São José do Rio Preto - IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

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  • ItemDissertação de mestrado
    Desvendando as nuvens: uma análise comparativa de desempenho de aplicações serverless e containers em provedores de computação em nuvem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Canhizares Filho, Valter ; Lobato, Renata Spolon
    Nos últimos anos houve um aumento considerável no interesse comercial e acadêmico na computação em nuvem, alavancando também um novo paradigma da computação distribuída, a computação sem servidor. Essa abstração oferece a desenvolvedores uma maior agilidade para criação de uma aplicação, além de proporcionar redução de custos, escalabilidade e significante diminuição de tempo para um produto atingir seus clientes. O desenvolvedor de uma aplicação sem servidor cria e executa suas aplicações sem embargo de qualquer configuração e manutenção em servidores, máquinas virtuais e sistemas operacionais. A computação sem servidor oferece computação distribuída com custo granular inerente ao uso e oferece aplicações em diferentes escopos como desenvolvimento web, APIs, chatbots, processamento de dados, Internet das Coisas, redes de computadores, entre outros. Entretanto oferece desafios de desempenho, arranque a frio de funções, segurança, precificação e travamentos de provedor em nuvem. O desenvolvimento do trabalho ocorreu pela apresentação do estado da arte da computação sem servidor, comparação entre provedores de computação em nuvem que oferecem a computação sem servidor, e aplicação em caso prático em backend de uma aplicação web. Para a mesma aplicação, resultados indicam que o tempo de execução pode diferir de duas a quatro vezes dependendo do provedor. Em relação ao custo monetário das execuções, foi demonstrado uma diferença de até 25% entre arquiteturas ARM e x86, diferença de até 68% entre regiões diferentes e, mais de 48% entre os modelos de Functions-As-a-Service e Containers-As-a-Service.
  • ItemDissertação de mestrado
    Métodos geométricos para pertubações singulares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Silva, João Victor Rodrigues da ; Silva, Paulo Ricardo da
    Neste trabalho estudamos retratos de fase de sistemas singularmente perturbados em torno de singularidades típicas. Um sistema singularmente perturbado possui a característica peculiar de ser governado por mais de uma escala de tempo, esse fenômeno será estudado nos primeiros capítulos do texto, que tem como objetivo apresentar a teoria de Fenichel para sistemas singularmente perturbados. A teoria de Fenichel aqui apresentada fornece uma boa compreensão de um sistema em torno de variedades normalmente hiperbólicas, no entanto, não explica o que acontece em variedades que não possuem hiperbolicidade normal. O último capítulo é dedicado ao estudo de variedades críticas que possuem pontos de dobra (singularidades da variedade crítica), isso é, pontos que não possuem hiperbolicidade normal, mais especificamente estudaremos singularidades do tipo cúspide em sistemas cuja variável lenta (governada por uma escala de tempo lento) possui dimensão menor ou igual a dois. Todos os sistemas aqui possuirão duas escalas de tempo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Modalidade em abordagens estratificadas da oração: usos de (ser) capaz de/que
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-29) Rosário, Pablo Jardel Oliveira do ; Hattnher, Marize Mattos Dall’Aglio
    O objetivo central deste trabalho é fazer uma descrição da construção (ser) capaz de/que no português brasileiro a partir de dois modelos gramaticais, nomeadamente a Gramática de Papel e Referência (Role and Reference Grammar — RRG), de Van Valin (2023), Valin; LaPolla (1997), Van Valin (1993), e a Gramática Discursivo-Funcional (Functional Discourse Grammar — GDF), de Hengeveld; Mackenzie (2008). Especificamente, este estudo busca: i) identificar os valores modais expressos pela construção em termos dos modelos teóricos adotados ii) mostrar como a variabilidade da estrutura complexa que a construção organiza pode ser explicada em função da distribuição hierárquica das modalidades em diferentes camadas da oração, isto é, como esses modelos podem lidar com a correlação entre os diferentes valores modais e as diferentes formas de expressão da construção; e, por fim, iii) comparar os resultados obtidos com o intuito de verificar em quais aspectos a adoção desses dois modelos teóricos pode viabilizar uma compreensão mais ampla da construção investigada. O corpus utilizado na pesquisa é o Corpus do Português (Davis; Ferreira, 2006), do qual extraíram-se dados do banco de dados web/dialetos. A análise baseada nos dois modelos teóricos relevou aspectos semânticos e sintáticos da construção: em termos da RRG, a construção modal (ser) capaz de/que pode ser meio expressão de modalidade de raiz (habilidade) e de status (modalidade epistêmica). Além disso, o exame baseado no modelo mostrou que construção pode figurar em diferentes níveis de juntura e tipos de nexos (juntura central cossubordinada, juntura oracional subordinada e juntura central coordenada). Em termos da GDF, a análise revelou que a construção pode ser meio de expressão de modalidade facultativa orientada para o participante, modalidade facultativa orientada para o evento, modalidade epistêmica orientada para o episódio e modalidade epistêmica orientada para a proposição e que, em termos morfossintáticos, a construção pode encaixar Orações subordinadas com Sintagmas Verbais nucleados por Palavras Verbais não finitas e finitas. A opção pelos dois modelos teóricos viabilizou, portanto, uma compreensão mais ampla dos aspectos semânticos e formais da construção.
