Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254431
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ItemTese de doutorado Violência sexual infantil: uma análise sobre a formação de profissionais jurídicos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-26) Santos, Paola Alves Martins dos ; Leão, Andreza Marques de Castro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A violência sexual infantil é um fenômeno complexo, que incide em sociedade desde os seus primórdios e que afeta tanto fisicamente, quanto psicologicamente as vítimas. Considerando que a proteção da criança e do adolescente deve ser realizada por todos, como previsto na legislação brasileira vigente, os órgãos protetivos e a rede de proteção, por meio da atuação dos profissionais de diversas áreas, tornam-se essenciais para a prevenção e punição deste crime. Dentre estes profissionais, os operadores do direito apresentam uma importante atuação, principalmente a de punir o agressor da violência. O presente estudo teve por objetivo analisar os conhecimentos que os estudantes de um curso de direito manifestam apresentar quanto aos temas da educação sexual e da violência sexual infantil, e os contributos disso à prevenção deste crime. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário aplicado junto aos alunos quintanistas de uma faculdade particular, instrumento que se voltou a verificar o conhecimento que os estudantes deste curso apresentam sobre a violência sexual, educação sexual, prevenção do crime, bem como averiguar se percebem a relevância de adquirir conhecimento acerca da educação sexual, no sentido de auxiliar os profissionais jurídicos na atuação e prevenção desta violência. Após a obtenção dados, utilizou-se a análise de conteúdo como método para analisar e organizar tais dados, que foram classificadas em três categorias: a importância da educação sexual na formação dos profissionais da área jurídica, a qualidade do atendimento da vítima de violência sexual infantil e a aplicação da legislação brasileira na prevenção da violência sexual infantil. Os resultados obtidos desvelam a necessidade de se qualificar os profissionais jurídicos para que haja uma atuação profissional mais precisa e humana nos crimes de violência sexual infantil. Dentre os conhecimentos que podem os munir para ação a educação sexual desponta como relevante estratégia preventiva. Enfim, no campo do Direito há uma tarefa importante, no sentido de habilitar tais profissionais, com a finalidade que estes além de fazer valer a legislação, cumpram seu papel de afiançar por prover a proteção aos direitos da criança e adolescente de forma igualitária, humana e justa.ItemTese de doutorado Experiências e formação no ensino superior: possibilidades através de uma educação menor(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Paizan, Silena da Fonseca Pimentel ; Badia, Denis Domeneghetti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nosso estudo se inicia juntamente à história da educação brasileira e segue esse percurso cronológico buscando espaços de abertura para o experienciar dos sujeitos. Realizamos uma análise pós-crítica do currículo oferecido desde a docência jesuítica até os documentos oficiais, que regulamentam as diretrizes curriculares nacionais do ensino superior até o presente momento, utilizamos como embasamento teórico os estudos de Tomaz Tadeu da Silva. Notamos que a proposta da educação maior desconsidera o experienciar dos sujeitos, o que inviabiliza que eles se tornem de fato sujeitos de suas experiências durante o ensinar e aprender. A intenção é o ensinar e oaprender com sentido, que ancorados nos estudos de Jorge Larrosa Bondia e GillesDeleuze atinjam as possibilidades de experienciar dentro da intenção de cada sujeito. Propomos um deslocamento, que partirá de uma educação menor que encontre o espaço de abertura dentro dos possíveis mundos que cada sujeito possa percorrer através de sua autonomia, ainda que já tenha percorrido sozinho dentro de si ou com oexperienciar de outro sujeito, mas que o atinja e o transforme em máquina deguerra no tempo dos sujeitos, um espaço de resistência, no qual cada sujeito seja de fato o que queira ser e não apenas o que pode ser. Um rizoma, que se originou através de janelas abertas no caminho que cada sujeito percorre, entre a experiência e o sentido. Por conseguinte, buscamos a imanência dos sujeitos produzida no cotidiano presente das diferenças que será fruto da experiência e do sentido de cada ser.ItemTese de doutorado Teatralização, distanciamento e representações da violência em Bacurau: relações entre teatro, cinema e sociedade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-12) Diogo, Brendon de Alcantara ; Borsato, Fabiane Renata ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Partindo do cruzamento entre o teatro e o cinema, esta tese tem por objetivo analisar o filme brasileiro Bacurau (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, focando em sua aproximação com as estratégias formais do teatro épico-brechtiano. O estudo explora como as técnicas de distanciamento podem ser aproximadas à análise de Bacurau, especialmente através da desnaturalização da mise-en-scène, da dissonância entre música e ação, do rompimento com o heroísmo individualizante e de um roteiro repleto de contradições e profundas ironias, o que pode gerar um efeito de teatralização no filme. Esses efeitos também são rastreados nas trajetórias de Mendonça e Dornelles, evidenciando como Bacurau dialoga não só com a filmografia prévia dos realizadores, mas também com outras referências cinematográficas e literárias, tais como Glauber Rocha, John Carpenter e Euclides da Cunha. Por se tratar de uma obra que aciona variadas formas de violência, mobilizamos conceitos como revolução, revolta e necropolítica, a fim de expandir a interpretação do filme. Assim, esta pesquisa visa contribuir para a discussão sobre a relação entre teatro, cinema, literatura e sociedade, destacando a importância dessas linguagens na construção de narrativas críticas e alegóricas