Rio Claro - IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254627
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PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação ambiental na trilha interpretativa do engenho: um estudo com visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-09) Neves, Matheus das; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A preocupação com as consequências ambientais causadas pelas ações antrópicas vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade mundial. A partir disto, toma-se necessária a criação de uma série de metodologias. A fim de tentar encontrar uma solução que minimize estes impactos. Pautada como política de Estado para muitos países, as medidas de proteção ambiental circulam por diversos setores do poder político, permitindo a criação de meios para garantir a proteção de ambientes ameaçados, sendo que um destes meios é a Educação Ambiental. Garantida como direito constitucional, a Educação Ambiental atua em diferentes esferas do conhecimento, possibilitando um leque multidisciplinar de opções para ser trabalhada tanto pela educação formal quanto pela educação informal. As trilhas que estão inseridas na maioria das unidades de conservação do Brasil podem ser utilizadas como ferramenta para a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o histórico de desenvolvimento das discussões ambientais ao longo do final do século XX e como as unidades de conservação se estruturam atualmente. Partindo de uma metodologia qualitativa, foram realizadas um total de dezesseis entrevistas semiestruturadas com dois públicos diferentes que visitaram o Parque Estadual da ilha Anchieta durante os dias 12/02 e 28/02 de 2020. O objetivo principal dessa pesquisa é entender se a prática de percorrer Trilhas Interpretativas é relevante para a Educação Ambiental e como ela pode afetar as percepções dos visitantes. Os resultados indicam que a atividade interpretativa da Trilha do Engenho é efetiva no sentido de ampliar as percepções sobre o meio ambiente e que, mesmo sendo uma trilha simples, pode se tornar muito elucidativa e dar novos significados às questões ambientais.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso A concepção de natureza na filosofia Samkhya(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-13) Vassão, Fernanda Giddings; Frederico, Samuel
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Conjuntamente com o Budismo, Jainismo, Vedanta, Mimansa e Yoga, o Samkhya é um dos seis principais sistemas filosóficos indiano. De origem milenar, o Samkhya propõe uma concepção de Natureza que difere da noção ocidental e da ciência positivista em vários aspectos, sendo o principal deles a separação entre o ser humano e a Natureza. O Samkhya propõe duas categorias de análise basilares para o entendimento do universo: purusa e prakrti. De acordo com o sistema, ambos constituem tudo o que existe no universo - prakrti sendo o composto fenomênico, de onde partem todas as causas e efeitos da Natureza (incluindo o elemento subjetivo da mente humana e o intelecto), e que tem características mutáveis, infinitas, ativas e fluidas; e purusa sendo o princípio da inteligência absoluta, da consciência humana, independente de prakrti, mas que condiciona a existência dela, apresentando características de um observador, testemunha, que não age, imóvel, permanente, imutável. Prakrti é a categoria de análise que constitui o objeto de estudo deste trabalho. Através de uma revisão bibliográfica de textos essenciais e artigos sobre a filosofia Samkhya, buscou-se atingir um entendimento do que constitui prakrti e discutir as contribuições que essa concepção de Natureza pode trazer para a ciência, para a Geografia moderna e para a vida humana como um todo, podendo renovar uma esperança de se estabelecer uma relação mais saudável, solidária e menos distante entre o ser humano e a Natureza, e entre os seres humanos, eliminando as dualidades que criaram durante séculos estas separações.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Análise estrutural e tectônica nas regiões de Passa Vinte - MG e Volta Redonda - RJ(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-26) Silva, Leonardo Gonçalves da; Souza, Iata Anderson de
; Luvizotto, George Luiz
