Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 583
  • ItemTese de doutorado
    Portos secos e cidades: tramas escalares e dinâmicas espaciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-03) Barros, Samarane Fonseca de Souza ; Melazzo, Everaldo Santos
    O objetivo principal deste trabalho é analisar a relação entre portos secos e cidades, tanto na perspectiva da expansão territorial das cidades quanto no peso destes empreendimentos em realocar os núcleos urbanos em diferentes redes e alterar a sua posicionalidade nas tramas escalares. Tomamos como ponto de partida a análise de quatro cidades médias, a saber, Varginha/MG, Juiz de Fora/MG, Ribeirão Preto/SP e Maringá/PR, para investigar os elementos gerais, particulares e singulares nas relações porto seco e cidade. Fundamentamo-nos, principalmente, nos vetores da urbanização contemporânea e na produção capitalista das infraestruturas que apontam para a necessidade da transformação do ambiente construído para alimentar as etapas de distribuição das mercadorias e circulação do capital. Metodologicamente, nos apoiamos em quatro eixos principais: a) levantamento bibliográfico, de dados secundários e documental; b) trabalhos de campo; c) realização de entrevistas semiestruturadas; d) levantamento de matrículas em cartórios de registros de imóveis. Identificamos que os portos secos são objetos externos às cidades e auxiliam nos processos de reestruturação em curso; no entanto, a partir dos diferentes agentes, redes e escalas, os empreendimentos apresentam relações singulares com cada cidade. O crescimento em salto das cidades indicado pela expansão territorial é necessariamente atrelado às continuidades espaciais engendradas pelo sistema capitalista que obedece, cada vez mais, ordens reticulares e verticalizadas.
  • ItemTese de doutorado
    Indicadores de saúde, capacidade funcional e qualidade de vida em sobreviventes ao câncer de mama sob hormonioterapia pré e pós pandemia COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-03) Felipe, Juliana ; Freitas Júnior, Ismael Forte
    Introdução: Câncer é um dos maiores desafios de saúde pública global, sendo uma das principais causas de morte e uma das barreiras ao aumento na expectativa de vida em todo o mundo. Em muitos países, câncer é a primeira ou segunda causa de morte prematura antes dos 70 anos de idade. O câncer de mama (CA) é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres, é um tumor maligno que se desenvolve a partir das células mamárias, tem seu prognóstico e tratamento definidos pela localização, idade de apresentação e estadiamento, bem como por fatores de risco que consideram critérios histopatológicos, biológicos, moleculares e genéticos. O tratamento hormonal com Tamoxifeno e Inibidores de Aromatase a sobreviventes do CA, causa efeitos adversos tais como alteração na composição corporal(CCp) e perfil lipídico(PL) e prejuízos à capacidade funcional(CF) e qualidade de vida(QV) apesar de combater o tumor e melhorar a sobrevida de pacientes. O período da pandemia, quando as pessoas precisaram permanecer em isolamento, pode ter acentuado esses efeitos adversos em pacientes oncológicos. Objetivo: Analisar o impacto do período de isolamento social causado pela pandemia COVID-19 sobre indicadores de saúde, composição corporal, capacidade funcional e fatores de risco cardiovascular em mulheres sobreviventes ao cancer de mama em hormonioterapia. Método: Participaram no presente estudo, 50 mulheres distribuídas em dois grupos: Grupo com Câncer (CA; n=26) e Grupo sem Câncer (SC; n=24), com a faixa etária entre 45 á 70 anos. O presente estudo foi realizado na cidade de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. As coletas foram realizadas na UNESP, Campus Presidente Prudente/SP, iniciou em março/2020 (Período pré-pandemia) e a segunda avaliação foi realizada em área externa ao referido Campus universitário em março/2021 (período um ano pós-pandemia). Foram realizados os testes de capacidade funcional, avaliações antropométricas, composição corporal, variáveis hemodinâmicas, qualidade de vida (SF-36) e risco cardiovascular (escore de Framinghan).Resultados: Após um ano de acompanhamento,os grupos apresentaram diferença estatística na idade (p=0,008). Em ambos os grupos a maior proporção era casada (84% do SC) e (58,33% do CA) e apresentaram nível superior educacional (29,17% do SC) e (57,69% do CA). Foi observado aumento, de ambos os grupos, em massa corporal (p=0,042), pressão arterial diastólica (PAD; p=0,001), pressão arterial sistólica (PAS; p=0,001), frequência cardíaca (FC; p=0,001), redução na força de pressão manual direita e esquerda (p=0,006), flexão de braços (p=0,001), e agachamento (p=0,001). O risco cardiovascular alto mostrou aumento de 12,5% no grupo CA. A qualidade de vida não alterou em ambos grupos, exceto a variável vitalidade que piorou em ambos grupos (p=0,032). Conclusão: Em ambos os grupos, houve aumento da massa coporal e redução da capacidade funcional, indicando que a função motora piorou após um ano de pandemia. O período de pandemia não provocou alteração na qualidade de vida, mas as mulheres com CA pioraram o escore de risco cardiovascular.
  • ItemTese de doutorado
    Apropriação do relevo no Pontal do Paranapanema - São Paulo: subsídios para um reordenamento territorial socioambientalmente sustentável
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-22) Pimenta, João Paulo de Oliveira ; Rocha, Paulo Cesar
    Este trabalho tem por objetivo discutir de que forma as condições ambientais do território do Pontal do Paranapanema influenciam na distribuição de suas terras, acarretando impactos produtivos e ambientais para toda a população. Partindo de um histórico de conflitos agrários, luta pela terra e decisões jurídicas sobre a destinação de terras devolutas, observamos a forma desigual como as terras desta região estão distribuídas, levando-se em conta seu aspecto qualitativo. A partir de dados ambientais, analisados sob a perspectiva do conceito de Fragilidade Ambiental, associados a uma perspectiva territorial acerca da constituição fundiária desta região, buscamos apresentar quais categorias fundiárias estão mais sujeitas a problemas com processos erosivos, bem como a forma como o uso da terra praticado em cada tipo de imóvel impacta o ambiente. Por fim, buscamos apresentar alternativas de ordenamento territorial comprometidas com uma distribuição fundiária mais justa e socioambientalmente menos degradante. Os resultados apontaram que as condições ambientais configuram um importante elemento na destinação das terras, direcionando territórios mais degradados para políticas de reforma agrária, enquanto mantém terrenos mais planos e, portanto, menos sujeitos a processos erosivos, em poder do latifúndio. A pesquisa apontou, ainda, que as práticas agrícolas desenvolvidas em assentamentos rurais e pequenos imóveis, embora disponham de terras menos privilegiadas, representaram um menor índice de impacto sobre esse território.
