Assis - FCLAS - Faculdade de Ciências e Letras

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254305

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  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    A descoberta dandista feminina brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-01) Miccolis, Leila ; Callipo, Daniela Mantarro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente relatório final apresenta as atividades desenvolvidas em nível de estágio pós- doutoral entre 1º de setembro de 2023 a 1º de outubro de 2024 (período de 12 meses)1 e objetiva articular o viés dandista brasileiro à produção poética da Poesia Marginal dos anos 70 (que se tornou visível a partir da ditadura militar de 1964). Mesmo que tardiamente – com um distanciamento de diversas décadas –, a Poesia Marginal das mulheres encampou visivelmente a estética dandista (que se constituía na radicalização da tendência literária Decadentista), tanto no teor provocativo e reflexivo, como também no aprofundamento de temas-tabus, antes raramente encontrados em nossa literatura. O motivo deste distanciamento do dandismo finissecular masculino do século XIX para ressurgimento de seu ideário praticamente setenta anos depois, dá-se pela própria desigualdade social de gêneros imposta pela sociedade patriarcal – é preciso que nos lembremos que as mulheres só se tornaram cidadãs, com direito a voto, a partir de 1930. Antes disso, rebelar-se era muito perigoso, quase um suicídio para elas (leia-se por exemplo, a trajetória da vida de Pagu, mais adiante, no projeto de pesquisa); era raro aparecimento de poetisas que usavam sua voz para contestar a repressão a que eram submetidas, e algumas, inclusive, escondiam-se atrás de pseudônimos, para não serem difamadas por uma sociedade ferozmente preconceituosa, Não é de se admirar, pois, o lapso de tempo relativamente grande entre o Dandismo deles para o Dandismo delas.
  • ItemRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    O eu do desejo : estudos sobre o desenvolvimento do esquema corporal na filosofia de Merleau-Ponty
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-01) Marangoni, Pedro Henrique Santos Decanini ; Verissimo, Danilo Saretta ; Faculdade de Ciências e Letras de Assis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste projeto é explicitar o desenvolvimento longitudinal do conceito de esquema corporal na obra de Merleau-Ponty. Interessa-nos, especificamente, abordar a passagem do primeiro tratamento do esquema corporal, em Fenomenologia da Percepção, cujo cerne consiste em realçar as raízes sensório-motoras da intencionalidade, em direção a uma inflexão teórica, aparente em produções dos anos 50, voltada a desvelar o caráter expressivo e a estrutura libidinal ou intercorpórea do esquema corporal. A questão é mostrar como Merleau-Ponty, primeiramente, desenvolve a noção de esquema corporal como uma forma de compreender nossa imersão pré-reflexiva, motora e significativa no mundo para, posteriormente, esclarecermos o surgimento de uma preocupação com o problema da constituição desejante ou interpessoal da imagem do corpo. Nosso intuito específico dirige-se à circunscrição do movimento conceitual que habilita alargar a teoria do esquema corporal em uma teoria do esquema intercorporal, o que significa, em termos genealógicos, elucidar a passagem de uma abordagem influenciada pela neurologia a uma abordagem de viés psicanalítico. Os desdobramentos da compreensão merleau-pontyana do esquema corporal são fundamentais para reflexões contemporâneas da Psicologia, da Antropologia e das ciências cognitivas sobre o papel da corporeidade e da intercorporeidade na constituição de nosso mundo percebido e social.
