Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254302

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  • ItemRelatório de pós-doc
    A duplicidade em Severo Snape
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-15) Stainle, Stéfano ; Rossi, Aparecido Donizete ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os aspectos do jogo entre bem e mal estabelecido pela personagem Severo Snape no decorrer da saga Harry Potter escrita por J. K. Rowling, enfatizando os dois últimos livros como determinantes para embasar a possibilidade de a personagem em questão apresentar a característica da duplicidade. Em função disso, o que se pretende é mostrar de que forma podemos chegar à conclusão de que a sua personalidade pode ser considerada de índole indeterminada. Através da análise aprofundada dos dois últimos livros da saga, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte, o que se pretende salientar é a forma como a autora utiliza-se de alguns recursos para criar a dubiedade do caráter da personagem Snape no decorrer de toda a saga.
  • ItemRelatório de pós-doc
    A questão do suporte na semiótica: as inscrições urbanas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Correa, Thiago Moreira ; Schwartzmann, Matheus Nogueira ; FCLAr - UNESP ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este é o relatório final que apresenta as atividades de pesquisa, docência e extensão realizadas por Thiago Moreira Correa no âmbito de seu Pós-Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, entre 2020 e 2024, sob a supervisão do Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann e com financiamento PNPD/CAPES. Durante o período, Correa aprofundou o estudo sobre “suportes semióticos” nas inscrições urbanas, contribuindo para o campo da semiótica com análises que destacam as interações entre espaços públicos e manifestações culturais, bem como desenvolveu a aplicação dessas propostas sobre suporte, baseadas na teoria das Práticas Semióticas (Fontanille, 2018) no ensino de Artes e Língua Portuguesa. A adaptação da teoria das práticas semióticas às demandas educativas foi orientada pelo papel do suporte no uso contextualizado da língua e na ampliação do Letramentos em sala de aula. Em aulas, oficinas e outras formações, Correa demonstrou como o suporte, mais do que um portador de conteúdo, participa ativamente na produção e interpretação de sentidos. Esse enfoque permitiu uma análise integrada das relações entre texto, suporte e práticas, promovendo práticas pedagógicas dinâmicas e contextualizadas que se alinham às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa desenvolveu, assim, propostas analíticas que posicionam a semiótica como uma ferramenta adaptativa e integrativa para o ensino, enriquecendo tanto a pesquisa quanto o desenvolvimento de práticas educacionais. O pesquisador também atuou ativamente na docência, ministrando disciplinas de graduação e pós-graduação e promovendo iniciativas de extensão voltadas para professores da Educação Básica. Durante a pandemia, adaptou as atividades para o formato remoto, lançando o podcast “Semio.cast” e plataformas digitais para divulgação científica. Além disso, participou da internacionalização do Seminário de Semiótica da UNESP (SSU), que retomou eventos presenciais em 2022 e 2023. Suas contribuições incluem a publicação de artigos, capítulos de livros, organização de simpósios e oficinas, e coorientação de pesquisas de mestrado. Seu trabalho finaliza com impacto significativo na integração entre pesquisa e ensino, ampliando a visibilidade da semiótica no contexto educacional e nas práticas culturais
  • ItemRelatório de pós-doc
    Determinantes das Atividades Empreendedoras dos Egressos do Centro Paula Souza: uma investigação na literatura empírica da teoria do empreendedorismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-19) Alves, Marcelo Caetano Oliveira ; Casagrande, Elton Eustáquio ; Centro Paula Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados obtidos a partir da investigação empírica dos determinantes intrínsecos e extrínsecos que influenciam nas atitudes, intenções e comportamentos empreendedores, assim como da aplicação de um questionário de autoavaliação para mensuração do comportamento empreendedor em alunos de ensino médio, de instituição de ensino médio do interior do estado de São Paulo. O incremento da relação entre desenvolvimento das atitudes, a consequentemente geração das intenções e os resultantes comportamentos empreendedores, em alunos das instituições de ensino, podem auxiliar tanto na melhoria da qualidade do ensino e desempenho acadêmico dos estudantes, quanto na diminuição de desigualdades sociais por meio do desenvolvimento sustentável de projetos de vida ou mesmo empreendimentos, tanto nas respectivas áreas acadêmicas quanto nos diferentes setores da economia. O instrumento de autoavaliação utilizado foi um questionário elaborado conforme literaturas específicas sobre o tema e tem por objetivo auxiliar a instituição de ensino a desenvolver estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento dessas competências empreendedoras em seus discentes. O questionário avaliou treze competências empreendedoras e foi montado em uma plataforma online para realização de pesquisas, o Microsoft Forms. A escolha da ferramenta deu-se pela facilidade em utilização remotamente e possibilidade de exportação dos dados para o Microsoft Excel. Participaram da avaliação, voluntariamente, alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. Os dados obtidos foram expressos em formato de gráfico radar. Cada aluno participante recebeu sua devolutiva individualmente, e a escola recebeu as médias de cada turma e ainda a comparação entre as médias de cada ano. De posse destes dados, e conforme os determinantes das atividades empreendedoras investigados, a escola pode orientar suas estratégias para na melhoria da qualidade do ensino por meio do desenvolvimento de projetos sustentáveis de vida ou empreendedores.
