Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

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    Ciência de dados e os usos desta metodologia em pesquisa acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp)) Alberto, Leonardo de Andrade (Org.) ; Moreira, Jaqueline Costa Castilho (Org.)
    Trata-se de coletânea de textos acadêmicos produzidos por discentes do programa de pós- graduação em Mídia e Tecnologia – mestrado profissional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp, campus Bauru, em parceria com seus respectivos orientadores, motivados pela escrita científica e pelas reflexões sobre metodologia, impulsionadas pela disciplina Seminário de Pesquisa. Entre os principais objetivos da referida disciplina obrigatória, que impulsionou os textos presentes neste volume, está a discussão em detalhes das etapas das pesquisas ou seus respectivos percursos metodológicos, visando a preparação do relatório para o exame de qualificação, etapa crucial da formação dos egressos do mestrado em Mídia e Tecnologia, reunidos em duas linhas de pesquisa: "Gestão Midiática e Tecnológica" e "Tecnologias Midiáticas".
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    Nuestro Norte es el Sur: re_visiones patrimoniales
    (Unesp, 2023) Simal, Vicente Julian Sobrino ; Michelon, Francisca Ferreira ; Lopez, Enrique Larive ; Nunes, Joao Fernando Igansi ; Fiorin, Evandro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este e-book celebra os Anais da I jornada de investigação entre investigadores da américa-latina, que realizaram estância de investigação na Universidad de Sevilla, na Espanha, durante o ano de 2023, sob a organização da Profa. Dra. Francisca Ferreira Michelon. Reúne os trabalhos orientados pelos docentes espanhóis, o Prof. Honorário Julián Sobrino Simal e o Prof. Dr. Enrique Larive López, na forma de capítulos em um livro de Atas, além de contar com a participação de professores convidados de outros países europeus e seus respectivos orientandos. Todos os temas perpassam pelo levantamento e análise do Patrimônio Industrial, com investigadores oriundos de diferentes áreas, de maneira a promover um encontro interdisciplinar para contrastar enfoques e metodologias sobre a temática em questão. É, também, resultado dos intercâmbios entre redes de pesquisa nacionais e internacionais, além de programas de pós-graduação, incluindo o docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC UNESP, o Prof. Dr. Evandro Fiorin
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    A inovação social como ferramenta de combate à vulnerabilidade social
    (Ed. dos Autores, 2022) Meira, Fábio Lúcio ; Albino, João Pedro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta os conceitos de Inovação e Inovação Social, destacando a aplicação de projetos de Inovação Social como ferramenta para o combate à vulnerabilidade social. Ainda, são apresentados dois exemplos brasileiros de projetos de sucesso, sendo um no apoio ao desenvolvimento de artesãos em todo Brasil e outro na área de educação, na região nordeste.
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    Design Thinking na criação de novos produtos: técnicas e ferramentas
    (Ed. dos Autores, 2022) Meira, Fábio Lúcio ; Albino, João Pedro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta o Design Thinking como uma metodologia rica para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, aplicando ferramentas que permitem a compreensão das dores e necessidades do público-alvo, perpassando por todas as atividades: Imersão, Análise, Ideação e Prototipação.
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    Jogos em ambientes virtuais: virtualizações, tecnologias colaborativas e aplicações transdisciplinares
    (FAAC, 2020-08-20) Rossi, Dorival Campos ; Castilho, Jaqueline Costa ; Américo, Marcos ; Contini, Guilherme Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No âmbito deste ebook pretende-se analisar os jogos considerando os ambientes virtuais onde cada um deles pode criar conexões. Entendendo as virtualizações, a influência de tecnologias makers e colaborativas além das aplicações transdisciplinares que valorizam a organização em rede. Por outro lado, em sua segunda parte, analisa-se o processo de desenvolvimento do projeto “Eny’s Bar: The Game”, um jogo em realidade virtual que promove a imersão em um ambiente que resgata, historicamente, um dos maiores bordéis do Brasil: a “Casa da Eny”, localizada em Bauru, interior de São Paulo.
