Botucatu - IBB - Instituto de Biociências

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da compreensão de divulgação científica de estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-12) Souza, Guilherme da Silva ; Barros, Lucas Silva de ; Silva, Maria Paola Oliveira da ; Sun, Hinan Tsai
    The aim of this study was to identify the understanding of science communication. Forty-four undergraduates from the 2nd to the 5th year of a degree course in biological sciences at a public university in the state of São Paulo participated voluntarily. Data was collected using an online questionnaire. Bardin's content analysis technique was used to analyze the data. The research showed that students have a superficial understanding of science communication, confusing it with science communication and science teaching.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD): uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-10) Cabral Filho, Ronny Peterson ; Rosseto, Cristina Ferreira Ramos
    A coagulação intravascular disseminada é uma condição caracterizada pela ativação intensa e contínua da cascata de coagulação, que resulta na formação de microtrombos. Com a progressão da doença, ocorre uma redução significativa de plaquetas e outros fatores de coagulação, levando a uma condição de coagulopatia de consumo, manifestada principalmente por sangramentos e falência de órgãos. A condição pode ser detectada precocemente através de exames de sangue, mas a mortalidade permanece alta, chegando a 80%. O diagnóstico se baseia na presença de sintomas clínicos e o tratamento depende do manejo da condição subjacente e pode incluir transfusões de plaquetas e plasma fresco congelado, além de anticoagulantes em casos de tromboembolismo venoso.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análises ecológicas de uma comunidade de Brachyura (Crustacea: Decapoda) na Ilha de São Francisco do Sul (Santa Catarina, Brasil)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-12) Bertolucci, Luisa Gardenal ; Castilho, Antonio Leão ; Insitituto de Biociências de Botucatu
    Caranguejos e siris, membros da subordem Brachyura dentro do grupo Crustacea, têm sua distribuição no ambiente marinho influenciada por uma combinação de fatores ambientais e interações intra e interespecíficas. Fatores abióticos, como temperatura e salinidade da água, composição e textura dos sedimentos, são cruciais para a compreensão da biologia e ecologia desses organismos, essenciais para o funcionamento das redes tróficas marinhas. Este estudo teve como objetivo verificar a distribuição dos Brachyura na Baía da Babitonga (Santa Catarina, Brasil) em níveis temporal e espacial, e identificar as influências dessa distribuição. Realizou-se uma rotina de coletas mensais ao longo de um ano, utilizando redes de arrasto double-rig em embarcação camaroeira, abrangendo todas as estações do ano e cinco diferentes profundidades. Os materiais biológicos coletados foram analisados em laboratório e submetidos a análises estatísticas no programa R, para determinar a influência dos fatores ambientais na distribuição dos animais. A diversidade da comunidade foi avaliada por meio de índices de diversidade ecológica e riqueza de espécies. Foram registrados mais de 6.500 animais, sendo que a espécie Callinectes danae apresentou a maior abundância. A abundância das espécies foi maior no verão e menor no inverno, e maior a 5 metros de profundidade e menor a 8 metros. Verificou-se que as variáveis ambientais não influenciaram significativamente o padrão de distribuição dos indivíduos, mas houve diferenças nos diferentes pontos de profundidade, embora não entre as estações do ano, possivelmente devido à amplitude de variação insuficiente ou à influência de outros fatores não considerados. Este estudo contribui para o melhor entendimento e conservação da biodiversidade marinha, assim como estratégias para melhores estratégias ambientais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Existe correlação entre o levantamento radiométrico diário com o agendamento de exames?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-05) Gavioli, Victória D'Amario ; Koga, Katia Hiromoto ; Seraphim, Daniel Molena
    Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza fontes radioativas não seladas para o diagnóstico e terapia, que precisam ser administrados aos pacientes, para que sejam detectados pela câmara de cintilação, transformando-os em fontes radioativas enquanto circulam nos ambientes do serviço de medicina nuclear. O levantamento radiométrico avalia os níveis de radiação nas áreas de um serviço de medicina nuclear. Este estudo visa compreender como a rotina do serviço afeta os níveis de radiação de área. Para a coleta de dados foram estabelecidos 24 pontos para o levantamento radiométrico, realizado de segunda à sexta-feira, no período da manhã e à tarde. Foi coletado também a quantidade e tipos de exames, a atividade radioativa administrada e o radionuclídeo utilizado e a análise estatística foi realizada pelo programa The SAS System. Foram avaliados 160 levantamentos radiométricos identificando a sala e sanitários dos pacientes, sala de exames, quente e de rejeitos como os locais de maiores taxa de exposição. O número de exames e atividade radioativa foram maiores na segunda, terça e quinta, respectivamente e, em relação ao período houve um predomínio pela manhã. Os locais do levantamento radiométrico por período e dias da semana também mostraram maiores expressões nos descritos acima. Em relação aos tipos de exames, tivemos um predomínio de cintilografias renais de quarta a sexta-feira e cintilografia de perfusão do miocárdio na segunda e terça. A correlação entre atividade radioativa mostrou correlações moderada em cintilografia ósseas e de perfusão do miocárdio estresse e forte para as de repouso. A correlação entre atividade radioativa e número de exames por período mostrou correlação forte para ambos os períodos, demostrando que quanto maior o número de exames, maior a atividade radioativa circulante. Apesar disso, quando correlacionamos o levantamento radiométrico e o número, tipo de exames ou atividade radioativa, apesar do nível de significância, não houve nenhuma correlação forte, isto provavelmente ocorreu, pois, as “fontes radioativas” não ficavam confinados em um ambiente e sim, circulantes ou distribuídas em outros ambientes do serviço.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação ambiental e ensino de ciências: uma análise a partir do projeto de extensão "Clube da Mata" da Unesp
