Rio Claro - IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254627
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ItemTrabalho de conclusão de curso Educação ambiental crítica no caderno do aluno do Currículo em Ação - SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Maciel, Ana Caroline ; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho tem como objetivo analisar como os fundamentos da educação ambiental são abordados no 6o ano do Ensino Fundamental II, com foco nas atividades propostas no Caderno do Aluno. O material analisado, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em parceria com a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, foi obtido no site oficial destinado ao Currículo Paulista. A pesquisa, de caráter qualitativo e com abordagem documental, foi realizada por meio da análise de conteúdo, conforme os procedimentos de Ludke e André (1986). O estudo investigou as Sequências Didáticas relacionadas à educação ambiental (EA) nas unidades temáticas de Geografia. A análise das atividades revelou que elas promovem um aprendizado gradual, desenvolvendo nos alunos uma reflexão crítica sobre as transformações ambientais. Além disso, constatou-se que, embora nem todas as atividades abordem diretamente a EA, há potenciais para integrar os conceitos geográficos à reflexão ambiental, principalmente nas situações de aprendizagem relacionadas à cartografia e à dinâmica climática. O estudo conclui que as práticas pedagógicas do 6o ano oferecem uma base importante para a formação de cidadãos críticos, preparados para entender e agir sobre os desafios ambientais, especialmente por meio do uso de diferentes fontes de conhecimento e da participação ativa dos estudantes.ItemTrabalho de conclusão de curso Educação popular e transformação social: a experiência do cursinho popular metamorfose(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-27) Figueiredo, Marcos Calegari de ; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho se propõe a realizar uma construção teórica a partir de referenciais bibliográficos sobre a estrutura da educação pública brasileira, apresentando sua proposta desde seu surgimento: a reprodução do sistema capitalista e das desigualdades, ainda mais latentes com a entrada do neoliberalismo, privatização e elitização da educação, gerando o sucateamento da educação pública. Essa elitização traz, no período da redemocratização, uma demanda popular ao acesso a uma educação pública de qualidade, reverberando no surgimento e fortalecimento dos cursinhos populares, principalmente na década de 90. É possível compreender que os cursinhos devem transcender o acesso à educação, a fim de não contribuir para a manutenção de uma estrutura desigual da educação, mesmo trabalhando com as classes populares. Por fim, é realizado que a pedagogia histórico-crítica de Saviani é uma teoria potencial para os cursinhos populares trabalharem com a perspectiva de ruptura diante da estrutura que reproduz as desigualdades. Para tanto, a sua aplicabilidade no Cursinho Popular Metamorfose demanda uma formação de professores com a construção coletiva de um projeto político pedagógico juntamente com uma formação continuada, para que através do reconhecimento da luta para mudança haja a transformação social.ItemTrabalho de conclusão de curso Caracterização mineralógica e petrográfica do depósito de ouro filoneano Poço da Sociedade, Anicuns (GO)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Sanches, Luca Maule Penteado ; Melo, Rodrigo Prudente de ; Temporim, Filipe Altoé ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A formação de depósitos minerais se dá a partir de múltiplos fatores, como uma fonte fértil dos elementos do minério, condições geotectônicas que favorecem o processo, estruturas na crosta que permitam a migração e deposição dos metais e preservação do depósito após sua formação ou até mesmos processos pós deposicionais de reconcentração. No município de Anicuns, na região centro-oeste do Estado de Goiás, o depósito de ouro Poço da Sociedade foi lavrado até meados dos anos 1990, quando passou a ser inviável. O depósito é caracterizado pela presença de veios de quartzo com sulfeto. Está inserido no contexto geológico da Faixa Brasília Sul, mais especificamente, nas proximidades do contato