Rio Claro - IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254567
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ItemTese de doutorado O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Souza, Renata Aparecida de ; Rolkouski, EmersonEste trabalho tem por objetivo geral investigar a política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014, com foco na Educação Especial, buscando compreender essa formação em seus diferentes contextos: o de influência, o de produção de texto e o da prática de professoras alfabetizadoras pertencentes ao Vale do Jauru, estado de Mato Grosso. A pesquisa é de caráter qualitativo, articulada à da História Oral, e mobiliza a Abordagem do Ciclo de Políticas públicas de Stephen J. Ball (2011). Esse ciclo é composto por três contextos principais: o da influência, o da produção de texto e o da prática. A pesquisa está centrada, principalmente, no contexto da prática, considerando o efeito de primeira ordem, a partir de sete narrativas de professoras alfabetizadoras da referida região. São também considerados quatro contextos elaborados por Ball, Manguire e Braun (2021): os situados, as culturas profissionais, os materiais e os externos. Como resultados, é possível afirmar que, ao atuar com a política no contexto da prática, há diversas interpretações e atuações possíveis, justamente pelo fato de que os contextos de atuação e as pessoas que neles atuam são distintos. As narrativas das professoras alfabetizadoras evidenciaram que houve uma mudança entre a proposta prescrita para o programa e a atuada no referido ano — ou seja, houve diferentes formas de interpretação do PNAIC de Matemática, principalmente em relação ao material da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. As atrizes que atuaram com essa política, especificamente em relação à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tiveram diversos posicionamentos em relação aos momentos de reflexões, à troca de experiências entre os pares, à produção coletiva de materiais e à execução das atividades lúdicas em sala de aula com os estudantes público-alvo da Educação Especial. A História Oral, articulada à Abordagem do Ciclo de Políticas, teve um papel fundamental nesta pesquisa. Por sua vez, as fontes históricas foram importantes para atribuir significados à produção de conhecimento no campo da Educação Matemática. Essas fontes possibilitaram-nos um conhecimento mais verticalizado sobre a formação continuada do PNAIC de Matemática realizado em sete municípios do Vale do Jauru, a partir do protagonismo das sete professoras alfabetizadoras colaboradoras. Além disso, impulsionaram o entendimento de que a política pública, no campo educacional, não pode ser vista de maneira linear, como forma de “implementação” direta de ações no contexto da prática — ou seja, a ideia de que houver uma “implementação” deve ser revista e reconsiderada, pois cada política sofre alterações, desde o seu processo de construção até o seu desenvolvimento no contexto da prática, de onde se conclui que não se “implementa” algo pronto quando se trata de políticas públicas. Sendo assim, tais políticas devem levar em consideração os contextos da prática, pois eles são diversos, dadas as singularidades regionais, locais, sociais e culturais e as condições de trabalho de cada professora, bem como as suas histórias formativas, os seus valores e as suas crenças em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.ItemTese de livre-docência A cartografia geomorfológica em áreas litorâneas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-05-18) Cunha, Cenira Maria Lupinacci daHistoricamente, os ambientes litorâneos foram as primeiras áreas ocupadas pelo homem no Brasil e apresentam, nos dias atuais, elevados índices de urbanização que condicionam diversos tipos de impactos ambientais. Neste contexto, é de suma importância analisar a qualidade ambiental destas áreas e, para tal análise, os aspectos geomorfológicos são essenciais por constituírem o substrato físico sobre o qual as atividades antrópicas se estabelecem. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi discutir concepções e procedimentos para a cartografia geomorfológica em áreas litorâneas, em várias escalas e com o uso de diversificadas fontes de informação. Para isso, foram elaborados mapeamentos geomorfológicos em escalas de caráter regional (1:250.000) e de detalhe (1:10.000), empregando-se diversificadas metodologias e utilizando-se de variadas fontes de informação. A análise destes mapeamentos contemplou uma comparação entre as simbologias, as formas de representação dos modelados e as legendas, considerando os princípios da cartografia temática referentes à eficácia e eficiência na transmissão da informação, assim como o aspecto iconográfico das simbologias. Além disso, buscou-se enfatizar as relações de diversidade, de ordem e de proporcionalidade que são essenciais na representação gráfica. Dessa forma, acredita-se que a experiência apresentada nesta pesquisa pode auxiliar futuros trabalhos na área da cartografia geomorfológica em regiões litorâneas visto que é impossível, neste estágio do conhecimento geomorfológico costeiro no Brasil, instituir normatização de procedimentos ou simbologia. Qualquer proposta de normatização deve ser construída coletivamente, pois tentativas individuais seriam incompletas ou parciais diante da variabilidade das formas e processos geomorfológicos litorâneos, assim como diante dos possíveis objetivos de tais mapeamentosItemTese de livre-docência A valorização capitalista do espaço sob a perspectiva da teoria marxista do valor(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-12) Godoy, Paulo Roberto Teixeira deA análise do processo capitalista de valorização do espaço na perspectiva da teoria marxista do valor nos colocou frente à necessidade de estudos com maior alcance e profundidade em torno das obras de Marx. A leitura empenhada pelos geógrafos em relação às obras ou fragmentos de textos escritos por Marx foi extremante dificultadas, tanto por razões de natureza teórica, dando-se no âmbito exclusivo da academia, quanto por condições políticas externas à Geografia: censura, estado de exceção/ditadura civil-militar no Brasil. As lacunas conceituais e de método e, muitas vezes, a leitura rápida e superficial dos comentaristas de Marx, os chamados marxistas ocidentais, não contribuíram efetivamente e de maneira esperada com a produção bibliográfica que se deu a partir das décadas de 1970 e 1980. Outra grande dificuldade encontrada pelos geógrafos, particularmente no Brasil, refere-se ao desconhecimento, parcial ou completo, do conjunto dos escritos de Marx e Engels, conhecidos como MEGA 1 e 2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), e das poucas obras traduzidas durante os anos 70 e 80. Sem considerar, nestes casos, os problemas relacionados às traduções, comentários e prefácios das edições publicadas. Contudo, a pesquisa que realizamos não guarda, de modo algum, um caráter corretivo sobre as fontes que consultamos, sobretudo, as diretamente ligadas à análise da valorização do espaço. Tampouco, procurou-se realizar a construção de um arsenal argumentativo com o objetivo de apontar uma crítica negativa sobre a análise marxista na Geografia. O que, de fato, apresentamos neste Relatório são os resultados de análises sobre o que acreditamos ser essencial sobre o nosso tema de pesquisa.ItemTese de livre-docência Proposta metodológica para definição da vulnerabilidade de bacias hidrográficas ao rompimento de barragens(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-09-30) Reis, Fabio Augusto Gomes VieiraNos últimos anos tem ocorrido no país uma série de acidentes envolvendo barragens, como foram os casos da Mineração Rio Verde (2001), Cataguases (2003), Camará (2004) e Samarco (2015), amplamente noticiados e com consequências negativas para população e meio ambiente. Diversos outros acidentes de menores proporções envolvendo barragens de pequeno e médio portes acontecem no país anualmente, mas sem tanta repercussão. Todo esse cenário está ocorrendo mesmo com a existência de uma política pública específica sobre o tema, a Política Nacional de Segurança de Barragens, e de diferentes legislações, manuais e normas técnicas que abordam aspectos de projeto, construtivos, operacionais e de monitoramento. Contudo, ressalta-se que não existe no país uma metodologia específica para avaliar a vulnerabilidade de bacias hidrográficas ao rompimento de barragens. Nesse sentido, o objetivo principal dessa tese é propor metodologia para definir a vulnerabilidade de bacias hidrográficas em relação ao rompimento de barragens, por meio da análise de atributos fisiográficos, morfométricos, de uso e ocupação do solo e das condições de segurança e potencial de dano das barragens. A pesquisa foi desenvolvida, inicialmente, por meio da análise da