    (Unesp, 2024-07-11) Cruz, Allan Bispo Rodrigues da ; Santos, Carlos Rodrigo Lopes ; Oliveira, Gabriela Peres de ; Faria, Marcos Vinicius Antonio ; Rumenos, Níjima Novello
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal analisar o impacto da realização de atividades teóricas e práticas propostas pelo projeto de extensão “Clube da Mata” da Unesp, na área de Educação Ambiental em um espaço não formal de Educação. Assim, buscou-se analisar se, neste curso, esteve presente aspectos científicos que possibilitam a formação cidadã e o ensino de Ciências para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio das escolas do município de São Manuel. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos estudantes e monitores participantes do projeto do curso de férias “Formação de Guias da Natureza”. Os resultados indicam que a experiência prática e lúdica em espaços não formais contribuiu significativamente para a compreensão e aplicação dos conceitos da área científica, principalmente da Biologia e para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica entre os participantes. Além disso, os alunos demonstraram uma maior disposição para implementar práticas sustentáveis em suas rotinas, principalmente na escola e na comunidade. Este estudo destaca a relevância da educação ambiental em espaços não formais, promovendo uma formação cidadã e discutindo a importância de projetos extensionistas promovidos conjuntamente pela universidade e comunidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Enriquecimento cognitivo em papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva L.) visando bem-estar.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-04) Maezato, Isadora ; Nishida, Silvia Mitiko ; Andreas, Izabelle Ricci
    O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) está em declínio populacional e classificado como “Quase Ameaçado” devido a perda de seu habitat natural e o intenso comércio ilegal. Consequentemente, muitos animais apreendidos pela polícia ambiental são encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) provocando a superlotação da espécie por conta da falta de locais para destinação e de áreas de soltura. Mesmo sendo animais sociáveis, a alta densidade de indivíduos em recintos restritos e pouco estimulantes pode levar a diminuição da expressão de seus comportamentos naturais, diminuindo os níveis de bem-estar. Os animais podem sofrer de alterações fisiológicas, imunológicas e comportamentais, tais como os Comportamentos Alterados Repetitivos (CAR), considerados indicadores de estresse. O objetivo do presente trabalho foi introduzir atividades cognitivas em um grupo de papagaios-verdadeiros visando o bem-estar, ou seja, a redução significativa da expressão do CAR. Para isso, foi utilizado o condicionamento operante e estímulos ao comportamento de voo. Foram utilizados 10 animais adultos expressando CAR (machos e fêmeas) do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. A espécie, o qual é conhecida por demandar constantes desafios que estimulem sua alta cognição para uma boa qualidade de vida, respondeu positivamente aos treinamentos que auxiliam nos manejos veterinários. Entretanto, para a expressão do comportamento natural de voo em cativeiro, outras técnicas de condicionamento operante devem ser estudadas para melhores resultados em recintos com muitos indivíduos. Os resultados demonstraram que a aplicação de técnicas de condicionamento em empreendimentos de fauna silvestre podem auxiliar tanto os responsáveis, pela facilitação nos manejos veterinários, como os animais, que são estimulados cognitivamente a resolverem os desafios da aprendizagem de comandos e, ao longo prazo, passam a vivenciar menos experiências negativas em manejos. Ainda que não existam muitos estudos científicos utilizando o condicionamento operante como enriquecimento ambiental cognitivo, a prática de treinamentos dos animais para manejos e procedimentos veterinários já é estabelecida em empreendimentos por todo o mundo, devido a emergente ênfase em melhorar as experiências vividas pelos animais sob cuidados humanos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O ensino de ecologia e genética para a conservação oceânica em regiões não-litorâneas no ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-30) Virginia Coelho Bine ; Melina Sanches Guimarães ; Nycoli Nayara Botti ; Nijima Novello Rumenos
