Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

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    Ciência de dados e os usos desta metodologia em pesquisa acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp)) Alberto, Leonardo de Andrade (Org.) ; Moreira, Jaqueline Costa Castilho (Org.)
    Trata-se de coletânea de textos acadêmicos produzidos por discentes do programa de pós- graduação em Mídia e Tecnologia – mestrado profissional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp, campus Bauru, em parceria com seus respectivos orientadores, motivados pela escrita científica e pelas reflexões sobre metodologia, impulsionadas pela disciplina Seminário de Pesquisa. Entre os principais objetivos da referida disciplina obrigatória, que impulsionou os textos presentes neste volume, está a discussão em detalhes das etapas das pesquisas ou seus respectivos percursos metodológicos, visando a preparação do relatório para o exame de qualificação, etapa crucial da formação dos egressos do mestrado em Mídia e Tecnologia, reunidos em duas linhas de pesquisa: "Gestão Midiática e Tecnológica" e "Tecnologias Midiáticas".
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    Nuestro Norte es el Sur: re_visiones patrimoniales
    (Unesp, 2023) Simal, Vicente Julian Sobrino ; Michelon, Francisca Ferreira ; Lopez, Enrique Larive ; Nunes, Joao Fernando Igansi ; Fiorin, Evandro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este e-book celebra os Anais da I jornada de investigação entre investigadores da américa-latina, que realizaram estância de investigação na Universidad de Sevilla, na Espanha, durante o ano de 2023, sob a organização da Profa. Dra. Francisca Ferreira Michelon. Reúne os trabalhos orientados pelos docentes espanhóis, o Prof. Honorário Julián Sobrino Simal e o Prof. Dr. Enrique Larive López, na forma de capítulos em um livro de Atas, além de contar com a participação de professores convidados de outros países europeus e seus respectivos orientandos. Todos os temas perpassam pelo levantamento e análise do Patrimônio Industrial, com investigadores oriundos de diferentes áreas, de maneira a promover um encontro interdisciplinar para contrastar enfoques e metodologias sobre a temática em questão. É, também, resultado dos intercâmbios entre redes de pesquisa nacionais e internacionais, além de programas de pós-graduação, incluindo o docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC UNESP, o Prof. Dr. Evandro Fiorin
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    A inovação social como ferramenta de combate à vulnerabilidade social
    (Ed. dos Autores, 2022) Meira, Fábio Lúcio ; Albino, João Pedro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta os conceitos de Inovação e Inovação Social, destacando a aplicação de projetos de Inovação Social como ferramenta para o combate à vulnerabilidade social. Ainda, são apresentados dois exemplos brasileiros de projetos de sucesso, sendo um no apoio ao desenvolvimento de artesãos em todo Brasil e outro na área de educação, na região nordeste.
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    Design Thinking na criação de novos produtos: técnicas e ferramentas
    (Ed. dos Autores, 2022) Meira, Fábio Lúcio ; Albino, João Pedro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta o Design Thinking como uma metodologia rica para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, aplicando ferramentas que permitem a compreensão das dores e necessidades do público-alvo, perpassando por todas as atividades: Imersão, Análise, Ideação e Prototipação.
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    Será que é tudo isso mesmo?
    (Unesp, 2020) Bahia, Marta Alice Nelli ; Mantovani, Camila Lopes Nogueira ; Cardoso, Hugo Ferrari (Ed.) ; Bahia, Paola Nelli (Il.)
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    Guia agenda 2030: integrando ODS, educação e sociedade
    (Lucas Furio Melara; Raquel Cabral, 2020) Cabral (Org.), Raquel ; Gehre (Org.), Thiago
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    Jogos em ambientes virtuais: virtualizações, tecnologias colaborativas e aplicações transdisciplinares
    (FAAC, 2020-08-20) Rossi, Dorival Campos ; Castilho, Jaqueline Costa ; Américo, Marcos ; Contini, Guilherme Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No âmbito deste ebook pretende-se analisar os jogos considerando os ambientes virtuais onde cada um deles pode criar conexões. Entendendo as virtualizações, a influência de tecnologias makers e colaborativas além das aplicações transdisciplinares que valorizam a organização em rede. Por outro lado, em sua segunda parte, analisa-se o processo de desenvolvimento do projeto “Eny’s Bar: The Game”, um jogo em realidade virtual que promove a imersão em um ambiente que resgata, historicamente, um dos maiores bordéis do Brasil: a “Casa da Eny”, localizada em Bauru, interior de São Paulo.
