Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253930
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PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A comunidade LGBTIQA+ vista a partir do discurso publicitário no Brasil: análise de campanhas e construções do outro pelo olhar da publicidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-04) Vergara, Thiago Henrique Nascimento; Marina Célia Mendonça
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As disputas e conflitos ideológicos presentes no discurso publicitário estabelecem diálogos com os contextos políticos em que estão inseridos. No Brasil, a partir da década de 2010, observamos uma ascensão e maior projeção pública de discursos conservadores – com a consolidação da “bancada evangélica” no Congresso, por exemplo, bem como com o uso do sintagma “ideologia de gênero” como agente catalisador de pânicos morais. Por outro lado, diversas manifestações de reivindicação identitária tomaram forma, também atuando em diferentes âmbitos da esfera social, a partir da produção de políticas públicas de inclusão, da veiculação de manuais de linguagem neutra, de produções culturais, etc. Diante dessa problemática, esta dissertação desenvolve uma análise dialógica de enunciados publicitários que refletem/refratam pautas da comunidade LGBTQIA+, investigando como essa temática figura na publicidade e quais polêmicas são materializadas a partir da veiculação desses materiais. Tais enunciados publicitários, ao passo que são vistos com maior expressividade no Brasil após o ano de 2010, em nível internacional, tal movimento se deu já entre as décadas de 1980 e 1990 (Nolke, 2018). As reações e comentários do público consumidor frente às campanhas brasileiras analisadas também compõem o corpus deste trabalho, apreendendo, para tanto, as formas como esses discursos se constroem e os efeitos de sentido que carregam; os enunciados-resposta produzidos em reação às campanhas pró-diversidade de gênero, sejam estes a favor ou contrários à pauta, foram explorados em diálogo com o projeto de dizer das empresas, desvelando, enfim, valores ideológicos e a arena de disputa e negociação desses valores. Os resultados obtidos a partir das análises das campanhas indicaram, por um lado, por parte de algumas empresas, um movimento incipiente que adota, de forma subjacente, discursos sugestivos e implícitos que podem ser vistos enquanto favoráveis às pautas sociais da diversidade sexual e de gênero; por outro lado, há também a formação de um discurso publicitário que se mostra mais engajado com a comunidade LGBTQIA+, que além da comercialização e venda de produtos, confere voz e espaço a esses sujeitos em suas campanhas, também apoiando-os financeiramente. Para isso, a metodologia adotada neste trabalho segue a proposta de cotejamento/correlacionamento de textos feita por Bakhtin (2011); considerando o enunciado em seu aspecto multissemiótico, tomando-o, ainda, enquanto um projeto de dizer que, em sua totalidade, demarca um lugar/situação social e valorações ideológicas específicas (Volochinov, 2013; 2018). Assim, noções pertinentes à Análise Dialógica do Discurso como enunciado concreto, valor axiológico do signo, esfera de atividade, gênero de discurso e o princípio dialógico que constitui os enunciados são cruciais para a análise do corpus. Além disso, a pesquisa abarca estudos feministas, das teorias queer e ainda da interseccionalidade considerando autores como Judith Butler, Sam Bourcier, Letícia Nascimento, Patricia Hill Collins, Paul Preciado, dentre outros.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Arnaldo Antunes inclassificável: uma análise dialógica verbivocovisual da linguagem neoconcreta(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-23) Batista, Rafaela dos Santos; Paula, Luciane de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Apesar da autodesignação como “inclassificável” artisticamente, esta pesquisa analisa, na poética experimental de Arnaldo Antunes (AA), a verbivocovisualidade como traço estilístico arquitetônico, inspirado pelo grupo Noigandres. O projeto se fundamenta na filosofia da linguagem bakhtiniana, especialmente nos conceitos de signo ideológico, voz social, estética e ética, vida e arte, autoria, gêneros do discurso, linguagem e enunciado, uma vez que assume, calcado no Círculo de Bakhtin, a tridimensionalidade da linguagem em sua integralidade potencial e concreta. Reflete-se como a palavra-coisa é trabalhada por AA, a partir da verbivocovisualidade, entendida como proposta integral filosófica de linguagem do Círculo de Bakhtin. Além disso, busca-se analisar a arquitetônica poética de AA, para demonstrar a metalinguagem como um elemento que define, em ato, o trabalho com a palavra-coisa. Também são desenvolvidos aspectos metodológicos de análises verbivocovisuais e, enfim, são estabelecidos diálogos entre a abordagem brasileira do escopo bakhtiniano com os estudos culturais ingleses, voltados para a linguagem poética. Os 11 poemas que compõem o corpus delimitado da pesquisa foram coletados de acordo com critérios temático-figurativos e temporal, em interação com outros enunciados, selecionados no movimento de pesquisa, calcados na metodologia dialético-dialógica de cotejamento. A pertinência e a relevância da proposta se encontram na reflexão sobre o traço estilístico de Antunes, não só em ato composicional como autor-criador, mas também por AA ser um ícone de um movimento poético que vivencia, de modo intensificado, a verbivocovisualidade da linguagem, em relação com outros movimentos sócio-político-culturais do século XX, em pleno desenvolvimento no século XXI; e pela poética arnaldiana refletir e refratar, com seu trabalho metalinguístico, mais que uma concepção de arte e de linguagem, uma noção de mundo e de humano. Ao se voltar para a concepção de verbivocovisualidade como noção de linguagem em ato por meio da poética de AA, esta proposta tem, como resultado, uma contribuição com o estudo da linguagem no campo bakhtiniano e nas esferas da arte, das mídias e da educação, uma vez que linguagem, ciência e arte constituem a vida e o ser.