suscetibilidade à ondas de cheia, corridas de massa e escorregamentos, processos que podem ocasionar o rompimento de barragens, elaborando-se mapas de suscetibilidade para cada processo, por meio de método empírico, correlacionando mapas de unidades fisiográficas e de uso e ocupação do solo, além de características morfométricas da bacia, na escala 1:50.000. Posteriormente, definiu-se a Categoria de Risco (CRI) e o Dano Potencial Associado (DPA) para cada barragem existente na área de estudo. Foram realizados levantamentos de campo e análise de imagens aéreas para subsidiar a obtenção de dados da área, que situa-se na bacia hidrográfica do Ribeirão do Roque, inserida na macro bacia do Rio Mogi Guaçu, região central do Estado de São Paulo. Em seguida, foi determinada a Vulnerabilidade da Barragem à Segurança (VBS), pela integração dos resultados de CRI e DPA, e a Vulnerabilidade da Barragem à Processos (VBP), considerando as suscetibilidades aos processos analisados na pesquisa. Para finalizar foi determinada a Vulnerabilidade da Bacia Hidrográfica ao rompimento de barragens (VBH), integrando os resultados de VBS e VBP. De um total de 116 barragens identificadas na área, 67 barragens apresentaram alto VBH e 49 médio, demonstrando que a bacia do Ribeirão do Roque tem alta vulnerabilidade ao rompimento de barragens. Pelos resultados obtidos durante o desenvolvimento da pesquisa pode-se concluir que a vulnerabilidade das bacias hidrográficas ao rompimento de barragens está diretamente relacionada as características hidrológicas, hidráulicas, fisiográficas, morfométricas e de uso ocupação do solo da bacia e das condições de risco e dano potencial de cada barragem. A metodologia proposta se mostrou adequada, podendo auxiliar a gestão territorial de bacias e a fiscalização de barragens, especialmente, no processo de licenciamento de novos empreendimentos, pois, possibilita identificar, de forma integrada, a suscetibilidade aos processos de ondas de cheia e movimentos de massa e quais sub-bacias já possuem barragens em risco e o dano potencial que estão submetidasItemTese de livre-docência Registro sedimentar e paleontológico do período Ediacarano na América do Sul(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-26) Warren, Lucas Veríssimo ; Unesp. Instituto de Geociências e Ciências ExatasOs registros sedimentar e paleontologico do Período Ediacarano da América do Sul figuram entre os mais completos do planeta. No entanto, apesar do número expressivo de bacias formadas neste intervalo específico, o atual estágio do conhecimento geológico das bacias ediacaranas da América do Sul ainda é consideravelmente reduzido em comparação com o de unidades coevas em outros continentes. Nas últimas décadas, unidades ediacaranas têm atraído a atenção de diversos pesquisadores interessados em compreender as drásticas mudanças climáticas, geotectônicas e paleoevolutivas que ocorreram no último período da Era Neoproterozoica. No continente Sulamericano, estas profundas modificações na dinâmica do planeta estão registradas em bacias com complexa evolução tectono-sedimentar, cuja gênese decorre dos esforços relacionados ao rifteamento do supercontinente Rodinia e à formação do supercontinente Gondwana. Em resposta a múltiplos ciclos de subsidência e erosão, se depositaram espessas sucessões continentais e marinhas que foram afetadas, ou não, por tectônica sindeposicional e glaciações de expressão global. Sincronicamente a estes eventos, a vida macroscópica complexa evoluiu nos mares epicontinentais e plataformas rasas, alterando significativamente a dinâmica do ciclo do carbono, as cadeias tróficas, a geoquímica das águas, a arquitetura de plataformas carbonáticas e a taxa de dispersão dos sedimentos no oceano. Qual(is) a(s) causa(s) destas modificações, como e com que rapidez estes processos ocorreram, e quais foram os seus efeitos para a dinâmica do planeta e da vida na Terra são perguntas que ainda não foram plenamente respondidas e que dependem, necessariamente, do acesso ao registro impresso nas sucessões ediacaranas do continente sulamericano para serem respondidas. Buscando preencher esta lacuna, esta tese apresenta o estado da arte da geologia das Bacias Ediacaranas sul-americanas, com a exposição do atual conhecimento sobre sedimentologia, geoquímica, paleontologia, geocronologia e geobiologia destas unidades. Deste modo, primeiramente são abordados aspectos gerais relativos às particularidades