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Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254491

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  • ItemTese de doutorado
    Variabilidade hidrológica, uso da terra, mudanças na morfologia de um rio meandrante: o rio Aguapeí em seu baixo curso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-24) Manoel, Jhonatan Laszlo ; Rocha, Paulo Cesar ; FCT-UNESP ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este projeto de pesquisa, em nível de doutorado, tem como hipótese que as variações hidrológicas, juntamente com as mudanças no uso e ocupação da terra em uma bacia hidrográfica, podem controlar ou exercer influências sobre a mudança morfológica natural e nos mecanismos de ajuste do comportamento de um canal aluvial meandrante. A área de estudo da pesquisa está localizada no baixo curso do Rio Aguapeí, no oeste do estado de São Paulo, caracterizado por uma tipologia de canal meandrante. Desta forma, esta tese tem como objetivo analisar as mudanças morfológicas do rio, através da análise da influência de períodos hidrológicos e de mudanças na cobertura da terra, considerando um período de 70 (entre 1964-2019) anos até o presente. Para o estudo da variabilidade hidrológica e regimes hidrológicos dos rios, os dados foram levantados através de dados disponibilizados online e de estações pluviométricas e fluviométricas, disponíveis na área de estudo, sendo feitas análises das máximas e médias interanuais em cinco períodos diferentes (1964, 1986, 1996, 2010, 2019). O estudo das mudanças no uso da terra na bacia hidrográfica foi feito através de software de geoprocessamento em cinco períodos distintos, que buscaram avaliar diferentes domínios de uso da terra. Para o entendimento das mudanças morfológicas e morfométricas, foram utilizados produtos obtidos através de sensoriamento remoto, como fotografias áreas, imagens de satélite e uso de geotecnologias e sistema de informação geográfica. A área aluvial de análise foi dividida em 4 compartimentos. Os resultados obtidos até o presente momento, mostram a respeito dos dados pluviométricos quatro períodos hidrológicos em que o segundo período mostrou-se o mais intenso entre todos os outros. As descargas fluviais seguem o mesmo padrão da pluviosidade, tendo seus picos de vazões também no segundo período hidrológico. A respeito das ocupações da terra, notou-se uma mudança através dos períodos analisados uma progressiva substituição das pastagens para as culturas temporárias, mais especificamente a cana-de-açúcar. Os levantamentos morfométricos e morfológicos mostram uma maior atividade entre o segundo e o terceiro compartimento da planície aluvial do Rio Aguapeí, em que apresentam as maiores variações de dados quantitativos. Outro ponto importante da tese é dado através da discussão dos resultados e o relacionamento dos dados hidrológicos e ocupação da terra, mostrando a ocorrência do el niño de 1983, o mais intenso registrado, pode ter causado alterações na morfologia do Rio Aguapeí e que as substituições das pastagens pelas culturas temporárias também apresentam relação nas mudanças ocorridas na morfologia do Rio Aguapeí, da maneira que quando houve a ocorrência destes acontecimentos, os dados quantitativos a respeito das morfometrias e morfologias tiveram as suas maiores oscilações.
  • ItemTese de doutorado
    Práticas espaciais da cultura periférica de jovens mulheres negras na constituição de periferias vivíveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-20) Marques, Ana Carolina dos Santos ; Turra Neto, Nécio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No anseio de viver da arte e traçar outras trajetórias de vida espacializada, jovens mulheres negras se encontram na cultura periférica, produzindo narrativas sobre si e contribuindo na reconfiguração das periferias, enquanto espaços vivíveis. Elas instituem práticas espaciais e desencadeiam outras, a partir da organização de coletivas para onde confluem fluxos de jovens de diferentes áreas das cidades, que rompem com barreiras socioespaciais em busca da sociabilidade e da expressão. Nesse movimento, esta tese objetiva compreender as relações entre práticas espaciais de coletivas de jovens mulheres negras da cultura periférica e as lógicas de produção das cidades e como essa cultura contribui para a instituição de suas espacialidades e identidades. Trata-se de um estudo urbano comparado entre a metrópole de São Paulo (SP) e as cidades médias de Londrina (PR) e de Presidente Prudente (SP), que se desdobrou em duas frentes: primeiro, a interpretação das práticas espaciais de deslocamentos pela cidade e de apropriação dos espaços públicos realizadas por jovens que participam de quatro coletivas culturais: a Batalha Dominação, o Sarau do Capão, a Batalha da Máfia e o Slam Quilombo de Dandara; e segundo, a tessitura de uma trama que relaciona a estrutura socioespacial e temporal com as trajetórias interseccionais de vida espacializada de oito jovens mulheres negras que organizam as coletivas culturais, no esforço de pensar o conceito de contexto geográfico. A pesquisa é etnográfica e colaborativa, em que foram realizadas entrevistas, aplicação de questionários, elaboração de mapas e proposição de uma representação cartográfica. Defendemos que a tese se estrutura sobre alguns pontos principais: interseccionalidades e espaço geográfico formam um movimento indissociável, em que a cultura periférica é responsável por positivar as identidades de jovens mulheres negras; as práticas espaciais da cultura periférica são insurgentes e ao mesmo tempo que reforçam as lógicas socioespaciais de produção das cidades, também as contrariam, como na emergência de um movimento periferia-periferia; e a cultura periférica constitui uma identidade periférica transescalar, que extrapola a delimitação espacial de uma única periferia na cidade e conecta diferentes periferias.
