Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras

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  • ItemTese de doutorado
    Uma perspectiva política do perfil dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus da cidade de São Carlos – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Souza, Reginaldo dos Santos ; Martelli, Carla Gandini Giani
    Nesta pesquisa, analisou-se os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com o principal objetivo de compreender como a influência religiosa contribui para a formação de suas inclinações políticas. O estudo foi conduzido junto aos membros da IURD na cidade de São Carlos, São Paulo, utilizando uma abordagem empírica descritiva. A metodologia se fundamentou na da aplicação de questionários e uma análise documental. Buscou-se coletar dados para analisar e descrever o perfil político desses fiéis. Os resultados revelaram que o alinhamento dos fiéis com as agendas religiosas, especialmente aquelas relacionadas às pautas de costumes, desempenha um papel significativo na configuração de seus perfis políticos. As respostas dos participantes indicaram uma visão política fortemente influenciada pela interação com os discursos propagados nos templos da IURD. Os comportamentos políticos dos fiéis, em grande medida, são moldados por esse mecanismo de cooptação subjetiva, que se manifesta de forma concreta em suas atividades cotidianas. O crescimento do segmento evangélico na sociedade brasileira, sua crescente participação nos debates políticos do país e a busca em se entenderem os fatores que influenciam as decisões políticas desses grupos religiosos justificam a relevância desta pesquisa, que busca compreender melhor os complexos vínculos entre religião e política na sociedade contemporânea.
  • ItemTese de doutorado
    Ciências humanas, concepção de mundo e educação profissional: um estudo sobre a seleção de conteúdos em estudos sociais na Escola Técnica Federal de São Paulo (1977-1998)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Silva, Felipe Rodrigues da ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
    Este trabalho analisa o papel, a importância das concepções de mundo presentes nos enunciados dos conteúdos de ciências humanas na formação escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. A pesquisa abrange a oferta de cursos da matéria de estudos sociais em que se encontram as disciplinas de ciências humanas na grade curricular dos cursos de ensino de segundo grau, cuja formação geral de conteúdos propedêuticos esteve integrada à formação profissionalizante de nível técnico, entre os anos de 1977 e 1998. Também foi analisada a seleção de conteúdos escolares em ciências humanas. Para tanto, foi apresentado um panorama histórico da oferta de ensino de humanidades, das ciências humanas e da formação para o trabalho, bem como seus marcos políticos. Considerou-se as modalidades de oferta de ensino, a quem se destinava determinada modalidade de formação, bem como as relações entre as ciências humanas e a formação técnica profissionalizante. A pesquisa, de caráter qualitativa e documental à luz da perspectiva materialista histórico dialética, procura apontar quais as sínteses das disputas políticas, da legislação, dos documentos curriculares da Escola Técnica Federal de São Paulo e dos planos de ensino das disciplinas de educação moral e cívica, filosofia, geografia, história, organização social e política do Brasil e sociologia. Com tais sínteses realizadas, procurou-se identificar neste trabalho concepções de mundo assumidas nas ciências humanas ao longo do período estudado nos cursos técnicos de segundo grau. Identificou-se uma distinção entre dois períodos, um notadamente marcado pela estrutura regulatória das políticas educacionais dos governos durante o regime militar e outra após o fim do regime. Conclui-se que as alternâncias de concepções de mundo presentes nos conteúdos escolares refletem a ação de diferentes agentes nas políticas educacionais, na seleção de conteúdos e nas manifestações da sociedade civil.
  • ItemTese de doutorado
    Do planejamento educacional à construção da territorialidade: uma análise documental em escolas da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-09) Silva, Eliani Cristina Moreira da ; Bizelli, José Luís ; FCLAR-Faculdade Ciências e Letras (Câmpus Araraquara)
    A presente pesquisa retrata a importância do planejamento educacional para a constituição de políticas públicas educacionais para o fomento do ‘município pedagógico’ em sistemas municipais de ensino. O problema da pesquisa centra-se na importância do planejamento educacional pensado e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pelas Unidades Escolares, a partir do próprio território, destacando o movimento formativo em contexto de rede e o projeto educativo. A pesquisa qualitativa em educação é pautada por revisão da literatura, pesquisa bibliográfica, unidades de análise documental exploratória dos documentos normativos e institucionais e de planos escolares. Para tanto, faz-se a caracterização histórico-geográfica do município e do sistema de ensino, analisam-se as diretrizes institucionais e normativas referentes ao planejamento educacional e discute-se a relevância do planejamento educacional participativo para a constituição do ‘município pedagógico’, bem como se apresentam reflexões sobre a realidade educacional local, o que se planeja e o que de fato se executa. A fundamentação teórica adotada estará alicerçada em Alarcão (1996), Libâneo (2012), Gandim (2001), Gatti (2008; 2016), Imbernón (2011), Vasconcellos (2014), Scarpa (1998), Tardif (2014), Veigas (1998), dentre outros. O recorte temporal da pesquisa compreende o período entre os anos de 2018 e 2022, incluindo o contexto da pandemia de Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais e o (re)planejamento organizacional do Sistema Municipal de Ensino. Destaca-se a relevância das políticas públicas formativas no processo de (re)construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e a participação dos atores educacionais no protagonismo do ‘município pedagógico’ de São José do Rio Preto/SP e confirma-se a tese defendida de que o planejamento é de suma importância para a consolidação das políticas públicas educacionais a partir do contexto local – o território, para a constituição do ‘município pedagógico’.