  • PublicaçãoRelatório de pós-doc
    Os impasses com o objeto (perdido) de desejo : as obras de Cazuza e de Renato Russo
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2025-02-04) Fascina, Diego Luiz Miiller ; Dionísio, Gustavo Henrique ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente ensaio de pós-doutoramento intenciona analisar, de modo comparado, as letras de músicas de Cazuza (1958-1990) e de Renato Russo (1960-1996), os mais significativos atores do rock brasileiro dos anos 1980, sob a égide do materialismo lacaniano, proposto pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek. O foco recai, sobretudo, na maneira em que os eu-líricos lidam com os impasses causados pela relação estabelecida com o objeto causa de desejo, na gramática lacaniana compreendido, também, como objeto a. A partir dessa relação, serão analisadas as principais temáticas que perpassam pelas obras de ambos, a citar: o amor e a relação sexual, a política, a sociedade, as questões de vida e morte, a presença metafórica da AIDS, e a(s) identidade(s) do eu lírico. Conclui-se que, no circuito da pulsão, o eu lírico de Cazuza fracassa o alvo, reinicia outra movimentação, sempre em busca de novo amor, novas transgressões, visões cada vez mais críticas a respeito de política e sociedade brasileira, não fazendo concessões a religião, estruturas sociais e, em uma espécie de autodestruição que a jouissance prevê, e em hipótese alguma concede privilégios a si. Já o eu lírico de Renato Russo usa o estratagema do melancólico: o circuito da pulsão é fraturado: o objeto a não é a meta, pois ele é entendido como perdido e há poucos sinais de jouissance, pois o eu lírico não se aventura pelos meandros da busca pelo seu objeto de desejo.
  • PublicaçãoRelatório de pós-doc
    A tópica do ut pictura poesis em Esses dias partidos, de Vera Lúcia de Oliveira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-14) Oliveira, Gislei Martins de Souza ; Antunes, Benedito ; Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A nossa proposta de pesquisa teve como objetivo explorar os poemas da antologia Esses dias partidos (2022), de Vera Lúcia de Oliveira, buscando entender como as construções imagéticas revelam a complexidade das experiências humanas. Para tanto, aprofundamos o conceito do ut pictura poesis, proposto por Horácio, na tentativa de abordar a natureza sensorial e visual da poesia de Vera Lúcia de Oliveira, que demonstra o alcance do equilíbrio estético. Nesse sentido, fomos instigados a buscar aporte teórico em pesquisas (BOSI, 2000; LESSING, 1998; PAZ, 1972) que exploram as relações entre a poesia e a criação de imagens, convidando a uma reflexão sobre a multiplicidade de sentidos que caracteriza o fazer poético. Dessa forma, criamos um arcabouço crítico e teórico que revelam de que modo a originalidade e lucidez poética fazem de Esses dias partidos uma obra que atualiza o percurso literário da autora, sendo direcionada não apenas a especialistas da área, mas, acima de tudo, ao grande público que encontrará nela um porto seguro para descansar.
  • PublicaçãoRelatório de pós-doc
    Machado de Assis: uma vida nos jornais (1850-1869)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Oliveira, Aline Cristina de ; Callipo, Daniela Mantarro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho é fruto do estágio de pós-doutoramento realizado com a supervisão da professora doutora Daniela Mantarro Callipo e é o desdobramento de uma pesquisa maior, realizada com fomento da FAPESP. Neste trabalho, observa-se como a vida do escritor Machado de Assis se confundia com sua obra, no sentido do interesse do público leitor, nas publicações periódicas dos anos de 1860 e 1870, tornando-a objeto do fenômeno da espetacularização. O cotejo dos textos e a posterior análise abriram caminho para a compreensão dos círculos de sociabilidades frequentados pelo então jovem escritor, além de apresentarem fatos e interpretações inéditas sobre a vida de Machado de Assis.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    De Ferenczi para Sokolnicka: um caso de herança fantasmática em Psicanálise
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Baracat, Juliana ; Dionísio, Gustavo Henrique
