Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254491
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ItemTese de doutorado O direito à cidade sob a perspectiva das políticas públicas: uma análise da política de assistência social na inclusão urbana em Três Lagoas/MS(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Ferreira, Lidiane Antonia ; Catelan, Márcio José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em um cenário marcado pelo avanço do neoliberalismo na vida urbana e no planejamento das cidades, as políticas públicas emergem como uma alternativa e uma forma de resistência ao capitalismo contemporâneo. Isso não implica que as ações do Estado estejam, em muitos casos, desvinculadas dos interesses hegemônicos do capital. No entanto, as políticas públicas oferecem um espaço fértil para o debate sobre a sociedade que desejamos, promovendo a participação de diversos agentes sociais. Esta tese analisa a política pública de assistência social na cidade de Três Lagoas/MS, adotando a perspectiva lefebvriana do direito à cidade, que abrange o direito à vida urbana em sua totalidade, com acesso aos bens e serviços coletivamente produzidos. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a formação e o desenvolvimento da política pública de assistência social no Brasil, com foco especial na trajetória dessa política em Três Lagoas/MS. A realidade urbana dessa cidade média do Mato Grosso do Sul foi confrontada com o arcabouço teórico do direito à cidade, as normas que regem a política pública de assistência social e depoimentos obtidos por meio de entrevistas com agentes bem-informados. A pesquisa revelou que, apesar dos avanços nos últimos anos em relação ao acesso a serviços essenciais, o processo de urbanização em Três Lagoas/MS tem acompanhado o ritmo da economia brasileira nas últimas décadas, resultando em um aumento do acesso ao consumo e na melhoria de alguns indicadores sociais. Embora essa realidade, impulsionada por programas de assistência social como o Bolsa Família, seja significativa, ela não assegura o pleno exercício da cidadania nem o direito à cidade em sua totalidade. Assim, o foco deste estudo não é criticar os avanços já alcançados, mas sim explorar novas possibilidades, acreditando que uma perspectiva urbana crítica pode enriquecer as propostas para o trabalho da política pública de assistência social no território.ItemTese de doutorado Práticas de mídia-educação na educação básica: uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Medeiros, Camila Venceslau Meira ; Lima, Claudia Maria de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa de doutorado, vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP, tem sua tese fundamentada na defesa da mídia-educação como prática para o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e reflexivas dos estudantes da Educação Básica. Acreditamos que, mais que habilidades para utilização das mídias e tecnologias, é preciso que os estudantes compreendam suas dimensões sociais, culturais e políticas, tenham condições de desenvolverem o pensamento crítico mais amplo, a criatividade e o fortalecimento do protagonismo para o efetivo exercício da cidadania. Para uma compreensão mais aprofundada deste cenário, avaliamos a necessidade de uma análise sistematizada das práticas pedagógicas de mídia-educação na Educação Básica. Para isso, tivemos como objetivo geral o mapeamento e a identificação, por meio de uma revisão sistemática de literatura, das práticas pedagógicas voltadas para a promoção da mídia-educação na educação básica, no período de 2013 a 2023, considerando os contextos nacional e internacional. Os objetivos específicos incluíram a identificação das características principais dessas práticas, a comparação das abordagens nacionais e intencionais e a avaliação do seu impacto no aprendizado de estudantes. A metodologia adotada baseou-se na estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e o relato da RSL foi conduzido a partir das diretrizes da declaração PRISMA 2020. A análise do material coletado foi interpretada a partir das orientações da análise de conteúdo. Os resultados indicam que, em relação às características das práticas de mídia-educação, estas são definidas por atividades centradas na análise crítica de conteúdos midiáticos. Na comparação entre as abordagens nacionais e internacionais, observou-se que ambas valorizam a análise crítica da mídia, mas os estudos internacionais destacam propostas mais criativas, enquanto os nacionais revelam desafios relacionados à desigualdade tecnológica, formação de professores e práticas ainda fragmentadas. Quanto aos impactos no aprendizado dos estudantes, a mídia-educação mostrou um efeito positivo em ambas as realidades analisadas, com destaque para o interesse e participação dos alunos, desenvolvimento de competências digitais, melhor compreensão das mensagens midiáticas e suas influências, a autoexpressão e reflexão crítica.ItemTese de doutorado A organização dos espaços na Educação Infantil e o processo formativo com o Centro de Convivência Infantil da UNESP de Botucatu/SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Cocito, Renata Pavesi ; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consideramos que organizar os espaços na escola da infância é uma ação intrínseca à prática docente. O espaço torna visível e materializa as intencionalidades do professor, refletindo a interpretação que faz de cada criança e do grupo como um todo, por meio da escuta e da observação atenta. É importante que as crianças que habitam os espaços de Educação Infantil todos os dias, tenham acesso a organizações e arranjos espaciais que valorizem a infância, que dialoguem com seus interesses e necessidades, as considerando sujeitos participantes no processo de organização desses espaços. Nesses termos, o espaço, concebido como um elemento curricular, tem o potencial de atuar como um aliado do professor dentro da escola da infância, e desenvolver essa percepção é uma tarefa essencial para a docência na Educação Infantil. Com esse olhar, estreitamos a relação entre professor, espaço e criança nessa tese e, por meio da formação continuada centrada na escola, desenvolvemos um percurso formativo com 14 professoras do Centro de Convivência Infantil (CCI) da UNESP, campus de Botucatu/SP. Os CCIs atendem crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses de idade, abrangendo a etapa da Educação Infantil correspondente à creche. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Presidente Prudente/SP, na linha de pesquisa "Processos Formativos, Infância e Juventude". O objetivo geral foi planejar e executar ações de formação continuada centradas na escola, com o propósito de fortalecer a prática das professoras da creche no que se refere à organização dos espaços. Discutimos a relevância de um espaço organizado para o desenvolvimento das crianças e para a docência na Educação Infantil. Refletimos também sobre o papel do professor e da formação continuada no processo de organização dos espaços. A investigação pautou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, de caráter participativo e interventivo. As intervenções ocorreram de forma on-line e presencial, integradas ao cronograma de formações previstas no calendário do CCI. Os encontros foram realizados à luz do referencial teórico sobre o tema e dos documentos oficiais propostos para essa etapa da Educação Básica, dentro de uma perspectiva de trabalho centrada na escola. Os percursos investigativos emergiram do contato direto com a prática das professoras e das relações estabelecidas ao longo do processo