  • ItemTese de doutorado
    A formação dos mercados da reforma agrária popular pelo MST no Brasil (2003-2023)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-05) Machado, Angela dos Santos ; Fernandes, Bernardo Mançano
    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem uma longa trajetória de luta pela transformação da sociedade e pela democratização do acesso à terra no Brasil. Sua luta promoveu o assentamento de centenas de milhares de famílias por meio da reforma agrária. Após o assentamento, inicia-se as lutas por condições de produção e geração de renda. Políticas públicas emancipatórias, entre 2003 e 2016, foram importantes para o fortalecimento das cadeias produtivas e abriram caminhos para a formação de mercados da Reforma Agrária Popular (RAP). Dentre esses mercados estão a rede Armazém do Campo, fruto das lutas do MST, e o mercado institucional, conquista dos movimentos e instituições do campo. Também analisamos a estratégia de acesso ao mercado convencional através da marca Raízes do Campo. O objetivo da tese é compreender o processo de formação e territorialização dos mercados da RAP pelo MST no Brasil, entre 2003 e 2023, buscando entender as alternativas construídas pelo Movimento para comercializar os produtos oriundos da reforma agrária, mapear os mercados e dimensionar suas potencialidades. Para atingir esse objetivo, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, trabalho de campo e entrevistas com militantes atuantes nos mercados da RAP, sistematização de dados e elaboração de mapas para analisar a espacialização do fenômeno. Conclui-se que os mercados são essenciais para a reprodução das famílias assentadas e que sua auto-organização promove mercados alternativos que tendem a desenvolver a autonomia e o controle das cadeias produtivas. As políticas públicas emancipatórias são importantes para o fortalecimento da produção e criação de novos mercados. A rede Armazém do Campo se constitui como território do MST no espaço urbano, possibilitando um diálogo permanente entre campo e cidade, além de promover atividades culturais e espaços de formação política.
  • ItemTese de doutorado
    Prosas do tempo e o clima da vida cotidiana: : um estudo sobre experiências do clima em assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema/SP/BR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-18) Mendes, Lidiana de Pinho ; Tommaselli, José Tadeu Garcia
    A tese que aqui se apresenta alça as experiências climáticas como tema investigativo relevante, necessário e potencial nos estudos geográficos do clima. A área de estudo escolhida para empreender as investigações são três assentamentos de reforma agrária localizados na região oeste do estado de São Paulo, Brasil, o Pontal do Paranapanema. O foco esteve direcionado a vivência climática, os conhecimentos topoclimáticos e os conflitos com as atividades transformadoras do clima local operadas pela agroindústria canavieira. Pergunta-se como estas dinâmicas são experimentadas e comunicadas pelos/as assentados/as. Os discursos e percepções acerca do clima são a matéria-prima desta tese. As interações foram organizadas em forma de prosas e evidenciaram os conhecimentos climáticos, os receios e os conflitos inerentes as lógicas distintas de produções territoriais com a atividade canavieira vizinha. Observou-se que os territórios de reforma agrária são promotores de justiça climática e uma política necessária e relevante para o enfrentamento das alterações climáticas.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento profissional docente do formador em educação profissional e tecnológica: tessituras no ProfEPT
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Casa, Volmar Meia ; Rinaldi, Renata Portela
    A presente pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente e está inserida na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. O estudo situa-se no campo da formação de professores e recolhe do desenvolvimento profissional docente (DPD) dos formadores que atuam na educação profissional e tecnológica, especificamente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) o seu foco mais imediato de interesse. A investigação objetiva analisar o DPD dos professores formadores, que atuam no ProfEPT, evidenciando como constroem e compreendem os processos de profissionalização e aprendizagem da docência na educação profissional e tecnológica (EPT). O delineamento metodológico pauta-se em uma abordagem qualitativa com ênfase nas narrativas de História de Vida com aporte analítico e teórico hermenêutico-fenomenológico. Para tanto, parte-se de uma revisão bibliográfica e do estudo documental com o fito de contextualizar historicamente o tema da formação docente na EPT e situar o atual debate das políticas de formação de professores. A coleta dos dados, por sua vez, ocorre no âmbito de 22 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que ofertam o ProfEPT. Os procedimentos adotados são o questionário e a entrevista narrativa. A questão problema reside em entender como o professor formador do ProfEPT tece e significa seu DPD em um contexto institucional marcado pela verticalização da docência, característico dos IFs. Argumenta-se que ao ingressar no ProfEPT o professor formador vivencia um processo autoformativo, que aproxima e vincula o seu processo de aprendizagem da docência aos fundamentos da EPT. O trabalho sustenta que o DPD do professor formador do ProfEPT tem uma dupla dimensão, pessoal e coletiva, sem a qual a aprendizagem da docência não se estribaria sobre as bases político-pedagógicas constitutivas da EPT nos IFs.