  • ItemTese de doutorado
    “Djubi pa dianti ku speransa bu vitória na bin”: as lutas e resistências das mulheres camponesas, a ancestralidade e a promoção da saúde na Guiné-Bissau
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-31) Regala, Raisa Maria de Sousa ; Guimarães, Raul Borges ; Universidade Estadual Paulista (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Parte-se do processo histórico ocorrido no continente africano, mais especificamente na Guiné-Bissau, com a apreensão da divisão territorial até o presente, e a suas consequências nas questões sociais, econômicas, políticas, de saúde e educação. Nesse percurso foi perceptível a compreensão dos efeitos do tráfico negreiro, escravização e colonização, na Guiné-Bissau. Mais de 500 anos da presença do homem, branco, europeu e cristão no país tem repercussão até os dias atuais. Revoltosos com a situação de exploração e com o apagamento étnico, cultural e religioso, uma parte da população guineense une-se para a libertação e independência do país. Nesse processo temos Amilcar Cabral que se destaca enquanto líder do movimento. Mas não só homens tiveram sua importância nessas atividades, pode-se destacar Titina, Teodora, Carmem, entre outras, que influenciaram no processo pré e pós libertação. As consequências dos processos violentos sofridos pela população reverberam até a atualidade, a instabilidade política e econômica através dos Golpes de Estado ou de Guerras Civis. Essas sucessões de acontecimentos fazem necessário uma ajuda – seja humanitária ou de ONG’s ou de associações – muitas buscam o desenvolvimento do país, já outras podem trazer em sua essência o neocolonialismo. Assim como o período colonial apontou o extermínio, epistemicídio e a escravização – cultural, étnica e religiosa – esse novo processo não seria diferente. Desta forma, a população local deve resistir diante de tais situações. Mas existem aquelas que traçam em suas metas o desenvolvimento local, o empoderamento das comunidades e a manutenção cultural das etnias, como é o caso da Tiniguena. Ela apoiou as comunidades para a construção da Área Marinha Protegida Comunitária (AMPC) Ilhas de UROK, onde a comunidade protege além do citado, a cultura étnica Bijagó. Dessa forma, com ajuda organizacional e financeira da Tiniguena e com a forma de vida desse povo, que tem em seu âmago a vivência em equilíbrio com a natureza, e em consonância com a sua ancestralidade, que as mulheres camponesas das Ilhas de UROK vêm construindo e trazendo a promoção da saúde, a partir das produções ricas de diversidade e sem uso de veneno, ou seja, a agroecologia, e a assim se tendo soberania alimentar, e diminuindo a insegurança alimentar tão presente na Guiné-Bissau. Os processos citados, unido à cultura e à ancestralidade dos Bijagó vem sendo possível a promoção da saúde ancestral nas Ilhas de UROK.
  • ItemTese de doutorado
    Elaboração de um novo protocolo de estratificação de risco cardíaco para predição de sinais e sintomas durante o exercício
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Laurino, Maria Júlia Lopez ; Vanderlei, Luiz Carlos Marques ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    INTRODUÇÃO: A reabilitação cardiovascular é essencial para a prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares e a sua efetividade depende da prescrição segura e eficaz do exercício. Nesse processo a estratificação de risco é essencial, porém os protocolos disponíveis atualmente apresentam limitações que dificultam essa etapa, o que pode comprometer a efetividade dos programas. OBJETIVOS: Estruturar um novo protocolo de estratificação do risco com base em variáveis clínicas e físicas para prever a ocorrência de sinais e/ou sintomas durante o exercício. METODOLOGIA: Estudo longitudinal observacional prospectivo que analisou os dados de 79 voluntários incluídos em um programa de reabilitação cardiovascular. A primeira etapa do estudo consistiu na avaliação física e clínica dos participantes, que incluiu a coleta de idade, diagnóstico, fatores de risco, antropometria, composição corporal, capacidade funcional, força muscular, função pulmonar, força da musculatura respiratória e modulação autonômica cardíaca. A segunda etapa consistiu no acompanhamento dos participantes por 24 sessões de exercício para registro da ocorrência de angina, fadiga, dor muscular, tontura e picos de pressão arterial sistólica. Para elaboração do protocolo de estratificação de risco foi utilizada a regressão logística binária seguida pela análise da curva ROC para validação interna dos achados. Com base nos previsores significantes um escore composto foi elaborado. RESULTADOS: Foram registrados 217 sinais e sintomas, com uma média de 2.5±3.0 ocorrências por sessão. As variáveis clínicas não apresentaram poder preditivo significante. Os previsores físicos significativos foram: distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos (OR: 4.3; AUC: 0.67), índice de adiposidade corporal (OR: 5.4; AUC: 0.70), percentual de gordura corporal (OR: 8.9; AUC: 0.74), pressão expiratória máxima (OR: 6.7; AUC: 0.71), capacidade vital forçada (OR: 6.0; AUC: 0.70) e volume expiratório no 1º segundo (OR: 4.2; AUC: 0.67). Estes previsores foram agrupados em um score que varia de 0 a 100, sendo que valores maiores representam maior risco. Para classificação dos indivíduos em “alto” ou “baixo” risco foi identificado o valor de “60.0” pontos no score. CONCLUSÃO: Variáveis relacionadas a composição corporal, capacidade funcional e função pulmonar são capazes de prever a ocorrência de sinais e/ou sintomas durante uma sessão de reabilitação cardiovascular e puderam ser agrupadas para elaboração de um novo protocolo de estratificação de risco cardíaco.
  • ItemTese de doutorado
    Potencial de escoamento superficial em três unidades de gerenciamento de recursos hídricos do Oeste Paulista e sua relação com as mudanças no uso e cobertura da terra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-26) Santos, Aline Aparecida dos ; Rocha, Paulo Cesar ; Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Parte das alterações da paisagem natural causada pelo desenvolvimento da sociedade advém do desmatamento, processo que transformou florestas em áreas de expansão agrícola em algumas regiões do Brasil. O aumento do fluxo de escoamento superficial é um dos principais impactos causados pela alteração da vegetação natural pelas atividades agrícolas. Diante das mudanças ocorridas na cobertura da terra do Oeste Paulista durante o processo de ocupação, e o atual cenário com a expansão da monocultura da cana-de-açúcar, este trabalho teve como objetivo estimar o potencial de geração de escoamento superficial nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs) 20, 21 e 22, identificando as alterações em seus graus de intensidade frente à evolução do uso da terra. Para escala temporal de análise, delimitou-se os anos de 1965, 1986, 1996, 2010 e 2021, com base nos períodos hidrológicos mencionados na literatura e as mudanças no uso e cobertura da terra de acordo com os ciclos econômicos da agricultura do Oeste Paulista. Para estimar o potencial de escoamento, utilizou-se o modelo hidrológico “Número da Curva” (CN), que estima o escoamento superficial a partir da precipitação, da umidade antecedente do solo e da relação entre a cobertura da terra e os tipos de solo. Para gerar a estimativa através do modelo, foram utilizados os totais anuais de precipitação da área de estudo, mapa de solos, mapa de dissecação do relevo e os mapas de uso e cobertura da terra dos períodos analisados. A modelagem foi realizada através de álgebra de mapas com o auxílio de um programa de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e as taxas de escoamento superficial estimadas foram ajustadas com base em dados de vazão. Os resultados indicaram, de maneira geral, o predomínio de áreas com potencial de escoamento superficial alto na área de estudo durante os anos analisados, identificando as alterações nas taxas de escoamento em função das mudanças de uso e cobertura ao longo do tempo, bem como as alterações do fluxo em decorrência das mudanças no arranjo espacial do uso da terra. A pastagem e cana-de-açúcar destacaram-se como os usos da terra com maior contribuição para o grau de potencial de escoamento superficial alto na área de estudo.
