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Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254528

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  • ItemTese de livre-docência
    Hermenêutica midiática e humanismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024) Morais, Osvando José de
    Este conjunto de textos traduz o resultado da pesquisa realizada entre os anos de 2017–2023 e agora apresentada à UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). O projeto, ainda em andamento, tem como objetos as Hermenêuticas da Mídia e o Humanismo, as linguagens nas Relações e Mediações Interculturais, que leva em conta as inúmeras correntes teóricas da Filosofia que se ocupam da existência. Propõe-se, de maneira geral a hipótese de que as Ciências Humanas, em suas dinâmicas e conectividades, podem também ser compreendidas a partir de suas matrizes filosóficas que fornecem elementos de conhecimento e teorias, justificando pensar sobre os aspectos intrincados dos conceitos já conhecidos que possam ser repensados em outros contextos. Discutem-se, ainda, as Teorias da Interpretação e do Diálogo como parte integrante do projeto e também como método para entender as relações sociais e humanas em sua complexidade que inclui, na dinâmica das trocas, o caráter cognitivo, espiritual, emocional e interativo, mas requerem, acima de tudo, entendimento e compreensão. Propomos, neste trabalho, retomar e aprofundar as análises das ideias de Gadamer, principalmente em Verdade e Método, e de Paul Ricouer em Si-mesmo como um outro e Teoria da Interpretação, com o objetivo de repensar o humanismo e o SER, no sentido heideggerianos e a Ciência da Mídia, no contexto dos estudos contemporâneos que envolvem a hermenêutica, a existência e as linguagens. Fizemos um levantamento de teóricos que constam das referências. Destacamos alguns deles por trazerem discussões mais pertinentes à Mídia e, às vezes, pouco usuais. Por tratar-se de pesquisa teórica, propomos uma reflexão aprofundada acerca dos pesquisa e tratamento de seus concernentes problemas
  • ItemTese de livre-docência
    Bases institucionais da política urbana na Espanha contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) Goulart, Jefferson Oliveira
    Esta Tese aborda a Política Urbana na Espanha no período contemporâneo. Essa temática compreende o conjunto de instituições e ações que condicionam a produção, a configuração e a regulação do espaço urbano, considerando duas dimensões complementares: de um lado, suas normas institucionais e correspondentes Políticas Públicas e, de outro, as dinâmicas socioeconômicas que se manifestam na esfera físico-territorial e nas relações entre atores societários e Estado. Trata-se de resultado de pesquisas (bibliográfica e documental) e estudos de natureza interdisciplinar, em síntese, interpretação política do urbano. Duas proposições fundamentais sustentam este trabalho: a primeira, posicionada no campo das Políticas Públicas, evidencia como a Política Urbana espanhola é condicionada pelo correspondente marco institucional; a segunda, situada no domínio politológico, advoga pela complementaridade entre os postulados da participação e a primazia da representação nos processos decisórios e políticas afetas ao Planejamento Urbano. O roteiro compreende uma sequência que se inicia pela caracterização abrangente do marco institucional espanhol – da transição do franquismo para a democracia, passando pela Constituição e pelas normas infraconstitucionais, notadamente a Ley de Suelo e os Planes de Ordenación Urbana –, segue na interpretação sobre a forma como está disposto o arcabouço institucional relativamente às exigências participativas na Política Urbana, prossegue com uma apreciação mais detida sobre o caso de Sevilla e é ultimado com uma análise comparativa entre Espanha e Brasil que, ao invés de formular conclusões categóricas, remete os achados do estudo para uma complexa agenda de pesquisa interdisciplinar
  • ItemTese de livre-docência
    O planejamento da mobilidade urbana na cidade contemporânea: algumas contribuições sobre as cidades de médio porte do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-18) Magagnin, Renata Cardoso