climáticas, geotectônicas e paleontológicas do período Ediacarano, e, posteriormente, é feito o detalhamento e a discussão de como tais aspectos condicionaram o registro das principais unidades Ediacaranas da América do SulItemTese de livre-docência Técnica do grupo de renormalização para o cálculo de espectro de fotoemissão de impurezas em metais e de coeficientes de transporte em pontos quânticos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-03-28) Yoshida, Makoto ; Unesp. Instituto de Geociências e Ciências ExatasNeste trabalho, fizemos uma revisão detalhada do método do grupo de renormalização, originalmente introduzido para o estudo dos efeitos do espalhamento de elétrons por uma impureza diluída em um meio metálico. Trata-se de uma generalização proposta para se calcular quantidades dinâmicas como a densidade espectral ou de quantidades físicas que dependem dela como a condutividade em metais com impurezas magnéticas ou ainda a condutância de dispositivos nanoscópicos. As aplicações desta técnica foram publicadas em uma série de artigos, alguns dos quais serão revistos ao longo dos capítulos deste trabalho. Os modelos adotados e estudados para descrever o espalhamento de elétrons são variações do consagrado modelo de Anderson. Em uma primeira etapa, foram calculados os espectros de fotoemissão de elétrons por absorção de raios-X através do cálculo da densidade espectral de orbital de impureza e em uma segunda, foram calculados os coeficientes de transporte devido ao efeito termoelétrico induzido por gradiente de temperatura entre os terminais de um ponto quântico. Um dos capítulos foi reservado para descrever o processo de transporte de elétrons através dos pontos quânticos assim como estabelecer as relações básicas entre os coeficientes de transporte e os parâmetros dos Hamiltonianos dos modelos. O capítulo final foi dedicado às discussões dos resultados obtidosItemTese de livre-docência Contribuições ao uso de métodos geofísicos elétricos e eletromagnéticos em geociências(Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2017-01-27) Moreira, Cesar Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)ItemTese de livre-docência Território, capital financeiro e agricultura: land grabbing e fronteira agrícola no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2018-11-29) Frederico, Samuel ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Apesar de não ser um fenômeno novo no capitalismo, a aquisição em larga escala de terras se reveste de novas características no início do século XXI. A conjugação de diferentes crises (financeira, energética, ecológica e alimentar) despertou o interesse pelo investimento no mercado fundiário e agricultura por Estados soberanos e fundos financeiros, no que se convencionou denominar land grabbing. O território brasileiro não ficou indiferente a estas investidas. Dentre os países subdesenvolvidos, foi o que recebeu o maior aporte de investimentos em terra por fundos financeiros. A partir de revisão bibliográfica sobre a temática, levantamento e análise de dados e informações, especialmente, sobre composição societária e estratégias de acumulação das empresas agrícolas, e a realização de trabalhos de campo e entrevistas semiestruturadas com diretores corporativos, agricultores, organizações da sociedade civil, representantes do Estado e camponeses em diferentes regiões do território brasileiro e Argentina, entre 2013 e 2017, esta tese procurou responder a algumas questões: o que se entende pela noção de land grabbing? Qual sua relação com a financeirização da economia mundial? Como essa dinâmica se expressa em áreas de fronteira agrícola moderna? Quem são os investidores institucionais por trás das operações financeiras e das empresas do agronegócio? Quais são suas estratégias de acumulação e uso do território? Quais as consequências territoriais? De modo geral, evidencia-‐se como empresas do agronegócio, controladas por diferentes tipos de investidores financeiros, estabelecem relações transescalares de poder para acessar o mercado de terras e utilizam-‐se das técnicas da informação para captura da renda da terra, com importantes consequências territoriais, como aumento da concentração fundiária, desmatamento da vegetação de Cerrado e conflitos e expropriações de camponeses.ItemTese de livre-docência Por uma geografia mais colorida: formação docente e práticas educativas nos anos