Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254588
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ItemTrabalho de conclusão de curso Conflitos ideológicos em veículos de mídia: uma análise dialógica dos atos de 8 de janeiro em notícias(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Rossi, Letícia Braga ; Mendonça, Marina Célia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No cenário das eleições ocorridas em 2022, houve a disseminação de desinformação sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, cujo resultado, elegendo Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, não foi aceito por muitos apoiadores, culminando em atos de depredação em Brasília em 08 de janeiro de 2023. O trabalho tem como objetivo principal analisar como a mídia nacional cobriu esses eventos, refletindo e refratando valores sociais e ideológicos através de uma perspectiva dialógica do discurso. O corpus é composto por notícias de veículos de comunicação e jornais, considerando a diversidade do viés político-ideológico de cada um. São eles: Brasil Paralelo, Jovem Pan, O Antagonista, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e CartaCapital. A abordagem utilizada para a realização do presente trabalho se insere na Análise Dialógica do Discurso e os conceitos de gênero de discurso, signo ideológico, enunciado concreto e linguagem dialógica através do contexto histórico-social são centrais, tomando como base os estudos do Círculo de Bakhtin, com enfoque em Bakhtin (2011) e Volóchinov (2021). Assim, este trabalho se justifica pela relevância da temática da influência da mídia na vida social na singular situação vivida pela sociedade brasileira, que convive com narrativas conspiratórias e falsas acerca do universo político, as quais são reproduzidas através de veículos de mídias.ItemTrabalho de conclusão de curso Se queres emancipar-te, instrua-te: educação, anarquismo, sindicalismo revolucionário e as escolas modernas em São Paulo (1909-1919)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Freitas, João Guilherme Ferreira de ; Teixeira, Lucas André ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa visa investigar e realizar uma discussão teórico-conceitual sobre a relação estratégica e articulada entre anarquismo, sindicalismo e educação, buscando conferir e refletir sobre quais são as posições e princípios políticos que os anarquistas defendem historicamente acerca da temática do trabalho e revolução, avaliando também sua construção e atuação política tanto no campo educacional, quanto no âmbito dos sindicatos. Para tanto, buscamos fundamentar a discussão com base nas produções militantes e acadêmicas estabelecidas pelo Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA). Tais fundamentos orientaram o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para analisar a influência dos anarquistas nos sindicatos operários brasileiros do início do século XX, trazendo à luz suas principais iniciativas e ferramentas de mobilização no campo educacional, denominadas como Escolas Modernas e situadas durante o período correspondente à Primeira República (1889-1930), realizando um recorte geográfico específico localizado na cidade de São Paulo. Recorremos também a uma breve análise da formação da classe trabalhadora brasileira, destacando sua trajetória histórica de organização e luta durante a Primeira República. A concretização da pesquisa bibliográfica se deu por meio da sistematização de fichas de leitura, que estabeleceu como fontes de dados empíricos três atas e resoluções dos Congressos Operários Brasileiros e quatorze edições o Jornal A Lanterna, um importante veículo de circulação de ideias inserido no contexto da abundante imprensa operária da Primeira República. No processo de análise da primeira fonte, buscamos conferir a atitude e posição adotadas pelo sindicalismo revolucionário brasileiro frente a temática do trabalho, educação e sua relação dialética com o processo de revolução social. Em relação ao Jornal A Lanterna, analisamos a difusão e organização das Escolas Modernas de São Paulo através do exame de 14 edições do jornal, localizado em um período que contempla os anos de 1909 a 1914. Com todos esses elementos reunidos, buscamos explicitar a intencionalidade e a orientação do sindicalismo revolucionário e a integração das iniciativas no campo da educação a uma proposta mais ampla de transformação social construída na prática política do anarquismo organizado.ItemTrabalho de conclusão de curso O Banco NALíngua: dados, metodologia e protocolos iniciais