  • ItemDissertação de mestrado
    Os saberes docentes e o uso das tecnologias na educação infantil no contexto pós-pandemia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Oliveira Silva, Joice de ; Silva, Jackson Gois da
    A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação tem sido reconhecida como uma necessidade formativa importante dos professores, que durante a pandemia evidenciou-se de forma preponderante. Com o recente momento histórico vivido pelo mundo todo devido a pandemia de Covid-19, que impôs o isolamento social e a indispensável utilização das TDIC, os sistemas de ensino se viram despreparados, e na Educação Infantil (EI), esse contexto demonstrou-se ainda mais desafiador, levando os docentes em busca de formação. Neste cenário, a presente pesquisa teve como objetivo investigar qual a percepção dos professores da EI em relação aos Saberes Docentes construídos durante a pandemia para a utilização das TDIC. De forma específica, identificar a mobilização e construção de novos Saberes Docentes para o uso da TDIC, assim como analisar como ocorreu esse processo de internalização, se no âmbito do domínio ou apropriação. Para isso, tomamos como referencial teórico o conceito dos Saberes Docentes que nesta pesquisa são apresentados por autores como Maurice Tardif (2014), Clermont Gauthier (2013), Selma Pimenta (2012) e Lee Shulman (1987), juntamente com o apoio a Teoria da ação mediada de James Wertsch (1998). A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os dados foram coletados com os professores de 03 escolas de EI (creche e pré-escola) de um município no interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e o questionário identificado. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostraram por meio da percepção dos professores da EI, que estes mobilizaram saberes já internalizados para lidarem com as TDIC durante a pandemia, no entanto, a maioria construiu novos Saberes Docentes. Além disso, identificamos que a maioria dos docentes passaram a ter o domínio das TDIC, mas ainda não alcançaram a apropriação destas ferramentas, pois atualmente não conseguem integrá-las de forma significativa para as crianças pequenas em sua prática pedagógica pós-pandemia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estrutura e variação sazonal da comunidade zooplanctônica de poças inseridas em domínio Mata Atlântica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-03) Souza, Maria Eduarda Turcato de ; Castilho-Noll, Maria Stela Maioli
    Este estudo analisou a estrutura e variação sazonal da comunidade do zooplâncton de cinco poças inseridas em ambiente preservado da Mata Atlântica, a Reserva Betary (24º35'16"S; 48º37'44"W). As amostragens ocorreram em março e setembro de 2022 e janeiro e julho de 2023, abrangendo as estações verão e inverno. Foram realizados arrastos verticais com rede de plâncton de 45μm e, nos mesmos pontos, foram aferidos os parâmetros físicos e químicos da água com sonda multiparâmetro. 59 táxons foram registrados, distribuídos em Copepoda (1), Cladocera (5) e Rotifera (53). As famílias Lecanidae, Brachionidae e Trichocercidae foram as mais representativas em número de espécies. Algumas espécies foram encontradas em todas as amostragens (Mesocyclops longisetus, Ceriodaphnia cornuta, Brachionus quadridentatus e muitas do gênero Lecane). Entretanto também foram observadas espécies menos frequentes e raras, exclusivas de uma estação. A maior riqueza foi observada em janeiro 2023. Houve diferença na composição da assembleia (F= 2.00; p= 0.045), que mostrou variação na ocorrência e abundância relativa das espécies entre as estações. Condutividade e temperatura foram fatores estruturantes para algumas populações nos períodos amostrados. Os resultados demonstraram a biodiversdiade encontrada nas poças e demonstram a importância dos locais preservados para manutenção da biodiversidade deste bioma, que está em risco. Mais estudos são necessários para compreensão do padrão de distribuição das espécies zooplanctônicas, a variação sazonal de suas comunidades e sua relação com os parâmetros físico-químicos da água.
  • ItemDissertação de mestrado
    A percepção, o tédio e os fragmentos de uma batalha: impressões temporais em La Modification, de Michel Butor, e La Route des Flandres, de Claude Simon
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-25) Almeida, Lorenzo Barreiro Lopes de ; Amorim, Pablo Simpson Kilzer
    Dois dos mais reconhecidos escritores do Nouveau Roman — movimento que tentou perturbar os alicerces do romance —, Claude Simon (1914–2005, Antananarivo) e Michel Butor (1926– 2016, Paris) foram autores que buscaram transparecer, nas suas prosas, uma inquietação turbulenta. Na produção de Butor, selecionamos La Modification (1957), a narrativa de Léon Delmont, que decide deixar a sua família para viver com a amante. Sentado no trem, as longas horas no vagão forçam o protagonista a se dirigir a si mesmo, ou seja, a enfrentar as reflexões que pululam e que fazem a sua decisão titubear, ao passo que em La Route des Flandres (1960) acompanhamos a guerra submetidos à visão dos dragões de um regimento (Georges, Blum, Iglésia, Wack), que atravessam as trincheiras de um dos eventos mais hostis que a História já concebeu: a chacina da Grande Guerra. Portanto, colocamos lado a lado duas obras cujos enredos são distintos, porque, num plano menos superficial, possuem inúmeras interfaces que consideramos pertinentes para os estudos literários. Salientamos o fato de ambos novos-romancistas se preocuparem sobremaneira em narrar experiências sensoriais, tentando “mimetizar” a percepção humana. Além do caráter fenomenológico, as duas obras são permeadas pelo desacordo do sujeito com o tempo, pelo debate sobre a existência e o medo da morte. Assinalamos, ademais, que debateremos a verossimilhança nos nossos corpora, pois o jogo com ela é um dos principais artifícios empregados pelos autores. Com isso, Butor e Simon buscam experimentar e romper com os paradigmas da narrativa, através de um trabalho excessivamente formal, o que significa, por vezes, não só tencionar os limites da ficção, mas correrem o risco de serem inverossímeis ao explorar o campo do inexato, do ficcional, do indeterminado: do romance.