no cinema brasileiro contemporâneo.ItemTese de doutorado Desenvolvimento econômico e Guerra Fiscal: uma análise do caso de Extrema - MG(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Pereira, Tadeu Vaz Pinto Pereira ; Carvalho, Eneas Gonçalves de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese examina a "Guerra Fiscal" no Brasil, estratégia adotada por estados e municípios a partir da segunda metade dos anos 1990 para atrair investimentos privados com incentivos fiscais, doações de terrenos e infraestrutura. Questiona-se se esses incentivos representam desperdício de recursos ou, ao contrário, promovem melhorias significativas na qualidade de vida. O estudo de caso do município de Extrema – MG ilustra esse debate. Entre 2002 e 2020, Extrema registrou crescimento econômico expressivo, alcançando o maior PIB per capita de Minas Gerais em 2020. No entanto, esse crescimento concentrado não se refletiu em benefícios para municípios vizinhos, mostrando limitações na distribuição regional. A análise também destaca avanços em indicadores de desenvolvimento humano, como saúde, educação e renda, mas ressalta que o rápido aumento populacional, de 87,01% entre 2010 e 2022, impõe desafios à infraestrutura urbana e aos serviços públicos. A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas para enfrentar os gargalos decorrentes desse crescimento acelerado, promovendo remuneração equilibrada e estabilidade no mercado de trabalho. Conclui-se que, embora a "Guerra Fiscal" tenha impulsionado o desenvolvimento de Extrema, o município precisa de estratégias sustentáveis e inclusivas para manter-se competitivo e assegurar a qualidade de vida no longo prazo.ItemTese de doutorado La justice et le conflit entre le droit et la loi chez Hugo : Actes et Paroles, Les Misérables et Quatrevingt-Treize(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-23) Pereira, Maria Julia ; Vicente, Adalberto Luis ; Millet, Claude ; Université Paris Cité ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O ponto de partida desta pesquisa é a dissensão hugoana entre o direito e a lei como expressão do desacordo entre uma concepção legalista e uma concepção moral de justiça. Em sua obra, Hugo denuncia as iniquidades engendradas pela lei jurídica que reflete as injustiças da sociedade do século XIX: as penas severas, a proscrição social e moral são consequências de um sistema de justiça injusto, baseado no legalismo. A lei é a expressão necessária dessa sociedade, ela se exprime na pena et na vingança (regra de talião) e o anankè das leis é concebido em razão (e na estrutura) da vida social. O direito, por sua vez, se opõe à lei na medida em que ele apresenta uma relação com uma forma superior (moral ou divina) de justiça, razão pela qual ele é indissociável da consciência e dos ideais revolucionários, sobretudo a liberdade. A utopia hugoana preconiza o fim da querela entre esses dois elementos como o apogeu da civilização: enquanto isso, é preciso empreender o combate político de fazer do direito o guia da lei. Enquanto poeta-político, Hugo reage à concepção de justiça legalista problematizando essas questões político-filosóficas por meio do conflito entre o direito e a lei e por meio das questões que lhes são adjacentes (a justiça, a injustiça, a piedade, a pena desproporcional e a vingança). Em Les Misérables e Quatrevingt-Treize, assim como em diversos discursos de Actes et Paroles, a justiça se aproxima da piedade e ela configura uma busca que implica a moral, opondo-se à vingança. O sentimento de justiça e injustiça orienta as ações das personagens e ele é engendrado no leitor a partir do patético, isto é, a percepção do justo e do injusto pelo leitor ocorre a partir do emprego de recursos poéticos e retóricos que suscitam a piedade. Nos romances, a voz política de Hugo é identificada com esse narrador que destaca a luta do autor contra aquilo que ele chama de danação pela lei. Há, igualmente, suspensões da narrativa (digressões e prosa poética) como o capítulo L’onde et l’ombre, em que existe a ideia da pena enquanto mecanismo engendrando a miséria e o capítulo La goutte d’eau froide, em que Cimourdain imagina Gauvain como um anjo justiceiro). A prosa poética é composta de recursos como o paralelismo e as figuras de estilo que inserem imagens evocando o conflito entre o direito e a lei. Ademais, a construção, ação e transformação das personagens revelam concepções de justiça ligadas à lei ou ao direito e elas assinalam a coexistência do justo e do injusto em suas trajetórias: Javert et Cimourdain encarnam a ideologia legalista; Myriel, Enjolras et Gauvain pleiteam uma justiça ideal como equidade. A interação entre os discursos do autor e das personagens demonstram a problematização da querela da lei contra o direito, como é o caso dos diálogos exprimindo o conflito entre esses elementos (Myriel e o convencional G., Cimourdain et Gauvain, Javert et Jean Valjean); dos monólogos (como a acusação e a defesa de Champmathieu); e do discurso relatado exprimindo a manifestação do direito nas personagens a partir de uma consciência que orienta suas ações para concretizar o justo e impedir o injusto. Essa consciência faz Jean Valjean revelar sua identidade para impedir a condenação injusta de Champmathieu; ela faz Javert descumprir seu dever legal de prender o forçado fugitivo que lhe salvara a vida; ela faz o aristocrata Lantenac retornar à Tourgue para salvar as três crianças camponesas entregando-se aos inimigos e ela conduz o voto de Radoub contra a lei pela absolvição de Gauvain.ItemTese de doutorado Olhares sobre os afetos no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa de jovens com Síndrome de Down(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Lara, Sara Veloso ; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ensinar uma língua estrangeira para indivíduos com Síndrome de Down (SD) é tarefa desafiadora e demanda dos professores competências pedagógicas e socioafetivas que envolvem grande sensibilidade para reconhecer as necessidades específicas daqueles. Associado a isso, soma-se o fato de que, no contexto pandêmico, no qual as aulas aconteceram em ambiente virtual, foi necessário que o/a professor/a estivesse ainda mais atento/a às demandas específicas dos alunos e aos seus afetos, para que fossem criadas estratégias pedagógicas individuais, que pudessem contribuir para atenuar as dificuldades desses alunos. No contexto desta pesquisa, era necessário, além disso, fomentar as potencialidades dos aprendizes, visto que cada indivíduo com SD responde de forma singular às suas limitações. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar os afetos emergentes da interação triádica professora-família-alunos, priorizando os afetos dos aprendizes e investigando de que forma tais elementos repercutem na aprendizagem da língua inglesa (LI). Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos de Vygotsky (1998; 2001; 2003) para fundamentar reflexões sobre o processo de interação entre professor-alunos e sobre a Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI), os pressupostos de Buckley (2002; 2004); Baüml (2007) e Tavares et. al (2021) para sustentar as discussões acerca da aprendizagem de uma segunda língua para pessoas com SD e, por fim, os postulados de Buckley e Bird (1994); Schartzman (2003) que embasaram as análises de aspectos afetivo-cognitivos dos participantes. O contexto de pesquisa consistiu em aulas realizadas em três fases distintas: na primeira, as aulas eram presenciais da professora-pesquisadora e seis alunos, sendo quatro da APAE de Capitólio-MG e dois da APAE-MG de Piumhi-MG. Na segunda fase, as aulas passaram a ser remotas, devido à disseminação da pandemia da COVID-19, com a participação de dois alunos de Piumhi-MG. Por fim, na terceira fase, as aulas voltaram a ser presenciais, com os dois alunos de Piumhi, devido à atenuação dos casos de infecção pelo vírus. Na primeira fase, foram utilizados questionários semiestruturados; entrevistas semiestruturadas, assistidas e gravadas; diário de bordo da pesquisadora; flashcards. Na segunda fase, gravações das aulas, entrevistas semiestruturadas assitidas e gravadas; diário de bordo da pesquisadora; jogos online, slides; youtube; objetos concretos. Por fim, na terceira fase, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas, assistidas e gravadas; diário de bordo da pesquisadora; jogos online; exercícios impressos. Os resultados da pesquisa revelaram afetos favoráveis e afetos desafiadores para os alunos em relação à professora e à aprendizagem da LI, além de que algumas situações contribuíram para a transformação dos afetos de uma natureza em outra e que os procedimentos metodológicos específicos adotados com cada aluno fizeram emergir relações afetivas singulares entre professor e alunos e destes com a língua.ItemTese de doutorado Da proibição à regulamentação da Cannabis: a especificidade do modelo uruguaio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-04) Ferrari, Dércio Fernando Moraes ; Santos, Marcelo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ao aprovar a Lei nº 19.172 em dezembro de 2013, o parlamento uruguaio colocou o país em uma posição de destaque. O Uruguai se colocava ali como o primeiro Estado a regulamentar todo o processo de produção, manufatura, circulação e consumo da Cannabis psicoativo. Buscando em primeiro lugar a redução de danos através do consumo de Cannabis, a lei buscou superar o falho embate ao narcotráfico. Tal medida colocou o país no centro das atenções, dando ainda mais visibilidade ao governo frenteamplista do então presidente José Mujica. A proposta desta política pública responde ainda a anos de lutas de movimentos sociais no país, que optou pelo controle do Estado sobre o produto, passando assim a acompanhar todo o processo decorrente de sua produção. A medida uruguaia se coloca ainda como uma alternativa direta ao tradicional combate ao narcotráfico, materializado na "guerra às drogas". Inicialmente com forte resistência entre os setores mais conservadores, a lei passou por grandes entraves, que acabaram por atrasar o seu processo de implementação. Em sua totalidade ela só foi efetivada em julho de 2017, com a comercialização da Cannabis nas farmácias. A partir de 2017, com a entrada da Cannabis medicinal, o foco inicial da política pública foi ampliado. O estudo, com base no processo de regulamentação da Cannabis no Uruguai, empenha-se em compreender como esta política fora constituída. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho é identificar como ocorreu o processo de regulamentação da Cannabis, suas características e como o caso uruguaio se insere no cenário global enquanto política sobre drogas.ItemTese de doutorado Edição de textos no Brasil: descrição, análise e sistematização terminológica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-23) Balestero, Mirella de Souza ; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Partindo da ideia de que a variação é inerente à língua tanto em contextos menos especializados quanto em contextos mais especializados, exploramos a variação dos termos da Edição de Textos. Tal variação, no entanto, não está organizada, o que gera uma confusão terminológica para o campo. Em razão disso, surge esta pesquisa de Doutorado, que tem como objetivo descrever, analisar e sistematizar a Edição, verificando como os termos são compreendidos e utilizados pelos profissionais da área e quais unidades são afetadas pelo impasse. Para isso, fundamentamo-nos na Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), a qual busca descrever os termos de uma área de especialidade. Além disso, levamos em consideração o aporte teórico de base discursiva, sobretudo de origem francesa (Bourdieu, 1994; Maingueneau, 2005; Salgado, 2007, 2016a, 2016b), para refletir e discutir sobre a prática de editar um texto. Os objetivos específicos eram (i) delimitar os processos pré-textuais, textuais e pós-textuais da Edição de Textos, (ii) descrever a terminologia da Edição, (iii) analisar os dados obtidos ao longo do estudo, esclarecendo os nomes dos processos e o que eles significam, bem