de sistematização(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-12-05) Gianesella-Ferreira, Ana Laura ; Del Ré, Alessandra ; Moreira, Fernanda Martins ; Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraEsta Monografia de Conclusão de Curso foi redigida em formato de revisão teórica e, igualmente, de relato de experiência sobre o fazer metodológico da constituição de um banco de dados de fala de crianças, registradas em diferentes contextos (escolar, familiar, com desenvolvimento típico e atípico, etc.) e em processos distintos de Aquisição da Linguagem (oral ou escrita). Trata-se da descrição dos procedimentos metodológicos empreendidos na construção do banco de dados do grupo NALíngua-CNPq (Del Ré et al., 2016; Hilário et al., 2024), grupo este que reúne pesquisadores de diferentes universidades, brasileiras e francesas, tendo como objetivo comum estudar a linguagem da criança, desde as primeiras vocalizações até a entrada na escrita, por diferentes olhares teóricos que elegem a interação como um elemento-chave dentro desse percurso aquisicional. Logo, tomando como ponto de partida os trabalhos de Perroni (1996) e Possenti (1996), esta pesquisa procura retomar a discussão da relação entre o dado e o fazer metodológico em pesquisas aquisicionais como fatores que incidem na decisão e na produção de protocolos, assim como nas características físicas (como modo de armazenamento, compartilhamento, transcrição, dentre outros) da elaboração de um banco de dados infantis inaugurado no Brasil. Diante disso, apresentamos aqui um levantamento das pesquisas e perspectivas adotadas pelos pesquisadores do grupo até o momento, fornecendo um panorama geral das informações que compõem um banco de dados e indicamos protocolos gerais para o armazenamento, coleta, manutenção de dados e análise, de modo a compatibilizá-los com as naturezas investigativas que integram o grupo NALíngua (CNPq).ItemTrabalho de conclusão de curso Economia e Justiça Social: os conceitos de desenvolvimento e liberdade na doutrina social da Igreja Católica, na literatura de Amartya Sen e de Friedrich von Hayek(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Dias, Felipe Martins ; Serra, Pereira Gustavo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho, explorou-se por via de revisão bibliográfica e análise exploratória de artigos e documentos os conceitos de desenvolvimento e liberdade em três correntes teóricas distintas, com o objetivo de compará-las: a doutrina social da Igreja, o desenvolvimento como liberdade e o neoliberalismo austríaco, ambas as duas últimas correntes expressas no pensamento de Amartya Sen e Friedrich von Hayek, respectivamente. Após compreender os atributos e características do desenvolvimento na visão da doutrina social, este trabalho propõe que esta visão acerca deste processo seja compreendida pela terminologia de “desenvolvimento pleno, humano e integral”. A liberdade, por sua vez, foi identificada como um instrumento, um meio, restrito aos paradigmas de uma moral anterior e superior à própria liberdade. Em consonância com este caráter instrumental da liberdade, explorou-se este conceito na literatura de Amartya Sen, que compreende a liberdade como um meio pelo qual o desenvolvimento se dá numa sociedade. Esta linha teórica abordada no segundo capítulo acredita que o desenvolvimento é medido não apenas por avanços em níveis de renda ou melhorias em condições exclusivamente materiais, mas em levar aos agentes a possibilidade de se tornarem aquilo que desejam ser. Paralelamente, a compreensão austríaca de desenvolvimento, como o encontrado em Hayek, se mostra diversa. Embora não seja claro no que compreende por tal conceito, este trabalho identifica no pensamento de von Hayek uma característica dele: tudo aquilo que acompanha e constitui a Grande Sociedade, por meio da Ordem Espontânea de ações não-premeditadas. Enquanto isso, a liberdade é vista como a pedra angular e o direito mais basilar para a garantia de que uma sociedade será verdadeiramente desenvolvida. Assim, este trabalho chega à conclusão de que o pensamento de Amartya Sen e a doutrina social católica possuem diversos pontos em comum e abre novos horizontes acerca deste diálogo um tanto inusitado, haja vista suas distintas origens. Quanto ao pensamento de Hayek, apesar de pontuais e isoladas concordâncias com a doutrina social, se mostra, como conjunto da obra, incompatível.ItemTrabalho de conclusão de curso Prometeus: de Ésquilo a Brecht(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-16) Santos, Rian Henrique