  • ItemTese de doutorado
    Educação no espaço municipal: território político-administrativo de participação social e expressão do poder local
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-06) Toledo, Rosangela de Barros ; Lemes, Sebastião de Souza
    As pesquisas relacionadas às escolas públicas frequentemente se desenvolvem nos centros acadêmicos, atuando como fontes de experimentos científicos. No entanto, os resultados desses estudos nem sempre chegam aos principais agentes, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, que são responsáveis por aplicar esses experimentos na prática educacional. Isso também se aplica aos dirigentes públicos educacionais, que muitas vezes seguem rotinas de trabalho com certo grau intuitivo. Estas pesquisas buscam preencher essa lacuna, construindo uma ponte entre o mundo acadêmico e a educação pública municipal, por meio de um estudo analítico-descritivo que examina os resultados de uma política educacional municipal. A tese é uma extensão da dissertação de mestrado, que se dedica a responder questões sobre as ações educacionais locais, ampliando o escopo e a profundidade da investigação. Seu objetivo geral é analisar a inter-relação entre uma política educacional municipal e os diversos fatores que afetam o desempenho das escolas públicas locais. Para isso, foram estabelecidos objetivos específicos, como analisar, no contexto das políticas públicas, os efeitos da intervenção governamental nos processos de avaliação do sistema educacional municipal; investigar as mudanças, ajustes ou interrupções no Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Bebedouro, implantado em 2015; estabelecer uma relação entre os modelos do SADEMB/2015 e SADEMB/2022; examinar o papel que o município desempenha sob a ótica da territorialidade; realizar uma análise prescritiva da política educacional implementada pelo SADEMB e sugerir recomendações específicas para fortalecer a gestão e a governança da educação municipal em Bebedouro, com base nos resultados da análise realizada. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma análise teórico-documental, envolvendo a coleta de dados e pesquisa bibliográfica em três dimensões fundamentais: avaliação, gestão municipal e políticas educacionais. Com base nessa análise e no embasamento teórico, foi elaborado um Quadro Prescritivo de Política Pública, contendo diretrizes para melhorar as políticas em vigor e resolver lacunas identificadas no sistema público municipal. Os resultados destacam a significância do âmbito municipal como um cenário fundamental para o planejamento e execução de iniciativas educacionais que atendam às especificidades e demandas da população local. A relevância deste estudo reside na sua capacidade de contribuir com os gestores públicos sobre políticas educacionais no município analisado, assim como em outras redes municipais.
  • ItemTese de doutorado
    Práticas de ensino de língua portuguesa na formação docente inicial: a alteridade na constituição dos sujeitos participantes do PIBID/UEAP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Oliveira, Michelle Araujo de ; Mendonça, Marina Célia
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi uma criação do governo federal na tentativa de fomentar a formação inicial de docentes em cursos de licenciatura em várias regiões do Brasil. O contato inicial com a escola é uma experiência fundamental para o acadêmico que vê como as práticas de ensino ocorrem a partir do olhar de docente da escola pública. Em meio a este contexto de iniciação à docência, surge esta pesquisa que tem por objetivo investigar, nos enunciados de acadêmicos de Letras e Pedagogia da UEAP, como a experiência no PIBID contribuiu na construção do sujeito docente em formação e como se desenvolveram as práticas para o ensino de Língua Portuguesa nessas relações de alteridade que se estabeleceram em suas vivências. O corpus da pesquisa se organiza em dois gêneros: relatórios produzidos pelos bolsistas PIBID/UEAP, dos anos de 2018 a 2020, e enviados à CAPES, ao final do projeto em janeiro de 2020, e entrevistas realizadas com os bolsistas, nas modalidades online e presencial, nos meses de agosto e setembro de 2021. Apresentando uma base teórico-metodológica com base no Círculo de Bakhtin, as análises aqui apresentadas trazem como referencial os autores do Círculo, tais como Bakhtin (2011; 2017) e Volochínov (2021); Volochinóv (2013), além de comentadores do Círculo, tais como Geraldi (2012; 2013; 2019), Mendonça (2011), Miotello (2017), Brait e Melo (2005) entre outros. Além do referencial teórico-metodológico, trazemos, nas análises, uma discussão sobre formação de professores e a importância da experiência prática como produção de conhecimento para a formação docente inicial, embasada em Nóvoa (2009), Larossa (2011), Soares (2002; 2016), Tardif (2002) entre outros. Partindo da tese de que o PIBID/UEAP é concebido enquanto prática como produção de conhecimento e fundamental na formação da subjetividade do professor em formação, traçamos como objetivos específicos: reconhecer nos discursos dos acadêmicos concepções científicas sobre as práticas de ensino de língua portuguesa na educação básica; refletir como a experiência dos acadêmicos no PIBID/UEAP exerce influência na relação entre teoria e prática dos professores em formação em Letras/Língua Portuguesa e em Pedagogia a partir de suas ações didáticas no programa; reconhecer como a alteridade se estabelece na constituição do sujeito docente em formação a partir das relações dialógicas entre o acadêmico e a comunidade escolar; identificar o papel assumido pelo bolsista durante sua experiência na escola pública por meio do PIBID/UEAP. Os resultados mostram que a alteridade constitui o sujeito professor em formação e contribui para a construção de sua identidade docente ao realizar práticas nas quais o bolsista reflete seu papel em