Marília - FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254394
Navegar
Submissões Recentes
ItemRelatório de pós-doc Emancipação social, equidade e justiça social: elementos discursivos para uma análise de políticas públicas sociais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-17) Barbosa, Aline Ramos ; Souza, Luís Antônio Francisco de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este projeto de pesquisa de Pós-doutorado parte de inquietações presentes já no Doutorado e, portanto, concretiza-se como uma proposta de continuação da pesquisa de doutoramento. Na pesquisa de doutoramento, foi analisada a política pública de acolhimento à população em situação de rua, em sua dimensão intersetorial entre Assistência Social e Saúde. Desta maneira, diante destas possibilidades empíricas, optou-se por utilizar os conceitos de dispositivo e biopolítica, de Foucault, na análise dos resultados de campo. Todavia, foram identificadas possibilidades analíticas mais próximas à abordagem de Habermas, especialmente no que concerne à reconstrução racional. Isto se deve ao fato de que as políticas públicas são construídas em campos de disputas de significados e interpretações, que se fazem presentes nos processos de elaboração de políticas públicas e de controle e/ou participação social. Desta forma, este projeto se propõe a analisar os discursos das políticas sociais – especialmente da Assistência Social – sob a ótica de conceitos instrumentalizados pelos documentos oficiais, as saber: emancipação social, equidade e justiça social. Tal abordagem leva em consideração a construção de sentido, as diversas interpretações dos variados atores envolvidos e, ainda, as próprias escolhas teóricas e de abordagens presentes no debate sobre políticas públicas dentro das Ciências Sociais, que se constitui como um campo multidisciplinar.ItemRelatório de pós-doc Walter Rodney: socialismo afro-caribenho, historiografia e marxismo (1960-1980)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Cavlak, Iuri ; Del Roio, Marcos Tadeu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trata-se de um estudo sobre Walter Rodney, historiador nascido na Guiana Inglesa em 1942. Rodney se formou em História na West Indie University (Jamaica), sendo um dos pioneiros em abordar a História da África de um ponto de vista marxista. Militou na construção do Socialismo na Tanzania, deixando um enorme acervo de escritos inéditos, os quais me dediquei a pesquisar e analisar. Morreu assassinado na Guiana em 1980.ItemRelatório de pós-doc Implicações epistemológicas do uso de massiva quantidade de dados no processo de descoberta científica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-09) Vitti-Rodrigues, Mariana ; Gonzalez, Maria Eunice Quilici ; Faculdade de Filosofia e CiênciasO objetivo do presente projeto é investigar possíveis implicações epistemológicas da aplicação de massiva quantidade de dados, denominada Big Data, no processo de descoberta científica. O problema central que direciona nossa investigação pode ser assim formulado: Quais são as possíveis implicações epistemológicas do uso de técnicas de análise de Big Data no processo de descoberta científica? Dessa questão central decorrem duas questões específicas: (i) Em que medida aspectos semânticos e pragmáticos presentes no processo de descoberta científica podem ser automatizados através do emprego de técnicas de análise de Big Data? (ii) Que critérios estão envolvidos na escolha de relações (causais e/ou correlacionais) presentes em massiva quantidade de dados disponíveis para análise científica? Na investigação dessas questões, apresentaremos o debate contemporâneo sobre implicações epistemológicas do emprego de técnicas de análise de Big Data na investigação científica. Em seguida, elucidaremos os conceitos de dado, informação e significado no contexto da filosofia da informação, com ênfase nos trabalhos de Charles S. Peirce, Fred Dretske e Sabina Leonelli. Analisaremos também o conceito de causalidade indicando proximidades entre relações causais e informacionais na pesquisa científica. Finalmente, propomos uma análise do processo de descoberta científica na era dos Big Data, ressaltando o papel da informação nos raciocínios abdutivo e diagramático. Exemplos ilustrativos de descoberta científica na era do Big Data serão analisados no decorrer da pesquisa.ItemRelatório de pós-doc Análise da ortografia de consoantes oclusivas em crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Souza, Suellen Vaz de ; Jurado Filho, Lourenço Chacon ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Objetivos: Verificar em que medida a acurácia ortográfica de consoantes oclusivas é (ou não) dependente das estruturas silábicas e/ou do ano escolar; e verificar em que medida os tipos de erros é (ou não) dependentes dessas mesmas variáveis – estrutura silábica e ano escolar. Métodos: Para a presente pesquisa, foram selecionadas 193 produções textuais de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), de uma escola de um município do interior paulista. Dessas produções, foram selecionadas todas as palavras com ocorrência de consoantes oclusivas em posição silábica de ataque simples e primeira posição de ataque complexo. As ocorrências foram, então, categorizadas em acertos e erros (acurácia ortográfica) e posteriormente, os erros foram categorizados em: omissões, transposições e substituições. Resultados: Observou-se que: (i) a quantidade de acertos foi maior do que a quantidade de erros; (ii) a acurácia ortográfica mostrou-se dependente do ano escolar, mas não da posição silábica; (iii) a tipologia dos erros mostrou-se dependente da estrutura silábica e do ano escolar. Conclusão: Verificamos que estrutura silábica e seriação escolar influenciam nas ocorrências ortográficas de consoantes oclusivas. Além disso, verificamos que, embora as ocorrências ortográficas dessas consoantes se apoiem em aspectos fonológicos da língua,questões da própria ortografia também apoiam suas ocorrências – indicando assim uma relação não direta entre fala e ortografia.ItemRelatório de pós-doc Compartilhamento de informação e