entre o Arco Magmático de Arenópolis, que incluem rochas neoproterozóicas formadas em ambiente de arco de ilha, e o núcleo metamórfico da Faixa Brasília representado por rochas granulíticas do Complexo Anápolis-Itauçu. Apesar de seu longo histórico de exploração, o depósito não possui estudos aprofundados sobre a natureza da mineralização. Este trabalho estuda a metalogênese do depósito através da aplicação de métodos de mapeamento geológico-estrutural de detalhe do depósito e seu entorno, em escala 1:2.500, caracterização petrográfica das rochas do depósito e da alteração hidrotermal, análise do isótopos estáveis de hidrogênio e oxigênio presentes nos fluidos mineralizadores, modelagem do corpo de minério e integração dos dados geológicos existentes. Dados de geotermometria com base no conteúdo de ferro e alumínio na estrutura da clorita, sugerem que as condições retrometamórficas atingiram temperaturas com pico acima de 380°C e feições petrográficas observadas nos xistos e anfibolitos sugerem que o depósito está hospedado em rochas que atingiram como pico metamórfico, condições de metamorfismo fácies anfibolito baixo. O ouro ocorre como liga com prata, de maneira livre e associado à calcopirita, galena e esfalerita. Dados de isótopos estáveis (δD e δ180) indicam fonte metamórfica para fluidos responsáveis pela cristalização dos minerais de ganga presentes no depósito em estudo. Os resultados permitem concluir que os depósitos foram formados tardiamente na evolução metamórfica da Sequência Anicuns, em profundidades de cerca de 12 km.ItemTrabalho de conclusão de curso Petrografia, litogeoquímica e química mineral das rochas graníticas do stock São Miguel Arcanjo, sul do estado de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-17) Dalbelo, Isabella Maria Wonsik ; Godoy, Antonio Misson ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Granito São Miguel Arcanjo constitui um corpo intrusivo de aproximadamente 36 km2, localizado nas proximidades de São Miguel Arcanjo, região sul do Estado de São Paulo. Inserido na Província Mantiqueira Central e na porção centro-sul do Cinturão Ribeira, correlaciona-se à granitogênese neoproterozoica do Terreno Apiaí. O presente trabalho tem como objetivo a distinção e classificação das rochas graníticas baseadas em critérios petrológicos, geoquímicos e de química mineral a fim de compreender a evolução e geração do magmatismo sin- a pós-tectônico do sudeste brasileiro. As pesquisas realizadas foram divididas em três etapas: Levantamento bibliográfico, realizado durante toda a confecção do trabalho; Etapa de campo, caracterizada pelo mapeamento geológico regional na escala 1:25.000 através de levantamentos detalhados e amostragem sistemática em áreas selecionadas; Etapa de Laboratório, constituída por análises macro e microscópicas das amostras coletadas, análises geoquímicas e de química mineral. Como resultado, o Granito São Miguel Arcanjo foi dividido em cinco fácies, baseadas nas diferentes composições mineralógicas e texturais, a fim de realizar investigações geológicas, petrográficas e compreender a evolução do corpo em relação ao evento colisional da Faixa Ribeira. São elas: biotita-hornblenda-quartzo monzonito a granodiorito, biotita monzogranito com hornblenda porfirítico, hornblenda-biotita monzogranito porfirítico, monzogranito com biotita e hornblenda porfirítico e hornblenda-biotita monzogranito cinza fino. As rochas são classificadas como leucocráticas e caracterizadas por coloração cinza a rósea, estrutura isotrópica e localmente anisotrópica, textura equigranular a porfirítica. As composições das fácies variam entre quartzo monzonito, granodiorito e monzogranito e apresentam majoritariamente mais biotita do que hornblenda. A composição mineralógica inclui microclínio, quartzo, oligoclásio, anfibólio (edenita e ferroedenita), e biotita (flogopita e siderofilita), e como minerais acessórios, apatita, allanita, zircão, minerais opacos e titanita. Os minerais secundários são representados por biotita, epidoto, clorita, sericita e turmalina. As rochas graníticas são peraluminosas e altamente diferenciadas, correlacionadas à série cálcio-alcalina de alto potássio a shoshonítica do Tipo I Caledoniano, de ambiente sin- a pós-colisional, pertencentes à fase final da construção do Arco