    O presente trabalho aborda a importância da Educação Ambiental crítica nas escolas públicas brasileiras, com ênfase na conservação dos ecossistemas marinhos frequentemente negligenciados na Educação Básica. Embora os documentos educacionais incluam temas ambientais, há uma notável ausência de conteúdos relacionados aos oceanos, que são essenciais para a sustentabilidade global. Problemas como poluição marinha, mudanças climáticas e pesca predatória são desafios significativos que exigem atenção e compreensão crítica, principalmente na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável em todos os âmbitos sociais. O projeto busca promover a integração da ciência cidadã no ensino de de Ciências, principalmente através das temáticas da genética e da ecologia para alunos do Ensino Médio, abordando a conservação de tubarões e raias (elasmobrânquios), um grupo altamente ameaçado pela pesca excessiva, a qual é um problema socioambiental. Além disso, o projeto visa compreender a relação dos alunos com o oceano e promover a conscientização sobre a importância dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, foram realizadas atividades didáticas e lúdicas, através de aulas na área da Ecologia com ênfase na questão socioambiental. Os estudantes praticaram a Ciência Cidadã quando realizaram a coleta de tecido e análise de amostras de DNA de peixes vendidos como "cação" em peixarias locais da cidade de Botucatu-SP, para identificar espécies e destacar o impacto da sobrepesca. Como resultados, pode-se observar o quão crucial é utilizar de métodos educativos para disseminar informações extracurriculares que compõem a alfabetização científica, com intenção de evitar possíveis desinformações. A utilização da Ciência Cidadã contribui para que esse processo ocorra, através da participação em atividades científicas dos estudantes durante esse processo. Além disso, foi claro notar como a falta de contato/conhecimento dos oceanos prejudica a relação da conservação do mesmo, na medida em que alguns alunos relataram não terem tido contato algum com ambientes marinhos e com isso não compreendem a sua real importância. Essa percepção foi obtida através de conversas informais com os alunos durante a primeira aplicação da sequência didática, com o decorrer também pode se notar uma certa falta de conhecimento vinda dos alunos diante dos novos conteúdos que foram lhe apresentados. Educação Ambiental crítica é uma ferramenta eficaz na formação de indivíduos conscientes e responsáveis, capazes de enfrentar os desafios ambientais atuais. A conservação dos ecossistemas marinhos deve ser uma prioridade na educação, contribuindo para a formação de cidadãos engajados na proteção do meio ambiente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Mapeamento do acesso à educação formal das populações indígenas no município de Botucatu: como se dá o ensino das culturas indígenas em ciências e biologia?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-10) Agatha Pires Machado Proto ; Gracielle Sampaio Dos Santos ; Igor Cardoso ; Miguel Silingardi Jorge ; Nathan Garcez Silva ; André Santachiara Fossaluza
    A história dos povos indígenas no Brasil remonta à invasão europeia em 1500, marcada por lutas pela sobrevivência e resistência cultural. Atualmente, cerca de 1,7 milhão de indígenas vivem no Brasil, com os caingangues entre os cinco maiores grupos, resultado de um extermínio em massa desses povos. Sabemos que o acesso à educação por parte dos povos indígenas têm enfrentado desafios, apesar das leis que a garantem, refletindo a falta de políticas eficazes e o domínio de um currículo hegemônico. Nesse contexto, é fundamental investigar as lacunas e desafios enfrentados pelas pessoas indígenas no acesso à educação em Botucatu, visando contribuir para políticas mais inclusivas e respeitosas. Este estudo mapeou o acesso da população indígena em idade escolar em Botucatu e analisou os conteúdos sobre as suas culturas abordadas no currículo escolar. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou coleta de dados junto aos órgãos responsáveis pela educação básica pública e a análise documental do currículo e de materiais didáticos. Durante a pesquisa, observamos dificuldades na coleta de dados sobre a população indígena, assim como o contato inicialmente previsto com os(as) estudantes. Conseguimos identificar a escassez da abordagem sobre essa temática nos materiais de apoio, principalmente no ensino de Ciências e Biologia, evidenciando a importância da legislação, um mecanismo essencial para garantir que estes temas sejam abordados, garantindo um ensino intercultural e interdisciplinar. Este trabalho possibilita a continuidade de pesquisas nesta área na região de Botucatu e demonstra a necessidade de novos trabalhos sobre os povos indígenas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Elaboração de um roteiro didático para a utilização de hortas urbanas comunitárias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-10) Francisco, Gian Lucca Lopes ; Theodoro, Laura Gomes ; Lobo, Lucas Lopes Arrochela ; Cardoso, Renan Nascimento ; Fossaluza, André Santachiara
    Áreas Verdes Urbanas estão associadas à qualidade de vida da população e, dentre elas, destacam-se parques, praças, jardins e, atualmente, diversas hortas comunitárias. Essas oferecem à população, além de um espaço verde, local para o desenvolvimento de projetos sociais, plantio de espécies de interesse alimentício, medicinal, além de resgatar o contato com a natureza. Dentre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela ONU 2015, o ODS 2 refere-se a acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar. As estratégias para melhoria na alimentação são de suma relevância, uma vez que este é um direito humano. O presente trabalho propõe a elaboração de um guia didático no formato de uma cartilha para professores(as) de Ciências, como uma possibilidade metodológica para a utilização de hortas urbanas comunitárias como espaços de educação ambiental, especialmente para turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais, no município de Botucatu. Objetivamos o mapeamento de suas hortas urbanas comunitárias. O guia busca promover um diálogo com as habilidades previstas no componente curricular de Ciências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto se caracteriza como uma pesquisa qualitativa utilizando-se das seguintes opções metodológicas para coleta de dados: análise documental e entrevistas estruturadas junto à(s) pessoa(s) responsável(is) pelas hortas urbanas comunitárias de Botucatu. Os resultados obtidos demonstraram um total de 15 hortas urbanas comunitárias no município de Botucatu que, majoritariamente, correspondiam ao programa de Agricultura Urbana. Os parâmetros norteadores estavam relacionados à melhoria da alimentação, geração de renda, agroecologia e trabalho pedagógico. O guia didático foi elaborado para seguir uma linha de cinco sequências didáticas tendo como base a BNCC e dividido em: conteúdos, objetivos, atividades propostas e materiais necessários.