Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253930
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ItemDissertação de mestrado Constituição de sujeitos e memória discursiva em Torto Arado: o silêncio como chave de leitura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Rossi, Patrícia Aparecida ; Biziak, Jacob dos Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo desta pesquisa é apresentar o silêncio, sob as formas conceituadas por Eni Orlandi no campo da Análise de Discurso Materialista (ADM), como chave de leitura de Torto Arado (Vieira Junior, 2021). Para a elaboração do estudo foram discutidas questões relacionadas à dimensão política do silêncio, aspectos sócio-históricos, formas de existência e funcionamento no texto literário, bem como seus desdobramentos em relação à memória discursiva e inscrição das personagens enquanto sujeitos discursivos. Para tanto, percorremos estudos (Matos, 2018; Cestari, 2015; Silveira, 2004) que abordam a relação do silêncio com a literatura, com o lugar de enunciação de mulheres brasileiras negras e com religiões de matriz africana, no intuito de abarcar, ao menos, três domínios de significância com que o romance mantém relação. Também apresentamos bases filosóficas e alguns conceitos fundamentais da ADM, como discurso, ideologia, enunciação, resistência, sujeito e memória, observando especialmente o papel desta na construção de dizeres na narrativa. O método de trabalho empregado foi o discursivo-indutivo, que resultou na análise de sequências discursivas destacadas do romance, pelas quais se pôde notar o funcionamento do texto literário em relação com a sua exterioridade constitutiva. Assim, chegamos a uma proposta de análise literária de Torto Arado fundamentada em um processo de leitura de filiação materialista.ItemDissertação de mestrado Um corpo morto: Relações entre Memória, Esquecimento e Corpo, em Nove Noites de Bernardo Carvalho(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Andrade, João Victor Borges de ; Biziak, Jacob dos Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No presente trabalho, o texto literário, sobretudo o brasileiro contemporâneo, é compreendido, nesta dissertação como um campo de estudos e espaço de significação das práticas sociais e ideológicas, nas quais diferentes relações da sociedade são formadas e reformadas a partir da normatividade, da opressão e da resistência. Com isso, buscou-se investigar as diferentes relações do sujeito com o dizer e seus diversos efeitos de sentido, o que permitiu construir um gesto de leitura sobre o romance “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho, balizando alguns conceitos discursivos, tais como os de “memória” (lembrar), “esquecimento” (esquecer) e “corpo” como imbricações simbólicas entre materialidades linguístico-literárias e efeitos de sentidos no imaginário. A obra escolhida como corpus pertencente ao início dos anos 2001, é trazida à tona, a partir de um enfrentamento histórico anterior à cena contemporânea no Brasil, que resistiu e fez com que a prosa brasileira permanecesse em meio a um golpe de Estado (1964) anterior. que movimentou e gerou impacto em toda uma linha de produções literárias e crítico-literárias posteriores. Ao utilizar as noções discursivas sobre o texto literário brasileiro contemporâneo, partimos de um percurso entre epistemologias distintas que divergem e convergem, partindo de premissas que tentam discutir as contribuições dos conceitos discursivos e da análise de discurso materialista, para o processo de análise literária, a qual considera não somente a literatura como materialidade da língua, mas também como materialidade do sujeito, junto à exterioridade constitutiva. Ao se levar em consideração os estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, bem como suas contribuições para a análise de discurso, a dissertação se debruçou em investigar como a relação entre “memória” e “esquecimento” resultam no processo de enunciar e nomear os corpos ao longo da narrativa, tais como, o corpo do personagem antropólogo, os corpos indígenas marcados pela diferença, o próprio corpo da narrativa enquanto unidade ou, até mesmo, o corpo daquele que enuncia, como locutor – todos esses sustentados por uma relação de “lembrar” e de “esquecer”. Assim, tratando a elaboração da corporeidade dos personagens em perspectiva discursiva, esta dissertação não compreende a literatura apenas como um texto narrativo, mas relacionada a uma compreensão da prática literária enquanto ideológica (não inversão ou mistificação do real, mas relação imaginária e simbólica com este). Além das relações entre “memória” e “esquecimento”, o presente texto busca também propor uma relação discursiva sobre a construção do corpo em discursos, a partir do pressuposto de que todo discurso, em relação a uma forma-sujeito, interpela os sujeitos enquanto corporeidade, assumindo uma posição e uma relação com as realidades, refletindo também sobre como tal construção permite determinados corpos emergirem como visíveis, seja no “real” da história ou no “real” da língua.ItemDissertação de mestrado As canções brasileiras nas aulas de Português como Língua de Acolhimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Ferreira, Rafaela Moltocaro Teixeira ; Rocha, Nildicéia Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Atualmente, o Brasil recebe muitos refugiados que enfrentam inúmeras questões de adaptação e socialização ao chegar ao país. Como professores de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), partimos de investigações que indicam que os alunos imigrantes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica precisam de imediata integração social, igualdade de oportunidades e resolução de problemas urgentes do cotidiano - questões que, em geral, perpassam a Língua Portuguesa. Para atender a essas necessidades imediatas, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de minimizar o choque linguístico e cultural dos estudantes, além de estimular o interesse por aspectos culturais do país por meio de canções brasileiras. Teoricamente, pautamo-nos em autores como Grosso (2010), Amado (2013), Ançã (2003), Barbosa (2014), Maher (2016), Damatta (1993) e Asensi (1996), que são referências no estudo de questões ligadas ao ensino de PLAc, interculturalidade e à canção como forma de aprendizagem. Na constituição dos procedimentos de pesquisa, planejamos e desenvolvemos um minicurso on-line de português entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, destinado a imigrantes hispano-falantes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. Esses imigrantes são estudantes do Projeto de Extensão Universitária Português Língua entre Migração (PoLEM) da UNESP e estão no Brasil há menos de três anos, possuindo algum conhecimento da Língua Portuguesa. Ao final de cada aula, os estudantes responderam a um questionário sobre suas impressões em relação aos temas tratados. Assim, a pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e é classificada como qualitativa de cunho interpretativo, utilizando o estudo de caso como método. Os dados do questionário, juntamente com as percepções dos alunos sobre as aulas, indicam que as canções proporcionam relações interculturais com a língua e a cultura nativa dos aprendizes, além de trazerem motivação e interesse para a aprendizagem. Os alunos interpretam, discutem e buscam conhecer os gêneros que lhes foram apresentados. Esperamos que este estudo possa servir de parâmetro para outras pesquisas sobre o ensino de línguas estrangeiras, especialmente de PLAc, articulando a relação indissociável entre língua e cultura por meio das canções.ItemDissertação de mestrado A Educação Sexual em Documentos Educacionais no Brasil de 1997 a 2020: resistências e embates(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Leão, Adriana Marques de Castro ; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Objetivamos com este estudo realizar uma historicização dos documentos educacionais no Brasil do período de 1997 a 2020, de maneira a evidenciar as resistências, bem como os embates para a efetivação da Educação Sexual no país. A presente pesquisa é de natureza qualitativa exploratória de cunho bibliográfica. Os descritores empregados nessa pesquisa foram Sexualidade, Educação Sexual e Educação em Sexualidade. As bases de dados para esta busca foram Scielo, Google Acadêmico, Base de Dados de Dissertações e Teses da Capes, bem como a base de dados Athenas da Unesp. Constatamos neste estudo, à luz dos estudos científicos, os embates e as inúmeras resistências à inserção dessa temática nos principais documentos educacionais, e avaliamos que isso se deve, sobretudo aos detratores conservadores que assolaram o país com inverdades, no intento de persuadir qualquer possibilidade de menção a temas comuns à sexualidade. Ademais, verificamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem explícito o tema transversal Orientação sexual, dando legitimidade à discussão da sexualidade. O mesmo não ocorre no Plano Nacional de Educação, tampouco na Base Nacional Comum Curricular, deixando explícito o retrocesso da área e a atuação ferrenha destes detratores. Notamos, desde o final do século XX as inúmeras resistências e os embates à temática, o que sinaliza a necessidade de políticas públicas efetivas, porquanto urge que saia do senso comum e adentre os bancos escolares. Assim, é vital intervenções pedagógicas em Educação Sexual, de maneira a prover que seja uma realidade nas escolas do país.ItemDissertação de mestrado Violência sexual contra crianças: vivências de professores na Educação Infantil à luz da compreensão fenomenológica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-27) Mandruzato, Gretta Kerr ; Bruns, Maria Alves de Toledo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Como os professores lidam com o fenômeno da Violência Sexual contra Crianças (VSC) no cotidiano escolar? Nosso objetivo foi compreender as vivências dos professores na Educação Infantil de uma escola do município de São Carlos quanto ao enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças (VSC), de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio da metodologia fenomenológica, centrada no ponto de vista de Mauro Martins Amatuzzi. A coleta desses relatos por intermédio da entrevista fenomenológica permitiu o acesso ao mundo vida vivenciado por seis colaboradoras a partir da questão norteadora: Relate a sua história pessoal como professora sobre o enfrentamento do abuso sexual infantil no