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Na porção ocidental do estado do Rio de Janeiro, junto a porção sudeste do estado de Minas Gerais, são observados longos traçados impressos no relevo local, indicando a presença de estruturas com orientação discordante ao trend preferencial da porção central da Faixa Ribeira. O objetivo do trabalho resume-se a análise estrutural de estruturas rúpteis identificadas em uma área inserida entre os municípios de Passa Vinte - MG e Volta Redonda - RJ, com base na identificação da orientação principal dos planos de falhas identificadas no local; bem como pela determinação do respectivo sentido de movimentação associada. Como resultados, foram obtidos diagramas de rosetas gerados a partir da análise de lineamentos estruturais identificados em imagens SRTM 30m, assim como lineamentos presentes nas redes de drenagem local. Observou-se um padrão bimodal de estruturas com direção NE-SW e NW-SE, sendo a primeira o resultado de reativações de antigas zonas de fraqueza do embasamento pré-cambriano e, a segunda, resultante da deformação neotectônica atuante na área ao longo do cenozoico. Os dados de falhas e juntas mostram uma gama de orientações e características cinemáticas distintas, onde se destacam, por exemplo, falhas normais oblíquas, com movimentação sinistral e orientação ao longo da direção WNW-ESE,; falhas normais de orientação NE-SW identificadas nos sedimentos cenozoicos e embasamento cristalino; foi identificado também a presença de falhas transcorrentes segundo as direções NW-SE e N-S. Os dados obtidos apontam para importantes ativações neotectônicas na área durante o Cenozoico, estruturas de direção NW-SE e N-S mostraram-se responsáveis pela compartimentação da sedimentação Cenozoica nas Bacias de Resende e Volta Redonda.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Avaliação da aerofotogrametria com drones no mapeamento da sensibilidade ambiental ao óleo em áreas costeiras: estudo de caso nos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-15) Oliveira, Gabriel Henrique Sporh de; Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As Cartas de Sensibilidade ao Óleo são documentos cartográficos de extrema importância para a identificação de ambientes costeiros sensíveis, onde é possível identificar quais tipos de ambientes necessitam de uma resposta imediata em caso de acidente, auxiliando no trabalho de prevenção e no trabalho de remediação. Estas cartas classificam os ambientes costeiros segundo uma escala numérica qualitativa, baseada nas características fisiográficas observadas através de vários métodos, sendo os mais efetivos a pesquisa de reconhecimento de campo e as análises de imagens de satélite e modelos tridimensionais do terreno. Entretanto, muitas áreas, são precárias quanto a acessibilidade, como costões rochosos e áreas de muita vegetação, e outras possuem algum grau de dificuldade na diferenciação de ambientes através de imagens de baixa resolução espacial como as áreas consideradas de alta sensibilidade que geralmente necessitam de um detalhamento mais aprofundado. O drone é uma tecnologia nova que vem sendo cada vez mais empregada em pesquisas em todo o mundo, pois se destaca em sua versatilidade, baixo custo de operação e boa logística de trabalho. Nesta perspectiva, os drones podem ser utilizados como um instrumento para auxiliar no mapeamento de ambientes litorâneos com o intuito de se elaborar as Cartas de Sensibilidade ao Óleo, sendo uma alternativa a análise remota tradicional através de imagens de satélite do Google Earth ou outras fontes. Através da obtenção de um pré mapeamento tradicional e o levantamento aerofotogramétrico com drones em áreas do município de Caraguatatuba e Ubatuba (SP) é possível verificar as vantagens e as limitações que este método traz em relação ao anterior através da análise comparativa entre as imagens tradicionais e as ortofotos e seus produtos de processamento no software Agisoft Metashape.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Modelagem termodinâmica iterativa a partir do software Bingo-Antidote: Unidade Santo Antônio, Nappe de Luminárias - Faixa Brasília Meridional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-17) Jesus, Bruno Giovane Ferreira de; Fumes, Regiane Andrade
; Luvizotto, George Luiz