dos ; Junqueira, Renata Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Durante a pandemia de Covid-19, os trabalhadores da saúde pública – médicos, enfermeiros, pesquisadores e divulgadores científicos, entre outros – que agiam ao lado da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram vítimas da onda negacionista que encheu as redes sociais com fake news (notícias falsas) acerca das vacinas e das medidas de prevenção à covid-19, pondo assim em risco as suas vidas e as da população. Nesse cenário em que organizações contrárias à ciência apoderam-se da violência e dos meios de comunicação é que nascem as razões desta investigação. Com efeito, este trabalho de conclusão de curso pretende gerar algum contributo para uma expansão da reflexão crítica sobre o negacionismo a partir da análise de duas peças de teatro, norteada por subsidios teóricos apropiados, desde "Arte Poética" de Aristóteles, a "Teoria do drama moderno" de Peter Szondi, "Teoria do discurso: fundamentos semióticos" (2002), e também do "Dicionário de semiótica" (2008). As duas peças são inspiradas em circunstâncias semelhantes, não obstante as distintas temporalidades: "Prometeu acorrentado", de Ésquilo (c.525-524 a.C./456-455 a.C.) e "A vida de Galileu" (1938-1939), de Brecht. Com base em estudos sobre o drama clássico e o drama moderno, esperamos lançar luzes sobre as conjunturas em que ambos os protagonistas, Prometeu e Galileu Galilei, estão inseridos, salientando a condição material de cada um deles, os interesses da classe social dominante em cada contexto e os respectivos discursos sobre a democratização da ciência.ItemTrabalho de conclusão de curso Os gêneros discursivos no ensino de Língua Portuguesa: considerações sobre análise linguística/semiótica, leitura e escrita em material didático de Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Girotto, Lorena Apis ; Mendonça, Marina Celia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O estudo das práticas educacionais no Brasil é uma realidade recorrente no meio acadêmico. Quando se trata de reflexões linguísticas, diversos autores propuseram-se a pensar criticamente o ensino do componente de Língua Portuguesa na rede básica de educação. Estando inserida no campo da Análise Dialógica do Discurso, esta pesquisa busca pensar esse ensino a partir de moldes e de conceitos bakhtinianos, especialmente os de gêneros discursivos, e entender como eles relacionam-se às práticas linguísticas inseridas no Ensino Médio. Para tal finalidade, utiliza-se, como ponto de partida, as reflexões de João Wanderley Geraldi (1984a, 1984b, 1984c), que entende que as três unidades básicas do ensino de português — leitura, escrita e análise linguística — são indissociáveis e devem partir do trabalho com os gêneros e do estudo do texto do próprio aluno. Valendo-se, também, da leitura e do exame dessa temática nos documentos oficiais educacionais — os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), publicado em 2000, e, posteriormente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018 —, entende-se que o ensino a partir dos gêneros discursivos não é uma prática recente, e merece atenção por nem sempre permitir aos estudantes uma plena reflexão acerca do texto e do uso da língua, ou seja, da análise linguística/semiótica (termo adotado pela BNCC). Nesse sentido, esta pesquisa objetiva refletir sobre como um livro didático brasileiro contemporâneo, Se liga nas linguagens, da Editora Moderna, aprovado no PNLD 2021, integra a proposta de se trabalharem os gêneros do discurso nas aulas de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos são: refletir sobre como a análise linguística/semiótica é desenvolvida a partir de gêneros discursivos no material didático; refletir acerca do trabalho com gêneros do discurso em atividades de leitura e de produção de textos. Este estudo contribui com uma reflexão crítica acerca do trabalho com os diversos gêneros do discurso em ambientes escolares, e espera-se, dessa forma, dar continuidade às produções anteriores situadas na área e alinhar-se aos objetivos da Agenda 2030 da ONU, que contempla a promoção de uma educação de qualidade a toda população mundial.ItemTrabalho de conclusão de curso Índice de Democratização: Um Estudo de Caso em Ribeirão Preto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Filippini, Antonio Augusto Surian Cera ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa teve como objetivo aplicar o Índice de Democratização de Vanhanen em nível municipal na cidade de Ribeirão Preto, analisando as eleições