de formação continuada. O trabalho envolveu as seguintes etapas: análise de documentos institucionais, registros fotográficos dos espaços da escola feitos pelas professoras, planejamento e desenvolvimento dos encontros formativos, pesquisa de campo, registros escritos das professoras e análise. A partir desse processo formativo, elaboramos 10 categorias de análise relacionadas à prática docente e à organização dos espaços. A partir do processo de formação continuada vivido com as professoras, elaboramos 10 categorias de análise relacionadas à prática docente e a organização dos espaços. Nesse percurso, compreendemos que as práticas das professoras com relação à organização dos espaços estão alicerçadas na concepção de espaço educador e que elas compreendem os espaços como um instrumento do processo pedagógico. O espaço ainda não é um elemento essencial da prática pedagógica, é importante e necessário, mas ainda é preciso investimentos para que sejam estruturados com maior conexão com as crianças dentro da estrutura que possuem. Assim, é na relação estreita entre professora e espaço, que teremos meios para garantir espaços de qualidade para as crianças, espaços que acolham, provoquem e convidem. Qualidade essa que é centrada na escola, sem medidas ou modelos, mas alicerçada na realidade, com suas possibilidades, dificuldades, desafios e necessidades.ItemTese de doutorado Desenvolvimento humano e escolarização: a importância da incorporação da atividade nas práticas escolares(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Zago, Luis Henrique ; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese de doutorado se dedica a explorar o conceito de atividade, conforme articulado pelo pesquisador soviético Alexis Leontiev (1903-1979) representante da teoria histórico-cultural, no contexto das práticas escolares e seu impacto no desenvolvimento humano. A pesquisa emprega uma abordagem teórica e bibliográfica para examinar como a integração do conceito de atividade leontieviano pode potencialmente transformar a organização e a execução das atividades educacionais, contribuindo para um desenvolvimento humano mais completo e alinhado com as necessidades intrínsecas dos estudantes. A investigação se aprofunda na teoria histórico-cultural para analisar a interação entre atividade, escolarização e desenvolvimento humano. Inicialmente, o estudo discute a relevância da atividade para o desenvolvimento humano, salientando sua conexão com o desenvolvimento biológico e social, e como diferentes formas de atividade evoluíram ao longo da história, impactando a experiência humana. A especificidade do desenvolvimento humano é, então abordada, destacando a relação entre atividade, educação e relações sociais. Posteriormente, a pesquisa se concentra sobre o desenvolvimento humano, enfatizando a importância da atividade na formação de funções psicológicas superiores e do pensamento teórico especificamente. Finalizamos com uma discussão sobre os desafios de incorporar efetivamente o conceito de atividade nas práticas escolares e discutimos a relação entre as teorias educacionais e as práticas pedagógicas na escola. Defendemos que o conceito de atividade, na visão de Leontiev (1981), é crucial para o desenvolvimento humano e que sua aplicação nas práticas escolares detém um grande potencial para fomentar o desenvolvimento integral e multilateral dos estudantes. este trabalho visa contribuir para o avanço teórico no campo da educação escolar e oferecer reflexões relevantes para a melhoria das práticas educacionais.ItemTese de doutorado A produção de territorialidades subalternas e emancipadoras em assentamentos de reforma agrária do MST no Paraná(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-05) Jorge, Aline Albuquerque ; Fernandes, Bernardo Mançano ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese tem como objetivo analisar a produção de territorialidades subalternas e emancipadoras em assentamentos de reforma agrária, conquistados pelo MST, no estado do Paraná. Para fins analíticos, delimitamos como recorte espacial dez assentamentos, localizados nas diferentes mesorregiões do estado, denominados: Pontal do Tigre, Eli Vive, Paulo Freire, Guanabara, Monte Alto, Missões,12 de Abril, Celso Furtado, Valmir Mota de Oliveira e Contestado. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas, observações e anotações, entre outros. Consideramos que o estudo das territorialidades é uma possibilidade de leitura sobre o desenvolvimento dos assentamentos e a luta que se inicia a partir da conquista dos territórios, revelando as conflitualidades e contradições que fazem parte desse processo e são geradas a partir da relação antagônica entre agronegócio e campesinato. Compreendemos que as territorialidades subalternas decorrem da monopolização, do uso do território camponês pelo capital, desdobrando na apropriação da renda da terra camponesa pelos distintos setores do capital e pela intervenção direta na forma de organização dos territórios. A partir da pesquisa, identificamos quatro tipos de territorialidade subalternas, sendo elas: inserção no sistema produtivo e padrão tecnológico do agronegócio, integração à agroindústria, arrendamento parcial do lote e arrendamento total do lote. Por outro lado, entendemos que as territorialidades emancipadoras resultam do uso do território camponês pelo camponês. Elas são resistências territoriais, que visam a conquista de maiores níveis de soberania e autonomia para os sujeitos. Em relação as territorialidades emancipadoras, identificamos seis tipologias: produção de alimentos para o autoconsumo, cooperação/associação camponesa, agroindustrialização camponesa, educação camponesa, práticas agroecológicas e mercados camponeses. Esses dois processos (subalternização e emancipação) são influenciados por diversos elementos internos e externos aos territórios camponeses. A subalternização e a emancipação não são processos lineares, na realidade, representam dois polos, sendo que a partir deles se materializam nos territórios inúmeras combinações de formas de territorialidades subalternas e emancipadoras, resultando em diferentes níveis de emancipação e subalternização. Não consideramos que a subalternização é completamente negativa, principalmente, tendo em vista que em algumas situações ela é assumida pelos camponeses como a forma de permanecer no campo. Assim, compreendemos que a (re)produção camponesa se realiza tanto por meio da emancipação, quanto da subalternização. Ao longo dos capítulos, as análises efetuadas têm como período de referência os quatro anos de governo de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Quando propusemos essa temática de estudo, tínhamos como hipótese que nesse período a subalternização camponesa seria reforçada nos assentamentos, tendo em vista, a disrupção das políticas públicas e postura ideológica do governo contrária a reforma agrária. Consideramos que essa hipótese responde parcialmente à questão, tendo em vista que, assim como procuramos demonstrar, nesse período ampliou-se também a luta e a construção de estratégias visando maiores níveis de autonomia e emancipação em distintas dimensões e escalas. Além de assentamentos de reforma agrária no Paraná, a tese também traz algumas análises e reflexões referentes a produção de territorialidades subalternas e emancipadoras em territórios de agricultores crofters, na ilha de Skye, Escócia. Em síntese os crofters são camponeses escoceses, que se definem como pequenos produtores de alimentos, normalmente, arrendatários, que apesar da distância e das diferenças, possuem diversos elementos em comum com