  • ItemRelatório de pós-doc
    Continuity, inertia and change in foreign policy: Brazil’s multilateral inroads in climate negotiations
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Albuquerque, Felipe Leal Ribeiro de ; Mariano, Karina Lilia Pasquariello
    Este relatório apresenta os resultados da pesquisa de pós-doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), bem como as atividades acadêmicas desenvolvidas nos períodos de 01/04/2023 a 30/09/2023 (Processo CAPES-PrInt 88887.802609/2023-00) e de 01/10/2023 a 30/09/2024 (Processo CAPES-PrInt 88887.891529/2023-00). A pesquisa intitulada “Continuity, inertia and change in foreign policy: Brazil’s multilateral inroads in climate negotiations” tinha o objetivo de analisar os fatores explicativos de mudança, inércia e continuidade nas posições multilaterais brasileiras nas negociações sobre mudança do clima. Para além da urgência em avançar mais estudos sobre o tema, com óbvias implicações domésticas, regionais e internacionais, a temática ganhou ainda mais pertinência com a transição governamental entre os governos de Jair Bolsonaro (2019-2022) e Luiz Inácio Lula da Silva (2023-).
  • ItemRelatório de pós-doc
    A implementação de políticas públicas de promoção da convivência escolar no Brasil: iniciativas das Secretarias Estaduais de Educação pós onda de ataques (2022) a partir das divulgações de leis e ações dos sites oficiais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Tessaro, Mônica ; Tognetta, Luciene Regina Paulino ; Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Esta investigação está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM), na linha de pesquisa: “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência” e, objetiva analisar as leis e ações criadas pelos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, voltadas para a promoção da convivência na educação básica como resposta aos ataques sofridos nas escolas brasileiras a partir de 2022. Sabemos que, alcançar a promoção de uma cultura de paz e não violência está no 4º objetivo (que trata sobre a educação de qualidade) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados para a Agenda 2030 da ONU. Isso posto, não podemos desconsiderar os ataques que marcaram de maneira ímpar a instituição escolar no Brasil, os quais mataram crianças, adolescentes e docentes, criaram pânico nas famílias, entre educadores e na sociedade em geral. Deste modo, verificar se os estados criam ações próprias e/ou seguem as políticas públicas instituídas em nível federal para enfrentar os processos de violência torna-se significativo, especialmente para evidenciar qual é a sua contribuição no que tange a promoção de uma educação pautada na promoção da convivência. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental e analítico, cujos dados foram levantados por meio de consultas on-line, a saber: a) primeiro acessamos os sites das Assembleias Legislativas Estaduais, usando os descritores: bullying, violências, convivência, cultura da paz, na barra de pesquisa de leis; b) levantamos os documentos publicizados nos sites oficiais das Secretarias de Estado de Educação, utilizando-se de palavras-chave como: bullying, violências, convivência, cultura da paz. Utilizando-se do método qualitativo e os pressupostos teórico-reflexivos da teoria do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1996; 2012) categorizamos e interpretamos os dados à luz das seguinte organização: categorias primárias – referente a análise das leis: a) Informativas; b) Formativas; c) Interventivas/policiais; d) Punitivas, de vigia e controle. Já as categorias secundárias foram organizadas a partir das ações realizadas e publicadas pelas Secretarias de Estado de Educação tendo como base as categorias primárias, a saber: a) Informativa: Para docentes; Para discentes; Para a comunidade escolar; b) Interventiva: Ações Pedagógicas envolvendo a polícia; Protocolos de segurança; Instalação de equipamentos de segurança; c) Punitiva, vigia e controle: Controle e vigia na entrada e saída da escola; d) Formativa: Formação Docente; Formação Discente; Núcleos multiprofissionais. Os resultados mostram que ações interventivas envolvendo policiais estão muito mais presentes entre os estados das regiões Sul e Norte do país. Do ponto de vista de ações de formação, estas estão mais presentes nas regiões Sudeste e Nordeste. Ações informativas encontram-se mais presentes nos Estados do Centro-Oeste. Ações punitivas, de vigia e controle, estão presentes em todas as regiões, com destaque entre os Estados das regiões Sudeste e Sul. Outro dado que nos chama a atenção é quanto a presença de núcleos multiprofissionais nos processos formativos nas diferentes regiões: não há menção a esse trabalho nas regiões Sul e Norte, como não há também ações informativas envolvendo a comunidade nessas mesmas regiões. Conclui-se que, segundo as leis e ações divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação brasileiras: há pouco investimento na formação docente de forma continuada e planejada; as ações são de enfrentamento às violências de forma punitiva e de controle; as intervenções envolvem a polícia na escola numa perspectiva pedagógica; há pouco envolvimento da comunidade e da rede de proteção (núcleos multiprofissionais) para a promoção da convivência nas escolas.
  • ItemRelatório de pós-doc
    Variação linguística e ensino: proposta de uma abordagem metodológica para ensino das línguas bantu moçambicanas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-24) Abdula, Rajabo Alfredo Mugabo ; Berlinck, Rosane de Andrade
    Este relatório objetiva apresentar o trabalho realizado no período de agosto de 2022 a março de 2023 e de março de 2023 a abril de 2024, durante a vigência do estágio pós-doutoral previsto para encerrar em 25 de agosto de 2023, e depois prorrogado para 25 de agosto de 2024. Um pedido de prorrogação de 25/08/2024 a 25/08/2025 já foi avaliado e aprovado, como consta do registro no SISPROPe-PD. No entanto, o pós-doutorando foi contemplado por uma bolsa no âmbito do Edital 05/2024/PROPe - Programa Unesp de Pós-Doutorado - Chamada Pública para Seleção de Bolsistas. De modo a regularizar o registro do pós-doutorando no sistema do Programa de Pós-Doutorado da Unesp, vimos solicitar a finalização do projeto, que estava cadastrado na modalidade Pós-Doc-III, para que possamos fazer o registro na modalidade Pós-Doc-I