Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254431
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PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
A narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-14) Chan, Adriano; Abreu, Antônio Suárez
; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nesse trabalho, vamos apontar dificuldades que os professores encontram ao montarem seu projeto didático para criar narrativas metalinguísticas que nortearão cognitivamente a produção de redações de vestibulares. Com isso, proporemos alguns caminhos de reflexão para uma nova proposta de ensino de textos para alunos de ensino médio. Trata-se de uma reflexão desenvolvida a partir de uma prática empírica desenhada ao longo de 20 anos de magistrado. Os objetivos dessa tese são (a)oferecer uma reflexão a professores que estão à frente das trincheiras das salas de aulas, (b) propor novas indagações, questionando os modelos pedagógicos dominantes (c) a fim de otimizar o ensino de redação sem modelos fechados. As propostas para os problemas levantados incluem (1) a análise de vestibulares que usam a grade da Vunesp, (2) a discussão sobre a pedagogia de repertório de bolso e (3) a necessidade de repensar as práticas de ensino para dialogar com as dificuldades específicas da geração Z no aprendizado e na articulação de seus saberes enciclopédicos. As principais fontes bibliográficas utilizadas no texto incluem obras de Barthes (1984), Chartier (2002), Borges (1977), além de autores de linguística cognitiva como Lakoff e Johnson (1980), Fauconnier e Turner (2002) e Tomasello (2003). Muito desse trabalho prático foi desenvolvido a partir das reflexões de Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a e 2023b), Barros (1996), Neves (1997, 1998) e Koch e Tavaglia (1990). Palavras-chave: vestibular, ensino de redação, pedagogia, linguística textual, linguística cognitiva.ItemTese de doutorado Acesso Aberto
Multiletramentos no ensino de alemão na escola pública: criando designs decoloniais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Marques, Lívia dos Santos; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Pedagogia dos Multiletramentos enfatiza a importância da reflexão crítica para promover a produção criativa e a transformação social (Cope; Kalantzis, 2009). Por meio do presente estudo, pretende-se investigar como o ensino da língua alemã e culturas de falantes de alemão, baseado na Pedagogia dos Multiletramentos, pode contribuir para o desenvolvimento de práticas a partir de um pensamento decolonial. A pesquisa tem como base teorias sobre o Ensino Intercultural (Kramsch, 2003; Walsh, 2007, 2010), a Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 1996; Cope; Kalantzis, 2009; Rojo, 2012) e os estudos sobre a Decolonialidade (Castro-Gomes; Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2007; Queiroz, 2020; Restrepo; Martínez 2010). O estudo desenvolvido é de natureza qualitativa e exploratória, e representa uma pesquisa-ação, realizada no contexto de um curso online de alemão como língua de encontro. Tal curso foi ofertado por duas graduandas em letras, sob supervisão da professora-pesquisadora, para quatro estudantes no contexto de uma escola pública, sendo o estudo composto por esses sete participantes citados. Quanto aos dados, foram gerados por meio de questionários individuais e entrevistas em grupo com os aprendizes, atividades produzidas por eles, além de gravações das aulas e diários reflexivos das professoras. A análise dos dados revelou indícios de desenvolvimento de variados processos de conhecimento pelos participantes, envolvendo a experiência com conhecimentos prévios e novos, a análise crítica desses conhecimentos e sua aplicação através de designs multimodais. Por meio desses processos, os participantes demonstraram realizar reflexões e criar Designs, partindo de uma perspectiva decolonial, ao relacionarem aspectos linguísticos, históricos e sociais das realidades a sua volta com suas experiências por meio de outras línguas e culturas. Por fim, os alunos puderam colocar tais reflexões em prática, exercendo uma cidadania ativa.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
A violência LGBTfóbica pela voz de estudantes do ensino médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Tannuri, João Guilherme de Carvalho Gattás; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório no domínio da LGBTfobia em ambiente escolar cuja abordagem é quanti-qualitativa. Tem-se como objetivo apreender o que dizem estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio sobre a LGBTfobia na escola. A revisão bibliográfica, em recorte temporal de cinco anos (2015-2019), resultou em quinze obras que trabalharam empiricamente com adolescentes e escolas e cujas temáticas versaram direta ou indiretamente com o fenômeno. A busca pelas teses foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e estão dispostas em duas categorias de análise: a primeira contendo aquelas que investigam a voz de alunos (seis teses) e a segunda contendo aquelas que investigam a voz dos professores (nove teses). A coleta dos dados aconteceu em uma escola pública do interior paulista e teve 39 estudantes como participantes. Como ferramenta de coleta dos dados utilizamos o questionário semiaberto contendo os seguintes núcleos de informações: observações da homofobia fora e dentro da escola; sofrimentos da homofobia fora e dentro da escola; cometimentos desse tipo de violência fora e dentro da escola. Os dados foram examinados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, o que permitiu identificar 54 relatos descritivos em outros ambientes sociais e 58 relatos descritivos dentro da escola. Os relatos revelaram as diversas faces da LGBTfobia pela voz dos estudantes acerca de observações, sofrimentos e cometimentos do fenômeno, de maneira presencial e/ou online. Para além dessas categorias analisamos também as atitudes tomadas pela escola nas situações LGBTfóbicas relatadas. Identificamos que essas medidas foram propositivas em nove situações, despropositadas em onze e em oito situações houve relatos genéricos e de desconhecimento da escola e de participantes acerca da violência estudada. Visávamos ao início da pesquisa a homofobia como campo de estudo específico e nos deparamos ao cabo com um fenômeno epistemológico que se apresenta mais complexo, versátil e eficaz na sociedade e na escola, a LGBTfobia.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Raízes fantásticas: um olhar sobre a gênese da literatura fantástica no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-31) Francisco Junior, Abílio Aparecido; Volobuef, Karin