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    A busca por modelos internacionais de ensino: uma experiência UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016) Santos-Pinto, Lourdes Aparecida Martins dos ; Oliva, Valéria Nobre Leal de Souza ; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos ; Porém, Maria Eugênia ; Cabral, Raquel ; Andrelo, Roseane ; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão ; Carvalho, Alonso Bezerra de ; Brocanelli, Cláudio Roberto ; Bueno, Sinésio Ferraz ; Silva, Vandeí Pinto da ; Fertonani, Fernando Luis ; Plicas, Lidia Maria de Almeida ; Hojo, Ossamu ; Fiorin, Evandro ; Francisco, Arlete Maria ; Baron, Cristina Maria Perissinotto ; Hirao, Hélio ; Ming, Lin Chau ; Bonfim, Filipe Pereira Giardini ; Vargas, Pablo Forlan ; Lodi, Paulo César ; Nogueira, Caio Gorla ; Giacheti, Heraldo Luiz ; Jugend, Daniel ; Gobbo Júnior, José Alcides ; França, Thiago Valle ; Pereira, Jorge Fernando Brandão ; Almeida, Adélia Emília de ; Santos, Lucinéia dos ; Millen, Danilo Domingues ; Prado, Evandro Pereira ; Martins, Antonio Cesar Germano ; Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão ; Roveda, José Arnaldo Frutuoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    A crítica e o campo do jornalismo: ruptura e continuidade
    (Cultura Acadêmica, 2015) Ventura, Mauro de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    A educação a distância na sociedade da informação e o processo de comunicação na sala de aulavirtual
    (Cultura Acadêmica, 2014) Luvizotto, Caroline Kraus ; Carniel, Fabiane ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro é um amplo debate sobre o Ensino a Distância (EaD) e as relações entre ensino e aprendizagem, dentro do contexto mais amplo da sociedade de mercado e da informação. Na pesquisa, as autoras debruçaram-se em especial sobre o ensino superior, que nas últimas décadas perdeu o caráter elitista no Brasil, ao expandir-se enormemente e com significativa contribuição do EaD. Segundo as autoras, deveu-se isto especialmente ao fato de o EaD configurar-se, antes de tudo, como uma modalidade de ensino caracterizada pela separação temporal e espacial entre professores e alunos, o que torna a aplicação dos cursos muito mais flexível, para ambos os lados. As gerações mais recentes de EaD também apresentam metodologias que promovem maior aproximação e interação entre seus agentes, proporcionando estratégias de aprendizagem mais interativas e colaborativas e mais adequadas aos diferentes contextos sociais. O trabalho também foca aspectos específicos, como a sala de aula virtual, o papel do “professor tutor” na Educação a Distância e a organização, comunicação e gestão na sala de aula virtual, sem jamais perder de vista as difíceis interações que se dão entre os aspectos educacionais e comerciais presentes nestes elementos.