como as técnicas, as ferramentas e as manobras por meio de definições terminológicas e (iv) elaborar e apresentar verbetes referentes aos termos da Edição de Textos, sistematizando os dados. Quanto à metodologia, adotamos a abordagem qualiquantitativa e seguimos etapas terminológicas semiautomatizadas, como criação de um córpus, seleção e extração de candidatos a termos, formulação de estrutura conceitual e redação de definições, com o auxílio de ferramentas computacionais, a saber: e-Termos e AntConc. Portanto, esta tese se mostra pertinente, na medida em que reconhece o domínio de especialidade para a constituição do campo da Edição e propõe um caminho inédito para que, apesar da instabilidade, as pessoas – profissionais do texto, docentes, alunos ou clientes – se entendam.ItemTese de doutorado Rethinking the theory of money: a study of the origins, nature and function of money(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-24) Girotto, Vitor Guidorzzi ; Strachman, Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Despite its millennial existence and the vast literature about it, money remains one of humanity’s greatest enigmas and one device of great importance for socioeconomic organization. Economic literature has provided two different explanations to the phenomenon of money: on the one hand, money is a commodity; on the other hand, a credit. The general objective of this thesis is to determine the nature of money. In that attempt, this investigation followed specific objectives: (1) to revisit, synthesize, and present two different theories of money, namely, the Theory of Commodity Money and the Theory of Credit Money, considering their main arguments regarding the origin, nature and functions of money and credit; (2) to present points of divergence among scholars associated with each theory; (3) to introduce eventual points of convergence between such theories; and (4) to analyze money by using an interdisciplinary framework. The methodological procedures followed in this thesis consisted of a bibliographic survey in Economics and other social sciences, which helped delimit the theories candidates for the study of the nature of money. Afterwards, a method for collecting and grouping things according to shared and identifiable properties was selected, aiming to reveal implicit or hidden properties of the object. Besides the regular practice of analyzing money from its functions, other properties associated with it were considered as parameters to limit the scope of this research: money, credit and debt. The selected literature was summarized and presented as part of the literature review, providing the theoretical framework for the development of the analytical part of this research, which followed mostly an inductive approach. The quest to investigate the essence of money turned out being an investigation of both the nature of credit and money, for money is credit. This conclusion has been established by integrating procedures methods and resorting to interdisciplinary studies to support that money is credit. Anthropological studies helped define the best approach method, namely induction. Regarding the procedure methods, a comparative methodology which integrated economics, history, accounting, law, and anthropology studies was employed. This interdisciplinary approach has ratified most general conclusions presented by heterodox economic literature. Credit is, first and foremost, a social and moral relation. When exercised in an economic way, as purchasing power, it creates a set of obligations. One’s credit is another’s debt. A person’s reputation became quantifiable with the establishment of a unit of account employed for registering credit/debt relations, namely, money of account. Initially, pure accounting activities are present. Currency emerged only afterwards, in connection to the emergence of organized markets, to transfer debts. When in material form, money represents a tokenized credit/debt. When in abstract form, credit represents a contractual relation between economic agents or as accounting registers. Following a circuitist approach, credit is created, circulated, and then destroyed when the debt is extinguished. Therefore, money’s sole function is that of serving as a means of payment to release one from debt. Since only a credit can liquidate a debt, the credit essence of money is, again, reinforced.ItemTese de doutorado A língua de sinais familiar da zona rural de Tiros: um estudo sobre uma comunidade surda isolada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-15) Amorim, Lucio Cruz Silveira ; Rodrigues, Angelica Terezinha Carmo ; Almeida-Silva, Anderson ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese tem como objetivo registrar e descrever aspectos da língua de sinais familiar usada por membros de uma mesma família residentes na zona rural da cidade de Tiros, no estado de Minas Gerais, Brasil. A família de Lenir é composta por pessoas surdas e ouvintes e desfruta de um ambiente linguístico bilíngue e bimodal. Nossa investigação será feita a partir do contato com 23 integrantes da família: 10 surdos e 13 ouvintes. Desses 10 surdos, 5 utilizam exclusivamente a língua de sinais da família, a qual identificamos como língua de sinais de Tiros ou LST. Os demais surdos utilizam também a Língua Brasileira de Sinais. Os ouvintes, por sua vez, fazem uso da língua de sinais da família e o português oral. O objetivo é buscar resgatar a história da emergência dessa língua e descrever aspectos da sua gramática, com registros de sinais lexicais, parâmetros fonológicos e a estrutura gramatical básica. Considerando o contexto de bilinguismo e bimodalidade, devemos considerar também a possibilidade de contato linguístico com a Libras e o português. A fundamentação teórica que sustenta nossas hipóteses e análise compreende os trabalhos publicados sobre línguas de sinais emergentes e sistemas de comunicação manual (Armstrong; Wilcox, 2003; Pfau; Quer, 2010 et al., 2012; entre outros). A metodologia de coleta de dados busca estabelecer