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação ambiental no Jardim Botânico de Botucatu: guia didático para professores(as) da educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-10) Pescinelli, Ana Carolina Gaspar ; Luciano, Carla Eduarda da Lima Carvalho ; Colela, Franciele Roberta ; Moreira, Isabella ; Toledo, Julia Perreti de Souza ; Fossaluza, André Santachiara ; Perez, Ana Paula Fortuna
    O ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação acadêmica e no desenvolvimento científico dos(as) estudantes, em intenso diálogo com a Educação Ambiental. No entanto, os(as) professores(as) enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos e metodologias adequadas, assim como a complexidade dos temas abordados, que podem ser de difícil compreensão para os(as) alunos(as). Tais dificuldades, além de afetarem a aprendizagem dos(as) estudantes, levantam questões pertinentes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos(as) professores(as). Dessa maneira, o uso de materiais didáticos, guias e outros recursos pode ser valioso no processo da construção do conhecimento, sendo essencial para o processo de ensino-aprendizagem na complementação da prática docente. O objetivo deste trabalho é elaborar um guia didático abrangendo conteúdos de Botânica, Zoologia e Ecologia, destinado a professores(as) de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais durante as suas visitas ao Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB), em Botucatu, São Paulo. O material foi desenvolvido com base em análises documentais, observações participantes e entrevistas com professores(as) da educação básica, além de entrevistas não-estruturadas com servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) do JB/IBB, assegurando uma abordagem fundamentada e contextualizada. Os resultados indicam o grande potencial deste espaço para a realização de atividades didáticas, em especial visitas mediadas, em diálogo com o currículo da educação básica. Esta abordagem contextualizada do guia visa promover não apenas conceitos científicos, mas também a conscientização ambiental por meio de um material orientador previamente preparado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Macroinvertebrados como indicadores da eficácia de medidas de saneamento básico: um estudo em rios da cuesta de Botucatu (São Paulo, Brasil)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-10) Lima, Ana Luisa de Souza ; Nogueira, Marcos Gomes ; Magro, Camila
    A gestão dos recursos hídricos enfrenta desafios crescentes devido às atividades humanas, especialmente em áreas urbanas onde os rios são frequentemente afetados por descargas de esgoto e de resíduos sólidos. O rio Lavapés, em Botucatu (SP), é um exemplo marcante desses desafios, sofrendo uma degradação ambiental severa ao longo de décadas. Este estudo compara as condições ambientais do rio Lavapés com o rio Capivara, este último no mesmo município, mas sem influência direta da área urbana. Os macroinvertebrados bentônicos são usados como bioindicadores para avaliação da eficácia das medidas de recuperação implementadas – operação da estação de tratamento nos últimos 12 anos. As amostragens foram realizadas em março de 2024 em dois trechos selecionados dos rios. Medidas in situ foram obtidas com sonda multiparâmetros (temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, sólidos dissolvidos totais e potencial de oxido-redução), além de coleta de amostras de água para determinação de fósforo total, coliformes termotolerantes e clorofila a. Amostrador do tipo Surber foi utilizado para coleta dos macroinvertebrados. Resultados mostraram diferenças significativas entre os rios, tanto em termos de características físico-química como biológicas. O rio Lavapés apresentou valores mais elevados de condutividade elétrica, temperatura, sólidos totais e fósforo total, indicando a considerável influência da contaminação urbana. Por outro lado, o rio Capivara mostrou valores in conformidade com a legislação, mostrando uma condição menos impactada. A análise dos macroinvertebrados revelou uma menor diversidade no rio Lavapés, com dominância de táxons tolerantes à poluição como Chironomidae e Oligochaeta. Em contraste, o rio Capivara exibiu uma diversidade maior, com presença destacada de organismos sensíveis como Ephemeroptera e Trichoptera. Mesmo após mais de uma década de operação da estação de tratamento de esgoto, o rio Lavapés ainda apresenta uma condição que não indica ter ocorrido um processo bem-sucedido de reabilitação ambiental. Nossos resultados indicam a urgência da implementação de estratégias integradas de manejo para mitigar os impactos adversos sobre os recursos hídricos na região de Botucatu.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Eutrofização e diversidade da fauna em estuários: uma investigação combinada de DNA ambiental e parâmetros limnológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-10) Mota, Arthur Padial ; Pinhal, Danillo ; Nakajima, Talita Aleixo ; Instituto de Biociências de Botucatu - IBB