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    Comunicação, cultura e linguagem
    (Cultura Acadêmica, 2014) Simis, Anita ; Brunelli, Anna Flora ; Rebechi Junior, Arlindo ; Napolitano, Carlo José ; Gonzáles, Lucilene dos Santos ; Gobbi, Maria Cristina ; Maciel, Suely ; Moraes, Érika ; Américo, Marcos ; Rothberg, Danilo ; Machado Filho, Francisco ; Pait, Heloisa ; Sales, Ruan ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli ; Santos, Vanessa Matos dos ; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini ; Bertolli Filho, Claudio ; Marques, José Carlos ; Soares, Murilo Cesar ; Terossi, Karen ; Betti, Juliana C. G. ; Xavier, Juarez Tadeu de Paula ; Ventura, Mauro Souza ; Belda, Francisco Rolfsen ; Odeh, Muna Muhammad ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os artigos apresentados neste volume da coleção “Desafios Contemporâneos” têm como objetivo refletir sobre os problemas atuais que marcam o diálogo com o campo acadêmico e científico da Comunicação. Os 18 artigos reunidos aqui contemplam a área de Comunicação e envolvem diferentes linhas de pesquisa. A iniciativa teve como fim expor não apenas as discussões gerais sobre o campo, mas também a experiência singular e atuante dos pesquisadores da Unesp dedicados ao estudo da Comunicação. Três eixos nortearam a organização dos artigos. O primeiro, “Múltiplas formas de linguagem e produção de sentido”, reúne textos que investigam o campo da produção, da circulação e do funcionamento e das estruturas da linguagem nas diversas mídias e nas suas tipologias textuais. “Políticas e estratégias da Comunicação” trata dos processos e fluxos de comunicação no mundo atual e sua relação com a política na sociedade. Já o terceiro eixo, “Relações socioculturais e suas manifestações na esfera da indústria cultural e das mídias digitais”, analisa as dimensões dos processos, da difusão e da recepção dos produtos midiáticos em sua relação sociocultural. Entre os temas abordados estão a comparação entre as linguagens jornalística e publicitária, a censura judicial à liberdade de imprensa, o desafio teórico-metodológico na aplicação da antropologia interpretativa ao campo da comunicação, conjunturas e desafios da educação superior em comunicação no Brasil, a focalização da vida operária no cinema de Leon Hirszman pelo filme Eles não usam black-tie, entre outros.
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    Arte-ciência: processos criativos
    (Cultura Acadêmica, 2015) Fiorin, Evandro ; Landim, Paula da Cruz ; Leote, Rosangela da Silva ; Santos, Aline Darc Piculo dos ; Valente, Agnus ; Francisco, Arlete Maria ; Amaral, Claudio Silveira ; Baron, Cristina Maria Perissinotto ; Hirao, Hélio ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Moura, Mônica ; Masseran, Paulo Roberto ; Salcedo, Rosío Fernandez Baca ; Gomes, Samir Hernandes Tenório ; Bigal, Solange ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os nove artigos reunidos nesta obra apresentam, com abordagens plurais, uma visão multidisplicinar sobre arte, ciência e processos criativos. A coletânea engloba diversos trabalhos ligados ao âmbito das manifestações artísticas, da arquitetura e do design contemporâneos, além dos processos criativos inerentes ao ensino dessas linguagens. A diversidade de enfoques aqui verificada demonstra que, independentemente da área em se procede a transformação do conhecimento, há correlações possíveis de pensamentos e achados teóricos, refletindo o sistema de relação com o mundo e sua criação, em todas as direções.
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    John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil
    (Editora Unesp, 2011) Amaral, Cláudio Silveira
    O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial londrina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trabalho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.
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    A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros
    (Cultura Acadêmica, 2010) Silva, José Carlos Plácido da ; Paschorelli, Luís Carlos ; Lima, Marcos José Alves de ; Lauar, Ana Clara ; Lima, Verena Ferreira Tidei de ; Silva, Danilo Corrêa ; Carneiro, Luciane do Prado ; Silva, João Carlos Riccó Plácido da ; Scarpim, Ana Cláudia ; Ferreira, Cláudio Vidrih ; Razza, Bruno Montanari ; Lucio, Cristina do Carmo ; Alves, Silvana Aparecida ; Queiroz, Frederico Reinaldo Corrêa de ; Perussi, Alexandre ; Balbi, Rafaela Santana ; Onofre, Carlos Eduardo Lins ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os conceitos e aplicações da ergonomia estão em constante discussão no âmbito acadêmico, caracterizando um corpus de conhecimento de grande expressividade para a própria ciência ergonômica e demais áreas tecnológicas correlatas, a saber: engenharias, design, arquitetura, e outras. Entre as demandas para ampliar as análises em torno dessa disciplina apresenta-se sua evolução histórica, a qual está completa de controvérsias e discussões. De fato, há ainda uma grande dificuldade em relatar suas etapas históricas dentro do âmbito geográfico e a participação de seus precursores nessas fases. Assim, o propósito dessa coletânea foi o de reunir os estudos realizados pelos alunos da linha de pesquisa ergonomia, associados ao Laboratório de Ergonomia e Interfaces - LEI, no Programa de Pós-graduação em Design - PPGDesign, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, e apresentar subsídios para ampliação da discussão e reflexão evolutiva da ergonomia. Os primeiros capítulos relatam os precursores da ergonomia, com destaque para Leonardo da Vinci e seus estudos na área da anatomia; Bélidor, Patissier e suas contribuições para a organização do trabalho; o Taylorismo e os aspectos da organização científica do trabalho, bem como a contribuição de Jules Amar nesse âmbito. Os demais capítulos abordam a origem e evolução da ergonomia na Europa, na Rússia (ex URSS), Estados Unidos da América, América Latina e Brasil, com ênfase a criação de laboratórios e associações não governamentais. De modo geral, os estudos ora apresentados preenchem lacunas ainda existentes dentro da ergonomia e procuram estabelecer um elo de ligação para a continuidade futura das pesquisas na área
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    Design, empresa, sociedade
    (Cultura Acadêmica, 2010) Landim, Paula da Cruz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.