magistério desde o início da sua carreira. Os discursos foram analisados e as seguintes categorias foram destacadas a partir da construção das unidades de significados: (1). Nos horizontes da formação pedagógica; (2). O olhar do que é a criança violentada; (3). Nos horizontes da prática pedagógicas e os variados sentimentos; e (4). Os desafios desvelados do fazer docente. As análises compreensivas dos relatos propiciaram desvelar a unanimidade da falta de preparo das nossas colaboradoras ao enfrentamento do VSC e as práticas pedagógicas. Com o levantamento dos dados, foi possível compreender que nenhuma professora possui formação com vestes para a sexualidade ou VSC. Na questão da concepção sobre a criança e a escola, as percepções convergem e demostram existir princípios pedagógicos entre a rigidez/tradicionalismo e a criticidade histórica. O perfil de crianças violentadas é citado por duas colaboradoras que enquadram a menina, pobre e negra, como representação do perfil mais vulnerável. Aponta-se que, apesar da falta de preparo citado pelos professores, há uma tentativa de orientação frente à sexualidade e àa VSC, fazendo uso de rodas de conversa, músicas e literatura para habilidades autoprotetivas. Os principais desafios indicados que permeiam o fazer pedagógico baseiam-se em: relação dificultosa entre pais e escola envolvendo a sexualidade e a VSC, inexistência e ineficácia dos cursos de formação inicial e contínua, falta de integração entre as redes de apoio e impraticabilidade da legislação. Este estudo finaliza-se propondo um convite a toda a sociedade para que haja mais debates, diálogos e reflexões no que tange à VSC até que se esgote a insegurança, o medo e o despreparo, criando políticas públicas efetivas e construindo uma Educação Infantil mais respeitosa e empática.ItemDissertação de mestrado Cartografias do efêmero: UFTM e o enfrentamento a processos antidemocráticos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-14) Ribeiro, Roberta Nunino ; Peggion, Edmundo Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa investiga um acontecimento ocorrido na Universidade Federal do Triângu-lo Mineiro (UFTM) considerando os contextos de enfrentamento aos processos antide-mocráticos que se deram na última década brasileira (2012 – 2022), especialmente no governo Bolsonaro. O acontecimento refere-se ao apagamento do que foi considerado a identidade cultural e um patrimônio simbólico da UFTM. Tratava-se de várias pinturas no campus central, o Centro Educacional (CE), que foram apagadas por uma imensa repintura branca. Esta investigação não se estrutura de modo a alcançar objetivos, mas sim de produzir perguntas que nos levam a experimentar inteligibilidades a respeito da temática, além de um comprometimento democrático e histórico com as diversas narrati-vas que insurgem em relação ao episódio em questão. Adota-se como método a cartogra-fia, assim como diferentes aberturas teórico-analíticas que possibilitam produzir compre-ensões articuladas com a política nacional e estabelecer diálogos com os diversos fenô-menos que se apresentam frente aos dilemas plurais do nosso tempo e outros que se apresentarão durante este percurso de pesquisa.ItemDissertação de mestrado Testemunho e rupturas com o desmentido social: compreensões a partir da obra "Eu, travesti"(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-13) Gabalde, Christian Thiago da Silva ; Brancaleoni, Ana Paula Leivar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os xingamentos, os apelidos, o soco, o empurrão, o chiclete no cabelo, a cabeça dentro do vaso sanitário, o olho vermelho, a boca que sangra, o pericrânio aberto pelo pedaço de lâmpada que fora projetado no centro da cabeça, a pele esfolada, o membro decepado, a faca no peito e na garganta, o olho arrancado, os chutes no órgão genital, o cabo de vassoura como ameaça, o medo constante e diário, a covardia que impera. Em uma sociedade cisheteronormativa, quem, de alguma forma, é dissidente da norma é exposto a violências que são tão mais severas quanto maior a percepção social da ruptura com a “pedagogia do armário”. Assim, homens homossexuais percebidos como “efeminados”, mulheres lésbicas percebidas como masculinas, travestis e pessoas transgêneras são ainda mais discriminados e violentados. Elementos representados socialmente como femininos, por meio de corpos que nasceram com pênis, acionam os mecanismos heteroterroristas que visam a conformação de sujeitos às normas. A violência repetida e não reconhecida é elemento de caráter traumático, tanto no âmbito individual quanto social. Ferenczi, ao discutir as dimensões do trauma, refere- se ao momento em que a violência ocorre, mas destaca outro. O autor enfatiza o momento do testemunho, em que quem sofreu a violência busca escuta, acolhimento e reconhecimento de sua dor. Contudo, quando o testemunho não pode ocorrer, ou é deslegitimado, institui-se o desmentido, momento em que, de fato, se instala o trauma. Pelo desmentido, não existe o reconhecimento da existência do ocorrido e a história do sujeito permanece camuflada ou sendo vista como mentirosa. Dizemos de desmentido social quando a violência afeta grupos e a desautorização da dor sofrida pelos mesmos, se dá em âmbito também coletivo. A narrativa sensível