entre 2000 e 2020. A pesquisa mensura o grau de democratização com base nos índices de participação e competição política em eleições majoritárias (prefeito) e proporcionais (vereadores). Utilizando dados das eleições e fórmulas adaptadas, o estudo avalia como fatores externos, como a Operação Sevandija (2016) e a pandemia de Covid-19 (2020), influenciaram o comportamento eleitoral e a democratização local. Os resultados mostram uma maior democratização nas eleições proporcionais, com uma média de 56,51, em comparação com 47,14 nas majoritárias. Além disso, observou-se uma correlação fraca (-0,097) entre o índice de democratização e a taxa de reeleição de vereadores, sugerindo que a continuidade no poder não está fortemente associada à democratização no caso específico estudado. A pesquisa deve contribuir para um entendimento mais adequado das dinâmicas políticas em Ribeirão Preto e sugere que eventos locais e nacionais afetam a participação e competitividade eleitoral.ItemTrabalho de conclusão de curso O mundo pelas palavras: o ato de narrar e o espaço urbano em Le città invisibili(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-11-20) Guerra, Manoelle Gabrielle ; Mauro, Claudia Fernanda de Campos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como objetivo discutir a composição da cidade e o ato de narrar no romance Le città invisibili, de Italo Calvino, publicado em 1972. Livro experimental do escritor italiano, a narrativa traz as figuras históricas de Kublai Khan e Marco Polo em meio ao que pode ser considerado um processo de aprendizagem sobre o mundo. No interior dos diversos diálogos travados entre os dois, o explorador veneziano descreve uma série de cidades que podem ser compreendidas como exemplares dos valores que Polo busca ensinar a seu aprendiz. Nesse sentido, os valores humanos que dizem respeito às relações interpessoais aparecem nas narrações sobre as cidades e cumprem uma função pedagógica que visa mostrar o modo como os sujeitos se conectam ao espaço que ocupam e desenvolvem vínculos afetivos nesse entorno, os quais se tornam determinantes para a compreensão da vida urbana. Assim, a análise da composição das cidades no interior do romance associa-se, neste trabalho, ao modo como os dilemas humanos podem contribuir com a transformação de Khan em um bom governante, possibilitando ainda que ele possa entender a complexidade de seu reino.ItemTrabalho de conclusão de curso Das emendas individuais ao Orçamento Secreto: a gestão da coalizão no governo Bolsonaro (2019-2022)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-06) Vasconcelos, Mariana ; Lahuerta, Milton ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa possui o objetivo de verificar a tangibilidade do conceito de presidencialismo de coalizão face à realidade contemporânea do chamado Orçamento Secreto, marco da proposta orçamentária do governo de Jair Bolsonaro. A pergunta de pesquisa que orienta o estudo é como o presidencialismo de coalizão tem operado na conjuntura do Orçamento Secreto. Para respondê-la, utiliza-se da perspectiva neoinstitucionalista racional como procedimento de análise para os dados quantitativos da pesquisa, teoria que entende que os atores agem de maneira a maximizar seus ganhos - abordagem amplamente utilizada em pesquisas sobre o desenho institucional que envolvem o Executivo e o Legislativo. A metodologia empenhada para uma primeira etapa qualitativa da pesquisa é a revisão bibliográfica, recuperando a discussão conceitual sobre o presidencialismo de coalizão; e posteriormente, para os dados quantitativos, utiliza-se de uma regressão linear, que permite o cruzamento de duas variáveis para verificar o comportamento de ambas para explicar o fenômeno de uma variável dependente (y) através de uma variável independente explicativa (x). No âmbito dessa pesquisa, a regressão linear testa a utilização do Orçamento Secreto para aprovação de agenda, logo, a variável dependente refere-se ao percentual de aprovações de políticas propostas pelo Executivo enviadas à Câmara dos Deputados; e a variável independente é o empenho do recurso mensal de emendas de relator que configuram o Orçamento Secreto. A hipótese do trabalho é de que ocorreram alterações na relação Executivo-Legislativo após o Orçamento Secreto como forma de negociações. Os resultados da pesquisa mostram que os problemas de coordenação da gestão bolsonarista fortaleceram a atuação do Poder Legislativo através da negociação individualizada feita entre o ex-presidente e os parlamentares, sem compor uma coalizão formal e