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Trabalho e jornada docente: análise de uma rede municipal de ensino(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-21) Ravaneli, Karla Aparecida de Ataide; Fernandes, Maria José da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta dissertação tem como categoria principal de análise o trabalho, especificamente o trabalho docente. O objeto de estudo consiste especificamente na jornada de trabalho docente e tem como objetivo geral analisar as especificidades da jornada de trabalho dos professores em início de carreira na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Lençóis Paulista, no interior do estado de São Paulo. Duas questões foram centrais para a pesquisa: o professor encerra a jornada de trabalho quando deixa a escola? Quais são as condições de jornada que favorecem um trabalho satisfatório na docência? Em função destas questões, estabeleceu-se como objetivos específicos: identificar os componentes da jornada de trabalho dos professores em início de carreira; dissertar sobre as especificidades da jornada de trabalho à luz da legislação educacional e descrever as atividades realizadas na e além da jornada de trabalho com vistas ao processo de ensino. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: análise documental (estatuto do magistério e do plano de carreira do município) e questionário aplicado aos docentes em início de carreira. Considerou-se na análise dos dados as especificidades da jornada de trabalho à luz da legislação educacional, a fim de identificar os componentes da jornada destes professores, buscando descrever as atividades realizadas na e além da jornada de trabalho com vistas à realização do processo de ensino. Os dados foram analisados a partir do materialismo histórico-dialético e da teoria histórico-cultural. Dentre os resultados, destaca-se o fato de que mesmo em uma rede adepta às exigências legais acerca da valorização e condições de trabalho docente, os professores iniciantes trabalham para além da jornada contratada, o que desponta como fator de alienação.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O desenho infantil na formação do leitor durante a alfabetização(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Paula, Lucimara Cristina de; Monteiro, Dirce Charara
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Considerando a necessidade e a importância do hábito da leitura para os seres humanos, desde a infância, em razão de proporcionar a informação, o entretenimento, a conscientização, a formação do senso crítico, a compreensão da realidade física, histórica e cultural na qual se inserem, e o posicionamento em relação a essa realidade, este estudo tem por objetivo investigar as possíveis contribuições do desenho infantil para a estimulação do hábito e do gosto pela leitura de obras literárias infantis, durante o período de alfabetização. A fim de verificar se o desenho da criança pode ser utilizado como instrumento de aprendizagem, capaz de favorecer a assimilação, a reflexão e a compreensão de conteúdos, ele é explorado como uma atividade de construção de conhecimentos, que mobiliza e expressa todas as manifestações humanas: a cognitiva, a afetiva, a social, a física e a perceptiva. Por isso as teorias que orientam esse estudo estão fundamentadas, basicamente, na perspectiva cognitivista piagetiana. Para a realização deste trabalho foi preciso planejar uma intervenção no contexto de sala de aula, caracterizada pelos princípios e procedimentos da pesquisa qualitativa denominada de investigação para a ação, propondo atividades que relacionassem a leitura de obras literárias infantis, feita pela pesquisadora, que também atuou como professora dos sujeitos, e a produção de desenhos feita pelas crianças, que expressaram os seus significados por meio da linguagem oral e escrita. Essas atividades foram desenvolvidas durante todo o ano de 1999, por um grupo de 36 crianças, que pertenciam à primeira série A, de uma escola estadual de ensino fundamental, localizada na cidade de Araraquara, no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados coletados por meio das atividades aplicadas, das entrevistas com as crianças e dos questionários enviados aos pais, revelou que o desenho infantil contribui de maneira significativa e agradável para um envolvimento maior da criança com a leitura de obras literárias infantis, além de possibilitar uma progressiva e criativa prática de produção de textos. O desenho infantil, como sistema de representação, como atividade lúdica e objeto de conhecimento da própria criança, que se constitui a partir do desenvolvimento da função simbólica, favorece a aprendizagem de conteúdos e hábitos, quando inserido numa prática pedagógica consciente e sistematicamente planejada pelo professor.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Filosofia com crianças, ética e política(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-27) Silva, Iara Barrios Nogueira da; Oliveira, Paula Ramos de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Essa dissertação explora a prática da Filosofia com crianças como uma ferramenta poderosa para desenvolver as dimensões éticas e políticas na formação dos sujeitos. A introdução descreve um ambiente de aprendizado mágico e envolvente, onde a curiosidade e a exploração intelectual são incentivadas. A Filosofia é apresentada não como um conjunto de conceitos difíceis, mas como um amigo que ajuda as crianças a entenderem o mundo e a si mesmas. O objetivo geral é refletir sobre a importância da Filosofia com crianças na formação ética e política dos sujeitos, analisando o conceito de comunidades de investigação e as novelas filosóficas de Lipman (1995; 1997; 1997a; 1997b; 1997c; 1999), e aproximando esses elementos dos métodos de ensino de Gallo (2010) e Kohan (2000). Os objetivos específicos são: contextualizar o momento contemporâneo e os mecanismos do hiperconsumismo e do modelo neoliberal de educação; investigar a Educação Menor (GALLO, 2002; 2010) e a perspectiva rizomática do conhecimento; e apresentar elementos que fortalecem o uso da Educação Menor na Filosofia com crianças, como estudar, ensinar e aprender; comunidades de investigação; e novelas filosóficas. