Araraquara - IQAR - Instituto de Química

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Comparação entre as conversões experimentais e teóricas para um reator tubular em condições isotérmicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Koyama, Débora Mikie ; Martins, Leandro Pierroni ; Filho Monteiro, Elias de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A análise da conversão para reatores reais é extremamente importante para a disciplina de cálculo de reatores e para a indústria química, pois auxilia na identificação de desvios da idealidade. Esses desvios são muito comuns, principalmente quando há aumento de escala, como, por exemplo, de um projeto de bancada para uma usina piloto. Neste trabalho, analisaram-se as conversões experimentais e teóricas de um reator tubular, utilizado nas práticas de laboratório do curso de Engenharia Química. A reação estudada foi aquela que ocorre entre o corante violeta genciano e o NaOH, que gera um produto incolor chamado carbinol. As conversões experimentais foram obtidas medindo-se as concentrações de cristal violeta na saída do reator, que por ter características físicas apropriadas, pode ser detectado por um espectrofotômetro. A partir de concentrações padrões do cristal, construiu-se uma curva analítica, utilizada para determinar a concentração final do cristal para diferentes vazões. Conforme as vazões utilizadas no estudo, determinou-se um número de Reynolds que variou de 441,7 a 1104 no regime laminar. Durante a análise das conversões, observou-se que a conversão experimental está abaixo da teórica, o que era esperado, seja pelo perfil de velocidade, seja pela não idealidade do escoamento. Em seguida, calculou-se também o desvio entre a conversão experimental e teórica. Por fim, obteve-se uma figura que prevê o possível comportamento da conversão experimental caso o experimento fosse realizado em regime turbulento.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Classificação de vidros com base no teor de óxidos utilizando redes neurais artificiais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Ribeiro, Lara Borges Maciel ; Nascimento, Érica Regina Filletti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho visa a classificação de amostras de vidro com base em suas composições de óxidos, utilizando Redes Neurais Artificiais (RNAs) como metodologia de análise. A relevância deste estudo está na aplicação de técnicas de inteligência artificial no contexto forense, permitindo a identificação rápida e precisa de fragmentos de vidro encontrados em cenas de crime. Para isso, foi utilizada a base de dados Glass Identification, contendo 214 amostras de vidro classificadas em seis categorias, considerando a composição de óxidos de cada uma das amostras. O modelo de RNA foi desenvolvido e treinado no software MATLAB, onde foram testados três algoritmos de aprendizado — Retropropagação de Erros, Gradiente Conjugado Escalonado e Levenberg-Marquardt — com o último apresentando o melhor desempenho entre eles. O resultado obtido foi uma taxa de acerto de 90,19%, demonstrando a eficácia das RNAs na classificação de diferentes tipos de vidro. Concluiu-se que as redes neurais são ferramentas promissoras para a análise forense de vidros, pois aprimoram a precisão e agilidade na identificação de amostras, contribuindo para a investigação criminal. Contudo, limitações na distribuição de amostras na base de dados e o potencial de overfitting destacam a necessidade de estudos adicionais com bases de dados mais balanceadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Uma análise do impacto de ferramentas da Indústria 4.0 aplicadas em um processo de produção industrial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Celli, Rafael ; Vieira, Gustavo Nakamura Alves ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Indústria 4.0 representa a Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela integração de tecnologias digitais avançadas nos processos produtivos. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos causados pela inserção de ferramentas da Indústria 4.0, evidenciando a visão de profissionais do processo industrial que possuem contato direto com essas ferramentas, expondo os principais pontos positivos e negativos da sua introdução sob a ótica de profissionais de diferentes cargos, e também validar a importância da utilização dessas tecnologias geradas pelo avanço tecnológico. O trabalho apresenta um caso real com uma problemática atual enfrentada pelo setor sucroenergético paulista, utilizando um software de simulação de processos sucroenergéticos para explicitar a importância dessa ferramenta para o planejamento e a gestão de processos industriais. Para satisfazer os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo com questionamentos que buscavam obter a visão sobre a Indústria 4.0 sob diferentes perspectivas de profissionais que possuem contato direto com tecnologias da Quarta Revolução Industrial. Além disso, foram coletados dados para validar a proximidade dos resultados obtidos pela simulação com os obtidos pela planta física, bem como duas simulações utilizando matérias-primas de qualidades distintas e