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As primeiras décadas do Romantismo no Brasil foram períodos conturbados econômica, política, social e literariamente. Nesse contexto, começaram a surgir em terras brasileiras, principalmente baseadas na literatura alemã e francesa, diversas narrativas insólitas, sejam histórias originais, sejam traduções e adaptações de obras e lendas europeias. Apesar da existência dessas narrativas, houve, por parte de um cânone predominantemente elitista, o apagamento desses escritos fantásticos ao longo dos anos tanto pela crítica quanto pela recepção popular no Brasil. Surge, dessa forma, uma dificuldade de delimitar e, principalmente, estudar o surgimento da literatura fantástica brasileira, visto que a partir da pena de autores considerados “menores” é que essa literatura de fortes aspectos europeus criou raízes em terras brasileiras. A partir do levantamento dessas narrativas por meio de acervos on-line e físicos, além da seleção de textos que podem ser considerados fantásticos, que se objetiva estabelecer a gênese do fantástico brasileiro na década de 1830 (1831-1840), período anterior, portanto, a autores como Álvares de Azevedo, Fagundes Varella e Bernardo Guimarães, que hoje já são vistos como precursores desse tipo de literatura no Brasil. Ademais, Tobin Siebers, em seu livro The Romantic Fantastic, alicerçado nas ideias e obras de escritores do século XIX, expõe que a atitude romântica sobre temas como Superstição, Bruxaria, Romance, Loucura, Magia e Eu Romântico deu origem a uma técnica literária, a qual seria denominada “escrita fantástica”. Siebers estabelece o uso da superstição como um dos principais fatores para a ocorrência do fantástico na literatura. Nessa toada, adicionam-se os “Sistemas temáticos recorrentes na literatura fantástica”, do italiano Remo Ceserani, os “Motivos fantásticos”, de Louis Vax e “Principais motivos” do fantástico, de Peter Penzoldt (1952), a partir dos quais pretende-se trazer à luz textos nos quais é possível notar uma ligação com o fantástico. Buscou-se, portanto, nesta pesquisa, verificar a condição do Fantástico Romântico no Brasil do século XIX com base em exemplos da década de 1830 (1831-1840), a partir do levantamento dessas narrativas em periódicos publicados no período estabelecido.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Políticas educacionais de formação para professores da educação de jovens e adultos e suas relações com as tecnologias digitais da informação e comunicação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Marineli, Rodrigo Chechi; Reis, Márcia Lopes
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente tese de doutorado teve como objeto a análise reflexiva sobre os impactos causados nas políticas de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A problemática da pesquisa foi sistematizada a partir da vivência da utilização intensiva desses recursos no período de isolamento social decorrente da pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) resultando na pergunta-problema: em que medida as políticas educacionais atuais, para a formação de professores da modalidade EJA, tem se apropriado dos diferenciais e as características da sociedade do conhecimento para a utilização das TDIC como recursos didático-pedagógicos? O objetivo geral da pesquisa foi identificar, na matriz curricular dos cursos de Pedagogia, a existência e o modo de implementação de disciplinas voltadas para as TDIC e metodologias de ensino EJA na formação de professores no contexto da sociedade do conhecimento. Os objetivos específicos foram definidos em: a) organizar as distintas formas de abordagem quanto à utilização das TDIC na prática docente da EJA; b) investigar as características das práticas de letramento digital entre professores da EJA; c) relacionar os impactos da vivência da pandemia de COVID-19 na modalidade EJA entre professores e estudantes considerados “imigrantes digitais”; d) sistematizar os modos de apropriação e as percepções evidenciadas nos questionários para professores e estudantes da EJA sobre o uso das TDIC. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa apresentou revisão de literatura sobre a Andragogia e suas relações com a EJA tendo como referência Knowles (1980) e Freire (1987; 2000; 2001). Os estudos tiveram sequência com as análises documentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Plano Nacional de Educação (PNE) no sentido de analisar o lugar teórico-prático do conceito de Andragogia/EJA nos cursos de Pedagogia e as TDIC na formação desses profissionais que são responsáveis por lecionarem nessa modalidade de ensino. As hipóteses orientadoras da pesquisa foram: a) a legislação em vigor que orienta a formação de professores (Diretrizes Curriculares, o Plano Nacional de Educação, a BNCC para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica) contemplam, de modo satisfatório, as orientações para a formação e atuação na EJA e uso das TDIC; b) as legislações e orientações curriculares apresentam de modo frágil, escasso e insuficiente para a modalidade EJA e TDIC; c) as políticas públicas (evidenciadas nas legislações) negligenciam a formação de professores para a EJA. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa-descritiva correlacional cuja técnica de coleta de dados foi o uso de questionário estruturado aos estudantes da EJA e professores participantes. Para o tratamento dos dados, a Análise de Conteúdo constitui o referencial para a discussão dos resultados expostos em gráficos e/ou quadros, dialogando assim com referenciais teóricos sobre a temática proposta. Conclui-se que na sociedade do conhecimento a Andragogia e suas relações com as TDIC são fundamentais na formação de professores e aos estudantes da EJA. Partindo dessa premissa, intenta-se conhecer a plausibilidade das categorias de análise que foram sistematizadas na presente tese: ausência de fundamentação teórica sobre a Andragogia nos cursos de formação dos professores de EJA; invisibilidade dos jovens e adultos excluídos, por distintos motivos nas políticas públicas de educação; distanciamento das abordagens de Ciência e Tecnologia dos cursos de licenciaturas para a formação de professores para a EJA; tendências de mudança de perfil dos jovens e adultos nos próximos anos e a necessidade de inserção de conhecimentos sobre as TDIC.