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Para estudos voltados a área da petrologia metamórfica é essencial a realização de análises composicionais de minerais índices para a de determinação acurada das condições de pressão e temperatura e da trajetória P-T registradas pelas diferentes paragêneses, para que desta forma, seja possível reconstruir a história geológica/geodinâmica de uma área. O estudo tem como foco a região da Nappe de Luminárias da Faixa Brasília Meridional, especificamente na Unidade Santo Antônio e conta com descrição microscópica, análises químicas e mapas composicionais a partir da microssonda eletrônica, os quais foram processados no software XMapTools para a obtenção de mapas quantitativos. As análises microscópicas permitiram caracterizar a rocha como granada — muscovita — biotita xisto feldspático. A partir da modelagem termodinâmica iterativa com o software Bingo-Antidote, com os mapas quantitativos, foi definido as condições de pressão de 0,74 GPa e temperatura de 605%, correspondente ao pico metamórfico (granada + muscovita + biotita + plagioclásio + quartzo). A modelagem com a clorita resultou em condições de retrometamorfismo (granada + muscovita + biotita + plagioclásio + quartzo + clorita + ilmenita), com valores de 554ºC e 0,44 GPa. Os valores obtidos caracterizam o metamorfismo da Unidade Santo Antônio em condições de fácies anfibolito, assim como os trabalhos anteriores. Conclui-se que o software Bingo-Antidote é uma alternativa viável para a otimização e determinação das condições P-T, além de apresentar grande potencia! no campo da termodinâmica.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Estudo e instrumentação para medidas de viscosidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-08) Rossi, Matheus; Gozzi, Giovani Fornereto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Neste estudo são descritos os conceitos básicos relacionados ao funcionamento de viscosímetros, mais especificamente o viscosímetro Hoppler, assim como conceitos básicos sobre viscosidade. Também são descritos os procedimentos experimentais para medidas de viscosidade utilizando o viscosímetro de Hoppler. Para aplicação da técnica foram produzidas soluções com diferentes viscosidades por meio da diluição de mel em água com diferentes concentrações. A partir da experimentação, a incerteza experimental na medição de viscosidade utilizando um viscosímetro de Hoppler foi obtida com valores inferiores a 4%.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Biossíntese e caracterização de Poli-3-Hidroxibutirato a partir de óleo de Jatropha curcas por Burkholderia glumae MA13(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-05) Carvalho, Sabrina Costa; Contiero, Jonas
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O polihidroxibutirato (PHB) é um polímero biodegradável sintetizado por diversas bactérias como reserva de energia. Possui características semelhantes ao polipropileno, sendo uma potencial alternativa aos plásticos de origem petroquímica. Devido ao alto custo associado a produção do PHB, esforços tem sido feitos na busca de fontes de carbono baratas que resultem em um alto rendimento de produção. Um substrato que apresenta grande potencial é o óleo de Jatropha curcas. Entre outras propriedades favoráveis, o óleo de J. curcas é não comestível, está amplamente disponível e pode ser produzido a baixo custo. Portanto o presente projeto de pesquisa teve como objetivo geral avaliar a produção de Polihidroxibutiratos (PHB) a partir da linhagem Burkholderia glumae MA13 utilizando óleo de Jatropha curcas como fonte de carbono. Diferentes fontes de nitrogênio e concentrações de fonte de carbono foram avaliadas a fim de obter os melhores parâmetros de produção. Os cultivos bacterianos foram realizados em frascos agitados a 34º€, 150 rpm por 96 horas. A produção máxima de PHB foi atingida com nitrato de sódio como fonte de nitrogênio, e a uma concentração de 10 g/L de óleo. Foi obtido 56% de acúmulo intracelular de polimero e um rendimento de 0,35 g/g. A Burkholderia glumas MA13 demonstrou ser uma linhagem bacteriana adaptada à síntese de PHB a partir de ácidos graxos, assim como óleo de Jatropha curcas se mostrou promissor como fonte de carbono.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Aplicação das ligninas de eucalipto e do bagaço de cana de açúcar em procedimentos de liberação controlada de ingredientes ativos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-09) Silva, Larissa Cristina; Gonçalves, Adilson Roberto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho visa a partir da aplicação experimental e análises metodológicas estudar a utilização da lignina do bagaço de cana e de eucalipto como matrizes em processos de liberações controladas. Espera-se representar a liberação de agroquímicos utilizando-se o ácido cítrico como ingrediente ativo, devido a indisponibilidade do agrotóxico para aplicação. A metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos iniciais e realizou-se os seguintes processos básicos: fusão da lignina e ácido cítrico para formação do composto, aplicação macromolecular do produto em água destilada, análise da liberação controlada em espectrofotômetro, transformação