a promoção de discussões de assuntos comuns às comunidades pesquisadas e trazendo questões importantes, como memórias, tradições, projetos sociais, racismo religioso, mitologias, dentre outras, todas essas questões são pertinentes às cosmopercepções desses povos de axé. Para a fundamentação e assertividade da pesquisa, consideramos indispensável desenvolver a pesquisa de campo, que foi realizada no ano de 2022 nas cidades de Monte Azul Paulista, Bebedouro e Olímpia. Esse movimento de observação dessas comunidades religiosas nos possibilita a compreensão de como as tradições dos candomblés e umbandas se mantêm ou se reestruturam fora de um contexto originário (Bahia), observando como essas comunidades pesquisadas se desenvolveram, mantêm e ressignificam suas características enquanto religiões de matrizes africanas, através da expansão territorial de determinados grupos antepassados, em específico para o Sudeste brasileiro. A pesquisa dedica-se a compreender os distanciamentos e pertencimentos desses povos com as matrizes africanas, permitindo assim a concepção dessas identidades e suas permanências no campo da resiliência das religiosidades, evidenciando um processo de jornadas que nos liga ou religa ao continente africano. Para o estabelecimento desse elo entre o continente africano, a Bahia e o Sudeste brasileiro, tornaram-se indispensáveis estudos que possibilitaram a constatação dessa trajetória, a evidenciação de um elo condutor, do surgimento das identidades do povo de axé do interior do estado de São Paulo. A pesquisa se realizou por meio da perspectiva de pesquisa participativa, pesquisa antropológica e pesquisa etnográfica, considerando todos os elementos observados e as vivências junto a essas seis comunidades, Tenda de Umbanda “Caboclo Caramã e Pai Cesário” (Olímpia-SP), Ilê Iyeiyeô Axé Olú Aiyê Jagun (Olímpia-SP), Templo Pai Joaquim de Angola (Bebedouro-SP), Tenda de Caridade Sagrada (Bebedouro-SP), Ylê Asé Meje Afefe T’ina (Monte Azul-SP) e Ylê Alaketu Asé Ogun Onire (Monte Azul-SP). As entrevistas, os registros, as conversas e os demais elementos nos permitiram transitar por encruzilhadas multiculturais e pluriétnicas, constatando a existência de um “negro interior” enquanto comunidades nas religiões de matrizes africanas no interior do estado de São Paulo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Mattos, Eliane Compri de Azevedo ; Milani, Débora Raquel da Costa
    Fortalecer e conscientizar a capacidade das crianças e jovens com relação a sexualidade está vinculado a diversos fatores, por esse motivo essa dissertação propõe pensar a Educação Sexual pautada no tripé: reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar, todos, como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo correlacionar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a sexualidade com os componentes desse tripé a fim de traçar prerrogativas sobre a Educação Sexual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica dos últimos três anos (2020-2023) e seleção dos artigos após interseção das palavras chaves: "formação docente", "reestruturação do currículo", "gestão escolar" e " educação sexual" totalizando em treze (13) artigos. Em seguida, para a análise dos dados utilizou-se as etapas metodológicas da técnica de Laurence Bardin que contempla a préanálise, a exploração do material, tratamento dos resultados e inferências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do tripé da educação em sexualidade com base na reestruturação do currículo, do percurso docente e da gestão escolar o que permite proporcionar aos alunos uma formação específica no tocante a sexualidade tendo como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a crianças, adolescentes e jovens de forma a fornecer-lhes autonomia para: garantir a própria saúde, bem-estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais de respeito; considerar como suas escolhas afetam o bem-estar próprio e o de outras pessoas e, por fim, entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo de toda a vida.