    O objetivo deste projeto é pesquisar a vida e a obra de Eugénie Sokolnicka, ex-paciente de Freud e discípula de Ferenczi, pioneira da psicanálise na França, cuja atuação didática se expressa em suas comunicações e nas análises que realizou. As hipóteses de trabalho versam, primeiro, sobre a transmissão do ensino da psicanálise a partir de um estilo ferencziano, caracterizado como: um senso gregário e heterodoxo, a problematização das regras e técnicas, uma concepção de cuidado acolhedor e a experimentação clínica; e segundo, sobre o processo de desautorização da autora e consequentemente seu esquecimento, o qual se materializa pela escassez de materiais disponíveis. Tal movimento de desautorização pode ser caracterizado pelo contexto cultural da França da época: misógina, antissemita e contrária a análise leiga, sendo que Sokolnicka encarnou em si várias categorias marginalizadas- judia, divorciada, analista leiga. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma investigação histórica mais detalhada sobre a autora e o meio francês do qual participava, a ser realizada com métodos complementares, a saber: o método indiciário, o método sobredeterminante e a análise conceitual. Como instrumento de análise serão utilizadas as dimensões vertical e horizontal do objeto fenômeno, a primeira relacionada a temporalidade que marca a transmissão em psicanálise e seus retornos e a segunda relacionada ao espaço, que engloba o contexto em si e as relações transferenciais. Espera-se, desta maneira, inserir esta pesquisa às contribuições mais recentes a história da psicanálise, especialmente no que diz respeito à herança ferencziana, a qual engloba pesquisas sobre o fazer de suas pacientes e discípulas.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    Teletandem e formação de professores de línguas: um estudo acerca das possibilidades de integração nos cursos de Letras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-28) Zakir, Maisa de Alcântara ; Messias, Rozana Aparecida Lopes ; Faculdade de Ciências e Letras de Assis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    À medida que a tecnologia se tornou uma ferramenta importante em diferentes contextos educacionais, práticas telecolaborativas têm sido desenvolvidas com o objetivo de ampliar as experiências de professores e alunos para o aprendizado de línguas e culturas. O Teletandem é um contexto de aprendizagem online, no qual os princípios de autonomia, reciprocidade e uso separado de línguas são utilizados por meio de aplicativos para comunicação síncrona por meio de áudio, vídeo e mensagens escritas. Os parceiros de teletandem ajudam-se mutuamente no aprendizado de sua língua materna (ou de proficiência) e desempenham os papéis de “professor” e “aprendiz” separadamente pelo mesmo período de tempo em sessões online. O projeto intitulado “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” surgiu em 2006 e, ao longo dos anos, tem recebido mais apoio e reconhecimento de pesquisadores e instituições não só da UNESP, mas de todo o mundo. Atualmente desenvolvido institucionalmente nos campi de Assis, Araraquara e São José do Rio Preto, que oferecem o curso de licenciatura em Letras, o Teletandem é uma atividade integrada ao currículo de diversas universidades estrangeiras que adotaram essa prática em seus cursos de português. Neste projeto de pesquisa, os objetivos são: investigar as contribuições do Teletandem para a formação de professores de línguas e analisar a viabilidade da integração da prática telecolaborativa no currículo dos cursos de graduação em Letras da UNESP. Inicialmente, será realizado um mapeamento do Teletandem por meio da investigação de documentos relacionados às atividades e parcerias do projeto nos três campi onde ele ocorre. Além disso, serão coletadas informações do perfil e do número de interagentes brasileiros, bem como narrativas escritas por eles para analisar o papel do Teletandem em relação ao seu próprio processo de formação como professores. O mapeamento do contexto teletandem será realizado por meio de uma análise documental e as narrativas serão investigadas com base em uma metodologia qualitativa interpretativista de pesquisa. Os resultados da investigação aqui proposta poderão encaminhar ações para uma possível integração do Teletandem no currículo dos cursos de Letras na UNESP.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    A revista Nordeste: reflexões sobre modernismo e regionalismo a partir de um periódico recifense nas décadas de 1940-50