  • ItemDissertação de mestrado
    Transição da creche para a pré-escola em um município do interior paulista.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-28) Mateus, Karina da Silva ; Nono, Maévi Anabel
    Essa pesquisa pretende contribuir com as discussões no campo dos estudos da Infância, na medida em que seu objetivo foi descrever e analisar o momento de transição das crianças da creche para a pré-escola na educação infantil. Para tanto, analisou duas escolas vinculadas a Secretaria Municipal de Educação do município de São José do Rio Preto, SP, no que se refere a essa mudança, por meio do estudo da documentação existente nesse município e nessas unidades escolares e das concepções de gestoras, professoras e familiares a esse respeito. Nesse escopo, trouxe como objetivos específicos (i) identificar, em normativas e documentos publicados pela SME, a existência ou não de informações sobre o momento de transição das crianças da creche para a pré-escola e descrever e discutir tais informações, caso existissem; (ii) identificar, nos Planos Escolares e Projetos Político-pedagógicos elaborados pelas escolas de Educação Infantil envolvidas na pesquisa a existência ou não de informações sobre o momento de transição das crianças da creche para a pré-escola e descrever e discutir tais informações, caso existissem e (iii) descrever e analisar as concepções e percepções sobre tal movimento, evidenciadas pelas gestoras, professoras e pelos familiares de um grupo de crianças da creche que vivenciaram o momento de transição para a pré-escola em 2022-2023. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos procedimentos para a coleta de dados foram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com os envolvidos. O lócus da referida coleta foram uma creche e uma pré-escola públicas municipais, e os participantes foram as gestoras dessas instituições, além das professoras e familiares do grupo de crianças que realizaram a transição nessas unidades escolares, entre os anos de 2022-2023. Como resultados, verificou-se que as duas escolas apresentaram ações voltadas ao evento da transição da creche para a pré-escola, porém, sem apresentar uma organização específica e protocolar para tanto. Além disso, as normativas e documentos publicados pela SME não trazem informações sobre esse momento, tampouco os Planos Escolares e Projetos Político-pedagógicos das escolas envolvidas. No nível das concepções e percepções, percebeu-se a necessidade de investimento em processos formativos docentes, voltados ao entendimento da função da creche e da pré-escola, no que se refere ao trabalho (fazer) pedagógico, considerando sobretudo as suas especificidades/diferenças e semelhanças. Assim, entende-se que novos estudos sobre o tema poderão ser realizados, como continuidade, de modo a fomentar e apoiar medidas e políticas públicas municipais direcionadoras desse momento de mudança no percurso educativo das crianças na educação infantil.
  • ItemDissertação de mestrado
    Levantamento sobre o consumo de álcool e outras drogas entre estudantes do Ensino Médio de São José do Rio Preto - São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-05) Rodrigues, Mariana Camerão ; Nogueira, Luciana Aparecida da Cruz
    O consumo de Substâncias Psicoativas - SPA, tanto lícitas quanto ilícitas, vem aumentando, enquanto a idade do uso inicial vem diminuindo ao longo dos anos. A idade de experimentação de alguma SPA, segundo pesquisas, é por volta dos 13 anos de idade. O cenário que a literatura traça é preocupante, uma vez que o consumo se inicia no final da infância ou começo da adolescência, fazendo-nos indagar sobre como esse consumo acontece, bem como o que o motiva. Considerando que são muitos os fatores biopsicossociais que levam os adolescentes a experimentarem e/ou consumirem SPA, a presente pesquisa objetiva investigar o padrão de consumo de SPA e o contexto social de uso entre estudantes do ensino médio, sendo assim uma pesquisa quantitativa, realizada a partir de um levantamento do padrão de consumo de SPA com 1.665 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de um município de médio porte do noroeste paulista, com idades entre 14 e 18 anos. Os dados foram coletados por meio de questionários padronizados: o AUDIT e o ASSIST. O AUDIT identificou que 15% dos participantes fazem uso de alto risco de álcool, enquanto no ASSIST foram 21,5%. Os resultados dos instrumentos foram correlacionados com a escola em que o maior número pertence, seu nível socioeconômico, período em que estuda, ano que frequenta e sexo. Com isso, pode-se perceber que o território a que os adolescentes pertencem influencia o padrão de consumo de álcool, embora na literatura não haja um consenso acerca do consumo de álcool e o nível socioeconômico; que o nível de consumo é o mesmo tanto para meninos quanto para meninas; e que há um crescimento significativo do aumento do consumo de álcool proporcional aos anos de estudo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Experiência em Diderot: poesia, natureza e experimentação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-25) Almeida, Luca Barreiro Lopes de ; Falleiros, Flávia Nascimento