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    História e comunicação na nova ordem internacional
    (Cultura Acadêmica, 2009) Vicente, Maximiliano Martin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro estabelece pontos de encontro entre a História e a Comunicação, analisando a trajetória recente dessas duas áreas no intuito de identificar suas possibilidades de convergência. Indica também, por outro lado, a necessidade de se atentar para as diferenças entre ambas, sem que isso represente, necessariamente, um antagonismo irreversível. Privilegiando a História do Tempo Presente e as Teorias da Comunicação, o livro salienta a importância do diálogo entre historiadores e teóricos da comunicação. Segundo o autor, as duas áreas podem contribuir à sociedade como ferramentas de desconstrução de discursos, idéias e versões. Por meio de um estudo de caso - os atentados de 11 de setembro, noticiados pelos periódicos Veja e Le Monde Diplomatique - sua pesquisa evidencia a importância de alguns procedimentos usados na comunicação para a História do Tempo Presente
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    Espetáculo, festa, argumentação e organização: reflexões sobre os eventos como estratégia de comunicação em movimentos sociais
    (Cultura Acadêmica, 2013) Moraes, Erika de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O papel dos eventos em movimentos sociais e sua importância como estratégia de comunicação sob a ótica das Relações Públicas é o tema principal desenvolvido nesse livro. Elaine Cristina Gomes de Moraes toma como base para sua análise a 5ª. Parada da Diversidade de Bauru, cidade do interior paulista, evento realizado em agosto de 2012 pela Associação da Diversidade de Bauru (ABD) e composto majoritariamente pelo movimento homossexual, mas também por outras minorias. Eventos têm papel fundamental no movimento homossexual e expressam seus ideais, reivindicações e identidade, na medida em que aglutinam publicamente pessoas com objetivos comuns. Ao mesmo tempo, tornam-se importantes meios de expressão do movimento por conta da repercussão proporcionada pelos meios de comunicação. Dessa forma, a autora propõe analisar os eventos como ações de comunicação, já que essas atividades são planejadas para a construção de uma imagem. E, também, constituídas como estratégica de comunicação, cujos objetivos são o avanço social e a proposta de transformação da realidade, na medida em que promovem a visibilidade e a legitimidade às lutas do movimento social. A autora destaca que o movimento homossexual começou suas articulações com a organização do primeiro grupo na década de 1970. Desde então diversos outros grupos, como os de lésbicas, transexuais e travestis se formaram, mudando a trajetória inicial. Às lutas que reivindicavam igualdade de direitos, somaram-se outras, como as que protestavam contra a violência aos homossexuais. Também nascem desse caldo as famosas paradas do Orgulho Gay. Com o estudo de caso da Parada da Diversidade de Bauru, a segunda maior do estado de São Paulo, a autora analisa entre outras questões, o modo como o movimento homossexual da cidade utiliza eventos nas suas estratégias de luta, como organiza a parada e a repercussão do evento na mídia. Ela ainda examina como o evento ...