  • ItemTese de doutorado
    Experiências docentes nos centros de línguas e desenvolvimento de professores (CLDP) da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Rezende Junior, Edson Luis ; Messias, Rozana Aparecida Lopes
    A presente tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente tendo como objeto de estudo o projeto de extensão “Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores” (CLDP) da UNESP de Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Defendemos que a participação no CLDP proporciona experiências significativas para a formação do futuro professor de línguas estrangeiras, principalmente, por permitir o contato, ainda na graduação, com uma sala de aula no papel de professor (em formação) e de instigar a reflexão constante das ações realizadas por meio de reuniões de supervisão e participações em eventos acadêmicos. Assim, objetivamos com esta pesquisa analisar como as experiências docentes adquiridas em projetos de extensão universitária repercutem na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. Orientamos nosso trabalho a partir de duas perguntas norteadoras, sendo elas: a) Quais motivos levaram determinados licenciandos do curso de Letras a participarem do CLDP? b) Quais são as experiências relatadas pelos professores-tutores dos CLDPs que demonstram o papel do projeto como espaço para a formação inicial de professores de língua estrangeira? A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa, especificamente num estudo de caso, e utiliza como instrumentos de pesquisa/coleta de dados um questionário enviado a todos os participantes do projeto no ano de 2020 e a realização online de quinze entrevistas. A análise dos dados seguiu o ciclo analítico proposto por Yin (2016) e preceitos da análise de conteúdo (Franco, 2005). Os resultados indicam que o CLDP atua como um espaço de suporte aos professores em formação, possibilitando que eles desenvolvam sua identidade docente a partir de reflexões sobre o curso de Letras e sobre sua prática em sala de aula. Nesse processo, os professores-tutores apresentam posicionamentos críticos sobre metodologias de ensino, materiais-didáticos, aprendizagem dos estudantes e aprimoram seus conhecimentos sobre o letramento digital a partir da exploração, instrução e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação. Por fim, o trabalho ratifica a presença dos CLDPs no curso de Letras como um terceiro-espaço de formação docente, o qual reforça a tríade ensino-pesquisa-extensão e cumpre determinações previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 sobre a curricularização da extensão. Ademais, as experiências aqui discutidas rechaçam o caráter pragmatista e neoliberal da educação, posicionando-se contrário a uma visão assistencialista ou de mera prestação de serviço, e reforçando uma (trans)formação do professor enquanto sujeito crítico de sua prática.
  • ItemTese de doutorado
    Formação do professor de matemática sobre resolução de problemas: análise de um percurso formativo no âmbito do programa de residência pedagógica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Rodrigues, Érika Aparecida Navarro ; Oliveira, Raquel Gomes de
    Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso de Doutorado da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) sendo vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, tendo como questão: quais as potencialidades da vivência de um percurso formativo, que relacione teoria e prática segundo os pressupostos da Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática, para a constituição de conhecimentos do professor de Matemática? O objetivo é investigar implicações da vivência de um percurso formativo, que relacione teoria e prática e seja referenciado pela Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática, para a constituição dos conhecimentos do professor de Matemática, participantes do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva-explicativa, com ações metodológicas de uma Pesquisa-Ação. Para tanto, contou-se com a participação de dezesseis estudantes de um curso de licenciatura em Matemática (residentes) e dois professores de Matemática da Educação Básica (professores preceptores), que constituíram um núcleo de Matemática do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa participação ocorreu a partir da vivência de um percurso formativo com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. Para este estudo foram utilizadas as técnicas ou instrumentos de coleta de dados: vídeos gravados, observação participante, roteiros de estudo, questionário e notas de campo. Os dados coletados foram organizados e tabulados tendo como procedimento a técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados foi realizada buscando a articulação entre os mesmos com base no referencial teórico utilizado e em pesquisas relacionadas ao tema. Os resultados apontaram que estudos teóricos realizados no percurso formativo, sobre pressupostos da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, ampliou o referencial teórico colocado em prática nos momentos de elaboração do plano de aula e da regência. Durante as etapas realizadas, os momentos de reflexão sobre cada uma das atividades proporcionaram crescimento do grupo e visão crítica dos conhecimentos que estavam sendo mobilizados e daqueles que precisavam ser construídos. Ainda, de acordo com os resultados, é possível compreender, que no processo formativo, analisado nessa pesquisa, a vivência de atividades práticas, referenciadas por pressupostos da Resolução de Problemas, como metodologia de ensino, possibilitou tanto a reelaboração como a constituição de conhecimentos especializados do professor de Matemática, tais como: conhecimentos dos tópicos matemáticos, conhecimento do ensino de Matemática e conhecimento das características de aprendizagem da Matemática. Portanto, conclui-se que, desde a formação inicial, a formação de professores sobre Resolução de Problemas pode ser considerada como um favorável contexto de elaboração de conhecimentos docentes.
  • ItemTese de doutorado
    Políticas educacionais de avaliações externas e em larga escala no estado de Goiás: limites e possibilidades para qualificação da educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Queiroz, Welcianne Iris de ; Militão, Sílvio César Nunes
    A tese em tela, inscrita na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública, da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Presidente Prudente, integra a pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE/UNESP/Marília), intitulada “Monitoramento e Avaliação da implementação dos Planos Decenais de Educação: repercussões das políticas e práticas educacionais. Tem por objetivo precípuo analisar como as Coordenações Regionais de Educação da região sudoeste do Estado de Goiás e as escolas que estão sob sua jurisdição usam os resultados das Avaliações Externas e em Larga Escala para formular e implementar ações que visam melhorar a qualidade da educação ofertada aos estudantes dessa região. Guia-se, portanto, pelo seguinte problema: como essas Coordenações e as escolas a elas subordinadas têm usado os resultados gerados pelas Avaliações Externas e em Larga Escala, para implementar ações pedagógicas, com vistas à melhoria da qualidade do ensino de matemática no Ensino Médio? Como fundamentação teórica, recorre-se aos autores: Afonso (2001, 2007, 2009 e 2012), Bauer (2017), Bauer; Alavarse; Oliveira (2015), Freitas (2013, 2016, 2018), Freitas et.al. (2009) entre outros. Elege o Ciclo de Políticas como método de análise teórico-metodológico das Políticas Educacionais. De abordagem qualitativa, recorre à pesquisa documental e pesquisa de campo. A coleta de dados empíricos foi consolidada por meio da realização de entrevistas semiestruturadas às coordenadoras regionais, gestores escolares e professores de matemática do Ensino Médio das escolas-campo. Os dados constituídos foram analisados por meio da técnica dos Núcleos de Significação, amparados em Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015a; 2015b). A análise dos dados revelou que os resultados das AELEs são têm sido usados como meio de controle e regulação das escolas e professores, por meio de uma cultura performática os têm submetido a pressões cada vez mais acirradas em busca do aumento dos índices, induzindo a fraudes e mascaramento dos dados para atingir metas inalcançáveis. A responsabilização verticalizada e a intensificação do trabalho têm impactado a saúde dos profissionais, alienado sua prática e reduzido seu espaço para criar. As ações executadas pelas escolas são elaboradas em sua maioria pela Seduc e pelos parceiros públicos-privados. A ausência de protagonismo e de autonomia sobre a concepção do fazer docente, têm tido um efeito contrário ao que o discurso oficial tem propalado, promovendo uma desqualificação da educação.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino e aprendizagem de números inteiros relativos com resolução de problemas: compreensões e dificuldades de estudantes do 7º ano de uma escola municipal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Batista, Alex Ribeiro ; Oliveira, Raquel Gomes de