os camponeses brasileiros. As discussões relacionadas a esses territórios são construídas a partir da perspectiva teórica-conceitual que adotamos para a tese em geral e resultam de um estágio de pesquisa no Reino Unido que tivemos a oportunidade de realizar durante nosso curso de doutoramento.ItemTese de doutorado A atuação da política do novo ensino médio no estado de São Paulo: formação dos alunos e trabalho docente a partir da percepção de professores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-19) Ortega, Daiani Vieira ; Militão, Silvio Cesar Nunes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese em tela objetivou compreender a atuação da política do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo na formação dos alunos e no trabalho docente a partir da percepção de professores da rede pública estadual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cuja investigação teve como referencial teórico analítico a “Abordagem do Ciclo de Políticas” de Stephen Ball e seus colaboradores (1992). Por tratar-se de uma política recente, a investigação centrou-se na compreensão dos três primeiros contextos: contexto de influência, contexto da produção de texto e contexto da prática. Dada a complexidade da análise da política em tela, fez-se necessário considerar no contexto de influência a multiplicidade de fatores de ordem econômica, política e social envolvidos nas transformações do capitalismo mundial, no mundo do trabalho, na ascensão do neoliberalismo e suas nuances na agenda global para a educação. Foi imprescindível analisar as arenas de produção de texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as forças e atores mobilizados durante sua formulação. Partimos do pressuposto que no caso do ensino médio, um jogo de forças se estabeleceu para que as mudanças demandadas pelo contexto social e político fossem atendidas e para isso adiou-se a homologação da BNCC desta etapa de ensino. Considerando o contexto da produção de texto, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei nº 9.394 de 1996. Analisamos a reforma do ensino médio com vistas à identificação de interesses, ideologias, conceitos, vozes presentes e ausentes e, então, estabelecemos seus nexos com o novo ensino médio paulista. Para a compreensão do contexto da prática, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis professores de Geografia que possuíam aulas atribuídas no novo ensino médio, no ano de 2022, nas escolas jurisdicionadas a uma diretoria de ensino localizada na região oeste do estado de São Paulo. Os dados coletados foram tratados mediante o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2008) e a luz do referencial teórico. A pesquisa evidenciou que está em curso um projeto de educação que limitará o acesso ao conhecimento aos jovens filhos da classe trabalhadora, ao promover o estreitamento curricular com o oferecimento de conhecimentos mínimos de Língua Portuguesa e Matemática; aprofundará as tentativas de controle sobre o trabalho docente através da prescrição curricular e das cobranças para o alcance de metas nas avaliações externas e da formação esvaziada proporcionada nos cursos de licenciatura, além da abertura da possibilidade de profissionais de “notório saber”, portanto, sem domínio dos saberes pedagógicos necessários à prática da docência; formará jovens adaptáveis às demandas do mercado, expropriando-os do acesso ao conhecimento historicamente construído. Por outro lado, vimos que, no contexto da prática os professores buscam alternativas para traduzir a política e a ela dar novas interpretações. No entanto, os mecanismos de controle e as tentativas de proletarização da profissão docente tem se intensificado significativamente, dificultado cada vez mais a resistência dos professores. A pesquisa aponta para a necessidade de resistência e ampliação dos debates sobre o novo ensino médio e sinaliza a urgência na revogação da reforma, que tende a agravar a desigualdade social no nosso país, ampliando a dualidade entre as escolas da elite e as escolas da classe trabalhadora.ItemTese de doutorado A crise na educação e a despolitização do espaço público à luz de Hannah Arendt(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Lima, Orion Ferreira ; Silva, José Divino da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No presente trabalho propomos demonstrar, à luz do pensamento de Arendt, que a crise na educação tem como pressuposto basilar a despolitização do espaço público, que se traduz na ausência de responsabilidade pelo mundo. Acreditamos que o desmoronamento do espaço escolar, com todas as suas incongruências, não pode ser compreendido apenas como um fenômeno estrutural e político circunscrito às instâncias dos agentes públicos que lidam diretamente com a educação. A crise na educação contemporânea dever ser compreendida à luz de uma crise maior, a saber, a partir da despolitização do homem frente a res pública. O fenômeno da privatização do espaço público levou os homens a não mais se sentirem responsáveis pela história, de modo a repetir naqueles que estão chegando ao mundo o mesmo sentimento de desinteresse quanto ao único espaço possível capaz de abrigar a vida tal como a conhecemos hoje. Atrelado a isso, assistimos ao desfalecimento do espaço privado que deixou de ser o ninho de segurança e intimidade e passou a ser o espaço puramente físico no qual habitam pais e filhos desinteressados por partilhar um mundo em comum ou até mesmo conservá-lo para futuras gerações. Sendo assim, acreditamos, na esteira de Arendt, que o retorno ao pensamento poderá nos comprometer com o sentido da educação. Cabe ao educador a conservação e valorização do arcabouço histórico e cultural produzidos pelos homens, com isso é que poderemos exercer com responsabilidade o dever de conduzir os jovens a adentrarem a este mundo, e superarem o individualismo e o egoísmo que impedem a experiência política por excelência.ItemTese de doutorado O dinheiro jorra como água: arranjo espacial e os efeitos da financeirização na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-13) Gonçalves, Gabriel Alexandre ; Carvalhal, Marcelo Dornellis ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta Tese tem como foco a análise das transformações espaciais que configuram as estratégias de financeirização nas empresas de sociedade de economia mista de administração pública, na particularidade da Companhia Estadual de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A pesquisa partiu de seu objetivo geral em analisar os arranjos espaciais da Sabesp e a utilização de mecanismos financeiros que influem nas transformações de sua gestão econômica e de seus desdobramentos para a hegemonia e controle das rendas e recursos hídricos no Estado de São Paulo frente aos rebatimentos conflitivos. O fio condutor das análises direciona para a compreensão dos conflitos e das disputas pelos recursos hídricos das cidades, capitaneados pela Sabesp, produzidos a partir de uma lógica espacial expansiva de hegemonia sobre as rendas tarifárias dos municípios e dos volumes de água; e dos mecanismos financeiros contidos na gestão da empresa, cujos fins são para negócios rentáveis e, em detrimento do bem público. Para tanto, recorreu-se aos dados financeiros presentes no Sistema Nacional de Informação do Saneamento (SNIS) com atualização de 2022. Outras fontes importantes foram os relatórios financeiros e os Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) da Sabesp (2007, 2014, 2017 e 2021), bem como das oitos empresa estaduais com maior expressão no país, de modo que se possa identificar por meio dos dados financeiros uma