a distribuição geracional dos sinalizantes e se centra na elicitação e na produção de dados naturalísticos a partir de estímulos diversos, como entrevistas semiestruturadas, Haifa clips e estímulos visuais. Como resultado, oferecemos uma descrição inicial da língua de sinais de Tiros, fomentando discussões sobre a questão da emergência linguística em contexto de línguas de sinais emergentes ou naturais em microcomunidades surdas brasileiras.ItemTese de doutorado Análise semiótica sobre leitura no Saeb para o Ensino Fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-16) Cruz, Ana Carolina de Picoli de Souza ; Cortina, Arnaldo (UNESP) ; Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho visa refletir sobre o processo de formação de leitores no ensino fundamental por meio da análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Fundamentada na teoria da semiótica discursiva, esta pesquisa trabalha com documentos que marcaram mudanças metodológicas e conceituais desde a criação desse sistema até o ano de 2017 (última edição do Saeb, antes das alterações realizadas em virtude da Base Nacional Comum Curricular – BNCC), a saber: “Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, diretrizes, produtos e resultados” (1994); “Matrizes curriculares de referência para o Saeb” (1997); “Saeb 2001: novas perspectivas” (2001), “Relatório Saeb 2001” (2002) e, finalmente, o “Relatório Saeb 2017” (2019). Sob nosso ponto de vista, essa avaliação institucionaliza um perfil de leitor, uma concepção de leitura e, por conseguinte, as concepções de texto e de discurso que se estabelecem em uma dada cultura (nas salas de aula e na sociedade de modo geral). Em nome da busca pela qualidade educacional, o Saeb apresenta em seus princípios a busca pela eficiência e pela eficácia fundadoras da cultura do desempenho. Nesse sentido, o que significa ser um leitor proficiente? Ao pensar em uma educação humanizadora voltada à formação de cidadãos críticos, indagamo-nos sobre como a semiótica discursiva poderia contribuir na formação desses leitores desde o ensino fundamental? Seria possível estabelecer um conceito de competência leitora fundamentado na semiótica discursiva? Para tal, apoiamo-nos em autores como Greimas (1975, 1979, 2014); Greimas e Fontanille (1993); Greimas e Courtés (2021); Cortina (2000; 2006); Barros (1994, 2002, 2005, 2019); Fiorin (1990, 1998, 2002, 2004, 2012); Fontanille (1987,1999, 2008); Floch (1985, 1990); Pietroforte (2004, 2006) Oliveira e Teixeira (2009). A partir deles, tecemos nossas hipóteses sobre o que seria a competência leitora na perspectiva semiótica, dividindo-a em duas etapas: uma de decodificação e outra referente aos mecanismos intra e interdiscursivos. Apresentamos também o conceito de leitura como um processo de interpretação que, por meio do entrelaçamento de duas consciências discursivas (a do texto lido e a de seu leitor) gera outro texto (Cortina, 2000). Além disso, após analisarmos a matriz de referência e a escala de proficiência do Saeb, apontamos algumas possibilidades de leitura no Saeb, considerando não apenas os textos verbais, mas também os visuais e os verbovisuais como relevantes para a formação de leitores desde o ensino fundamental. Almejamos com este estudo contribuir para o aprimoramento da oferta de uma educação de qualidade, bem como para a diminuição das desigualdades sociais.ItemTese de doutorado O homem, impasse de pó e desejo: imagens e figurações do masculino em O som e a fúria, de William Faulkner(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Silva, Claudimar Pereira ; Valentim, Jorge Vicente ; Faculdade de Ciências e Letras - FCL ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese de Doutoramento objetiva a análise das representações do masculino que emergem da tessitura narrativa do romance O som e a fúria (2004), do escritor norte-americano William Faulkner. A partir do arsenal teórico-crítico fornecido pelas teorias da narrativa, em particular os pressupostos de Gérard Genette (1979), articulado à mobilização teórica dos estudos de gênero e dos men’s studies, pretende-se analisar o modo como as categorias de voz e focalização operam no processo de representação de narradores e personagens masculinos, e nas relações destes com o feminino e possíveis dissidências de gênero, a partir de três dimensões temáticas: a paternidade, já que a obra de Faulkner dramatiza constantemente as relações entre patriarcas e filhos; a homossociabilidade, isto é, as relações de cumplicidade e solidariedade que respaldam a dominação masculina; e a denominada crise da masculinidade, isto é, os sentimentos de angústia do homem faulkneriano frente às mudanças históricas, sociais e culturais de gênero, no contexto agrário e arcaizante do Sul dos Estados Unidos. Nesse sentido, operamos com a hipótese de que estas três dimensões convergem para a existência de uma permanente crise das representações masculinas no corpus faulkneriano, calcada na perpetuação da masculinidade hegemônica, na propagação de modelos de virilidade entre homens e gerações de pais e filhos, na ressonância de uma práxis e discursividade heteronormativa, e na elaboração subjetiva de narradores e personagens que não estão inseridos em padrões valorativos de hombridade. A representação dessa crise da masculinidade obteve respaldo, no romance modernista de Faulkner, uma forma também em crise, como espaço mimético privilegiado para sua representação.ItemTese de doutorado Formação de educadores na perspectiva da educação inclusiva em contextos não-formais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Vasconcellos, Talita Silva Perussi ; Carneiro, Relma Urel Carbone ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Partindo do pressuposto de que a inclusão do aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) deva ocorrer em todos os ambientes de ensino, este trabalho aborda a realidade inclusiva nas organizações de ensino não formal. O estudo teve como objetivo geral: analisar uma proposta de formação continuada referente ao processo de inclusão do