partidária que compartilhasse os interesses de agenda.ItemTrabalho de conclusão de curso Cursinhos populares na pandemia: estratégias de adaptação e avaliação do ensino no Curso Unificado do Campus de Araraquara - CUCA - Centro Noite(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Motta, Fernando Paraguai ; Sampaio, Camila Fernanda Bassetto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho relata os resultados obtidos a partir da análise dos questionários “Avaliação das Atividades do Projeto CUCA (AAPC)” aplicados para os alunos do projeto de extensão Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara nos anos de 2019 e 2021, representando um cenário pré-pandemia e outro um ano após seu início. O objetivo é analisar e identificar os efeitos e impactos da pandemia nos cursinhos populares, especificamente no núcleo "Centro Noite" do projeto CUCA. Para isso, serão retomados os conceitos da educação popular e a gênese dos cursinhos, além de seu perfil social e as dificuldades que esses projetos enfrentam, principalmente no cenário pandêmico de COVID-19 por qual passou toda a sociedade mundial no referido período. Ademais, será apresentada a estrutura do núcleo onde o projeto foi desenvolvido. Finalmente, foi feito um mapeamento da população analisada, de modo que haja uma visão geral relacionada aos aspectos sociais e educacionais, retomando o perfil do educando popular. Dessa forma, entende-se como importante compreender os cursinhos populares como ferramenta fundamental de acesso das camadas mais vulneráveis da sociedade à Universidade em meio ao cenário de instabilidade política, social e econômica já previamente existente no país, e agravado ainda mais pela pandemia, além de destacar a necessidade de estudos voltados para as estratégias de adaptação em meio a situações de crise.ItemTrabalho de conclusão de curso Lugares outros para a escola: experiência, amor e tempo livre(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Possadas, Ádrima Paloma Alves ; Oliveira, Paula Ramos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho busca pensar outras formas de ser e habitar o espaço escolar, mais especificamente no que diz respeito à temporalidade que as escolas ocupam e o amor dentro da prática educacional. Partindo do pressuposto de que pensar e fazer não se desvinculam, as reflexões elaboradas neste trabalho têm a intenção de projetar novas possibilidades de se vivenciar a escola, tanto para os educadores quanto para os educandos. O tempo da experiência que permite que os conhecimentos atravessem os indivíduos e por eles sejam apropriados e o amor como orientador de todas as práticas educacionais são as reflexões essenciais trabalhadas aqui para se pensar uma outra educação.ItemDissertação de mestrado Análise de livros didáticos de português para estrangeiros no contexto de ensino de língua de acolhimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-11) Ferreira, Thainá Cristina da Silva ; Rocha, Nildiceia AparecidaNas últimas décadas, o termo Língua de Acolhimento começa a ser utilizado para se referir ao processo de ensino e aprendizagem de uma língua voltado a pessoas em imersão em um novo país em decorrência de uma situação de deslocamento forçado. Instaura-se como uma nova vertente visto que muitos fatores particulares do contexto de imigração, interferem ativa e diretamente na aquisição da língua-alvo (OLIVEIRA, 2010). Portanto, a organização do curso, a seleção ou a elaboração de materiais didáticos e também o preparo das aulas e das atividades propostas devem visar resultados práticos que ofereçam ferramentas para que os aprendizes interajam e se tornem cidadãos ativos na sociedade de acolhimento, de modo que consigam deixar sua condição de vulnerabilidade social (SENE, 2017). Com a participação no Projeto Português Língua de Acolhimento para Venezuelanos(as) em Araraquara/SP, ministrando aulas desde seu início em novembro de 2018, percebemos a escassez de materiais didáticos próprios para o ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), bem como certa dificuldade no uso de alguns materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE) nestas circunstâncias. Assim, nos propomos a analisar dois livros didáticos de PLE, juntamente com um terceiro voltado especificamente para o ensino de PLAc (para estabelecer parâmetros e contrapontos), a fim de investigar em que medida materiais de PLE (não desenvolvidos para PLAc) se aproximam ou se afastam das necessidades e objetivos das aulas de PLAc. Partimos do pressuposto, verificado em sala de aula, que os