interpretação relacional escalar do saneamento. De posse destes dados, desvelamos as expressões de rendas monopolistas (constituição das tarifas, price cap) e absolutas (dividendos e debêntures). Outra análise sobre os desdobramentos, evidencia que, entre o ano de 2023 e início de 2024, a escala estadual e sua aliança com o capital financeiro, em seus anseios de controle e organização do espaço a partir de um arranjo espacial jurídico-político, reflete as movimentações e conflitos por meio da Unidades Regionais de Serviços de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE), sobretudo diante da investigação da estratégia espacial entre estado e setores financeiros apropriados da Sabesp.ItemTese de doutorado Desenvolvimento de um CMS acessível: publicação e gerenciamento de conteúdo com acessibilidade para a educação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-13) Vigentim, Uilian Donizete ; Schlunzen Junior, Klaus ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A construção de websites com acessibilidade é obrigatória para atender a legislação brasileira vigente, segundo o Decreto Federal nº 5.296 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência no. 13.146. Entretanto, comumente, a disponibilização destes recursos não é levada em consideração. Estudo feito em sites brasileiros ativos em 2022, realizado pela BigDataCorp em parceria com o Movimento Web para Todos e com o apoio do World Wide Web (W3C) Brasil, revela um cenário alarmante, menos de 1% dos sites analisados foram aprovados em todos os testes de acessibilidade.(web para todos, 2022).Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 “A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.” (GOV.BR, 2023). Outra razão para elevar ainda mais esta discrepância, pode ser a falta de acessibilidade aos ambientes Web das instituições educacionais do país. Uma grande porcentagem deste público são mulheres, que por meio de sites e cursos digitais, podem conseguir formação profissional por meio da acessibilidade digital. Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sua Agenda 2030, especificamente no de número 4, é necessário garantir a todos igualdades de acesso à educação, acessível e de qualidade, eliminando as dificuldades de igualdade de acesso a todos os níveis de educação para todos os mais vulneráveis. Considerando ainda o atual momento, quando os sistemas educacionais em todo o mundo foram testados devido à pandemia do Covid-19, as tecnologias estão se mostrando uma solução de emergência, sendo um recurso para as pessoas com deficiência. O objetivo da pesquisa de construir um Content Management System (CMS) com acessibilidade nativa, tanto para a geração de conteúdo, quanto para a exibição, atendendo os critérios do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1, tem impacto no setor educacional e nas instituições de ensino no Brasil, pois seus web sites, compartilham dos problemas de acessibilidade gerais na web. A ferramenta proposta se diferencia dos CMS atuais, como Drupal, Joomla e WordPress, devido a apresentação de características inovadoras como o gerenciamento de conteúdo acessível para pessoas com deficiência, restrição de conteúdo que não atenda os critérios de acessibilidade, validação nativa dos elementos HTML e utilização de inteligência artificial para inserção de descrição em imagens para garantia da coerência da relação texto-imagem. A aplicação dessa tecnologia pode contribuir para uma web mais acessível para todos, podendo gerar uma democratização dos conteúdos educacionais e científicos produzidos em todas as instituições de ensino do país.ItemTese de doutorado Descarte dos sujeitos do trabalho na cana: o agrohidronegócio canavieiro nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-10) Cardoso, Messias Alessandro ; Thomaz Junior, Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste texto, procuramos revelar a face oculta do agrohidronegócio canavieiro nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto (SP), enfatizando, o momento atual de reestruturação produtiva no setor, que vem impondo o flagelo do desemprego a milhares de trabalhadores com a mecanização do corte e plantio de cana-de-açúcar, subjugando os que permanecem empregados a exorbitante intensificação do trabalho e originando o drama do descarte. De modo geral, a tese aventada nesta pesquisa revela que as ações e estratégias do agrohidronegócio canavieiro têm levado os sujeitos que trabalham nesse circuito de produção destrutiva ao descarte. Isto é, os ganhos em produtividade, a partir da reestruturação produtiva, no interior do agrohidronegócio canavieiro estão indissociavelmente vinculados à intensificação da degradação sistêmica do trabalho gerando assim, o processo de descarte dos trabalhadores. Constatamos, que grande parcela dos trabalhadores e trabalhadoras desligados da atividade canavieira nessas regiões, não se restringem somente a condição de desemprego, de não poder acionar o valor de troca da sua força de trabalho mediante venda no mercado de trabalho, pois muitos sujeitos entrevistados não vislumbram mais essa possibilidade, porque o valor de uso da sua força de trabalho- sua capacidade física e psíquica- foi degradada sistematicamente no processo de trabalho no agro. Ou seja, a condição do descarte combina a impossibilidade de realização dupla, do valor de uso e troca da força de trabalho, congrega não ter emprego e nem vislumbrá-lo. “Ser” ou “estar” descartado é viver apartado do elo filosófico da existência humana, é estar despossuído das condições físicas e psíquicas do ato de trabalhar. É ter duplamente o valor da sua força de trabalho (valor de troca e valor de uso) ultrajado e aviltado. Portanto, ao invés de ser a “salvação da lavoura” brasileira, este modelo de produção destrutiva, organizado sob os ditames do sistema do capital, encontra-se completamente tolhido em sentido para os trabalhadores. Em suma, o processo de trabalho no agro não é pop, mas, sim, em essência, destrutivo e não atende as expectativas ontológicas do trabalho cheio de sentido para os trabalhadores, os verdadeiros produtores da riqueza social.ItemTese de doutorado Por uma ética da não violência e a formação dos profissionais da saúde(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-25) Albino Filho, Marcelo Alexandre ; Silva, Divino José da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A pandemia da Covid-19 evidenciou, ainda mais, que as vidas não enlutáveis são as mais vulneráveis. Assim, a adesão às medidas de combate à pandemia foi subjetivada em prol dos diferentes interesses políticos, com consequente tentativa de normalização da morte e fortalecimento de um imaginário sociopolítico racista. Portanto, as medidas adotadas pelo governo federal, como política de gestão da pandemia, incidiram sobre a população e sobre os profissionais da saúde de forma violenta, subjetivando o próprio exercício profissional, bem como a ocorrência de dilemas bioéticos vivenciados por eles, tais como: aderir ao isolamento ou ir para a linha de frente? Atualizar-se frente às evidências científicas ou prescrever e/ou administrar medicamentos sem eficácia comprovada? Aderir a protocolos de priorização de atendimentos ou garantir o direito à saúde a todos? A hipótese inicial é de que os dilemas éticos vivenciados pelos profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19 são formas de violência que subjetivaram o próprio exercício profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é pensar em uma ética da não violência na formação em saúde a partir dos desafios postos aos profissionais dessa área pela pandemia. Trata-se