    Jacques le fataliste et son maître e Promenades de Cléobule são escritos diderotianos nos quais o filósofo-escritor expressa questões morais, estéticas e metafísicas em debate no mundo do século XVIII. Seja para representar as ideias de Cleóbule ou para narrar as aventuras de Jacques e seu mestre, Diderot, ao mesmo tempo em que reflete sobre a organização da forma do texto, empenha-se em descobrir técnicas que possibilitam a transmissão de uma experiência ao seu leitor. No ensaio, o enciclopedista adota o modelo de imitação da natureza, alinhado ao seu ideal de retorno do filósofo e do poeta à observação dos fenômenos materiais e dos objetos que circundam o homem. O romance, por sua vez, é formado talento do gênio criador, que rompe as regras do gosto por meio do trabalho de experimentação. Esse último gênero narrativo é construído por meio de invenções e de técnicas adequadas que visam a projeção do processo reflexivo no espírito do leitor. Em síntese, nesta dissertação, propomos identificar os caminhos trilhados por Diderot para representar suas ideias nas narrativas. Para seguir esse percurso, fundamentaremos nossa análise nos trabalhos dos estudiosos do século XVIII, na crítica diderotiana, nas obras filosóficas e romanescas de Diderot, bem como na teoria narrativa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da ação e interação de peptídeos antimicrobianos (PAMs) de potencial anticancerígeno com modelos de membrana celular por simulações computacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-02) Uzan, Thaisa Joanna ; Araujo, Alexandre Suman de ; Martins, Ingrid Bernardes Santana
    Peptídeos antimicrobianos (PAMs) apresentam atividade de amplo espectro, seu modo de ação consiste em perturbar a membrana celular da bactéria alvo através de interações eletrostáticas e hidrofóbicas que levam à inserção do peptídeo na bicamada. Devido a suas características, os PAMs têm sido estudados em diversas aplicações e provaram ser um candidato potencial no desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de câncer. Membranas de células cancerígenas apresentam uma exposição de lipídios, como a fosfatidiletanolamina (PE), juntamente com lipídios negativamente carregados, como a fosfatidilserina (PS), na monocamada externa. Essa condição confere a essas células características semelhantes às das células bacterianas; isso sugere que os PAMs podem selecionar e agir efetivamente rompendo membranas de células tumorais. O peptídeo Polybia-MP1 é um peptídeo extraído da vespa Polybia Paulista, e apresenta ação anti bactericida de amplo espectro sem ser hemolítico ou citotóxico, o H-MP1 é um análogo sintético do MP1 onde as lisinas são substituídas por histidinas. Estudos experimentais in vitro mostraram que estes peptídeos possuem afinidade por membranas de células cancerígenas contendo o fosfolipídio PS, resultando na adsorção deles na bicamada e, consequentemente, causando perturbações, que resultam na formação de poros e vazamento. Neste trabalho foi investigada a interação dos peptídeos antimicrobianos MP1 e H-MP1 com um modelo mimético de membrana de célula cancerígena utilizando simulações de Dinâmica Molecular (DM). As simulações foram realizadas usando um modelo de membrana composto por fosfolipídios POPC e POPS na proporção 80:20, com os peptídeos desenovelados posicionados a uma distância de 10 Å da superfície da bicamada. O sistema foi solvatado em água e foram adicionados íons NaCl de modo a mimetizar o ambiente fisiológico. Através das simulações de DM foi possível observar em nível atômico o processo de adsorção dos peptídeos na bicamada e a estruturação dos resíduos em conformação alfa-hélice. A interação entre os peptídeos MP1 e H-MP1 e a bicamada causou distúrbios como alterações na espessura da membrana, na curvatura da superfície e diminuição do parâmetro de ordem (PO) dos fosfolipídios. Este estudo se concentrou em simulações com um único peptídeo adsorvendo na membrana, sendo possível visualizar apenas pequenas perturbações. No entanto, os resultados sugerem que os peptídeos tornam a membrana mais fluida e tem o potencial de induzir vazamento da membrana ou formação de poros com o aumento da concentração de peptídeos na superfície da membrana.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sistema reprodutivo de Couroupita guianensis Aubl. (Lecythidaceae): estudo sobre a causa da autoesterilidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-05) Ribeiro, Filipe Alisson ; Bittencourt, Nelson Sabino
    A espécie arbórea Couroupita guianensis Aubl. (Lecythidaceae) é nativa da região amazônica no Brasil, embora não endêmica. A árvore é conhecida pela beleza e agradável odor de suas flores reunidas em inflorescências caulifloras e por apresentar frutos lenhosos, grandes e esféricos, o que torna comum sua presença em diversas cidades brasileiras. O sistema reprodutivo de C. guianensis foi alvo de discussões, uma vez que foi identificado como autocompatível, contrariando o esperado para a família Lecythidaceae. Posteriormente, em um estudo de polinizações controladas, a autocompatibilidade foi questionada, embora as causas de sua autoesterelidade permanecessem desconhecidas. Este trabalho teve como objetivo investigar os eventos posteriores à polinização no gineceu, para elucidar as possíveis causas da autoesterilidade observada. Para isto, polinizações controladas e análise histológica dos pistilos/frutos foram realizadas em espécimes cultivados. Os pistilos autopolinizados apresentaram longevidade estendida em relação aos pistilos não polinizados. Nesses dois tratamentos, o aborto dos pistilos/frutos ocorreu de forma precoce e nenhum fruto derivado de autopolinização atingiu a maturidade. No momento do aborto, os pistilos autopolinizados apresentaram comprimento e largura significativamente maiores que os não polinizados. Os pistilos autopolinizados apresentaram muitos primórdios seminais penetrados por tubos polínicos e houve dupla fecundação, mas o zigoto não sofreu divisões (não houve desenvolvimento embrionário), embora os estádios iniciais de um desenvolvimento aparentemente normal do endosperma nuclear tenham sido verificados até o momento da abscisão do fruto. Nos quatro primeiros dias após a polinização, não houve diferença significativa na quantidade de sementes que apresentavam endosperma em desenvolvimento entre frutos iniciados por autopolinização vs. polinização cruzada. Os dados indicam a autoincompatibilidade de ação tardia como causa da autoesterilidade em C. guianensis.