iniciais(Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2019-11-04) Maia, Diego Corrêa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa objetivou fortalecer o ensino de Geografia nos anos iniciais, através da proposição de um Curso de Formação docente, para professores pedagogos da rede municipal de ensino de Rio Claro (SP). Através da pesquisa etnográfica e dos postulados da Teoria Histórico-cultural, propusemos uma formação docente que contemplasse temas da Geografia, com destaque para o conceito de lugar. Com a utilização de vários dispositivos didáticos, tais como mapas mentais, imagens de satélite, história em quadrinhos, planetários de madeira e mapas vivenciais, entre outros, desenvolvemos e discutimos práticas pedagógicas que viabilizassem o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados do curso de formação foram concretizados pela troca de experiências de atividades didáticas que já haviam sido aplicadas nas escolas, ou se iniciaram na formação. A valorização docente e o reconhecimento da importância do ensino de Geografia nos anos iniciais, foram os destaques da formação docente.ItemTese de livre-docência Amplitudes de espalhamento: dos Bósons de Calibre ao Gráviton(Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2019-11-19) Barreiro, Luiz Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Algum tempo atrás, uma nova abordagem foi proposta para o método da matriz S para encontrar eficientemente os termos bosônicos do Lagrangiano de baixa energia e as respectivas amplitudes de espalhamento para a supercorda aberta [1]. Esta abordagem permite calcular os termos 0N do Lagrangiano efetivo usando amplitudes de espalhamento de Npontos de supercordas abertas com um número muito menor de termos que a abordagem convencional da matriz S. Posteriormente, utilizando a abordagem da matriz S revisada, foi possível chegar a uma derivação cinemática da fórmula encontrada pela primeira vez por Mafra, Schlotterer e Stieberger em arXiv: 1106.2645, usando o formalismo de Spinor Puro [2]. Nessa tese esses trabalhos são revistos e são utilizados para se encontrar, de uma forma simplificada as conhecidas relações KLT entre as amplitudes de espalhamento de grávitons e o quadrado de amplitudes de Yang-Mills. Além disso, foi possível obter relações inéditas não lineares entre amplitudes de Yang-Mills. A fim de alcançar estes resultados, fizemos uma análise cuidadosa da estrutura cinemática das amplitudes, encontrando uma derivação puramente cinemática das relações BCJ (para N = 4, 5, 6 e 7). Além disso, seguindo o espírito da abordagem revisada da matriz S, descobrimos várias bases KLT para as amplitudes de grávitons. Mostramos que partindo da conhecida amplitude de espalhamento de 3 grávitons e usando apenas análise dimensional, estrutura de polos das amplitudes (unitariedade em nível de árvore) e invariância de calibre, foi possível obter as relações KLT até N=7.ItemTese de livre-docência Óxidos metálicos semicondutores processados por solução aplicados em transistores de filme fino(Universidade Estadual Paulista (Uunesp), 2019-06) Santos, Lucas Fugikawa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Transistores de filme fino (TFTs) à base de óxidos metálicos como o óxido de zinco (ZnO) podem ser processados por solução, podendo atingir desempenho superior aos dispositivos à base de silício amorfo comercialmente disponíveis. Além de melhor desempenho, estes materiais possuem a vantagem de permitirem o recobrimento de grandes áreas, apresentarem baixo custo de produção, serem transparentes na região do visível e, em algumas situações, serem compatíveis com substratos flexíveis. No entanto, eles ainda apresentam uma variabilidade de suas propriedades elétricas com a exposição ao oxigênio, à umidade e à radiação ultravioleta (UV), o que faz com que seja necessário um estudo mais aprofundado de suas propriedades. Além disso, a morfologia dos filmes e a arquitetura do dispositivo são fatores determinantes em sua performance. O presente trabalho mostra os resultados obtidos nos últimos anos pelo Laboratório de Eletrônica Impressa e de Materiais Eletrônicos no desenvolvimento e caracterização de transistores de filmes finos processados por solução. A experiência adquirida tem permitido a ampliação da gama de aplicações dos TFTs como, por exemplo, em unidades sensoriais de substâncias químicas de interesse tecnológico e circuitos lógicos transparentes e/ou flexíveisItemTese de livre-docência A