de um estudo teórico, organizado em seis seções, que buscou analisar o quanto as medidas de contingenciamento do vírus implicaram em dilemas éticos no âmbito das orientações em saúde, para, então, refletir sobre uma formação ética da não violência em saúde. Com essa finalidade, como eixo norteador para as reflexões aqui propostas, o estudo se baseou no conceito de dispositivo de segurança para descrever as implicações bioéticas no campo da saúde, tendo em vista pensar em uma formação ética em saúde a partir das acepções da força da não violência.ItemTese de doutorado Fragilidade ambiental aos processos erosivos no Ribeirão Negrinha em Osvaldo Cruz-SP: as medidas conservacionistas, suas aplicações e contribuições para a educação e projetos no espaço local(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Cardoso, Everton Henrique Gonçales ; Moroz Caccia Gouveia, Isabel Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa teve por objetivo atualizar o mapeamento da Fragilidade Ambiental aos Processos Erosivos no Alto Curso da Bacia o Ribeirão Negrinha, localizada nos Municípios de Osvaldo Cruz e Parapuã-SP, norteada pelos pressupostos da Teoria Geral dos Sistemas e da Análise Ambiental Integrada (ROSS, 1994; 2004; 2006). Também, o levantamento de informações para resgatar o processo de uso e ocupação da terra no Município de Osvaldo Cruz, com foco em compreender a evolução da estrutura fundiária, as atividades econômicas ao longo do tempo, a distribuição populacional e os diferentes desafios desta trajetória. Ainda, deu-se a aplicação de entrevistas (mediante cálculo amostral) com quarenta e quatro produtores rurais, com o objetivo de identificar características atuais do uso e ocupação da terra nas propriedades rurais da bacia. Mediante entrevistas, foram ouvidos vinte e nove profissionais diretamente ligados à temática uso e conservação, destacando ações e projetos que possam alavancar o desenvolvimento ambiental, econômico e social das propriedades rurais. A pesquisa considerou como hipótese “a necessidade do aprofundamento de informações sobre o uso e ocupação da terra na área da bacia que, somada ao maior conhecimento do perfil dos produtores, criam condições importantes para o desenvolvimento de projetos que possam impactar a sociedade”. Colaborando para tanto, o trabalho atualizou os dados da fragilidade ambiental já verificados por Cardoso (2017), verificando-se o predomínio de áreas com Fragilidades Média e Forte (51,6% e 39,3%, respectivamente). Paralelo à aferição da fragilidade, realizou-se estudo sobre medidas conservacionistas vegetativas edáficas e mecânicas, sejam as já desenvolvidas na área, sejam aquelas com potencial para a geração de ganhos ambientais, econômicos e sociais. Ainda, deu-se o levantamento e sistematização de informações demográficas, econômicas e ambientais, como forma de propor alternativas e oferecer materiais que possam subsidiar projetos técnicos e de educação ambiental voltados à conservação dos solos em propriedades rurais da área de estudo. Os resultados dessa pesquisa foram submetidos à apreciação de profissionais de instituições que trabalham diretamente com a temática, área e população estudada. Os apontamentos sinalizaram que o trabalho, combinado a outras fontes e contribuições, oferece informações relevantes, levantando demandas e dando suporte para projetos vinculados ao tema. Assim, destaca-se que a análise ambiental integrada aplicada ao estudo da bacia tem grande relevância para a planejamento do uso da terra, não esgotando o tema, mas abrindo possibilidades para melhores práticas de uso e conservação dos solos, incorrendo em ganhos econômicos, sociais e ambientais.ItemTese de doutorado Impact of sports participation on the occurrence of musculoskeletal pain in adolescents during 28 weeks of follow-up: ABCD Growth Study(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Maillane Vanegas, Santiago ; Fernandes, Rômulo Araújo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)This thesis aimed to explore the association between sports participation and incidence of pain among adolescents in a 28-week follow-up period, as well as to identify the role of sex, biological maturation and training volume into this phenomenon. This longitudinal design of 28 weeks followed 95 adolescents, subdivided according to the presence or absence of participation in sports and the modality practiced, consequently, the groups were: adolescents from non-impact sports, impact sports, and non-sports groups, following the inclusion criteria. They reported the occurrence of pain and were tracked weekly by the research team, “the presence of any pain in the previous 7 days” was self-reported weekly. Anthropometric data such as height and sitting height were collected to estimate as a marker of somatic maturation in a mathematical model, and body composition data was also collected through DXA. The data distribution was analysed using Kolmogorov-Smirnov, and variables were expressed as mean values, standard deviation (SD), and 95% confidence intervals. The significance level was set as 5%. The findings indicate that the association between the sport type and pain occurrence remained significant even after adjusting the models by sex and maturity offset, swimmers had an increased risk of reporting pain neck, shoulders, and trunk pain, compared to the impact sport group, mainly caused by the high volume of practice in the modality. Also, the weekly time spent on sports at vigorous intensity is related to a higher occurrence of pain, adjusted by lean soft tissue, sport modality, and sedentary behaviour. Thus, this thesis presents innovative aspects in the development and implementation of a pain surveillance system related to the adolescent growth and development process, finding that the relationship between pain continues to have a close relationship with sports participation, even considering the somatic growth factor adjustment variable. The volume of training seems to be the most relevant variable in this phenomenon and there exists a limit to how much they should engage in sports to preserve their health. In addition, the vigorous intensity at which said activity is carried out further accentuates the occurrence of pain.ItemTese de doutorado A temporalidade da paisagem na Vila de Paranapiacaba : ensaios sobre patrimônio cultural habitado(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-06) Passos, Thiago de Moraes dos ; Faccio, Neide Barrocá ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese em tela é uma ontologia do patrimônio cultural habitado, cujos ensaios buscam desvelar a experiência direta do ‘ser’ com a temporalidade da paisagem, através da cotidianidade dos habitantes da vila histórica de Paranapiacaba. A Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada em meio à Serra do Mar, no Município de Santo André, SP, tem sua origem ligada à instalação da ferrovia São Paulo Railway (SPR) no século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico tombado nas instâncias Municipal, Estadual e Federal. A imersão que realizamos na Vila de Paranapiacaba se deu em meio à execução do Programa de Aceleração do Crescimento – Cidades Históricas (PAC2 – CH). A complexa patrimonialização da paisagem da vila entoa na dinâmica da vida cotidiana que fica condicionada à burocratização dos órgãos de proteção ou aos interesses econômicos atrelados ao turismo cultural. Contudo, as dimensões supracitadas são apenas uma das inúmeras camadas desse Habitar. Então, qual é a essência de habitar o patrimônio cultural? Os escritos contidos nesta tese contam sobre as essências