    Mudanças no modelo de ocupação do território das cidades brasileiras impactaram diretamente no planejamento urbano e na mobilidade urbana. A expansão urbana com baixa densidade espacial, os vazios urbanos e o aumento nos deslocamentos por modos de transportes individuais motorizados ocasionaram impactos diretos sobre a estrutura e a infraestrutura das cidades. A Lei Federal Nº 12.587/2012 traz as diretrizes para que os municípios possam implantar a política de mobilidade urbana. O desafio dos municípios é integrar as questões de transporte, trânsito e planejamento urbano; relacionando a elas instrumentos de controle urbano, de uso e ocupação do solo, controle ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social, visando minimizar as externalidades negativas decorrentes do uso predominante do transporte individual motorizado. Diante deste contexto, esta pesquisa visa aprofundar na investigação sobre como os municípios de médio porte paulistas abordaram a questão da mobilidade urbana na elaboração de seus Planos Diretores Municipais e nos Planos Diretores de Mobilidade Urbana. Pretende-se com este estudo identificar se os municípios analisados estão adotando uma política de mobilidade urbana integrada e se os planos diretores de mobilidade urbana além de cumprir uma exigência legal, estão efetivamente incorporando os conteúdos mínimos exigidos pela Lei Federal. No 12.587/2012, e se contemplam outros temas que impactam nos deslocamentos urbanos dessas cidades. A proposta metodológica é composta por 3 etapas: i) definição e forma de análise dos fatores que influenciam na mobilidade urbana, ii) definição e forma de análise dos parâmetros para avaliar a política de mobilidade urbana no Plano Diretor Municipal e iii) definição e forma de análise dos parâmetros para avaliar a política de mobilidade urbana no Plano Diretor de Mobilidade Urbana. A partir da leitura dos planos diretores municipais e dos planos de mobilidade urbana das 71 cidades de médio porte paulista pode-se observar que a maioria dos planos analisados apresentaram os princípios, os objetivos e as diretrizes e o conteúdo mínimo exigidos pela lei de mobilidade urbana. No entanto, a análise do conteúdo dos temas aderentes a mobilidade urbana nos planos diretores municipais, associado a análise do conteúdo dos planos de mobilidade urbana, e dos dados de crescimento populacional e do índice de motorização das cidades de médio porte paulista pode-se afirmar que a política de mobilidade urbana municipal de vários municípios paulistas ainda precisa avançar na implementação de ações concretas voltadas a diminuição das externalidades negativas oriundas da adoção de uma política de mobilidade urbana pautada sobretudo nos deslocamentos urbanos utilizando os modos de transportes individuais motorizados e que possa contribuir para o desenvolvimento sustentável destes municípios.
  • ItemTese de livre-docência
    Apreciação crítica de obra acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) Andrelo, Roseane ; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este volume configura-se como uma sistematização crítica de parte das obras científicas que considero relevantes na minha trajetória acadêmica, produzidas entre 2008 e 2022, e foi elaborado em atendimento às normas do Edital 01/2023 – DTA/FAAC de Concurso Público de Títulos e Provas do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp - Campus de Bauru, na disciplina “Media literacy e a gestão do conhecimento midiático: do consumidor ao cidadão”, para a obtenção do título de Livre-Docente em Letramento Midiático. Para a apreciação, foram definidos dois eixos. No primeiro, apresento minhas contribuições científicas na interface entre comunicação e educação, com foco no letramento midiático, voltado à educação pelos meios e à educação aos meios. No segundo eixo, exponho tais relações no âmbito da comunicação organizacional e das Relações Públicas, com ênfase na comunicação com empregados
  • ItemTese de livre-docência
    Produtos editoriais e design: convergências e transformações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-01) Domiciano, Cassia Leticia Carrara ; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de livre-docência
    Origem, desenvolvimento e análise crítica do conceito de Culpa na tradição filosófica Ocidental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-27) Rodrigues, Eli Vagner Francisco ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho pretende analisar as origens e o desenvolvimento do conceito de culpa na tradição filosófica ocidental, privilegiando autores que forma determinantes para o estabelecimento da doutrina do pecado original e para a concepção a recepção crítica desse legado cultural. Percorre- se através da exegese dos textos clássicos de filosofia e teologia, psicanálise e literatura, as formas como o conceito de culpa influenciou a cultura do ocidente.