aluno PAEE em organizações não - formais. E como objetivos específicos: 1. Conhecer como acontece a inclusão em uma organização não formal; 2. Elaborar e desenvolver uma proposta colaborativa de formação sobre inclusão baseada nas práticas educativas vigentes; 3. Avaliar a proposta de formação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem quanti-qualitativa e caracterizou-se como colaborativa. Participaram 18 educadores de 4 diferentes organizações de ensino não formal. Os participantes responderam inicialmente a um questionário de caracterização e perguntas sobre suas demandas formativas; posteriormente, em encontros presenciais foi desenvolvido um programa de formação dos educadores. Ao final dos encontros e após seis meses do término da formação, foi usado um conjunto de instrumentos de avaliação, a fim de conhecer os impactos decorrentes. Como resultado, observou-se que o estudo desenvolvido contribuiu com as áreas de conhecimentos afins, aprofundando as discussões sobre a formação de educadores em organizações de ensino não formal.ItemTese de doutorado O tema da morte em Elegia do Irmão de João Anzanello Carrascoza: uma abordagem bakhtiniana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Oliveira, Bruno ; Marchezan, Renata Coelho ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)João Anzanello Carrascoza (1962-) é um autor de literatura que preza pelas relações afetivas atravessadas pelas ausências, perdas e separações. Elegia do irmão, o corpus deste trabalho, retrata, em primeira pessoa, os escritos de um irmão sobre a convivência e as memórias com ela ao saber que ela está com uma doença em estado terminal, além de suas reflexões e memórias após a morte dela. Diante disso, estabelecemos como problema de pesquisa entender como a morte é desenvolvida nessa narrativa. Para isso, objetivamos analisar o tema da morte na narrativa e, de maneira mais específica, comparar o tema da morte em Elegia do irmão com outras obras de Carrascoza; e compreender os cronotopos da narrativa, evidenciando seu papel na construção do tema da morte. Assim, nossa tese é composta por três capítulos. O primeiro trata dos conceitos do Círculo de Bakhtin pertinentes à tese, como tema, gênero, relações dialógicas, biografia e autobiografia, memória, enunciado, tom e avaliação social. Além disso, através dos escritos de Humphrey, pensamos no conceito de fluxo de pensamento. O segundo capítulo analisa quatro romances e dez contos da produção artística de Carrascoza, para desenvolvermos o tema da morte neles e compará-lo com o tema da morte em Elegia do irmão. No terceiro capítulo, analisamos o corpus da pesquisa com fins de compreender o tema da morte na obra. Por fim, compreendemos que o tema da morte na narrativa é construído pela junção de vários sentidos presentes nos capítulos: a morte como lembrança; a morte como vivenciada ou a morte como luto vivenciado; a morte como prematura; a morte como impotência; a morte na alteração da vida; a morte como um acontecimento incerto; a morte na transformação do vivido; a morte como perda futura; a morte nos que ficam. Portanto, o tema da morte em Elegia do irmão constrói um sentido particular para a morte pela junção desses sentidos.ItemTese de doutorado Curso de Formação Continuada no Serviço de professores de inglês da rede pública: o modelo Cross-Design(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-24) Kairallah, Sthefanie Kalil ; Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com a disseminação da pandemia ocasionada pela COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, instituições de diferentes esferas recorreram a caminhos alternativos na busca de viabilizar serviços essenciais. Na educação, a coalizão global (Unesco, 2020) descortinou a imprescindibilidade de se repensar a formação dos professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE), em especial no âmbito deste trabalho, os de inglês. Desse modo, partindo da análise do contexto da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e de estudos do campo de formação de professores de línguas estrangeiras e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (Leffa, 2016; Rozenfeld; Viana, 2019; Freire, 2021; Mayrink, 2021, entre outros), a presente pesquisa tem como objetivo elaborar, implementar e avaliar um modelo de curso on-line para Formação Continuada no Serviço de professores de inglês da rede pública de ensino estadual paulista, o qual denominamos de Cross-Design, baseando-se na literatura da área e resoluções vigentes, como a Base Nacional Comum para a Formação Continuada (Brasil, 2020). Para tanto, partimos de métodos, abordagens e visões de design de cursos no campo educacional (Freire, 2013; Kenski, 2019; Filatro, 2020), com foco no desenvolvimento de Competências Digitais (Lucas; Moreira, 2018; Unesco, 2018; CIEB, 2019). Assim, o lócus discursivo desta pesquisa, de base qualitativa, é a área da Linguística Aplicada, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa-ação (Thiollent, 2009; Burns, 2010), em uma perspectiva participativa (Kemmis; McTaggart, 2005), desenvolvida por meio dos instrumentos: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e gravação em áudio e vídeo, com a técnica de grupo focal. A partir de nossas análises, elencamos diferentes elementos que impactaram na escolha das estratégias e recursos que compõem a proposição teórica elaborada pela formadora-pesquisadora, no contexto de uma Formação Continuada no Serviço. Os resultados obtidos na primeira macroetapa, denominada Pré-Design, revelam as características do perfil do público-alvo, demonstrando seu interesse de adesão ao curso. Também mapeamos os professores de inglês quanto à formação inicial, tempo de serviço, categoria de trabalho, expectativas e necessidades de apoio formativo, bem como suas percepções sobre o domínio das Competências Digitais. Após isso, consolidamos a primeira versão piloto do modelo Cross-Design e identificamos que as macroetapas Crossaction e Crossover nos permitem desvelar possíveis lacunas e potencialidades para alicerçar