    O presente trabalho vincula-se à linha de Pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Presidente Prudente e tem como objetivo geral compreender aspectos do ensino e da aprendizagem do Número Inteiro Relativo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da implementação de um conjunto de atividades didático-pedagógicas fundamentadas em pressupostos epistemológicos, cognitivos e didáticos do Número Inteiro Relativo e da Resolução de Problemas como perspectiva metodológica. A pesquisa desenvolveu-se com abordagem qualitativa de caráter analítico-descritivo, cujos participantes foram 39 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Álvares Machado-SP. Buscando atingir o objetivo, realizou-se uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo Paulista e dos livros didáticos do sétimo ano do Ensino Fundamental selecionados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD-2020). Tomando como base o desenvolvimento das habilidades específicas associadas aos Números Inteiros Relativos, foram elaboradas atividades didáticas referentes ao conceito, sendo estas desenvolvidas em aulas de Matemática com estudantes do 7º ano. Os dados foram categorizados por meio de análise de conteúdo e organizados em tabelas. Os resultados evidenciaram que, em um primeiro momento, os estudantes associaram o conceito de Número Inteiro Relativo a situações extraescolares, tais como: temperaturas, saldos bancários, situações do cotidiano, dentre outras. No que se refere à adição de Números Inteiros Relativos, o trabalho com as atividades didáticas que envolveram o contexto de pontos ganhos e perdidos e o preenchimento de tabelas proporcionou que os estudantes compreendessem a operação. No caso da subtração de Números Inteiros Relativos, os estudantes demonstraram compreensão quando esta operação foi abordada no contexto de pontos ganhos e perdidos, no contexto bancário, temperaturas (subtração para representar diminuições) e na identificação de padrões/regularidades. Os resultados referentes à multiplicação entre Números Inteiros Relativos demonstraram que as principais compreensões dos estudantes foram inerentes, principalmente, quando trabalhadas atividades envolvendo o cálculo de proporções simples e preenchimento de tabelas. Por fim, os dados relacionados à divisão de Números Inteiros Relativos evidenciaram que o contexto de preços e parcelas proporcionou a compreensão da operação pelos estudantes. Assim sendo, as atividades elaboradas/reelaboradas e desenvolvidas com base em pressupostos da Resolução de Problemas como perspectiva metodológica demonstraram potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem, possibilitando, em sua maioria, aos estudantes, a formulação de hipóteses válidas sobre o conceito de Número Inteiro Relativo e suas operações.
  • ItemTese de doutorado
    Territórios do eu-professora(a): olhar-se no próprio espelho e encontrar os sentidos da permanência na docência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-15) Lima, Tamara de ; Leite, Yoshie Ussami Ferrari ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese está vinculada à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente. A discussão sobre a atratividade da carreira docente e a permanência nela relaciona-se diretamente à qualidade da educação pública. A desvalorização política, social e econômica da profissão docente acentuada nos últimos anos tem se configurado em um quadro de precarização do trabalho e a constatação de número significativo de exonerações. Por outro lado, existem aqueles professores que permanecem na carreira, resistindo às mazelas a que se encontra relegada a profissão docente. Assim, o problema que irá direcionar a nossa pesquisa encontra-se na constatação de que em um contexto de precárias condições de trabalho, baixos salários e desprestígio profissional, muitos professores permanecem na docência realizando um bom trabalho, sendo reconhecidos por seus pares e demais membros da comunidade escolar como bons profissionais, compromissados com a educação e aparentemente realizados na profissão. Em consonância com os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, questiona-se: quais os sentidos atribuídos pelos professores para a sua experiência de permanência na docência? Apesar dos desafios cotidianos, como professores experientes de escolas estaduais paulistas permanecem realizando um bom trabalho? Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os sentidos atribuídos pelos professores para a sua permanência na docência. E, os objetivos específicos em: refletir sobre a constituição social e histórica da profissão docente, as permanências e desafios relacionados à profissionalização e as especificidades do trabalho docente; identificar aspectos da atratividade e do abandono da profissão docente a partir de estudos já realizados e de dados produzidos por órgãos oficiais e de pesquisa; analisar as políticas educacionais relativas à carreira do magistério na rede estadual paulista que refletem diretamente no fazer docente e nas condições de trabalho; compreender as trajetórias de escolarização, formação para a docência, ingresso e permanência no magistério a partir das histórias de vida dos professores colaboradores. Trata-se de uma pesquisa que se insere no campo epistemológico da pesquisa (auto)biográfica. O percurso metodológico incluiu a realização de Entrevistas Narrativas. Os critérios para identificação dos participantes foram o tempo de exercício no magistério, a aparente realização profissional e o comprometimento com a docência; critérios indicados pelos próprios pares, a partir de uma rede colaborativa e afetiva. Ao olhar-se no próprio espelho, de forma narrativa, os professores encontram-se consigo mesmos, em um processo de caminhar para si em que a docência se reveste de sentido. Ser e permanecer professor relaciona-se às diferentes formas com que o eu-pessoa constitui-se no eu-professor(a) a partir dos diferentes territórios que habita e experiencia. Os sentidos que sustentam o professor na docência são multifacetados e, ainda que sejam individuais e subjetivos, (entre)cruzam-se e possuem características comuns, das quais as relações interpessoais possuem um papel de destaque. Por ser um fenômeno complexo e multifacetado, a permanência na docência não tem uma correlação direta com a satisfação plena na profissão. Isso significa que os professores podem permanecer na docência realizando um bom trabalho ao mesmo tempo em que vivenciam insatisfações e aborrecimentos cotidianos, já pensaram ou pensam em desistir da docência na rede estadual paulista. Além disso, determinados elementos que compõem o cotidiano do trabalho do professor possuem um duplo papel na trajetória profissional. Ao mesmo tempo em que podem se apresentar como aspectos desafiadores ao trabalho docente, apresentam-se também como elementos de sustentação na docência.