Magmático Ribeira. Estão associadas às estruturas transtensivas da Zonas de Cisalhamento Taxaquara, resultantes do final do evento colisional da Orogênese Ribeira e caracterizam o arranjo final geotectônico de estabilização do Terreno Apiaí.ItemTrabalho de conclusão de curso Direito indígena à educação e o ensino de geografia: análise documental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Ascari, Giovana Kraft ; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho baseia-se em uma análise documental sobre a implementação do RCN/Indígena em consequência ao direito indígena, assegurado por lei, por uma educação diferenciada que permita investigar a aplicabilidade da Geografia enquanto meio para trazer representatividade e aproximação cultural de conhecimentos tradicionais que aproximem o ensino dos povos indígenas. Pretende se discutir sobre a busca pela valorização na formação de Professores índios que contribuíram para execução dos direitos assegurados e na manutenção linguística e cultural desses povos. E também, refletir sobre a representatividade da luta dos povos indígenas por espaço e educação que contribuem para a formação de suas diversidades.ItemTrabalho de conclusão de curso O taiko brasileiro e seu viés sócio-cultural e identitário(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Silva, Arthur Makoto Kunikawa Fonseca ; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O taiko é um tradicional instrumento de percussão japonês que se espalha pelo mundo através da sua interpretação como expressão artística independente. Ao chegar no Brasil, em meados dos anos 2000, o instrumento encontra na comunidade nipo-brasileira uma maneira de reverberar sua prática, mas que resulta em um processo de choque cultural do taiko com a realidade de todo Brasil. Desta maneira, surgem ao longo do século XXI inúmeros grupos de taiko brasileiros, a maioria tutelados pela Associação Brasileira de Taiko (ABT), mas não todos. Muitos grupos passam a se organizar de forma independente buscando construir na prática do taiko sua própria identidade. Surge assim a necessidade de se pensar em um taiko integralmente brasileiro, o “bradaiko” (taiko brasileiro), que assimile as capacidades sócio-culturais deste membranofone à pluralidade do Brasil, abordando complexidades e subvertendo-as através de si. A partir de pesquisa empírica dessas realidades e potencialidades, e também de levantamento bibliográfico, o presente trabalho visa promover o bradaiko como pensamento primaz dessa nova fase do taiko brasileiro.ItemTrabalho de conclusão de curso A educação ambiental na espeleologia brasileira: reflexões e abordagens críticas presentes nas publicações sobre o tema(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-19) Kimura, Larissa Mayumi ; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo reflete acerca das discussões científicas entorno da educação ambiental, voltada para a espeleologia. Analisando intersecções entre espaço geográfico, educação ambiental e a importância da pedagogia histórico-crítica, evidenciando como as práticas educacionais podem perpetuar desigualdades sociais e promover a formação de consciência crítica nos sujeitos. O objetivo da pesquisa é contribuir para a construção de um modelo educacional que desafie as estruturas de interesses hegemônicos, promovendo a transformação social por meio de uma educação crítica. A metodologia desenvolvida se baseou na Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), analisando 37 publicações de Anais do Congresso Brasileiro de Espeleologia (2019-2023) e categorizando-as por meio dos seus objetivos na seção de Educação e Cultura. Conclui-se que, os resultados apontaram para a diminuição no volume de publicações voltadas para abordagens educacionais, em especial para a educação ambiental espeleológica com viés crítico. Apontamos a relevância para pedagogia histórico-crítica em abordagens da educação ambiental uma vez que, reconhecemos a importância de conectar indivíduos de experiências empíricas e a complexificação de abstrações para a compreensão da realidade concreta e a formação de agentes politicamente ativos.ItemTrabalho de conclusão de curso Juvenilização da EJA: desafio e perspectivas no contexto de Rio Claro (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-19) Galvão, Victoria