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Violência sexual infantil: uma análise sobre a formação de profissionais jurídicos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-26) Santos, Paola Alves Martins dos; Leão, Andreza Marques de Castro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A violência sexual infantil é um fenômeno complexo, que incide em sociedade desde os seus primórdios e que afeta tanto fisicamente, quanto psicologicamente as vítimas. Considerando que a proteção da criança e do adolescente deve ser realizada por todos, como previsto na legislação brasileira vigente, os órgãos protetivos e a rede de proteção, por meio da atuação dos profissionais de diversas áreas, tornam-se essenciais para a prevenção e punição deste crime. Dentre estes profissionais, os operadores do direito apresentam uma importante atuação, principalmente a de punir o agressor da violência. O presente estudo teve por objetivo analisar os conhecimentos que os estudantes de um curso de direito manifestam apresentar quanto aos temas da educação sexual e da violência sexual infantil, e os contributos disso à prevenção deste crime. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário aplicado junto aos alunos quintanistas de uma faculdade particular, instrumento que se voltou a verificar o conhecimento que os estudantes deste curso apresentam sobre a violência sexual, educação sexual, prevenção do crime, bem como averiguar se percebem a relevância de adquirir conhecimento acerca da educação sexual, no sentido de auxiliar os profissionais jurídicos na atuação e prevenção desta violência. Após a obtenção dados, utilizou-se a análise de conteúdo como método para analisar e organizar tais dados, que foram classificadas em três categorias: a importância da educação sexual na formação dos profissionais da área jurídica, a qualidade do atendimento da vítima de violência sexual infantil e a aplicação da legislação brasileira na prevenção da violência sexual infantil. Os resultados obtidos desvelam a necessidade de se qualificar os profissionais jurídicos para que haja uma atuação profissional mais precisa e humana nos crimes de violência sexual infantil. Dentre os conhecimentos que podem os munir para ação a educação sexual desponta como relevante estratégia preventiva. Enfim, no campo do Direito há uma tarefa importante, no sentido de habilitar tais profissionais, com a finalidade que estes além de fazer valer a legislação, cumpram seu papel de afiançar por prover a proteção aos direitos da criança e adolescente de forma igualitária, humana e justa.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Experiências e formação no ensino superior: possibilidades através de uma educação menor(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Paizan, Silena da Fonseca Pimentel; Badia, Denis Domeneghetti
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nosso estudo se inicia juntamente à história da educação brasileira e segue esse percurso cronológico buscando espaços de abertura para o experienciar dos sujeitos. Realizamos uma análise pós-crítica do currículo oferecido desde a docência jesuítica até os documentos oficiais, que regulamentam as diretrizes curriculares nacionais do ensino superior até o presente momento, utilizamos como embasamento teórico os estudos de Tomaz Tadeu da Silva. Notamos que a proposta da educação maior desconsidera o experienciar dos sujeitos, o que inviabiliza que eles se tornem de fato sujeitos de suas experiências durante o ensinar e aprender. A intenção é o ensinar e oaprender com sentido, que ancorados nos estudos de Jorge Larrosa Bondia e GillesDeleuze atinjam as possibilidades de experienciar dentro da intenção de cada sujeito. Propomos um deslocamento, que partirá de uma educação menor que encontre o espaço de abertura dentro dos possíveis mundos que cada sujeito possa percorrer através de sua autonomia, ainda que já tenha percorrido sozinho dentro de si ou com oexperienciar de outro sujeito, mas que o atinja e o transforme em máquina deguerra no tempo dos sujeitos, um espaço de resistência, no qual cada sujeito seja de fato o que queira ser e não apenas o que pode ser. Um rizoma, que se originou através de janelas abertas no caminho que cada sujeito percorre, entre a experiência e o sentido. Por conseguinte, buscamos a imanência dos sujeitos produzida no cotidiano presente das diferenças que será fruto da experiência e do sentido de cada ser.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Teatralização, distanciamento e representações da violência em Bacurau: relações entre teatro, cinema e sociedade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-12) Diogo, Brendon de Alcantara; Borsato, Fabiane Renata
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Partindo do cruzamento entre o teatro e o cinema, esta tese tem por objetivo analisar o filme brasileiro Bacurau (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, focando em sua aproximação com as estratégias formais do teatro épico-brechtiano. O estudo explora como as técnicas de distanciamento podem ser aproximadas à análise de Bacurau, especialmente através da desnaturalização da mise-en-scène, da dissonância entre música e ação, do rompimento com o heroísmo individualizante e de um roteiro repleto de contradições e profundas ironias, o que pode gerar um efeito de teatralização no filme. Esses efeitos também são rastreados nas trajetórias de Mendonça e Dornelles, evidenciando como Bacurau dialoga não só com a filmografia prévia dos realizadores, mas também com outras referências cinematográficas e literárias, tais como Glauber Rocha, John Carpenter e Euclides da Cunha. Por se tratar de uma obra que aciona variadas formas de violência, mobilizamos conceitos como revolução, revolta e necropolítica, a fim de expandir a interpretação do filme. Assim, esta pesquisa visa contribuir para a discussão sobre a relação entre teatro, cinema, literatura e sociedade, destacando a importância dessas linguagens na construção de narrativas críticas e alegóricas no cinema brasileiro contemporâneo.