  • ItemTese de doutorado
    O direito à cidade sob a perspectiva das políticas públicas: uma análise da política de assistência social na inclusão urbana em Três Lagoas/MS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Ferreira, Lidiane Antonia ; Catelan, Márcio José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em um cenário marcado pelo avanço do neoliberalismo na vida urbana e no planejamento das cidades, as políticas públicas emergem como uma alternativa e uma forma de resistência ao capitalismo contemporâneo. Isso não implica que as ações do Estado estejam, em muitos casos, desvinculadas dos interesses hegemônicos do capital. No entanto, as políticas públicas oferecem um espaço fértil para o debate sobre a sociedade que desejamos, promovendo a participação de diversos agentes sociais. Esta tese analisa a política pública de assistência social na cidade de Três Lagoas/MS, adotando a perspectiva lefebvriana do direito à cidade, que abrange o direito à vida urbana em sua totalidade, com acesso aos bens e serviços coletivamente produzidos. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a formação e o desenvolvimento da política pública de assistência social no Brasil, com foco especial na trajetória dessa política em Três Lagoas/MS. A realidade urbana dessa cidade média do Mato Grosso do Sul foi confrontada com o arcabouço teórico do direito à cidade, as normas que regem a política pública de assistência social e depoimentos obtidos por meio de entrevistas com agentes bem-informados. A pesquisa revelou que, apesar dos avanços nos últimos anos em relação ao acesso a serviços essenciais, o processo de urbanização em Três Lagoas/MS tem acompanhado o ritmo da economia brasileira nas últimas décadas, resultando em um aumento do acesso ao consumo e na melhoria de alguns indicadores sociais. Embora essa realidade, impulsionada por programas de assistência social como o Bolsa Família, seja significativa, ela não assegura o pleno exercício da cidadania nem o direito à cidade em sua totalidade. Assim, o foco deste estudo não é criticar os avanços já alcançados, mas sim explorar novas possibilidades, acreditando que uma perspectiva urbana crítica pode enriquecer as propostas para o trabalho da política pública de assistência social no território.
  • ItemTese de doutorado
    Práticas de mídia-educação na educação básica: uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Medeiros, Camila Venceslau Meira ; Lima, Claudia Maria de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa de doutorado, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP, tem sua tese fundamentada na defesa da mídia-educação como prática para o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e reflexivas dos estudantes da Educação Básica. Acreditamos que, mais que habilidades para utilização das mídias e tecnologias, é preciso que os estudantes compreendam suas dimensões sociais, culturais e políticas, tenham condições de desenvolverem o pensamento crítico mais amplo, a criatividade e o fortalecimento do protagonismo para o efetivo exercício da cidadania. Para uma compreensão mais aprofundada deste cenário, avaliamos a necessidade de uma análise sistematizada das práticas pedagógicas de mídia-educação na Educação Básica. Para isso, tivemos como objetivo geral o mapeamento e a identificação, por meio de uma revisão sistemática de literatura, das práticas pedagógicas voltadas para a promoção da mídia-educação na educação básica, no período de 2013 a 2023, considerando os contextos nacional e internacional. Os objetivos específicos incluíram a identificação das características principais dessas práticas, a comparação das abordagens nacionais e intencionais e a avaliação do seu impacto no aprendizado de estudantes. A metodologia adotada baseou-se na estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e o relato da RSL foi conduzido a partir das diretrizes da declaração PRISMA 2020. A análise do material coletado foi interpretada a partir das orientações da análise de conteúdo. Os resultados indicam que, em relação às características das práticas de mídia-educação, estas são definidas por atividades centradas na análise crítica de conteúdos midiáticos. Na comparação entre as abordagens nacionais e internacionais, observou-se que ambas valorizam a análise crítica da mídia, mas os estudos internacionais destacam propostas mais criativas, enquanto os nacionais revelam desafios relacionados à desigualdade tecnológica, formação de professores e práticas ainda fragmentadas. Quanto aos impactos no aprendizado dos estudantes, a mídia-educação mostrou um efeito positivo em ambas as realidades analisadas, com destaque para o interesse e participação dos alunos, desenvolvimento de competências digitais, melhor compreensão das mensagens midiáticas e suas influências, a autoexpressão e reflexão crítica.
  • ItemTese de doutorado
    A organização dos espaços na Educação Infantil e o processo formativo com o Centro de Convivência Infantil da UNESP de Botucatu/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Cocito, Renata Pavesi ; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Consideramos que organizar os espaços na escola da infância é uma ação intrínseca à prática docente. O espaço torna visível e materializa as intencionalidades do professor, refletindo a interpretação que faz de cada criança e do grupo como um todo, por meio da escuta e da observação atenta. É importante que as crianças que habitam os espaços de Educação Infantil todos os dias, tenham acesso a organizações e arranjos espaciais que valorizem a infância, que dialoguem com seus interesses e necessidades, as considerando sujeitos participantes no processo de organização desses espaços. Nesses termos, o espaço, concebido como um elemento curricular, tem o potencial de atuar como um aliado do professor dentro da escola da infância, e desenvolver essa percepção é uma tarefa essencial para a docência na Educação Infantil. Com esse olhar, estreitamos a relação entre professor, espaço e criança nessa tese e, por meio da formação continuada centrada na escola, desenvolvemos um percurso formativo com 14 professoras do Centro de Convivência Infantil (CCI) da UNESP, campus de Botucatu/SP. Os CCIs atendem crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses de idade, abrangendo a etapa da Educação Infantil correspondente à creche. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Presidente Prudente/SP, na linha de pesquisa "Processos Formativos, Infância e Juventude". O objetivo geral foi planejar e executar ações de formação continuada centradas na escola, com o propósito de fortalecer a prática das professoras da creche no que se refere à organização dos espaços. Discutimos a relevância de um espaço organizado para o desenvolvimento das crianças e para a docência na Educação Infantil. Refletimos também sobre o papel do professor e da formação continuada no processo de organização dos espaços. A investigação pautou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, de caráter participativo e interventivo. As intervenções ocorreram de forma on-line e presencial, integradas ao cronograma de formações previstas no calendário do CCI. Os encontros foram realizados à luz do referencial teórico sobre o tema e dos documentos oficiais propostos para essa etapa da Educação Básica, dentro de uma perspectiva de trabalho centrada na escola. Os percursos investigativos emergiram do contato direto com a prática das professoras e das relações estabelecidas ao longo do processo de formação continuada. O trabalho envolveu as seguintes etapas: análise de documentos institucionais, registros fotográficos dos espaços da escola feitos pelas professoras, planejamento e desenvolvimento