Gabriela Theodoro Galvão ; Maia, Diego Corrêa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se destacado como um desafio em âmbito nacional e no município de Rio Claro. Originalmente concebida para atender adultos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada, a EJA tem recebido um número crescente de adolescentes, em grande parte devido à exclusão do ensino regular e às desigualdades socioeconômicas. Esse fenômeno gera impactos significativos na dinâmica das salas de aula, que passam a lidar com perfis etários e culturais diversificados, exigindo adaptações pedagógicas e estruturais. Em Rio Claro, a situação reflete o cenário nacional, com a presença marcante de jovens que veem na EJA uma alternativa de inclusão educacional, muitas vezes pressionados por condições de trabalho e vulnerabilidade social. O fenômeno desafia políticas públicas a repensarem práticas escolares, assegurando que o ensino regular atenda adequadamente os jovens, reduzindo assim a evasão e a migração precoce para a EJA.ItemTrabalho de conclusão de curso Prospecção de leveduras associadas às formigas atíneas para a solubilização de fosfato e zinco(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Demiate, Helena Barana ; Montoya, Quimi Vidaurre ; Rodrigues, André ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As formigas cultivadoras de fungos (subfamilia Myrmicinae, tribo Attini, subtribo Attina, ‘atíneas’) mantêm uma complexa rede simbiótica com diversos microrganismos, como as leveduras. As leveduras apresentam uma grande importância ecológica em ambientes de simbiose de outros insetos, além de um alto potencial biotecnológico como solubilizadores de fosfato e zinco para a agricultura. No entanto, tais potenciais foram pouco explorados dentro das colônias das atíneas. Devido à alta diversidade das formigas atíneas e à inerência das leveduras nesse sistema, acredita-se que o ambiente desses insetos seja promissor para a busca desses microrganismos com potencial de solubilização de fosfato e zinco para aplicação como biofertilizantes. Neste trabalho, prospectou-se pela primeira vez o potencial de leveduras associadas ao jardim de fungo das formigas atíneas para a solubilização de fosfato e zinco. Para tanto, foram avaliadas 43 leveduras (33 espécies de 17 gêneros), isoladas dos jardins de fungo de 14 espécies de formigas atíneas, quanto ao potencial de solubilização desses compostos. Os isolados foram reativados em placas de Petri contendo meio de cultivo YMA (Yeast Malt Extract Agar), os inóculos foram preparados utilizando meio líquido YPD (Yeast Peptone Dextrose), e os testes de solubilização de fosfato e zinco foram realizados em placas contendo meio de cultivo PVK (Pikovskaya) suplementados com fosfato de cálcio e óxido de zinco, respectivamente. A formação de halos transparentes ao redor das colônias foi considerada como positivo para a solubilização desses compostos, e a ausência do halo foi considerado como resultado negativo. Os resultados encontrados mostraram que 31 leveduras solubilizaram fosfato [Índice de Solubilização (IS) < 2], sete apresentaram capacidade de solubilizar zinco (IS < 2), e sete apresentaram capacidade de solubilizar ambos os compostos (IS < 2), o que indica uma capacidade de solubilização de fosfato e zinco baixa quando comparada com leveduras de outros sistemas, como solo e rizosfera de plantas. Apesar disso, esses resultados são inéditos e preenchem uma lacuna importante no estudo da ecologia e do potencial biotecnológico desses fungos. Estudos mais aprofundados combinando várias técnicas e meios de cultivo, com testes de consórcio microbiano, são necessários para desvendar o verdadeiro potencial desses microrganismos para a solubilização de fosfato e zinco.ItemTrabalho de conclusão de curso Assimetrias urbanas na região metropolitana de Piracicaba através do índice de bem-estar urbano (IBEU)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-14) Pinheiro, Kaique Alberto da Silva ; Gallo, Fabrício ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho tem como objetivo analisar as desigualdades urbanas na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) a partir do Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU). Utilizando dados do Observatório das Metrópoles e do censo