do vivido e a arte são elementos que comparecem com potencial reparatório tanto para quem é autor/a, quanto para quem se encontra com a produção e partilha dela. Há autobiografias que são narrativas testemunhais de pessoas que não se alinham às normas. Entre essas narrativas, elegeu-se “Eu, travesti: memórias de Luísa Marilac” como objeto de análise no presente trabalho. Tem-se por objetivo geral analisar a obra “Eu, Travesti”, de Luisa Marilac escrita com o apoio de Nana Queiróz, tomando-a como relato testemunhal, buscando compreender os processos de desmentido social imputados a Luísa e pessoas travestis, assim como o possível potencial da autobiografia para a ruptura com os silenciamentos e desautorização de pessoas que rompem com a cisheteronormatividade. Trata-se de um estudo qualitativo que assumiu como caminho de análise de dados a análise de conteúdo. A análise da obra nos aponta que a possibilidade de testemunho da violência é elemento fundamental na construção de um primado ético. Luísa, por sua narrativa, participa da ruptura com arquivamentos e pagamentos de violências sofridas por pessoas trans de modo que, no presente e futuro, possam ser promovidos o respeito às diversidades de gênero. Por seu testemunho, apresenta-nos caminhos de enfrentamento da violência e construção criativa da estética de sua existência. Trata-se de um importante material de trabalho para processos formativos, podendo colaborar com a ruptura com os processos de abjeção e desmentido social imputados a pessoas que são dissidentes da cisheteronormatividade.ItemDissertação de mestrado Reformas Neoliberais no Brasil: projeto político-econômico e impactos do Governo Temer (2016-2018)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Silva, Marcus Vinicius Rigonato da ; Strachman, Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em 2015, um documento assinado pela Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, atual MDB) é lançado, ainda sob o governo da Presidente Dilma, com o nome “Uma Ponte para o Futuro”. No ano seguinte, devido ao impeachment, Dilma é tirada da presidência e, o Vice-Presidente, Michel Temer, assume o poder executivo. O Presidente Michel Temer assumiria então a tarefa de promover as reformas neoliberais presentes em “Uma Ponte para o Futuro”, aprofundando a política econômica do país que, desde Dilma, apresentava tendências neoliberais. O presente trabalho investiga as reformas do Governo Temer – teto de gastos e reforma trabalhista - em seus aspectos teóricos e práticos, neste último caso, de modo limitado, dado o curto distanciamento histórico e encerramento de algumas políticas. Ainda assim, a análise do período indica um aprofundamento do projeto neoliberal sem os resultados macroeconômicos esperados pelos defensores das políticas implementadas.ItemDissertação de mestrado A Eneida e O Senhor dos Anéis: Eneias, Aragorn e o conceito de Pietas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Barbosa, Lívian Maria de Souza ; Prado, João Batista Toledo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com esta pesquisa pretende-se, a partir de uma abordagem teórico-crítica, analisar o conceito de “pietas”, importante valor moral romano antigo, e sua construção na trajetória de Eneias, da epopeia latina “Eneida”, de Virgílio, e do herói Aragorn, do romance “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien. A “pietas” é um valor romano cuja definição comporta os sentimentos de submissão aos deuses, o respeito aos antepassados e o amor à pátria (Pereira, 1990) e, no contexto da Eneida, ela é a responsável pelo sucesso da empreitada do troiano Eneias, que recebe o epíteto de “pius Aeneas”, o “piedoso Eneias”. Não obstante, dada a permanência do mito na História, permitindo que autores de diferentes períodos sócio-históricos resgatem mitos antigos e lhe enderecem seus olhares (Eliade, 1983), pode-se cogitar que Tolkien, apaixonado por mitologia, dentre elas a greco-latina, e desejoso por criar uma mitologia própria para a Inglaterra (Tolkien, 2006a, p. 385), tenha reatualizado a “pietas” de Eneias na rota heroica de sua personagem, Aragorn. Sendo assim, além de analisar a importância da “pietas” representada pelos dois heróis para o destino de seus povos, por tratar-se de obras escritas em períodos diferentes, a pesquisa também ocupa-se com analisar as questões de forma e conteúdo intrínsecas ao gênero épico e romanesco, para investigar como a “pietas” de Aragorn interage com os espaços romanesco e épico (representado por Eneias) na jornada que decidirá o futuro dos povos da Terra-média.ItemDissertação de mestrado Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Fonseca, Mara Roselaine Pinto da ; Abreu, Antônio Suárez ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo.ItemDissertação de mestrado Aceleração digital e exclusão social: impactos nas práticas de consumo em supermercados(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Silva, Célia Regina de Souza Felipe Silva ; Almada, Pablo Emanuel Romero ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa se propôs a estudar os impactos e mudanças sociais provocadas pela recente aceleração dos processos de digitalização, considerando seus efeitos sobre as práticas sociais dos indivíduos em suas relações