Araraquara - IQAR - Instituto de Química
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254052
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ItemObjeto educacional Explorando o mundo microscópico: uma jornada dentro das células(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-07) Silva, Maria Auxiliadora Cavalcanti ; Bego, Amadeu Moura ; Ferrari, Tarso Bortolucci ; Alves, Milena ; Natale, Melany Isabel Garcia ; Instituto de QuímicaEsta UDM foi planejada pensando nos alunos da rede do Estado de São Paulo, em específico, uma escola do Programa Ensino Integral de 7 horas na cidade de Jaú. Nesse sentido, alguns aspectos importantes foram considerados na elaboração da UDM, por serem ponderados como condicionantes que influenciam diretamente no ensino, tais como: as orientações curriculares que devem ser seguidas pelas escolas da rede, o material digital sugerido pela secretaria de educação do estado de São Paulo, o número de alunos em sala de aula, os estudantes provenientes de áreas periféricas e com uma baixa renda per capita em suas residências; e certa escassez de recursos e materiais didáticos. A UDM apresentada tem como objetivo de aprendizagem principal que os alunos sejam capazes de "analisar a influência do horário de verão no relógio biológico, atribuindo os desajustes sentido no corpo humano às mudanças observadas no funcionaento normal das células". Para possibilitar a consecução deste objetivo geral, a UDM foi divida em três SDs, as quais possuem objetivos específicos e são dividas em aulas, com diferentes estratégias didáticas visando contemplar a pluralidade da sala de aula. Como estratégia avaliativa, durante toda a UDM, definimos a avaliação do tipo formativa, em que é considerado a evolução e o desenvolvimento de cada estudante durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, todas as atividades e participações são levadas em consideração, além de o aluno ter feedbacks do professor.ItemObjeto educacional Química! E eu com isso? : uma proposta para o ensino contextualizado de modelos atômicos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-07) Conte, Carlos Henrique ; Alves, Milena ; Bego, Amadeu Moura ; Ferrari, Tarso Bortolucci ; Natale, Melany Isabel Garcia ; Instituto de QuímicaEsta UDM foi planejada pensando nos alunos da rede pública do Estado de São Paulo, sendo então consideradas as características e a realidade presente nessas instituições. Tal escolha se deu pela grande marginalização do ensino e poucos recursos didáticos disponíveis nas escolas da rede, além dessas instituições apresentarem, normalmente, um certo padrão. Em particular, a UDM foi desenvolvida e aplicada na escola E. E. Professor José Nicolau Pirágine, em Jaú-SP. Trata-se de uma escola integrante do Programa Ensino Integral de 7h (dois turnos) e, portanto, os alunos frequentam as aulas nos seguintes períodos: Ensino Fundamental: 7h às 14h e Ensino Médio: 14h14 às 21h15. A escola possui um quadro docente completo e uma equipe gestora composta por diretor, vice-diretores e coordenadores de gestão pedagógica geral e por área de conhecimento. A escola atende cerca de 360 alunos. A cidade de Jaú possui um IDH (0,778 – alto), superior à media do estado. É um importante polo industrial e agrícola, que se destaca pela quantidade de fábricas de sapatos femininos, sendo conhecida como a Capital do calçado feminino. O município é servido por vários sistemas rodoviário e ferroviário. A população está estimada em 150 252 habitantes. Ao lado da escola tem um posto de saúde, o PAS São Benedito. Dois quarteirões na frente fica a igreja de São Benedito. O bairro onde a escola se encontra é considerado de classe média – classe baixa. A atividade predominante é o comércio que varia desde o setor alimentício até oficinas e clínicas médicas em geral. A comunidade tem bom relacionamento com a escola, auxiliando em eventos e encontros escolares. A maioria dos estudantes é de um bairro mais distante, Maria Luiza IV. É um bairro de classe baixa, em que seus moradores passam dificuldades de todos os tipos. A distância média do bairro até a escola é de 1,6 km. A comunidade em geral, principalmente os familiares dos estudantes apresentam boa convivência com a escola, entendendo que a mesma traz benefícios direto para a sociedade. A relação dos estudantes e seus familiares é, na grande maioria, conflituosa. São famílias desestruturadas com problemas âmbito financeiro e emocional. A UDM foi planejada seguindo os princípios da metodologia de ensino Três Momentos Pedagógicos, apresentada por Delizoicov e Angotti (1990). O objetivo geral da UDM é analisar o desenvolvimento e os conceitos envolvendo os modelos atômicos de Rutherford e Bohr, diferenciando os espectros contínuos dos descontínuos e organizando os elementos químicos identificados em determinadas estrelas. Como estratégia avaliativa, durante toda a UDM, definimos a avaliação do tipo formativa, em que é considerado a evolução e o desenvolvimento de cada estudante durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, todas as atividades e participações são levadas em consideração, além de o aluno ter feedbacks do professor e poder refazer as atividades, a fim de que possa aprender também a partir de seus erros e tenha oportunidades de melhorar seu desempenho (GAUCHE, 2008).