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    Sexual e sexualidade na obra de Freud: um estudo bibliográfico a partir da análise de discurso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-31) Freitas, George Miguel Thisoteine Caldeira Menezes ; Gellis, André Luiz ; Bortolozzi, Ana Cláudia
    Esta pesquisa parte do reconhecimento da relevância que o saber e a prática da psicanálise possuem para a Educação de forma geral e, mais acentuadamente, para a Educação Sexual. Embora outras abordagens discutam a sexualidade para além da obra de Sigmund Freud, o impacto desta para os estudos de diferentes áreas é indiscutível, pois as teorizações freudianas mostram-se atuais apesar de, por vezes, ainda carecerem de estudos específicos, em especial ao contexto brasileiro. Por conta disso, torna-se relevante explorar e aprofundar a compreensão das formalizações sobre a dimensão do tema sexualidade na Psicanálise particularmente para a Educação Sexual. Com isso, desenvolveu-se, por meio da análise de discurso e de conteúdo, uma investigação de natureza qualitativa, em um estudo de tipo descritivo-exploratório e bibliográfico, com o objetivo de identificar as semelhanças, diferenças e desenvolvimentos referentes às noções de sexual e de sexualidade, bem como suas variações, na obra de Freud, estabelecida em português pela Editora Imago. As obras analisadas correspondem aos volumes de três a 23 dessa coleção. Os resultados apresentam a identificação das dimensões sexual e sexualidade e a análise das passagens, conceitos, ideias e noções que se articulam a essas dimensões nos textos de Freud, organizadas em um quadro com todos os sintagmas encontrados referentes a essa temática; um levantamento de temas específicos ligados ao sexual e à sexualidade; e categorias temáticas mutuamente excludentes. As categorias correspondem às seguintes formações discursivas, organizadas a partir do corpus delimitado na obra de Freud: “O fator sexual: no diagnóstico como horizonte da clínica psicanalítica”; “Sexualidade infantil: raízes e consequências – senta esta dividida em: “Disposição perverso polimorfa”, “Organização da libido: infância e objetos parciais”, “O complexo de Édipo: o infantilismo e a base sexual”; “A insistência do sexual na repressão e na civilização”; “Educação e esclarecimento sexual das crianças”; “Homossexualidade e suas vicissitudes na obra de Freud”; e finalmente “Civilização e atividade sexual: o drama pulsional e as condições da constituição sexualidade”. Desse modo, pôde-se observar diversos temas da Educação Sexual, como diversidade, repressão, sexualidade na infância, que podem ser abordados e investigados na obra freudiana. Conclui-se que são necessários maiores aprofundamentos, mesmo sobre esse tema, na psicanálise, em prol de o campo apresentar definições mais sistemáticas de conceitos básicos e derivados, de modo a possibilitar mais interlocuções com áreas afins.
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    Lutas discursivas em torno do corpo: a construção social da subjetividade transexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-13) Toni Junior, Claudio Noel de (Paola de Toni) ; Gregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise
    A partir da arqueogenealogia de Michel Foucault e de autores contemporâneos que percorrem a História através da Análise do Discurso, a pesquisa aborda a compreensão da evolução social das questões de sexo e gênero, a partir da análise das narrativas de Herculine Barbin e Brigite Lambert, duas pessoas intersexos-hermafroditas às quais foi negado o direito da escolha do gênero. Elas viveram uma época em que pouco se conhecia de nomenclaturas de sexo e gênero, momento em que todos os que não se adequavam à lógica binária e cisgênera, eram submetidos (as) ao mesmo padrão higienista da imposição e da interdição. O Brasil, a partir de1997, possui autorização para a realização de cirurgias de transexualização, incialmente em caráter experimental apenas em transexuais mulheres. Com isto, nos anos 2000, surge na mídia, um repertório de discursos que mostram as pessoas trans no seu cotidiano, ampliado, ainda, com a ampliação na web dos discursos em redes nos quais as pessoas trans podem fazer seus próprios diários para milhares de seguidores como no YouTube. Esta pesquisa mescla a opinião de vários especialistas que dialogam sobre suas opiniões em questionário pré determinado, sendo os entrevistados das áreas médica, jurídica, linguística e da mídia. Além das entrevistas, eles são referenciados como pesquisadores, já que contribuíram com a temática trans para a redução de desigualdades. Assim, nosso objetivo geral é analisar, por meio dos estudos foucaultianos, a subjetividade de mulheres transexuais no âmbito do discurso médico, jurídico e da mídia por meio de entrevista estruturada. Os objetivos específicos estão voltados para a investigação desses dispositivos do saber-poder, analisando como eram no passado, como são hoje com as mudanças histórias e o que esperar da representação do corpo trans no futuro, a partir das linhas de força do que estamos construindo hoje.