  • ItemTese de doutorado
    Prácticas de enseñanza innovadoras (con tecnologías digitales) de profesores de educación superior pública de Brasil y de Colombia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Córdoba Mercado, Marciana María ; Lima, Claudia Maria de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    El presente estudio, adscrito a la línea de investigación “Procesos Formativos, enseñanza y aprendizaje”, del programa de posgraduación en Educación de la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tiene como objetivo: comprender y analizar las prácticas de enseñanza innovadoras con Tecnologías Digitales de los profesores que ministran clases en programas de pregrado de universidades públicas de Brasil y de Colombia. Partimos del supuesto de que las prácticas de enseñanza innovadoras con TD vinculan el conocimiento pedagógico del profesor universitario para el aprovechamiento de las potencialidades de los dispositivos tecnológicos, lo que genera formas creativas y novedosas para abordar el ejercicio de la docencia. La investigación es de naturaleza cualitativa y se basa en el diseño metodológico de la Ground Theory (GT). Los instrumentos de recolección de datos fueron un cuestionario, en la fase inicial, y una entrevista intensiva, en la segunda fase. La muestra estuvo conformada por 27 profesores de los programas de licenciatura y pedagogía de las universidades públicas del Estado de Sao Paulo, Brasil, y 21 profesores de diferentes programas de pregrado de Instituciones de Educación Superior pública de Colombia. El análisis de los datos siguió los presupuestos metodológicos de la perspectiva constructivista - interpretativa de la GT (Charmaz, 2006). De los análisis de los datos de Brasil y Colombia, se extrajeron cuatro categorías conceptuales: Definiciones sobre la innovación educativa, Prácticas innovadoras con TD, TD y sus usos en la enseñanza y Cambios en las percepciones para el uso de las TD en la enseñanza. Además, se halló un tópico relacionado con la pandemia generada por la Covid-19, denominado cajón de sastre; que se describió en el análisis, pero que no se incluyó como categoría por no ser el foco de la investigación. En Brasil, asociados a cada categoría, emergieron, en la codificación enfocada, cuatro conceptos teóricos: Diálogo con lo contemporáneo, Horizontalidad participativa, Interacciones genuinas y Desafíos de la profesionalidad. Los hallazgos del estudio permitieron la teorización sustantiva acerca de lo Activo/protagónico/colaborativo que se encuentra en el corazón de la innovación educativa o prácticas innovadoras (con TD) y en las TD que se usan en la enseñanza. En Colombia, Romper con el paradigma magistrocentrista, Colaborar para enseñar y las Expresiones creativas emergen como conceptos teóricos a través de los cuales surge la teorización sustantiva de Rejuvenecer lo pedagógico como forma de catalizar prácticas innovadoras con TD. La investigación evidenció que los profesores de Brasil y Colombia del estudio han avanzado en prácticas de enseñanza innovadoras con la utilización de metodologías “activas” y TD.
  • ItemTese de doutorado
    Biogeografia da saúde: a importância da avifauna na circulação de agentes patógenos na região do Pontal do Paranapanema, estado de São Paulo/Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-15) Crepaldi, Marcelo Tenório ; Guimarães, Raul Borges ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese é geográfica, abordando a Biogeografia, Geografia da Saúde e a Biogeografia da Saúde. A hipótese central parte de que os processos antropogênicos no Pontal do Paranapanema – SP, incidentes no espaço geográfico, se revelam pela paisagem, possibilitando um zoneamento de aves da região, base para o entendimento da circulação de patógenos. Um dos objetivos centrais foi a análise das aves em distintas áreas de estudo, duas UC’s, o Parque Estadual Morro do Diabo e Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, onde a riqueza das aves foi a base analítica. Outra área de estudo foi a cidade de Mirante do Paranapanema, onde levamos em conta a riqueza, abundância e raridade, na associação de diversas dinâmicas pertinentes a avifauna com revérberos no ambiente e saúde nas diferentes áreas de estudo. Dessa maneira, a presente tese possibilitou o aprofundamento do campo denominado Biogeografia da Saúde, colocando como centralidade a avifauna – sua riqueza, diversidade e distribuição. Nossa metodologia foi dividida em três fases. Primeiro com as duas revisões de literatura. Em um segundo momento se consolidaram os trabalhos de campo, do “Planejamento a fase laboratorial”, onde utilizamos os planos de manejo das unidades para reconhecer a avifauna local. Na cidade os campos ocorreram de janeiro à março de 2021, quando levantamentos se deram por amostragens, a partir de registros fotográficos das aves. Na terceira fase, laboratorial, identificamos as aves promovendo a atualização taxonômica dos planos de manejos das UC’s. Para todos sítios realizamos cálculos estatísticos/bioestatisticos e mapeamento por meio de softwares. A partir da análise ecológica de cada ave e com o meio que se inserem foi observada a situação da saúde do ambiente das paisagens. Foi notada uma diferença entre as UC’s a partir do Índice de Jaccard, revelando uma dissimilaridade de 45% entre as mesmas. O cálculo da diversidade Beta evidenciou o componente aninhamento como predominante (0,17), apontando que a ESEC-MP perdeu espécies para o PEMD. Essas áreas possuem revérberos ocasionando impacto direto na riqueza das aves. Através das taxas de residência, endemismo e nível de vulnerabilidade a preservação e conservação ficou evidente. Os campos na área urbana revelaram uma riqueza de 35 espécies. O esforço amostral foi condizente com o visto em campo a partir da elaboração de um gráfico de curva de rarefação e do Índice de Bootstramp. Os resultados para a essa localidade revelaram a dominância do Passer domesticus (pardal) e a Zenaida auriculata (avoante), e que a riqueza na composição geral foi ditada por espécies raras. Foram elaborados mapas de Kernel para o pardal e a avoante. Os mapas evidenciaram que cada espécie possui sua singularidade em relação à área. O pardal se manteve mais restrito a urbe, enquanto a avoante demostrou uma dualidade pautada na relação com a área em questão e os usos do solo do município. Com esse prognóstico e suas grandes populações, foi possível evidenciar o risco de contaminação na localidade podendo encetar problemáticas a saúde humana. Ainda que o município não tenha dados com relação as zoonoses transmitidas pelas aves, propomos contribuições sociais relativas a esse estudo tendo em vista a vigilância e promoção da saúde.