dos encontros formativos, pesquisa de campo, registros escritos das professoras e análise. A partir desse processo formativo, elaboramos 10 categorias de análise relacionadas à prática docente e à organização dos espaços. A partir do processo de formação continuada vivido com as professoras, elaboramos 10 categorias de análise relacionadas à prática docente e a organização dos espaços. Nesse percurso, compreendemos que as práticas das professoras com relação à organização dos espaços estão alicerçadas na concepção de espaço educador e que elas compreendem os espaços como um instrumento do processo pedagógico. O espaço ainda não é um elemento essencial da prática pedagógica, é importante e necessário, mas ainda é preciso investimentos para que sejam estruturados com maior conexão com as crianças dentro da estrutura que possuem. Assim, é na relação estreita entre professora e espaço, que teremos meios para garantir espaços de qualidade para as crianças, espaços que acolham, provoquem e convidem. Qualidade essa que é centrada na escola, sem medidas ou modelos, mas alicerçada na realidade, com suas possibilidades, dificuldades, desafios e necessidades.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento humano e escolarização: a importância da incorporação da atividade nas práticas escolares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Zago, Luis Henrique ; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado se dedica a explorar o conceito de atividade, conforme articulado pelo pesquisador soviético Alexis Leontiev (1903-1979) representante da teoria histórico-cultural, no contexto das práticas escolares e seu impacto no desenvolvimento humano. A pesquisa emprega uma abordagem teórica e bibliográfica para examinar como a integração do conceito de atividade leontieviano pode potencialmente transformar a organização e a execução das atividades educacionais, contribuindo para um desenvolvimento humano mais completo e alinhado com as necessidades intrínsecas dos estudantes. A investigação se aprofunda na teoria histórico-cultural para analisar a interação entre atividade, escolarização e desenvolvimento humano. Inicialmente, o estudo discute a relevância da atividade para o desenvolvimento humano, salientando sua conexão com o desenvolvimento biológico e social, e como diferentes formas de atividade evoluíram ao longo da história, impactando a experiência humana. A especificidade do desenvolvimento humano é, então abordada, destacando a relação entre atividade, educação e relações sociais. Posteriormente, a pesquisa se concentra sobre o desenvolvimento humano, enfatizando a importância da atividade na formação de funções psicológicas superiores e do pensamento teórico especificamente. Finalizamos com uma discussão sobre os desafios de incorporar efetivamente o conceito de atividade nas práticas escolares e discutimos a relação entre as teorias educacionais e as práticas pedagógicas na escola. Defendemos que o conceito de atividade, na visão de Leontiev (1981), é crucial para o desenvolvimento humano e que sua aplicação nas práticas escolares detém um grande potencial para fomentar o desenvolvimento integral e multilateral dos estudantes. este trabalho visa contribuir para o avanço teórico no campo da educação escolar e oferecer reflexões relevantes para a melhoria das práticas educacionais.
  • ItemTese de doutorado
    A produção de territorialidades subalternas e emancipadoras em assentamentos de reforma agrária do MST no Paraná
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-05) Jorge, Aline Albuquerque ; Fernandes, Bernardo Mançano ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem como objetivo analisar a produção de territorialidades subalternas e emancipadoras em assentamentos de reforma agrária, conquistados pelo MST, no estado do Paraná. Para fins analíticos, delimitamos como recorte espacial dez assentamentos, localizados nas diferentes mesorregiões do estado, denominados: Pontal do Tigre, Eli Vive, Paulo Freire, Guanabara, Monte Alto, Missões,12 de Abril, Celso Furtado, Valmir Mota de Oliveira e Contestado. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas, observações e anotações, entre outros. Consideramos que o estudo das territorialidades é uma possibilidade de leitura sobre o desenvolvimento dos assentamentos e a luta que se inicia a partir da conquista dos territórios, revelando as conflitualidades e contradições que fazem parte desse processo e são geradas a partir da relação antagônica entre agronegócio e campesinato. Compreendemos que as territorialidades subalternas decorrem da monopolização, do uso do território camponês pelo capital, desdobrando na apropriação da renda da terra camponesa pelos distintos setores do capital e pela intervenção direta na forma de organização dos territórios. A partir da pesquisa, identificamos quatro tipos de territorialidade subalternas, sendo elas: inserção no sistema produtivo e padrão tecnológico do agronegócio, integração à agroindústria, arrendamento parcial do lote e arrendamento total do lote. Por outro lado, entendemos que as territorialidades emancipadoras resultam do uso do território camponês pelo camponês. Elas são resistências territoriais, que visam a conquista de maiores níveis de soberania e autonomia para os sujeitos. Em relação as territorialidades emancipadoras, identificamos seis tipologias: produção de alimentos para o autoconsumo, cooperação/associação camponesa, agroindustrialização camponesa, educação camponesa, práticas agroecológicas e mercados camponeses. Esses dois processos (subalternização e emancipação) são influenciados por diversos elementos internos e externos aos territórios camponeses. A subalternização e a emancipação não são processos lineares, na realidade, representam dois polos, sendo que a partir deles se materializam nos territórios inúmeras combinações de formas de territorialidades subalternas e emancipadoras, resultando em diferentes níveis de emancipação e subalternização. Não consideramos que a subalternização é completamente negativa, principalmente, tendo em vista que em algumas situações ela é assumida pelos camponeses como a forma de permanecer no campo. Assim, compreendemos que a (re)produção camponesa se realiza tanto por meio da emancipação, quanto da subalternização. Ao longo dos capítulos, as análises efetuadas têm como período de referência os quatro anos de governo de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Quando propusemos essa temática de estudo, tínhamos como hipótese que nesse período a subalternização camponesa seria reforçada nos assentamentos, tendo em vista, a disrupção das políticas públicas e postura ideológica do governo contrária a reforma agrária. Consideramos que essa hipótese responde parcialmente à questão, tendo em vista que, assim como procuramos demonstrar, nesse período ampliou-se também a luta e a construção de estratégias visando maiores níveis de autonomia e emancipação em distintas dimensões e escalas. Além de assentamentos de reforma agrária no Paraná, a tese também traz algumas análises e reflexões referentes a produção de territorialidades subalternas e emancipadoras em territórios de agricultores crofters, na ilha de Skye, Escócia. Em síntese os crofters são camponeses escoceses, que se definem como pequenos produtores de alimentos, normalmente, arrendatários, que apesar da distância e das diferenças, possuem diversos elementos em comum com os camponeses brasileiros. As discussões relacionadas a esses territórios são construídas a partir da perspectiva teórica-conceitual que adotamos para a tese em geral e resultam de um estágio de pesquisa no Reino Unido que tivemos a oportunidade de realizar durante nosso curso de doutoramento.