demográfico do IBGE, o estudo avalia as condições de vida dos municípios que compõem a RMP, considerando cinco dimensões principais: mobilidade urbana, condições ambientais, condições habitacionais, atendimento de serviços coletivos e infraestrutura urbana; O IBEU serve como uma ferramenta analíticas para mensurar o impacto das desigualdades intraurbanas, oferecendo uma base para a formulação de políticas públicas que visem a redução das assimetrias socioeconômicas regionais. Os resultados indicam que, apesar de algumas cidades como Águas de São Pedro e Araras apresentarem bons índices de bem-estar urbano, municípios como Mombuca e Capivari enfrentam desafios significativos, especialmente na dimensão de infraestrutura. Comparando com outras regiões metropolitanas do estado a RMP possui um bom desempenho, entretanto ainda apresenta desafios na integração entre seus municípios.ItemTrabalho de conclusão de curso Análise do uso e cobertura da terra e identificação de conflitos de uso em APPs na sub-bacia do Ribeirão Jacutinga, entre Rio Claro e Corumbataí (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Patarello, Giovanni Vicente ; Pancher, Andreia Medinilha ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) é de suma importância para o meio ambiente e para a manutenção dos recursos hídricos e da qualidade de vida da população. As APPs localizadas na sub-bacia do Ribeirão Jacutinga, em grande parte, não são preservadas, abrangendo usos da terra conflitantes com relação à legislação protetiva desses recursos naturais. Vale salientar que proteger as APPs é resguardar também a disponibilidade e qualidade hídrica do município de Rio Claro (SP) e dos municípios vizinhos. Diante desta situação, o objetivo principal deste trabalho foi analisar o uso e cobertura da terra da sub-bacia do ribeirão Jacutinga, localizada entre os municípios de Rio Claro e Corumbataí (SP), bem como dos conflitos de usos da terra na APP. Para o propósito, foram aplicados procedimentos relativos às geotecnologias, utilizando-se imagens orbitais do CBERS-4A, especificamente a composição das bandas 3, 4 e 2 do sensor WPM. A classificação supervisionada foi realizada através do software QGIS e do plugin Orfeo ToolBox, seguida de uma edição manual com o plugin Serval. A partir da análise do uso e cobertura da terra da sub-bacia e a delimitação das APPs, de acordo com o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), foram identificados os conflitos de uso da terra, ou seja, as classes de uso da terra que ocupam áreas de proteção legal. Os resultados demonstraram que as principais classes de uso e cobertura da terra na sub-bacia foram pastagem, com 51,39 %, seguida por floresta, com 22,66 %, agricultura, com 11,32 %, solo exposto, com 8,2 % e silvicultura, com 3,34 %. O uso indevido das APPs teve um índice de 51,46 %, com 48,54 % de vegetação nativa preservada. Esses resultados poderão auxiliar no adequado planejamento do uso da terra e na fiscalização da área por parte da administração pública.ItemTrabalho de conclusão de curso Linguagem e subjetividade nas geografias de horizonte humanista: contribuições para a compreensão do imaterial na geografia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Silva, Murilo de Godoi Caldeira da ; Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo se constitui como um ensaio em epistemologia cujo objetivo principal foi o de explorar possibilidades de construção de uma ciência geográfica permeada pelos fenômenos imateriais, como proposto por Marandola Jr. e Gratão (2003). Para isso, optou-se por investigar as geografias de horizonte humanista através de uma perspectiva autobiográfica, considerando a história de vida do autor-pesquisador e seu percurso de análise e de subjetivação, amparando-se nas relações da subjetividade entre diferentes concepções de sujeito: a de sujeito da experiência (BONDÍA, 2002) e a de sujeito da psicanálise (TOREZAN; AGUIAR, 2011). O humanismo aparece neste trabalho, portanto, enquanto objeto de estudo e método, e é entendido como a expressão do romantismo, um dos dois polos epistemológicos em que se dividem, como aponta Gomes (1996), as ciências modernas – opondo-se ao polo racionalista. Os autores e obras referenciadas, acadêmicas e literárias, foram aqueles que se mostraram mais importantes