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Desenvolvimento econômico e Guerra Fiscal: uma análise do caso de Extrema - MG(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Pereira, Tadeu Vaz Pinto Pereira; Carvalho, Eneas Gonçalves de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A tese examina a "Guerra Fiscal" no Brasil, estratégia adotada por estados e municípios a partir da segunda metade dos anos 1990 para atrair investimentos privados com incentivos fiscais, doações de terrenos e infraestrutura. Questiona-se se esses incentivos representam desperdício de recursos ou, ao contrário, promovem melhorias significativas na qualidade de vida. O estudo de caso do município de Extrema – MG ilustra esse debate. Entre 2002 e 2020, Extrema registrou crescimento econômico expressivo, alcançando o maior PIB per capita de Minas Gerais em 2020. No entanto, esse crescimento concentrado não se refletiu em benefícios para municípios vizinhos, mostrando limitações na distribuição regional. A análise também destaca avanços em indicadores de desenvolvimento humano, como saúde, educação e renda, mas ressalta que o rápido aumento populacional, de 87,01% entre 2010 e 2022, impõe desafios à infraestrutura urbana e aos serviços públicos. A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas para enfrentar os gargalos decorrentes desse crescimento acelerado, promovendo remuneração equilibrada e estabilidade no mercado de trabalho. Conclui-se que, embora a "Guerra Fiscal" tenha impulsionado o desenvolvimento de Extrema, o município precisa de estratégias sustentáveis e inclusivas para manter-se competitivo e assegurar a qualidade de vida no longo prazo.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
La justice et le conflit entre le droit et la loi chez Hugo : Actes et Paroles, Les Misérables et Quatrevingt-Treize(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-23) Pereira, Maria Julia; Vicente, Adalberto Luis
; Millet, Claude ; Université Paris Cité ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O ponto de partida desta pesquisa é a dissensão hugoana entre o direito e a lei como expressão do desacordo entre uma concepção legalista e uma concepção moral de justiça. Em sua obra, Hugo denuncia as iniquidades engendradas pela lei jurídica que reflete as injustiças da sociedade do século XIX: as penas severas, a proscrição social e moral são consequências de um sistema de justiça injusto, baseado no legalismo. A lei é a expressão necessária dessa sociedade, ela se exprime na pena et na vingança (regra de talião) e o anankè das leis é concebido em razão (e na estrutura) da vida social. O direito, por sua vez, se opõe à lei na medida em que ele apresenta uma relação com uma forma superior (moral ou divina) de justiça, razão pela qual ele é indissociável da consciência e dos ideais revolucionários, sobretudo a liberdade. A utopia hugoana preconiza o fim da querela entre esses dois elementos como o apogeu da civilização: enquanto isso, é preciso empreender o combate político de fazer do direito o guia da lei. Enquanto poeta-político, Hugo reage à concepção de justiça legalista problematizando essas questões político-filosóficas por meio do conflito entre o direito e a lei e por meio das questões que lhes são adjacentes (a justiça, a injustiça, a piedade, a pena desproporcional e a vingança). Em Les Misérables e Quatrevingt-Treize, assim como em diversos discursos de Actes et Paroles, a justiça se aproxima da piedade e ela configura uma busca que implica a moral, opondo-se à vingança. O sentimento de justiça e injustiça orienta as ações das personagens e ele é engendrado no leitor a partir do patético, isto é, a percepção do justo e do injusto pelo leitor ocorre a partir do emprego de recursos poéticos e retóricos que suscitam a piedade. Nos romances, a voz política de Hugo é identificada com esse narrador que destaca a luta do autor contra aquilo que ele chama de danação pela lei. Há, igualmente, suspensões da narrativa (digressões e prosa poética) como o capítulo L’onde et l’ombre, em que existe a ideia da pena enquanto mecanismo engendrando a miséria e o capítulo La goutte d’eau froide, em que Cimourdain imagina Gauvain como um anjo justiceiro). A prosa poética é composta de recursos como o paralelismo e as figuras de estilo que inserem imagens evocando o conflito entre o direito e a lei. Ademais, a construção, ação e transformação das personagens revelam concepções de justiça ligadas à lei ou ao direito e elas assinalam a coexistência do justo e do injusto em suas trajetórias: Javert et Cimourdain encarnam a ideologia legalista; Myriel, Enjolras et Gauvain pleiteam uma justiça ideal como equidade. A interação entre os discursos do autor e das personagens demonstram a problematização da querela da lei contra o direito, como é o caso dos diálogos exprimindo o conflito entre esses elementos (Myriel e o convencional G., Cimourdain et Gauvain, Javert et Jean Valjean); dos monólogos (como a acusação e a defesa de Champmathieu); e do discurso relatado exprimindo a manifestação do direito nas personagens a partir de uma consciência que orienta suas ações para concretizar o justo e impedir o injusto. Essa consciência faz Jean Valjean revelar sua identidade para impedir a condenação injusta de Champmathieu; ela faz Javert descumprir seu dever legal de prender o forçado fugitivo que lhe salvara a vida; ela faz o aristocrata Lantenac retornar à Tourgue para salvar as três crianças camponesas entregando-se aos inimigos e ela conduz o voto de Radoub contra a lei pela absolvição de Gauvain.