cartografia no ensino básico: experiências em cursos de formação continuada de professores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-04-06) Freitas, Maria Isabel Castreghini de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)This work has the objective of presenting the methodology used on semipresencial courses of continuing education to teachers from the Basic Education in Cartogrophy and Environment, supported by the creation of study groups and preparation of records in the period from 2005 to 2009, through CECEMCA/UNESP, Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Center for Continuing Education in Mathematical, Scientific ano Environmental Education), linked to the Training Network from the Basic Education Bureau from MEC (Ministry of Education from Brasil). It also intends to analyze the main activities of Cartography conducted by tutors and teachers in courses and study groups. Proposes a systematization of its analysis through an analytical schedule of spatial relations, from the results of the activities developed by teachers on the sketches (croquis) preparations from the classroom. On the development of the work we relied on the qualitative method, which had as a source of data our experience and the reports from Continuing education Courses from CECEMCA/UNESP in the thematic Cartography and Environment, as well as, interviews with trainers and reports from tutors and teachers. The quantitative approach was also used to record and analyze additional aspects of the courses. Among the results, we can emphasize that the courses in Cartography and Environment allowed the integration of Academic knowledge with the Basic Education teachers knowledge, allowed by the starting point of the educational material offered by the course. Tutors and teachers have organized themselves into study groups that allowed the replication of experiments and obtain results that could be compared. The local tutors found strategies to ally themselves experienced teachers who participated in the study groups, in due to overcome difficulties in individual and collective issues. The records introduced in this study groups activities ...ItemTese de livre-docência Métodos da eletrorresistividade e polarização induzida aplicados nos estudos da captação e contaminação de águas subterrâneas: uma abordagem metodológica e prática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-11-10) Braga, Antonio Celso de Oliveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A pesquisa teve como objetivos gerais à aplicação dos métodos geoelétricos na hidrogeologia, visando: (1) estudos para captação de águas subterrâneas para abastecimento em geral; e, (2) estudos das contaminações de solos, rochas e águas subterrâneas, envolvendo as fases de investigação preventiva, confirmatória, remediação e monitoramento. Como objetivos específicos, através da aplicação dos métodos da eletrorresistividade e polarização induzida, utilizando-se das técnicas de campo da sondagem elétrica vertical - arranjo Schlumberger e caminhamento elétrico - arranjo dipolo-dipolo, e dos parâmetros de Dar Zarrouk, tem-se uma discussão e proposição metodológica e prática, em função da geologia local, sobre os produtos obtidos por essa metodologia, tais como: caracterização geológica na identificação de aqüíferos promissores e investigação de áreas contaminadas e/ou sujeitas à contaminação. Portanto, esse trabalho procurou apresentar uma discussão sobre os principais métodos e técnicas de campo dos métodos geoelétricos aplicados em estudos hidrogeológicos, com destaque na captação para abastecimento e diagnóstico de solos, rochas e águas subterrâneas frente a poluentes. A proposição metodológica apresentada, procurou aplicar uma relação entre a resolução de métodos e técnicas com custos e prazos adequados a um trabalho envolvendo a Geofísica Aplicada em estudos hidrogeológicos. O emprego da eletrorresistividade, com as técnicas da SEV e CE, por si só, revela-se decisivo para atingir os mais variados fins envolvendo esses tipos de estudos. A resistividade elétrica dos materiais geológicos, é definida, principalmente, em função de seus constituintes mineralógicos e o tipo de fluido presente, sendo, portanto, ideal para os estudos hidrogeológicos de maneira geral. Cabe ressaltar ainda... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)ItemTese de livre-docência Paisagens: aprendizados mediante as experiências : um ensaio sobre interpretação e valoração da paisagem(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-12-04) Guimarães, Solange Terezinha de Lima ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo de interpretação e valoração de paisagens e uma contribuição na área da Geografia para as pesquisas teóricas e aplicadas sobre educação ecológica, tendo a paisagem como ambiente de aprendizagem direcionada e incidental, através de experiências ambientais imediatas, tais como trilhas interpretativas e vivências na Natureza. Estas atividades visam uma estimulação pluri-sensorial, de busca do equilíbrio ecológico e emocional através do estabelecimento de laços afetivos com o meio ambiente, envolvendo o significado do reconectar-se com a Terra. Visa ainda contribuir para processos de sensibilização e conscientização ambiental a partir da visão ecológica, induzindo a mudanças atitudinais no sentido do desenvolvimento de condutas pro-ambientais mais conscienciosas, bem como subsidiar programas e projetos vinculados às políticas públicas direcionadas à conservação e valoração da paisagem natural e cultural.ItemTese de livre-docência O transporte coletivo intermunicipal no Estado de São Paulo: as linhas suburbanas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-03-21) Ferreira, Enéas Rente ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esse trabalho tem por objetivo, mostrar a evolução do sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado de São Paulo. Nesse sentido, partimos do processo de industrialização e nacionalização da indústria automobilística. Procuramos também mostrar a evolução do Departamento de Estradas e Rodagem [DER], no papel de direcionador e gerenciador do sistema. Nesse processo, detalhamos o papel de todos os governos do Estado de São Paulo, na implantação de sistema viário estadual [1950-2006]. Também procuramos demonstrar o surgimento dos principais grupos que monopolizam cada vez mais o setor dos transportes coletivo intermunicipal. Assim, vamos comprovar a tese de que as empresas do transporte coletivo intermunicipal estão utilizando as linhas suburbanas para fazer frente ao grande avanço do transporte clandestino intermunicipal no Estado de São Paulo.ItemTese de livre-docência A gestão de resíduos sólidos domiciliares: coleta seletiva e reciclagem - a experiência de Rio Claro (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-12-11) Cortez, Ana Tereza Caceres ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O estudo objetivou pesquisar a aplicabilidade de métodos alternativos para amenizar o problema da disposição dos resíduos sólidos urbanos. Especificamente nesse trabalho os objetivos foram direcionados no sentido de desenvolver esforços para viabilizar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, medidas essas, que aumentarão a vida útil dos aterros sanitários. Além disso, procuramos fazer um trabalho de Educação Ambiental para a população envolvida, em uma tentativa de incentivar uma mudança de hábitos. Para tanto, foi selecionado um bairro da cidade de Rio Claro (SP), como um projeto-piloto, onde foram observados os obstáculos e os procedimentos acertados, para uma aplicação em futuros projetos.ItemTese de livre-docência Estudo do processo SOL-GEL para a obtenção de xerogéis e aerogéis monolíticos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Donatti, Dario Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho descreve uma pequena parte da história do Processo Sol-Gel e sua implantação em nosso Departamento. É dedicado ao estudo do processo para a preparação de Xerogéis e Aerogéis monolíticos de Sílica, puros e dopados. O processo compreende a hidrólise ácida do Tetraethoxisilano estimulada por ultra-som e subseqüente policondensação, envelhecimento e secagem em condições normais (Xerogéis) e via extração hipercrítica do CO2, (Aerogéis). Também descreve de maneira sucinta, a química do processo Sol-Gel dos alcooxisilanos e os possíveis produtos, sua nomenclatura, algumas vantagens e desvantagens. Apresenta um método original que permite identificar os parâmetros que influenciam as reações de hidrólise dos alcooxisilanos e determinar as melhores condições experimentais para a obtenção de amostras monolíticas. Descreve também a técnica de preparação de aerogéis via extração hipercrítica do CO2 e caracterizações óticas e térmicas de várias amostras obtidas em nosso laboratório. O processo Sol-Gel, não é