na construção da prática e da identidade docente do autor-pesquisador, juntamente com seu próprio percurso de análise, de aprendizagem e de pesquisa, e articularam-se entre as áreas da geografia, da linguística, da literatura, da filosofia, da sociologia, da educação e da psicanálise. Considerando que as abordagens deste polo não visam limitar-se a um programa pré-estabelecido, este ensaio produziu interpretações e reflexões que foram desenvolvidas durante todo o processo formativo do aluno-pesquisador, resultando na elaboração de uma retomada histórica da corrente humanista na Ciência Geográfica, de seu surgimento nos Estados Unidos da América à sua chegada ao Brasil - com ênfase às contribuições de sua precursora no país, a geógrafa Lívia de Oliveira, e da instituição em que esta atuou como professora e pesquisadora, a UNESP de Rio Claro (SP). Dessa forma, estabeleceram-se interlocuções entre processos subjetivos do autor-pesquisador e do desenvolvimento da história das geografias de horizonte humanista, bem como apontaram-se possíveis conexões entre a Geografia e alguns fenômenos imateriais, como a linguagem.ItemTrabalho de conclusão de curso Atualização e avaliação de dados da região de Rio Claro e São Pedro para compreensão da geologia do petróleo da região Nordeste da Bacia do Paraná(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Araujo, Isabela Carolini Souza ; Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As investigações sobre petróleo na área começaram em 1917, conduzidas pelo Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Apesar de extensas pesquisas entre as décadas de 1970 e 1990, a exploração foi encerrada devido à inviabilidade comercial. A área entre São Pedro e Rio Claro (SP) possui formações geológicas que já foram e ainda podem ser significativas para a análise de sistemas petrolíferos convencionais e não convencionais, aplicável a contextos geológicos análogos. Este trabalho focou na caracterização geológica e revisão bibliográfica da região, com foco nos sistemas petrolíferos. A pesquisa incluiu campanhas de campo, a elaboração de um modelo geológico 2D e revisão bibliográfica relacionada a geologia do petróleo. O mapa e o modelo revelaram uma alta complexidade geológica e estrutural, marcada por falhas e fraturas, além de inconsistências nas espessuras das formações, associadas ao Domo de Pitanga. O sistema petrolífero Irati-Piramboia é considerado ineficaz devido à elevada erodibilidade provocada pela influência tectônica que removeu qualquer tipo de trapa/selo. Por outro lado, os sistemas Irati-Irati e Irati-Tatuí apresentaram potenciais favoráveis para armazenamento, com diferentes tipos de reservatórios. No caso do Irati-Irati sendo o calcário o reservatório e no caso do Irati-Tatuí sendo as lentes arenosas da formação o reservatório. A principal conclusão é que, embora esses sistemas mostrem características litológicas favoráveis, a área de estudo não é adequada para exploração devido às condições estruturais locais. No entanto, os dados e modelos desenvolvidos podem ser valiosos para futuras investigações em áreas com características semelhantes, ampliando as possibilidades de exploração.ItemTrabalho de conclusão de curso A superexploração do trabalho infantil na indústria do entretenimento do k-pop(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-19) Silva, Rafaela Nunes da ; Gallo, Fabrício ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar a exploração do trabalho infantil na indústria do K-pop, em que as grandes indústrias do setor cultural submetem crianças e adolescente a uma rotina estressante de trabalho, em que priva-os dos direitos de desenvolvimento social, contextualizando historicamente o desenvolvimento da Península da Coreia e suas transformações socioculturais. Em seguida de um processo de industrialização tardia que transformou o país em uma potência econômica, mas que posteriormente promoveu a consolidação de uma estratégia de crescimento baseada em inovação e exportação cultural em massa, utilizando o gênero musical K-pop, como uma ferramenta chave para expansão da Coreia do Sul no cenário global. Com isso, buscaremos trazer maior entendimento sobre a situação geográfica destas indústrias e o poderio e influência que essa cultura alcança nos atualmente por