materiais de PLE utilizados para PLAc exigem maior adequação por parte do professor, visto que não são pensados para atender às necessidades e demais questões motivacionais específicas dos alunos e às pressões socioeconômicas singulares deste contexto de ensino-aprendizagem. Deste modo, analisamos a seleção e a organização dos temas das unidades, textos selecionados e atividades propostas e a apresentação e discussão a respeito de aspectos culturais, para verificar a pertinência do uso desses materiais para PLAc e estabelecer parâmetros norteadores que auxiliem professores na escolha ou preparo de materiais para suas aulas. Com base nos estudos teóricos em PLAc, com dados coletados por meio de um questionário e com a experiência no ensino de PLAc, estabelecemos parâmetros para verificar a aproximação ou o distanciamento das propostas dos três livros didáticos em relação às necessidades e aos objetivos da língua de acolhimento. Foi possível constatar que a maior aproximação ocorre quando há a presença de aspectos coincidentes ou que tangenciam temas de interesse ou situações práticas próprias ou presentes no cotidiano do contexto de migração e refúgio, de modo que os livros de PLE apresentam aproximações, distanciamentos e aspectos adaptáveis, mas não atingem objetivamente os propósitos principais para a língua de acolhimento como faz o livro de PLAc.ItemTrabalho de conclusão de curso A escola e a formação da individualidade para si na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-09) Grizzo, Camila Gaido ; Duarte, Newton ; Faculdade de Ciências e LetrasDentro do âmbito das correntes contra hegemônicas em educação, a pedagogia histórico-crítica compreende que para que os indivíduos possam se desenvolver enquanto pertencentes ao gênero humano é imprescindível que a escola esteja estruturada sob o compromisso ético e político de socializar para todos os indivíduos os saberes historicamente acumulados em suas formas mais desenvolvidas das ciências, da filosofia e das artes. É papel desta instituição transmitir tais conteúdos e organizá-los de maneira sequencial e lógica na forma de saber escolar, para que os estudantes em cada nova etapa tenham condições de caminhar no sentido da autoatividade consciente, a fim de construir as bases do que ficou categorizado como individualidade para si, bem como, construir as bases de uma nova sociedade livre da divisão das classes sociais e da propriedade privada dos meios de produção. Entretanto, as ideias pedagógicas majoritariamente presentes nas escolas brasileiras estão alinhadas aos pressupostos das pedagogias do “aprender a aprender”, colocando na centralidade do processo educativo escolar o cotidiano, valorizando todo o esforço que o aluno desempenha sozinho, baseado em uma forma de conhecimento desarticulada e simplista, na elaboração de meios e técnicas para realizar a resolução dos problemas que possam surgir nesse processo, alienando-o assim, da apropriação plena das objetivações desenvolvidas ao longo da história da humanidade e secundarizando o papel dos professores no trabalho educativo. Na Base Nacional Comum Curricular, este referencial teórico pode ser observado na pedagogia das competências, que está voltada os interesses de grupos empresariais a formação de trabalhadores que saibam articular várias funções, adaptando se aos contextos de mudanças do capital. O objetivo desta monografia está baseado na necessidade de fazermos todos os esforços coletivos e individuais que foram possíveis para caminharmos na direção do desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades, lidando com os limites que a realidade contemporânea nos impõe.ItemTrabalho de conclusão de curso Bolha Imobiliária no segmento de Hipotecas Subprime nos Estados Unidos: análise dos determinantes e das consequências da crise(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-17) Oliveira, Pedro Fernandes ; Paiva, Cláudio César deO intuito deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica com o objetivo de expor e entender os motivos que culminaram na crise do subprime de 2008. Tratando desde o processo de desregulamentação financeira ocorrida nos Estados Unidos até as consequências do estouro da bolha imobiliária norte-americana, o presente trabalho traz informações, por meio de gráficos e citações, que abordam o processo da crise, desde os fatores que contribuíram para a instalação até as solucoes encontradas para a sua contenção.ItemTrabalho de conclusão de curso Os casos de Orçamento Participativo no Japão: uma análise sobre participação social