conhecimento no metaverso: um estudo na ciência da informação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-10) Vignoli, Richele Grenge ; Almeida, Carlos Cândido deEsta pesquisa visou investigar as linguagens e códigos utilizados no metaverso para compartilhar informação e conhecimento. O problema de pesquisa desse estudo é: Como o conhecimento e a informação são comunicados e compartilhados no metaverso? Por quais linguagens e códigos o conhecimento e a informação são compartilhados no metaverso? Como se dá a percepção por meio da imersão no metaverso pelos sujeitos que o utilizam? O objetivo geral da pesquisa foi analisar como ocorre o compartilhamento de informação e conhecimento a partir de linguagens e códigos no metaverso. Como objetivos específicos, a pesquisa visou: investigar o conceito e as características do metaverso; identificar como o metaverso é utilizado por seus sujeitos; conhecer as linguagens e códigos utilizados para o compartilhamento de informação e conhecimento no metaverso; compreender por meio da imersão (observação participante) e questionário, como ocorre o compartilhamento de informação e conhecimento no metaverso e analisar o uso do metaverso pela comunidade da Ciência da Informação. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, um estudo netnográfico, com pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa, uso de observação participante e de questionário foram utilizados. A análise de discurso foi utilizada nas perguntas abertas do questionário. A comunidade da Ciência da Informação opinou e relatou se conhece e como utiliza o metaverso. Também responderam como acessam e como compartilham e recebem informação e conhecimento em seus ambientes. Foi possível identificar inclusive vantagens e desvantagens citadas pelos participantes da pesquisa. Apesar de estudo inicial, acredita-se que esta pesquisa possa fazer as primeiras inferências da temática metaverso na Ciência da Informação no contexto brasileiro. Entretanto, novos estudos necessitam ser realizados para que a Ciência da Informação possa se aproximar da temática metaverso no campo científico.ItemRelatório de pós-doc Produção e compartilhamento de conhecimento científico para o atendimento das demandas da Indústria 4.0 no âmbito do Sistema Nacional de Inovação: análise do papel e contribuição da universidade pública(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Silva, Elaine da ; Valentim, Marta Lígia Pomim ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)Considerou-se a hipótese de que o estabelecimento de políticas públicas e respectivos instrumentos que regulamentem, incentivem e promovam efetivamente a integração entre os agentes participantes de Sistemas Nacionais de Inovação se revelam fundamental para a consolidação do desenvolvimento inovativo do País. Nessa perspectiva, o objetivo geral do presente projeto consistiu em conhecer e analisar a realidade de pesquisadores que geram conhecimento científico voltados à inovação no âmbito da universidade pública, principalmente no que tange a atuação da universidade como agente de execução do Sistema Nacional de Inovação, bem como acerca da contribuição das políticas públicas nacionais e políticas institucionais de Ciência, Tecnologia e Inovação em relação ao incentivo e à promoção da produção e do compartilhamento de conhecimento científico no âmbito do Sistema Nacional de Inovação, com foco nas demandas da Indústria 4.0, Industria 5.0 e Sociedade 5.0. Para tanto, propôs-se uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como descritiva exploratória. Realizou-se uma revisão de literatura que propiciou refletir acerca das transformações experimentadas ao longo da história, sendo possível constatar que esta vem sendo organizada e interpretada a partir das atividades laborais que os seres humanos desempenham, e que a Sociedade 5.0 resulta das tecnologias oriundas da Indústria 4.0 acrescida da preocupação com o lado humano, a sustentabilidade e a resiliência; elementos que na atual conjuntura produtiva e social vem se tornando foco de atenção nos meios acadêmicos e organizacionais. A etapa de coleta de dados com a aplicação de entrevistas e questionários aos pesquisadores de universidades parceiras no Programa Institucional de Internacionalização, convênio Capes/PrInt/Unesp, Aliança Global de Pesquisa não foi concluída pois as tentativas de aplicação no contexto do universo de pesquisa não foram exitosas, exigindo um ajuste no escopo da pesquisa e postergando a aplicação do instrumento de coleta de dados junto às universidades selecionadas para o ano de 2024. Para além de uma fragilidade, tal fato se revela uma oportunidade para aprofundar a investigação acerca das características das estruturas organizacionais das universidades que compõem o universo de pesquisa.ItemRelatório de pós-doc Trajetórias da antropologia da alimentação no Brasil: uma leitura das Reuniões Brasileiras de Antropologia desde os anos 1990(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-07) Roim, Talita Prado Barbosa ; Hofbauer, AndreasA pesquisa conduz o olhar para a produção acadêmica brasileira realizada a partir dos anos 1990 no campo da Antropologia da Alimentação. Para o balanço desses estudos, sistematizamos e analisamos o material apresentado nas Reuniões Brasileiras de Antropologia. A partir do mapeamento de questões abordadas nos trabalhos apresentados, pode-se notar deslocamento de foco, inicialmente voltado a identidades e mudanças alimentares, para temas marcados por interação interdisciplinar, associado ao crescente interesse da área de Nutrição pelas injunções entre alimentação e cultura. Observamos renovação, com maior participação de trabalhos que trazem a dimensão política do alimento e do comer. Os resultados obtidos permitem vislumbrar o surgimento de um campo híbrido de estudos, em que se evidencia como emblemático o tema da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, demandando mais reflexão. Buscamos, assim, delinear caminhos através dos quais os aportes teóricos e metodológicos da Antropologia possam seguir contribuindo aos estudos das práticas alimentares.