    Nas últimas décadas, os ecossistemas costeiros, que caracteristicamente apresentam vasta riqueza de espécies, vêm sofrendo com diversas mudanças ambientais devido à ação antrópica, levando à perda de biodiversidade. Nesse contexto, o amplo levantamento de espécies que habitam essas áreas de transição entre rios e mares é um passo fundamental para sua preservação. Contudo, em se tratando de ambientes marinhos e costeiros, os métodos tradicionais para estudo da composição da fauna demandam alto custo, além das dificuldades para coleta dos animais e seu caráter invasivo. O DNA ambiental (eDNA) surge então como uma alternativa mais eficiente, principalmente associado ao sequenciamento em larga escala (eDNA metabarcoding) para a identificação de amplo espectro da fauna aquática. No entanto, as metodologias e estratégias para inventário da fauna baseadas em eDNA frequentemente necessitam de aprimoramento e padronização de acordo com o contexto ambiental estudado. No presente trabalho buscou-se caracterizar regiões estuarinas sujeitas a diferentes níveis de ocupação antrópica quanto a variáveis limnológicas, assim como testar e otimizar metodologia baseada na análise do eDNA para estudo da biodiversidade de peixes. Para isso, amostras independentes de água para as análises genéticas e das variáveis ambientais foram coletadas ao longo de transecto nos estuários do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, e do Rio Escuro, em Ubatuba, áreas de maior e menor ocupação antrópica, respectivamente. Métodos de filtração de alta sensibilidade foram empregados para isolar quantificar e avaliar a qualidade do eDNA recuperado. Para identificação molecular dos peixes, fragmento do gene ribossomal 12S (12S rRNA) do DNA mitocondrial foi amplificado por PCR. Paralelamente, analisamos diversos parâmetros limnológicos de interesse, incluindo clorofila a, fósforo total e sólidos totais, além de outras variáveis medidas com sonda multiparâmetro. Os resultados mostram que o estuário do rio Juquriquerê apresentou elevada eutrofização em relação a região estuarina do rio Escuro, bem como níveis significativamente inferiores de oxigênio dissolvido e níveis mais elevados de fósforo e clorofila a, variáveis diretamente relacionadas com a eutrofização de ambientes aquáticos. Indicando maior deterioração do ambiente, comprovando o contraste das regiões e a influência da antropização sobre as variáveis ambientais da água. Para a obtenção de eDNA a metodologia associada a coleta com os filtros Sterivex™ se mostram mais eficientes do que os de nitrocelulose, nos permitindo o adequando isolamento do material genético após a extração e sucesso na amplificação por PCR do gene 12s rRNA de peixes. Dificuldades foram encontradas principalmente em relação a filtragem da água, em que por vezes os filtros entupiam durante o processo e para a adequada amplificação do eDNA dos filtros de nitrocelulose, que pode ter interferência de inibidores. De modo geral, concluímos que a análise do eDNA tem potencial para ser utilizada como estratégia para inventário de fauna nesses locais, a partir do estabelecimento de metodologia adequada, principalmente nas etapas cruciais de filtragem, extração e amplificação. Associado a análises da qualidade da água e possíveis impactos ambientais nesses ambientes o eDNA se torna uma ferramenta que possibilita diversos trabalhos futuros voltados à conservação da biodiversidade de regiões estuarinas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Relatório final das atividades desenvolvidas durante estágio obrigatório de instrumentação: Instituto Eco Aves e Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS).
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-03) Parra, Isadora Leme ; Lopes, Lais Freitas ; Fonseca, Renata Cristina Batista ; Instituto de Biociências de Botucatu
    Anualmente, o tráfico de animais silvestres remove ilegalmente, aproximadamente 38 milhões de espécimes da natureza no Brasil. Esta atividade oferece lucros elevados e apresenta menos riscos em comparação ao tráfico de drogas. Embora existam leis de proteção à fauna e contra crimes ambientais, a prática do tráfico de animais cresce devido à baixa fiscalização, sendo as aves o grupo de animais mais frequentemente apreendidos, tornando a destinação desses indivíduos uma questão relevante. Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) desempenham um papel fundamental na reintegração desses animais à natureza ou, quando isso não é possível, garantem cuidados adequados nas instituições até que sejam destinados a zoológicos, mantenedoros ou a outros empreendimentos de fauna. As Áreas de Soltura e Monitoramento de Fauna (ASMF), juntamente com os CETAS, são essenciais para a conservação da biodiversidade, preservação e destinação destes animais assim como na restauração dos ecossistemas, além de atuarem no avanço do conhecimento científico e no engajamento comunitário da proteção ambiental. Considerando os aspectos apresentados, e que estas instituições são locais de atuação profissional do biólogo, este trabalho tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no Instituto Eco Aves, uma Área de Soltura e Monitoramento de Fauna e um Mantenedor de Fauna Silvestre e no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS). As atividades englobam a conservação da fauna silvestre ex situ e in situ, abrangendo o estudo da biologia dos animais, manejo, reabilitação, soltura, monitoramento e educação ambiental.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Identificação de possíveis alvos terapêuticos para o tratamento de Leucemia Mielóide Aguda e Adenocarcinoma Pulmonar baseado em reversão gênica e reposicionamento de drogas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-02) Silva, Isabeli Francischini ; Carvalho, Robson Francisco ; Cury, Sarah Santiloni ; Bohlander, Stefan ; Institudo de Biociências de Botucatu - IBB