  • ItemTese de doutorado
    GNSS single frequency ionospheric model for equatorial plasma bubbles detection in the brazilian region
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-16) Souza, Ana Lucia Christovam de ; Camargo, Paulo de Oliveira ; Hernández-Pajares, Manuel ; Prol, Fabricio dos Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The ionospheric layer can be considered difficult to model due to the high variation in electron density presents in the upper atmosphere. In regions of low latitude, such as Brazilian region, the ionosphere presents a peculiar dynamic, considerably affecting communication systems and global navigation satellite systems (GNSS). Total Electron Content (TEC) is the main parameter capable of describing the ionospheric layer. Therefore, ionospheric models based on TEC values become critical for monitoring space weather and the ionospheric layer. However, in low latitude regions, the performance of these models degrades due to the high sensitivity of the global positioning system (GPS) L2 frequency to ionospheric scintillation. In an effort to overcome this problem, this thesis investigates the potential of utilizing only GPS L1 frequency for imaging the ionospheric bubbles during ionospheric scintillation. Two methods for estimating TEC using single frequency are presented. The first one is based on the calibration method, i.e., information retrieved by external ionospheric models are used to correct the TEC using single frequency measurements. The second one is based on independent regional ionospheric model to calibrate GPS using single frequency measurements. Both methods successfully detected plasma bubbles by mapping TEC using single frequency. In addition, single frequency model presented similar accuracy to the dual frequency models and, at the same time, provided less observations affected by ionospheric scintillations. These results demonstrate the feasibility of using single frequency GNSS data to develop ionospheric models and to improve GNSS positioning in low latitudes.
  • ItemTese de doutorado
    A qualidade da água e dos sedimentos fluviais como indicadora das alterações ocorridas em bacias hidrográficas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-16) Abrantes, Angélica Scheffer da Motta ; Piroli, Edson Luís ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ocupação das bacias hidrográficas, no território brasileiro, é caracterizada pela apropriação dos recursos naturais para produção do espaço urbano e rural, assim, registram-se abruptas mudanças no uso e cobertura da terra, as quais podem refletir diretamente na qualidade e na quantidade da água e dos sedimentos fluviais nos fundos de vale. Por meio dos conhecimentos geográficos é possível contribuir com a elaboração de estudos com ênfase nos princípios do planejamento ambiental, que apontem alternativas para soluções aos impactos. Outrossim, ao fazer uso de parâmetros da qualidade microbiológica da água e dos sedimentos como ferramentas para compreender a forma de apropriação da natureza, torna-se possível estabelecer relações mitigadoras e menos predatórias. De tal modo, este trabalho analisou duas bacias hidrográficas com características muito diferentes, o trecho urbano da bacia do rio Bauru, em Bauru/SP, e a bacia do rio Anhumas, localizado em Ribeirão Claro/PR, que é classificada como rural. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade da água e dos sedimentos fluviais utilizados e enquadrá-los como indicadores de mudanças ambientais. Para tanto, foram realizados mapeamentos de uso e cobertura da terra, dos últimos 35 anos, para averiguar as mudanças e estabelecer relações com as possíveis qualidades da água e dos sedimentos analisados. Além disso, foram realizadas análises granulométricas dos sedimentos coletados na calha principal de ambos os cursos hídricos, pois fazem parte de bacias hidrográficas com características naturais e ocupações diferentes. Foram realizadas também análises microbiológicas e micológicas para averiguar a contaminação por dejetos animais e efluentes domésticos. Ao término, constatou-se, nos pontos amostrados, que a bacia do rio Anhumas, classificada como rural e, a do rio Bauru, como urbana, apresentaram contaminação máxima por coliformes totais e termotolerantes (acima de 1.600 NMP/100ml), além da presena do fungo decompositor Aspergillus níger, assim como focos erosivos e assoreamento. Ademais, verificou-se o descumprimento da legislação vigente, quanto a presença de vegetação nativa nas áreas de preservação permanente, fato que intensifica os problemas ambientais citados. Diante do quadro identificado, foram elaboradas contribuições às propostas de manejo para as bacias estudadas, com a intenção de adequá-las quanto às normativas, melhorar a qualidade microbiológica da água e dos sedimentos e, consequentemente, das pessoas que dependem delas. Por fim, a qualidade microbiológica da água e dos sedimentos fluviais se mostraram como indicadores qualificados para compreender as mudanças ambientais, embora as normativas sobre esses indicadores visem ambientes costeiros, devido a sua balneabilidade. Assim, torna-se necessário reavaliar os padrões de análise dos sedimentos fluviais, pois são amplamente utilizados na construção civil.
  • ItemTese de doutorado
    Psicologia da arte vigotskiana e ensino de literatura: reflexões estético-científicas para o trabalho educativo da/o professora/o
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-24) Superti, Tatiane ; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Como o ensino escolar histórico-cultural pode promover a consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Assim, preocupados com esse problema, construímos nosso objeto de pesquisa relacionado ao ensino de literatura e assumimos como abordagem metodológica a investigação teórico-bibliográfica fundamentada no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. O objetivo principal centra-se na construção de reflexões estéticocientíficas baseadas na psicologia da arte em L. S. Vigotski e na estética de G. Lukács para fundamentar o ensino de literatura na educação escolar. E como objetivos específicos temos: 1) aprofundar investigações teóricas a respeito da psicologia da arte vigotskiana; 2) discutir a relação entre teoria psicológica histórico-cultural da consciência e a psicologia da arte em Vigotski; 3) estudar a concepção estética de Lukács e discutir a sua relação com a teoria vigotskiana da arte; 4) elaborar apontamentos metodológicos histórico-culturais para o ensino de literatura na educação escolar. Entendemos o processo de construção da consciência enquanto constituição de um sistema interfuncional, promovendo a humanização do cérebro, cuja unidade fundamental é o significado da palavra, o qual carrega em si a unidade intelectualafetiva. A pedagogia histórico-crítica, bem como o conceito de escola-comunidade, permite-nos compreender a escola como espaço social do saber sistematizado e como uma instituição em movimento, cabendo-nos transformá-la no sentido da emancipação humana. A estética marxista contribuiu para compreendermos o quanto a realidade objetiva implica em desenvolvimento dos sentimentos, sentidos e sensibilidade humana, sendo a arte fundamental à formação psicológica de todas as pessoas. Como resultado das investigações, elaboramos a proposta de ensino da literatura em Unidades que implicam: 1) Seleção das obras – principal e de interlocução; 2) Vivência estética das obras de interlocução; 3) Construção interna do objeto estético; 4) Vivência estética da obra principal. Defendemos que a apropriação integral de uma obra literária é centralizada pelo processo de apropriação do pensamento teórico e sensível objetivado na obra, pois, trata-se de característica fundamental de uma obra de arte. Como conclusão, evidenciamos o tipo de conceito ou de imagem psicológica possibilitada por meio da arte, diferenciando-se parcialmente do conceito científico, integrando-a na educação escolar como forma de avanço e complexificação do pensamento, dos sentimentos, da consciência e da personalidade humana. No conceito artístico estão indissociavelmente imbricados o pensamento teórico e a emoção conceitual, constituindo o sentido do artista trabalhado na obra. Na resposta à nossa pergunta central, qual seja: como o ensino de literatura pode promover o desenvolvimento da consciência crítica e conceitual dos estudantes do ensino médio? Propusemos as Unidades de Ensino (UEs) de literatura, contribuindo para o conceito científico tomar centralidade no sistema psicológico dos estudantes, além de possibilitar a constituição desse sistema integrando a emoção na medida de generalidade conceitual. Enfatizamos ainda o papel da professora(or) ao trabalhar com UEs, instrumento educativo orientador do processo de desenvolvimento da consciência conceitual e crítica das (os) adolescentes na escola. Defendemos, portanto, que o processo educativo históricocultural numa escola-comunidade organizado por UEs engendrará as condições educativas necessárias, enfatizando o papel preponderante da literatura, na efetivação do processo de humanização e emancipação dos seres humanos na educação escolar.