  • ItemTese de doutorado
    A atuação da política do novo ensino médio no estado de São Paulo: formação dos alunos e trabalho docente a partir da percepção de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-19) Ortega, Daiani Vieira ; Militão, Silvio Cesar Nunes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese em tela objetivou compreender a atuação da política do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo na formação dos alunos e no trabalho docente a partir da percepção de professores da rede pública estadual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cuja investigação teve como referencial teórico analítico a “Abordagem do Ciclo de Políticas” de Stephen Ball e seus colaboradores (1992). Por tratar-se de uma política recente, a investigação centrou-se na compreensão dos três primeiros contextos: contexto de influência, contexto da produção de texto e contexto da prática. Dada a complexidade da análise da política em tela, fez-se necessário considerar no contexto de influência a multiplicidade de fatores de ordem econômica, política e social envolvidos nas transformações do capitalismo mundial, no mundo do trabalho, na ascensão do neoliberalismo e suas nuances na agenda global para a educação. Foi imprescindível analisar as arenas de produção de texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as forças e atores mobilizados durante sua formulação. Partimos do pressuposto que no caso do ensino médio, um jogo de forças se estabeleceu para que as mudanças demandadas pelo contexto social e político fossem atendidas e para isso adiou-se a homologação da BNCC desta etapa de ensino. Considerando o contexto da produção de texto, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei nº 9.394 de 1996. Analisamos a reforma do ensino médio com vistas à identificação de interesses, ideologias, conceitos, vozes presentes e ausentes e, então, estabelecemos seus nexos com o novo ensino médio paulista. Para a compreensão do contexto da prática, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis professores de Geografia que possuíam aulas atribuídas no novo ensino médio, no ano de 2022, nas escolas jurisdicionadas a uma diretoria de ensino localizada na região oeste do estado de São Paulo. Os dados coletados foram tratados mediante o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2008) e a luz do referencial teórico. A pesquisa evidenciou que está em curso um projeto de educação que limitará o acesso ao conhecimento aos jovens filhos da classe trabalhadora, ao promover o estreitamento curricular com o oferecimento de conhecimentos mínimos de Língua Portuguesa e Matemática; aprofundará as tentativas de controle sobre o trabalho docente através da prescrição curricular e das cobranças para o alcance de metas nas avaliações externas e da formação esvaziada proporcionada nos cursos de licenciatura, além da abertura da possibilidade de profissionais de “notório saber”, portanto, sem domínio dos saberes pedagógicos necessários à prática da docência; formará jovens adaptáveis às demandas do mercado, expropriando-os do acesso ao conhecimento historicamente construído. Por outro lado, vimos que, no contexto da prática os professores buscam alternativas para traduzir a política e a ela dar novas interpretações. No entanto, os mecanismos de controle e as tentativas de proletarização da profissão docente tem se intensificado significativamente, dificultado cada vez mais a resistência dos professores. A pesquisa aponta para a necessidade de resistência e ampliação dos debates sobre o novo ensino médio e sinaliza a urgência na revogação da reforma, que tende a agravar a desigualdade social no nosso país, ampliando a dualidade entre as escolas da elite e as escolas da classe trabalhadora.
  • ItemTese de doutorado
    A crise na educação e a despolitização do espaço público à luz de Hannah Arendt
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Lima, Orion Ferreira ; Silva, José Divino da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No presente trabalho propomos demonstrar, à luz do pensamento de Arendt, que a crise na educação tem como pressuposto basilar a despolitização do espaço público, que se traduz na ausência de responsabilidade pelo mundo. Acreditamos que o desmoronamento do espaço escolar, com todas as suas incongruências, não pode ser compreendido apenas como um fenômeno estrutural e político circunscrito às instâncias dos agentes públicos que lidam diretamente com a educação. A crise na educação contemporânea dever ser compreendida à luz de uma crise maior, a saber, a partir da despolitização do homem frente a res pública. O fenômeno da privatização do espaço público levou os homens a não mais se sentirem responsáveis pela história, de modo a repetir naqueles que estão chegando ao mundo o mesmo sentimento de desinteresse quanto ao único espaço possível capaz de abrigar a vida tal como a conhecemos hoje. Atrelado a isso, assistimos ao desfalecimento do espaço privado que deixou de ser o ninho de segurança e intimidade e passou a ser o espaço puramente físico no qual habitam pais e filhos desinteressados por partilhar um mundo em comum ou até mesmo conservá-lo para futuras gerações. Sendo assim, acreditamos, na esteira de Arendt, que o retorno ao pensamento poderá nos comprometer com o sentido da educação. Cabe ao educador a conservação e valorização do arcabouço histórico e cultural produzidos pelos homens, com isso é que poderemos exercer com responsabilidade o dever de conduzir os jovens a adentrarem a este mundo, e superarem o individualismo e o egoísmo que impedem a experiência política por excelência.