    O câncer de pulmão é o segundo mais prevalente e mortal, sendo responsável por 18% de todas as mortes mundiais em 2020. O subtipo adenocarcinoma pulmonar (do inglês, lung adenocarcinoma; LUAD) origina-se a partir de células alveolares e acomete ~40% dos pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas. No mesmo ano, a leucemia foi a décima principal causa de mortes relacionadas ao câncer, afetando mais de 300.000 indivíduos em todo o mundo. O subtipo mais comum é a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), caracterizada pela proliferação abundante e diferenciação incomum de células precursoras mielóides na medula óssea.Um tipo de mutação encontrada na LMA é o oncogene MLL-AF9 (MA9). O tratamento de LUAD depende do estágio tumoral podendo ser cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. Apesar das opções atuais, as chances de sobrevivência são limitadas, motivando a busca por novos medicamentos. Já o tratamento da LMA envolve quimioterapia, com adição de medicamentos que se mantém inalterado há mais de três décadas. Assim, como a introdução de novas drogas necessita de aprovação rigorosa de agências federais, a qual aprova apenas 5%, o reposicionamento de drogas, aliado a análises computacionais, surge como alternativa ágil para identificação de novos tratamentos eficazes, usando medicamentos já aprovados para uso em terapias distintas. Nesse estudo, tivemos como objetivo encontrar novos alvos terapêuticos com potencial de reversão gênica no tratamento de LUAD e LMA. Para LUAD, foram analisados dados de scRNA-Seq de amostras tumorais LUAD (N = 7), disponíveis publicamente no banco de dados Curated Cancer Cell Atlas (3CA). Foram selecionadas células de tecido tumoral (n = 20.472) e células normais (n = 8.188) provenientes de amostras de tecido pulmonar sem câncer, para análise de expressão diferencial, utilizando o pacote Seurat v4.2.0. Para LMA, foram analisados o RNA-seq de 12.729 genes em peixes-zebra com mutação MA9, fornecidos pelo laboratório de Auckland/NZ. Os genes diferencialmente expressos (DEGs) de ambos os estudos foram selecionados considerando um valor de p ajustado < 0.05. As listas de DEGs foram utilizadas para análise de reversão de expressão gênica, com auxílio da ferramenta OCTAD e L1000FWD, que indicam as drogas aprovadas com maior potencial de reverter o perfil de expressão das células neoplásicas para o de células normais. A análise do enriquecimento funcional foi feita pela ferramenta Enrichr. Para LUAD a análise in silico foi realizada pela plataforma Câncer Dependency Map e shinyDepMap. E para LMA, foi feito análise in vivo, em que foi utilizada linhagem de embriões transgênicos de zebrafish (Danio rerio) para Lyz-EGFP como controle e Runx1+23:MA9/lyz-EGFP como amostra. Com 48 horas pós fertilização (hpf) foi feito o tratamento com as drogas de interesse. Para avaliação dos resultados foi realizado em 72hpf a Fluorescence Activated Cell Sorting (FACS), em nível celular, e qPCR para nível molecular. Para o tratemnto de LUAD foram identificadas 56 drogas em comum preditas pelas duas ferramentas. Quinze dessas drogas apresentaram como principal mecanismo de ação o antagonismo ao receptor de glicocorticóide, tendo como principal gene alvo o NR3C1 (em inglês, nuclear receptor subfamily 3 group C member 1). Nossos achados demonstram que medicamentos como Trichlormethiazide, Tosedostat e Homoharringtonine emergem como candidatos promissores, enquanto os glicocorticóides revelam relevância terapêutica. Essas descobertas requerem investigações adicionais para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas eficazes contra o LUAD. Já para o tratamento de LMA, de 59 medicamentos encontrados, 11 prosseguiram para a análise in vivo. A nível celular apenas Mecamylamine hydrochloride apresentou redução de células Lyz nos mutantes, comparado ao controle, em duas de três verificações. Na análise a nível molecular, todos os mutantes apresentaram redução de células Lyz, com destaque Azlocilin com redução de 66% no primeiro qPCR e 123% no segundo). Esta colaboração aprimora a pesquisa e contribui para o avanço das terapias para LMA, resultando em melhorias significativas no tratamento da doença e no acúmulo de conhecimento benéfico para a pesquisa no laboratório brasileiro.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Políticas educacionais do Estado de São Paulo na contemporaneidade: aprofundamento da precarização do ensino público.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Saluceste, Fernanda Biscaino ; Alves, Bianca da Silva ; Santos, Gabriela Teixeira dos ; Agudo, Marcela de Moraes
    Esta pesquisa buscou investigar as políticas educacionais, se concentrando nos efeitos das políticas estatais sobre o ensino público e as condições de trabalho dos professores em São Paulo. O objetivo do trabalho foi analisar como as recentes políticas educacionais do Estado de São Paulo impactam as condições de trabalho e práticas pedagógicas dos professores, considerando a precarização do ensino público e a implementação de novas abordagens como a educação integral e plataformas digitais. A metodologia da pesquisa em educação foi qualitativa, do tipo documental, utilizando análise de conteúdo para investigar políticas educacionais em São Paulo entre 2018 e 2024. A coleta de dados envolveu fontes como artigos, relatórios e documentos oficiais, com uma análise crítica fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica para auxiliar a entender possíveis impactos dessas políticas nas condições de trabalho docente e práticas pedagógicas, assegurando rigor ético e acadêmico. Dentre os documentos, foram analisados uma lei, uma diretriz, quatro resoluções, uma normativa e três decretos. A partir dos dados coletados nestes documentos, depois de organizados e sistematizados, foram organizados em três categorias: esvaziamento de conteúdo; impacto das resoluções e diretrizes na educação inclusiva; e aprofundamento da