meio a elas e que as concepções para o ensino de língua portuguesa apresentadas nos discursos dos bolsistas são baseadas em sua formação ainda com base nos PCN´s que prevê o ensino de português baseado em textos, no entanto não apresentam uma concepção clara sobre o estudo com o gênero discursivo. Os resultados apontam ainda que a relação teoria e prática está presente nos discursos dos bolsistas que veem a universidade ainda um pouco distante da realidade escolar, apontando assim uma ausência de diálogo entre a formação e as práticas apresentadas no PIBID. Por fim, as concepções de ensino de leitura apontam a relevância que os bolsistas veem no incentivo à leitura por meio do livro, reconhecido aqui como um signo ideológico desse incentivo, já para o ensino de escrita, a visão que os pibidianos apresentam em seus discursos é de um ensino que trabalhe com produção e reescrita aos moldes dos PCN´s, sem que a correção gramatical de textos fique em segundo plano, uma vez que é vista como parte do processo de desenvolvimento da modalidade escrita.
  • ItemTese de doutorado
    Vozes de Lélia: grafias (ativistas) de vida, liberdade e resistências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-02) Fernandes, Ana Carolina dos Reis ; Castro, Ana Lúcia de ; Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
    A abordagem principal aqui apresentada versa sobre as possibilidades de articulação entre a biografia da intelectual brasileira Lélia González e diferentes biografias de ativistas engajadas na política institucional e nos movimentos sociais. As narrativas apresentadas foram desenvolvidas pelas interlocutoras em primeira pessoa, a partir do exercício de estruturar suas experiências de vida pessoal e política. As ativistas que contribuíram para a composição desta tese são Dandara Tonantzin, parlamentar; Ieda Leal, MNU; Rosália Lemos, Coletivo Nzinga e Lucilene Kalunga, articuladora política quilombola. A partir de suas narrativas, interligadas ao legado ativista intelectual de Lélia, refletiremos sobre como percepções individuais e saberes tão singulares de diferentes gerações, famílias e ativismos, quando conectados, podem enredar uma malha (Ingold, 2018), tecida pela diversidade, porém, sem perder de vista a crítica às relações de poder ainda operantes na sociedade e contra elas, enredando resistências e liberdades cotidianamente.
  • ItemTese de doutorado
    Formação inicial para prática pedagógica com atividades de vida diária junto a bebês
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-22) Scarlassara, Bárbara Solana ; Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
    Durante os primeiros anos de vida dos bebês ocorrem centenas de conexões cerebrais que promovem o desenvolvimento neuropsicomotor, influenciados por diferentes fatores, dentre eles biológicos e sociais. Diante disso os bebês precisam receber cuidados de qualidade e boas oportunidades de aprendizagem para assegurar o desenvolvimento integral, responsabilidade das instituições de Educação Infantil, através do oferecimento das diferentes atividades que integram a rotina. As Atividades de Vida Diária (AVDs) contemplam as tarefas vinculadas à higiene, alimentação e vestuário, e são responsáveis por promover o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e social quando realizadas intencionalmente, cabendo aos professores o planejamento dessas atividades educacionais. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar e discutir a formação inicial para o uso das Atividades de Vida Diária (AVDs) - higiene, alimentação e vestuário - na atuação educacional junto a crianças de zero a 18 meses de idade a partir da visão de graduandos, docentes e PPPs dos cursos de Pedagogia da UNESP. Em relação ao método, investigou-se a formação inicial em pedagogia das graduações dos campi Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto. Foram realizados três estudos, no primeiro cujo público alvo eram graduandos, a coleta de dados se deu através de um questionário organizado no formato virtual, em que foram tratadas os temas formação; educação de bebês e AVDs e a análise ocorreu através de estatística descritiva; o segundo estudo, foi desenvolvido a partir da resposta dos docentes dos cursos de Pedagogia e contou com a mesma metodologia do primeiro estudo; por fim no terceiro estudo, foi realizada análise dos PPPs e dos Planos de Ensino (PE) dos cursos, disponíveis no site das instituições para domínio público, foi utilizado o Atlas.ti, versão 9, que permitiu a identificação de códigos organizados a partir do objetivo e da literatura, referentes à educação de bebês e o uso das AVDs. Os trechos de interesse dos documentos foram analisados quanto ao seu conteúdo, permitindo conhecer as propostas de formação para essa faixa etária. Os resultados indicam que há uma concordância na percepção da maioria dos 937 graduandos e dos 33 docentes participantes que vinculam a frequência dos bebês na educação infantil à necessidade da família e que consideram que as AVDs promovem aprendizagens, embora assinalem que seu principal objetivo é atender às necessidades fisiológicas das crianças. Ambos os grupos afirmam que os cursos oferecem conteúdos teórico sobre as temáticas, mas com pouca proposição prática. A análise dos documentos permitiu identificar que, de modo geral, os cursos possuem grades curriculares com quantidades semelhantes de disciplinas que abordam a educação infantil, mas os assuntos relacionados às AVDs pouco aparecem. Esta pesquisa verificou que a educação de bebês e as AVDs são pouco tratadas na formação inicial de professores, transparecendo na percepção dos estudantes e docentes. Há necessidade de rever a estrutura dos cursos de pedagogia para inclusão desses assuntos, possibilitando aos futuros professores promoverem práticas educativas intencionais pautadas em objetivos, planejadas para viabilizar a aprendizagem dos bebês.