as consequências que elas geram no processo, necessitando de previsibilidade para atingir as metas planejadas. Os resultados da pesquisa de campo muitas vezes se alinharam ao que foi afirmado por autores da literatura; os resultados obtidos através do simulador de processos foram próximos aos coletados na planta física, validando a confiabilidade da ferramenta. As simulações realizadas para o estudo de caso se mostraram importantes para entender os impactos que uma matéria-prima de qualidade inferior e não planejada poderia causar no processo, ressaltando a importância de ferramentas que trazem previsibilidade para contornar problemas, agilizando o processo de tomada de decisões. Em suma, os entrevistados destacam que a Indústria 4.0 aumenta a produtividade e a segurança das operações industriais, permitindo ações preventivas e maior conformidade ao planejamento. Ainda que algumas ferramentas possuam barreiras de aceitação por parte dos profissionais, os ganhos em estabilidade e previsibilidade do processo são evidentes. As simulações com gêmeos digitais mostram-se valiosas para prever desafios e otimizar recursos, sendo uma ferramenta estratégica para a Indústria 4.0.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Metodologia Lean aplicada em indústria de resina plástica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Pereira, Débora Aparecida Soares Pereira ; Monteiro Filho, Elias de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho descreve um estudo de caso em uma planta de resina plástica de polipropileno, em que foi utilizada metodologia Lean para resolução da geração de produto fora de especificação, por falhas no sistema de aditivação do polímero. Utilizando a ferramenta PDCA, mapa de fluxo de valor, V. A. C. A e 5W2H, os pontos de vulnerabilidade do processo foram identificados e otimizados, de modo que após a implementação das melhorias, não houve novos incidentes de desperdícios. Em um ano de projeto, a ação capturou cerca de R$ 300.000,00, além de tornar o processo ainda mais robusto e a prova de falhas, possibilitando aumento da confiabilidade no processo, diminuindo desvios e aumentando a qualidade do produto.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Microalgas para bioenergia: seleção e cultivo controlado em fotobiorreatores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Dias, Pedro Tito Ferreira da Silva ; Castro-Gamboa, Ian ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção de combustíveis a partir de fontes renováveis vem se tornando cada vez mais essencial no cenário global, impulsionada pela necessidade de reduzir emissões de carbono e de encontrar alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis. Nesse contexto, o cultivo de biomassa de microalgas surge como uma solução promissora, oferecendo diversas vantagens ambientais e econômicas. A biomassa obtida desses microrganismos é rica em óleo, que pode ser transformado em bio-óleo, um combustível neutro em carbono e de grande interesse econômico para a indústria energética. Além disso, as microalgas possuem altas taxas de produtividade e crescimento, características que favorecem seu cultivo em escala industrial, principalmente em fotobiorreatores. Esses sistemas são projetados para maximizar a produção de biomassa, permitindo um cultivo eficiente e em áreas reduzidas, ao contrário de culturas como a cana-de-açúcar e o eucalipto, que demandam grandes extensões de solo. Este estudo apresenta um processo de seleção de microalgas de interesse econômico para a produção de biomassa, seguido de seu cultivo em escala laboratorial sob condições de iluminação artificial controlada. Por fim, foi desenvolvido e implementado um sistema de controle simples, com o objetivo de regular a densidade celular de um cultivo de microalgas em um fotobiorreator de bancada.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise estatística do questionário das licenciaturas do nade: qual o interesse pela docência dos futuros licenciados em química
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Pereira, Gabriel Merlin ; Capela, Jorge Manuel Viera ; Capela, Marisa Veiga ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A educação desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade justa e igualitária, sendo a formação de professores fundamental nesse processo. Este estudo investiga o interesse pela docência dos estudantes de Licenciatura em Química da UNESP, utilizando dados do questionário das Licenciaturas do ENADE nos anos de 2014, 2017 e 2021. Foram analisadas as questões 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11 do questionário das Licenciaturas para identificar se os anos e os locais dos cursos têm influência no interesse pela docência dos estudantes. A metodologia inclui análise descritiva dos dados públicos do ENADE, técnicas estatísticas para revelar padrões e tendências que possam informar sobre o interesse pela docência dos alunos nos resultados desse trabalho e o teste qui-quadrado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Utilização de aditivos aceleradores de cura em produtos de fibrocimento curados ao ar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-09) Silva, Eduardo