precarização do trabalho docente. As análises revelam que, embora as diretrizes para a educação inclusiva e o uso de tecnologias tenham potencial transformador, a falta de infraestrutura e formação adequada dos professores, além das outras políticas que contribuem com o aprofundamento da precarização do trabalho docente, comprometem a efetividade dessas políticas e destacam a necessidade de investimentos robustos inclusive nas condições de trabalho docente e na organização escolar para garantir uma educação pública de qualidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da diversidade funcional em um gradiente de precipitação na bacia amazônica a partir de modelagem de vegetação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-20) Pereira, Guilherme Gutierrez ; Lapola, David Montenegro ; Benine , Ricardo Cardoso ; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    O gradiente pluviométrico decrescente oeste-leste da bacia amazônica determina o padrão de distribuição de espécies de plantas para cada região. Por sua vez, como esse gradiente determina a diversidade funcional, e seus componentes, ainda precisa ser melhor explorado. O presente trabalho avaliou como a diversidade funcional e seus componentes, se distribuem pelo gradiente de precipitação em 3 regiões (noroeste, centro e sudeste) da bacia amazônica. Para tal, foram utilizadas simulações feitas a partir do modelo de vegetação trait-based denominado CAETÊ (CArbon and Ecosystem functional Trait Evaluation model), em que atributos funcionais de folhas, tronco e raiz foram selecionados para análises dos componentes da diversidade funcional (riqueza, divergência e uniformidade). A partir desses atributos, encontramos que o quadrante sudeste apresentou maior riqueza (344% maior em atributo de folha em relação ao quadrante noroeste); maior uniformidade funcional (33% maior em atributo de raiz em relação ao quadrante noroeste); e menor divergência funcional (37% menor em atributo de folha em relação ao quadrante central). Além disso, o quadrante sudeste apresentou maior dissimilaridade funcional em relação aos outros quadrantes (92% dissimilar em atributo de raiz em relação ao quadrante noroeste). Dessa forma, menores taxas de precipitação e maior sazonalidade nessa região podem alterar a sua composição de atributos funcionais, tornando a região sudeste mais heterogênea por apresentar maior amplitude no espaço funcional, indo de encontro a composição de espécies sempre verde, semidecíduas, decíduas e herbáceas encontradas na região. Por fim, este estudo abre espaço para futuras análises visando compreender como outros fatores bióticos e abióticos podem alterar a diversidade funcional ao longo da bacia amazônica, e como interferências antrópicas e alterações climáticas podem impactar a diversidade da floresta.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Taxonomia de Poptella compressa e P. Paraguayensis (Characiformes: Characidae: Stethaprioninae) através da morfometria geométrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-10) Câmara, Anna Luiza Nardi ; Ricardo Cardoso Benine ; James Raul Garcia Ayala
    Recently, the subfamily Stethaprioninae was redefined by changing its size to encompass several genera of characin fishes now grouped into four tribes. Regarding the tribe Stethaprionini, the "clade Stethaprion" refers to the original composition of the subfamily Stethaprioninae, a monophyletic group formed by the genera Stethaprion, Brachychalcinus, Poptella and Orthospinus. This clade is diagnosed as distinct from the other characins by the presence of a predorsal spine articulated with the first ray of the dorsal fin. In addition, the shape of the predorsal spine is the condition used for the definition and identification of the previous genera. listed. The genus Poptella is the most diverse of the group and also the most complex. taxonomically, with seven valid species. In recent decades, some populations have been collected and identified as Poptella compressa, they had different degrees of chromatophore distribution along the adipose fin, leading to confusion with Poptella paraguayensis, but differences were observed in the shape of the predorsal spines of these populations, which could be indicative of greater diversity. In this way, the present work used Geometric Morphometry to analyze and compare the shape of the predorsal spine of the different populations. Our results indicate that of the 11 populations analyzed, nine showed significant differences between them, indicating that the shape of this structure can be used as a reliable source of diagnosis in species of this genus.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    É possível obter proteínas e lipases de casca de café sem e com fermentação?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Whittle, Marina Jordão ; Fleuri, Luciana Francisco
    O presente trabalho objetivou avaliar o resíduo de café (Coffea arabica) isolado e fermentado em FES quanto à quantidade de proteínas solúveis totais e atividade enzimática de lipase. O resíduo de café foi processado e liofilizado, originando o resíduo isolado. Para obtenção do resíduo fermentado, o resíduo de café foi utilizado como substrato em FES com o fungo Aspergillus niger, sendo posteriormente liofilizado e processado, gerando dois resíduos fermentados com diferentes volumes de água no sistema (A e B). Quanto aos resultados, a concentração de proteínas solúveis totais foi maior no resíduo fermentado A (210, 58 mg/g), seguido do resíduo fermentado B (126,49 mg/g), e resíduo isolado (35,92 mg/g). Para atividade enzimática de lipase, não foram obtidos valores que diferem significativamente entre os tratamentos. Portanto, resíduos fermentados de café podem ser considerados mais promissores para obtenção de proteínas solúveis totais.