  • ItemDissertação de mestrado
    "Havia Eru, o Único": O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien, e a Simbologia do Sagrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-08) Alves, William Fernando de Souza ; Rossi, Aparecido Donizete
    A presente pesquisa visou analisar como são utilizados, no “Ainulindalë”, cena cosmogônica – ou seja, mito de criação do mundo, nesse caso ficcional – do autor J. R. R. Tolkien, quatro símbolos, e como estes atuam para que a narrativa participe do conjunto de textos considerados sagrados. Essa análise tenciona responder à pergunta de como o autor sucede nesse intento, e se dará através de uma reflexão arquetípica dos seguintes elementos: o vazio – enquanto estrutura pré-cósmica de caos primal, trevas abismais etc. –, o fogo – enquanto energia criadora e destruidora –, e, conjuntamente, a água e a música – enquanto ferramentas criacionais e hierofânicas. Como cena cosmogônica, o “Ainulindalë” é, em essência, uma narrativa simbólica, e, como tal, nos apoiamos em obras de Mircea Eliade (principalmente O Sagrado e o Profano e Mito e Realidade) e de Ernst Cassirer (Linguagem e Mito); por seu peso arquetípico, são utilizadas as clássicas obras O Homem e seus Símbolos e Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, ambas de Carl G. Jung, e Os Arquétipos Literários, de Eleazar M. Meletínski. Seguindo na linha arquetípica, mas relacionando-se mais direta e especificamente com os elementos, utilizaremos as obras de Gaston Bachelard (A Psicanálise do Fogo e A Água e os Sonhos, para falar, respectivamente, como se pode imaginar, dos elementos do fogo e da água) e o Timeu de Platão. Por fim, como fontes de narrativas mitológicas que podem ser comparadas ao “Ainulindalë”, utilizaremos as traduções, para o inglês, das Eddas – de Carolyne Larrington para a Edda Poética e de Jesse Byock para a Edda em prosa – e do Enuma Elish (feita por Wilfred G. Lambert e S. B. Parker); a Bíblia de Jerusalém para a leitura do Bereshit judaicocristão; o livro O Universo, os Deuses, os Homens, de Jean-Pierre Vernant, como fonte de mitologia grega; por fim a tradução para o inglês do Livro dos Mortos egípcio, feita por Raymond O. Faulkner.
  • ItemDissertação de mestrado
    Família, deficiência intelectual e sexualidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-19) Rosa, Natalie Naie Santos ; Custódio, Vagner Sérgio
    A pesquisa apresentada, tem como objetivo geral estudar as percepções e ações da família referente a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual, e transmitir, através deuma cartilha, informações fidedignas às famílias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual, assim como contribuir de forma facilitadora a mediação dos docentes na prática dessa orientação com a família. A escolha de trabalhar as experiências vividas da pessoa com deficiência intelectual através das percepções da família, foi despertada por compreender que existem dificuldades em se efetivar essas vivências sem o apoio daqueles que estão na responsabilidade da primeira educação do indivíduo e por isso necessitam de um acompanhamento e aprofundamento do tema em questão. Algumas famílias estigmatizam opiniões embasadas no contexto social e cultural que vivem, carregando muitos estereótipos, preconceitos e suposições que indubitavelmente são transferidos aos seus filhos. As pessoas com deficiência intelectual precisam ter sua sexualidade respeitada como direito e a família deve ser considerada um ambiente importante para o ponto de partida. A pesquisa é de abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se um formulário eletrônico direcionado aos pais de famílias de alunos de duas instituições que atendem pessoas com deficiência, com perguntas de opinião referentes ao entendimento da sexualidade de seus filhos. Esse estudo teve 20 participantes, a análise das respostas do questionário foram classificadas conforme a ocorrência e analisadas e comentadas qualitativamente. Se considera que esta pesquisa trará contribuições para a efetivação da vivência da sexualidade desse público e dará apoio na atuação dos educadores em relação ao desenvolvimento do tema, alémde trazer questionamentos para futuras pesquisas da área.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cosmopolitismo sem ilusões: contribuições da teoria política de Seyla Benhabib ao debate normativo das migrações transnacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Gelfuso, Isabela Garcia ; Santos, Marcelo