  • ItemTese de doutorado
    O dinheiro jorra como água: arranjo espacial e os efeitos da financeirização na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-13) Gonçalves, Gabriel Alexandre ; Carvalhal, Marcelo Dornellis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta Tese tem como foco a análise das transformações espaciais que configuram as estratégias de financeirização nas empresas de sociedade de economia mista de administração pública, na particularidade da Companhia Estadual de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A pesquisa partiu de seu objetivo geral em analisar os arranjos espaciais da Sabesp e a utilização de mecanismos financeiros que influem nas transformações de sua gestão econômica e de seus desdobramentos para a hegemonia e controle das rendas e recursos hídricos no Estado de São Paulo frente aos rebatimentos conflitivos. O fio condutor das análises direciona para a compreensão dos conflitos e das disputas pelos recursos hídricos das cidades, capitaneados pela Sabesp, produzidos a partir de uma lógica espacial expansiva de hegemonia sobre as rendas tarifárias dos municípios e dos volumes de água; e dos mecanismos financeiros contidos na gestão da empresa, cujos fins são para negócios rentáveis e, em detrimento do bem público. Para tanto, recorreu-se aos dados financeiros presentes no Sistema Nacional de Informação do Saneamento (SNIS) com atualização de 2022. Outras fontes importantes foram os relatórios financeiros e os Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) da Sabesp (2007, 2014, 2017 e 2021), bem como das oitos empresa estaduais com maior expressão no país, de modo que se possa identificar por meio dos dados financeiros uma interpretação relacional escalar do saneamento. De posse destes dados, desvelamos as expressões de rendas monopolistas (constituição das tarifas, price cap) e absolutas (dividendos e debêntures). Outra análise sobre os desdobramentos, evidencia que, entre o ano de 2023 e início de 2024, a escala estadual e sua aliança com o capital financeiro, em seus anseios de controle e organização do espaço a partir de um arranjo espacial jurídico-político, reflete as movimentações e conflitos por meio da Unidades Regionais de Serviços de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE), sobretudo diante da investigação da estratégia espacial entre estado e setores financeiros apropriados da Sabesp.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de um CMS acessível: publicação e gerenciamento de conteúdo com acessibilidade para a educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-13) Vigentim, Uilian Donizete ; Schlunzen Junior, Klaus ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A construção de websites com acessibilidade é obrigatória para atender a legislação brasileira vigente, segundo o Decreto Federal nº 5.296 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência no. 13.146. Entretanto, comumente, a disponibilização destes recursos não é levada em consideração. Estudo feito em sites brasileiros ativos em 2022, realizado pela BigDataCorp em parceria com o Movimento Web para Todos e com o apoio do World Wide Web (W3C) Brasil, revela um cenário alarmante, menos de 1% dos sites analisados foram aprovados em todos os testes de acessibilidade.(web para todos, 2022).Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 “A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.” (GOV.BR, 2023). Outra razão para elevar ainda mais esta discrepância, pode ser a falta de acessibilidade aos ambientes Web das instituições educacionais do país. Uma grande porcentagem deste público são mulheres, que por meio de sites e cursos digitais, podem conseguir formação profissional por meio da acessibilidade digital. Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sua Agenda 2030, especificamente no de número 4, é necessário garantir a todos igualdades de acesso à educação, acessível e de qualidade, eliminando as dificuldades de igualdade de acesso a todos os níveis de educação para todos os mais vulneráveis. Considerando ainda o atual momento, quando os sistemas educacionais em todo o mundo foram testados devido à pandemia do Covid-19, as tecnologias estão se mostrando uma solução de emergência, sendo um recurso para as pessoas com deficiência. O objetivo da pesquisa de construir um Content Management System (CMS) com acessibilidade nativa, tanto para a geração de conteúdo, quanto para a exibição, atendendo os critérios do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1, tem impacto no setor educacional e nas instituições de ensino no Brasil, pois seus web sites, compartilham dos problemas de acessibilidade gerais na web. A ferramenta proposta se diferencia dos CMS atuais, como Drupal, Joomla e WordPress, devido a apresentação de características inovadoras como o gerenciamento de conteúdo acessível para pessoas com deficiência, restrição de conteúdo que não atenda os critérios de acessibilidade, validação nativa dos elementos HTML e utilização de inteligência artificial para inserção de descrição em imagens para garantia da coerência da relação texto-imagem. A aplicação dessa tecnologia pode contribuir para uma web mais acessível para todos, podendo gerar uma democratização dos conteúdos educacionais e científicos produzidos em todas as instituições de ensino do país.
  • ItemTese de doutorado
    Descarte dos sujeitos do trabalho na cana: o agrohidronegócio canavieiro nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-10) Cardoso, Messias Alessandro ; Thomaz Junior, Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste texto, procuramos revelar a face oculta do agrohidronegócio canavieiro nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto (SP), enfatizando, o momento atual de reestruturação produtiva no setor, que vem impondo o flagelo do desemprego a milhares de trabalhadores com a mecanização do corte e plantio de cana-de-açúcar, subjugando os que permanecem empregados a exorbitante intensificação do trabalho e originando o drama do descarte. De modo geral, a tese aventada nesta pesquisa revela que as ações e estratégias do agrohidronegócio canavieiro têm levado os sujeitos que trabalham nesse circuito de produção destrutiva ao descarte. Isto é, os ganhos em produtividade, a partir da reestruturação produtiva, no interior do agrohidronegócio canavieiro estão indissociavelmente vinculados à intensificação da degradação sistêmica do trabalho gerando assim, o processo de descarte dos trabalhadores. Constatamos, que grande parcela dos trabalhadores e trabalhadoras desligados da atividade canavieira nessas regiões, não se restringem somente a condição de desemprego, de não poder acionar o valor de troca da sua força de trabalho mediante venda no mercado de trabalho, pois muitos sujeitos entrevistados não vislumbram mais essa possibilidade, porque o valor de uso da sua força de trabalho- sua capacidade física e psíquica- foi degradada sistematicamente no processo de trabalho no agro. Ou seja, a condição do descarte combina a impossibilidade de realização dupla, do valor de uso e troca da força de trabalho, congrega não ter emprego e nem vislumbrá-lo. “Ser” ou “estar” descartado é viver apartado do elo filosófico da existência humana, é estar despossuído das condições físicas e psíquicas do ato de trabalhar. É ter duplamente o valor da sua força de trabalho (valor de troca e valor de uso) ultrajado e aviltado. Portanto, ao invés de ser a “salvação da lavoura” brasileira, este modelo de produção destrutiva, organizado sob os ditames do sistema do capital, encontra-se completamente tolhido em sentido para os trabalhadores. Em suma, o processo de trabalho no agro não é pop, mas, sim, em essência, destrutivo e não atende as expectativas ontológicas do trabalho cheio de sentido para os trabalhadores, os verdadeiros produtores da riqueza social.