de consumo. Nossa proposta foi entender em que medida os indivíduos se sentiam deslocados em suas interações cotidianas, enfocando, especificamente, em situações de consumo presenciais em redes de supermercados, assim como verificar se os indivíduos estariam conseguindo acompanhar e assimilar esta aceleração dos processos de digitalização. Para o estudo do tema proposto, utilizaram-se métodos mistos que incluíram dados quantitativos a partir da pesquisa da CETIC e uma abordagem qualitativa que coletou dados empíricos com observações diretas e entrevistas que nos levaram aos resultados apresentados e que contribuíram para a compreensão do fenômeno. Ainda que se trate de tema praticamente em curso, cujos efeitos podem não estar consolidados, sendo passíveis de mudanças. Quando os estudos iniciaram, buscou-se encontrar respostas para os impactos que as novas tecnologias teriam sobre os indivíduos, partindo do pressuposto que a mediação das relações humanas por máquinas fosse o fator preponderante entre as imbricações trazidas pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Entretanto, descobrimos que as relações de poder, instrumentalizadas pelas tecnologias, se mostraram agentes fundamentais para o controle e vigilância de consumidores e funcionários, sendo cada vez mais necessário incluir novos recursos tecnológicos para garantir o controle sobre os processos e as pessoas. Identificou-se muito mais forte no objeto estudado as preocupações com monitoramento e vigilância do que as interferências das mediações entre humanos e máquinas, ou seja, entre trabalho vivo e trabalho morto. Esta vigilância está presente em vários momentos que circundam as relações de consumo nos supermercados. Verificou-se também as diversas barreiras, dificuldades e resistências no uso de algumas NTICs, como self-checkout e carrinho inteligente (Smart Cart), que interferem nas relações de consumo em supermercados. Desta forma, esta pesquisa contribui para a elaboração de propostas que compreendam amplamente este fenômeno à medida em que fornece novos elementos e pistas para a construção do conhecimento deste campo, ainda pouco estudado pelas Ciências Sociais.ItemDissertação de mestrado Fragmentos da história da mulher: sociedade, política e sexualidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-30) Hilst, Marina ; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As questões de gênero atingem o ápice da temática social no momento atual. Reflexo provavelmente direto e/ou indireto da expansão dos estudos acadêmicos sobre relações de gênero no último século. Evidentemente trata-se de um progresso o qual é preciso relativizar, pois apesar dos inúmeros desdobramentos desse tema junto aos quais se alavancam o engajamento e o desenvolvimento de novas perspectivas e pesquisas, devido à grandiosidade e alta complexidade, também se avolumam os hiatos, ao que nos proporciona um ainda vasto campo de exploração acadêmica. A prerrogativa deste trabalho se configurou justamente a partir do entendimento que a história da mulher enquanto ser e enquanto gênero encontra- se segmentada em um sem número de estudos, dificultando quem esteja principiando à temática no momento atual. Os procedimentos metodológicos empregados partiram de uma análise de contexto em que se observou uma acentuada discrepância entre a ocupação dos espaços políticos por homens e por mulheres, que nos possibilitou a elaboração do problema da pesquisa, a baixa representatividade feminina na política e subsequentemente nossos objetivos. O objetivo principal desta pesquisa discorre a cerca de um levantamento histórico sobre a condição da mulher enquanto gênero e as implicações da sexualidade em sua participação ativa nas esferas públicas das diferentes sociedades ao longo das épocas a fim de se compreender a sub-representatividade feminina na política institucionalizada nos dias atuais. A história continua sendo uma das mais importantes ferramentas na busca de verdades no passado no que diz respeito à compreensão das relações humanas, assim sendo usamos esta premissa para desenvolver um estudo histórico descritivo analítico do papel da mulher na sociedade e na política desde os povos primitivos, perpassando pelas civilizações clássicas, médias e modernas até os dias atuais. Consideramos que um compilado interpretativo de tais eventos fosse relevante enquanto matéria de comparação, interpretação e compreensão da condição do gênero e sexualidade femininos na sociedade contemporânea, seja por meio de uma visualização da trajetória do papel da mulher ao longo da história seja por meio do fornecimento de subsídios para a compreensão dos fatores da disparidade de gênero nos espaços de poder no mundo atual.ItemDissertação de mestrado A construção da identidade latino-americana no Livro dos Abraços de Eduardo Galeano(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-24) Vieira, Lyandra Lara Amancio ; Campos, Alexandre Silveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Eduardo Galeano (1940 – 2015), foi um contista uruguaio, autor de obras reconhecidas. Dentre suas publicações postuladas como mais sensíveis, está “O Livro dos Abraços”, composto por textos curtos e interligados, que abordam a temática da memória do povo latino-americano. Nela, o