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Olhares sobre os afetos no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa de jovens com Síndrome de Down(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Lara, Sara Veloso; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Ensinar uma língua estrangeira para indivíduos com Síndrome de Down (SD) é tarefa desafiadora e demanda dos professores competências pedagógicas e socioafetivas que envolvem grande sensibilidade para reconhecer as necessidades específicas daqueles. Associado a isso, soma-se o fato de que, no contexto pandêmico, no qual as aulas aconteceram em ambiente virtual, foi necessário que o/a professor/a estivesse ainda mais atento/a às demandas específicas dos alunos e aos seus afetos, para que fossem criadas estratégias pedagógicas individuais, que pudessem contribuir para atenuar as dificuldades desses alunos. No contexto desta pesquisa, era necessário, além disso, fomentar as potencialidades dos aprendizes, visto que cada indivíduo com SD responde de forma singular às suas limitações. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar os afetos emergentes da interação triádica professora-família-alunos, priorizando os afetos dos aprendizes e investigando de que forma tais elementos repercutem na aprendizagem da língua inglesa (LI). Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos de Vygotsky (1998; 2001; 2003) para fundamentar reflexões sobre o processo de interação entre professor-alunos e sobre a Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI), os pressupostos de Buckley (2002; 2004); Baüml (2007) e Tavares et. al (2021) para sustentar as discussões acerca da aprendizagem de uma segunda língua para pessoas com SD e, por fim, os postulados de Buckley e Bird (1994); Schartzman (2003) que embasaram as análises de aspectos afetivo-cognitivos dos participantes. O contexto de pesquisa consistiu em aulas realizadas em três fases distintas: na primeira, as aulas eram presenciais da professora-pesquisadora e seis alunos, sendo quatro da APAE de Capitólio-MG e dois da APAE-MG de Piumhi-MG. Na segunda fase, as aulas passaram a ser remotas, devido à disseminação da pandemia da COVID-19, com a participação de dois alunos de Piumhi-MG. Por fim, na terceira fase, as aulas voltaram a ser presenciais, com os dois alunos de Piumhi, devido à atenuação dos casos de infecção pelo vírus. Na primeira fase, foram utilizados questionários semiestruturados; entrevistas semiestruturadas, assistidas e gravadas; diário de bordo da pesquisadora; flashcards. Na segunda fase, gravações das aulas, entrevistas semiestruturadas assitidas e gravadas; diário de bordo da pesquisadora; jogos online, slides; youtube; objetos concretos. Por fim, na terceira fase, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas, assistidas e gravadas; diário de bordo da pesquisadora; jogos online; exercícios impressos. Os resultados da pesquisa revelaram afetos favoráveis e afetos desafiadores para os alunos em relação à professora e à aprendizagem da LI, além de que algumas situações contribuíram para a transformação dos afetos de uma natureza em outra e que os procedimentos metodológicos específicos adotados com cada aluno fizeram emergir relações afetivas singulares entre professor e alunos e destes com a língua.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Da proibição à regulamentação da Cannabis: a especificidade do modelo uruguaio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-04) Ferrari, Dércio Fernando Moraes; Santos, Marcelo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Ao aprovar a Lei nº 19.172 em dezembro de 2013, o parlamento uruguaio colocou o país em uma posição de destaque. O Uruguai se colocava ali como o primeiro Estado a regulamentar todo o processo de produção, manufatura, circulação e consumo da Cannabis psicoativo. Buscando em primeiro lugar a redução de danos através do consumo de Cannabis, a lei buscou superar o falho embate ao narcotráfico. Tal medida colocou o país no centro das atenções, dando ainda mais visibilidade ao governo frenteamplista do então presidente José Mujica. A proposta desta política pública responde ainda a anos de lutas de movimentos sociais no país, que optou pelo controle do Estado sobre o produto, passando assim a acompanhar todo o processo decorrente de sua produção. A medida uruguaia se coloca ainda como uma alternativa direta ao tradicional combate ao narcotráfico, materializado na "guerra às drogas". Inicialmente com forte resistência entre os setores mais conservadores, a lei passou por grandes entraves, que acabaram por atrasar o seu processo de implementação. Em sua totalidade ela só foi efetivada em julho de 2017, com a comercialização da Cannabis nas farmácias. A partir de 2017, com a entrada da Cannabis medicinal, o foco inicial da política pública foi ampliado. O estudo, com base no processo de regulamentação da Cannabis no Uruguai, empenha-se em compreender como esta política fora constituída. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho é identificar como ocorreu o processo de regulamentação da Cannabis, suas características e como o caso uruguaio se insere no cenário global enquanto política sobre drogas.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Edição de textos no Brasil: descrição, análise e sistematização terminológica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-23) Balestero, Mirella de Souza; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Partindo da ideia de que a variação é inerente à língua tanto em contextos menos especializados quanto em contextos mais especializados, exploramos a variação dos termos da Edição de Textos. Tal variação, no entanto, não está organizada, o que gera uma confusão terminológica para o campo. Em razão disso, surge esta pesquisa de Doutorado, que tem como objetivo descrever, analisar e sistematizar a Edição, verificando como os termos são compreendidos e utilizados pelos profissionais da área e quais unidades são afetadas pelo impasse. Para isso, fundamentamo-nos na Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), a qual busca descrever os termos de uma área de especialidade. Além disso, levamos em consideração o aporte teórico de base discursiva, sobretudo de origem francesa (Bourdieu, 1994; Maingueneau, 2005; Salgado, 2007, 2016a, 2016b), para refletir e discutir sobre a prática de editar um texto. Os objetivos específicos eram (i) delimitar os processos pré-textuais, textuais e pós-textuais da Edição de Textos, (ii) descrever a terminologia da Edição, (iii) analisar os dados obtidos ao longo do estudo, esclarecendo os nomes dos processos e o que eles significam, bem como as técnicas, as ferramentas e as manobras por meio de definições terminológicas e (iv) elaborar e apresentar verbetes referentes aos termos da Edição de Textos, sistematizando os dados. Quanto à metodologia, adotamos a abordagem qualiquantitativa e seguimos etapas terminológicas semiautomatizadas, como criação de um córpus, seleção e extração de candidatos a termos, formulação de estrutura conceitual e redação de definições, com o auxílio de ferramentas computacionais, a saber: e-Termos e AntConc. Portanto, esta tese se mostra pertinente, na medida em que reconhece o domínio de especialidade para a constituição do campo da Edição e propõe um caminho inédito para que, apesar da instabilidade, as pessoas – profissionais do texto, docentes, alunos ou clientes – se entendam.