    Em um contexto global caracterizado pela efervescência dos movimentos migratórios, questões relativas à configuração da cidadania, ao alcance dos direitos humanos e aos papéis desempenhados pelo Estado-nação tornam-se objetos de reflexão política e filosófica. Uma das perguntas fundamentais que irrompem desta amálgama de termos e que se destaca no horizonte da filosofia política contemporânea é como é possível conciliar o direito humano à liberdade de movimento com o princípio westfaliano da soberania dos Estados e da autodeterminação democrática de cada comunidade nacional. Desde os anos finais do século XX, tais questões passam a ocupar um local de destaque nos interesses de pesquisa de Seyla Benhabib, filósofa e cientista política vinculada à tradição da Teoria Crítica, que elege o tema do pertencimento político de imigrantes e refugiados a novas comunidades nacionais como central em sua teorização política. Com base no exposto, o objetivo principal desta pesquisa é localizar os escritos políticos de Benhabib em relação ao quadro geral da literatura política contemporânea que se debruçou sobre o mesmo tema, a fim de identificar quais as potenciais contribuições e limitações inscritas à construção teórica da autora para se pensar em uma teoria política normativa da migração internacional. Ao reconstruir os principais argumentos que alicerçam algumas das teorias que compõem o referido campo, separando-as entre, de um lado, abordagens que mobilizam uma estratégia de justificação universalista forte e, de outro, abordagens que atribuem ênfase em sua argumentação aos contextos e particularismos de cada comunidade política, foi possível localizar o que interpretamos como sendo as principais fragilidades relativas à cada tradição teórica para que, posteriormente, fosse possível contrapô-los à proposta defendida por Benhabib. Da mesma forma, foi realizada uma reconstrução das principais teses que sustentam a fundamentação normativa da teoria da autora, desde seus escritos mais abstratos relativos à reformulação da tradição universalista na filosofia prática até chegar a suas elaborações mais recentes acerca da questão migratória e do pertencimento político justo, a fim de identificar as bases e interlocuções teóricas sob as quais seu percurso argumentativo se apoia. Por fim, concluímos esta dissertação com a afirmação de que a construção teórica desenvolvida por Benhabib, em especial através do desenvolvimento do conceito de iterações democráticas, permite superar tanto os déficits de contextualismo e de exequibilidade encontrados em algumas abordagens cosmopolitas, quanto a mobilização problemática efetuada pelo campo comunitarista e do nacionalismo liberal acerca do papel da cultura em sociedades democráticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A linguagem dirigida à criança em uma sala da educação infantil bilíngue inglês-português: efeitos sobre o desenvolvimento da linguagem da criança
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-05-29) De Santis, Ananda Brasolotto ; Del Ré, Alessandra
    Esta pesquisa de mestrado visa compreender características da linguagem de uma professora ao dirigir-se a três crianças entre 4 e 4;8 anos (LDC) em uma escola bilíngue inglês-português, e seus efeitos nas crianças. Para tanto, partimos de conhecimentos trazidos pela Aquisição da Linguagem, dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva (BAKHTIN, 2018, VOLOCHINÓV, 2017, DEL RÉ, DE PAULA, MENDONÇA, 2014 a e b), sobre o desenvolvimento linguístico de crianças monolíngues (VYGOTSKY, 1985; BRUNER, 1974, 1985, 2004), estudos sobre bilinguismo (GROSJEAN, 1984, 1997, 2012), ensino bilíngue (MEGALE, 2019, CAVALCANTI, 1999, HARMERS, BLANC, 2000, MARCELINO, 2009), linguagem dirigida à criança, atenção conjunta em interações familiares (CAVALCANTE, 1999, 2003, FONSECA e SALOMÃO, 2005, SNOW, 1997, AIMARD, 1998, TOMASELLO, 2003) e a variação da frequência fundamental na LDC pela professora. Analisamos dados de interação entre essa professora e as crianças em quatro situações distintas, por quatro meses, a saber: (1) aula para turma em inglês, (2) interação com o grupo das três crianças em inglês, (3) aula para turma em português, (4) interação com o grupo das três crianças em português. Os registros dessas interações foram feitos em vídeo, parcialmente transcritos no programa CLAN (MACWINNEY, 2000) e analisadas acusticamente no PRAAT (BOERSMA & WEENINK, 2019) no aspecto da frequência fundamental, foco prosódico deste trabalho. Identificamos algumas peculiaridades nessa linguagem que a professora dirige às crianças, que, no entanto, distinguem-se da linguagem familiar descrita pela literatura. Como semelhanças, encontramos uma frequência fundamental mais alta e mais modulada, especialmente em aulas para a turma toda em português; algumas ocorrências de léxico infantilizado e referência em terceira pessoa; criação de um ambiente lúdico que possibilita a entrada da criança na linguagem pelos gêneros discursivos da sala de aula e influências do direcionamento do olhar a um mesmo objeto sobre a correspondência a diretivos.