escritor se vale de estratégias de produção de sentido para criar uma linguagem poética e, a partir disso, constrói suas narrações, que criam, texto por texto, um contrato de veridicção que passa uma ideia geral do que seja a vivência na América do Sul. A partir dessa ideia que vai sendo construída ao longo do livro, ao latino, é atrelada uma identidade composta pelas experiências retratadas. Assim, a presente pesquisa objetiva desvelar quais as estratégias de produção de sentido são utilizadas para a criação da linguagem poética que persuade o leitor a aceitar o que o autor postula enquanto identidade latina na obra. Por tanto, como se dá a construção da identidade latino-americana dentro da obra O livro dos abraços, de Eduardo Galeano. Para tanto, como aporte teórico para a pesquisa, será lançado mão das ferramentas proporcionadas pela semiótica de linha francesa, dando maior ênfase às estratégias depreendidas no nível de manifestação textual da obra, em que se pode ver figuras de linguagem e figuras retóricas, por exemplo. Então, a análise estrutural exposta será feita através de José Luiz Fiorin, Greimas, Denis Bertrand e Diana Luz Pessoa de Barros. Já no que concerne ao discurso, também serão trazidos autores que versam sobre os estudos decoloniais, a fim de inserir a obra na linha que trabalha contra a dinâmica colonial. Para isso, serão abordados os escritos de Maldonado-Torres, Bernardino-Costa, Castro-Goméz, Luciana Ballestrin e Gabriela Veronelli.ItemDissertação de mestrado Moor Eeffoc: G.K. Chesterton e o (re)encantamento do mundo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Freza, Luís Guilherme Comar ; Rossi, Aparecido Donizete ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente dissertação tem o intuito de investigar como G.K. Chesterton empreende, em sua obra ficcional, a busca por um encantamento, ou reencantamento do mundo. Nós investigamos a hipótese de que é por meio dos mecanismos da narrativa de investigação que isso se dá, unindo-se às características composicionais clássicas da ficção investigativa elementos derivados do universo feérico da ficção de fantasia para imbuir o locus urbano de uma retratação mística e mítica. No processo de contaminação da estrutura tradicional da narrativa investigativa e de seus elementos consagrados por elementos e desenvolvimentos derivados do universo feérico da ficção de fantasia, não só o locus urbano em Chesterton adquire uma retratação mística e mítica que desafia a tensão tradicional entre símbolo e literalidade na compreensão desse espaço, quanto os protagonistas chestertonianos, geralmente portadores de uma filosofia transcendente em relação ao racionalismo típico de tal processo, colocam-se diante de uma possibilidade de aventura que vai muito além da simples resolução do mistério. A partir de uma reflexão que considere esses dois modos de produção literária, amparados por instrumental de análise que parte primordialmente da reflexão textual, empreenderemos nossa própria trajetória investigativa pela literatura de Chesterton, ainda tão carente de estudos acadêmicos no âmbito dos estudos literários.ItemDissertação de mestrado São Bernardo, livro e filme: uma análise comparativa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-22) Locca, Felipe Leite ; Junqueira, Renata SoaresPor toda a história do Brasil emerge um fenômeno aparentemente cíclico: uma série de fenômenos políticos, sociais e econômicos surgem dos baús de nossa história com frequência colocando em xeque as próprias bases que sustentam a identidade da nação brasileira. Recentemente, o Brasil se encontrou mais uma vez imerso em um desses momentos: palavras como democracia, golpe, intervenção, revolução, comunismo, fascismo, autoritarismo e fraude eleitoral voltaram mais uma vez às esquinas, às universidades e aos jantares em família do país, não como a lembrança de um passado distante, mas como armas num debate intenso acerca do que é, do que foi e do que há de ser o Brasil. É a partir desta conjuntura que este projeto se volta para São Bernardo. Tanto o romance de Graciliano Ramos como sua adaptação fílmica, dirigida por Leon Hirszman, são obras que trazem em seu seio este mesmo debate, muitas destas palavras estão lá, impressas na prosa literária e verbalizadas pelo elenco. São Bernardo, em suas duas manifestações, pode ser lido como uma obra exatamente sobre isso, sobre o que é o Brasil, qual foi e qual será o Brasil que veremos diante de nossos olhos. Ao compararem-se estas duas obras, as opções que o filme de Hirszman toma sobre como adaptar seu texto fonte, apontam para a reprodução, quase na sua totalidade, dos elementos mobilizados pela obra em sua forma literária. Temos aí, pois, uma ótima oportunidade para a análise de como os elementos sociais, históricos e políticos em questão são mobilizados tanto na forma literária quanto na forma fílmica. Constitui, portanto, o objetivo desta pesquisa desenvolver uma análise comparativa do romance São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, partindo da adaptação cinematográfica homônima de 1972, dirigida por Leon Hirszman, possibilitando uma reflexão sobre como os mesmos elementos simbólicos são articulados e mobilizados em cada um dos suportes linguísticos e como se dá, em cada obra, a