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e análise do discurso para explorar o trabalho de Filosofia com crianças, considerando as dimensões ética e política na formação das crianças. A hipótese é que, através da Filosofia com crianças, pelo viés da Educação Menor, é possível desenvolver as dimensões ética e política na formação dos sujeitos, utilizando atividades direcionadas e planejadas. A dissertação critica o modelo neoliberal de educação, que transforma a educação em um produto e sufoca a criatividade e a diversidade de pensamentos. Em contraste, a Educação Menor é vista como um espaço de descoberta e criatividade, onde as crianças são incentivadas a explorar suas curiosidades e desenvolver suas habilidades únicas. A dissertação conclui que a Filosofia com crianças, através da Educação Menor, pode resistir ao modelo neoliberal e promover uma formação ética e política mais humana e integral. A prática filosófica com crianças é defendida como uma experiência transformadora que envolve, constrói e transforma a subjetividade dos sujeitos.PublicaçãoDissertação de mestrado Imagens de feminilidades na educação pública: um estudo de figuras femininas em apostilas de Arte do Ensino Fundamental I(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-11) Fargetti, Laura Martins; Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta dissertação conduziu uma investigação sobre as principais marcas estéticas de feminilidade que podem ser percebidas em apostilas de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de escolas públicas de uma determinada cidade do interior de São Paulo. Nosso objetivo foi desvendar quais imagens de feminilidade são apresentadas para as crianças do Ensino Fundamental I através das figuras, ilustrações, fotos e obras de artes que representam mulheres presentes na coleção de apostilas de Arte do Sistema de Ensino adotado pela Secretaria da Educação de tal município. Para tanto, foi realizado um breve levantamento bibliográfico contextualizando o percurso histórico da mulher, principalmente entre o século XVI e os tempos atuais, segundo Elizabeth Badinter (1985), Élisabeth Roudinesco (2022), Simone Beauvoir (1960 e 1967), Mary Del Priore (1991) e outros autores relevantes ao tema. Trouxemos também uma apresentação histórica dos movimentos feministas e suas conquistas, bem como uma sucinta exposição dos conceitos de feminilidade segundo Sigmund Freud (1996), Jacques Lacan (1985 e 1998), Nancy Chodorow (2002) e Laura Cipollone (2003). Em se tratando de um estudo cujo objeto empírico são imagens selecionadas de apostilas, fizemos uma breve discussão sobre imagens e sua potencial capacidade de gerar identidades e estranhamentos. Destarte também discutimos brevemente currículo formal, real e oculto, relacionando-os com o uso de apostilas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em seguida foi analisada com o emprego da Hermenêutica Objetiva uma seleção de imagens de mulheres presentes nos materiais supracitados, de forma a desvendar o que está posto quanto a imagens representativas de feminilidades na coleção de apostilas estudada.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Lenin e a pedagogia histórico-crítica: afinidades eletivas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-10) Azevedo, Vinícius; Teixeira, Lucas André
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação de mestrado aborda a incorporação do pensamento de Vladimir Lenin pela pedagogia histórico-crítica. A investigação justifica-se pelo entendimento de que as contribuições deste autor para a educação escolar e para esta pedagogia não estão devidamente esgotadas, resultando assim numa fonte teórica-prática ainda capaz de suscitar horizontes possíveis para o nosso tempo histórico. O objetivo principal nesta investigação é identificar e analisar as produções científicas da pedagogia histórico-crítica que estabelecem uma relação direta entre esta pedagogia e as contribuições de Lenin, permitindo-nos compreender como a pedagogia histórico-crítica se apropria das ideias de Lenin. Organizamos a exposição em três capítulos: no primeiro são evidenciados alguns dos aspectos do marxismo de Lenin; no segundo capítulo, destacamos a influência de Lenin na formulação da pedagogia histórico-crítica e apontamos as produções científicas que buscaram estabelecer pontos de ligação entre esta pedagogia e as contribuições de Lenin; por fim, no terceiro capítulo, apresentamos novas aproximações entre Lenin e a pedagogia histórico-crítica. Os resultados conclusivos apontam que os estudos da pedagogia histórico-crítica que dialogam diretamente com o pensamento de Lenin demonstram-se compromissados com a luta política de socialização do conhecimento. Entretanto, esse compromisso precisa incorporar a luta política organizada à prática pedagógica e, igualmente, a prática política organizada à luta pedagógica, confluindo a prática social à inserção dos professores na luta de classes. Ao mesmo tempo, o processo de pesquisa revelou que o acúmulo teórico-metodológico desta pedagogia apresenta elementos que podem enriquecer a análise da produção lenineana no que se refere a abordagem pedagógica da educação escolar no contexto da Rússia pré e pós-revolucionária, principalmente em relação ao caráter político da socialização do conhecimento pela escola. Indicamos que as afinidades eletivas podem emergir da recombinação dialética entre esses dois elementos e assim, se por um lado existe uma contribuição de Lenin para pedagogia histórico-crítica, por outro, essa pedagogia oferece novas perspectivas para a análise de seu pensamento.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Os limites da capitalização de dados: o captalismo de vigilância e a lei 13.709/2018(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-18) Alves, Juan Felipe do Prado; Martelli, Carla Gandini Giani