  • ItemTese de doutorado
    Por uma ética da não violência e a formação dos profissionais da saúde
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-25) Albino Filho, Marcelo Alexandre ; Silva, Divino José da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia da Covid-19 evidenciou, ainda mais, que as vidas não enlutáveis são as mais vulneráveis. Assim, a adesão às medidas de combate à pandemia foi subjetivada em prol dos diferentes interesses políticos, com consequente tentativa de normalização da morte e fortalecimento de um imaginário sociopolítico racista. Portanto, as medidas adotadas pelo governo federal, como política de gestão da pandemia, incidiram sobre a população e sobre os profissionais da saúde de forma violenta, subjetivando o próprio exercício profissional, bem como a ocorrência de dilemas bioéticos vivenciados por eles, tais como: aderir ao isolamento ou ir para a linha de frente? Atualizar-se frente às evidências científicas ou prescrever e/ou administrar medicamentos sem eficácia comprovada? Aderir a protocolos de priorização de atendimentos ou garantir o direito à saúde a todos? A hipótese inicial é de que os dilemas éticos vivenciados pelos profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19 são formas de violência que subjetivaram o próprio exercício profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é pensar em uma ética da não violência na formação em saúde a partir dos desafios postos aos profissionais dessa área pela pandemia. Trata-se de um estudo teórico, organizado em seis seções, que buscou analisar o quanto as medidas de contingenciamento do vírus implicaram em dilemas éticos no âmbito das orientações em saúde, para, então, refletir sobre uma formação ética da não violência em saúde. Com essa finalidade, como eixo norteador para as reflexões aqui propostas, o estudo se baseou no conceito de dispositivo de segurança para descrever as implicações bioéticas no campo da saúde, tendo em vista pensar em uma formação ética em saúde a partir das acepções da força da não violência.
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    Fragilidade ambiental aos processos erosivos no Ribeirão Negrinha em Osvaldo Cruz-SP: as medidas conservacionistas, suas aplicações e contribuições para a educação e projetos no espaço local
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Cardoso, Everton Henrique Gonçales ; Moroz Caccia Gouveia, Isabel Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa teve por objetivo atualizar o mapeamento da Fragilidade Ambiental aos Processos Erosivos no Alto Curso da Bacia o Ribeirão Negrinha, localizada nos Municípios de Osvaldo Cruz e Parapuã-SP, norteada pelos pressupostos da Teoria Geral dos Sistemas e da Análise Ambiental Integrada (ROSS, 1994; 2004; 2006). Também, o levantamento de informações para resgatar o processo de uso e ocupação da terra no Município de Osvaldo Cruz, com foco em compreender a evolução da estrutura fundiária, as atividades econômicas ao longo do tempo, a distribuição populacional e os diferentes desafios desta trajetória. Ainda, deu-se a aplicação de entrevistas (mediante cálculo amostral) com quarenta e quatro produtores rurais, com o objetivo de identificar características atuais do uso e ocupação da terra nas propriedades rurais da bacia. Mediante entrevistas, foram ouvidos vinte e nove profissionais diretamente ligados à temática uso e conservação, destacando ações e projetos que possam alavancar o desenvolvimento ambiental, econômico e social das propriedades rurais. A pesquisa considerou como hipótese “a necessidade do aprofundamento de informações sobre o uso e ocupação da terra na área da bacia que, somada ao maior conhecimento do perfil dos produtores, criam condições importantes para o desenvolvimento de projetos que possam impactar a sociedade”. Colaborando para tanto, o trabalho atualizou os dados da fragilidade ambiental já verificados por Cardoso (2017), verificando-se o predomínio de áreas com Fragilidades Média e Forte (51,6% e 39,3%, respectivamente). Paralelo à aferição da fragilidade, realizou-se estudo sobre medidas conservacionistas vegetativas edáficas e mecânicas, sejam as já desenvolvidas na área, sejam aquelas com potencial para a geração de ganhos ambientais, econômicos e sociais. Ainda, deu-se o levantamento e sistematização de informações demográficas, econômicas e ambientais, como forma de propor alternativas e oferecer materiais que possam subsidiar projetos técnicos e de educação ambiental voltados à conservação dos solos em propriedades rurais da área de estudo. Os resultados dessa pesquisa foram submetidos à apreciação de profissionais de instituições que trabalham diretamente com a temática, área e população estudada. Os apontamentos sinalizaram que o trabalho, combinado a outras fontes e contribuições, oferece informações relevantes, levantando demandas e dando suporte para projetos vinculados ao tema. Assim, destaca-se que a análise ambiental integrada aplicada ao estudo da bacia tem grande relevância para a planejamento do uso da terra, não esgotando o tema, mas abrindo possibilidades para melhores práticas de uso e conservação dos solos, incorrendo em ganhos econômicos, sociais e ambientais.
  • ItemTese de doutorado
    Impact of sports participation on the occurrence of musculoskeletal pain in adolescents during 28 weeks of follow-up: ABCD Growth Study
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Maillane Vanegas, Santiago ; Fernandes, Rômulo Araújo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This thesis aimed to explore the association between sports participation and incidence of pain among adolescents in a 28-week follow-up period, as well as to identify the role of sex, biological maturation and training volume into this phenomenon. This longitudinal design of 28 weeks followed 95 adolescents, subdivided according to the presence or absence of participation in sports and the modality practiced, consequently, the groups were: adolescents from non-impact sports, impact sports, and non-sports groups, following the inclusion criteria. They reported the occurrence of pain and were tracked weekly by the research team, “the presence of any pain in the previous 7 days” was self-reported weekly. Anthropometric data such as height and sitting height were collected to estimate as a marker of somatic maturation in a mathematical model, and body composition data was also collected through DXA. The data distribution was analysed using Kolmogorov-Smirnov, and variables were expressed as mean values, standard deviation (SD), and 95% confidence intervals. The significance level was set as 5%. The findings indicate that the association between the sport type and pain occurrence remained significant even after adjusting the models by sex and maturity offset, swimmers had an increased risk of reporting pain neck, shoulders, and trunk pain, compared to the impact sport group, mainly caused by the high volume of practice in the modality. Also, the weekly time spent on sports at vigorous intensity is related to a higher occurrence of pain, adjusted by lean soft tissue, sport modality, and sedentary behaviour. Thus, this thesis presents innovative aspects in the development and implementation of a pain surveillance system related to the adolescent growth and development process, finding that the relationship between pain continues to have a close relationship with sports participation, even considering the somatic growth factor adjustment variable. The volume of training seems to be the most relevant variable in this phenomenon and there exists a limit to how much they should engage in sports to preserve their health. In addition, the vigorous intensity at which said activity is carried out further accentuates the occurrence of pain.