expressão de ideias, emoções, tempos, espaços e ações. Para tanto, este projeto de pesquisa adota o suporte conceitual e bibliográfico da análise de discurso como um dos seus pilares teóricos, principalmente através de obras de Eni Orlandi. Na composição do suporte teórico-crítico para a análise fílmica, encontram-se de forma central as elaborações teóricas e conceitos propostos por autores como Christian Metz, Ismail Xavier, Jacques Aumont, Jean-Claude Bernardet, Robert Stam e, em especial, André Gaudreault e François Jost no campo da narratologia fílmica. Compõe parte da tarefa deste projeto articular um diálogo direto entre estes dois campos teóricos – o da análise do discurso e o da narratologia fílmica.ItemDissertação de mestrado A vida invisível de Eurídice Gusmão e a representação feminina: Um comparativo entre o livro de Martha Batalha e o filme de Karim Aïnouz(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-23) Franco, Camila Freitas ; Mauro, Claudia Fernanda de CamposApresentando como corpus de pesquisa o romance A vida invisível de Eurídice Gusmão, publicado em 2016 pela autora Martha Batalha, e sua adaptação para o cinema, filme homônimo, de 2019, realizado pelo diretor Karim Aïnouz, o presente trabalho tem o objetivo de realizar uma análise das obras com foco na forma como o feminino é representado em ambas. A ideia é analisar a partir da palavra, da imagem e do som como se manifestam as violências de gênero que acometem as irmãs Eurídice e Guida, e que se intensificam quando se estabelece entre elas uma distinção de classe. Ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1950, o enredo se desenvolve em torno de duas protagonistas, filhas de portugueses de classe média baixa. Enquanto Eurídice é cooptada por um sistema patriarcal que transforma seu casamento em uma aliança comercial, Guida segue outro caminho. Após ser abandonada grávida pelo namorado e expulsa de casa pelo pai, se vê sozinha diante de um futuro que só lhe reserva desafios e adversidades. Tanto no texto-fonte quanto na adaptação, as figuras masculinas inseridas na narrativa articulam o afastamento das duas irmãs, sendo assim responsáveis pelas desventuras que acometem seus destinos. Sob uma perspectiva materialista histórica dialética de análise da forma, a pesquisa pretende investigar como elementos comuns se manifestam em cada meio e como cada linguagem se articula na construção das obras.ItemDissertação de mestrado Estudo sobre a variação fonológica e lexical de numerais cardinais na Língua Brasileira de Sinais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-03) Pinheiro, Vanessa Miro ; Rodrigues, Angelica Terezinha Carmo ; Xavier, André Nogueira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo pretende analisar a variação da expressão de números cardinais em Língua Brasileira de Sinais – Libras – e buscar a origem da variante destes números em diferentes estados, fundamentando-se nas contribuições da sociolinguística variacionista, com suporte das teorias de Labov (2006) e dos estudos da linguística das línguas de sinais, como Padden (1980, 2005), Stokoe (1960) e Quadros (1997, 2004, 2010), dentre outros autores. O objetivo geral da pesquisa é destacar a variação fonológica e lexical dos sinais de números de 1 a 100, envolvendo a configuração de mãos (CM), localização (LOC), movimento (MOV) e orientação de mãos (OR) e lexical de números em Libras. Dentre os objetivos específicos, esperamos (i) descrever as formas lexicais inventariadas; (ii) identificar os casos de variação lexical e/ou fonológica; (iii) mapear a distribuição das formas variantes inventariadas no Brasil; contrastar nossos resultados com outras pesquisas sobre variação de numerais realizadas em outras línguas de sinais, como a Língua de Sinais da Nova Zelândia – NZLS (McKee; McKee e Major 2004). Nosso corpus é constituído de dados produzidos por surdos oriundos de diversos estados brasileiros, segundo estímulo visual para fomentar a produção de números de 1 a 100. Os dados foram coletados por meio de vídeos produzidos como atividade final da disciplina de Linguística de Língua de Sinais, realizada em 2019, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, da Unesp. A análise de dados pressupõe a organização dos dados coletados no Excel categorizados por fatores linguísticos e extralinguísticos, a fim de facilitar o registro e a análise quantitativa. Nosso resultado geral aponta para uma enorme variação na produção de numerais cardinais em Libras, o que pode demonstrar a existência de condicionamentos linguísticos e na parte de extralinguísticos.ItemDissertação de mestrado Direito ou privilégio: representações dos direitos humanos por cooperados da Cooperativa Sol Nascente de Araraquara(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-12) Souza, Giovanna Lopes ; Capella, Ana Cláudia NiedhardtO movimento contrário aos direitos humanos para presos, sintetizado no lema “direitos humanos é privilégio de bandido”, exerce influência política e social tanto na efetivação de políticas públicas quanto na representação social desses direitos. Tendo em vista a baixa participação em pesquisas sobre percepção de direitos humanos por parte de presos e egressos do sistema penitenciário, propõe-se a compreender qual a