a elaboração de cursos em uma perspectiva ampliada, sobretudo, por meio de experiências formativas, colaborativas, críticas e reflexivas, com vistas às particularidades do contexto, do público-alvo e dos resultados analisados.ItemTese de doutorado Era uma vez uma Rainha: uma análise dialógica de Regina, de Once upon a time(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-01) Barissa, Ana Beatriz Maia ; Paula, Luciane de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O trabalho se propõe a analisar a presença do discurso familiar Disney, presente na constituição da personagem da Rainha Má, de Era uma vez (2011), série televisiva distribuída pela Disney – ABC Domestic Television. Também conhecida pelo nome Regina Mills no seriado, pretende-se compreender a configuração dessa imagem icônica dos contos de fadas, apresentada de forma (des)construída da sua elaboração arquetípica vilânica e tradicional das narrativas populares. Agora, a personagem é mostrada de forma ambivalente. A partir dessa contagem dos contos de fadas, esta tese tem pretende observar o movimento vilã-heroína de Regina e mostrar como esse processo ocorre embasado no desejo de vingança (motivação inicial para o andamento da trama e surgido a partir da sua relação com a enteada – Branca de Neve) e no ser-mãe, aspecto comum e tradicional das produções Disney. Por se falar de uma série embasada no conto maravilhoso, é essencial que a configuração materna das/nas mitologias também se faça presente, o que exige da pesquisa um retorno à tradição oral das eras mitológicas. Dessa forma, o trabalho contemplará as concepções de mulher, maternidade e amor materno desenvolvidos no seriado. A pesquisa está fundamentada na filosofia da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin, cuja concepção nodal é o dialogismo e o método a conduzir nosso trabalho é o dialético-dialógico (Paula; Figueiredo; Paula, 2011). A relevância a justificar este estudo se volta à importância de se analisar o discurso familiar Disney, tão presente em diversas produções contemporâneas (como é o caso de Era uma vez) responsável por perpetuar valorações estratificadas acerca do que se compreende por maternidade e pelo ser-mulher como uma maneira eficaz de inculcação ideológica de naturalização de um mito cultural: o “desejo” de ser mãe como maior desejo da mulher (surgido desde eras mitológicas) e sua principal realização e função sociais.ItemTese de doutorado Brigada Inquisitorial e Armada de Dumbledore: repressão e resistência em diálogo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Moura, Giovana Cristina de ; Paula, Luciane de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese configura-se como um estudo teórico-analítico. Analisa-se, a partir de duas personagens-sujeitos da saga Harry Potter (Hermione Granger e Dolores Umbridge), os reflexos e refrações de um governo com características ditatoriais. Verifica-se como essas consequências são emanadas no campo da educação. A fundamentação teórica compreende as concepções de diálogo, enunciado, sujeito, ideologia, forças centrípetas e centrífugas e infraestrutura e superestrutura do Círculo de Bakhtin. Nesse cenário ditatorial, centrípeto, opressor, a censura, o controle da liberdade de expressão, o uso da mídia para reiterar certos ideais, os inquéritos e repressão aos movimentos contrários à superestrutura dominante são algumas das estratégias discursivas empregadas para viabilizar esse projeto político-governamental. A justificativa social do estudo é que busca-se dialogar esse modelo educacional, em tese, fictício, com a educação brasileira em voga desde a ascensão do movimento Escola Sem Partido - ESP (2014) até a implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017-2018) e da reforma educacional conhecida como Novo Ensino Médio (2022). Assim, na análise, dialoga-se o modelo de educação ficcional presente no quinto livro da saga Harry Potter (“A Ordem da Fênix”) com a educação nacional para que não nos desviemos da função social desta pesquisa. Para pensarmos nas respostas mobilizadas por esse projeto político-educacional, que geram o embate na arena delimitada – a escola –, analisaremos a responsividade a partir de duas personagens femininas que emanam vozes sociais opostas, pois assumem responsabilidades divergentes perante à intervenção do governo em Hogwarts: questionam este Ministério (Hermione representa os estudantes descontentes com a nova gestão) e coadunam com este Governo (Umbridge e a sua Brigada Inquisitorial). A contribuição social desta pesquisa reside na proposição de uma discussão acerca de um governo fictício que emprega certas estratégias discursivas refletidas e refratadas que nos permite pensar nas semelhanças com o modelo de ensino que se convencionalizou no Brasil desde 2014 para que alertemos quanto aos perigos de uma escola que não emancipa, mas sim que oprime e silencia.ItemTese de doutorado Arte, mídia e política: uma análise dialógica de "bolsominions" e "petralhas"(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Oliveira, Natasha Ribeiro de ; Paula, Luciane de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O estudo analisa, com base teórico-metodológica na filosofia da linguagem do Círculo Bakhtin, Medviédev, Volóchinov, os signos ideológicos “bolsominions” e “petralhas”, utilizados em páginas de cunho político da rede social Facebook, com articulação entre as esferas midiática e artística. O uso desses signos revela diferentes vozes sociais, compreendidas a partir do movimento dialético-dialógico, em um devir de sentidos que refletem e refratam os atos responsivos e responsáveis dos sujeitos. Desse modo, a análise proposta é uma forma de compreender o movimento de linguagem acerca de um embate de vozes: de um lado, sujeitos que criticam os “bolsominions” e suas atitudes, de outro, os que se afirmam como “bolsominions”, com os “petralhas”, ocorre o mesmo: há os que criticam e os que se afirmam como tal. Entender o corpus em sua relação com a arte e com a vida é uma forma de observar a ética e a estética