no exterior(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-13) Silva, Inácio de Paula e ; Martelli, Carla Gandini GianiO presente trabalho busca evidenciar como se configuram diferentes casos de Orçamento Participativo (doravante OP) presentes no Japão. Tem-se, enquanto objetivos, identificar, categorizar e expor seu funcionamento, dando-se foco a 4 principais casos de OP: o caso orçamentário de Ichikawa, o de Kitakyushu, o de Tóquio e o de Nabari. Todas as quatro localidades se configuram como cidades propriamente ditas, algo que explicaremos adiante de forma a expor a divisão única, territorial e administrativa, que ocorre no Japão. A pergunta que motivou esta pesquisa configura-se nos seguintes termos: Como a participação social é entendida no Japão? Partindo-se do pressuposto de que a expansão do OP pode contribuir para a democratização de um país, por meio do fortalecimento da cidadania e da participação popular, busca-se entender como isso estaria ocorrendo no Japão. Com relação ao recorte temporal, serão analisados os OPs japoneses criados nos citados municípios a partir dos anos 2000.ItemTrabalho de conclusão de curso O testemunho na literatura: destaque para Primo Levi(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-17) Fogaccia, Patrícia Liane ; Mauro, Claudia Fernanda de CamposO século XX viu nascer um novo tipo de narrativa: a Literatura de Testemunho. Vários elementos a definem e a caracterizam de forma distinta, como a relação com eventos traumáticos coletivos, o compromisso com a sinceridade e a verdade, a vontade de justiça, o sentimento de vergonha e a culpa pela sobrevivência. Através dos conceitos teóricos sobre testemunho, memória e esquecimento, desenvolvidos principalmente por Márcio Seligmann-Silva, Georgio Agamben, Wilberth Salgueiro e Paul Ricoeur, analisou-se trechos de obras pertencentes a esta vertente literária, em especial o livro do escritor italiano Primo Levi É isto um homem?, publicado em 1947, procurando destacar os elementos literários e narrativos que tornaram o autor um cânone nessa área. Apesar da densidade e dramaticidade do conteúdo descrito, a linguagem de Primo Levi apresenta concisão, leveza e elegância, características muito peculiares neste tipo de narrativa. A obra analisada acompanha os dias do autor em Auschwitz, incluindo o choque inicial, o rápido processo de desumanização pessoal e coletivo, a descrição da estrutura logística, política e social do campo, destacando as diversas situações que evidenciam a luta contínua pela sobrevivência. Primo Levi apresenta de forma objetiva as situações e fatos cotidianos da vida em um campo de concentração nazista, evidenciando a lógica perversa do extermínio, presente em quase todos os detalhes. Em meio aos fatos, inclui seus sentimentos e memórias, amizades e sonhos, além de reflexões sobre comportamento e ética, tanto de carrascos quanto de vítimas, e o que os diferenciariam. Ao final, buscando entender a motivação das narrativas de testemunho, sua relação com a memória e a história, seu caráter político e agregador, foram analisados fragmentos de outras obras do mesmo gênero, bem como teorizações sobre o assunto e sobre um novo conceito de história.ItemTrabalho de conclusão de curso A percepção da sílaba no português brasileiro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-11) Santos, Débora Aparecida Oliveira dos ; Massini-Cagliari, GladisA sílaba é uma unidade basilar nos estudos fonológicos, pois funciona como unidade gramatical estruturadora do conhecimento fonológico e a ela cabe o papel central das representações fonológicas de um sistema linguístico e de como essa língua se organiza. Conhecer os padrões de silabação e os processos fonológicos desencadeados nas unidades suprassegmentais é fundamental para o estudo do ritmo da língua. A fim de verificar a produção e a percepção do português brasileiro quanto às sequências consonantais, o presente trabalho propôs a criação e disponibilização de uma lista com 49 vocábulos em língua portuguesa que contenham a estrutura em questão. A lista foi pronunciada por cinco informantes de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade que puderam julgar a quantidade de sílabas produzidas por eles mesmos durante a pronúncia da lista. Os resultados obtidos ilustram que a percepção silábica se apoia mormente na realização fonética acessada pela audição, mais do que na representação estrutural fonológica.ItemTrabalho de conclusão de curso O Uso do Singular They: um olhar analítico sobre as gramáticas das últimas