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Em diálogo com reflexões teóricas sobre o conceito de liberdade e o neoliberalismo, o objetivo geral do presente trabalho é trazer reflexões sobre as transformações sociais, políticas e econômicas causadas pelas grandes empresas de tecnologia, chamadas Big Techs, e suas tecnologias voltadas à coleta, ao acúmulo e à comercialização de dados sobre as pessoas no mundo todo. Como objetivo específico, investigou-se o alcance da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para limitar e/ou potencializar o chamado "capitalismo de vigilância" no Brasil. Tal análise da lei se deu a partir dos aspectos fundamentais do capitalismo de vigilância, os quais foram apresentados no momento anterior à análise. A pesquisa permitiu concluir que, ainda que a Lei Geral de Proteção de Dados avance na proteção de direitos dos cidadãos ao exigir o consentimento dos titulares de dados para a coleta de seus dados, há limites na regulamentação que deixam a população vulnerável em relação ao poder das Big Techs em monitorar e manipular dados com impactos importantes para vários aspectos da vida em sociedade e para os sistemas democráticos. O estudo ainda concluiu que é preciso instruir e educar a população sobre os problemas e consequências advindos da ampla circulação de tecnologias de vigilância.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Mário Faustino, Poeta Órfico: Entre relatórios e experimentos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-24) Camargo, Vinicius de Oliveira; Pires, Antônio Donizeti
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho propõe a realização de um estudo das representações órficas construídas na obra de Mário Faustino (1930-1962), em particular, O homem e sua hora (1955), seu único livro publicado em vida. Objetiva-se, assim, investigar as convergências apresentadas entre a obra faustiniana, a tradição órfica e o pensamento órfico-poético moderno apresentado em Pires (2015). Para tal fim, a investigação se constrói a partir da compreensão das particularidades inerentes à narrativa mitológica e das prováveis configurações do pensamento órfico-poético moderno. Nessa perspectiva, procura-se delimitar as relações desenvolvidas entre o material mitológico e os contextos sócio-históricos que o alimentam. Ademais, busca-se analisar a fortuna crítica dedicada à obra de Faustino, sobretudo os trabalhos de Santos Silva (1979), Chaves (1986) e Silva Jr. (2001), além das concepções teórico-críticas desenvolvidas pelo poeta como jornalista literário, tendo em vista a influência mútua exercida entre os diferentes papéis assumidos pelo piauiense. Dessa maneira, o levantamento teórico será utilizado de modo a auxiliar na aplicação de um método analítico sobre os poemas “Prefácio”, “Agonistes” e “Legenda”.ItemDissertação de mestrado Acesso Aberto
O Ensino e Aprendizagem de Português para mulheres migrantes: um estudo de caso(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-26) Mori, Bianca; Rocha, Nildicéia Aparecida
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O Brasil tem se tornado um grande polo de destino para imigrantes de toda parte do mundo. Junto a isso, soma-se o importante número de imigrantes do sexo feminino, que, de acordo com a Secretária Nacional de Justiça, constavam, em 2016, mais de 30% dos solicitantes de refúgio no Brasil. Somado ao relevante número de mulheres em contexto de migração no país e considerando as discriminações e violências direcionadas a esse gênero em especial, nota-se a necessidade de desenvolver estudos específicos para entender a integração e/ou inserção social, cultural e linguística dessas mulheres a partir do conhecimento da língua portuguesa na sociedade brasileira. Esta pesquisa, portanto, tem o objetivo de verificar o acesso à aprendizagem e ao ensino de língua portuguesa no contexto brasileiro, assim como perscrutar sentidos possíveis promovidos na inserção sociocultural e linguística de mulheres imigrantes, ao participarem de um Curso de um Programa de Extensão em uma universidade pública no interior paulista. Este trabalho tem como referencial teórico diversos autores, de modo especial Almeida Filho (2011 e 2017), Barbosa e São Bernardo (2014), Grosso (2010), Moita Lopes (2013), entre outros nomes relevantes para a área de Linguística Aplicada (LA) e português como Língua Estrangeira (PLE). Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa interpretativista, em que foram produzidas, coletadas e analisadas textos escritos, narrativas, das mulheres estudantes durante o minicurso, assim sendo, o corpus está constituído por tais narrativas e os documentos relacionados ao minicurso, por exemplo os formulários preenchidos pelas mesmas. Esperamos, por fim, que as análises e os resultados indicados possam contribuir na compreensão do funcionamento e na disposição dos processos de ensino e aprendizagem de PLE para mulheres imigrantes, além de poder trazer à luz possíveis efeitos de sentido no acesso ao ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) no contexto social feminino brasileiro.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Gestão de resíduos sólidos urbanos na escala local: uma análise sobre a inserção da Economia Circular na agenda ambiental do município de Araraquara — SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Ribeiro, Raissa Carvalho; Orsi, Rafael Alves