  • ItemTese de doutorado
    Fragmentação e mobilidade socioespaciais em Campo Grande/MS e Dourados/MS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Bastazini, Rafael ; Catelan, Márcio José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Para além da lógica centro-periférica que caracterizou a estruturação dos centros urbanos no Brasil sobretudo a partir de meados do século XX, vimos identificando outras lógicas que complexificam a estruturação dos seus espaços, marcadas pelo aprofundamento das desigualdades socioespaciais. Nesse contexto, buscamos compreender a passagem da lógica socioespacial predominantemente centro-periférica para a lógica socioespacial fragmentária, tendo como dimensão empírica a mobilidade socioespacial dos sujeitos nas cidades de Campo Grande e Dourados no Mato Grosso do Sul. Para tanto, utilizamos diferentes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, trabalhos de campo, pesquisa documental em acervos históricos, mapeamento, dentre outros. Destacamos que além de uma análise sobre as duas cidades, desenvolvemos uma metodologia sobre a compreensão contemporânea da cidade utilizando recursos audiovisuais por meio de drone e câmera de ação articulados aos percursos acompanhados realizados com os sujeitos com foco na captação do movimento e de seus conteúdos em suas mobilidades socioespaciais. Consideramos que os resultados obtidos por meio dessa metodologia são substancialmente diferentes daqueles alcançados por procedimentos estáticos. Constatamos que em ambas cidades o processo de fragmentação socioespacial está em curso, porém, com intensidade e conteúdos diferentes; apreendemos por meio da mobilidade socioespacial diferentes graus de fluidez e atritos com desdobramento no acesso, uso e apropriação das diferentes porções da cidade e identificamos relações entre o movimento dos sujeitos e o espaço permeado por questões de gênero, renda e localização.
  • ItemTese de doutorado
    Teoria histórico-cultural: elementos potencializadores para uma tendência de ensino e pesquisa no campo da educação matemática no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-21) Novaes, Thaís de Sá Gomes ; Morelatti, Maria Raquel Miotto ; Teixeira, Leny Rodrigues Martins ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, vinculada à linha Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, teve como objetivo geral investigar as produções científicas brasileiras da área de Educação Matemática com abordagem teórica histórico-cultural, a fim de identificar a existência de uma tendência de ensino com denominação e fundamento histórico-cultural. A investigação constitui-se como “pesquisa epistemológica da pesquisa” e buscou responder à seguinte questão: Quais as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Matemática e que elementos a potencializam para configurá-la como tendência de ensino no contexto educacional brasileiro? O estudo tem abordagem qualitativa, caráter histórico-bibliográfico e analítico-descritivo, e delineamento metodológico do tipo Estado da arte. Os corpora da investigação foram formados por grupos de pesquisa da área de Educação Matemática cadastrados no Diretório dos grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sua produção bibliográfica - artigos publicados em periódicos científicos dos líderes e vice-líderes - registrada na Plataforma Lattes. O levantamento que resultou em 32 grupos de pesquisa que investigam questões afetas à Educação Matemática a partir da Teoria Histórico-cultural foi realizado durante o período de novembro de 2019 a julho de 2020 e, o que resultou em 216 artigos publicados em periódicos científicos, de agosto de 2021 a março de 2022. Foi examinado o Currículo Lattes de cada líder, vice-líder e, quando necessário, de outros pesquisadores do grupo para verificar as produções referentes ao processo de ensino e de aprendizagem da matemática com fundamento na Teoria Histórico-cultural. A análise da produção acadêmica brasileira dos grupos de pesquisa intencionou identificar características intrínsecas e buscar relações e nexos entre a natureza da produção investigada com os fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-cultural. Os resultados indicam que os 32 grupos de pesquisa inventariados se mostram consolidados quanto ao tempo de existência e à produção de conhecimento, já que a maioria deles possui mais de uma década de atividade e produção acadêmica constante. Mostram, também, que esta produção revela profunda relação com os fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-cultural ao tratar de diversas temáticas: formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, propostas curriculares e produções conceituais e teóricas. A partir da concepção de tendência de ensino como conjunto de princípios filosóficos, psicológicos e pedagógicos que, interconectados, resultam na forma de conceber a educação escolar e agir intencionalmente nela, foi identificado dois modos de organização do ensino que se configuram como Tendência de ensino histórico-cultural: a Atividade Orientadora de Ensino, no Brasil, e os Sistemas da Didática Desenvolvimental, na antiga União Soviética.