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    Genetocentrismo: mídia, ciência e cultura na modernidade tardia
    (Cultura Acadêmica, 2012) Bertolli Filho, Cláudio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O programa de sequenciamento (ou leitura) do genoma humano e o impacto da descoberta do chamado livro da vida na cultura popular está no centro deste trabalho, que procura, com uma abordagem de matriz antropológica, desvendar o processo de fetichização desenvolvido pela mídia em torno do assunto. O autor percorre o encadeamento de ideias que permitiu a ampla divulgação dos acontecimentos em torno do sequenciamento do genoma humano, e acompanha com isenção as notícias sobre o tema produzidas e articuladas pela mídia impressa, representada no livro pelo jornal Folha de São Paulo. Segundo ele, o entusiasmo - observado em escala global - foi nutrido pela presunção de que o conhecimento pormenorizado do genoma humano poderia, em curto prazo, oferecer respostas satisfatórias para um grande número de problemas relacionados à saúde, à longevidade e ao funcionamento da vida social. Os fantásticos benefícios das novas descobertas científicas alardeadas pela mídia ganhariam a dimensão, segundo o autor, de uma verdadeira cultura genetocêntrica, isto é, de elemento explicador de praticamente tudo: da doença ao amor, do tempo de vida individual ao homicídio ocorrido em algum canto da cidade
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    Os direitos na esfera pública mediática: a imprensa como instrumento da cidadania
    (Cultura Acadêmica, 2012) Soares, Murilo César ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O modo como a imprensa atua em defesa da cidadania é o tema deste livro, de Murilo César Soares. Baseado em levantamento e análise de conteúdo dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo ele discute os conceitos de cidadania, esfera pública e hegemonia, com destaque para o papel do jornalismo como interface entre o Estado, a sociedade civil e a opinião pública. Ponto central da pesquisa, o conceito de jornalismo é analisado em suas diferentes facetas, como a de fiscalizador da ação do Estado - e, portanto, participante do processo político e administrativo - e a de intermediário da opinião pública. O estudo analisa ainda a mídia como meio de agendamento e de enquadramento de questões públicas, ou seja, como agente com capacidade de pautar e priorizar os assuntos para a sociedade, além de deter o poder de focar, formatar e expor esses temas ao transformá-los em material jornalístico. A atuação da imprensa em questões de cidadania é demonstrada a partir da análise detalhada de como os dois jornais paulistas agendaram e enfocaram casos envolvendo ameaça ou violação de direitos da cidadania e as atitudes e ações das autoridades públicas em relação a tais situações. A obra apresenta um painel da importância dada pelos diários à cobertura de demandas de movimentos sociais ou da precariedade de condições de vida, assim como da violação de direitos civis, como prisões ilegais, violência policial e abuso de autoridade, além da inserção dos negros na sociedade e na economia. Os resultados da pesquisa sobre a cobertura realizada pelos jornais dão suporte para o autor situar a imprensa entre os meios sociais que contribuem para a implementação dos direitos da cidadania e indicar alternativas para seu aperfeiçoamento
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    O futuro do design no Brasil
    (Cultura Acadêmica, 2012) Silva, Danilo Corrêa ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Silva, João Carlos Riccó Plácido da ; Silva, José Carlos Plácido da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As transformações que o mundo tem experimentado, por meio de inovações tecnologias constantes, mercados em mudança e novas formas de organização comercial e social certamente exigem adaptações das teorias e práticas do design. Se for visto com seriedade e responsabilidade, este poderá se tornar uma das bases da configuração do ambiente tecnológico e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Neste livro, em que fazem essa previsão, calcados em ampla argumentação, os autores expõem um cenário abrangente do design no Brasil e no mundo, de suas origens históricas aos os dias atuais e do que se espera da área para o futuro. Eles analisam como o design se desenvolveu, de que modo foi sendo moldado ao longo do tempo, suas aplicações e implicações nos campos econômico, tecnológico, social e ambiental, além do papel do designer enquanto profissional criativo e científico. Ainda hoje, as corporações subordinam o designer a áreas técnicas, como a de engenharia. Os autores defendem maior reconhecimento e autonomia desse profissional, na medida em que ele pode estar à frente de diversas atividades nas organizações, como criação de sinalização e uniformes, desenvolvimento de produtos, layout de ambientes e papelaria, estabelecendo identidade comum para esses elementos.