Felipe da ; Santilli, Celso Valentim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente a tecnologia Cimento Reforçado com Fios Sintéticos (CRFS) tem grande impacto no mercado de construção civil, representando 46% do volume total de vendas. Pelo fato da resistência mecânica da matriz cimentícia depender das reações químicas do clínquer com água nas primeiras idades, após sair da linha de produção ainda existe grande fragilidade no produto de fibrocimento, sendo necessário um período de cura relativamente longo, consequentemente gerando grande volume de estoque, diminuindo o capital de giro. Esse tempo de cura é necessário pois para comercialização é exigido por norma resistência mecânica mínima, de acordo com a ABNT NBR 15210, norma de telhas onduladas de fibrocimento reforçado com fios sintéticos. A fim de diminuir o tempo necessário para atingir essa resistência mínima, foi avaliado o comportamento do fibrocimento utilizando diferentes aditivos do grupo funcional alcanolaminas. Além do ganho de resistência mecânica, foi estudado nesse trabalho outros parâmetros físicos como variação dimensional, densidade da matriz cimentícia e teor de absorção de água. Após avaliação do comportamento do aditivo em bancada, utilizando ensaios como calorimetria e velocidade de propagação do ultrassom, também foi avaliado seu comportamento em dois testes pilotos. Foram avaliados quatro diferentes aditivos de alcanolaminas em laboratório, e o aditivo que foi avaliado nos testes pilotos apresentou ganho de resistência 12,5% com 7 dias, quando comparado com a referência após 14 dias de cura em laboratório. Após avaliar o material na linha de produção, não foram observados grandes ganhos, devido à dificuldade de dosar o aditivo em um ponto que não cause sua diluição e ao mesmo tempo tenha contato de forma homogênea com toda a massa.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Modelo de séries temporais: comparação de modelos preditivos da evolução da concentração de CO2 na atmosfera
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Barbosa, Mariana de Siqueira ; Capela, Jorge Manuel Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem por objetivo modelar as séries temporais das concentrações de CO2, utilizando técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina, a fim de identificar padrões, tendências e realizar previsões futuras. O efeito estufa, que tem sido intensificado pela crescente concentração de gases como CO2 na atmosfera, representa um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Esses gases desempenham um papel fundamental na alteração do clima global, e sua acumulação tem consequências diretas para o meio ambiente e a saúde humana. A necessidade de enfrentar essa questão se torna cada vez mais premente à medida que os impactos das mudanças climáticas se tornam mais visíveis e abrangentes. A modelagem, que envolveu a utilização dos modelos ARIMA e de suavização exponencial, mostrou a eficácia de abordagens quantitativas na previsão de fenômenos ambientais. O modelo ARIMA destacou-se pela sua capacidade de fornecer previsões mais precisas, enquanto a suavização exponencial se mostrou uma alternativa válida em contextos onde a simplicidade é necessária.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O remédio me deixou doente!: um caso investigativo sobre os processos envolvidos no desenvolvimento de fármacos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Blundi, Vítor de Castro ; Moralles, Vagner Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desenvolvimento científico e tecnológico deve ser mantido como um processo neutro, isto é, alheio aos anseios sociais, econômicos e/ou políticos. O processo de desenvolvimento de fármacos deve estar inserido na neutralidade, pois os protocolos na produção de medicamentos devem estar à margem dos posicionamentos da sociedade. Historicamente, esses protocolos são desenvolvidos e validados com a imposição de que a liberação de um fármaco para uso, deve seguir critérios e fases específicas, para que sua eficácia possa ser almejada e seus efeitos colaterais, minimizados. Entende-se que é crucial para o processo de ensino e aprendizagem de alunos de graduação em áreas de desenvolvimento científico como um todo, o entendimento de tais processos do desenvolvimento da pesquisa, pois, é de suma importância para o crescimento profissional e ético deles, conhecer e aplicar essas etapas no futuro. Sendo assim, pode ocorrer dentro do âmbito universitário por meio de estratégias didáticas, se adequando ao ensino superior. Assim, propõe-se como um Caso Investigativo (CI) voltado para os cursos de graduação. O enredo do caso utiliza uma temática de problemas reais com o uso de um medicamento que causa efeitos adversos aos considerados normais pelas falhas nas etapas de desenvolvimento, sendo necessário para elucidar a importância na produção de uma boa ciência e que ela possa retornar à sociedade de maneira benéfica, além de seguir as características de produção de um bom Caso, de acordo com a literatura.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Síntese de óxidos de grafeno decorados com nanocubos de óxido de cobre I para a eletrocatálise da redução de nitrito