representação social que estes têm acerca desses direitos e se há impacto do movimento contrário aos direitos humanos em suas opiniões. Para tanto, foram entrevistados membros da cooperativa Sol Nascente de Araraquara que são egressos do sistema penitenciário. Com o emprego da revisão bibliográfica que consiste nos estudos de Teresa Caldeira, Nancy Cardia, Paulo Mesquita Neto, Paulo Sérgio Pinheiro, Sérgio Adorno, Fernando Salla, Rosana Pinheiro-Machado, Lucia Mury Scalco e Esther Solano, bem como a metodologia para a análise das entrevistas, que se refere à Análise de Conteúdo, desenvolvida por Laurence Bardin, e a Teoria das Representações Sociais, elaborada por Serge Moscovici, foi possível concluir que a questão da cidadania para presos e egressos é uma problemática que está diretamente relacionada à histórica desigualdade econômica e social no Brasil. Dessa forma, a representação dos direitos humanos apreendida trata-se majoritariamente de uma associação com os direitos civis, que de acordo com a bibliografia e dados mencionados, são deficitários no país. Além disso, notou-se que a influência do movimento contrário a esses direitos no ideário dos egressos entrevistados é mínima. Por fim, ressalta-se o papel ressocializador da Cooperativa Sol Nascente enquanto um locus de promoção da cidadania.ItemDissertação de mestrado O sinal DENTRO na Língua Brasileira de Sinais: uma análise funcionalista(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Rocha, Renata Carvalho ; Rodrigues, Angélica Terezinha CarmoO trabalho foi desenvolvido na abordagem funcionalismo e tem como objetivo analisar dos usos do sinal , glosado como DENTRO, na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A categoria gramatical a partir da glosa na maioria dos dicionários é incluído nas categorias de preposição e advérbio. Todavia, desconhecemos pesquisa que tenha se preocupado em apresentar uma descrição detalhada desses diferentes usos, levando em conta principalmente dados espontâneos. Desse modo, nossa pesquisa, ao propor tal análise, que busca identificar o modo como o sinal é usado na Libras, discutindo seu estatuto categorial e seus valores semânticos e pragmáticos. Observamos também que o sinal é usado no espaço neutro e contato no corpo, o que suscita uma análise do processo fonológico das línguas de sinais (SILVA; XAVIER, 2020) que ocorre de sua modalidade de produção e percepção. Para alcançar nosso objetivo, coletamos dados de dois córpus principais. A primeira fonte trata-se do minicorpus organizado pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Língua de Sinais da Unesp - SignL. O segundo corresponde ao Corpus de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.corpusLibras.ufsc.br). Ambos os córpus são compostos por amostras de vídeos espontâneos produzidos por sujeitos surdos, anotados no ELAN (HELLWIG; GEERTS, 2013). A coleta de dados foi feita através das ferramentas do ELAN e os dados foram operacionalizados quantitativamente no Excel para aferição da frequência type e token (BYBEE, 2003). Concomitantemente, foi feita uma análise qualitativa.ItemDissertação de mestrado Pensamentos de um garoto negro: A masculinidade preta precedida pela masculinidade branca(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Balthazar, André Giglio ; Fonseca, Dagoberto JoséEsta dissertação Pensamentos de um garoto negro contará, essencialmente, com uma perspectiva a qual teço por uma Historicidade e Receptividade dos afetos. Compreender o porquê de que o discurso da masculinidade coloca o homem preto em, mais uma, posição que não lhe cabe dentro de um imaginário social e como, de fato, nós homens pretos trabalhamos este tema. Diante deste propósito, foi compreendido, que uma entrevista composta por perguntas que norteassem os dois conceitos anteriormente mencionados, fora o caminho mais palpável e seguro para construir as informações para esta pesquisa. A figura principal e o foco desta dissertação, são os homens negros cis e, também, uma crítica à masculinidade hegemônica em nossa sociedade. Na primeira parte, foi trabalhada uma análise voltada para a compreensão de quais seriam estes homens negros, salientando que os contrastes apresentados se referem primordialmente ao espaço que os cercam. Juntamente a isto, será fechado com uma autorreflexão uma vez que (I) esta dissertação só pudera ser escrita pelo fato de que eu, autor e, também, objeto desta pesquisa não me propusesse a repensar o meu lugar no mundo e buscasse conhecimento adquirido até então, desta forma, alcançar outros homens pretos e movimentálos para se repensarem no mundo e que (II) o conhecimento científico está entrelaçado com características subjetivas. Na segunda parte, foram ressaltadas certas problemáticas que interseccionam com os processos culturais vindos da branquitude e como esta ação norteia a forma de receber o afeto para os homens pretos. Ao longo da entrevista, foram identificados contrapontos e, também, denominadores comuns dos quais sustentam e reformulam sua identidade, afetividade e emocionalidade. No que tange ao caráter teórico, o estudo debruçouse em teorias nacionais e internacionais referentes às questões de psicologia social, antropologia e sociologia com ênfases em masculinidades, saúde mental e identidade.