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    A crítica e o campo do jornalismo: ruptura e continuidade
    (Cultura Acadêmica, 2015) Ventura, Mauro de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    A educação a distância na sociedade da informação e o processo de comunicação na sala de aulavirtual
    (Cultura Acadêmica, 2014) Luvizotto, Caroline Kraus ; Carniel, Fabiane ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro é um amplo debate sobre o Ensino a Distância (EaD) e as relações entre ensino e aprendizagem, dentro do contexto mais amplo da sociedade de mercado e da informação. Na pesquisa, as autoras debruçaram-se em especial sobre o ensino superior, que nas últimas décadas perdeu o caráter elitista no Brasil, ao expandir-se enormemente e com significativa contribuição do EaD. Segundo as autoras, deveu-se isto especialmente ao fato de o EaD configurar-se, antes de tudo, como uma modalidade de ensino caracterizada pela separação temporal e espacial entre professores e alunos, o que torna a aplicação dos cursos muito mais flexível, para ambos os lados. As gerações mais recentes de EaD também apresentam metodologias que promovem maior aproximação e interação entre seus agentes, proporcionando estratégias de aprendizagem mais interativas e colaborativas e mais adequadas aos diferentes contextos sociais. O trabalho também foca aspectos específicos, como a sala de aula virtual, o papel do “professor tutor” na Educação a Distância e a organização, comunicação e gestão na sala de aula virtual, sem jamais perder de vista as difíceis interações que se dão entre os aspectos educacionais e comerciais presentes nestes elementos.
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    John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil
    (Editora Unesp, 2011) Amaral, Cláudio Silveira
    O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial londrina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trabalho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.
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    A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros
    (Cultura Acadêmica, 2010) Silva, José Carlos Plácido da ; Paschorelli, Luís Carlos ; Lima, Marcos José Alves de ; Lauar, Ana Clara ; Lima, Verena Ferreira Tidei de ; Silva, Danilo Corrêa ; Carneiro, Luciane do Prado ; Silva, João Carlos Riccó Plácido da ; Scarpim, Ana Cláudia ; Ferreira, Cláudio Vidrih ; Razza, Bruno Montanari ; Lucio, Cristina do Carmo ; Alves, Silvana Aparecida ; Queiroz, Frederico Reinaldo Corrêa de ; Perussi, Alexandre ; Balbi, Rafaela Santana ; Onofre, Carlos Eduardo Lins ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os conceitos e aplicações da ergonomia estão em constante discussão no âmbito acadêmico, caracterizando um corpus de conhecimento de grande expressividade para a própria ciência ergonômica e demais áreas tecnológicas correlatas, a saber: engenharias, design, arquitetura, e outras. Entre as demandas para ampliar as análises em torno dessa disciplina apresenta-se sua evolução histórica, a qual está completa de controvérsias e discussões. De fato, há ainda uma grande dificuldade em relatar suas etapas históricas dentro do âmbito geográfico e a participação de seus precursores nessas fases. Assim, o propósito dessa coletânea foi o de reunir os estudos realizados pelos alunos da linha de pesquisa ergonomia, associados ao Laboratório de Ergonomia e Interfaces - LEI, no Programa de Pós-graduação em Design - PPGDesign, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, e apresentar subsídios para ampliação da discussão e reflexão evolutiva da ergonomia. Os primeiros capítulos relatam os precursores da ergonomia, com destaque para Leonardo da Vinci e seus estudos na área da anatomia; Bélidor, Patissier e suas contribuições para a organização do trabalho; o Taylorismo e os aspectos da organização científica do trabalho, bem como a contribuição de Jules Amar nesse âmbito. Os demais capítulos abordam a origem e evolução da ergonomia na Europa, na Rússia (ex URSS), Estados Unidos da América, América Latina e Brasil, com ênfase a criação de laboratórios e associações não governamentais. De modo geral, os estudos ora apresentados preenchem lacunas ainda existentes dentro da ergonomia e procuram estabelecer um elo de ligação para a continuidade futura das pesquisas na área
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    Design, empresa, sociedade
    (Cultura Acadêmica, 2010) Landim, Paula da Cruz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.