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Diante dos novos desafios impostos pelas crises ambientais, a busca por economias alternativas passa a compor as agendas de debates internacionais. É nesse cenário que nas últimas décadas se observa um crescente debate, sobretudo em países de capitalismo central, sobre a transição para uma Economia Circular (EC) que prevê a reinserção de materiais no ciclo produtivo, objetivando erradicar a produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Já na periferia da capital, como é o caso do Brasil, a EC passa a ser debatida por sua proximidade com a Agenda 2030, bem como por possuir preceitos em comum com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), demonstrando ser uma potencial ferramenta para a formulação de Políticas Públicas ambientais. No entanto, diversas questões vêm sendo levantadas no que diz respeito à real capacidade desse sistema circular responder aos problemas ambientais enfrentados na atualidade, o que reafirma a importância de analisar sua aplicabilidade na realidade concreta (Murray, 2017). Nesse sentido, através da combinação de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, a presente pesquisa analisou em que medida esse conceito se insere na agenda ambiental de cidades brasileiras e auxilia na gestão de RSU, tendo como campo de análise a cidade de Araraquara –– SP.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
As dimensões afetivas do cuidado: um estudo etnográfico sobre o Ilé Maroketu Asé Ominarè(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-18) Costa, Thiago Rodrigues; Santos, Elisângela de Jesus
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Essa dissertação teve por objetivo compreender como se organizam as práticas de cuidado no terreiro de candomblé Ilé Maroketu Asé Ominarè. Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico que se configurou como metodologia central do trabalho. Iniciada em 2022, buscou-se interpretar os dados campo a partir da primeira visita em setembro de 2021, abordando as dinâmicas do terreiro, suas sociabilidades, tensões e sobre como a comunidade compreende as práticas de cuidado. Para compor as interpretações, buscou-se também realizar entrevistas semiestruturadas que versavam sobre a trajetória de vida dos membros da casa, a fim de interpretar suas experiências e contato com a espiritualidade. Como resultados, constatou-se que as práticas de cuidado nesse terreiro operam por meio da reciprocidade, onde cuida-se e é cuidado, numa relação de troca que mantém viva a comunidade. Essa dissertação está organizada em três capítulos, no qual o primeiro trata sobre as categorias e história da ancestralidade do Ilé Maroketu Asé Ominarè. O segundo aborda as interpretações que se realizou em pesquisa campo. Sendo o terceiro, o relato em primeira pessoa do pesquisador enquanto recolhido ao roncó e também as interpretações realizadas sobre a reciprocidade no contexto da comunidade.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Adoles(ser) e perten(ser): o sofrimento emocional e sua relação com o sentimento de pertencimento escolar em adolescentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-24) Oliveira, Vitória Hellen Holanda; Tognetta, Luciene Regina Paulino
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pesquisas nacionais e internacionais indicam o aumento do sofrimento emocional entre adolescentes. Enquanto isso, a literatura destaca a importância do sentimento de pertencimento para o bem-estar de adolescentes, cuja identidade pessoal se fortalece pela inserção em grupos sociais. As pesquisas apontam as dificuldades das escolas em criar ambientes onde os estudantes se sintam pertencentes. Nossa pesquisa investigou a relação entre o sentimento de pertencimento escolar e a frequência de sofrimento emocional entre adolescentes brasileiros. Assim, a pergunta que fizemos enquanto problema de pesquisa foi: haverá uma relação entre a percepção de sentimento de pertencimento escolar e a frequência de sofrimento emocional manifestada por adolescentes de escolas brasileiras? Para responder a esse questionamento traçamos os seguintes objetivos primários: 1) investigar a frequência de sofrimento emocional autopercebida por adolescentes; 2) investigar o sentimento de pertencimento escolar autopercebido por adolescentes; 3) verificar se existe uma relação entre o sentimento de pertencimento escolar e a frequência do sofrimento emocional autopercebidos por adolescentes. E objetivos secundários: 1) verificar se existe diferença entre a frequência de sofrimento emocional e o sentimento de pertencimento escolar autopercebidos por adolescentes que autodeclaram diferentes cor/raça; 2) verificar se existe diferença entre a frequência de sofrimento emocional e o sentimento de pertencimento escolar autopercebidos por adolescentes que autodeclaram diferentes gêneros. Para isso, nossa pesquisa foi quantitativa, exploratória, descritiva e correlacional. Participaram estudantes escolhidas/escolhidos por conveniência, sendo 3.276 adolescentes do 7º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares brasileiras. O instrumento utilizado foi um questionário disponibilizado online, composto por perguntas fechadas divididas em três conjuntos de itens acerca do perfil das/dos participantes, sobre a percepção do sentimento de pertencimento escolar e, por fim, sobre a frequência de sofrimento emocional. Os resultados encontrados indicam um escore médio de sofrimento emocional moderado (24,62 pontos), com alguns casos extremos, próximos a 100 indicando que deve haver uma preocupação com o bem-estar de adolescentes em sofrimento. Sobre o sentimento de pertencimento, tínhamos uma preocupação preliminar por saber se o contexto seria determinante para definir as relações que encontraríamos; a análise multinível demonstrou que o tipo de escola explica pouca da variação no sentimento de pertencimento evidenciando que este pode ser constructo generalizável, o que possibilitou a continuidade das relações. O escore médio de pertencimento escolar foi alto (69,81 pontos). Constatou-se ainda que a percepção de pertencimento escolar está negativamente correlacionada ao sofrimento emocional, indicando assim que quanto maior o sentimento de pertencimento, menor a frequência de sofrimento emocional, confirmando nossa hipótese inicial. Adolescentes autodeclarados indígenas e não-cisgênero (trans e não-binários) relataram maior sofrimento emocional e menor sentimento de pertencimento, com destaque para as mulheres trans. Estudantes de escolas privadas apresentaram, em média, maior percepção de pertencimento à escola, mas também apresentaram casos mais extremos de ausência desse sentimento. Nossos resultados reforçam a necessidade da escola como espaço de bem-estar emocional para avançarmos na construção de uma cultura de paz.