  • ItemTese de doutorado
    A temporalidade da paisagem na Vila de Paranapiacaba : ensaios sobre patrimônio cultural habitado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-06) Passos, Thiago de Moraes dos ; Faccio, Neide Barrocá ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese em tela é uma ontologia do patrimônio cultural habitado, cujos ensaios buscam desvelar a experiência direta do ‘ser’ com a temporalidade da paisagem, através da cotidianidade dos habitantes da vila histórica de Paranapiacaba. A Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada em meio à Serra do Mar, no Município de Santo André, SP, tem sua origem ligada à instalação da ferrovia São Paulo Railway (SPR) no século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico tombado nas instâncias Municipal, Estadual e Federal. A imersão que realizamos na Vila de Paranapiacaba se deu em meio à execução do Programa de Aceleração do Crescimento – Cidades Históricas (PAC2 – CH). A complexa patrimonialização da paisagem da vila entoa na dinâmica da vida cotidiana que fica condicionada à burocratização dos órgãos de proteção ou aos interesses econômicos atrelados ao turismo cultural. Contudo, as dimensões supracitadas são apenas uma das inúmeras camadas desse Habitar. Então, qual é a essência de habitar o patrimônio cultural? Os escritos contidos nesta tese contam sobre as essências fundantes da experiência que é habitar o patrimônio cultural. Narram a relação dos sujeitos com as ‘coisas’, do ‘Ser’ afetado por uma paisagem inundada de justaposição de detalhes e impressões humanas, geração após geração, em sua fisionomia. Os ensaios: “A ruína como um porvir: ou outras formas de habitá-las”; “Memórias que habitam ruínas: os patamares da Serra”; “Sobre as “coisas” e as pessoas: as curadorias domésticas”; “Futebol, ferrovia e faina”; “Paisagem atarefada de uma casa em ruínas” “Nós não somos patrimônio!”: considerações sobre as divergências técnico conceituais da sobreposição de tombamentos”; “A metáfora da roupa velha e o paradoxo de Teseu” e “Ensaio Final” trazem à luz a conexão profunda das pessoas com as "coisas”, memória, identidade, pertencimento e imaginário. Para entender o dinamismo do mundo vivido no recorte de pesquisa em tela, fizemos uma imersão na vida cotidiana de Paranapiacaba. Usamos uma abordagem de triangulação, envolvendo observação participante, entrevistas e histórias de vida. Utilizando-nos de uma perspectiva da geografia fenomenológica, alicerçada na filosofia de Merleau-Ponty, sobre temporalidade da paisagem, buscando desvelar a essência de se habitar o patrimônio cultural. Este trabalho descreve as experiências sensíveis e intrínsecas do habitar, o saber-fazer das pessoas na cotidianidade. Sua comunicação com o mundo da vida é expressa através da paisagem, um fenômeno geográfico manifesto, como a maior expressão dessa experiência. Então percebemos que esses fenômenos confirmam o movimento da paisagem, em sua dialética entre o visível e o invisível. A casa histórica revestida de musgos, ferrugem, ranhuras, ou o assoalho riscado, porque outrora arrastaram um móvel que nem existe mais. Relicários e outros artefatos de valor cultural sobre a estante e tantas outras marcas. A materialidade e imaterialidade do patrimônio cultural viva e em constante transformação, pois é mediada pela experiência sensível das pessoas que fazem uso existencial delas. A percepção do mundo não é uma construção, ela é uma forma primária de ser e estar no mundo. A resposta (ou a tentativa de uma) para as inúmeras indagações supracitadas encontra-se na apreensão da relação das pessoas com as coisas, para figurar sua consciência de ser-no-mundo, da sua condição de ‘tempo’.
  • ItemTese de doutorado
    A territorialidade discursiva liberal-conservadora: o caso dos think tanks ultraliberais e sua discursividade na questão agrária no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Ribeiro, Leandro Nieves ; Feliciano, Carlos Alberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese objetiva compreender o sentido produzido pelo discurso ultraliberal sobre a questão agrária no Brasil, com foco em quatro temas centrais: o agronegócio, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a propriedade rural e a reforma agrária. A análise se baseia em textos publicados pelo Instituto Liberal, um think tank ultraliberal que busca influenciar a opinião pública, no seu site entre 2013 e 2023, buscando compreender a visão de mundo e os argumentos mobilizados por essa corrente ideológica. A pesquisa adota, como escopo teórico-metodológico, com foco na compreensão dos sentidos produzidos pelo discurso ultraliberal. Pretende-se investigar como essa territorialidade discursiva se manifesta na desinformação, negacionismo e radicalidade política em relação à questão agrária, bem como compreender de que forma o discurso desses think tanks incita o ódio e a perseguição de opositores. Também se busca examinar os impactos dessa territorialidade discursiva liberal-conservadora na construção de narrativas e na polarização do debate sobre a questão agrária no Brasil. No que se refere ao agronegócio, o discurso ultraliberal o enaltece como o único caminho para o desenvolvimento rural, chegando a afirmar que este modelo é "injustiçado" e "ameaçado" por movimentos sociais como o MST. Nessa perspectiva, os obstáculos ao agronegócio seriam a infraestrutura precária, a legislação ambiental e questão indígena, a "indústria da reforma agrária" e o protecionismo estatal, no qual o Estado “atrapalha” a prosperidade do setor. Já em relação ao MST, o discurso ultraliberal o criminaliza fortemente, tratando-o como "criminoso" e "bárbaro" por suas ações de ocupação de terras. Argumenta-se que tais ações ferem o direito sagrado e natural da propriedade privada, defendendo inclusive o uso de armas pelos proprietários rurais para se protegerem. No que diz respeito à reforma agrária, o discurso a deslegitima, considerando-a um "conceito vazio" e ineficiente, além de fomentar a corrupção. Nesse discurso, a propriedade privada é um direito absoluto que não deve ser interferido pelo Estado através de políticas redistributivas. A análise do discurso ultraliberal sobre a questão agrária brasileira revela uma visão de mundo centrada na defesa intransigente do livre mercado, da propriedade privada e do agronegócio, em detrimento de políticas redistributivas e da atuação dos movimentos sociais. Ao longo da análise, foram identificadas as três teses formuladas por Hirschman (2019) - da perversidade, da futilidade e da ameaça - para compreender a lógica argumentativa do discurso ultraliberal. Essa perspectiva revela a construção de uma territorialidade discursiva liberal-conservadora, marcada pela criminalização dos movimentos sociais, defesa irrestrita da propriedade privada e enaltecimento do agronegócio. Em síntese, o sentido do discurso ultraliberal sobre a questão agrária reflete uma visão de mundo que prioriza o lucro, a propriedade privada e o agronegócio, em detrimento dos interesses e demandas dos movimentos sociais e da população rural mais vulnerável. Essa abordagem contribui para a perpetuação das desigualdades e conflitos no campo brasileiro, ao defender um modelo de desenvolvimento excludente e concentrador de riqueza e terra.