  • ItemTese de doutorado
    Saúde e trabalho na agroindústria avícola do Oeste Catarinense
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-10-25) Neli, Marcos Acácio ; Stein, Leila de Menezes
    Desde o advento da Revolução Industrial, a organização do trabalho nas linhas de produção fabril passou historicamente por diversas mudanças, sempre pensadas e organizadas pela ótica da sociedade capitalista a partir do desenvolvimento econômico e da potencialização da produção, não levando em consideração a saúde daqueles que se submeteriam a elas. Adoecimento causado pela intensidade do trabalho e pelo uso de maquinário e bancadas inapropriadas para o desempenho das funções; exposição a materiais tóxicos ou a ambientes de trabalho insalubres com muita poeira, calor ou frio; prolongamento das jornadas além do limite suportado são comuns em pesquisas referentes ao mundo do trabalho. Entretanto, o adoecimento mental, o desenvolvimento de patologias psíquicas, tais como a depressão, o estresse ou o desenvolvimento de fobias tem crescido nas últimas décadas. O modelo de organização na produção das agroindústrias frigoríficas é o taylorista/fordista, que resulta num ritmo intenso de trabalho manual e repetitivo. A partir da década de 1990, a reestruturação produtiva no Brasil leva à incorporação de outras formas de organização do trabalho, acarretando em um maior controle sobre o operário e ao aumento das exigências com relação à qualidade e à quantidade a ser produzida. Isso reverbera em uma maior exposição e predisposição do trabalhador ao desenvolvimento de doenças ocupacionais tanto físicas como mentais.
  • ItemTese de doutorado
    Pela volúpia do vago: o simbolismo: o poema em prosa nas literaturas portuguesa e brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-08) Pires, Antônio Donizeti ; Leite, Guacira Marcondes Machado
    Este trabalho tem por objetivo o estudo comparado do poema em prosa decadentista-simbolista nas literaturas portuguesa e brasileira. O ponto de partida é a reflexão sobre a Teoria da Literatura Comparada e sobre alguns aspectos da modernidade, à qual se filiam o Simbolismo e o poema em prosa. Em seguida, aprofunda-se o estudo do Decadentismo e do Simbolismo franceses, ressaltando-se suas características principais, seus princípios estéticos e seus principais representantes. Avalia-se ainda o florescimento do Decadentismo e do Simbolismo, essencialmente cosmopolitas, nas literaturas portuguesa e brasileira, quando alguns caracteres nacionais somam-se aos daquelas estéticas. A terceira parte do trabalho enfoca a teoria e a crítica da poesia lírica e do poema em prosa. Como conclusão, analisa-se a poesia em prosa do português João Barreira (Gouaches, 1892) e do brasileiro João da Cruz e Sousa (Missal, 1893, e Evocações, 1898). As análises intertextuais apontam as principais características do poema em prosa de cada autor, bem como evidenciam suas relações com o poema em prosa decadentista-simbolista de matriz francesa.
  • ItemTese de doutorado
    A relação entre o conhecimento matemático e o capital cultural na prática docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-28) Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes ; Muzzeti, Luci Regina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisou as relações entre o capital cultural, definido por Pierre Bourdieu, com a escolha do curso de licenciatura em Matemática, o perfil e a atuação docente como facilitadores do processo de ensino. Tendo como objeto de estudo o docente, nosso objetivo foi investigar a influência do capital cultural na aquisição e transmissão dos conhecimentos da disciplina, verificando se o perfil docente está diretamente ligado à sua prática de trabalho e como a cultura escolar se pauta na transmissão do conhecimento. O referencial teórico foi norteado pelos estudos de Pierre Bourdieu para conceitualização de campo, habitus, ethos e capital cultural no processo de aquisição do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida com base no método praxiológico em uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas estruturadas, tendo como foco compreender a relação do capital cultural na prática docente. Após análise das categorias bourdieusianas, verificamos que o capital cultural está diretamente ligado à prática docente por meio da influência na transmissão do conhecimento, contribuindo para a reestruturação do habitus dos docentes.