todo o mundo.ItemTrabalho de conclusão de curso Planejamento urbano: a relação dos espaços públicos de lazer com a qualidade de vida na cidade de Rio Claro/SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Freitas, Julia Storti ; Almeida, Marina Castro de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho investiga a relação entre os espaços públicos de lazer e a qualidade de vida urbana, tendo em vista a importância do planejamento urbano para responder a seguinte questão: as praças públicas e os parques urbanos da cidade de Rio Claro/SP promovem o bem-estar populacional? A partir dessa perspectiva, o estudo foi conduzido por meio de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, a fim de compreender a realidade desses ambientes na composição do território urbano por meio de ferramentas teóricas da ciência geográfica. Os resultados encontrados revelam que a cidade possui uma quantidade considerável de praças e parques para o desenvolvimento do lazer e que esses ambientes proporcionam benefícios para a qualidade de vida de seus usuários, como: contato com a natureza, saúde física e mental, além do convívio em comunidade. No entanto, também verificou-se as consequências evidentes do escasso investimento público, como a falta de manutenção dos equipamentos e a sua forma de uso obsoleta. Conclui-se, então, que quando ofertados espaços públicos de lazer de qualidade, esses interferem de maneira significativa e positiva no desenvolvimento urbano e no bem-estar populacional.ItemTrabalho de conclusão de curso Produção de materiais adaptados para o ensino em geografia, sob nova perspectiva inclusiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-15) Rodrigues, Lívia de Moraes ; Pezzato, João Pedro ; Gallo, Fabrício ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Buscou-se nessa pesquisa, fazer uma análise sobre a produção de materiais adaptados no ensino à geografia, como materiais dessa natureza, tem sido associado a geografia escolar. O objetivo deste trabalho pretende contribuir com a apresentação de experiências e práticas de professores, vivenciadas em sala de aula. A importância do ensino da geografia e o uso dos recursos didáticos, verificando como estão sendo trabalhados nas instituições acadêmicas. Uma investigação do estado da arte, pretende contribuir para ampliar o interesse e ampliar a articulação do tema visando o desenvolvimento e o avanço da inclusão social escolar. No ensino de Geografia, apesar de predominar o ensino tradicional, são muitos os professores que buscam e utilizam inovações, com base nas produções acadêmicas adaptadas. A produção de materiais adaptados não é nova no campo, porém não é empregada na sua relação com o ensino, tanto quanto deveria. O uso de materiais pode auxiliar os alunos a não apenas entenderem determinado conteúdo, ou concluir um exercício de atividade, mas também no manuseio de coordenação motora, avanço na fala e na comunicação. Sendo assim, pretendemos contribuir com a reflexão para promover, no âmbito das práticas, experiências positivas em espaços do cotidiano escolar. Desta forma, a pesquisa presente analisa a produção acadêmica que trata do tema, no período de 2019 a 2020, nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), se configura como Estado da Arte, a questão principal a ser respondida no desenvolvimento na pesquisa é, como a produção científica tem tratado as metodologias ativas, perante as propostas didáticas da geografia escolar, no ensino adaptado para alunos com necessidades intelectuais.ItemTrabalho de conclusão de curso Achatamento salarial, endividamento da população e expansão do mercado de crédito: a adesão das redes de varejo em Rio Claro (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Geraldo, Naiara Estefani Lucio ; Gallo, Fabrício ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo contextualizar e estabelecer conexões entre, o achatamento salarial, endividamento da população e a expansão do mercado de crédito e adesão das redes de varejo no mesmo. Com isso, proporciona um maior entendimento da situação geográfica de Rio Claro (SP), ao analisar um Supermercado varejista e sua relação com o endividamento da população.ItemTrabalho de conclusão de curso Migração e dependência: as formas de realização do periférico valor-trabalho nas