  • ItemDissertação de mestrado
    Investigação computacional da interação M2-1/Fosfoproteína do Vírus Sincicial Respiratório humano: explorando peptídeos miméticos como potenciais agentes antivirais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-12) Mazucato, Wan Suk Augusto ; Caruso, Ícaro Putinhon
    O Vírus Sincicial Respiratório humano (hRSV) é um patógeno que causa infecções agudas do trato respiratório, como bronquiolite e pneumonia. Esse vírus apresenta alto potencial de contágio, afetando principalmente idosos e crianças até 2 anos de idade. Dentre as diversas proteínas envolvidas no processo replicativo do hRSV, destacamos a fosfoproteína P e a proteína M2-1, que interagem e facilitam a transcrição de todas as proteínas virais. Atualmente, estudos na literatura estabelecem que a interação entre essas proteínas é essencial para o processo de transcrição do hRSV, no qual a M2-1 atua como um fator de antiterminação da polimerase viral. Quando a interação M2-1/P é interrompida, o ciclo replicativo do vírus hRSV fica significativamente comprometido. O principal objetivo do presente estudo foi avaliar computacionalmente a ligação do domínio globular da proteína M2-1 (dgM2-1) à região helicoidal dos resíduos 90-110 da fosfoproteína P (peptídeo P90-110) utilizando simulações de dinâmica molecular e cálculos de energia livre de ligação. Além disso, buscou-se identificar as principais contribuições energéticas de resíduos do P90-110 envolvidos na interação com o dgM2-1 e propor mutações específicas no P90-110 que tinham potencial de aumentar a afinidade desse peptídeo mimético com o dgM2-1. Simulações de dinâmica molecular foram empregadas para avaliar a estabilidade da ligação dos quatro complexos cristalinos dgM2-1/P90-110 e, em seguida, foi empregada uma análise de clusterização para determinar uma estrutura representativa do complexo. A partir dessa estrutura representativa foi realizado um scan de alanina nos resíduos da região de alfa-hélice do peptídeo P90-110 para avaliar a contribuição energética para a ligação usando os métodos MM-PBSA, MM-GBSA e Integração Termodinâmica de Crescimento Rápido (ITCR). Através dos cálculos de energia de ligação via MM-PBSA, os resíduos carregados (Lys100, Lys103, Glu104 e Glu107) foram destacados com valores energéticos demasiados para a interação, o que se revelou com um viés do método. Para o método MM-GBSA, resíduos essenciais para a interação dgM2-1/P90-110 como Leu101 foram destacados, mas a incerteza estatística na determinação dos valores de energia mostrou-se como impeditivo para esse método. Já o método de ITCR apontou resíduos do P90-110 fundamentais para ligação ao dgM2-1, Leu101, Thr105, Thr108, Tyr102 e Ile106, que corroboram com resultados experimentais publicados na literatura e destacou os resíduos Phe98, Ser99, e Phe109 como pontos suscetíveis a mutações que poderiam dar origem a peptídeos miméticos do P90-110 com maior afinidade para o dgM2-1. A partir desses pontos suscetíveis de mutação foi proposto o peptídeo mimético FSF98/99/109YEY que apresentou uma afinidade (ΔΔG = –17,08 kJ/mol) e estabilidade conformacional (mais contatos moleculares e ligações de hidrogênio) significativamente maiores para a interação com o dgM2-1 em comparação com o peptídeo P90-110 selvagem. Vale destacar que o maior número de ligações de hidrogênio realizadas pelo peptídeo mimético FSF98/99/109YEY está diretamente relacionada com a contribuição dos resíduos mutados, o que demostra uma eficiência da estratégica computacional utilizada empregando o método ITCR. Com esses resultados foi proposto o peptídeo mimético FSF98/99/109YEY do P90-110 como um possível inibidor/bloqueador da interação M2-1/P, que pode ser testado experimentalmente. Em conclusão, o conhecimento gerado no presente trabalho pode ser útil para futuros estudos sobre as proteínas M2-1 e P e contribuir na busca por antivirais capazes de combater a infecção causa pelo hRSV atuando na interação M2-1/P que é importante para a processo do ciclo de replicação viral.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenho racional via estratégias computacionais de ligantes para o sítio de interação fosfoproteína-nucleoproteína no bolso hidrofóbico do domínio N-terminal da proteína nucleocapsídica do hRSV
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-11) Araujo, Evelyn Rayani Dias de ; Caruso, Icaro Putinhon ; Martins, Ingrid Santana Bernardes
    As infecções causadas por vírus respiratórios resultam em cerca de quatro milhões de mortes anuais em todo o mundo. Dentre os patógenos responsáveis pelas doenças respiratórias agudas, destaca-se o Vírus Sincicial Respiratório humano (hRSV), que acomete principalmente recém-nascidos, crianças e idosos, muitas vezes levando a sintomas graves como bronquiolite e pneumonia. Ao longo da vida, as reinfecções por hRSV são frequentes. Recentemente, a Agência Federal de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou duas vacinas contra o hRSV: uma da GSK para indivíduos com 60 anos ou mais, e outra, Abrysvo, para gestantes. Atualmente os únicos tratamentos licenciados para o combate ao hRSV são o anticorpo monoclonal Synagis® (palivizumabe), que visa a proteína de fusão do vírus, e a ribavirina que é um agente viral de amplo espectro. Em relação ao contexto apresentado, a realização de estudos sobre as interações entre ligantes (pequenas moléculas) e outro alvo proteico do hRSV, como o domínio N-terminal da nucleoproteína (N-NTD), pode proporcionar um avanço considerável no desenvolvimento de uma estratégia de combate às infecções causadas por esse vírus. A proteína N forma um nucleocapsídeo de estrutura helicoidal que protege o RNA viral da ação das ribonucleases e atua como um importante molde para replicação e transcrição pelo complexo da polimerase viral. Estudos recentes têm explorado a possibilidade de atingir o bolso hidrofóbico do domínio N-NTD do hRSV usando compostos químicos capazes de inibir a ligação da proteína N à fosfoproteína P. Essa abordagem promissora tem o potencial de dificultar a replicação do hRSV e, consequentemente, reduzir a gravidade da infecção causada por esse vírus. Dentre os compostos investigados, os ligantes de estrutura 1-benzil-1H-pirazol-3,5-dicarboxilato (BPdC) sintetizados, têm emergido como promissores candidatos a interagir com o bolso hidrofóbico no N-NTD. Utilizando abordagens computacionais, como docking molecular, simulações de dinâmica molecular e mapeamento computacional de ligação via FTmap, investigamos as interações dos ligantes com o sítio de interação fosfoproteína-nucleoproteína no domínio N-NTD do hRSV. Foram propostas modificações dirigidas no anel aromático dos ligantes, baseadas na inserção de sondas orgânicas mapeadas via FTMap. A partir dessas modificações, seis novos compostos, formados pelos ligantes bases M61, M68 e M81 com as sondas ADY/DFO (acetaldeído) e AMN (amino), foram selecionados com base em características físico-químicas e farmacológicas extraídas dos testes ADMETs. Simulações de dinâmica molecular foram conduzidas em duplicata para os novos compostos. Essas simulações revelaram que a os ligantes modificados com sonda ADY/DFO apresentaram maior estabilidade com o sítio de interação N/P do N-NTD. Os cálculos de energia livre de ligação via método MM-PBSA mostram que os novos compostos exibiram valores próximos aos ligantes bases, indicando uma significativa interação com o sítio em questão. Comparativamente, a distribuição das ligações de hidrogênio dos compostos modificados mostrou uma tendência de aumento em relação aos ligantes bases. Essas análises contribuem para compreensão das interações moleculares, bem como para a o desenvolvimento de estratégias mais eficazes contra infecções por hRSV, propondo modificações nos ligantes com adição de grupos químicos como, acetaldeído e amino na estrutura do BPdC.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo de leveduras alternativas para vinificação de uvas BRS Núbia e BRS Isis: avaliação dos perfis físico-químico e sensorial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-20) Alves, Danieli Cristina ; Castilhos, Maurício Bonatto Machado de ; Del Bianchi, Vanildo Luiz
    Os vinhos elaborados com as uvas Vitis vinifera ou Vitis labrusca são obtidos a partir da fermentação alcoólica e este bioprocesso é modulado através de leveduras, podendo ser de várias espécies, dentre elas a Saccharomyces cerevisiae é a mais utilizada. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar se os vinhos produzidos das uvas de mesa BRS Núbia e BRS Isis com a levedura clássica Saccharomyces cerevisiae (SC), e com leveduras alternativas como a Saccharomyces bayanus (SB) e um híbrido de Saccharomyces cerevisiae com Saccharomyces uvarum (SU) são vinhos de qualidade, a fim de caracterizar e relacionar os perfis químico e sensorial. Foram elaborados 3 vinhos com as uvas BRS Núbia e 3 vinhos com a uva BRS Isis, seguindo o processo fermentativo padrão já consagrado na literatura, consistindo na extração do mosto fermentativo, fermentação alcoólica, descuba, trasfegas, filtração a vácuo e engarrafamento. Os parâmetros físico-químicos de acidez total, acidez volátil, extrato seco total, açúcares redutores, teor alcoólico, teor de fenólicos totais e índices de cor foram avaliados, assim como a análise sensorial de aceitação e descritiva pelo método Rate-All-That-Apply (RATA). Todos os dados foram tratados com a aplicação da Análise de variância (ANOVA) e teste post-hoc de Tukey, quando p<0,05. As análises físico-químicas e sensoriais foram relacionadas através da aplicação da Análise de Componentes Principais (PCA). Os vinhos BRS Núbia apresentaram valores de 0,19 g/L a 0,26 g/L para acidez volátil, mostrando que estão de acordo com o limite máximo da legislação (1,2 g/L). A acidez total apresentou valores de 7,55 g/L a 8,36 g/L e a intensidade de cor apresentou valores entre 1,46 e 1,81. Para os vinhos elaborados com BRS Isis a acidez total apresentou valores de 6,38 g/L a 7,30 g/L. Os resultados de compostos fenólicos foram de 567,80 mg/L a 738,64 mg/L, mostrando que as diferentes leveduras contribuíram para a extração dos fenólicos. Na intensidade de cor, os vinhos apresentaram valores entre 1,45 e 3,33. O vinho SC BRS Núbia foi relacionado ao sabor e aceitação global, enquanto o vinho SB BRS Isis foi relacionado ao elevado teor alcoólico que destacou o seu sabor frutado. O vinho BRS Núbia SB apresentou destaque por apresentar expressivo sabor e aroma frutados, características apreciadas pelos consumidores brasileiros, e os vinhos BRS Isis SB e SU demostraram maior intenção de compra, mostrando que as leveduras alternativas têm potencial para produzir vinhos de qualidade e com potencial de compra.