bakhtiniana, a partir dos enunciados artísticos com os quais os signos ideológicos estabelecem relações dialógicas, como a franquia de filmes Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017), com os minions; e as histórias em quadrinhos Os Metralhas (1970-1980), com os irmãos Metralha. Há uma construção de sujeito, nos dois enunciados, pautada na alteridade, que, por sua vez, semiotizam sujeitos da vida por meio da/na linguagem. As esferas da arte, da mídia e da política se inter-relacionam e propiciam a criação e difusão desses signos ideológicos e de suas valorações constitutivas. “Bolsominions” e “petralhas” são vistos em interação online, como formas de ser, estar e se posicionar frente aos eventos históricos, e permitem compreender parte da política contemporânea brasileira em uma sociedade pautada na difusão da informação. Desse modo, os resultados mostram o diálogo constitutivo da multiacentuação de signos ideológicos em páginas de cunho político no Facebook, e comprovam nossa tese de que os posts funcionam não só para criticar e ofender, mas como fonte e meio de disseminação de informações.ItemTese de doutorado Formação de mediadores de Teletandem: elementos desencadeadores de reflexão e aprendizagem(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Kami, Camila Maria da Costa ; Salomão, Ana Cristina BiondoAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ampliaram as possibilidades para o ensino e aprendizagem de línguas e, nesse âmbito, projetos telecolaborativos como o Teletandem (TTD) têm promovido experiências significativas no que se refere ao uso dessas tecnologias, ao uso autêntico da língua, ao desenvolvimento da competência linguística, comunicativa e intercultural. O TTD é um contexto apropriado para a formação inicial e continuada de professores para aprenderem a lidar com as TDICs e a se prepararem para atuar em contextos telecolaborativos (Vieira-Abrahão, 2010, 2011). Desde 2006, o TTD tem possibilitado a aprendizagem de línguas por meio do pareamento de interagentes que auxiliam o seu parceiro a aprender sua língua materna ou de proficiência por meio de ferramentas tecnológicas (Vassallo; Telles, 2009). Ao término de cada interação, há sessões de mediação, durante as quais os mediadores conduzem os interagentes à reflexão sobre o ensino e aprendizagem de línguas em três esferas: linguística, cultural e interacional (Messias, Telles, 2020). Por se tratar de um contexto de ensino e aprendizagem com características específicas, há a necessidade de formação para atuar no TTD. Por essa razão, o curso "Formação de mediadores de Teletandem", contexto desta pesquisa, pode contribuir com a formação de mediadores/professores para atuarem no TTD ou em outros contextos telecolaborativos. O referido curso está hospedado no Google Sala de Aula e foi oferecido de forma assíncrona. Este estudo de caso teve por objetivo responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Que elementos foram mediadores da ação dos participantes durante o curso “Formação de Mediadores de Teletandem”? 2) De que forma esses elementos mediaram a interação, a reflexão e a aprendizagem dos participantes? Os instrumentos utilizados foram questionários, anotações de campo, diário de bordo da pesquisadora e as interações dos participantes no Google Sala de Aula. Esta pesquisa demonstrou que um curso de formação para mediadores de TTD pode ser realizado por meio de ferramentas digitais assíncronas, proporcionando interação com pares mais competentes e incluindo tarefas que favoreçam a reflexão-sobre-a-ação.ItemTese de doutorado A branquitude desvelada: o romance Clara dos Anjos e as relações raciais e de gênero na Primeira República(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Carvalho, Samara dos Santos ; Gileno, Carlos HenriqueEm 1922, Afonso Henriques de Lima Barreto publica seu último romance, Clara dos Anjos, meses antes de seu falecimento. O romance narra uma história de sedução e abandono vivenciada pela personagem-título, uma jovem mestiça de origem humilde. Descrita pelo autor como “uma natureza amorfa, pastosa, que precisava de mãos fortes que a modelassem e fixassem”, a protagonista é alienada em relação à sua condição racial, cuja trajetória de vida é marcada pela exclusão social e pelo racismo, problemáticas centrais em diversas obras de Lima Barreto. O objetivo do trabalho consiste em analisar, no romance Clara dos Anjos, a emergência de uma crítica à construção social branquitude como um marcador simbólico de distinção social diante das aspirações democráticas do Brasil na Primeira República. A hipótese apresentada é que se pode aferir originalidade e pioneirismo em Lima Barreto ao desvelar o racismo e ao problematizar a branquitude como uma ideologia, ou seja, como um constructo capaz de produzir ideias acerca da realidade social. A metodologia utilizada é a análise literária, realizada a partir da perspectiva empregada por Antônio Candido (2000), que consiste em demonstrar, de forma dialética, as particularidades da obra literária em que os elementos caracterizados como externos – os fatores sociais – tornam-se internos, ou seja, desempenham papel fundamental na estrutura narrativa, convertendo-se em expressão estética. Consoante a esta perspectiva, adota-se também como referencial Sevcenko (1999), que vislumbra a literatura como missão, e Bosi (1982), ao caracterizar a obra de Lima Barreto como romance social, em que as condições da vida particular do ator se entrelaçam com a denúncia social presente em sua obra. Busca-se compreender a obra literária enquanto objeto de investigação sociológica sob dois aspectos indissociáveis: a literatura como um fenômeno social de produção, comercialização e consumo, como também, o referencial de uma época, que permite levantar reflexões acerca das contradições raciais e sociais do contexto histórico vivenciado por Lima Barreto. Por fim, aborda-se a importância de analisar relações étnico-raciais como um fenômeno relacional, compreendido em sua esfera simbólica, atrelada a contextos sociais e políticos específicos