Logotipo do repositório
 

Publicação:
Epistemologia e experimentos nos cadernos de física do currículo do estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carneiro, Marcelo Carbone

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The objective of this researh was to analyze the experimentation guides of the Physics books from the Education Department Curriculum of the São Paulo State and observe in the material which is the role given to experience/experimentation to the construction of scientific knowledge. For this, the selected guides were anlyzed based on three epistemological models (empiricist, popperian and Kuhnian), trying to extract elements of the books that pointed to the conceptions of experience/experiment presented in the models

Resumo (português)

O objetivo da pesquisa foi analisar os roteiros de experimentação dos Cadernos de Física do Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e observar no material qual o papel atribuído à experiência/experimentação para construção do conhecimento científico. Para isso, os roteiros selecionados foram analisados à luz de três modelos epistemológicos (empirista, popperiano e kuhniano), buscando extrair elementos dos cadernos que apontassem para as concepções de experiência /experimento apresentadas nos modelos

Descrição

Palavras-chave

Ciencia, Ensino, Epistemologia, Filosofia e ciencia, Ciencia - Experiencias, Science

Idioma

Português

Como citar

FARIA, Filipe Pereira. Epistemologia e experimentos nos cadernos de física do currículo do estado de São Paulo. 2015. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação