São Paulo - IA - Instituto de Artes

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253779

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  • ItemTese de doutorado
    Movimentos de um teatro interseccional: alguns expedientes interseccionais na cena paulistana e propostas práticas para artistas e não artistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-11) Lopes, Vanessa Biffon ; Romano, Lucia Regina Vieira
    Este trabalho analisa as teorias da interseccionalidade pelo viés feminista, averiguando sua influência na construção de poéticas teatrais, em sua maior parte, no contexto da cidade de São Paulo. Com esse intento, a pesquisa perpassa o pensamento de autoras brasileiras (Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Jaqueline Gomes de Jesus e Geni Núñez) e do norte das Américas (Kimberlé Crenshaw, bell hooks, Patricia Hill Collins, Audre Lorde, Gloria Anzaldúa e Angela Davis), a partir de um ponto de vista contracolonial (Antônio Bispo dos Santos). São esses os motores teóricos que perspectivam confluências e impasses dessas concepções em coletivos teatrais (Cia Humbalada, Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia de Arte Negra) e em três espetáculos de grande repercussão crítica: Entrevista com Stela do Patrocínio (2005); Luís Antonio-Gabriela (2011); Branco, o cheiro do lírio e do formol (2017). Para identificar ligações com a cena contemporânea, são revisitados também alguns antecedentes do teatro negro, do teatro feminista e do teatro de viés marxista. A realização de uma experimentação prática, com a implementação do Laboratório de Criação Cênica Interseccional no Instituto de Artes da Unesp e a montagem da cena Xica nos contou um sonho (2022), ao lado de quatro propostas de oficinas curtas voltadas para artistas e não artistas, coligem o levantamento teórico e o exame das poéticas teatrais citadas, sugerindo pistas de trabalho aos e às interessados/as/us em principiar no teatro de cunho interseccional.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    THE TIMELESSNESS OF MAXIMAL MUSIC
    (2011-01-01) Menezes, Flo ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    If we consider as music that speculative, pleasant activity, yes, but which is at the same time essentially investigative, experimental in nature – the radicalism of which standing above all on the dialectical relationship between the new and the revisitation of the old in a new context –, we should recognize that, since such field of knowledge exists in a considerably autonomous manner, it has always been connected to its close cousins: mathematics and physics. From the earliest times, when Pythagoras expressed his view concerning the harmony of spheres, passing through the trivium and quadrivium of the Middle Ages and later through the scientific further developments of that Pythagorean concept by Johannes Kepler [2], until contemporaneity, when physicists themselves appeal to musical constitutions to solve problems of physics and the universe, the degree of relativeness between music and science is remarkable and evident. Simultaneities, decompositions, space/time and light are discussed here under an aesthetic approach.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Intelligence and consciousness in the machinic extensions of the human body
    (Assoc Computing Machinery, 2019-01-01) Hildebrand, Hermes Renato ; Sogabe, Milton Terumitsu ; Fogliano, Fernando Luiz ; Blumenschein, Julia Camille ; Leote, Rosangela da Silva ; ACM ; Arantes, P. ; Sa, V. J. ; DaVeiga, P. A. ; Fernandes-Marcos, A. ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ; Univ Anhembi Morumbi ; SENAC ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    The questioning about intelligence and consciousness in machines is discussed here, departing from the observation of the human body extensions used to amplify the human potential. Therefore, we approach types of machinic extensions, understood as muscular, sensory and cerebral, and going to the concepts of intelligence and artificial awareness. In this context, the use of such technologies in the creative construction of Art is presented, including Generative Art. It is intended that the debate about the possibility that, in the future, machines will be able to create and thus be considered conscious and intelligent.
  • ItemArtigo
    Original decoloniality, mestizo baroque and territory in Latin America (from the Rosario of Puebla to Santa María Tonantzintla of Cholula, México)
    (2022-09-05) DA COSTA, Everaldo Batista ; Tirapeli, Percival ; Moncada, José Omar ; Universidade de Brasília (UnB) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidad Nacional Autónoma de México
    The artistic, architectural and historical importance of the Rosario Chapel (Puebla) and the Church of Santa María Tonantzintla (Cholula), in Mexico, considering the small number of studies that relate these temples, makes it a challenge to analyze them simultaneously. Therefore, the objective of this article is to identify aesthetic elements that distinguish, throughout artistic miscegenation, an original decoloniality as an indigenous praxis of re-existence in the New World, after Tonantzintla. This demands an ontological exercise on being, duration and the irruption of aesthetic praxis in the native from the colonizing process and territorial conquest. Indigenous practices, expressions, objects or strategies that demarcate objection to colonial violence are pointed out, using the mechanisms of the Conquest itself, such as the Church and the baroque style. Four fieldworks were carried out, with direct observation, production of images and a detailed description of the ornamentation of the temples. The framework intersects the history and philosophy of the Latin American baroque, decolonial theory and the aesthetic dimension of the temples decoded by its most noteworthy interpreters.