  • ItemTese de doutorado
    Empoderamento feminino e a conquista por mulheres de espaços de liderança: uma reflexão a partir da ética da existência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-21) Bevilaqua, Karen Affonso ; Momesso, Maria Regina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo aborda a emancipação das mulheres em busca da igualdade de gênero e o seu empoderamento no mundo dos negócios com o esforço de promover a disseminação de ações positivas, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas, como impulsionar a representatividade feminina no mundo corporativo em posições de liderança? Quais modos de existência estão representados nas diversas mídias que abordaram e abordam as dimensões da existência feminina e suas relações sociais? De que forma as práticas discursivas e não discursivas contribuem para o processo de emancipação da mulher e o seu autocuidado na construção de uma ética da existência feminina que lhes permita conquistar um protagonismo e sucesso no mundo dos negócios? O objetivo desta pesquisa é observar e analisar discursivamente a construção de modos de existência de mulheres detentoras de posições de liderança no ambiente corporativo e como se dá a realização do cuidado de si na constituição do sujeito mulher nesse cenário. A pesquisa configura-se como bibliográfica e exploratória, na medida em que se objetiva ampliar a familiaridade com o problema de pesquisa com vistas a construção de hipóteses que estimulem a compreensão dos modos e da ética de existência de mulheres empoderadas. Teoricamente pauta-se na abordagem foucaultiana do terceiro domínio denominado “Genealogia da Ética”. Outrossim, os resultados demonstram a existência de mulheres que se tornaram modelos de empoderamento como, por exemplo, Clarice Lispector que, por meio da “escrita de si”, ilustrou e trouxe a vida, personagens femininas, condutas, comportamentos e práticas de si que trazem à tona situações que envolvem uma estética e ética de si. Evidencia-se, dessa forma, através do produto vinculado a essa tese, que o cuidado de si pode ser fomentado a partir de técnicas de “escrileitura”, as quais, permitem que essas mulheres investiguem, detectem e promovam transformações para a constituição da sua estética de existência, assumindo posições e ocupando espaços antes restrito ao masculino.
  • ItemTese de doutorado
    Jogo intertextual na obra literária de Sartre
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-07) Ferreira, Lidiane Cristine de Lima ; Leite, Guacira Marcondes Machado ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Jean-Paul Sartre, célebre escritor existencialista falecido em 1980, deixou-nos uma vasta gama de ensaios filosóficos, obras ficcionais e cartas. Sendo um dos mais renomados escritores do século XX, sua linguagem literária permite vasto estudo no que concerne aos intertextos presentes em obras que se apresentam como uma representação de entrelinhas perceptíveis de uma teoria filosófica que se faz presente em cada uma delas. Sua produção literária se tornou o próprio ato de reflexão. O que fez com que Franklin Leopoldo e Silva (2004) chamasse a relação sartriana entre filosofia e ficção de “vizinhança comunicante”, alegando que a comunicação entre ambas acontece nas obras do autor de maneira tão natural que “não precisaria, nem se poderia, sair de uma para entrar na outra” (SILVA, 2004, p.13). Desta maneira, as obras literárias de Sartre carregam consigo sua filosofia, somando a forma e o pensamento, o objeto e o abstrato. Além de apresentarem um reflexo de sua ideologia, sua literatura serve também como uma forma de ilustrar sua teoria existencialista de forma mais concreta e aplicada em situações do cotidiano. Por isso, a fim de analisar o jogo textual na obra ficcional sartriana, selecionamos criações do autor que ilustram dois dos gêneros literários que o autor utiliza com frequência: La Nausée (1938), que será estudada como exemplo de romance sartriano e as peças Le diable et le bon dieu (1951); Huis clos (1944); Les mouches (1943); Les mains sales (1948) e La putain respectueuse (1946); que servirão como base para a interpretação de questões relevantes e notáveis no drama escrito por Sartre. Buscamos, por meio da análise literária dessas obras, apresentar a importância dessa comunicação intertextual para a composição ficcional de Sartre e o entendimento de sua teoria existencialista, especialmente no que se refere a temas como liberdade, responsabilidade, má-fé e angústia.