dos valores de absorbância em dados de concentração e aplicação da Lei de Fick. Em função dos resultados iniciais obtidos, em que se percebeu tignina diluída no processo de liberação, tornou-se necessário a aplicação de alternativas metodológicas. Especificamente realizou-se a utilização do filtro Sep-Pak, com o objetivo de Teter a lignina diluída no filtro; experimento de diluição das ligninas nas mesmas condições da liberação controlada, na tentativa de aproximar a quantidade diluída no processo; e a aplicação do sulfato de cobre como indicador da liberação. Mesmo com as alternativas, de maneira geral, não foi possível mensurar a quantidade de ácido cítrico liberada nos procedimentos por conta da interferência da lignina. Ainda assim, foi verificado que a concentração das soluções do líquido de liberação aumentou em função do tempo, o que representa que a liberação aconteceu apensar da imprecisão dos valores obtidos.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Remoção de DQO e nitrogênio total em alagados construídos com aeração intermitente em relação ao tempo de detenção hidráulica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-05-29) Silva, Isabela Pires da; Garcia, Marcelo Loureiro
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O aumento da poluição causado por lançamentos inadequados de esgotos sanitários faz com que seja cada vez mais necessário a busca por técnicas eficientes de tratamento de águas residuárias, porém que apresente um custo relativamente baixo, principalmente para aplicações em áreas rurais ou em locais carentes a fim de melhorar não só a qualidade ambiental, mas também a qualidade de vida da população. Os sistemas weilands, também denominados alagados construídos, podem ser considerados sistemas acessíveis, eficientes e que apresentam um baixo custo, quando comparados a sistemas de tratamento mais complexos, podendo ser compostos ou não por macrófitas aquáticas cultivadas nos substratos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do tempo de detenção hidráulica na remoção de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Nitrogênio Total (NT) em alagados construídos com aeração intermitente. Foram avaliados dois alagados construídos de fluxo subsuperficial horizontal onde cada um recebeu uma vazão diária de 8,7 L dia! de água residuária doméstica sintética, resultando em tempo de detenção hidráulica (TDH) de 3 dias, sendo um sistema controle sem aeração (AC1]) e um sistema aerado intermitentemente (AC2) e ambos cultivados com taboa (Typha tatifotia). Os resultados mostram que o alagado construído aerado intermitentemente apresentou elevada eficiência na remoção de DQO (98,25%), NT (83,60%) e fósforo total (78,10%), enquanto que o sistema sem aeração apresentou menor eficiência na remoção de DQO (93,89%), NT (48,60%) e fósforo total (58,66%) e, a evapotranspiração do sistema variou de 1,01 a 38,57 mm.d!. Esses resultados indicam, portanto, que a aeração intermitente permite a ocorrência simultânea dos processos de nitrificação e desnitrificação, melhorando a remoção de NT em alagados construidos de fluxo subsuperficial horizontal. Além disso, o uso de aeração intermitente também melhora o desempenho de alagados construídos na remoção de DQO e fósforo total.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Dinâmicas e processos de fragmentação socioespacial nos bairros Jardim Bom Sucesso e Jardim Novo Wenzel em Rio Claro - São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-14) Luciano, Caetano Januário; Oliveira, Dayana Aparecida Marques de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este presente trabalho de conclusão de curso aborda diretamente sobre como os processos e dinâmicas constituintes na fragmentação socioespacial nos bairros Jardim Bom Sucesso e Jardim Novo Wenzel, no município de Rio Claro/SP, afetam diretamente as questões de estruturação urbana, as práticas socioespaciais e o exercício de direito à cidade. Dessa maneira, torna-se necessário compreender seus procedimentos históricos de formação e estruturação do município rioclarense, compreendendo sua organização espacial e os agentes sociais influenciadores da modificação do espaço. Logo, a discussão sobre o que é a cidade é de suma importância para o entendimento do tema, adjunto com o aprofundamento sobre os centros urbanos e suas formas de reestruturação urbana. Com isso, entender os processos da fragmentação socioespacial sendo em quatro elementos principais, como a diferenciação e exclusão, segregação e auto segregação, ademais, estabelece-se sobre como isso impacta nas práticas sociais e principalmente em seus rompimentos socioespaciais. Isto é, através de pesquisa bibliográfica para um aprimoramento do debate teórico, um trabalho de campo de observação das áreas de estudo e a elaboração de mapas para fins de análise das áreas. Por fim, a partir de toda essa discussão teórica, torna-se evidente analisar as especificidades dos bairros e como esses processos resultaram na dinâmica espacial e social dessa áreas, evidenciando a ruptura das práticas sociais aos citadinos, os impossibilitando ou dificultando o poder de exercer os seus direitos como cidadãos.ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Ação neoliberal na educação: a construção e implementação do Novo Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-12) Andria, Annebelle Rene; Souza, José Gilberto de
; Bortolin, Bianca Caroline
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Considerando o Brasil um país refém das ações e ordens econômicas neoliberais, dada sua posição da divisão internacional do trabalho, em todas as áreas há uma influência de interesses econômicos e políticos que favorecem o super acúmulo e a exploração da população. Neste caso, o trabalho tem como proposta analisar como essa exploração atinge o setor da educação, especificamente na atuação de grupos financeiros nacionais e internacionais na campanha, elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular, que alterou o currículo do Ensino Médio de início e fundamentou o “Novo Ensino Médio”. No trabalho, avaliaremos como o imperialismo se utiliza da educação pública brasileira como ferramenta de controle sobre a nova geração do país a partir da atuação financeira e de políticas educacionais, como o Novo Ensino Médio.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação ambiental crítica no caderno do aluno do Currículo em Ação - SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Maciel, Ana Caroline; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho tem como objetivo analisar como os fundamentos da educação ambiental são abordados no 6o ano do Ensino Fundamental II, com foco nas atividades propostas no Caderno do Aluno. O material analisado, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em parceria com a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, foi obtido no site oficial destinado ao Currículo Paulista. A pesquisa, de caráter qualitativo e com abordagem documental, foi realizada por meio da análise de conteúdo, conforme os procedimentos de Ludke e André (1986). O estudo investigou as Sequências Didáticas relacionadas à educação ambiental (EA) nas unidades temáticas de Geografia. A análise das atividades revelou que elas promovem um aprendizado gradual, desenvolvendo nos alunos uma reflexão crítica sobre as transformações ambientais. Além disso, constatou-se que, embora nem todas as atividades abordem diretamente a EA, há potenciais para integrar os conceitos geográficos à reflexão ambiental, principalmente nas situações de aprendizagem relacionadas à cartografia e à dinâmica climática. O estudo conclui que as práticas pedagógicas do 6o ano oferecem uma base importante para a formação de cidadãos críticos, preparados para entender e agir sobre os desafios ambientais, especialmente por meio do uso de diferentes fontes de conhecimento e da participação ativa dos estudantes.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Educação popular e transformação social: a experiência do cursinho popular metamorfose(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-27) Figueiredo, Marcos Calegari de; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho se propõe a realizar uma construção teórica a partir de referenciais bibliográficos sobre a estrutura da educação pública brasileira, apresentando sua proposta desde seu surgimento: a reprodução do sistema capitalista e das desigualdades, ainda mais latentes com a entrada do neoliberalismo, privatização e elitização da educação, gerando o sucateamento da educação pública. Essa elitização traz, no período da redemocratização, uma demanda popular ao acesso a uma educação pública de qualidade, reverberando no surgimento e fortalecimento dos cursinhos populares, principalmente na década de 90. É possível compreender que os cursinhos devem transcender o acesso à educação, a fim de não contribuir para a manutenção de uma estrutura desigual da educação, mesmo trabalhando com as classes populares. Por fim, é realizado que a pedagogia histórico-crítica de Saviani é uma teoria potencial para os cursinhos populares trabalharem com a perspectiva de ruptura diante da estrutura que reproduz as desigualdades. Para tanto, a sua aplicabilidade no Cursinho Popular Metamorfose demanda uma formação de professores com a construção coletiva de um projeto político pedagógico juntamente com uma formação continuada, para que através do reconhecimento da luta para mudança haja a transformação social.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Caracterização mineralógica e petrográfica do depósito de ouro filoneano Poço da Sociedade, Anicuns (GO)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Sanches, Luca Maule Penteado; Melo, Rodrigo Prudente de