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-25) Caetano, Rômulo Boralli ; Godoi, Denis Ricardo Martins de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A crescente industrialização e o uso intensivo de tecnologias modernas, como a agricultura de precisão e sistemas de irrigação avançados, têm trazido inúmeros benefícios para a sociedade, mas também têm gerado impactos ambientais significativos. Entre esses impactos, a poluição das águas é um dos mais preocupantes, afetando ecossistemas aquáticos e a saúde humana. A contaminação dos rios por nitritos, em particular, é um problema ambiental crítico, resultante principalmente do uso excessivo de fertilizantes agrícolas e efluentes domésticos e industriais. Esses compostos nitrogenados são intermediários na oxidação de amônia a nitrato e na redução de nitrato, contribuindo significativamente para a poluição das águas e eutrofização de corpos d’água. Diante desse cenário, a busca por soluções sustentáveis para a remoção de nitritos das águas residuais tem se intensificado. Neste contexto, o projeto proposto envolve a preparação e caracterização de catalisadores eficientes para a redução de nitritos. Os materiais desenvolvidos consistem em nanocompósitos de óxido de grafeno (GO) e óxido de grafeno reduzido (rGO) decorados com nanopartículas de óxido de cobre (Cu2O). Os suportes à base de GO serão preparados pelo método de Hummers modificado e por termo redução controlada em atmosfera de argônio. As nanopartículas de Cu2O serão sintetizadas pelo método de Zhan. A ancoragem da fase catalítica nos diferentes suportes será feita em meio coloidal contendo fase catalítica e suporte, com posterior lavagem, centrifugação e liofilização. A caracterização físico-química dos materiais será realizada por técnicas como Difração de Raios-X (DRX), Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e espectroscopia por energia dispersiva (EDS – Espectroscopy by dispersive energy). A atividade catalítica frente à redução de nitritos e seu mecanismo serão avaliados pela técnica eletroquímica convencional de Voltametria Cíclica (CV – Ciclic Voltametry). Espera-se como resultado desse projeto uma melhor compreensão dos aspectos fundamentais da reação e a influência das características dos suportes, a fim de melhorar a atividade catalítica frente à redução de nitritos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Atividades educativas museais como ferramentas de divulgação científica no ensino de química: uma experiência de fotônica no Centro de Ciências de Araraquara
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Morais, Cícero Luiz Melhiado de ; Franco, Douglas Faza ; Assis, Douglas Ricardo de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho discute a importância da divulgação científica para o ensino e popularização da ciência em ambientes não formais, como museus e centros de ciências. A divulgação científica nesse contexto permite transformar conceitos técnicos em conhecimentos acessíveis, aproximando o público não especializado, democratizando o acesso ao saber científico de forma aplicada, com foco na exposição itinerante “Fóton Unesp: fotônica para toda a comunidade” realizada no Centro de Ciências de Araraquara (CCA). Com uma montagem de uma cena de um crime para investigação forense com uma MOF de Európio (Eu-MOF), que apresenta propriedades luminescentes, o que proporcionou aos visitantes uma experiência visual e prática sobre os fenômenos de luminescência e suas aplicações na química forense. Utilizando a pesquisa qualitativa alinhada com a observação participante realizou-se uma análise da atividade promovida, bem como suas contribuições, que democratizam o acesso ao conhecimento científico, e desenvolvimento de sociedade mais informada e crítica devido à parceria da universidade com a comunidade. Concluindo-se que a divulgação científica, por meio das atividades educativas de fotônica, se configura como uma ferramenta fundamental para a inclusão e promoção da ciência aplicada, reforçando seu papel na construção coletiva de conhecimento e na transformação social.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A capacitância eletroquímica no ensino de ciências: introdução do conceito e a necessidade do ensino do tema
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Ribeiro, Natan ; Bueno, Paulo Roberto ; Bego, Amadeu Moura ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conceito clássico de capacitância é formulado como a razão entre carga separada espacialmente e o potencial elétrico aplicado ao sistema, e, tem sido amplamente utilizado em física e engenharia. Os mais recentes avanços neste conceito estão no conceito de capacitância eletroquímica, que apresenta contribuições eletrostática quântica, e que tem sido um conceito utilizado na construção de biossensores e supercapacitores eletroquímicos. No ensino de eletroquímica, verifica-se que as atuais abordagens são limitadas em conteúdo uma vez que o conceito de capacitância é introduzido desde um ponto de vista puramente eletrostático, onde é aplicado para descrever as propriedades de solventes, dipolo