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Bauru - FC - Faculdade de Ciências

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  • ItemDissertação de mestrado
    Contribuições de uma atividade orientadora de ensino para discussões entre vandalismo, matemática e taxa tributária
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Silva, Glaucia Luciana de Almeida Ferreira da ; Dias, Marisa da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa busca responder a seguinte questão: como uma Atividade Orientadora de Ensino (AOE) desenvolvida por meio de uma situação emergente que relaciona impostos e matemática pode contribuir para reflexões dos estudantes sobre vandalismo escolar? Diante desta questão, o objetivo de pesquisa é investigar quais relações os estudantes realizam entre vandalismo, tributos e matemática, capazes de propiciar o desenvolvimento do pensamento teórico. A pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, da Atividade Orientadora de Ensino e do movimento lógico-histórico de conceito, concentrado no conceito de tributos. Os procedimentos metodológicos adotados estão baseados nos princípios da Teoria da Atividade, que concebe a pesquisa como uma atividade singular com o propósito de compreender o fenômeno educativo. Esses procedimentos delineiam diversas etapas, incluindo o estudo aprofundado dos fundamentos teóricos e históricos fundamentais para esta investigação, bem como o levantamento bibliográfico, a elaboração das situações desencadeadoras de aprendizagem se apoiam nos nexos conceituais sobre tributos, organização e desenvolvimento da Atividade Orientadora de Ensino. Dentre as etapas, destacam-se a coleta dos dados, por meio de gravações audiovisuais e das produções dos estudantes, a transcrição e a organização desses dados para sua análise. A realização da Atividade Orientadora de Ensino junto aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio permitiu a análise do movimento do pensamento teórico em situação de ensino e aprendizagem. Os dados receberam uma análise qualitativa, considerando o processo de desenvolvimento do pensamento teórico sobre vandalismo e impostos relacionados a conhecimentos matemáticos, como porcentagem e proporção. Os resultados indicam possibilidades de apropriação do conceito de vandalismo e impostos relacionados aos conhecimentos matemáticos atrelados além da elaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem articuladas aos anexos conceituais inerentes a esses conceitos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aritmética na BNCC: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Locali, Mateus José ; Ferrari, Agnaldo José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo propor a inclusão da Aritmética como uma nova unidade temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental. Inicialmente, é feita uma análise detalhada da BNCC, abordando as competências, habilidades e unidades temáticas previstas no documento, com especial atenção à Matemática. É destacada a ausência de uma unidade dedicada à Aritmética, apesar de sua importância no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. A partir dessa constatação, o estudo sugere a criação de uma unidade temática específica para Aritmética, que inclui tópicos como Congruência Modular e introdução à Criptografia. Além disso, são propostas habilidades que possam ser trabalhadas dentro dessa nova unidade, considerando a relevância desses conceitos para a formação matemática dos estudantes. Para apoiar a implementação dessa proposta, o trabalho apresenta sequências didáticas voltadas para professores do Ensino Fundamental, oferecendo orientações práticas de como abordar os novos temas em sala de aula. Com isso, espera-se contribuir para o fortalecimento do ensino da Aritmética e enriquecer o currículo escolar com conteúdos que dialoguem com a realidade contemporânea e seus desafios matemáticos.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso das tecnologias digitais por crianças com TEA e a percepção das mães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-04) Campanhã, Débora Aleixo ; Pedro, Ketilin Mayra ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurobiológica de início precoce e causas multifatoriais, caracterizada por prejuízos de gravidade variável nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. O desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com TEA representam desafios significativos para as famílias, especialmente devido à necessidade de intervenções assertivas e ao crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no cotidiano, intensificado durante a pandemia de COVID-19. Esse cenário torna urgente a investigação sobre os impactos dessas tecnologias. Dada a escassez de estudos sobre o tema, este trabalho teve como objetivo geral analisar como crianças com TEA utilizam as TDIC e compreender a percepção de suas mães sobre esse uso. Especificamente, buscou-se identificar os padrões de uso das TDIC pelas crianças, as percepções maternas sobre suas vantagens e desvantagens, e elaborar um guia de orientação para o uso consciente dessas tecnologias. A pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, foi realizada em uma clínica de atendimento a pessoas com TEA no interior de São Paulo. Participaram nove crianças com TEA e suas mães, selecionadas por amostra de conveniência. A coleta de dados incluiu um formulário eletrônico, entrevistas semiestruturadas com as mães e observação direta das crianças utilizando tecnologias digitais em ambiente estruturado. Os resultados evidenciaram que as TDIC desempenham um papel central na vida das crianças com TEA, sendo amplamente utilizadas tanto para entretenimento quanto para aprendizagem. As mães relataram vantagens, como o estímulo ao aprendizado e momentos de tranquilidade, mas também expressaram preocupações quanto ao uso excessivo, à dificuldade de transição para outras atividades e aos impactos comportamentais associados ao uso prolongado. A análise observacional corroborou essas percepções, destacando preferências por determinados dispositivos e