; Temporim, Filipe Altoé ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A formação de depósitos minerais se dá a partir de múltiplos fatores, como uma fonte fértil dos elementos do minério, condições geotectônicas que favorecem o processo, estruturas na crosta que permitam a migração e deposição dos metais e preservação do depósito após sua formação ou até mesmos processos pós deposicionais de reconcentração. No município de Anicuns, na região centro-oeste do Estado de Goiás, o depósito de ouro Poço da Sociedade foi lavrado até meados dos anos 1990, quando passou a ser inviável. O depósito é caracterizado pela presença de veios de quartzo com sulfeto. Está inserido no contexto geológico da Faixa Brasília Sul, mais especificamente, nas proximidades do contato entre o Arco Magmático de Arenópolis, que incluem rochas neoproterozóicas formadas em ambiente de arco de ilha, e o núcleo metamórfico da Faixa Brasília representado por rochas granulíticas do Complexo Anápolis-Itauçu. Apesar de seu longo histórico de exploração, o depósito não possui estudos aprofundados sobre a natureza da mineralização. Este trabalho estuda a metalogênese do depósito através da aplicação de métodos de mapeamento geológico-estrutural de detalhe do depósito e seu entorno, em escala 1:2.500, caracterização petrográfica das rochas do depósito e da alteração hidrotermal, análise do isótopos estáveis de hidrogênio e oxigênio presentes nos fluidos mineralizadores, modelagem do corpo de minério e integração dos dados geológicos existentes. Dados de geotermometria com base no conteúdo de ferro e alumínio na estrutura da clorita, sugerem que as condições retrometamórficas atingiram temperaturas com pico acima de 380°C e feições petrográficas observadas nos xistos e anfibolitos sugerem que o depósito está hospedado em rochas que atingiram como pico metamórfico, condições de metamorfismo fácies anfibolito baixo. O ouro ocorre como liga com prata, de maneira livre e associado à calcopirita, galena e esfalerita. Dados de isótopos estáveis (δD e δ180) indicam fonte metamórfica para fluidos responsáveis pela cristalização dos minerais de ganga presentes no depósito em estudo. Os resultados permitem concluir que os depósitos foram formados tardiamente na evolução metamórfica da Sequência Anicuns, em profundidades de cerca de 12 km.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Petrografia, litogeoquímica e química mineral das rochas graníticas do stock São Miguel Arcanjo, sul do estado de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-17) Dalbelo, Isabella Maria Wonsik; Godoy, Antonio Misson
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O Granito São Miguel Arcanjo constitui um corpo intrusivo de aproximadamente 36 km2, localizado nas proximidades de São Miguel Arcanjo, região sul do Estado de São Paulo. Inserido na Província Mantiqueira Central e na porção centro-sul do Cinturão Ribeira, correlaciona-se à granitogênese neoproterozoica do Terreno Apiaí. O presente trabalho tem como objetivo a distinção e classificação das rochas graníticas baseadas em critérios petrológicos, geoquímicos e de química mineral a fim de compreender a evolução e geração do magmatismo sin- a pós-tectônico do sudeste brasileiro. As pesquisas realizadas foram divididas em três etapas: Levantamento bibliográfico, realizado durante toda a confecção do trabalho; Etapa de campo, caracterizada pelo mapeamento geológico regional na escala 1:25.000 através de levantamentos detalhados e amostragem sistemática em áreas selecionadas; Etapa de Laboratório, constituída por análises macro e microscópicas das amostras coletadas, análises geoquímicas e de química mineral. Como resultado, o Granito São Miguel Arcanjo foi dividido em cinco fácies, baseadas nas diferentes composições mineralógicas e texturais, a fim de realizar investigações geológicas, petrográficas e compreender a evolução do corpo em relação ao evento colisional da Faixa Ribeira. São elas: biotita-hornblenda-quartzo monzonito a granodiorito, biotita monzogranito com