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Rethinking the theory of money: a study of the origins, nature and function of money(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-24) Girotto, Vitor Guidorzzi; Strachman, Eduardo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Despite its millennial existence and the vast literature about it, money remains one of humanity’s greatest enigmas and one device of great importance for socioeconomic organization. Economic literature has provided two different explanations to the phenomenon of money: on the one hand, money is a commodity; on the other hand, a credit. The general objective of this thesis is to determine the nature of money. In that attempt, this investigation followed specific objectives: (1) to revisit, synthesize, and present two different theories of money, namely, the Theory of Commodity Money and the Theory of Credit Money, considering their main arguments regarding the origin, nature and functions of money and credit; (2) to present points of divergence among scholars associated with each theory; (3) to introduce eventual points of convergence between such theories; and (4) to analyze money by using an interdisciplinary framework. The methodological procedures followed in this thesis consisted of a bibliographic survey in Economics and other social sciences, which helped delimit the theories candidates for the study of the nature of money. Afterwards, a method for collecting and grouping things according to shared and identifiable properties was selected, aiming to reveal implicit or hidden properties of the object. Besides the regular practice of analyzing money from its functions, other properties associated with it were considered as parameters to limit the scope of this research: money, credit and debt. The selected literature was summarized and presented as part of the literature review, providing the theoretical framework for the development of the analytical part of this research, which followed mostly an inductive approach. The quest to investigate the essence of money turned out being an investigation of both the nature of credit and money, for money is credit. This conclusion has been established by integrating procedures methods and resorting to interdisciplinary studies to support that money is credit. Anthropological studies helped define the best approach method, namely induction. Regarding the procedure methods, a comparative methodology which integrated economics, history, accounting, law, and anthropology studies was employed. This interdisciplinary approach has ratified most general conclusions presented by heterodox economic literature. Credit is, first and foremost, a social and moral relation. When exercised in an economic way, as purchasing power, it creates a set of obligations. One’s credit is another’s debt. A person’s reputation became quantifiable with the establishment of a unit of account employed for registering credit/debt relations, namely, money of account. Initially, pure accounting activities are present. Currency emerged only afterwards, in connection to the emergence of organized markets, to transfer debts. When in material form, money represents a tokenized credit/debt. When in abstract form, credit represents a contractual relation between economic agents or as accounting registers. Following a circuitist approach, credit is created, circulated, and then destroyed when the debt is extinguished. Therefore, money’s sole function is that of serving as a means of payment to release one from debt. Since only a credit can liquidate a debt, the credit essence of money is, again, reinforced.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
A língua de sinais familiar da zona rural de Tiros: um estudo sobre uma comunidade surda isolada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-15) Amorim, Lucio Cruz Silveira; Rodrigues, Angelica Terezinha Carmo
; Almeida-Silva, Anderson ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta tese tem como objetivo registrar e descrever aspectos da língua de sinais familiar usada por membros de uma mesma família residentes na zona rural da cidade de Tiros, no estado de Minas Gerais, Brasil. A família de Lenir é composta por pessoas surdas e ouvintes e desfruta de um ambiente linguístico bilíngue e bimodal. Nossa investigação será feita a partir do contato com 23 integrantes da família: 10 surdos e 13 ouvintes. Desses 10 surdos, 5 utilizam exclusivamente a língua de sinais da família, a qual identificamos como língua de sinais de Tiros ou LST. Os demais surdos utilizam também a Língua Brasileira de Sinais. Os ouvintes, por sua vez, fazem uso da língua de sinais da família e o português oral. O objetivo é buscar resgatar a história da emergência dessa língua e descrever aspectos da sua gramática, com registros de sinais lexicais, parâmetros fonológicos e a estrutura gramatical básica. Considerando o contexto de bilinguismo e bimodalidade, devemos considerar também a possibilidade de contato linguístico com a Libras e o português. A fundamentação teórica que sustenta nossas hipóteses e análise compreende os trabalhos publicados sobre línguas de sinais emergentes e sistemas de comunicação manual (Armstrong; Wilcox, 2003; Pfau; Quer, 2010 et al., 2012; entre outros). A metodologia de coleta de dados busca estabelecer a distribuição geracional dos sinalizantes e se centra na elicitação e na produção de dados naturalísticos a partir de estímulos diversos, como entrevistas semiestruturadas, Haifa clips e estímulos visuais. Como resultado, oferecemos uma descrição inicial da língua de sinais de Tiros, fomentando discussões sobre a questão da emergência linguística em contexto de línguas de sinais emergentes ou naturais em microcomunidades surdas brasileiras.