Rio Claro - IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254407
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ItemRelatório de pós-doc História da geometria do ensino e o movimento da matemática moderna: o caso das transformações geométricas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Jahn, Ana Paula ; Silva, Heloisa da ; Silva, Maria Célia Leme da ; Universidade de São Paulo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trata-se de um subprojeto de pesquisa no âmbito de um projeto maior acerca das relações entre a História da Geometria Escolar e o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Tal projeto teve por objetivo principal analisar como determinados saberes geométricos circularam no período do MMM em dois estados brasileiros: São Paulo e Bahia, de modo a compreender os distintos processos de sistematização de geometrias de ensino modernizadoras. No que se refere ao subprojeto aqui apresentado, analisou-se, em perspectiva histórica, a participação e a contribuição de um saber geométrico específico – as transformações geométricas (TG) – nas propostas para o ensino de geometria no curso ginasial (11-14 anos). Para tanto, as fontes de investigação foram as normativas e os principais livros didáticos produzidos nos dois estados para o ginásio, durante as décadas de 1930 a 1970. O ferramental teórico-metodológico apoiou-se na história cultural, nos estudos de Roger Chartier, Dominique Julia e Wagner Valente. Os resultados dos estudos realizados revelam uma complexa interação entre a geometria dedutiva e as transformações geométricas no ensino de matemática no Brasil, especialmente durante o Movimento da Matemática Moderna. As análises dos livros didáticos e das normativas educacionais, desde a Reforma Campos (de 1931) até a década de 1970, evidenciam rupturas e continuidades nas abordagens pedagógicas, nas quais, embora as transformações geométricas tenham sido incorporadas, a geometria dedutiva na perspectiva euclidiana prevaleceu até a década de 1950. A persistente tensão entre métodos intuitivos e dedutivos reflete uma resistência à mudança nas práticas escolares. A proposta de Osvaldo Sangiorgi, uma das principais lideranças do movimento em São Paulo, com sua escolha explícita de propor um estudo inicial intuitivo e experimental da geometria, enfatiza a compreensão em vez da mera memorização de teoremas e de suas demonstrações, ilustrando como ele se apropriou das ideias modernizadoras em sua coleção de livros para o ginásio. Isso sugere que a modernização do ensino geométrico no Brasil ainda enfrenta desafios na articulação de saberes acadêmicos e escolares, em busca de uma formação mais conceitual.ItemRelatório de pós-doc Atlas municipal de Jaboticabal: geográfico, histórico, cultural e ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-12) Melo, Ismail Barra Nova de ; Maia, Diego Corrêa ; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de ; Universidade Federal de São Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A Cartografia Escolar brasileira se consolidou nos últimos anos com arcabouço de pesquisas em diferentes segmentos, como: formação inicial e continuada de professores, elaboração de materiais didáticos, currículo, materiais paradidáticos, recursos digitais interativos, alfabetização cartográfica, Atlas Escolares, entre outros. Os Atlas Escolares municipais vieram para preencher uma lacuna deixada pelos materiais didáticos da Geografia Escolar, o estudo do lugar, quer dizer, elaborar conteúdos de diferentes temas nos quais os estudantes e professores estão inseridos. O número de pesquisadores interessados na elaboração de Atlas Escolares aumentou, mas ainda as pesquisas estão longe de atender o universo de municípios existentes no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo a elaboração do Atlas Escolar de Jaboticabal. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa-ação. Os dados pesquisados para a elaboração dos mapas temáticos foram todos oficiais de órgãos especializados nos temas estudados. Como resultado tem-se o Atlas Escolar de Jaboticabal no qual conta com a: apresentação, introdução, poderes municipais, símbolos municipais, História de Jaboticabal e Jaboticabal na atualidade.ItemRelatório de pós-doc Aprendizado não supervisionado baseado em ranqueamento e aprendizado profundo em domínios diversos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-31) Ferrero, Vanessa Helena Pereira ; Pedronette, Daniel Carlos GuimarãesEm geral, os sistemas de recuperação de imagens realizam comparações considerando apenas pares de imagens e acabam por não levar em consideração as informações codificadas nas relações entre as imagens. A