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    Avaliação da preferência alimentar de descendentes machos e fêmeas de ratas com hiperglicemia moderada e grave
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-10) Sierro, Caroline Martins ; Kiss, Ana Carolina Inhasz
    O desenvolvimento saudável da prole depende do equilíbrio metabólico e nutricional do organismo materno. O diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma desordem comum do metabolismo materno que pode afetar o desenvolvimento dos descendentes, levando a adaptações que podem ter consequências duradouras. Estudos prévios do nosso grupo de pesquisa revelaram que descendentes de mães com hiperglicemia moderada durante a prenhez apresentam alterações na preferência alimentar. No entanto, não se sabe o efeito de outras intensidades glicêmicas maternas, como a hiperglicemia grave, na preferência alimentar dos descendentes. Sendo assim, o objetivo da atual proposta é avaliar a preferência alimentar de descendentes machos e fêmeas de ratas com hiperglicemia de diferentes intensidades, moderada e grave. Para atingir nosso objetivo, a hiperglicemia materna moderada (120 a 300 mg/dl) e grave (acima de 300 mg/dl) foi induzida através de injeção intraperitoneal de, respectivamente, 35 mg/kg e 45 mg/kg de streptozotocin diluído em tampão citrato, enquanto as ratas do grupo controle receberam somente veículo (tampão citrato) no dia 7 de prenhez. Por volta do dia de prenhez (DP) 21 as ratas pariram naturalmente e os filhotes permaneceram com as mães até o desmame no dia pós-natal (DPN) 21. Por volta do DPN 75 os descendentes foram submetidos ao teste de preferência alimentar. O teste consistia no oferecimento concomitante das dietas hiperlipídica, hiperproteica e hiperglicídica durante 12h e posteriormente o cálculo do índice de preferência alimentar. Nossos dados mostraram que a hiperglicemia materna de diferentes intensidades alterou a preferência alimentar dos descendentes com relação à dieta hiperglicídica e hiperproteica, sem alterações na preferência à dieta hiperlipídica. Além disso, as alterações foram sexo-específicas, sendo que somente foram observadas diferenças em machos, e variaram com relação a intensidade da hiperglicemia materna. Em conclusão, nossos resultados sugerem que a hiperglicemia materna de diferentes intensidades durante a prenhez e lactação pode influenciar a preferência alimentar dos descendentes, especialmente dos machos, com uma tendência para aumento da preferência às dietas hiperproteicas e hiperglicídicas.
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    Caracterização da avifauna de uma propriedade rural no município de Botucatu, São Paulo: ferramenta para conservação e turismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-09) Santos, Maysa Ortencio ; Nishida, Silvia Mitiko
    O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves, abrigando centenas de espécies endêmicas. A diversidade de cores e comportamentos atrai observadores, contribuindo para a geração de renda e conservação dos locais onde esses animais ocorrem. A Mata Atlântica e o Cerrado são hotspots de diversidade altamente fragmentados com conexões através da vegetação de corpos d’água. O município de Botucatu-SP encontra-se em uma zona de ecótono entre estes biomas. Deste modo, o presente trabalho objetivou descrever a comunidade de avifauna em um fragmento da Bacia do Rio Pardo, localizado dentro de uma propriedade privada e avaliar o potencial turístico da observação de aves no local. O levantamento foi realizado por 12 meses através das metodologias de transecto e pontos de escuta. Utilizou-se métricas de diversidade por meio do estimador Jacknnife, índices de Shannon, Simpson e Jaccard. Foram registradas 206 espécies, com a presença de táxons migratórios, endêmicos, em algum nível de ameaça ou cinegéticos. Realizou-se também um estudo ecológico comparativo entre os ambientes conservados e antropizados da propriedade. Para o turismo de observação de aves, foi realizado um evento em parceria com a prefeitura, onde foram registradas 88 espécies. Houve a criação de um panfleto ilustrativo para a observação de aves no local. Concluiu-se que á área de estudo tem alto potencial aviturístico e encontra-se em um local estratégico para a conservação da avifauna.