  • ItemArtigo
    Lagoinha B
    (Universidade Federal Fluminense, 2021-01-01) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Lagoinha B é – ou deveria ser – um conjunto habitacional formado por 66 casas, na cidade de Lagoinha, estado de São Paulo. As obras começaram em 2018. Menos de um ano depois, a construtora responsável abandonou os trabalhos. Não se sabe onde foram parar os cinco milhões e novecentos mil reais destinados à construção. 66 fa-mílias permanecem sem direito à moradia. O canteiro de obras converteu-se em um cenário que o artista Robert Smithson chamaria de “ruínas ao contrário”, pois as es-truturas começaram a ruir antes mesmo de ficarem prontas.
  • ItemArtigo
    Fora da capital: oficina de documentários em vídeo digital
    (UDESC, 2020-09-14) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Documentários sempre estiveram no centro das discussões cinematográficas, seja pelas suas semelhanças e/ou diferenças com a ficção, pela sua liberdade estética ou vanguardismo. Atualmente, a tecnologia digital permite que documentários sejam produzidos e distribuídos em curtíssimos intervalos de tempo. Esses fatores têm gerado um número crescente de interessados na produção documental. A partir desse ponto, foi criada, pelo próprio autor, a oficina Documentários em Vídeo Digital, cujo o principal objetivo é compartilhar com os participantes ferramentas para que esses possam contar suas próprias histórias. O artigo trata dos processos de criação, metodologia e desenvolvimento da atividade em mais de 40 cidades do estado de São Paulo; e o processo de realização do documentário longa-metragem Fora da Capital, resultante das oficinas. Também é apresentada uma breve retrospectiva histórica do documentário, a constante de evolução de sua linguagem e seus atuais desdobramentos.
  • ItemArtigo
    Espaço urbano: território de interatividade
    (Unespar, 2020-11-25) Gervilla, Lucas Rossi ; Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    São apresentados aspectos de como a relação entre arte e lugar vem se reconfigurando desde o início do século XXI, quando um número cada vez maior de artistas deixam os espaços expositivos convencionais e buscam novos lugares para realizarem seus trabalhos. Nesse contexto, o espaço urbano vem atraindo mais e mais artistas, se convertendo em um território interativo para a arte. A arte contemporânea, com sua linguagem híbrida, potencializa a interatividade nessa nova rede cognitiva, ao mesmo tempo que cria uma relação direta com a especificidade de cada lugar (site-specificity). A segunda parte do trabalho propõe uma investigação mais concisa de exemplos específicos em termos de instalações e exposições, como a série “Multidão”, de Lucas Bambozzi e “Masp.etc.br”, do grupo EMS21. Em conclusão, as complexidades atuais que se encontram representadas na arte podem ser ainda mais enriquecidas e desenvolvidas em termos estéticos quando a obra se encontra livre para ocupar espaços de exposição não tradicionais e fluir através da amplitude urbana como um componente orgânico da sua vida conceitual e material, em vez de permanecer confinada a espaços canônicos como as galerias e instituições culturais.
  • ItemArtigo
    Estéticas do abandono
    (Universidade Federal de Uberlândia, 2021-06-15) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estéticas do Abandono é um ensaio visual contendo doze imagens, feitas entre os meses de março a dezembro de 2020, que registram lugares abandonados: a Usina Hidrelétrica Dr. Geraldo Tosta em Bragança Paulista, a fábrica de panelas Trofa L em Campo Limpo Paulista e o campo de bocha do Parque da Aclimação na cidade de São Paulo. Construções que um dia significaram avanços sociais ou tecnológicos e, atualmente, vivem um estado ruinoso presente. O trabalho faz parte da atual pesquisa de doutorado do artista, em desenvolvimento no Instituto de Artes da Unesp.