  • ItemTese de livre-docência
    Design e tecnologia assistiva: interdisciplinaridade na pesquisa e desenvolvimento sobre mobilidade em cadeira de rodas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-31) Medola, Fausto Orsi ; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A integração entre as áreas do Design e Tecnologia Assistiva pode trazer importantes contribuições tanto à pesquisa, com foco na interação entre usuário e dispositivo, quanto ao desenvolvimento de propostas inovadoras que promovam melhor experiência ao usuário. A cadeira de rodas, um dos mais representativos dispositivos de Tecnologia Assistiva, apresenta demandas para o aprimoramento em seu design que estão relacionadas não apenas às questões práticas de desempenho, conforto e segurança na mobilidade, mas também aos aspectos estéticos e simbólicos os quais, por sua vez, remetem ao significado do produto ao usuário. Este texto apresenta estudos desenvolvidos sobre a mobilidade em cadeira de rodas, a partir de uma abordagem de pesquisa e desenvolvimento de característica interdisciplinar entre as áreas do Design, Engenharia e Saúde. Os estudos aqui apresentados permitem compreender de que forma modificações no design e configuração da cadeira de rodas podem impactar aspectos mecânicos do dispositivo e biomecânicos da atividade de propulsão manual e, em última análise, o desempenho da mobilidade do usuário. Ainda, são descritos estudos de desenvolvimento e avaliação de propostas de inovação ao design de cadeira de rodas com foco no aprimoramento ergonômico e, por fim, o design de cadeira de rodas foi também explorado em suas funções estéticas e simbólicas, igualmente importantes para o uso bem-sucedido do produto. Destaca-se a abordagem interdisciplinar presente nos estudos aqui apresentados e sua importância para a compreensão do potencial impacto que decisões sobre o design de cadeira de rodas podem representar ao usuário.
  • ItemTese de livre-docência
    Retórica do consumo em transformação: a composição verbal e visual em publicidades de revistas impressas na cibercultura e convergência cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-08) Gonzales, Lucilene dos Santos Gonzales ; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    revolução digital contemporânea inaugurou novos paradigmas nas práticas da comunicação e consumo que vêm se moldando por um relacionamento entre marcas e públicos nas diversas mídias e plataformas, inclusive na comunicação publicitária impressa, objeto de estudo desta pesquisa. No final da década de 1990, a publicidade impressa de revista estruturava-se basicamente com seis componentes: título, subtítulo, imagem, texto, marca e slogan. E no século XXI, com a revolução da comunicação na era digital, como se compõe a publicidade impressa de revistas? Para responder a essa questão, o objetivo desta pesquisa foi, a partir do cenário tecnológico, social e cultural do século XXI, estudar a composição verbal e visual das publicidades de seis revistas impressas - Veja, Caras, Ana Maria, Todateen, Superinteressante e Playboy - no período de 2014 a 2016, para constatar se paradigmas consolidados em comunicação mercadológica sustentam-se total ou parcialmente, ou se há o surgimento de novas lógicas na situação de comunicação publicitária, nas funções dessa forma de mensagem, na formatação linguística e imagética dos seus títulos, textos, slogans, imagem, marca, na sua significação cultural e ideológica. Para isso, apresentou-se uma fundamentação teórica sobre o contexto social e tecnológico do século XXI: a cibercultura, a cultura de convergência, a interação nas mídias sociais, a transição do marketing para a internet, a gestão das marcas, o consumidor que valoriza marcas com responsabilidade social e ambiental. O presente estudo descreveu cada uma das seis mídias, explorou 509 publicidades e selecionou 138 que representaram as categorias de produtos e serviços divulgados em cada uma. Essa categorização e quantificação apontou o perfil do público da revista e indicou 31 componentes – verbais e visuais – identificados na pesquisa descritiva e analítica das 138 publicidades exploradas. Cada revista apresentou uma configuração de mensagem publicitária, com composição verbal e visual de acordo com seu público e sua linha editorial. A pesquisa empírica consistiu na identificação e descrição dos cinco componentes verbais de cada uma das 138 publicidades, amostra desta pesquisa, quantificando título e subtítulo, texto, slogan e site para cada uma das revistas. Esses dados foram colocados em gráficos com a função publicitária de cada componente, a quantidade de palavras gramaticais no título e subtítulo, a estrutura sintática peculiar da linguagem publicitária, a presença da marca ou nome do produto título ou subtítulo, o sentido denotativo ou conotativo do título, subtítulo e slogan. Já para a leitura dos componentes visuais, foram examinados os espaços publicitários na revista, o sentido da leitura, os componentes visuais que configuraram cada revista, o significado cultural das imagens, o sentido da imagem, a