  • ItemTese de doutorado
    A defesa da vida pela apropriação do território: resistência do campesinato à exploração mineral capitalista no semiárido piauiense
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Sousa, Antonio Eusébio de ; Carvalhal, Marcelo Dornelis ; Feliciano, Carlos Alberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A defesa da vida pela apropriação do território tem se constituído através de diversas formas de luta e resistência das comunidades camponesas ao longo da história da humanidade. Isso ocorre, principalmente na contemporaneidade, quando os territórios são disputados por propostas de uso diferentes daquelas já desenvolvidas pelos sujeitos que cultivam e habitam nesses locais. As comunidades camponesas que possuem uma relação histórico-cultural com o território no semiárido piauiense tornam-se, na conjuntura atual, alvo do avanço de interesses privados que se embasam em princípios de interesse público que propõem a chegada de grandes projetos do capital em nome de um suposto desenvolvimento. Diante disso, esta tese tem como objeto de estudo a resistência territorial camponesa como elemento central para a defesa do modo de vida e do território, considerado componente intrínseco para a manutenção da vida e preservação dos costumes dos habitantes nativos. Entretanto, as comunidades estão enfrentando desafios em seus territórios devido à expansão mineradora na região. Para compreender esse contexto de conflito e resistência camponesa, esta pesquisa se fundamenta na análise de documentos públicos, na realização de entrevistas orais com participantes de pesquisas, no registro da realidade observada nas comunidades atingidas e em estudos bibliográficos sobre as questões aqui examinadas. Os principais órgãos que disponibilizaram documentos para este estudo são a Comissão Pastoral da Terra (CPT-PI), Cáritas Regional Piauí e Diocese de Picos. Com base nisso, organizamos esta tese em quatro capítulos. O Capítulo 1 apresenta a questão agrária no Brasil e os conflitos socioterritoriais. O Capítulo 2 aborda a questão da aliança entre capital e Estado e os conflitos socioterritoriais no semiárido piauiense. Em seguida, o Capítulo 3 apresenta os projetos de mineração como modelo de produção territorial do espaço no semiárido piauiense em uma relação entre capital e Estado. Por fim, o Capítulo 4 retrata a resistência do campesinato como garantia de direito à vida. As discussões desenvolvidas em cada capítulo abordam as regiões do semiárido do sudeste piauiense, onde diversas comunidades enfrentam conflitos causados pelo processo de pesquisa mineral de várias empresas e sofrem as consequências do projeto de mineração Planalto Piauí. O estudo considera ainda as ações recentes de resistência camponesa e a sistematização de experiências de projetos de convivência com o semiárido, o que fortalece as bases desta tese. Os resultados da pesquisa revelam que o semiárido piauiense tem passado por um longo processo de exclusão social. Para defender a vida, os costumes e a garantia de permanência nos territórios, as comunidades camponesas têm resistido às propostas de desenvolvimento apresentadas pelo governo e executadas pela iniciativa privada, principalmente centradas em projetos de extração mineral. Assim, a luta e a resistência das comunidades apontam que as tecnologias e os projetos voltados para aprimorar a convivência do camponês com o semiárido são as melhores opções de desenvolvimento para as comunidades locais.
  • ItemTese de doutorado
    O ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos em uma instituição especializada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Alves, Roberto Antonio ; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para estudantes Surdos, representam a visualidade nas práticas pedagógicas que foram aplicadas por cinco professoras (quatro ouvintes e uma surda) em uma Instituição Especializada na região norte do estado do Paraná. A pesquisa foi realizada devido ao fato de que a maioria dos estudantes Surdos chegam à fase adulta com dificuldades na leitura e escrita da LP, sendo assim considerados equivocadamente com atraso cognitivo. Dessa forma, os questionamentos tiveram como foco como o ensino da leitura e escrita em Português como L2 para a pessoa Surda, usando a Libras como primeira língua (L1), em uma educação bilíngue. A dificuldade de aquisição da língua escrita pelo estudante Surdo foi o que impulsionou a presente pesquisa, direcionada ao ensino de LP como uma L2, na modalidade escrita. O objetivo geral foi analisar e descrever metodologias didáticas que foram utilizadas no período de ensino e diretamente relacionadas à leitura, escrita e compreensão da LP, na modalidade escrita, aplicadas para os estudantes Surdos participantes da pesquisa, inseridos nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola estadual especial para Surdos como Instituição Especializada na proposta bilíngue. A metodologia idealizada foi qualitativa, com caráter exploratório-descritivo, sendo a coleta de dados realizada por meio de observações de didáticas de ensino. O estudo investigou, teórica e empiricamente, as ações pedagógicas usadas por cinco professoras que lecionam para dezenove estudantes Surdos (com diferentes tipos de surdez), do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Neste sentido, buscou-se identificar possíveis lacunas e soluções, fruto das observações, por meio de suportes tecnológicos, desenvolvimento de integração e de criação/produção de materiais didáticos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências norteadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Além disso, contemplou-se o aprofundamento da construção de saberes relacionados à composição da escrita e à produção textual dos estudantes Surdos. A análise dos resultados deu-se por meio da triangulação de dados obtidos no decorrer da investigação, envolvendo levantamentos bibliográficos, uma abordagem exploratória (sondagens e observações em sala de aula durante as aulas de LP), entrevista semiestruturada e em Libras com as professoras por meio de registros em vídeos e anotações por transcrição das falas para a LP escrita. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da disciplina de LP para estudantes Surdos. Com esse estudo, percebeu-se o quão ainda é necessário rever as estratégias e metodologias de ensino de LP como L2, haja visto que, mesmo que possa favorecer os mesmos, a proposta vislumbrada para tal e a maneira como está sendo estabelecida no currículo escolar ainda não atingiu os objetivos propostos. Podemos ressaltar que mesmo que promova adaptações, ainda existem muitos aspectos que devem ser superados, para que os estudantes Surdos se socializem com os seus pares na sala de aula. Nesse intuito, é fundamental promover o ensino de LP para estudantes Surdos e garantir que os mesmos participem do contexto social, reconhecendo-o como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem, posto que estes precisam do conhecimento da Libras e da LP para poder interagir em sociedade e ter o seu papel no ambiente social. Portanto, as discussões são essenciais para referenciarem as práticas desenvolvidas pelo professor e pela instituição no desenvolvimento de tais estudantes Surdos. A didática, quando bem aplicada metodologicamente, poderá trazer a LP como L2, com um aprendizado significativo, promovendo assim, a participação do estudante Surdo com maior autonomia e protagonismo na vida social.