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Um estudo sobre os entornos pessoais de aprendizagem de professores de língua inglesa da rede municipal de ensino(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Silva, Jéssica Bergamasco; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Aprender uma língua estrangeira fora do ambiente escolar torna-se, a cada dia, mais facilitado, em decorrência da grande oferta de recursos que se pode encontrar na atualidade, como plataformas, aplicativos, cursos on-line, etc. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das experiências prévias e as atuais de aprendizagem de inglês de professores, assim como das ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que utilizam e das estratégias de aprendizagem envolvidas. Pretende-se, ainda, problematizar a forma como tais experiências podem influenciar a prática docente desses profissionais. Para tanto, apoiaremo-nos, prioritariamente, nos estudos acerca do Entorno Pessoal de Aprendizagem (EPA), que segundo Adell Segura e Castañeda Quintero (2013), relaciona-se ao conjunto de ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que cada pessoa utiliza de forma assídua para aprender. Os EPAs se dividem em três partes: a) ferramentas, mecanismos e atividades para ler como blogs, canais de vídeo, pesquisa, lista de RSS, conferências etc; b) ferramentas, mecanismos e atividades para reflexão do fazer como por exemplo caderno de notas, canal de vídeo, sínteses, organização, criação de um diário de trabalho, elaboração de um mapa conceitual; c) mecanismos e atividades para compartilhar e refletir com a comunidade, como ferramentas de software social, diálogo, decisões, encontros, reuniões, congressos. Nos apoiaremos, também, em estudos sobre a formação de professores de Línguas Celani, (2001), ciclo de vida profissional docente Huberman, (1989), os saberes dos professores Tardiff; Raymond, (1997), em estudos acerca da autonomia Leffa, (2010); Freire, (1996); Benson, (2003) e sobre as estratégias de aprendizagem Oxford, (1990; 1991). Para seu desenvolvimento, utilizamos os relatos dos professores sobre suas experiências prévias e as atuais de aprendizagem de inglês, por meio de questionários, grupos focais e entrevistas. Os resultados apontam para uma diversidade de elementos nos entornos na aprendizagem, os quais sofreram forte influência de pessoas dos contextos pessoais no processo de aprendizagem tanto na no passado dos professores como no presente, assim como na educação formal quanto na não formal como: jogos, músicas, filmes, séries, uso do audiovisual, livro impresso kindle, vídeos, barsa e enciclopédias, estudar em bibliotecas, separação de sílabas, interação em grupos de whatsapp, criação de sites. Concluímos que os EPAs vão se modificando ao longo da vida e, também, durante o exercício da docência quando são adaptados, pois nem sempre é possível ensinar da mesma forma que o docente aprendeu. Palavras-chave: Entorno pessoal de aprendizagem; Aprendizagem autônoma; Aprendizagem em docência.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A constituição da atividade de trabalho docente : formação da atividade-guia do professor iniciante(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Bessi, Aline Pereira; Fernandes, Maria José da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A dissertação possui como tema o trabalho docente, com foco na constituição desta atividade pelo professor iniciante. Justifica-se sua relevância, pois, a iniciação na docência é considerada como um momento de grande exigência que requer mudanças no psiquismo e na consciência do professor. Entretanto, a abordagem hegemônica sobre a referida temática carece de uma perspectiva histórica, crítica e cultural que redimensione o ingresso na carreira docente a partir das múltiplas determinações objetivas e sociais. As questões-problema desta pesquisa são: como se forma a atividade de trabalho do professor? Qual a importância da formação inicial e continuada para a consolidação do modo de ser professor? Tem-se como objetivo geral propor um constructo teórico-conceitual sobre a atividade de trabalho do professor em início de carreira, por meio da análise da transição da atividade de estudo profissionalizante para a atividade de trabalho. A pesquisa, de natureza teórica, se alicerça nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, adotando o método do materialismo histórico-dialético na busca pela articulação de elaborações teóricas produzidas com base na categoria da atividade sistematizada por Leontiev a partir de estudos coletivos com outros pesquisadores da Psicologia Histórico-Cultural. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico sobre o professor iniciante na base de dados da SciELO; estudo teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e seus fundamentos, para a definição do corpo de conhecimentos científicos usados na abstração do objeto de pesquisa; e proposição de novo enfoque sobre a atividade de trabalho do professor iniciante, entendida como a atividade-guia do desenvolvimento desse na idade adulta. Pretende-se, por meio da literatura, ampliar a compreensão sobre a constituição da atividade de trabalho a partir da análise da particularidade da prática pedagógica desenvolvida pelos professores iniciantes como uma unidade entre a singularidade expressa na configuração específica dessa atividade e a totalidade histórica e socialmente elaborada. Vislumbra-se produzir uma síntese superadora de perspectivas naturalistas e reprodutivistas presentes nos estudos sobre a formação da atividade de trabalho na docência, em um devir que garanta possibilidades à iniciação dos professores, considerando os processos que devem ser gestados para a formação da atividade de trabalho, ao mesmo tempo que, já inserido na atividade docente, o professor possa ser instrumentalizado para desenvolvê-la da melhor forma possível.