relação imagem e marca nas cores da publicidade e a presença de logomarcas. Esses dados são apresentados em gráficos com a composição imagética de cada uma das seis mídias. Como resultado, verificou-se um cenário de convergência cultural bastante complexo onde a interação entre marcas e consumidores rompe com a comunicação um-todos e o novo consumidor com muito mais informação, exige da marca mais qualidade, resposta às suas dúvidas e reclamações, mais canais de contato, responsabilidade social, ambiental, inclusiva. As marcas, por sua vez, atendem a essas demandas cuidando da sua imagem e reputação para conquistar e fidelizar esse público com estratégias convergindo mídia digital, redes sociais, mídias tradicionais, fundindo formatos e espaços para manter o contato com seu público, e cumprir a tarefa da publicidade de mediadora entre a produção e o consumo
  • ItemTese de livre-docência
    Apreciação crítica de obra acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017) Renó, Denis Porto ; Renó, Denis Porto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Texto de apreciação crítica de parte da produção acadêmica para atendimento das normas do Edital 006/2017 – DTA/FAAC de Concurso Público de Títulos e Provas do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp – Campus de Bauru, na disciplina Nova Ecologia dos Meios, para obtenção do título de Livre-Docente em Ecologia dos Meios.
  • ItemTese de livre-docência
    E pluribus unum: as relações entre esporte, comunicação e literatura numa antologia de treza artigos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) Marques, José Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTese de livre-docência
    Análise crítica das obras envolvendo os diálogos da habitação social em centros históricos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) Salcedo, Rosío Fernández Baca ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTese de livre-docência
    Sistematização crítica de parte de obra acadêmica: (2009/2019) : direito à comunicação : dimensões sociais e políticas no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) Napolitano, Carlo José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de livre-docência
    Missão e profissão: caminhos da crítica jornalística
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017) Ventura, Mauro de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This work is dividided into two parts: while Part I seeks to understand the relations of rupture and continuity between the instance of criticism and the field of journalism, the second part studies the European essays of Austrian-Brazilian journalist and literacy critic Otto Karpfen (1900-1978). The two sides are united by the common goal of understanding the paths that open up with journalistic criticism. Thus, it brings to the scope of journalism the discussion about the function of criticism and investigates how the mechanisms of criticism operate and what meaning they acquire in the practice of journalism and cultural criticism. The cases of criticism studied in this work can not be isolated from the modes of organization, circulation and reception of symbolic assets, and are also linked to the concepts of the field of diffusion and instances of legitimation. The second part of this thesis studies Otto Karpfen's essays. This task implies the study of the impact caused by the political and personal ruptures related to the historical and social process lived by the author in Austria during the years of 1930. Thus, the European trajectory of Otto Karpfen and his articles published in the weekly Der Christliche Standestaat and in the magazine Die Erfullung, both in Vienna, are studied, with the purpose of making a systematic study of the European phase of the work of the one that was one of the most important critics and cultural journalists of Brazil
  • ItemTese de livre-docência
    Letramento espacial por meio de games digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-10-21) Valente, Vania Cristina Pires Nogueira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Researchers on the abilities needed by Graphic's Representation professionals conclude that the main prerequisite for its achievement is knowing reason spatially, that is to have the ability Space developed. Spatial skill is the ability to mentally design objects in two or three dimensions and manipulate them spatially maintaining its characteristics of shape, size and interelationships. This ability is necessary for the creation, representation and reading projects in Engineering. Architecture, Design and other areas of knowledge. Although essential for vocational training, there is a lack of development on the part of students joining the university and this presents a challenge for teachers, especially those dealing with design disciplines Technical and Descriptive Geometry (DG). This research analyzed the possibility of application of Digital Games present at the university for everyday of motivating and natural way, instiggating the development of Spatial Ability favoring efficient spatial thinking, that is, promoting your Spatial Literacy. The method used was the research ex-post-facto to search the existence of relations between the development of spatial ability of students playing digital games, comparing them with those who do not play. Was analyzed two groups of Drawing II Discipline of Unesp Design Course and both was found a positive differential as the Spatial skill in students who had the habit of playing digital games, especially first-person shooter games