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    Violências de gênero contra crianças: percepções de professoras/es do Ensino Fundamental I sobre as suas manifestações e silenciamentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-06) Lana, Rayanny Zanetti Torquatro de ; Spaziani, Raquel Baptista
    Para se discutir a violência contra crianças — seja ela a violência sexual, a violência contra crianças que performam sua sexualidade e expressões de gênero diferentemente da cis-heteronormatividade, a exposição dos corpos infantis de meninas pequenas e tantas outras violências — é imperativo falar sobre gênero. As violências de gênero estão presentes em todos os contextos sociais e estão envoltas em assimetria do poder, mas, para que sejam combatidas, alguns ambientes são relevantes na desconstrução de (pré)conceitos, na construção da noção corporal, noção de proteção, na construção da confiança. A escola torna-se um local central para que as violências de gênero sejam suprimidas. Destaca-se o objetivo da pesquisa, que é compreender as concepções, expressões e as táticas de enfrentamento das/dos professoras/es a respeito da violência de gênero contra crianças. Para a realização da pesquisa, utilizou-se o método qualitativo, e para compreender coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professoras/es da rede pública. Ao realizar as entrevistas com professoras e professores percebe-se a insegurança e o medo que sentem em depararem com as situações de violência sexual contra as crianças. Ao serem questionados sobre a violência contra as crianças que fogem à norma de gênero, as/os professoras/es ficaram mais à vontade para falar sobre, propondo questões de acolhimento, conversas e desconstrução. Percebe-se que a temática da exposição sexualizada dos corpos das meninas pequenas ainda não adentrou no ambiente escolar e a percepção dessa violência ainda não está apurada. Entretanto, acredita-se que a pesquisa com essas/es professoras/es possa ter aberto um caminho para que elas/es comecem a analisar e refletir sobre essa exposição de maneira crítica. O despreparo das/dos profissionais é um dos fatores mais desafiantes no combate às violências de gênero, sendo necessário rever os currículos das formações iniciais e promover formações continuadas no ambiente escolar, para que as professoras/es sintam-se fortalecidas/os.
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    Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Silva, Daniele Januária de Almeida ; Milani, Débora Raquel da Costa
    A educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.