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Experiências de não-binariedade: o gênero, a psicanálise e uma nova epistemologia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Macedo, Leonora Maniglia; Knudsen, Patrícia Porchat Pereira da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Insurgente na contemporaneidade em relação ao discurso hegemônico acerca da sexualidade e do gênero, a não-binariedade compreende transidentidades que rompem com o estatuto binário de gênero. A escassez de referências teóricas psicanalíticas acerca destas experiências de gênero levaram à delimitação de um campo que pretendeu produzir um discurso psicanalítico sobre o processo de generificação e sobre o conceito de não-binariedade. A produção deste discurso foi enriquecida pela comparação das narrativas de sujeitos não-binários acerca de suas percepções identitárias por si mesmos e pela alteridade. Por meio de levantamento bibliográfico com procedimento descritivo-exploratório inicial, no interior das teorias psicanalíticas freudiana, lacaniana e vincular, foram discutidos os conceitos de bissexualidade psíquica, identificação, triplo registro psíquico vincular e alianças inconscientes para pensar o processo de generificação. Com o auxílio da proposta de hibridização da psicanálise, de Ayouch, acrescentou-se o debate entre essas teorias e os estudos de gênero, queer, teorias decoloniais e transfeministas. Foi aplicado um questionário online a pessoas não-binárias em diferentes regiões do Brasil acerca de suas experiências de gênero. Foram analisados dados quantitativos por meio de gráficos de scores totais, frequências relativas e regressão linear múltipla por stepwise. Os dados qualitativos foram investigados a partir da Análise de Conteúdo Temática de Bardin. A discussão dos dados levou, primeiramente, à percepção de extensa multiplicidade de singularidades das transidentidades quanto a suas corporalidades e expressões de gênero. Em segundo lugar, levou ao questionamento da significação da categoria de humano entre diferentes cosmopercepções e, por último, à compreensão da existência de uma epistemologia do regime binário da diferença sexual. O resultado foi a identificação de um “pacto narcísico colonial”, que imbrica gênero, raça e outros marcadores hegemônicos interseccionais, e que propõe um modelo de generificação no qual processos de binarização decorrem da socialização cisnormativa, ainda que uma certa não-binariedade seja intrínseca à subjetividade humana. Concluímos com a proposta de uma epistemologia não-binária, com o intuito de subverter os efeitos complexos do regime binário, regime epistemológico da diferença sexual, no qual estamos inseridos e fomos subjetivados.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Senhor de si mesmo: "Childe Roland to the Dark Tower Came", de Robert Browning(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Mazzo, Lorenzo Campos; Rossi, Aparecido Donizete
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa intenta interpretar, a partir de uma perspectiva simbólica, histórica, comparativa e crítica, o poema “Childe Roland to the Dark Tower Came”, de Robert Browning, tendo em vista o período literário em que ele está inserido, o Romantismo britânico, e a aproximação do poema com outras obras literárias, como Hamlet, de William Shakespeare, e a A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A temática do cavaleiro, da jornada e da torre estão fortemente presentes no poema, e sua total apreensão é necessária para que qualquer leitura crítica do poema seja bem-sucedida e estruturada. Para auxiliar a interpretação, serão utilizados textos variados, como o Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, para um maior aprofundamento a respeito dos símbolos presentes no poema, O Romantismo, organizado por Jacob Guinsburg, como fundamento crítico sobre o Romantismo, Os Templários, de Piers Paul Read, e História da Idade Média, organizado por Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez, como fundamentação histórica e testamental, e A Aventura, de Giorgio Agamben, como base filosófica para a questão da jornada. Juntamente com tais textos, serão utilizados outros textos da literatura universal, a fim de fortificar e sustentar a interpretação final.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Constituição de sujeitos e memória discursiva em Torto Arado: o silêncio como chave de leitura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Rossi, Patrícia Aparecida; Biziak, Jacob dos Santos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo desta pesquisa é apresentar o silêncio, sob as formas conceituadas por Eni Orlandi no campo da Análise de Discurso Materialista (ADM), como chave de leitura de Torto Arado (Vieira Junior, 2021). Para a elaboração do estudo foram discutidas questões relacionadas à dimensão política do silêncio, aspectos sócio-históricos, formas de existência e funcionamento no texto literário, bem como seus desdobramentos em relação à memória discursiva e inscrição das personagens enquanto sujeitos discursivos. Para tanto, percorremos estudos (Matos, 2018; Cestari, 2015; Silveira, 2004) que abordam a relação do silêncio com a literatura, com o lugar de enunciação de mulheres brasileiras negras e com religiões de matriz africana, no intuito de abarcar, ao menos, três domínios de significância com que o romance mantém relação. Também apresentamos bases filosóficas e alguns conceitos fundamentais da ADM, como discurso, ideologia, enunciação, resistência, sujeito e memória, observando especialmente o papel desta na construção de dizeres na narrativa. O método de trabalho empregado foi o discursivo-indutivo, que resultou na análise de sequências discursivas destacadas do romance, pelas quais se pôde notar o funcionamento do texto literário em relação com a sua exterioridade constitutiva. Assim, chegamos a uma proposta de análise literária de Torto Arado fundamentada em um processo de leitura de filiação materialista.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Um corpo morto: Relações entre Memória, Esquecimento e Corpo, em Nove Noites de Bernardo Carvalho(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Andrade, João Victor Borges de; Biziak, Jacob dos Santos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