  • ItemTese de livre-docência
    Amor em tempos de aplicativos: masculinidades heterossexuais e a negociações de afetos na nova economia do desejo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-10) Pelúcio, Larissa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The dissertation aims to expand my ethnography in digital media with men seeking sexual and affective encounters outside of marriage, using specialized websites that promise secrecy and security, as well as adventure and emotion. In that survey. I focused on the Canadian website Ashley Madison. It was a research that sough to think about contemporary conjugalities, but that led to discussions on sexuality and desires, to which were added the negotiations in the field of gender relations, in a scenario market by incitement to adventure and consumption of emotions, leading me to pay attention to the constitution of contemporary masculinities in the face of the demands. To this new key of entry, it was added the enlarged use of applications for smartphones as a resource of insertion in the competitive market of the affections. Therefore, I sough to undestand how heterosexual adult men belonging to the middle and lower middle class have been negotiating sex and love with their potential partners, how they have been dealing with gender relations that cross these contacts in the present, and how, in these digital intermediations, they perform, update and tension models of masculinities. Thus, the main objective of this dissertation was to understand how these communicational resources have influenced the form in which these men, born between 1995, understand and perform their own maculinity, ruled by the logic of romantic consumption, in the sphere of affective capitalism, when they are incited to mobilize specific ways of relationg, not always coherent with those learned in analogic media. Among the findings of this work there is the confirmation of previous reseachers that showed the transposition of vocabulary borrowed from the world of precarious work and intensified consumption to the field of affection. The romantic utopia of the hereosexual pair is confronted with the incitement to... (Complete abstract electronic access below)
  • ItemTese de livre-docência
    Estudos de comunicação e identidades midiático-culturais na América Latina: condicionantes e perspectivas. Uma abordagem exploratória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014) Gobbi, Maria Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apontar tendências - a médio e/ou longo prazos - para uma área do conhecimento, desafio o pesquisador para o exercício da priorização e da sistematização, mas também evidencia que escolhas foram feitas. O objetivo deste trabalho foi o de reunir informações capazes de demonstrar o cenário comunicacional em duas grandes frentes: ensino e pesquisa. Sistematizar trajetórias institucionais produtivas, criar e expandir políticas públicas que articulem os múltiplos atores sociais em torno de um desenvolvimento sustentável e possibilitar a reflexão sobre os arranjos institucionais mais adequados para permitir a inclusão social etc, são alguns resultados frente ao mapeamento proposto nesse material. Reconhecer e relacionar temas, incluídas as estruturas produtivas e as políticas de CT&I, P&D, as interconexões entre as múltiplas dimensões da infraestrutura, especificamente das comunicações, possibilitaram o conhecimento sobre o amadurecimento das instituições públicas e privadas e de seus acervos informacionais. Dividido em duas partes, a primeira focalizou o Brasil e suas instituições científicas e a segunda que traçou o panorama da educação do Cone Sul. O resultado apontou tendências brasileiras da Comunicação na primeira década do novo século, além de traçar o cenário da Educação no Cone Sul, a partir da segunda década, fazendo um inventário do estado atual do conhecimento
  • ItemTese de livre-docência
    Design/empresa/sociedade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-05-21) Landim, Paula da Cruz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho se propôs a estudar, através de um levantamento sobre o estado da arte do ensino do design no Brasil, da sua prática pelos designers e da visibilidade das condições daí resultantes, discutir eventuais estratégias que tornem tanto o ensino como os seus produtos condizentes com a realidade nacional sem perda da universalidade. Os resultados estão fortemente subsidiados pelo estágio de pós-doutorado cumprido na Universidade de Arte e Design de Helsinque entre agosto de 2006 e maio de 2007