molecular e a estrutura de dupla camada, por exemplo, mas dissociado de uma perspectiva molecular onde pode ser complementar e adequadamente correlacionado com a estrutura eletrônica de átomos e moléculas (onde se verifica a contribuição quântica para o conceito de capacitância). A existência dessa limitação no ensino superior conduz a geração de ideias equivocadas e que afetam diretamente em como os estudantes aprendem conceitos científicos, devido a limitação no aprendizado de um conceito que deve ser ensinado de forma mais ampla. Assim, ensinar o conceito de capacitância eletroquímica é importante para superar essas concepções errôneas, tanto no conceito de capacitância mais abrangente – a capacitância eletroquímica – quanto sua aplicação para o entendimento e na mensuração de reatividade química e a velocidade de reações eletroquímicas. Assim, este trabalho, de natureza conceitual, tem por objetivo evidenciar a necessidade de ampliar o entendimento do conceito de capacitância eletroquímica e da teoria associada a ela e que leva ao conceito de taxa quântica, que permite entender os fenômenos químicos e biológicos que envolvem o transporte e a transferência de elétrons desde uma abordagem de eletrodinâmica quântica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Conectando ciência e sustentabilidade através da divulgação científica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Opini, Melissa Maria ; Bevilaqua, Denise ; Peres Neto, Guilherme Salvador ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um Texto de Divulgação Científica (TDC) voltado para estudantes do Ensino Médio, com foco na compreensão dos principais conceitos relacionados à mineração urbana e à química dos processos de recuperação de metais. A metodologia utilizada baseou-se nas ferramentas propostas por Ferreira (2011) e Zamboni (1996), que orientaram a construção de materiais de divulgação científica, considerando a definição de um público-alvo e a necessidade de decodificar o discurso científico para um público não especializado. O presente trabalho destaca a importância de sistematizar conceitos químicos e identificar características discursivas necessárias para a elaboração do TDC, visando uma comunicação clara e objetiva. Os resultados incluem a promoção da compreensão dos conceitos químicos envolvidos na mineração urbana e a disseminação de informações relevantes sobre o tema.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Química orgânica para alunos com deficiência visual: o uso de recursos didáticos adaptados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Ricardo, Mariana de Castro ; Belotti, Adriana do Carmo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A educação inclusiva, assegurada pela legislação brasileira, busca garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência visual (DV), tenham acesso igualitário ao conhecimento. O ensino de Química Orgânica para alunos com DV apresenta desafios específicos devido à predominância de recursos visuais na disciplina. Este trabalho, de cunho qualitativo e caráter bibliográfico, tem como objetivo apresentar recursos didáticos adaptados para o ensino de Química Orgânica a alunos com deficiência visual. A partir de uma revisão de artigos científicos, foram avaliados recursos que tornam conceitos abstratos mais acessíveis por meio de experiências táteis e auditivas. Os resultados destacam a importância dos recursos adaptados para garantir o acesso ao conteúdo e a compreensão dos conceitos de Química Orgânica, superando limitações dos materiais tradicionais. A utilização de práticas pedagógicas adequadas, com abordagens multissensoriais, é essencial para promover a inclusão educacional e integrar alunos com deficiência visual ao processo de aprendizagem de forma equitativa. Conclui-se que a adaptação de materiais e métodos no ensino de Química Orgânica facilita o aprendizado e contribui para uma educação mais inclusiva, permitindo que esses alunos participem plenamente do ambiente educacional.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação ambiental no Novo Ensino Médio: uma análise dos itinerários formativos de química do currículo paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Raimundo, Ana Alice Silva de Almeida ; Mendes, Carolina Borghi ; Lhamas, Ana Paula Biondo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa aborda a inserção da Educação Ambiental (EA) nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil, especialmente no que tange aos conteúdos direcionados ao ensino de química. O NEM, instituído pela Lei 13.415/2017, trouxe mudanças significativas ao currículo escolar, com uma proposta de currículo flexível a partir dos Itinerários Formativos, contudo, concretizado como um currículo esvaziado de conteúdos científicos. Assim, adotamos como objetivo geral apontar, à luz dos pressupostos da Educação Ambiental Crítica e da Pedagogia histórico-crítica, a concepção de EA expressa nos Itinerários Formativos de Ciências da Natureza em sua primeira fase de implementação no Estado de São Paulo. O foco central da pesquisa foi analisar como a EA está presente em uma unidade curricular (UC) do MAPPA de Ciências da Natureza. A