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    Ensino do léxico em escolas bilíngues português-inglês: uma análise netnográfica da concepção da orientação translíngue
    (Unesp, 2024-04-05) Inácio, Victória Caroline Pereira ; Silva, Maria Cristina Parreira da ; Fundação Editora Unesp
    Em meio a um mundo globalizado é possível observar que se evidencia a comunicação heteroglóssica, contudo, se opõe à prática na educação, em que se incentiva a concepção monoglóssica, ou seja, ao incentivo à comunicação em uma língua sem interferências de outra (GARCÍA, 2009). Tal concepção acontece devido ao fato de as línguas serem tratadas como estruturas independentes (GARCÍA; FLORES, 2012). Diferentemente, a heteroglossia caracteriza-se por uma abordagem translíngue, de base no conceito acolhedor do uso de todo o repertório linguístico do falante (GARCÍA, 2009) em prol do aprendizado linguístico de forma holística, sem identificar uma e outra(s) língua(s). As escolas bilíngues surgem cada vez mais no Brasil como proposta de assegurar uma educação que prepare o estudante para o ambiente globalizado e promovem o aprendizado de línguas estrangeiras de forma natural. Neste contexto, esta pesquisa ocupou-se de verificar a tendência à monoglossia ou heteroglossia em algumas escolas bilíngues e traçou como objetivo interpretar se as escolas parecem conhecer e aplicar o conceito da translinguagem e, a partir disso, interpretar como ocorre o ensino do léxico. Situado na linha de pesquisa da Lexicologia, este trabalho objetiva investigar como o ensino do léxico parece se dar a partir da interpretação da percepção de bilinguismo (mais monoglóssico ou mais heteroglóssico) que quatro escolas bilíngues privadas (português/inglês) parecem ter, por meio da análise do léxico a partir dos materiais de divulgação. A metodologia cumpriu i) investigar o léxico escolhido para descrever e divulgar os programas de quatro escolas bilíngues privadas, ii) interpretar a percepção de bilinguismo que as escolas parecem ter (mais ou menos monoglóssica ou heteroglóssica, revelando ou não características translíngues no ensino); iii) entrever a concepção do ensino do léxico das respectivas escolas bilíngues. A análise lexical considerou que as lexias escolhidas para determinado discurso revelam características sobre o enunciador, como seu status social, econômico e cultural (ABBADE, 2011). Além do léxico ser um elemento essencial para comunicação (WILKINS,1972), reflete também as experiências e cultura de uma sociedade (BIDERMAN, 2001). Por isso, as lexias escolhidas para divulgação dos programas nas redes sociais e sites oficiais foram escolhidas como dados passíveis de análise nesta pesquisa; para tanto, foram selecionadas: duas escolas do estado de São Paulo (EBSP1/EBSP2) e duas do Mato Grosso do Sul (EBMS1/EBMS2). A pesquisa teve a netnografia (SOARES; STENGEL, 2021) como aporte teórico, que nos permitiu traçar um paralelo entre o virtual e o real por meio da análise dos dados coletados. O corpus inclui os textos das páginas oficiais das escolas que descrevem o programa bilíngue e as postagens feitas nas redes sociais dessas escolas, consideradas no escopo da pesquisa. Os textos das postagens dos sites foram coletados de acordo com a pertinência ao tema, agrupados e analisados de forma a encontrar semelhanças e diferenças entre as lexias e o que representam no escopo da pesquisa. A análise do léxico selecionado entre as escolas consistiu em um recurso metodológico que permitiu: (i) interpretar em quais concepções de educação bilíngue as escolas parecem fundamentar-se e, a partir disso, com base nos textos, analisar se o "translinguar" parece ser previsto/permitido ou evitado nesses contextos escolares e (ii) interpretar as semelhanças e diferenças entre a concepção e a percepção, por meio do léxico utilizado, de ensino/aprendizado das escolas bilíngues dos dois estados. Os resultados baseados na descrição dos programas viabilizam entrever que as escolas analisadas reconhecem a translinguagem em diferentes graus, porém não se beneficiam das práticas translíngues institucionalmente. Por conseguinte, o ensino do léxico parece se dar, institucionalmente, com tendências monoglóssicas de ensino.
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    O discurso da tradição presente na obra Poética Modernista de Guilherme de Almeida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Rios, Marlúcia Alves ; Busato, Susanna
    A presente pesquisa pretende estudar a obra poética de Guilherme de Almeida a fim de identificar como o poeta se situa no tempo, como sua poesia se traduz na estética modernista. Assim, será necessária a investigação e o estudo dos modos como o sujeito lírico constrói sua visão de mundo nos poemas, bem como os temas que explora e sua conexão com o tempo e o espaço. Serão estudadas as obras Meu (1922) e Raça (1925), a fim de perceber a maneira como o poeta expressou o “seu modernismo” e a “sua poesia”. A obra poética de Guilherme de Almeida, anterior a 1922, caracteriza-se pela intensa influência do parnasianismo e do simbolismo, correntes literárias predominantes no Brasil durante o final do século XIX e começo do século XX. Em sua primeira obra Nós (1917), por exemplo, a lírica do autor é marcada pela temática crepuscular, cara ao simbolismo, e pelas rígidas formas fixas - sobretudo o soneto - priorizadas pelo parnasianismo. A partir de seu engajamento na Semana de Arte Moderna de 1922, sua poesia assume dicção modernista, embora conjugada a certo tom simbolista e à fixidez formal parnasiana. Vale lembrar que o virtuosismo técnico de Guilherme de Almeida é uma das características mais marcantes de sua obra, como ressaltam os críticos Sérgio Milliet (1952) e Alfredo Bosi (1970). Esta pesquisa irá investigar como está colocada a perspectiva de continuidade do discurso da tradição dentro da obra poética Modernista de Guilherme de Almeida e a maneira como sua obra modernista transita para uma poesia de entre-lugar.