economias centrais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Rodrigues, Larissa ; Souza, José Gilberto de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A migração é um fenômeno de formação complexa, que perpassa por aspectos espaciais, econômicos, políticos, sociais e culturais. Dessa forma, o movimento migratório acompanha o processo de expansão do capitalismo, da urbanização e industrialização, sendo parte integrante da produção de riquezas, ocupação e transformação do espaço. Dada a condição estrutural de dependência dos países latino-americanos torna-se intrínseco o fenômeno da migração induzida pelo trabalho, quando inúmeras pessoas buscam possibilidades de realização da vida em outros continentes como forma de sobrevivência. O presente projeto parte de uma análise crítica da Teoria Marxista da Dependência que caracteriza a condição dependente pela transferência da mercadoria-valor em sua troca desigual. Nesta perspectiva, analisaremos a transferência do valor a partir do deslocamento da força de trabalho imigrante como valor-mercadoria, assim como a superexploração do trabalho nos países centrais.ItemTrabalho de conclusão de curso Aplicação de métodos não destrutivos para a caracterização do Topázio Imperial da região de Ouro Preto, Minas Gerais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Jacinto, Jheneffer Vitória Gomes ; Gastmans, Didier ; Barbosa, Cassandra Terra ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Brasil é um importante produtor de minerais gemológicos, com destaque para a diversidade de topázios imperiais encontrados atualmente no Quadrilátero Ferrífero, na região de Ouro Preto (MG), associados a mármores do Supergrupo Minas. Essa gema, utilizada principalmente no ramo da joalheria, apresenta alto valor agregado dependendo da qualidade do cristal, tornando-se alvo de contrabandos e Comércio ilegal. A origem e a composição dessas gemas foram pouco estudadas, o que dificulta a identificação de diferenças mineralógicas e químicas entre as ocorrências, além da identificação da sua proveniência e de seu local de origem. Com base nessas premissas, o estudo visa caracterizar cristais de três locais diferentes em Ouro Preto, usando métodos não destrutivos, a Catodoluminescência (CL) e Espectroscopia Raman, para investigar traços químicos, padrões de crescimento, presença de impurezas e buscar definir sua proveniência. A Catodoluminescência (CL) revelou variações químicas relacionadas à diminuição de impurezas devido a recristalização associada a eventos tectonotermais ocorridos durante a Orogenia Brasiliana (520-485 Ma). Já os espectros Raman se mostraram inconclusivos, uma vez que não foi possível constituir base para comparação em função da diferença de laser utilizado na literatura e no presente estudo. Em função dos resultados obtidos, se recomenda uma nova análise dos cristais, a partir da utlização de outros métodos como o LA-ICP-MS, para a melhor quantificação das impurezas, e novas análises Raman com os lasers de 532 e 780 nm, com maiores potências, sendo mais indicado para esse tipo de material e sofrendo menos interferência da luminescência.ItemTrabalho de conclusão de curso Metodologias ativas no ensino de geografia: as pesquisas e as percepções dos professores da rede estadual do município de Guaratinguetá-SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Leal, Pedro Pellegrini Coutinho Rodrigues ; Pezzato, João Pedro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo maior interação, autonomia e participação. O trabalho investiga o uso de metodologias ativas no ensino de geografia, com foco nas pesquisas já realizadas sobre o tema, e as percepções de professores da rede estadual de Guaratinguetá-SP. O estudo destaca as vantagens dessas metodologias, como o estímulo à construção do conhecimento de forma contextualizada e o desenvolvimento de habilidades críticas. No entanto, também aponta desafios significativos, como a necessidade de tempo, recursos e uma mudança cultural entre os professores para sua implementação efetiva. A pesquisa utiliza dados de questionários aplicados a professores, revelando que muitos educadores estão cientes das metodologias ativas e que sua adoção tem potencial para transformar o ensino, apesar de enfrentar barreiras institucionais e logísticas.