  • ItemArtigo
    Edmur, o caminhão e documentários em primeira pessoa
    (Uva Limão, 2021-01-18) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Resultado de reflexões feitas antes, durante e depois da realização do curta-metragem Edmur e o Caminhão (2018), dirigido pelo próprio autor e comissionado pelo Canal Futura. Trabalhando com o pensamento de teóricos e críticos do documentário contemporâneo como, Bill Nicholls, Jean-Louis Comolli, Jean-Claude Bernardet, Fernão Ramos e Consuelo Lins, o texto aborda diferentes formas de se pensar a criação do documentário em primeira pessoa e algumas proximidades desse formato de filme com a ficção. O autor apresenta anotações feitas durante as filmagens do curta-metragem e as analisa com base na fundamentação teórica.
  • ItemArtigo
    Documentários domésticos e desenvolvimento de projetos: oficinas audiovisuais durante a pandemia
    (2022-05-16) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O autor descreve os processos de criação, desenvolvimento e desdobramento de dois projetos de formação audiovisual produzidos durante a pandemia: a oficina “Documentários Domésticos” e o programa “Orientação de Desenvolvimento de Curtas”. São abordados os desafios e os resultados obtidos em cada um deles, além das metodologias utilizadas.
  • ItemArtigo
    Caléndulas, nostalgia e ruínas
    (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2021-02-22) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Recorre-se ao trabalho artístico Caléndulas (2020), criado por Lucas Gervilla e Soledad Rolleri para estabelecer relações entre memória, esquecimento, ruínas e nostalgia, sempre com a mediação da arte. A obra trabalha com a estética do abandono e utiliza o universo ruinoso para se relacionar com o conceito de ruinofilia, criado por Svetlana Boym (2011). Os diferentes conceitos de nostalgia propostos pela autora russa também são debatidos no texto, bem como a ideia de lejanía presente na obra Sin, de Samuel Beckett.
  • ItemArtigo
    Artista-burocrata
    (Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2021-12-14) Gervilla, Lucas Rossi ; Andrade, Patricia Lobo Ferraz de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente ensaio tem como objetivo apresentar uma nova categoria de trabalho nas artes, a qual os autores chamam de artista-burocrata. São apresentadas novas obrigações no processo artístico contemporâneo desse novo tipo de artista. No que diz respeito à metodologia, são brevemente levantadas algumas características, editais e mecanismos de fi nanciamento criados durante a pandemia, e como artistasburocratas tiveram que adaptar-se a elas. São mencionadas as principais habilidades necessárias nessa categoria e, por fi m, especula-se sobre possíveis desdobramentos futuros dessa nova profi ssão em um cenário pós-pandêmico.
  • ItemArtigo
    De como La Llorona se tornou um Miserere de Willy Corrêa de Oliveira
    (Escola de Música da UFMG, 2013-06-13) De Bonis, Mauricio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em nossa pesquisa sobre o ciclo de peças para piano Miserere, de Willy Corrêa de Oliveira (DE BONIS, 2010) discutimos uma série de procedimentos composicionais pertinentes a essa obra e à produção do compositor em geral, a saber: a metalinguagem, a relação com as artes plásticas, a condensação de ideias, a superposição de citações à maneira de um ideograma, o teatro musical, e a possibilidade de uma análise estrutural de cada peça ao lado de uma leitura semântica (incentivada pela própria partitura). Obra aberta, o Miserere tem recebido adições do compositor após a publicação da pesquisa. As mesmas ferramentas de análise aplicadas para o ciclo todo são aqui utilizadas para o estudo de uma das últimas peças a serem acrescentadas, em 2009.
  • ItemArtigo
    Teledescante nº1: polyphony in time of plague
    (Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), 2021-11-30) De Bonis, Maurício Funcia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse relato de experiência contempla uma composição instrumental como projeto para realização audiovisual em isolamento social, durante a pandemia da Covid-19. A partir da problematização do impacto da pandemia e do isolamento social no fazer musical, buscaram-se soluções não apenas viáveis como resultado artístico para os meios empregados, mas que também se apresentassem de forma propositiva e prospectiva em tempos de crise humanitária, de sombria simetria entre neoliberalismo capitalista e negligência programada nas políticas de saúde pública. Após uma descrição da pesquisa sobre o recurso à arte em pandemias passadas como princípio norteador na escolha dos materiais, é detalhada a realização audiovisual da peça. A peça foi escrita em abril de 2020 como desdobramento da análise de um moteto renascentista que, por sua vez, fora concebido ao mesmo tempo como homenagem a um compositor que perecera da peste e como paliativo contra a doença.