No presente trabalho, o texto literário, sobretudo o brasileiro contemporâneo, é compreendido, nesta dissertação como um campo de estudos e espaço de significação das práticas sociais e ideológicas, nas quais diferentes relações da sociedade são formadas e reformadas a partir da normatividade, da opressão e da resistência. Com isso, buscou-se investigar as diferentes relações do sujeito com o dizer e seus diversos efeitos de sentido, o que permitiu construir um gesto de leitura sobre o romance “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho, balizando alguns conceitos discursivos, tais como os de “memória” (lembrar), “esquecimento” (esquecer) e “corpo” como imbricações simbólicas entre materialidades linguístico-literárias e efeitos de sentidos no imaginário. A obra escolhida como corpus pertencente ao início dos anos 2001, é trazida à tona, a partir de um enfrentamento histórico anterior à cena contemporânea no Brasil, que resistiu e fez com que a prosa brasileira permanecesse em meio a um golpe de Estado (1964) anterior. que movimentou e gerou impacto em toda uma linha de produções literárias e crítico-literárias posteriores. Ao utilizar as noções discursivas sobre o texto literário brasileiro contemporâneo, partimos de um percurso entre epistemologias distintas que divergem e convergem, partindo de premissas que tentam discutir as contribuições dos conceitos discursivos e da análise de discurso materialista, para o processo de análise literária, a qual considera não somente a literatura como materialidade da língua, mas também como materialidade do sujeito, junto à exterioridade constitutiva. Ao se levar em consideração os estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, bem como suas contribuições para a análise de discurso, a dissertação se debruçou em investigar como a relação entre “memória” e “esquecimento” resultam no processo de enunciar e nomear os corpos ao longo da narrativa, tais como, o corpo do personagem antropólogo, os corpos indígenas marcados pela diferença, o próprio corpo da narrativa enquanto unidade ou, até mesmo, o corpo daquele que enuncia, como locutor – todos esses sustentados por uma relação de “lembrar” e de “esquecer”. Assim, tratando a elaboração da corporeidade dos personagens em perspectiva discursiva, esta dissertação não compreende a literatura apenas como um texto narrativo, mas relacionada a uma compreensão da prática literária enquanto ideológica (não inversão ou mistificação do real, mas relação imaginária e simbólica com este). Além das relações entre “memória” e “esquecimento”, o presente texto busca também propor uma relação discursiva sobre a construção do corpo em discursos, a partir do pressuposto de que todo discurso, em relação a uma forma-sujeito, interpela os sujeitos enquanto corporeidade, assumindo uma posição e uma relação com as realidades, refletindo também sobre como tal construção permite determinados corpos emergirem como visíveis, seja no “real” da história ou no “real” da língua.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
As canções brasileiras nas aulas de Português como Língua de Acolhimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Ferreira, Rafaela Moltocaro Teixeira; Rocha, Nildicéia Aparecida
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Atualmente, o Brasil recebe muitos refugiados que enfrentam inúmeras questões de adaptação e socialização ao chegar ao país. Como professores de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), partimos de investigações que indicam que os alunos imigrantes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica precisam de imediata integração social, igualdade de oportunidades e resolução de problemas urgentes do cotidiano - questões que, em geral, perpassam a Língua Portuguesa. Para atender a essas necessidades imediatas, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de minimizar o choque linguístico e cultural dos estudantes, além de estimular o interesse por aspectos culturais do país por meio de canções brasileiras. Teoricamente, pautamo-nos em autores como Grosso (2010), Amado (2013), Ançã (2003), Barbosa (2014), Maher (2016), Damatta (1993) e Asensi (1996), que são referências no estudo de questões ligadas ao ensino de PLAc, interculturalidade e à canção como forma de aprendizagem. Na constituição dos procedimentos de pesquisa, planejamos e desenvolvemos um minicurso on-line de português entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, destinado a imigrantes hispano-falantes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. Esses imigrantes são estudantes do Projeto de Extensão Universitária Português Língua entre Migração (PoLEM) da UNESP e estão no Brasil há menos de três anos, possuindo algum conhecimento da Língua Portuguesa. Ao final de cada aula, os estudantes responderam a um questionário sobre suas impressões em relação aos temas tratados. Assim, a pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e é classificada como qualitativa de cunho interpretativo, utilizando o estudo de caso como método. Os dados do questionário, juntamente com as percepções dos alunos sobre as aulas, indicam que as canções proporcionam relações interculturais com a língua e a cultura nativa dos aprendizes, além de trazerem motivação e interesse para a aprendizagem. Os alunos interpretam, discutem e buscam conhecer os gêneros que lhes foram apresentados. Esperamos que este estudo possa servir de parâmetro para outras pesquisas sobre o ensino de línguas estrangeiras, especialmente de PLAc, articulando a relação indissociável entre língua e cultura por meio das canções.