Araraquara - IQAR - Instituto de Química

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253992

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • ItemLivro
    Catalisadores heterogêneos porosos: definições, propriedades, caracterizações, sínteses e aplicações
    (Appris Editora, 2024-10-01) Martins, Leandro Pierroni ; Cavalcante Junior, Célio Loureiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A catálise heterogênea é um assunto bastante amplo e explorado por diversos autores que apresentam em suas obras a compreensão e as conexões subjacentes dos aspectos químicos e físicos dos catalisadores. O livro Catalisadores Heterogêneos Porosos pretende avançar no tema, ao introduzir a catálise heterogênea integrada à engenharia de poros de catalisadores, apresentando as principais teorias que possibilitam o desenvolvimento, a preparação, a caracterização e o uso dos catalisadores porosos, principalmente aqueles baseados em aluminossilicatos (zeólitas e materiais mesoporosos). O seu conteúdo traz alguns conceitos àqueles que vislumbram explorar os vários efeitos da porosidade nas funções catalíticas de materiais cerâmicos preparados sob medida, especialmente os de poros definidos. O livro trata sobre a definição de porosidade, nomenclatura de alguns dos principais catalisadores porosos com controle de porosidade primária, principais métodos de caracterização das texturas desses materiais e procedimentos de medida de difusão com uso de moléculas sonda. Destaca, ainda, os métodos de síntese de materiais micro, meso e macroporosos, além de algumas aplicações. O seu conteúdo tem o objetivo de mostrar que o controle da porosidade não interfere apenas em questões difusionais, que por si só já são bastante complexas, mas de apontar também mudanças significativas em outras propriedades que impactam consideravelmente no desempenho do catalisador.
  • ItemLivro
    Aspectos básicos de segurança e de técnicas no laboratório de química: uma abordagem educativa para docentes e estudantes do ensino superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-24) Gamela, Raimundo Rafael ; Babos, Diego Victor de ; Pereira Filho, Edenir Rodrigues ; Pereira, Fabíola Manhas Verbi ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    As atividades desempenhadas em grupo ou individuais em um laboratório de ensino constituem peça fundamental no estímulo de capacidades e habilidades técnicas, da autonomia no planejamento e no desenvolvimento. Os laboratórios de química, tanto de pesquisa quanto de ensino, constituem um espaço para conectar dois universos de aprendizagem, o teórico e o prático. Embora seja um espaço de produção efetiva de conhecimentos, os ambientes de laboratórios são caracterizados por apresentarem especificidades, particularmente no que concerne à segurança dos usuários, dos equipamentos e das instalações. A consciência coletiva sobre a segurança ocupacional é o fundamento primário para minimizar os riscos que envolvem as atividades laboratoriais. Uma abordagem educativa sobre segurança e aspectos técnicos de laboratórios de química é primordial para garantir a realização adequada de atividades experimentais em ensino e pesquisa. Nesta obra é discorrido um conjunto de termos, conteúdos teóricos e práticos com o propósito de auxiliar e estimular a conscientização sobre segurança. Além disso, é mostrado um exemplo simples de experimento envolvendo equilíbrio ácido-base e uma sugestão de modelo para preparação de relatório de experimentos.