  • ItemTese de doutorado
    O direito educacional na visão dos professores e gestores da educação básica de uma rede municipal do interior paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Silva, Carlos Eduardo da ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem como fundamento geral realizar uma análise a respeito do Direito Educacional na visão de professores e gestores da educação básica em uma rede municipal do interior paulista. Na legislação brasileira o Direito Educacional está garantido na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88), na lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) e demais leis e instrumentos normativos, seja na Esfera Federal, Estadual/Distrital ou Municipal. Predominantemente de natureza qualitativa, a pesquisa se classifica como exploratória, o estudo contou com o procedimento técnico de ensaio teórico, na qual foram realizadas pesquisas em livros e artigos científicos de obras que tratam sobre o Direito Educacional e Política Educacional no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o que os professores e gestores compreendem por Direito Educacional a partir da formação e da participação política na efetivação das propostas. Em relação aos objetivos específicos, a pesquisa procurou investigar a presença dos estudos sobre o Direito Educacional perante professores e gestores; se houve abordagens no curso de formação inicial; se há discussões no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC; e, se o Poder Público oferece cursos de formação continuada sobre a temática. O trabalho também foi estruturado por meio de um levantamento documental sobre os aspectos jurídicos e institucionais embasados em leis e demais normas jurídicas ligadas à ao Direito Educacional. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários para a obtenção de dados de professores, diretores e vice-diretores atuantes na educação básica e lotados na Secretaria Municipal de Educação do Município da Estância Turística de Barretos-SP. Os dados gerados evidenciam que grande parte dos professores da realidade investigada possuem dificuldade no entendimento e pouca habitualidade nos estudos sobre o Direito Educacional, dessa forma, não estão aptos a atuar de forma significativa na efetividade e na garantia desses direitos, por outro lado, uma parte significativa dos gestores afirmaram possuir competências e conhecimentos sobre a temática. Os resultados sugerem que há uma extrema necessidade de maiores abordagens sobre o Direito Educacional nos cursos de licenciaturas, se torna necessário incentivos eficazes na formação continuada de professores e gestores, além disso, nas unidades escolares, mostra-se importante maiores discussões sobre o Direito Educacional nos Horários de Trabalhos Pedagógicos Coletivos - HTPCs. Por conta da grande abrangência do Direito Educacional e pela imensa amplitude da nossa nação, bem como suas especificidades regionais e locais, mesmo sendo um recorte, ou seja, uma pesquisa aplicada em um munícipio do interior do Estado de São Paulo, o estudo apresentou contribuições significativas de investigação, na qual poderá auxiliar futuros pesquisadores do Direito Educacional.
  • ItemTese de doutorado
    “Caminhão”: percurso formativo e colaborativo de professores na criação de material didático para um curso on-line de Português Língua de Acolhimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Sene, Lígia Soares ; Salomão, Ana Cristina Biondo ; Rocha, Nildicéia Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa desenvolvida nesta tese é decorrente de um percurso investigativo que consistiu em acompanhar e analisar a experiência de sete professores da área de Letras no trabalho colaborativo e voluntário de criação de um material didático para um curso on-line de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle. O curso esteve voltado ao ensino e aprendizagem on-line do Português do Brasil a migrantes e a pessoas em deslocamento forçado oriundos da Venezuela, residentes na região de Araraquara, Bauru e São Carlos, no Estado de São Paulo. Como parte da atividade de extensão do Instituto de Línguas da Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, apoiada pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UFSCar) e pelo projeto “PLAc on-line” (Unesp), o curso nomeado “Caminhão” foi construído, no período de 2020 a 2021, de maneira remota por uma equipe voluntária de professores e coordenadoras. A presente investigação está fundamentada em teorias relacionadas aos saberes docentes, à formação de professores de Português como Língua Estrangeira (PLE) e ao ensino e aprendizagem da língua pela perspectiva do Acolhimento. A pesquisa, de caráter qualitativo, é um estudo de caso interpretativista. Os dados gerados para a pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionários, da escrita de diários reflexivos e de interações via WhatsApp. Os dados da pesquisa foram analisados sob o método de análise de conteúdo e organizados em categorias e subcategorias temáticas, visando principalmente investigar como a participação dos professores na elaboração colaborativa do material didático do curso on-line “Caminhão” impactou suas formações, seus saberes e suas práticas docentes. Os resultados das análises mostraram que os conhecimentos apreendidos pelos professores durante a primeira etapa do percurso formativo contribuíram para ampliar de maneira mais crítica a perspectiva deles sobre a modalidade de ensino de PLAc e sobre o trabalho de elaboração de materiais didáticos para o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por meio das análises também foi possível investigar que os desafios mencionados pelos professores durante o trabalho em equipes para elaboração das unidades de aprendizagem estavam ligados à dificuldade em manusear a plataforma Moodle, na seleção e criação de conteúdos e atividades e, principalmente, na interação entre os membros da equipe devido à dificuldade em conciliar disponibilidade para encontros on-line e abordagens de ensino. Esses desafios, como foi evidenciado nas análises, foram geridos pelos professores e resultaram em aprendizagens, saberes e experiências docentes. Apesar das experiências vivenciadas no percurso formativo do projeto de construção do curso on-line “Caminhão” terem sido situadas em um determinado contexto, com um grupo de pessoas marcado historicamente, as reflexões desenvolvidas e apresentadas podem contribuir para incitar outras perspectivas e projeções para diversas instâncias de formações de professores de línguas estrangeiras a fim de ampliar cada vez mais o conhecimento sobre o desenvolvimento de trabalhos colaborativos e sobre os saberes e as práticas docentes realizadas no contexto de ensino on-line de Português como Língua de Acolhimento.