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    De Programa a Auxílio: os significados políticos da substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil na gestão de Jair Bolsonaro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-03-21) Nascimento, Larissa Maria do ; Martelli, Carla Gandini Giani
    A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo central a análise dos significados políticos que envolveram as ações tomadas pela gestão de Jair Bolsonaro na substituição do Programa Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. A análise qualitativa inicialmente retoma a literatura que trata do fortalecimento da proteção social no Brasil e da estruturação do Programa Bolsa Família, destacando seus objetivos originais e resultados alcançados. Em seguida, contextualiza a ascensão de um novo projeto político no país após eventos como as jornadas de junho de 2013 e a crise do governo Dilma Rousseff, que culminou no estabelecimento de um projeto mais radical de neoliberalismo e no subfinanciamento das políticas sociais, projeto iniciado com Michel Temer e intensificado no governo Jair Bolsonaro. A análise política se concentra na gestão dos programas de transferência de renda por este último, com destaque para as ações que foram tomadas durante a formulação e a implementação do Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil. A partir deste percurso, foi possível observar que a transição do Programa ficou marcada pela centralização das decisões no governo federal, pela falta de participação dos conselhos e da sociedade civil e por interesses político-eleitorais em torno de sua distribuição. Houve um distanciamento do sentido original do programa com a inserção de dispositivos de estímulo ao esforço individual sob uma lógica meritocrática que responsabiliza os indivíduos pela pobreza, modificando significativamente o conteúdo social e os resultados que se buscavam atingir a partir dele. Embora tenha contribuído para conter a desigualdade econômica, não resolveu problemas originários do programa e representou um retrocesso para o desenvolvimento social do país ao descontinuar a trajetória positiva do Bolsa Família.
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    Educação sexual e sexualidade nas religiões abraâmicas da Educação Básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Duque, Laís Cristina Resende ; Milani, Débora Raquel da Costa
    A Educação Sexual enfrenta entraves para se estabelecer no ambiente escolar durante os anos da educação básica, seja por falta de formação do corpo docente, seja por receio de como abordar da melhor maneira esse tema ou mesmo por seguir uma lógica conservadora pautada em moralismos que se fazem presentes dentro e fora da escola, no ambiente familiar e na sociedade como um todo. A Educação Sexual precisa ser reconhecida como área do conhecimento de fundamental importância para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes, hoje é um dos saberes obrigatórios na educação básica e garantido pelos PCN e, de maneira mais omissa/conservadora pela BNCC, assim como o ensino religioso, que ampliou seu espaço nesses documentos nos últimos anos. Enquanto instituição, a igreja tem papel social e já esteve presente diretamente no poder político e de Estado, ainda que tenha perdido grande parte desse poder na organização social atual, em comparação com séculos passados, se faz presente, pois nossa sociedade cresceu e se estabeleceu tendo a religião como base da lógica, cultura e da moral que deve ser seguida. As três religiões monoteístas, chamadas abraâmicas, apesar de terem uma origem comum, a partir de Abraão, apresentam divergências desde o surgimento até a doutrina que é disseminada atualmente, ainda assim os limites ao tratar sobre a sexualidade de seus seguidores e a diversidade sexual em si é um ponto de difícil acesso entre elas, além de ser um tema de abordagem delicada no ambiente social. Acerca dessas discussões, o trabalho busca investigar e analisar as diferentes abordagens apresentadas pelas religiões quanto às questões que envolvem sexualidade; refletindo como as religiões e a Educação Sexual se estabelecem no território escolar de maneira formal ou não e a influência dos conceitos religiosos no ensino da Educação Sexual dentro das escolas, para construção da identidade social, cultural e afetiva dos estudantes durante os anos da educação básica. A análise de textos e documentos foi a ferramenta metodológica escolhida na tentativa de solucionar alguns questionamentos levantados sobre a influência da religião na Educação Sexual e da forma com que esta é trabalhada no ambiente escolar. Com a pesquisa foi possível perceber que a construção cultural da nossa sociedade está intimamente ligada ao desenvolvimento e expansão das religiões abraâmicas, em especial ao cristianismo aqui no Brasil, e isso não só pauta as discussões que cabem ao ambiente escolar, a partir de um olhar religioso, a sexualidade pode se estabelecer em ambientes muito restritos e que, normalmente, não são públicos, então tratar do assunto na escola torna-se incabível aos fiéis. Sendo assim, a escola obedece às macroestruturas sociais, incluindo seus valores e conservadorismo religioso, e, uma vez que é uma instituição social e age dialeticamente nessa dinâmica, está presente no sistema legislativo, influenciando diretamente na legislação e reproduzindo os limites da "deseducação sexual". Ainda assim, é espaço de luta e disputa para garantirmos o acesso à Educação Sexual de maneira emancipatória e fundamental ao desenvolvimento saudável dos nossos estudantes em busca de uma sociedade menos misógina, desigual e violenta.