metodologia utilizada foi a análise documental do MAPPA, com a seleção de trechos que explicitam uma compreensão sobre a relação entre natureza e sociedade e, posteriormente, classificação de acordo com a macrotendência da EA a que se relacionam (conservacionista, pragmática ou crítica). Os resultados mostraram que prevalece uma concepção pragmática de EA nos materiais, que focam em ações individuais, como consumo sustentável e empreendedorismo, sem abordar de maneira crítica o papel do capitalismo na degradação ambiental. As atividades propostas tendem a incentivar soluções individuais e comportamentais, sem discutir as estruturas socioeconômicas determinantes à crise ambiental. A pesquisa concluiu que o esvaziamento dos conteúdos científicos no NEM e a falta de uma concepção crítica na EA são obstáculos para que a educação escolar possibilite a apropriação, pelos estudantes, das causas dos problemas ambientais, para que compreendam a realidade e busquem transformá-la. Reconhecemos que esta pesquisa pode endossar o debate sobre a importância da EA crítica e da Pedagogia Histórico-Crítica na formação dos estudantes, ao mostrar as lacunas que o Novo Currículo Paulista traz.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A percepção de professores de ciências da natureza de cursinhos da UNESP sobre o Novo Ensino Médio: denunciando o esvaziamento de conteúdos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Giati, Lucas de Almeida ; Mendes, Carolina Borghi ; Valero, Rafaela ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os cursinhos populares possuem papel histórico na luta pela inserção de alunos de classes populares no ensino superior, devido a essa importância, nesta monografia identificamos como os professores dos cursinhos populares percebem e avaliam os impactos do Novo Ensino Médio (NEM) no processo pedagógico que realizam. Para tanto, coletamos os dados por meio de questionários online, interpretando as respostas a partir dos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para esta teoria a educação deve fornecer instrumentos teóricos e práticos aos estudantes para que entendam a realidade e possam intervir nela, buscando transformá-la. A análise dos dados revela que os professores dos cursinhos populares acreditam que o NEM impacta negativamente o aprendizado de disciplinas essenciais das ciências da natureza, prejudicando a formação dos estudantes e reforçando a desigualdade social já existente. Os professores dos cursinhos populares da UNESP relatam que os alunos chegam com defasagem em conteúdos básicos, e tais relatos evidenciam o esvaziamento de conteúdos, devido a flexibilização e caráter mercadológico da reforma. Devido a todos os problemas decorrentes do NEM surge a necessidade de sua revogação, e a reestruturação de um novo currículo de forma que considere as particularidades regionais e atenda às necessidades dos estudantes voltados à formação crítica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Formação de professores de ciências para a inclusão de alunos com TEA: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Rocha, Maria Carolina Godoi ; Bellotti, Adriana do Carmo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas brasileiras tem sido uma crescente, contudo a formação docente para atuar junto a esses alunos ainda é insuficiente. Assim, este trabalho justifica-se pela importância de promover uma formação sólida aos professores de modo a garantir o direito dos alunos com TEA a uma participação plena e significativa em sala de aula, especificamente no ensino de Ciências. Tem-se por objetivo geral verificar como vem ocorrendo a formação dos professores de Ciências para a inclusão de alunos com TEA por meio de uma revisão bibliográfica a partir de 2015 até 2024. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que o levantamento de trabalhos foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, sendo que foram encontradas três dissertações acerca da temática. Os dados revelaram que, apesar de alguns avanços, ainda existem desafios na formação docente quanto à preparação para práticas inclusivas; os cursos de formação inicial têm sido inseridas disciplinas que abordam a diversidade e as necessidades de alunos com TEA, enquanto os programas de formação continuada estão ampliando a capacitação de professores em práticas inclusivas e uso de recursos pedagógicos adaptados; as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) destacam-se como ferramentas valiosas para implementar metodologias diversificadas e acessíveis. Os resultados indicam que, apesar dos esforços em direção à inclusão, muitos educadores ainda se sentem despreparados para lidar com as especificidades do TEA. Embora haja crescente conscientização e desenvolvimento de abordagens pedagógicas inclusivas, persiste uma carência de formação prática que aproxime os professores de Ciências dos contextos reais de sala de aula, evidenciando a necessidade urgente da promoção de programas de formação continuada para atualizar e expandir as competências desses professores ao longo de sua carreira, permitindo-lhes atenderem às necessidades específicas dos alunos com TEA.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da percepção dos estudantes sobre o curso de licenciatura em química da UNESP baseada no questionário do estudante do ENADE