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Análise semiótica sobre leitura no Saeb para o Ensino Fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-16) Cruz, Ana Carolina de Picoli de Souza; Cortina, Arnaldo (UNESP) ; Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho visa refletir sobre o processo de formação de leitores no ensino fundamental por meio da análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Fundamentada na teoria da semiótica discursiva, esta pesquisa trabalha com documentos que marcaram mudanças metodológicas e conceituais desde a criação desse sistema até o ano de 2017 (última edição do Saeb, antes das alterações realizadas em virtude da Base Nacional Comum Curricular – BNCC), a saber: “Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, diretrizes, produtos e resultados” (1994); “Matrizes curriculares de referência para o Saeb” (1997); “Saeb 2001: novas perspectivas” (2001), “Relatório Saeb 2001” (2002) e, finalmente, o “Relatório Saeb 2017” (2019). Sob nosso ponto de vista, essa avaliação institucionaliza um perfil de leitor, uma concepção de leitura e, por conseguinte, as concepções de texto e de discurso que se estabelecem em uma dada cultura (nas salas de aula e na sociedade de modo geral). Em nome da busca pela qualidade educacional, o Saeb apresenta em seus princípios a busca pela eficiência e pela eficácia fundadoras da cultura do desempenho. Nesse sentido, o que significa ser um leitor proficiente? Ao pensar em uma educação humanizadora voltada à formação de cidadãos críticos, indagamo-nos sobre como a semiótica discursiva poderia contribuir na formação desses leitores desde o ensino fundamental? Seria possível estabelecer um conceito de competência leitora fundamentado na semiótica discursiva? Para tal, apoiamo-nos em autores como Greimas (1975, 1979, 2014); Greimas e Fontanille (1993); Greimas e Courtés (2021); Cortina (2000; 2006); Barros (1994, 2002, 2005, 2019); Fiorin (1990, 1998, 2002, 2004, 2012); Fontanille (1987,1999, 2008); Floch (1985, 1990); Pietroforte (2004, 2006) Oliveira e Teixeira (2009). A partir deles, tecemos nossas hipóteses sobre o que seria a competência leitora na perspectiva semiótica, dividindo-a em duas etapas: uma de decodificação e outra referente aos mecanismos intra e interdiscursivos. Apresentamos também o conceito de leitura como um processo de interpretação que, por meio do entrelaçamento de duas consciências discursivas (a do texto lido e a de seu leitor) gera outro texto (Cortina, 2000). Além disso, após analisarmos a matriz de referência e a escala de proficiência do Saeb, apontamos algumas possibilidades de leitura no Saeb, considerando não apenas os textos verbais, mas também os visuais e os verbovisuais como relevantes para a formação de leitores desde o ensino fundamental. Almejamos com este estudo contribuir para o aprimoramento da oferta de uma educação de qualidade, bem como para a diminuição das desigualdades sociais.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
O homem, impasse de pó e desejo: imagens e figurações do masculino em O som e a fúria, de William Faulkner(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Silva, Claudimar Pereira; Valentim, Jorge Vicente
; Faculdade de Ciências e Letras - FCL ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta tese de Doutoramento objetiva a análise das representações do masculino que emergem da tessitura narrativa do romance O som e a fúria (2004), do escritor norte-americano William Faulkner. A partir do arsenal teórico-crítico fornecido pelas teorias da narrativa, em particular os pressupostos de Gérard Genette (1979), articulado à mobilização teórica dos estudos de gênero e dos men’s studies, pretende-se analisar o modo como as categorias de voz e focalização operam no processo de representação de narradores e personagens masculinos, e nas relações destes com o feminino e possíveis dissidências de gênero, a partir de três dimensões temáticas: a paternidade, já que a obra de Faulkner dramatiza constantemente as relações entre patriarcas e filhos; a homossociabilidade, isto é, as relações de cumplicidade e solidariedade que respaldam a dominação masculina; e a denominada crise da masculinidade, isto é, os sentimentos de angústia do homem faulkneriano frente às mudanças históricas, sociais e culturais de gênero, no contexto agrário e arcaizante do Sul dos Estados Unidos. Nesse sentido, operamos com a hipótese de que estas três dimensões convergem para a existência de uma permanente crise das representações masculinas no corpus faulkneriano, calcada na perpetuação da masculinidade hegemônica, na propagação de modelos de virilidade entre homens e gerações de pais e filhos, na ressonância de uma práxis e discursividade heteronormativa, e na elaboração subjetiva de narradores e personagens que não estão inseridos em padrões valorativos de hombridade. A representação dessa crise da masculinidade obteve respaldo, no romance modernista de Faulkner, uma forma também em crise, como espaço mimético privilegiado para sua representação.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Formação de educadores na perspectiva da educação inclusiva em contextos não-formais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Vasconcellos, Talita Silva Perussi; Carneiro, Relma Urel Carbone
; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Partindo do pressuposto de que a inclusão do aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) deva ocorrer em todos os ambientes de ensino, este trabalho aborda a realidade inclusiva nas organizações de ensino não formal. O estudo teve como objetivo geral: analisar uma proposta de formação continuada referente ao processo de inclusão do aluno PAEE em organizações não - formais. E como objetivos específicos: 1. Conhecer como acontece a inclusão em uma organização não formal; 2. Elaborar e desenvolver uma proposta colaborativa de formação sobre inclusão baseada nas práticas educativas vigentes; 3. Avaliar a proposta de formação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem quanti-qualitativa e caracterizou-se como colaborativa. Participaram 18 educadores de 4 diferentes organizações de ensino não formal. Os participantes responderam inicialmente a um questionário de caracterização e perguntas sobre suas demandas formativas; posteriormente, em encontros presenciais foi desenvolvido um programa de formação dos educadores. Ao final dos encontros e após seis meses do término da formação, foi usado um conjunto de instrumentos de avaliação, a fim de conhecer os impactos decorrentes. Como resultado, observou-se que o estudo desenvolvido contribuiu com as áreas de conhecimentos afins, aprofundando as discussões sobre a formação de educadores em organizações de ensino não formal.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
O tema da morte em Elegia do Irmão de João Anzanello Carrascoza: uma abordagem bakhtiniana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Oliveira, Bruno; Marchezan, Renata Coelho
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
João Anzanello Carrascoza (1962-) é um autor de literatura que preza pelas relações afetivas atravessadas pelas ausências, perdas e separações. Elegia do irmão, o corpus deste trabalho, retrata, em primeira pessoa, os escritos de um irmão sobre a convivência e as memórias com ela ao saber que ela está com uma doença em estado terminal, além de suas reflexões e memórias após a morte dela. Diante disso, estabelecemos como problema de pesquisa entender como a morte é desenvolvida nessa narrativa. Para isso, objetivamos analisar o tema da morte na narrativa e, de maneira mais específica, comparar o tema da morte em Elegia do irmão com outras obras de Carrascoza; e compreender os cronotopos da narrativa, evidenciando seu papel na construção do tema da morte. Assim, nossa tese é composta por três capítulos. O primeiro trata dos conceitos do Círculo de Bakhtin pertinentes à tese, como tema, gênero, relações dialógicas, biografia e autobiografia, memória, enunciado, tom e avaliação social. Além disso, através dos escritos de Humphrey, pensamos no conceito de fluxo de pensamento. O segundo capítulo analisa quatro romances e dez contos da produção artística de Carrascoza, para desenvolvermos o tema da morte neles e compará-lo com o tema da morte em Elegia do irmão. No terceiro capítulo, analisamos o corpus da pesquisa com fins de compreender o tema da morte na obra. Por fim, compreendemos que o tema da morte na narrativa é construído pela junção de vários sentidos presentes nos capítulos: a morte como lembrança; a morte como vivenciada ou a morte como luto vivenciado; a morte como prematura; a morte como impotência; a morte na alteração da vida; a morte como um acontecimento incerto; a morte na transformação do vivido; a morte como perda futura; a morte nos que ficam. Portanto, o tema da morte em Elegia do irmão constrói um sentido particular para a morte pela junção desses sentidos.PublicaçãoTese de doutorado Acesso Aberto
Curso de Formação Continuada no Serviço de professores de inglês da rede pública: o modelo Cross-Design(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-24) Kairallah, Sthefanie Kalil; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Com a disseminação da pandemia ocasionada pela COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, instituições de diferentes esferas recorreram a caminhos alternativos na busca de viabilizar serviços essenciais. Na educação, a coalizão global (Unesco, 2020) descortinou a imprescindibilidade de se repensar a formação dos professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE), em especial no âmbito deste trabalho, os de inglês. Desse modo, partindo da análise do contexto da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e de estudos do campo de formação de professores de línguas estrangeiras e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Leffa, 2016; Rozenfeld; Viana, 2019; Freire, 2021; Mayrink, 2021, entre outros), a presente pesquisa tem como objetivo elaborar, implementar e avaliar um modelo de curso on-line para Formação Continuada no Serviço de professores de inglês da rede pública de ensino estadual paulista, o qual denominamos de Cross-Design, baseando-se na literatura da área e resoluções vigentes, como a Base Nacional Comum para a Formação Continuada (Brasil, 2020). Para tanto, partimos de métodos, abordagens e visões de design de cursos no campo educacional (Freire, 2013; Kenski, 2019; Filatro, 2020), com foco no desenvolvimento de Competências Digitais (Lucas; Moreira, 2018; Unesco, 2018; CIEB, 2019). Assim, o lócus discursivo desta pesquisa, de base qualitativa, é a área da Linguística Aplicada, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa-ação (Thiollent, 2009; Burns, 2010), em uma perspectiva participativa (Kemmis; McTaggart, 2005), desenvolvida por meio dos instrumentos: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e gravação em áudio e vídeo, com a técnica de grupo focal. A partir de nossas análises, elencamos diferentes elementos que impactaram na escolha das estratégias e recursos que compõem a proposição teórica elaborada pela formadora-pesquisadora, no contexto de uma Formação Continuada no Serviço. Os resultados obtidos na primeira macroetapa, denominada Pré-Design, revelam as características do perfil do público-alvo, demonstrando seu interesse de adesão ao curso. Também mapeamos os professores de inglês quanto à formação inicial, tempo de serviço, categoria de trabalho, expectativas e necessidades de apoio formativo, bem como suas percepções sobre o domínio das Competências Digitais. Após isso, consolidamos a primeira versão piloto do modelo Cross-Design e identificamos que as macroetapas Crossaction e Crossover nos permitem desvelar possíveis lacunas e potencialidades para alicerçar a elaboração de cursos em uma perspectiva ampliada, sobretudo, por meio de experiências formativas, colaborativas, críticas e reflexivas, com vistas às particularidades do contexto, do público-alvo e dos resultados analisados.