fundantes da experiência que é habitar o patrimônio cultural. Narram a relação dos sujeitos com as ‘coisas’, do ‘Ser’ afetado por uma paisagem inundada de justaposição de detalhes e impressões humanas, geração após geração, em sua fisionomia. Os ensaios: “A ruína como um porvir: ou outras formas de habitá-las”; “Memórias que habitam ruínas: os patamares da Serra”; “Sobre as “coisas” e as pessoas: as curadorias domésticas”; “Futebol, ferrovia e faina”; “Paisagem atarefada de uma casa em ruínas” “Nós não somos patrimônio!”: considerações sobre as divergências técnico conceituais da sobreposição de tombamentos”; “A metáfora da roupa velha e o paradoxo de Teseu” e “Ensaio Final” trazem à luz a conexão profunda das pessoas com as "coisas”, memória, identidade, pertencimento e imaginário. Para entender o dinamismo do mundo vivido no recorte de pesquisa em tela, fizemos uma imersão na vida cotidiana de Paranapiacaba. Usamos uma abordagem de triangulação, envolvendo observação participante, entrevistas e histórias de vida. Utilizando-nos de uma perspectiva da geografia fenomenológica, alicerçada na filosofia de Merleau-Ponty, sobre temporalidade da paisagem, buscando desvelar a essência de se habitar o patrimônio cultural. Este trabalho descreve as experiências sensíveis e intrínsecas do habitar, o saber-fazer das pessoas na cotidianidade. Sua comunicação com o mundo da vida é expressa através da paisagem, um fenômeno geográfico manifesto, como a maior expressão dessa experiência. Então percebemos que esses fenômenos confirmam o movimento da paisagem, em sua dialética entre o visível e o invisível. A casa histórica revestida de musgos, ferrugem, ranhuras, ou o assoalho riscado, porque outrora arrastaram um móvel que nem existe mais. Relicários e outros artefatos de valor cultural sobre a estante e tantas outras marcas. A materialidade e imaterialidade do patrimônio cultural viva e em constante transformação, pois é mediada pela experiência sensível das pessoas que fazem uso existencial delas. A percepção do mundo não é uma construção, ela é uma forma primária de ser e estar no mundo. A resposta (ou a tentativa de uma) para as inúmeras indagações supracitadas encontra-se na apreensão da relação das pessoas com as coisas, para figurar sua consciência de ser-no-mundo, da sua condição de ‘tempo’.ItemTese de doutorado A territorialidade discursiva liberal-conservadora: o caso dos think tanks ultraliberais e sua discursividade na questão agrária no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Ribeiro, Leandro Nieves ; Feliciano, Carlos Alberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese objetiva compreender o sentido produzido pelo discurso ultraliberal sobre a questão agrária no Brasil, com foco em quatro temas centrais: o agronegócio, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a propriedade rural e a reforma agrária. A análise se baseia em textos publicados pelo Instituto Liberal, um think tank ultraliberal que busca influenciar a opinião pública, no seu site entre 2013 e 2023, buscando compreender a visão de mundo e os argumentos mobilizados por essa corrente ideológica. A pesquisa adota, como escopo teórico-metodológico, com foco na compreensão dos sentidos produzidos pelo discurso ultraliberal. Pretende-se investigar como essa territorialidade discursiva se manifesta na desinformação, negacionismo e radicalidade política em relação à questão agrária, bem como compreender de que forma o discurso desses think tanks incita o ódio e a perseguição de opositores. Também se busca examinar os impactos dessa territorialidade discursiva liberal-conservadora na construção de narrativas e na polarização do debate sobre a questão agrária no Brasil. No que se refere ao agronegócio, o discurso ultraliberal o enaltece como o único caminho para o desenvolvimento rural, chegando a afirmar que este modelo é "injustiçado" e "ameaçado" por movimentos sociais como o MST. Nessa perspectiva, os obstáculos ao agronegócio seriam a infraestrutura precária, a legislação ambiental e questão indígena, a "indústria da reforma agrária" e o protecionismo estatal, no qual o Estado “atrapalha” a prosperidade do setor. Já em relação ao MST, o discurso ultraliberal o criminaliza fortemente, tratando-o como "criminoso" e "bárbaro" por suas ações de ocupação de terras. Argumenta-se que tais ações ferem o direito sagrado e natural da propriedade privada, defendendo inclusive o uso de armas pelos proprietários rurais para se protegerem. No que diz respeito à reforma agrária, o discurso a deslegitima, considerando-a um "conceito vazio" e ineficiente, além de fomentar a corrupção. Nesse discurso, a propriedade privada é um direito absoluto que não deve ser interferido pelo Estado através de políticas redistributivas. A análise do discurso ultraliberal sobre a questão agrária brasileira revela uma visão de mundo centrada na defesa intransigente do livre mercado, da propriedade privada e do agronegócio, em detrimento de políticas redistributivas e da atuação dos movimentos sociais. Ao longo da análise, foram identificadas as três teses formuladas por Hirschman (2019) - da perversidade, da futilidade e da ameaça - para compreender a lógica argumentativa do discurso ultraliberal. Essa perspectiva revela a construção de uma territorialidade discursiva liberal-conservadora, marcada pela criminalização dos movimentos sociais, defesa irrestrita da propriedade privada e enaltecimento do agronegócio. Em síntese, o sentido do discurso ultraliberal sobre a questão agrária reflete uma visão de mundo que prioriza o lucro, a propriedade privada e o agronegócio, em detrimento dos interesses e demandas dos movimentos sociais e da população rural mais vulnerável. Essa abordagem contribui para a perpetuação das desigualdades e conflitos no campo brasileiro, ao defender um modelo de desenvolvimento excludente e concentrador de riqueza e terra.ItemTese de doutorado Influência da suplementação aguda do extrato de beterraba e resveratrol na recuperação autonômica e cardiovascular após exercício em indivíduos com doença arterial coronariana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Gonzaga, Luana Almeida ; Valenti, Vitor Engrácia ; Vanderlei, Luiz Carlos MarquesIntrodução: A maior parte das doenças cardiovasculares (DCV) pode ser evitada e controlada por meio da adoção de mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável. O resveratrol e o extrato de beterraba promovem efeitos benéficos para a saúde cardiovascular devido às suas propriedades nutricionais. Indivíduos com DCV apresentam disfunção autonômica, o que pode prejudicar as respostas hemodinâmicas e autonômicas ao exercício. Objetivo: Investigar os efeitos agudos da suplementação do extrato de beterraba e resveratrol sobre a recuperação da modulação autonômica cardíaca e de parâmetros cardiovasculares após exercício em indivíduos DCV. Métodos: Homens diagnosticados com doençar arterial coronariana (DAC), foram submetidos a quatro protocolos de exercício, consistindo em 30 minutos de exercício aeróbio em esteira ergométrica, sendo 5 minutos de aquecimento, intensidade de 30% da frequência cardíaca (FC) de reserva, seguido de 25 minutos com intensidade de 60% da FC de reserva, e por final 30 minutos de recuperação. Antes de cada protocolo de exercícios todos os voluntários consumiram de acordo com processo de randomização: 500 mg de placebo (amido), ou 500 mg de extrato de beterraba, ou 500 mg de resveratrol, ou resveratrol e extrato de beterraba (500 mg cada). O controle autonômico foi avaliado pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC) por meio dos índices temporais (SDNN, RMSSD, SD1 e SD2) e no domínio da frequência (HF ms² e LF ms²). Foram avaliados os seguintes parâmetros cardiovasculares: pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) e frequência cardíaca (FC), sendo determinados em diferentes momentos durante os protocolos. Resultados: Não foram observados efeitos entre os protocolos para os indicies de VFC: SDNN - p = 0.746; RMSSD - p = 0.796; SD1 - p = 0.798; SD2 - p = 0.746; LF ms² - p = 0.608; HF ms² - p = 0.591 e na interação tempo vs. protocolo: SDNN - p = 0.674; RMSSD - p = 0.615; SD1 - p = 0.613; SD2 - p = 0.666; LF ms² - p = 0.643; HF ms² - p = 0.801. Entretanto, foram observados efeito de tempo: RMSSD, SDNN, SD1, SD2, HFms² - p = 0.001 e LF ms² - p = 0.011. Em relação aos parâmetros cardiovasculares, não foram observados efeito entre protocolos: FC - p = 0.810; PAS - p = 0.819; PAD - p = 0.993, na interação tempo vs. protocolo: FC - p = 0.868; PAS - p = 0.966; PAD - p = 0.783. Entretanto, foi observado efeito de tempo: FC, PAS e PAD - p = 0.001. Em relação à FC e os índices RMSSD e SD1, no protocolo placebo, foram observadas diferenças significantes (efeito de tempo) em todos os momentos de recuperação em relação ao repouso (30º min). Nos demais protocolos onde ocorreram a ingestão do extrato de beterraba e resveratrol, foram observadas diferenças significativas somente até 20º min de recuperação. Em relação a recuperação imediata após o exercicio, não foram detectadas diferenças significativas entre protocolos para a FC de recuperação (FCR) - p = 0.719 e no índice RMSSD30” - p = 0.671 e na interação entre protocolos: FCR - p = 0.971; RMSSD 30” – p = 0.610. Entretanto foi observado efeito de tempo: FCR e RMSSD30” – p = 0.001. Conclusão: A suplementação (isolada ou combinada) de beterraba e resveratrol não alterou as respostas da VFC e dos parâmetros cardiovasculares entre os protocolos. O consumo de resveratrol e do extrato de beterraba resultou em uma recuperação da modulação parassimpática e da FC mais rápida em comparação com o repouso. No entanto, esses resultados devem ser analisados com cautela devido ao tamanho de efeitos pequenos e não significativos entre os protocolos. A suplementação com extrato de beterraba, resveratrol ou a combinação de ambos também não promoveu mudanças significativas na recuperação imediata pós-exercício em pacientes com DACItemTese de doutorado Tendências e ocorrências de episódios extremos climáticos em Presidente Prudente (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-05) Silva, Gustavo Henrique Pereira da ; Amorim, Margarete Cristiane de Costa TrindadeOs extremos climáticos de temperatura e precipitação têm sido objeto de estudo por inúmeros pesquisadores em todo o mundo. Essas análises frequentemente utilizam técnicas estatísticas e integram aspectos socioambientais para oferecer projeções, avaliações e relações com os impactos que podem afetar diferentes setores da sociedade. O IPCC prevê em seu 6º relatório um aumento significativo na ocorrência de extremos de temperatura e de precipitação, projetando quatro vezes mais extremos climáticos até 2100. Essas questões são particularmente relevantes para as áreas urbanas, que não só concentram a maior parcela da população, mas também apresentam fatores geoambientais e urbanos que exacerbam os extremos e potencializam os efeitos do clima urbano, inserindo então esses espaços no centro das preocupações ambientais e na agenda climática. Com base nisso, o presente trabalho apresentou a hipótese de que há tendência de aumento na ocorrência de extremos climáticos de temperatura do ar e precipitação em Presidente Prudente (SP), e que na escala urbana, isso poderia estar associado às alterações no uso e ocupação da terra, bem como às alterações nas escalas superiores do clima. O objetivo geral foi avaliar a ocorrência de extremos climáticos, de modo a identificar os episódios mais intensos e suas possíveis repercussões na superfície em Presidente Prudente. A abordagem teórica e metodológica adotada foi o Sistema Clima Urbano, tendo em vista a produção do espaço e a interpretação de eventos/episódios extremos sob uma perspectiva geográfica do clima. Foram adquiridos 50 anos de dados meteorológicos de temperaturas máxima (TX) e mínima (TN) da estação meteorológica do INMET, abrangendo o período de 1971 a 2020, para a construção da série histórica. Os dados foram processados usando o aplicativo RHtests para verificar rupturas, e foram gerados 19 índices climáticos por meio do aplicativo ClimPACT, os quais foram submetidos aos testes de Mann-Kendall e Sen Slope. A análise dos índices indicou aumento na frequência de temperaturas máximas e mínimas elevadas ao longo do período de referência. Em relação à precipitação, embora os índices não tenham atingido significância estatística, apontaram para tendências de aumento na maioria das variáveis, o que corrobora a hipótese norteadora da pesquisa. Observou-se um aumento na veiculação de notícias sobre impactos climáticos a partir da década de 1990. No que diz respeito aos impactos pluviais, durante o recorte temporal de 2011 a 2020 e com base nos gráficos de análise rítmica, identificaram-se as frentes frias como o principal sistema atmosférico responsável pelos acumulados pluviométricos observados em extremos de chuva. Houve uma concentração de impactos na extensão do Parque do Povo e no setor norte da cidade, caracterizado por bairros populares e população com maiores índices de exclusão social. Destacou-se a importância das formas de comunicação empregadas pelos veículos de mídia, uma vez que a percepção e compreensão da natureza dos riscos, especialmente pelas populações mais afetadas, dependem da forma de apresentação e abordagem dessas informações. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a proposição de medidas de adaptação ao ambiente urbano e para o avanço teórico e metodológico dos estudos de climatologia em cidades de médio porte em ambientes tropicais continentais.ItemTese de doutorado Eficácia de um programa de reabilitação on-line baseado em mindfulness, exercício e educação do paciente comparado a exercício e educação do paciente on-line para pessoas com dor femoropatelar: ensaio clínico randomizado(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-21) Priore, Liliam Barbuglio Del ; Azevedo, Fábio Mícolis deContextualização: A dor femoropatelar (DFP) é um dos principais motivos de consultas em clínicas de ortopedia e fisioterapia e acomete principalmente adolescentes e indivíduos jovens, fisicamente ativos. A literatura aborda basicamente as alterações biomecânicas presentes em pessoas com DFP a fim de explicar sua etiologia, no entanto, existe uma lacuna importante acerca dos fatores psicológicos e comportamentais que parecem influenciar essa desordem. Logo, modelos de avaliação e tratamento que incluam fatores psicológicos devem ser levados em consideração a fim de melhorar o prognóstico dessa desordem a longo prazo. Objetivo: Portanto o objetivo do presente estudo é investigar os efeitos imediatos (8 semanas) da adição de um programa de mindfulness a uma intervenção on-line de 8 semanas composta por terapia de exercícios e educação do paciente (Grupo Mindfulness) sobre recuperação, dor e função autorrelatadas e fatores psicológicos, comparado a exercícios e educação (Grupo Controle), todos entregues por meio de reabilitação on-line em pessoas com DFP. Métodos: Tipo de estudo: Ensaio clínico randomizado, cego, paralelo de dois braços. Participantes e instrumentos: Foram recrutadas 63 pessoas com DFP e randomizadas para um dos grupos de tratamento (grupo Mindfulness ou Controle). Ambos