hornblenda porfirítico, hornblenda-biotita monzogranito porfirítico, monzogranito com biotita e hornblenda porfirítico e hornblenda-biotita monzogranito cinza fino. As rochas são classificadas como leucocráticas e caracterizadas por coloração cinza a rósea, estrutura isotrópica e localmente anisotrópica, textura equigranular a porfirítica. As composições das fácies variam entre quartzo monzonito, granodiorito e monzogranito e apresentam majoritariamente mais biotita do que hornblenda. A composição mineralógica inclui microclínio, quartzo, oligoclásio, anfibólio (edenita e ferroedenita), e biotita (flogopita e siderofilita), e como minerais acessórios, apatita, allanita, zircão, minerais opacos e titanita. Os minerais secundários são representados por biotita, epidoto, clorita, sericita e turmalina. As rochas graníticas são peraluminosas e altamente diferenciadas, correlacionadas à série cálcio-alcalina de alto potássio a shoshonítica do Tipo I Caledoniano, de ambiente sin- a pós-colisional, pertencentes à fase final da construção do Arco Magmático Ribeira. Estão associadas às estruturas transtensivas da Zonas de Cisalhamento Taxaquara, resultantes do final do evento colisional da Orogênese Ribeira e caracterizam o arranjo final geotectônico de estabilização do Terreno Apiaí.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Direito indígena à educação e o ensino de geografia: análise documental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Ascari, Giovana Kraft; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho baseia-se em uma análise documental sobre a implementação do RCN/Indígena em consequência ao direito indígena, assegurado por lei, por uma educação diferenciada que permita investigar a aplicabilidade da Geografia enquanto meio para trazer representatividade e aproximação cultural de conhecimentos tradicionais que aproximem o ensino dos povos indígenas. Pretende se discutir sobre a busca pela valorização na formação de Professores índios que contribuíram para execução dos direitos assegurados e na manutenção linguística e cultural desses povos. E também, refletir sobre a representatividade da luta dos povos indígenas por espaço e educação que contribuem para a formação de suas diversidades.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O taiko brasileiro e seu viés sócio-cultural e identitário(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Silva, Arthur Makoto Kunikawa Fonseca; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O taiko é um tradicional instrumento de percussão japonês que se espalha pelo mundo através da sua interpretação como expressão artística independente. Ao chegar no Brasil, em meados dos anos 2000, o instrumento encontra na comunidade nipo-brasileira uma maneira de reverberar sua prática, mas que resulta em um processo de choque cultural do taiko com a realidade de todo Brasil. Desta maneira, surgem ao longo do século XXI inúmeros grupos de taiko brasileiros, a maioria tutelados pela Associação Brasileira de Taiko (ABT), mas não todos. Muitos grupos passam a se organizar de forma independente buscando construir na prática do taiko sua própria identidade. Surge assim a necessidade de se pensar em um taiko integralmente brasileiro, o “bradaiko” (taiko brasileiro), que assimile as capacidades sócio-culturais deste membranofone à pluralidade do Brasil, abordando complexidades e subvertendo-as através de si. A partir de pesquisa empírica dessas realidades e potencialidades, e também de levantamento bibliográfico, o presente trabalho visa promover o bradaiko como pensamento primaz dessa nova fase do taiko brasileiro.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
A educação ambiental na espeleologia brasileira: reflexões e abordagens críticas presentes nas publicações sobre o tema(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-19) Kimura, Larissa Mayumi; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este estudo reflete acerca das discussões científicas entorno da educação ambiental, voltada para a espeleologia. Analisando intersecções entre espaço geográfico, educação ambiental e a importância da pedagogia histórico-crítica, evidenciando como as práticas educacionais podem perpetuar desigualdades sociais e promover a formação de consciência crítica nos sujeitos. O objetivo da pesquisa é contribuir para a construção de um modelo educacional que desafie as estruturas de interesses hegemônicos, promovendo a transformação social por meio de uma educação crítica. A metodologia desenvolvida se baseou na Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), analisando 37 publicações de Anais do Congresso Brasileiro de Espeleologia (2019-2023) e categorizando-as por meio dos seus objetivos na seção de Educação e Cultura. Conclui-se que, os resultados apontaram para a diminuição no volume de publicações voltadas para abordagens educacionais, em especial para a educação ambiental espeleológica com viés crítico. Apontamos a relevância para pedagogia histórico-crítica em abordagens da educação ambiental uma vez que, reconhecemos a importância de conectar indivíduos de experiências empíricas e a complexificação de abstrações para a compreensão da realidade concreta e a formação de agentes politicamente ativos.