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0015-10-24) Haiduke, Paulo Rodrigo Andrade ; Luca, Tania Regina de ; Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente relatório se refere ao pós-doutorado realizado junto à UNESP/Assis, entre 02/10/2023 à 01/10/2024, supervisionado pela Prof.ª Dra. Tania Regina de Luca conforme o projeto intitulado “A Revista Nordeste: reflexões sobre modernismo e regionalismo a partir de um periódico recifense nas décadas de 1940-50”.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    Enquête sur l’évolution litteraire, de Jules Huret: a história literária nas páginas do jornal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Vieira, Glaucia Benedita ; Callipo, Daniela Mantarro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As pesquisas no campo literário tornam-se mais completas na medida em que cresce o acesso a materiais de fontes confiáveis, com informações que contemplem diversos aspectos do estudo a ser realizado. Diferentemente das críticas, os textos escritos pelos autores a respeito de movimentos literários, de sua carreira ou de determinada obra, são espaços nos quais a ficção dá lugar a um olhar mais analítico, conservando, no entanto, um tom pessoal e artístico. As cartas, prefácios, posfácios, entrevistas etc. podem tratar de fatos que esclarecem questões levantadas durante a elaboração de críticas e ajudar na compreensão de fatos da história da literatura. A proposta deste projeto é realizar um estudo de Enquête sur l’évolution littéraire, um conjunto de entrevistas conduzidas pelo jornalista Jules Huret entre março e julho de 1891, por meio do jornal L’Écho de Paris e publicadas, ao fim, em livro com o mesmo título. Sessenta e quatro escritores participaram presencialmente ou por carta, eles foram divididos em oito movimentos literários distintos e, em função das perguntas estipuladas por Huret, chegaram a protagonizar momentos de tensão entre eles. Da mesma maneira que a imprensa se beneficiou da notoriedade alcançada pelo tema desenvolvido na Enquête, a literatura e seus representantes ganharam evidência, sendo que atualmente essa obra subsiste e mostra-se ainda fundamental nos círculos literários.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    Análise comparativa entre diretrizes curriculares nacionais de cursos de graduação em saúde
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-14) Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar ; Brandão, Carlos da Fonseca ; Faculdade de Ciências e letras de Assis ; Fundação Educacional do Município de Assis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia do Brasil à luz dos Pareceres do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior n. 1.133/2001 e 67/2003 e dos preceitos da educação interprofissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, amparada pelo referencial teórico da dialética de Karl Marx e pela metodologia da educação comparada. Os quatro passos do método proposto por Bereday – descrição, interpretação, justaposição e comparação - foram utilizados para coleta e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que os documentos de referência das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina e odontologia afastaram-se significativamente dos documentos dos Pareceres. O formato adotado pelas Diretrizes dos cursos de medicina e odontologia, as mais recentes, manifesta contradições conceituais sobre a estrutura de um documento nortear da construção do currículo escolar. Essas Diretrizes expõem o entendimento da recomendação para elaboração de currículos, nas publicações como um todo, mas registram no tópico “Das Diretrizes” palavras que suscitam questionamentos sobre a compreensão do conceito de currículo e de organização curricular. Os conteúdos curriculares, expressos nas três Diretrizes Nacionais, não puderam ser classificados como conteúdos curriculares pela significativa imprecisão conceitual. A finalidade da formação apresenta-se manifesta na Diretriz Nacional do curso de enfermagem, ausente na Diretriz do curso de medicina e ampliada na do curso de odontologia. Verificou-se semelhanças no perfil do formando egresso/profissional, nas três Diretrizes. O conceito de competência fez-se presente nas Diretrizes mais recentes. Quanto às competências e habilidades gerais, a Diretriz do curso de medicina suprimiu-as. Notou-se a continuação das indicações normativas/organizacionais relativas aos estágios curriculares supervisionados e às atividades complementares, nas duas diretrizes nacionais mais recentes, e o reconhecimento das leis federais n. 11.788 e 12.871 e da resolução n. 3, de 30 de janeiro de 2012, somente pela diretriz do curso de medicina. O acompanhamento e avaliação dos estudantes são semelhantes nas três Diretrizes, com a indicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, nas Diretrizes do curso de medicina e odontologia. Observou-se mais diferenças do que semelhanças entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e entre elas e os Pareceres, em todas as categorias de análise, bem como o distanciamento considerável das Diretrizes dos documentos de referência e das bases epistemológicas do currículo escolar, além de registros incipientes ou até mesmo ausência da expressão “trabalho em equipe” e das palavras “interprofissional”, “interprofissionalidade” e “interprofissionalismo”, nas três Diretrizes.
  • PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
    Kempnyia Klapálek, 1914 (Plecoptera: Perlidae): delimitação de espécies e associação adulto-ninfa utilizando ferramentas moleculares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-31) Almeida, Lucas Henrique de ; Bispo, Pitágoras da Conceição
    Kempnyia (Plecoptera: Perlidae) is an endemic genus of Brazilian stoneflies that has 36 valid species and is distributed primarily in the Atlantic Forest and the mountainous areas of Central Brazil, particularly in Goiás and Tocantins states. Despite being the Brazilian genus with the most DNA sequences available on GenBank, integrative studies on the genus began only recently, in 2014. In this context, herein we studied the morphology and molecular data of Kempnyia specimens deposited in the Aquatic Biology Laboratory (UNESP, Assis) and the Entomology Museum of the Federal University of Viçosa (UFVB, Viçosa) collections. For the integrative approach adopted, in addition to studying the specimens morphologically, we used sequences of the COI mitochondrial gene combined with the following species delimitation methods: Automatic Barcode Gap Discovery (ABGD), both primary (ABGDp) and recursive (ABGDr) partitions; Assemble Species by Automatic Partitioning (ASAP); Poisson Tree Processes (PTP) and the Bayesian implementation of the Poisson Tree Processes (bPTP). As a result, we provided 28 new COI sequences of 21 species and supported the description of four new species, namely, K. guarani sp. nov., K. tupiniquim sp. nov., K. una sp. nov., and K. zwickii sp. nov., consequently increasing the known diversity of the genus to 40 species. We also discussed the morphological variations observed in other species of the genus and performed several new geographic records. Therefore, our study brings new insights into the values of intra- and interspecific molecular divergence within Kempnyia, serving as a basis for new studies. Keywords: aquatic insects; DNA barcode; Brazilian stoneflies; freshwater; molecular marker.
  • PublicaçãoRelatório de pós-doc
    Um Panthéon historiador? Sujeitos do saber historiográfico e seus índices na França oitocentista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Rudi, Thiago Augusto Modesto ; Cardoso Júnior, Hélio Rebello Cardoso Júnior ; Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Assis
    Nas últimas décadas, a área de estudos da história da historiografia tem demonstrado, por uma diversidade de trabalhos, a importância de se dotar de historicidade, de problematizar e desnaturalizar objetos e sujeitos do saber histórico. Inserido nessa área de estudos, o presente projeto parte da indagação acerca das dimensões tornadas necessárias para a constituição de sujeitos do saber historiográfico no século XIX e visa confeccionar um catálogo de escritos que constituíram a problemática do ser historiador na França oitocentista, isto é, um catálogo no qual são analisados e disponibilizados os textos que fizeram do historiador um problema do saber, naquele período. Com o intuito de promover reflexões a respeito de como se deu a constituição do historiador enquanto sujeito e objeto do saber na França do século XIX, propomos que este catálogo seja recortado e organizado por meio de três índices: o primeiro, um índice “onomástico” de textos (como esses textos que trataram do historiador eram nomeados); o segundo, um índice “onomástico” de historiadores (composto pelas múltiplas formas de se caracterizar e de se nomear historiadores do e no século XIX) e; o terceiro, um índice de questões historiadoras no qual procura-se inventariar o que estaria em questão e quais seriam as perguntas quando o historiador se tornava um problema do saber. A proposta de confecção deste catálogo se baseia em uma hipótese-metáfora de que no século XIX, na França, um panthéon historiador foi construído. Ao entendermos esse panthéon historiador como um constructo feito de corpus textuais, de práticas, conceitos e noções nos quais historiadores tornavam-se representáveis e interpretáveis, acreditamos que o catálogo possibilite uma diversidade de estudos acerca de algumas das dimensões fundamentais para a constituição de sujeitos do saber historiográfico no século que se tornou conhecido como “século historiador”.