um método adequado para a produção de grandes quantidades de produtos de uso comum. Também não substitui os processos industriais convencionais, mas torna-se particularmente interessante para a preparação de materiais vítreos impossíveis de serem preparados por técnicas convencionais de fusão, como é o caso das matrizes de SiO2 dopadas com polímeros e corantes orgânicos.ItemTese de livre-docência Contribuição à caracterização nanoestrutural por saxs de sonogéis de sílica obtidos por processo sol-gel(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-11-30) Vollet, Dimas Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As características estruturais de sonogéis obtidos a partir da hidrólise ácida do TEOS estimulada por ultrasom foram estudadas por espalhamento de raios-x a baixo ângulo (SAXS). O estudo inclui: i) o processo de agregação em diferentes temperaturas; ii) o envelhecimento dos géis úmidos na fase líquida de preparação e depois da troca da fase líquida por álcool e acetona; iii) a secagem dos géis; iv) a estrutural evolução de xerogéis e aerogéis com o tratamento térmico até 1100 oC; e v) um estudo comparativo usando SAXS e adsorção de nitrogênio na caracterização de aerogéis e xerogéis... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)ItemTese de livre-docência O caminho novo: o Vale Histórico da Serra da Bocaina - opulência e decadência da sub-região paraibana paulista (reintegração de um espaço geográfico 'deprimido')(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-08-04) Antonio Filho, Fadel David ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A pesquisa resgata o trecho paulista do “Caminho Novo”, antiga estrada geral de São Paulo, ligação terrestre com o Rio de Janeiro, a partir do século XVIII. No chamado Vale Histórico da Serra da Bocaina, cujo relevo se apresenta muito movimentado, a cultura do café penetrou em território paulista. Esta sub-região do Vale do Paraíba tornou-se uma das mais prósperas do país. A fase posterior, de queda na produção cafeeira, transformou-a numa região “deprimida” e estagnada. Atualmente, existem esforços para, através dos diversos ramos do turismo, reativar e dinamizar esta região vale-paraibana paulista, de modo a reintegrá-la ao pujante sistema econômico de São Paulo.ItemTese de livre-docência Sedimentação na bacia do Pantanal Mato-Grossense, Centro-Oeste do Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003-09-12) Assine, Mario Luis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)The Pantanal is a Quaternary sedimentary basin located at the left margin of the Upper Paraguay River, west-central Brazil. Basin infilling was mainly by siliciclastic sediments and the stratigraphic succession exhibits an overall finingupward pattern. The depositional system tract is composed by a large meandering fluvial plain and several marginal alluvial fans, being the Taquari megafan the most striking feature. The present landscape is a complex tropical wetland, with geomorphic features derived from the present conditions and other inherited from successive Pleistocene and Holocene climates. During the Pleistocene, the sedimentary environment was dominated by braided alluvial fans, the original geometry of which is preserved as relict forms, permitting remarkable patterns of distributary paleochannels to be easily recognized in satellite images. Eolian processes were active in some abandoned lobes, contemporaneously with sedimentation in active fan lobes. Closed ponds bordered by lunette sand dunes, originally salt pans produced by eolian deflation, are relict eolian landforms in the Pantanal landscape. Eolian processes were probably more effective at the glacial maximum. Landscape has been changing in the Pantanal area since the end of the Pleistocene in adaptation to a more humid and warmer environment prevailing during Holocene. Initiation of the modern wetland has occurred during the Pleistocene / Holocene transition, with the change to a more humid climate and the individualization of lacustrine systems. The modern Pantanal wetland is a vast expanse of poorly drained lowlands that experiences annual flooding from summer to fall months. Although climatic fluctuations have occurred during all the Holocene, the alluvial fans have remained active depositional systems and lobes were formed by progradation and abandonment. Abandoned lobes were subjected... (Complete abstract click electronic address below)