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    Perturbações singulares e modelagem de epidemias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-11) Soria, Leonardo Henrique ; Silva, Paulo Ricardo da
    Neste trabalho, apresentamos os resultados básicos da Teoria Geométrica das Perturbações Singulares e suas aplicações. Mostramos como sistemas do tipo lento-rápido aparecem no estudo de regularização de sistemas suaves por partes e estudamos um modelo epidêmico SIRS com uma nova taxa de incidência não linear complexa, que descreve o efeito psicológico de algumas doenças na comunidade à medida que o número de indivíduos infectados aumenta, incluindo riscos lineares e não lineares de infecção. O fenômeno canard é analisado e seu significado epidemiológico é discutido. Usando a teoria geométrica da perturbação singular e a técnica de “blow up", investigamos a oscilação de relaxamento do modelo com o ponto de dobra.
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    Teoremas de estabilidade para a homologia persistente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-05) Verde Junior, Sérgio Rodrigues ; Monis, Thais Fernanda Mendes
    Na análise topológica de dados, deseja-se compreender quais são as características topológicas do espaço subjacente de um determinado conjunto de dados, isto é: através de um conjunto discreto de pontos, obter uma forma contínua no qual pode-se fazer perguntas referentes às quantidades de componentes conexas, quantidades de buracos, e assim sucessivamente. Neste trabalho, apresentaremos os conceitos básicos da teoria da homologia persistente, como os diagramas de persistência, distância bottleneck e os teoremas de estabilidade, finalizando o trabalho com o estudo da persistent homotopy type distance, que objetiva expandir os conceitos aprendidos para situações em que não poder-se-ia aplicar a teoria básica de homologia persistente.
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    O sinistro feminino em Las cosas que perdimos en el fuego de Mariana Enriquez
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Espreafico, Stephanie Ariadne Melgar ; Alvarez, Roxana Guadalupe Herrera
    A autora Mariana Enriquez (1973) é uma das mais famosas escritoras argentinas da atualidade, tanto em seu país como a nível mundial. Em sua obra Las cosas que perdimos en el fuego (2016) – livro dividido em doze contos, sendo onze deles com narradoras e/ou protagonistas femininas –, a autora faz várias denúncias da realidade social de seu país utilizando o gótico, o gótico feminino e feminista, o fantástico e o insólito, engajados política e socialmente. No início do trabalho, apresentou-se a autora, Mariana Enriquez, dando a conhecer a sua obra e alguns dados pessoais relevantes. Em seguida, tratou-se sobre o sinistro feminino, conceituando-o. Definiu-se o sinistro feminino como “uma estética subversiva que parece responder a uma motivação crítica e catártica [das personagens femininas] de reivindicar-se como Sujeitos sinistros” (ABALIA, p. 842, 2014, tradução nossa), mostrando-se, principalmente, nas decisões das personagens, traduzidas em ações ou omissões monstruosas, radicais ou assustadoras, sobretudo em relação aos seus corpos. Na narrativa, diversas personagens femininas decidem tornar-se sujeitos sinistros, subvertendo o sistema. Após analisar cada narrativa, verificou-se que o sinistro feminino é um fio condutor de toda a obra. Para realizar as análises, separaram-se os contos em grupos temáticos pertinentes para aprofundar as leituras nos seguintes tópicos: (i) infâncias monstruosas e maternidades sombrias; (ii) fantasmas (d)e desaparecidos; (iii) sob e sobre os corpos da (pós)ditadura; e (iv) o sinistro feminino das automutilações resistentes. As análises foram tecidas com base, sobretudo, nos trabalhos de Adriana Lía Goicochea (2018), Andrea Abalia (2014), Catalina Forttes Zalaquett (2021), Dayanara Guevara Aguirre (2020), Eleanor M. Hodgson (2020), Inés Ordiz (2014; 2019) e Izabel Fontes (2020). Nas análises comentou-se sobre diversas questões socioculturais e políticas evidentes nas narrativas, destacando as personagens femininas. Em seguida, verificou-se que a obra é caracterizada por seu hibridismo literário, nos termos de Vladimir Krysinski (2012, p. 230), já que há uma mistura de diversos modos literários nas narrativas. Sendo assim, também é possível classificar a obra como pertencente ao macrogênero do insólito literário, de acordo com o conceito de Flávio García (2020, on-line). Nos contos, Mariana Enriquez faz denúncias sociais sobre os horrores da ditadura e pós-ditadura na Argentina, recordando os torturados, desaparecidos e assassinados, retoma questões sobre a violência institucional, a violência de gênero, a miséria, as drogas, a automutilação, algumas doenças e também destaca nas narrativas alguns mitos e crenças populares. Apesar da dor, do silenciamento, das agressões ou da incompreensão, as personagens femininas questionam os padrões e normas impostos, subvertendo-os por meio de suas ações ou omissões radicais ou monstruosas, com a finalidade de sobreviver. As narrativas apresentam finais abertos, os quais geram inquietação, mas ampliam as possiblidades de leitura das narrativas. Muitos finais parecem desesperançosos, porém fazem as pessoas leitoras refletirem sobre como é possível que tudo se torne horrivelmente mais sinistro se ninguém se mobilizar.
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    Classificação de anéis quadráticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Severino, Gabriel ; Salehyan, Parham
    O objetivo deste estudo é classificar todos os anéis quadráticos norma euclidianos, isto é, classificar quais anéis quadráticos são um domínio euclidiano cuja função euclidiana seja o valor absoluto da função norma padrão definidas sobre anéis quadráticos.