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Brandolise, Gabriel Silva ; Capela, Jorge Manuel Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A motivação para ingressar nesta universidade e na graduação de Licenciatura em Química, o incentivo da Unesp para que os alunos participem de projetos de extensão e iniciação científica, o preparo para o mercado de trabalho e discussões sobre inclusão, lazer e diversidade são questões abordadas no questionário do estudante no ENADE. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a percepção dos estudantes sobre o curso de licenciatura em química da Unesp através de coleta de dados feita das respostas obtidas pelos discentes. Para esta análise foram utilizados gráficos e planilhas por meio do software Excel e testes como Kruskal Wallis e teste de Dunn, feitos por meio do software R. O objeto de estudo foram oito questões respondidas pelos alunos dos quatro câmpus de licenciatura em química no ENADE nos anos de 2017 e 2021. Ao final deste trabalho pudemos traçar semelhanças e diferenças significativas entre as distribuições das respostas obtidas. Dessa forma, espera-se que esse trabalho possa auxiliar gestores da instituição a conhecer melhor os alunos, visando adaptar o ensino e as ações de inclusão e permanência nos cursos de Licenciatura em Química da Unesp de Araraquara.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Proposta de uma unidade didática multiestratégica para o ensino de ligações químicas na abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Almeida, Ana Clara Nunes de ; Moralles, Vagner Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dentre as funções do planejamento didático-pedagógico, pode-se citar sua potencialidade de evitar ações descoordenadas e improvisadas em sala de aula, permitir a adequação dos conteúdos de ensino à realidade escolar específica e, especialmente para o modelo de Unidades Didáticas Multiestratégicas, permitir articular de forma coerente e orgânica os elementos do planejamento com a abordagem metodológica de cada professor. Um planejamento bem estruturado e autônomo permite, também, que o professor reflita sobre o seu trabalho em sala de aula, a fim de aprimorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o planejamento no modelo das Unidades Didáticas Multiestratégicas prevê que a escolha da abordagem metodológica é uma atribuição do professor e essa deve servir como um guia para a seleção das diversas estratégias didáticas, estratégias de avaliações e objetivos de aprendizagem. Com isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma Unidade Didática Multiestratégica voltada para o ensino médio público da rede estadual de São Paulo, sobre o conteúdo de ligações químicas, utilizando como abordagem metodológica os três momentos pedagógicos. Argumenta-se que esse primeiro esforço desenvolvido no sentido de sistematizar uma proposta de planejamento didático-pedagógico pode servir de base para que outros professores adaptem a sua realidade, uma vez que, esse é um modelo flexível e adaptável a outros contextos e especificidades de cada docente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Produções científicas em educação ambiental : o que tem sido publicado a partir das novas diretrizes educacionais?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Simielli, Mirela Cristina Alves ; Mendes, Carolina Borghi ; Agostini, Gabriela ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental promulgada em 1999 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, em 2012, institucionalizaram a Educação Ambiental (EA). Apesar disso, a inclusão da temática ambiental nos currículos escolares ainda é frágil e, com a promulgação de novas diretrizes educacionais, analisar este cenário se mostra necessário. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, enfrenta críticas pela forma e momento em que foi instituída, pela incipiente abordagem de conteúdos e por não favorecer uma aprendizagem aprofundada dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa, por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática no portal de periódicos CAPES, tem como objetivo interpretar as concepções abordadas em produções acadêmico-científicas sobre as implicações das novas diretrizes educacionais à EA. Foram selecionados 18 artigos que revelam preocupações acadêmicas crescentes sobre o tema, destacando a superficialidade e a falta de clareza na articulação da EA aos currículos. As implicações das novas diretrizes educacionais para a EA incluem a redução dos conteúdos críticos e desafios na implementação, comprometendo a formação de uma consciência ambiental crítica. Conclui-se que a BNCC, ao adotar uma abordagem descontextualizada e pragmática da EA, enfraquece seu potencial transformador e reforça uma visão conformista que compromete a formação crítica dos estudantes. Dessa forma, a BNCC serve mais aos interesses de uma educação neoliberal do que ao propósito de uma educação emancipatória voltada para a transformação social.