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    História e comunicação na nova ordem internacional
    (Cultura Acadêmica, 2009) Vicente, Maximiliano Martin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro estabelece pontos de encontro entre a História e a Comunicação, analisando a trajetória recente dessas duas áreas no intuito de identificar suas possibilidades de convergência. Indica também, por outro lado, a necessidade de se atentar para as diferenças entre ambas, sem que isso represente, necessariamente, um antagonismo irreversível. Privilegiando a História do Tempo Presente e as Teorias da Comunicação, o livro salienta a importância do diálogo entre historiadores e teóricos da comunicação. Segundo o autor, as duas áreas podem contribuir à sociedade como ferramentas de desconstrução de discursos, idéias e versões. Por meio de um estudo de caso - os atentados de 11 de setembro, noticiados pelos periódicos Veja e Le Monde Diplomatique - sua pesquisa evidencia a importância de alguns procedimentos usados na comunicação para a História do Tempo Presente
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    Espetáculo, festa, argumentação e organização: reflexões sobre os eventos como estratégia de comunicação em movimentos sociais
    (Cultura Acadêmica, 2013) Moraes, Erika de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O papel dos eventos em movimentos sociais e sua importância como estratégia de comunicação sob a ótica das Relações Públicas é o tema principal desenvolvido nesse livro. Elaine Cristina Gomes de Moraes toma como base para sua análise a 5ª. Parada da Diversidade de Bauru, cidade do interior paulista, evento realizado em agosto de 2012 pela Associação da Diversidade de Bauru (ABD) e composto majoritariamente pelo movimento homossexual, mas também por outras minorias. Eventos têm papel fundamental no movimento homossexual e expressam seus ideais, reivindicações e identidade, na medida em que aglutinam publicamente pessoas com objetivos comuns. Ao mesmo tempo, tornam-se importantes meios de expressão do movimento por conta da repercussão proporcionada pelos meios de comunicação. Dessa forma, a autora propõe analisar os eventos como ações de comunicação, já que essas atividades são planejadas para a construção de uma imagem. E, também, constituídas como estratégica de comunicação, cujos objetivos são o avanço social e a proposta de transformação da realidade, na medida em que promovem a visibilidade e a legitimidade às lutas do movimento social. A autora destaca que o movimento homossexual começou suas articulações com a organização do primeiro grupo na década de 1970. Desde então diversos outros grupos, como os de lésbicas, transexuais e travestis se formaram, mudando a trajetória inicial. Às lutas que reivindicavam igualdade de direitos, somaram-se outras, como as que protestavam contra a violência aos homossexuais. Também nascem desse caldo as famosas paradas do Orgulho Gay. Com o estudo de caso da Parada da Diversidade de Bauru, a segunda maior do estado de São Paulo, a autora analisa entre outras questões, o modo como o movimento homossexual da cidade utiliza eventos nas suas estratégias de luta, como organiza a parada e a repercussão do evento na mídia. Ela ainda examina como o evento ...
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    Genetocentrismo: mídia, ciência e cultura na modernidade tardia
    (Cultura Acadêmica, 2012) Bertolli Filho, Cláudio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O programa de sequenciamento (ou leitura) do genoma humano e o impacto da descoberta do chamado livro da vida na cultura popular está no centro deste trabalho, que procura, com uma abordagem de matriz antropológica, desvendar o processo de fetichização desenvolvido pela mídia em torno do assunto. O autor percorre o encadeamento de ideias que permitiu a ampla divulgação dos acontecimentos em torno do sequenciamento do genoma humano, e acompanha com isenção as notícias sobre o tema produzidas e articuladas pela mídia impressa, representada no livro pelo jornal Folha de São Paulo. Segundo ele, o entusiasmo - observado em escala global - foi nutrido pela presunção de que o conhecimento pormenorizado do genoma humano poderia, em curto prazo, oferecer respostas satisfatórias para um grande número de problemas relacionados à saúde, à longevidade e ao funcionamento da vida social. Os fantásticos benefícios das novas descobertas científicas alardeadas pela mídia ganhariam a dimensão, segundo o autor, de uma verdadeira cultura genetocêntrica, isto é, de elemento explicador de praticamente tudo: da doença ao amor, do tempo de vida individual ao homicídio ocorrido em algum canto da cidade
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    Os direitos na esfera pública mediática: a imprensa como instrumento da cidadania
    (Cultura Acadêmica, 2012) Soares, Murilo César ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O modo como a imprensa atua em defesa da cidadania é o tema deste livro, de Murilo César Soares. Baseado em levantamento e análise de conteúdo dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo ele discute os conceitos de cidadania, esfera pública e hegemonia, com destaque para o papel do jornalismo como interface entre o Estado, a sociedade civil e a opinião pública. Ponto central da pesquisa, o conceito de jornalismo é analisado em suas diferentes facetas, como a de fiscalizador da ação do Estado - e, portanto, participante do processo político e administrativo - e a de intermediário da opinião pública. O estudo analisa ainda a mídia como meio de agendamento e de enquadramento de questões públicas, ou seja, como agente com capacidade de pautar e