  • ItemArtigo
    Arte em ruínas: aproximações e desdobramentos
    (ArteFilosofia, 2022-05-29) Gervilla, Lucas Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    São discutidas algumas das relações entre arte, lugares abandonados e ruínas. É feita uma breve retrospectiva histórica de artistas que trabalharam com essa temática no século XVIII. O texto recorre ao pensamento do autor Andreas Huyssen para discutir o se ntimento de nostalgia despertado por esses lugares e influências que ele pode ter na produção de arte contemporânea. São analisadas obras de artistas contemporâneos de diversos países que abordam o universo ruinoso em suas produções. O artigo procura ainda investigar como esse tipo de arte pode tensionar as relações entre memória e esquecimento e entre cultura e natureza.
  • ItemArtigo
    Working memory in Music: Main Theoretical Milestones and Some of the Challenges in its Study
    (2021-03-12) Yamaguchi, Vitor Djun ; Bortz, Graziela ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    The working memory as a phenomenon provides many debates about human storage capacity, even before the emergence of experimental psychology. This paper will discuss two main theoretical concepts: Baddeley's multifaceted holding mechanism (1986; 2000) and Cowan's embedded-processes model (1988; 2005). We showed their common and complementary elements, bringing a non-hegemony approach, considering that some musical tools remain misunderstood. The pure concept of limit, generally discussed under chunking terms, is a challenge for this investigation, since it is supposed to be a simplifying construct that does not express all influence of previous knowledge. Also, behavioral and neuroimage evidence shows that the storage capacity will range according to each parameter that was seized.
  • ItemArtigo
    O concerto para viola e orquestra de antônio borges-cunha: Forma e interpretação
    (2013-10-21) Kubala, Ricardo Lobo ; De Biaggi, Emerson Luiz ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    This article has as object of study the Concerto for Viola and Orquestra by Antônio Borges-Cunha. We investigated the work by observing its formal structure. This resulted in data which were relevant to the understanding of the work itself and to decisive procedures in its interpretation. These data were then applied to specific issues in the area of performance, by means of a process whereby the sensations of movement and direction were delineated. This investigation discusses interpretation and the queries regarding the paths which performers can choose in their quest for positive results in expressivity. It is a study specifically geared to the area of performance and, in a broader sense, serves composers that are interested in the performer's contribution to the creative process of a work.
  • ItemArtigo
    Agrupamentos sonoros plenos na música de simultaneidades acústicas e estruturais
    (Univ Federal Goias, 2012-01-01) Pupo Nogueira, Marcos Fernandes ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    The present article reflects about the concepts of linearity, space and acoustic complexity in the definition of sound grouping as a criticism to the linear concept of phraseology mainly when applied to the music of imitative texture or of complex simultaneities. It takes as examples works by Bach, Josquin des Prez and a fragment of "Lontano" by Ligeti, to study them in two distinct dimensions, simultaneous and interconnected: the acoustic dimension with its entire spectral complexity and the relational dimension which establishes the interaction among the figures in voices and texture layers with some kind of acoustic and structural simultaneity.
  • ItemArtigo
    Agrupamentos sonoros plenos na música de simultaneidades acústicas e estruturais
    (Univ Federal Goias, 2012-01-01) Pupo Nogueira, Marcos Fernandes ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    The present article reflects about the concepts of linearity, space and acoustic complexity in the definition of sound grouping as a criticism to the linear concept of phraseology mainly when applied to the music of imitative texture or of complex simultaneities. It takes as examples works by Bach, Josquin des Prez and a fragment of "Lontano" by Ligeti, to study them in two distinct dimensions, simultaneous and interconnected: the acoustic dimension with its entire spectral complexity and the relational dimension which establishes the interaction among the figures in voices and texture layers with some kind of acoustic and structural simultaneity.
  • ItemArtigo
    As Junções de Palavras no Português Brasileiro Cantado:estudos para uma aplicaçaõo
    (2012-12-01) Starling, Juliana ; Herr, Martha ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    This article is a reflection on the possibilities for the linking and or connection of words in Brazilian Portuguese lyric diction with the intention of contributing this as a tool for singers, singing and diction teachers working with BP. The proposal came from a study of the norms for the Brazilian Portuguese pronunciation 1938 and 1958 rules, which addressed the issue, in conjunction with the analysis of the current norms, published in 2007.