  • ItemTese de doutorado
    A promoção da convivência ética no contexto escolar: formação continuada e teorias subjetivas de docentes em tempos de escolas sem paredes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-18) Knoener, Darlene Ferraz ; Tognetta, Luciene Regina Paulino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com base em investigações sobre a formação docente para lidar com problemas de convivência na escola e na evidenciada necessidade da construção de programas que fomentem uma cultura de paz, o problema de pesquisa procede da questão: quais as concepções das e dos docentes (quer sejam atuantes em sala de aula ou na equipe gestora) sobre a promoção de uma convivência qualificada como ética e a respeito da prevenção da violência na escola? Nossos objetivos são: descrever e interpretar as teorias subjetivas de docentes e membros de equipes gestoras a respeito dos processos formativos oferecidos ao longo da sua carreira, especialmente em relação às questões de convivência na escola; descrever e interpretar as teorias subjetivas de docentes e membros de equipes gestoras sobre a promoção da convivência e prevenção da violência na escola, especialmente a partir do impacto da pandemia da COVID-19; analisar eventuais diferenças das teorias subjetivas entre profissionais que participaram de um ciclo formativo sistematizado sobre temas da convivência na escola e de outros que não tiveram essa oportunidade; analisar escores obtidos por docentes participantes de um ciclo formativo e outras(os) que não participaram, indicando o quanto se sentem preparadas(os) para elaborar propostas de promoção da convivência e prevenção à violência na escola; elencar as temáticas que se constituem em maior desafio de acordo com profissionais que participaram de um ciclo formativo sobre a construção de um programa de promoção da convivência e prevenção da violência na escola; elencar temáticas indicadas por docentes e equipes gestoras, que não podem faltar nas propostas de formação continuada visando a construção de um programa de promoção da convivência e prevenção da violência a partir do novo contexto escolar em decorrência da pandemia da COVID-19. Baseamo-nos num desenho descritivo-interpretativo com uma abordagem mista, pois foram analisados dados quantitativos e qualitativos obtidos com a participação de 107 docentes respondendo ao instrumento de itens objetivos e o total de 13 participando de duas entrevistas em grupo. As(os) participantes foram escolhidos sob dois critérios: por conveniência, visto que são integrantes do Projeto de pesquisa "A Convivência como Valor nas Escolas Públicas: implantação de um Sistema de Apoio entre Iguais"; por serem membros das equipes gestoras ou docentes que não tiveram oportunidade de participar do projeto, mas que também atuam na mesma rede estadual. Para levantamento dos resultados quantitativos utilizamos um formulário sob forma de rubricas de avaliação. Quanto aos dados qualitativos organizamos entrevistas em grupo e análise dos dados que foi realizada com o apoio do software NVIVO. Nosso ponto de partida teórico são as discussões da epistemologia genética piagetiana, as contribuições da psicologia moral, além dos estudos sobre teorias subjetivas de docentes. Os resultados demonstraram que docentes que tiveram oportunidades de participar de estudos sistemáticos sobre temas da convivência apresentaram menos TS inibidoras da ação. Ademais, as questões relacionadas à resolução assertiva de conflitos, à prevenção ao bullying, aos problemas de convivência virtual e às alternativas de atuação docentes diante dos problemas de sofrimento emocional de estudantes estão entre os temas que as(os) participantes sentem como urgentes em sua formação continuada.
  • ItemTese de doutorado
    O locus horribilis e a tessitura gótica em contos de Alice Munro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-16) Bazzoli, Oíse de Oliveira Mattos ; Rossi, Aparecido Donizete ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente Tese de Doutorado propõe analisar a construção do chamado locus horribilis, ou espaço do medo, propondo a compreensão do modo pelo qual ele atua na geração do sentimento de horror nos contos da escritora canadense contemporânea Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013. Seus contos, elaborados de forma renovada, são caracterizados pelos finais em aberto, contêm descrições realistas do sudoeste de Ontário e retratam cenas familiares que facilitam a introdução do estranho, do misterioso e do desconhecido. Os contos selecionados são “Vandals” em Open Secrets (1994), “The Love of a Good Woman” que pertence à obra de mesmo nome (1998), e “Child´s Play” presente em Too Much Happiness (2009). Será considerado aqui o locus horribilis como a junção da espacialidade, ambientação e atmosfera, criando um espaço de horror que gera desconforto às personagens e também ao leitor. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos nas teorias do espaço, do gótico, do medo, do horror e terror com o objetivo de realizar uma análise que aponte caminhos para a compreensão e apreensão de alguns dos recursos utilizados pela contista na estruturação do locus horribilis em suas narrativas.
  • ItemTese de doutorado
    Educação profissional técnica de nível médio e Covid-19: aprendizados do ensino não presencial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-01) Freitas, Cesar Bento de ; Martelli, Carla Gandini Giani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste estudo, foi realizada análise de documentos e legislação sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação a Distância, Ensino Remoto e Híbrido. O objetivo geral é analisar a alteração na percepção de alunos, professores e gestores de escolas técnicas do Centro Paula Souza sobre o ensino não presencial, após o período de isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. A pesquisa foi realizada no Centro Paula Souza, instituição do Estado de São Paulo que oferta Educação Profissional de forma pública e gratuita. As análises envolveram pesquisa com alunos, professores e gestores de Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza que vivenciaram o período de ensino remoto devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Os resultados revelam que a maioria dos alunos alega ter estudado menos e aprendido menos durante o ensino remoto. Já os professores e gestores informam que trabalharam mais durante o mesmo período. Para a maioria dos professores, os alunos tiveram um bom aprendizado. Professores e gestores apontam vantagens na continuação do uso de ferramentas criadas durante o ensino remoto, e que poderiam continuar a ocorrer aulas a distância nos cursos presenciais, uma ou duas vezes na semana. Alunos indicam que poderiam continuar com as aulas a distância uma vez na semana, mesmo no curso presencial. A educação está passando por muitas transformações e buscar elementos para entendê-las, justifica a importância desta pesquisa.