priorizar os assuntos para a sociedade, além de deter o poder de focar, formatar e expor esses temas ao transformá-los em material jornalístico. A atuação da imprensa em questões de cidadania é demonstrada a partir da análise detalhada de como os dois jornais paulistas agendaram e enfocaram casos envolvendo ameaça ou violação de direitos da cidadania e as atitudes e ações das autoridades públicas em relação a tais situações. A obra apresenta um painel da importância dada pelos diários à cobertura de demandas de movimentos sociais ou da precariedade de condições de vida, assim como da violação de direitos civis, como prisões ilegais, violência policial e abuso de autoridade, além da inserção dos negros na sociedade e na economia. Os resultados da pesquisa sobre a cobertura realizada pelos jornais dão suporte para o autor situar a imprensa entre os meios sociais que contribuem para a implementação dos direitos da cidadania e indicar alternativas para seu aperfeiçoamento
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    O futuro do design no Brasil
    (Cultura Acadêmica, 2012) Silva, Danilo Corrêa ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Silva, João Carlos Riccó Plácido da ; Silva, José Carlos Plácido da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As transformações que o mundo tem experimentado, por meio de inovações tecnologias constantes, mercados em mudança e novas formas de organização comercial e social certamente exigem adaptações das teorias e práticas do design. Se for visto com seriedade e responsabilidade, este poderá se tornar uma das bases da configuração do ambiente tecnológico e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Neste livro, em que fazem essa previsão, calcados em ampla argumentação, os autores expõem um cenário abrangente do design no Brasil e no mundo, de suas origens históricas aos os dias atuais e do que se espera da área para o futuro. Eles analisam como o design se desenvolveu, de que modo foi sendo moldado ao longo do tempo, suas aplicações e implicações nos campos econômico, tecnológico, social e ambiental, além do papel do designer enquanto profissional criativo e científico. Ainda hoje, as corporações subordinam o designer a áreas técnicas, como a de engenharia. Os autores defendem maior reconhecimento e autonomia desse profissional, na medida em que ele pode estar à frente de diversas atividades nas organizações, como criação de sinalização e uniformes, desenvolvimento de produtos, layout de ambientes e papelaria, estabelecendo identidade comum para esses elementos.
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    Na trilha juvenil da mídia: dos suplementos teens para as tecnologias digitais
    (Cultura Acadêmica, 2012) Gobbi, Maria Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A autora procura discutir as consequências de a cultura juvenil ser hoje o ingrediente fundamental da comunicação digital, e os efeitos desta cultura sobre o comportamento dos jovens e sobre o próprio conceito de juventude. Ela enfatiza que nas últimas décadas tal conceito passou definir, mais do que uma faixa etária, uma espécie de mercadoria, oferecida, para qualquer interessado, na mídia, em academias de ginástica, casas de shows, shopping centers e nos mais variados espaços urbanos. A pesquisadora analisa o comportamento de várias gerações de jovens, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, a partir da consolidação da TV e de mídias voltadas especificamente para esse público, como os suplementos teen. E mostra que as novas tecnologias digitais - com sua portabilidade, mobilidade e interatividade - estão trazendo novos cenários, novas conformações da vida social, múltiplas configurações de tempo e desenhando espaços antes inimagináveis, ocupados principalmente pelos jovens. Trata-se de uma geração extremamente conectada e rebelde à sua maneira contra os valores tradicionais, que está desenvolvendo um novo estilo e um novo modo de entender o processo comunicativo, com grande dinamismo. No entanto, trata-se também de uma geração que não consegue fugir do aspecto mais perverso das tecnologias digitais, pois estas, ao evoluírem e se transformarem praticamente a cada dia e quase sempre a reboque do mercado, exigem seguidas adaptações, que os jovens nem sempre conseguem acompanhar de forma rápida e sistemática, de modo a ficarem imunes a frustrações.
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    Roteiros educativos: a adaptação de materiais didáticos para a tv digital interativa
    (Cultura Acadêmica, 2012) Abreu, Evaldo Aparecido de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao conceber esta obra, Evaldo Aparecido de Abreu levou em conta o decreto que instituiu o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que lista entre os objetivos da tecnologia propiciar a criação de rede universal de educação a distância. Ele estudou as atividades que deve desempenhar o profissional responsável por adequar material didático impresso, como livros e apostilas, em material audiovisual, mais especificamente para explorar a interatividade da TV. De todo o processo, o livro analisa a etapa da transformação do conteúdo pedagógico em produto audiovisual, chamado de design instrucional. E destaca o papel que o coordenador geral dessa atividade deve desempenhar. A obra levanta questões como as características tecnológicas da TV digital e do middleware Ginga, o software promotor da interatividade, e discute métodos de adaptação do material didático para a TV digital. Inclui ainda reflexões sobre a importância da interatividade no desenvolvimento de projetos educacionais e sobre como estes podem contribuir para a melhoria da educação brasileira.