decadas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Pexe, Vítor de Lima ; Marques, Sandra Mari Kaneko ; Zampieri, Laura BraghiniDesde textos clássicos da literatura inglesa como “O Estupro de Lucrécia”, de William Shakespeare, até mesmo na primeira bíblia pública, o pronome They vem sendo utilizado como pronome singular, ou seja, para se referir a alguém cujo gênero binário não é conhecido. Levando isso em consideração, o objetivo deste estudo é observar o uso dos pronomes da língua inglesa, principalmente do Singular They, no decorrer da história a partir de algumas gramáticas selecionadas, que datam desde 1985 até 2016. Dessa forma, primeiramente, analisamos como esses livros apresentam os pronomes do inglês e, depois, discutimos como a forma singular do pronome They é tratada. Por meio dessa análise, concluímos que as mais recentes falam sobre o Singular They, o que pode ser um retrato de uma sociedade que busca ser mais acolhedora com as pessoas que se identificam com gêneros não-binários e que podem ou não usar o Singular They como seus pronomes.ItemTrabalho de conclusão de curso O uso de tradutores baseados em Inteligência Artificial na tradução (inglês-português) de textos literários(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Hervatin, Bruna Victoria Gracini ; Kaneko-Marques, Sandra Mari ; Zampieri, Laura BraghiniTodos os textos literários, documentos e artefatos históricos traduzidos com credibilidade até hoje foram decodificados exclusivamente por mãos e mentes humanas. Entretanto, com o avanço acelerado da tecnologia nos séculos XIX e XX e o advento do computador, a prática tradutória mudou e novas formas de traduzir surgiram. A tradução automática (TA) e memória de tradução (TM) são algumas das invenções que abriram portas para novas formas de traduzir, assim como a inteligência artificial que vem se popularizando cada vez mais e também pode ser usada para este fim. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a confiabilidade das traduções automáticas do inglês para o português geradas por três plataformas gratuitamente disponibilizadas on-line (ChatGPT, Google Tradutor, e DeepL), utilizando excertos retirados dos romances, em portugues brasileiro e inglês britânico: Orgulho e Preconceito (2019) e Pride and prejudice (2003), Drácula (1993) e Dracula (2012), Frankenstein (2017) e Frankenstein (2003), e Alice no País das Maravilhas (2019) e Alice’s adventures in Wonderland: and Through the looking-glass and what Alice found there (2015). Analisando os resultados, destaca-se que em alguns casos as traduções baseadas em inteligência artificial são satisfatórias, geralmente em textos mais técnicos. Por outro lado, é notável que essas traduções não-humanas não possuem credibilidade artística e estilística para traduzir textos literários, e, portanto, ainda não podem substituir o papel do profissional da tradução.ItemTrabalho de conclusão de curso Espaço transnacional do ensino de idiomas: análise da produção da competência linguística no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-26) Bortoli, Mariana Rudge ; Vieira, Allana MeirellesEsta monografia teve como objetivo principal delinear o espaço de ensino de idiomas no estado de São Paulo e suas conexões com o espaço transnacional a fim de analisar sociologicamente, a partir da teoria bourdieusiana, as relações de poder e distinção implicadas na produção da competência linguística. Foram analisadas escolas regulares, escolas de idiomas, aplicativos de ensino de idiomas, canais no Youtube e cursos de idioma online. A partir da investigação nos sites oficiais das instituições, em notícias e entrevistas, vídeos e publicações em redes sociais bem como por meio do contato com as escolas, foram coletados dados referentes à antiguidade, custo, legitimidade, relações com os governos, oferta de diplomas/certificados, além de questões relacionadas ao ensino dos idiomas, como tempo de aula, duração do curso, perfil dos professores, entre outros fatores. Para a delimitação do espaço, foi usada a Análise de Correspondências Múltiplas. Dentre os resultados obtidos, foi constatado que o espaço é marcado por distinções e disputas, com destaque para as oposições: espaço formal versus informal de ensino; e polo nacionalizado versus polo transnacionalizado de ensino. A análise dos respectivos polos revelou as lógicas de cada grupo, as relações de dominância, aliança e disputa, os mecanismos de distinção e a busca por legitimidade bem como as pressões das lógicas mais comerciais e econômicas nas formas de ensino e nas práticas culturais.