  • ItemTese de doutorado
    Entre antigos e modernos: a teoria da tragédia de Friedrich Schiller
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Vido, Isabella Gonçalves ; Cadete, Teresa Rodrigues ; Volobuef, Karin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho pretendeu investigar as reflexões acerca das artes trágicas que o poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) desenvolveu nos anos iniciais de seu “gabinete filosófico”. Após situá-las nos debates respeitantes à formação do teatro nacional alemão dos fins do século XVIII, pudemos reconhecê-las como a resposta do autor à chamada “querelle des anciens et des modernes”. Debruçamo-nos sobre a teoria schilleriana da tragédia com a intenção de compreendê-la nos termos de uma dupla fidelidade do autor tanto aos antigos – entendidos como os gregos, fundamentalmente –, quanto aos modernos – desta vez, referimo-nos sobretudo à Crítica da faculdade de julgar (1790) de Immanuel Kant. Foi possível constatar que na medida em que a teoria schilleriana da tragédia emprestou o conceito kantiano do sublime, identificando-o com o trágico e com a tragédia, tornou-se a primeira “filosofia do trágico”. No entanto, uma vez que as reflexões de Schiller sobre as artes trágicas também se dedicaram às implicações da referida relação para a composição teatral, configuraram, a um só tempo, uma “poética da tragédia” que se indagou a respeito da esfera de afetos que a tragédia deveria produzir.
  • ItemTese de doutorado
    Proteção de dados pessoais na gestão educacional: estudo de caso sobre a LGPD no contexto do IFSP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-23) Souza, Jackson Gomes Soares ; Belda, Francisco Rolfsen ; Bizelli, José Luís ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando-se a intensificação na utilização de dados pessoais em ambientes presenciais e remotos, assim como a preocupação com a proteção de dados, esta pesquisa básica aplicada tem por objetivo verificar, conforme os instrumentos normativos de proteção de dados pessoais adotados numa instituição pública de ensino tecnológico, os atuais desafios para o desenvolvimento de políticas e procedimentos a partir da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para tanto, procede-se ao estudo de caso, por meio da aplicação de questionários estruturados a docentes e gestores, cujas respostas foram coletadas, tabuladas e tratadas estatisticamente, de modo que os critérios analíticos de interpretação permitiram embasamento científico adequado. Os resultados obtidos pela análise dos dados apresentam a relação entre o contexto institucional e as dimensões de proteção de dados pessoais previstos pela LGPD, assim como a necessidade de adequações à cultura de privacidade da instituição, a partir da implementação de um programa de governança que promova ações educativas de conscientização e estabeleça um vínculo de comprometimento e confiança para com o titular de dados, na busca do contínuo alinhamento entre o ecossistema organizacional e sua segurança.
  • ItemTese de doutorado
    Configurações do grotesco nos romances de Lourenço Mutarelli: transgressões da representação e do discurso narrativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Silva, Matheus Victor ; Vicente, Adalberto Luis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Figura ímpar na Literatura brasileira, Lourenço Mutarelli evoca ricamente em sua escrita o horror, o bizarro, o feio e o abjeto. Tecendo uma representação peculiar da realidade contemporânea, chama a atenção o traço perturbador que sua produção como um todo apresenta ao leitor. Buscando investigar os sentidos e a construção dessa perturbação, este trabalho dedica-se a analisar as configurações da estética grotesca em sua obra a partir de dois romances fundamentais do autor: O cheiro do ralo (2002) e Miguel e os demônios (2009). Partindo das premissas das principais teorias do grotesco, o presente trabalho procura analisar estruturalmente e esteticamente as figurações grotescas dos romances, estabelecendo uma leitura que busca considerar o imenso referencial simbólico, cultural, histórico e intertextual que as obras do autor tecem. Sua construção do grotesco, contudo, apresenta um extravasamento do campo semântico que ecoa e contamina também o campo do próprio discurso narrativo. Visamos, portanto, compreender como o ilogismo mutarelliano edifica-se a partir da construção tanto temática quanto estrutural de uma visão grotesca sobre o real, resultando em uma mímese própria e profundamente singular ao autor em questão. Tendo em vista este objetivo, foi-nos possível compreender de forma mais acertada o lugar ocupado pela obra de Mutarelli enquanto representativa e crítica da sociedade contemporânea, bem como o lugar que o grotesco ocupa na mímese de seus romances.