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    Políticas e gestão da comunicação no Brasil contemporâneo
    (Cultura Acadêmica, 2011) Rothberg, Danilo ; Gobbi, Maria Cristina ; Bezerra, Heloisa Dias ; Vladimyr Lombardo Jorge ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli ; Braga, Sérgio ; Araújo, Rafael de Paula Aguiar ; Penteado, Claudio Luis de Camargo ; Santos, Marcelo Burgos Pimentel dos ; Carvalho, Juliano Maurício de ; Lourenço, André Luis ; Teixeira, Henrique de Oliveira ; Andrade, Thales Haddad Novaes de ; Romangnolli, Marisa ; Liberato, Fabíola ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Federal de Goiás (UFG) ; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ; Universidade Federal do Paraná (UFPR) ; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    O volume, organizado pelo professor Danilo Rothberg, reúne artigos de docentes e pesquisadores de pós-graduação das áreas de ciências humanas e sociais que buscam esclarecer ações que envolvem a comunicação desenvolvida por atores sociais a fim de ampliar os espaços democráticos. A maior parte dos artigos são de autoria de docentes da Unesp e tratam de temas relacionados à comunicação via Internet e de sua aplicação em iniciativas políticas e de interação de instâncias de poder com o público. Mas o livro ainda discute outros meios, como rádio e televisão, além da comunicação organizacional. A obra procura aplicar o conhecimento científico no campo da comunicação desenvolvido nas universidades à realidade do Brasil de hoje. Diante do quadro de constante inovação das formas de se comunicar observado nos últimos anos, os autores contribuem para superar um cenário de aparente falta de informações sobre as realizações políticas e de gestão do setor.
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    Processos midiáticos e produção de sentido
    (Cultura Acadêmica, 2011) Ventura, Mauro Souza ; Luís Mauro Sá Martino ; Médola, Ana Sílvia Lopes Davi ; Domingos, Adenil Alfeu ; Soares, Murilo César ; Bueno, Noemi Correa ; Vicente, Maximiliano Martin ; Lima, Verônica Maria Alves ; Bertolli Filho, Cláudio ; Gonçalves, Elizabeth Moraes ; Marques, José Carlos ; Campos, Pedro Celso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Constituída por um conjunto de artigos de docentes da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp e de outras instituições de ensino superior, esta obra tem como ponto de convergência a análise da mídia. Organizada pelo professor Mauro de Souza Ventura, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp, o livro busca compreender as dimensões socioculturais e de produção de sentido nos processos de elaboração, veiculação e recepção da comunicação midiática. Os aspectos abordados são diversos, mas os artigos podem ser reunidos em torno de três eixos - questões teórico-metodológicas, análises específicas de notícias e estudos sobre algumas especializações da comunicação da mídia. As análises transitam por temas como as ambivalências da chamada Teoria da Comunicação, o papel de storytellers dos jornalistas em sua produção na web, uma comparação das coberturas do caso da estudante Geysy Arruda feitas pelos jornais Folha e Estadão e o jornalismo científico na imprensa brasileira, entre outros.
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    Design e planejamento: aspectos tecnológicos
    (Cultura Acadêmica, 2009) Menezes, Marizilda dos Santos ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Yamada, Thaís Regina Ueno ; Castro, Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de ; Emídio, Lucimar de Fátima Bilmaia ; Santos, Claudemilson dos ; Schwartz, Ada Raquel Doederlein ; Neves, Aniceh Farah ; Silva, Fernando José da ; Monteiro, Cláudia Cirineo Ferreira ; Alencar, Francisco de ; Carvalho, Rodrigo Ferreira de ; Marar, João Fernando ; Custódio, Daniela Macário ; Silva, José Carlos Plácido da ; Tosta, Paulo Antonio ; Gasparini Júnior, Roberto Antônio ; Faria, João Roberto Gomes de ; Franceschi, Roberta Barban ; Nascimento, Roberto Alcarria do ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os trabalhos apresentados neste livro resultam da linha de pesquisa O Planejamento de Produto, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Demonstram as muitas possibilidades dessa área, partindo dos novos conceitos de Design, muitas vezes chamado de Design Cultural, Design Étnico ou Design Vernacular. Tais designações se referem à produção cultural humana, independente da forma de produção (industrial ou manual) ou do estagio de avanço tecnológico em que se encontra o grupo étnico que o produz. Destacam-se na obra trabalhos sobre o Design Étnico, a Gestão de Design, a pratica profissional, as metodologias dos projetos, o Design de Moda, o Design de Superfície, e ainda as tecnologias computacionais e a arquitetura no design. Olhares diversos como esses permitem vislumbrar novos cenários e sujeitos, com a introdução de tecnologias inovadoras, novos materiais e processos, fatores que devem ser considerados e discutidos quando se ensina, pesquisa e projeta