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Juvenilização da EJA: desafio e perspectivas no contexto de Rio Claro (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-19) Galvão, Victoria Gabriela Theodoro Galvão; Maia, Diego Corrêa
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se destacado como um desafio em âmbito nacional e no município de Rio Claro. Originalmente concebida para atender adultos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada, a EJA tem recebido um número crescente de adolescentes, em grande parte devido à exclusão do ensino regular e às desigualdades socioeconômicas. Esse fenômeno gera impactos significativos na dinâmica das salas de aula, que passam a lidar com perfis etários e culturais diversificados, exigindo adaptações pedagógicas e estruturais. Em Rio Claro, a situação reflete o cenário nacional, com a presença marcante de jovens que veem na EJA uma alternativa de inclusão educacional, muitas vezes pressionados por condições de trabalho e vulnerabilidade social. O fenômeno desafia políticas públicas a repensarem práticas escolares, assegurando que o ensino regular atenda adequadamente os jovens, reduzindo assim a evasão e a migração precoce para a EJA.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Prospecção de leveduras associadas às formigas atíneas para a solubilização de fosfato e zinco(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Demiate, Helena Barana; Montoya, Quimi Vidaurre ; Rodrigues, André
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As formigas cultivadoras de fungos (subfamilia Myrmicinae, tribo Attini, subtribo Attina, ‘atíneas’) mantêm uma complexa rede simbiótica com diversos microrganismos, como as leveduras. As leveduras apresentam uma grande importância ecológica em ambientes de simbiose de outros insetos, além de um alto potencial biotecnológico como solubilizadores de fosfato e zinco para a agricultura. No entanto, tais potenciais foram pouco explorados dentro das colônias das atíneas. Devido à alta diversidade das formigas atíneas e à inerência das leveduras nesse sistema, acredita-se que o ambiente desses insetos seja promissor para a busca desses microrganismos com potencial de solubilização de fosfato e zinco para aplicação como biofertilizantes. Neste trabalho, prospectou-se pela primeira vez o potencial de leveduras associadas ao jardim de fungo das formigas atíneas para a solubilização de fosfato e zinco. Para tanto, foram avaliadas 43 leveduras (33 espécies de 17 gêneros), isoladas dos jardins de fungo de 14 espécies de formigas atíneas, quanto ao potencial de solubilização desses compostos. Os isolados foram reativados em placas de Petri contendo meio de cultivo YMA (Yeast Malt Extract Agar), os inóculos foram preparados utilizando meio líquido YPD (Yeast Peptone Dextrose), e os testes de solubilização de fosfato e zinco foram realizados em placas contendo meio de cultivo PVK (Pikovskaya) suplementados com fosfato de cálcio e óxido de zinco, respectivamente. A formação de halos transparentes ao redor das colônias foi considerada como positivo para a solubilização desses compostos, e a ausência do halo foi considerado como resultado negativo. Os resultados encontrados mostraram que 31 leveduras solubilizaram fosfato [Índice de Solubilização (IS) < 2], sete apresentaram capacidade de solubilizar zinco (IS < 2), e sete apresentaram capacidade de solubilizar ambos os compostos (IS < 2), o que indica uma capacidade de solubilização de fosfato e zinco baixa quando comparada com leveduras de outros sistemas, como solo e rizosfera de plantas. Apesar disso, esses resultados são inéditos e preenchem uma lacuna importante no estudo da ecologia e do potencial biotecnológico desses fungos. Estudos mais aprofundados combinando várias técnicas e meios de cultivo, com testes de consórcio microbiano, são necessários para desvendar o verdadeiro potencial desses microrganismos para a solubilização de fosfato e zinco.