fim de ir além das medidas que consideram apenas a análise de pares, vários métodos têm sido propostos com o objetivo de aumentar a eficácia das tarefas de recuperação sem a necessidade da intervenção do usuário. Tais métodos não supervisionados visam substituir semelhancas entre pares de imagens por medidas globalmente definidas, capazes de analisar coleções, em termos do coletor de dados subjacente, ou seja, no contexto de outros objetos. Nos últimos anos, abordagens diversificadas foram exploradas por tais metodologias de pós-processamento para tarefas de recuperação. Dentre eles, podem-se destacar duas categorias muito representativas dos métodos existentes: processos de difusão e abordagens baseadas em ranqueamento. Ambas as estratégias, de difusão e baseadas em ranqueamento, alcançaram melhorias muito significativas no desempenho da recuperação. No entanto, métodos baseados em difusão frequentemente requerem altos esforços computacionais, principalmente devido à alta complexidade assintoticamente associada aos procedimentos de multiplicação de matrizes. Por outro lado, a maioria das informações relevantes contidas nos ranked lists são colocadas nas primeiras posições, o que permite o desenvolvimento de algoritmos eficientes para as estratégias baseadas em ranqueamento. Suportadas pelos altos ganhos de eficácia obtidos e pelos baixos esforços computacionais necessários, as estratégias baseadas em ranking têm se estabelecido como uma solução promissora para o aprendizado não supervisionado em tarefas de recuperação de imagens. Nesse cenário, várias abordagens diferentes foram exploradas para modelar as informações de ranqueamento. Entre as mais representativas, tem-se: algoritmos baseados em grafos; medidas de correlação e semelhança entre conjuntos de vizinhanças. No entanto, apesar do sucesso em muitas aplicações de aprendizagem, o uso de tecnologias de aprendizagem profunda - deep learning - para recuperação de imagens não é comum na literatura. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, conforme discutido posteriormente. Com base nas vantagens das abordagens baseadas em classificação e nos resultados de alta precisão obtidos por tecnologias de deep learning em várias tarefas de aprendizagem, o objetivo principal do projeto de pós-doutorado é investigar a combinação de tais abordagens. Além disso, devido à flexibilidade de ambas as abordagens, uma direção de pesquisa promissora consiste na investigação de sua utilização em diversos domínios, além de cenários de recuperação de imagens. Portanto, as principais direções de pesquisa podem ser resumidas da seguinte forma: 1. O uso de abordagens baseadas em classificação em modelos de deep learning para derivar novos algoritmos de aprendizado; 2. A investigação de aplicações envolvendo Long Short Term Memory - LSTM - e técnicas de ranqueamento para classificação de imagens. Esta é uma nova abordagem, uma vez que arquiteturas como a LSTM são aplicadas comumente em análise de sentimento em textos, o que torna o cenário com imagens mais desafiador. 3. Associação das técnicas de Manifold Learning com outras arquiteturas de redes neurais para melhoria das tarefas de classificação e de recuperação. Além dos objetivos acima apontados, tornou-se possível avaliar comparativamente o impacto das associações de diferentes redes neurais, por exemplo, ResNet (Residual Neural Network), VGG (Visual Geometry Group) e DPN (Dual Path Network), no processo de extração de features, obtenção de diferentes rankings e suas implicações práticas nas tarefas de classificação em diferentes conjuntos de imagens (datasets). Esta seção apresentou de maneira sucinta o resumo do projeto. O restante deste relatório está organizado da seguinte forma. A próxima seção apresenta as realizações do separadas por período (Seção 2): de Abril de 2020 até Abril de 2022; de Abril de 2022 até Abril de 2023; de Abril de 2023 até Fevereiro de 2024. As realizações incluíram levantamentos bibliográficos com identificação de lacunas, colaborações, experimentos e detalhes das outras colaborações (Seção 2.2). Em seguida, é apresentado um dos principais resultados do projeto (Seção 3), que incluiu revisão de literatura estratégica, técnicas de ranking, LSTM e revisão bibliométrica dos artigos relacionados, seguida da visão geral do artigo desenvolvido e publicado, HyperGraph-based Manifold Ranking; Feature Augmentation; LSTM, Resultados e Contribuições; Iniciativa de Reprodutibilidade em Pesquisa. Em seguida, são explicitados outros papers resultantes diretos do projeto. Dois deles envolveram Feature Fusion (Seção 4), e outro extensivo survey foi elaborado e submetido para o journal Computer Science