os grupos receberam uma intervenção de 8 semanas envolvendo terapia de exercícios e educação ministrada por meio de uma plataforma on-line. O grupo Mindfulness recebeu adicionalmente um componente baseado em Mindfulness incluindo práticas formais e informais. Os resultados desfechos melhora global, dor autorreportada, função autorreportada, cinesiofobia, catastrofismo, ansiedade, depressão e nível de atividade física foram avaliados online no início do estudo e ao final da intervenção (8 semanas). As comparações entre os grupos foram realizadas utilizando Equações de Estimativa Generalizadas (GEE). Para as comparações múltiplas aos pares foi utilizado o teste post hoc ajustado por Bonferroni, quando apropriado. Os tamanhos dos efeitos d de Cohen. Testes de qui-quadrado foram realizados para comparar os dados categóricos. Para todos os testes foi adotado um nível de significância de p<0,05. Resultados: Houve efeito significativo do tempo e da interação grupo*tempo sobre a dor autorreportada. Não houve efeito significativo da interação grupo*tempo para a função autorreportada, ansiedade, depressão, cinesiofobia, catastrofização da dor, autoeficácia da dor e nível de atividade física.ItemTese de doutorado Biomarcadores inflamatórios, lipídicos e glicêmicos e suas relações com ocorrência de eventos cardíacos adversos simples em um programa de reabilitação cardiovascular(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Ribeiro, Felipe ; Vanderlei, Luiz Carlos MarquesINTRODUÇÃO: as doenças cardiovasculares (DCV) promovem alterações importantes no perfil bioquímico inflamatório, lipídico e glicêmico dos participantes de programas de reabilitação cardíaca (PRC). Durante a realização desses programas, por submeterem os pacientes ao esforço físico, existe a ocorrência de eventos adversos de menor complexidade (sinais e sintomas). Identificar se existem relações entre os perfis e sinais e sintomas, pode otimizar estratégias de monitorização, além de fornecer novas formas de estratificar o risco cardíaco. OBJETIVOS: identificar se existe relação entre o perfil bioquímico inflamatório (IL-6, IL-10 e TNF-alpha) e a ocorrência de sinais e sintomas em um PRC; entender essas relações baseadas no sexo; avaliar se existe relação entre alterações nessas variáveis, após a realização de 8 meses de um PRC e o comportamento; avaliar se os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de alta densidade (HDL), triglicerídeos (TG), colesterol total (CT) e glicemia se relacionam com a ocorrência de sinais e sintomas e entender se alguma variável promove maior influência sobre a taxa de ocorrência desses eventos durante um PRC. MÉTODOS: 38 participantes de um PCR tiveram os biomarcadores inflamatórios (IL-6, TNF-alpha e IL-10) avaliados e foram acompanhados por 24 sessões para avaliar a ocorrência de sinais e sintomas; para investigar as alterações, foram avaliados 33 pacientes, que depois da primeira análise sanguínea e coleta de sinais e sintomas, realizaram 6 meses de atividade habitual de PRC sem acompanhamento e logo após, os primeiros passos repetidos novamente; já para a análise do perfil lipídico e glicêmico, dados de LDL, HDL, TG, CT e glicemia dos exames de sangue de 50 participantes foram coletados e categorizados em valores normais e anormais para todas as variáveis e dados de 24 sessões sobre a ocorrência de sinais e sintomas, recuperados dos prontuários. RESULTADOS: quanto maiores níveis de TNF-alpha e IL-6, menos ocorrências de distúrbios do ritmo r=-0,405 (p=0,012) e r=-0,370 (p=0,022), total de sinais e sintomas r=-0,405 (p=0,015) e r=-0,356 (p=0,028) e apenas sinais r=-0,383 (p=0,018) e r=-0,427 (p=0,008) foram observados. Correlações inversa entre TNF-alpha e aumentos anormais na pressão arterial sistólica (r=0,456; p=0,049) e entre IL-10 e fadiga (r=-0,480; p=0,037) para os homens e diferença apenas na ocorrência de fadiga (p=0,030) entre homens e mulheres; Após 8 meses, o perfil bioquímico inflamatório e ocorrência de sinais e sintomas não mudaram significativamente (p>0,05), porém houve uma diminuição não significativa da ocorrência de sinais e sintomas (p>0,05), assim como mais pacientes com respostas positivas para IL-6 e IL-10 e apenas IL-10 se relacionou com o com o total de sinais e sintomas (p=0,012) e apenas com os sintomas (p=0,011); valores de glicemia alterada elevaram em 34% (p-valor=0,049) a taxa de ocorrência de sinais e sintomas gerais e o CT 1240% (p-valor=0,013). HDL, LDL e TG diminuíram a taxa de ocorrência em 46%, 71% e 43% (p-valor<0,001). No aquecimento o LDL e CT normais diminuíram em 92% (p-valor<0,001) a taxa de ocorrência. Na resistência e relaxamento a glicemia elevou em 22% (p-valor=0,001) e 233% (p-valor<0,001) a taxa de ocorrência de apenas sinais. No relaxamento o CT aumentou em 1174% (p-valor=0,013) a ocorrência de apenas sinais. CONCLUSÕES: Níveis mais altos de TNF-alpha e IL-6 estão associados a uma diminuição nos distúrbios do ritmo cardíaco, total de sinais e sintomas e apenas sinais, assim como níveis mais altos de TNF-alpha, diminuem alterações anormais da pressão arterial sistólica e IL-10 diminuem a ocorrência de fadiga. Após 8 meses de PRC, o perfil bioquímico inflamatório e ocorrência de sinais e sintomas não mudaram significativamente, porém houve uma diminuição da ocorrência geral de sinais e sintomas e mais pacientes com respostas positivas para IL-6 e IL-10, sendo que apenas IL-10 se relacionou com o total de sinais e sintomas e apenas sintomas; A glicemia e CT alterados aumentaram a taxa de sinais e sintomas gerais e de apenas sinais, o HDL, LDL e TG controlados diminuíram a taxa de ocorrência de sinais e sintomas.ItemTese de doutorado Eu pertenço a esse lugar! A importância das relações espaciais para as vivências e resistências do povo Guarani nas Terras Indígenas de Palhoça-SC(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-03) Guimarães, Leandro Buzzo Mourão ; Guimarães, Raul BorgesA produção da tese é um convite para conhecermos, sob uma perspectiva geográfica, a vida dos povos indígenas localizados na região sul do Brasil, próximo às áreas litorâneas do município de Palhoça/SC, onde se encontram três terras indígenas: Morro dos Cavalos, Cambirela e Massiambu. Permeados entre esses territórios indígenas há construções de casas, rodovias, plantações, florestas, comércios e serviços que resultam em conflitos sobre a quem deve pertencer esses espaços. Ao mesmo tempo em que os indígenas produzem as relações de pertencimento, há também uma necessidade de lutar pela sua sobrevivência no lugar onde estão situados, pois essa área representa um importante meio para a produção de mais valia. Os indígenas têm recorrido a meios legais pela homologação das terras e pela manutenção dos seus espaços. A União, por ação às medidas judiciais, têm afirmado a existências do povo Guarani na região e oferecido assistência em duas principais frentes: a educação e a saúde. A defesa pelo lugar onde vivem desenvolveu uma aliança de cooperação e ajuda mútua, uma organização que vem sendo fortalecida para garantir seus direitos, muito além da delimitação de seus territórios. O delineado da tese só ganhou forma e espacialidade à medida que os procedimentos metodológicos foram sendo construídos, nas entrevistas que viravam conversas, nas observações que viravam vivências, nas histórias de vida que se tornavam aprendizados. Essas distintas realidades possibilitam um olhar particular a cada localidade, mas também como tais práticas podem estabelecer diálogos que possibilitem o avanço nos estudos das geografias indígenas e uma ciência construída conjuntamente com os povos Guaranis.