Review, em paralelo com todas as demais atividades desenvolvidas no projeto, pensando no estado da arte da área de investigação (Seção 5). Em seguida, são listadas as Atividades Científicas (Seção 6), a atuação como Professora Conferencista na UNESP (Seção 7), as Publicações realizadas (Seção 8) e Submetidas (Seção 8.3). Por fim, são apresentadas as cópias dos certificados de participações, trabalhos realizados, artigos e algoritmos publicados (Seção 9). A Figura 1 ilustra a visão geral do projeto relacionado a organização do relatório. Os principais eixos são ilustrados em vermelho, identificados por numerações que correspondem as mesmas subseções do relatório. É detalhado o trabalho principal na Seção 3 publicado no journal Expert Systems With Applications. As caixas em cinza representam menções aos principais subníveis e apontam para os respectivos nomes das conferências e periódicos cientéficos envolvidos, como por exemplo, a publicação no periódico Information Sciences; a publicação de algoritmos na plataforma Code Ocean, e a participação em programas de avaliação (como o Centelha).ItemRelatório de pós-doc Mudanças climáticas e inovações evolutivas que mudaram o planeta: bioestratigrafia da transição Ediacarano-Cambriano no SW do Supercontinente Gondwana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06) Morais, Luana Pereira Costa de ; Warren, Lucas VeríssimoSucessões neoproterozoicas têm sido reconhecidas como a mais importante fronteira do conhecimento para a investigação da evolução da vida, especialmente na transição Ediacarano-Cambriano, na qual revoluções bióticas representadas por organismos eucariontes unicelulares precedem a irradiação de eumetazoários como àqueles pertencentes ao grupo dos Lophotrochozoa e Bilateria. A América do Sul se destaca nesse contexto, com unidades que marcam essa transição. A unidade fossilífera Ediacarana da Fm. Tagatiya Guazu, Grupo Itapucumi, Paraguai, é palco de recentes descobertas de raríssimos macrofósseis dos primeiros animais com carapaças (Assembleia Nama), além de icnofósseis, preservados em rochas que datam cerca de 550Ma. Embora a unidade possua sólido arcabouço estratigráfico, geoquímico e paleontológico, ela ainda carecia de uma investigação microfossilífera, ou seja, voltada ao reconhecimento dos organismos microscópicos que habitavam os antigos mares Ediacaranos. À exemplo de outras unidades ao redor do mundo (e.g. China, Namíbia, Omã e Rússia), a caracterização da assembleia microfossilífera no continente sulamericano foi fundamental para a correta definição da transição Ediacarano-Cambriano, considerada a mais emblemática passagem do tempo geológico. Considerando esse panorama, este projeto propôs a investigação microfossilífera da unidade Ediacarana terminal Formação Tagatiya Guazú, Grupo Itapucumi. O estudo foi balizado pela integração dos dados estratigráficos, geocronológicos, geoquímicos e paleogeográficos já disponíveis, e pela inédita preparação e caracterização palinológica e petrográfica de amostras sabidamente detentoras de conteúdo microfossilífero. A assembleia microfossilífera dos carbonatos e siliciclasticos da Formação Tagatiya Guazú foi comparada com outras unidades temporalmente correlatas da Faixa Paraguai Sul e mostrou-se muito mais diversa, como é possível observar no manuscrito em preparação, anexado a este relatório. A investigação auxiliou no entendimento da evolução paleoambiental e paleobiológica das bacias na transição Ediacarano-Cambriano em todo mundo, auxiliando na definição das forçantes evolutivas relacionadas aos importantes eventos geoquímicos e paleoclimáticos extremos ocorridos ao final do Período Ediacarano. Além do manuscrito principal em anexo, a pós-doutoranda apresenta um (A) resumo das atividades desenvolvidas no período (trabalho de campo, preparação e análise de amostras, resultados obtidos); (B) Descrição e avaliação do apoio institucional no período e (C) atividades complementares que se apresentam em forma de colaboração ou primeira autoria de artigos científicos publicados ou em revisão, onde se destacam: (i) autora principal de um artigo em revisão na Scientific reports - Nature (Anexo); (ii) co-autora de cinco artigos internacionais publicados: (1) Hippertt et al., 2023 (Sedimentology); ; (2) Toniollo et al., 2023 (Journal of Micropaleontology); (3) Antunes et al., 2023 (Journal of South America Earth Sciences); (4) Fernandes et al., 2024 (Journal of South America Earth Sciences); (5) Hippertt et al., 2024 (Precambrian research); e (iii) co-autora de um artigo em revisão (PNAS). Importante ressaltar que a pós-doutoranda deu à luz ao seu filho Antônio de Morais Freitas, em 03 de agosto de 2023.