aplicativos, além de padrões comportamentais relacionados ao uso. Como produto final, foi elaborado um Guia de Orientação para o uso consciente das TDIC por crianças com TEA, com diretrizes práticas voltadas principalmente para famílias, mas também aplicáveis a educadores e terapeutas. Ferramentas complementares foram integradas, incluindo um robô inteligente baseado em inteligência artificial, configurado para oferecer orientações personalizadas e reforçar a importância do acompanhamento profissional especializado. Além disso, o guia incluiu um link para materiais complementares e um formulário de avaliação para que as famílias pudessem fornecer feedback sobre sua aplicabilidade e eficácia. O estudo contribui significativamente ao abordar um tema emergente e relevante, trazendo soluções práticas e explorando os impactos das TDIC no desenvolvimento de crianças com TEA. Reforçou-se, por fim, a necessidade de novas pesquisas que ampliem a compreensão sobre o uso dessas tecnologias, dado seu papel crescente na vida de crianças com TEA e suas famílias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação e Educação Física escolar: em questão, o Funk
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Forni, Elaine Patricia Duarte ; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Educação Física escolar, por intermédio de seu patrimônio denominado de cultura corporal de movimento, busca trazer, para o espaço do saber, uma gama de conhecimentos educacionais, uma vez que se insere em muitas instâncias da vida dos jovens. Nesta pesquisa, o objetivo geral referiu-se à análise do funk na Educação e na Educação Física escolar sob a ótica da literatura acadêmica e de evidências orais de um grupo social representativo de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da educação básica, com fins de ressignificação didática de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Inicialmente, fez-se a revisão de literatura para abordar a trajetória da dança, seus principais teóricos, assim como a origem e trajetória do funk no mundo e no Brasil. O universo da pesquisa deu-se em uma instituição educacional de Ensino Fundamental I e II, localizada em um município no interior do estado de São Paulo. Os instrumentos de coleta de dados foram análise de documentos, roteiro de entrevista semiestruturada com perguntas abertas para obter informação real e relevante à investigação. Para a análise e discussão, o método adotado foi a análise de conteúdo. Constatou-se: a) significados e sentidos do funk sob a ótica estudantil: as letras suscitam formas de identidade, enquanto a batida vincula os sentidos às sensações corporais e estimula os estudantes a se movimentarem; b) as práticas pedagógicas do funk na escola: tensões, limites e possibilidades: utilizar os elementos do funk modifica a relação com crianças e jovens, e transforma os modos de fazer a educação escolar; c) a cultura funk na escola: efeitos diante dos cenários preconceituosos: debater as questões culturais que envolvem o funk ajuda a repensar a sociedade brasileira como um todo, com seus fundamentos desiguais, descomedidos e racistas. Concluiu-se que, apesar da cultura funk ser reconhecida legalmente, enfrenta preconceitos de raça e classe que precisam ser discutidos na escola pública. Para isso, é necessário investir na formação contínua dos profissionais da Educação, para que desenvolvam outras maneiras de pensar a cultura dessa população e, assim, enfrentem e compreendam os preconceitos silenciados nas relações de ensino-aprendizagem em aulas da Educação Física e na educação escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Altas habilidades/superdotação e o comportamento ansioso: um estudo de casos múltiplos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-04) Velo, Flávia de Carvalho Lucas ; Pedro, Ketilin Mayra ; Rondini, Carina Alexandra ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) podem ser identificadas em crianças, jovens e adultos que possuem capacidade significativamente acima da média, em uma área específica ou em mais de uma. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o comportamento ansioso em estudantes com AH/SD. Especificamente, pretendeu-se: identificar quais são as situações percebidas pelos estudantes com AH/SD, no contexto educacional, que favorecem a manifestação do comportamento ansioso; avaliar indicadores de sobre-excitabilidade (SE) em estudantes com AH/SD e investigar e analisar indicadores de ansiedade em estudantes com AH/SD. Metodologicamente, a pesquisa abordou procedimento quali-quanti- e também um estudo de caso múltiplo. Participaram da pesquisa os estudantes com AH/SD matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, atendidos na Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS), localizada na cidade de São José do Rio Preto/SP, bem como seus pais/responsáveis. Para tanto, foram utilizadas a Escala Multidimensional de Ansiedade para crianças e adolescentes – MASC – e também o Questionário de SE para pais. As etapas concretizadas foram: aplicação da Escala MASC com os estudantes participantes, aplicação do Questionário de SE com os pais desses estudantes e realização das entrevistas com os estudantes participantes. Os resultados sobre a ansiedade evidenciaram a presença do comportamento ansioso, mas não derivados de quadro clínico de ansiedade como, por exemplo, um Transtorno de ansiedade, manifestados nos comportamentos diários dos estudantes no ambiente escolar apresentados por uma das participantes. Os resultados sobre a SE indicaram que os participantes apresentaram uma tendência na área da SE Imaginativa e Intelectual por atingirem nível alto. Tal fato demanda dos professores habilidade em se sintonizar com o estudante para discernir como o estudante se sente, a fim de criar ambientes saudáveis e que estimulem o desenvolvimento do máximo potencial de estudantes superdotados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Universidades Corporativas: conceitos, limites e tendências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Souto, Tais Grijota ; Camargo, Mário Lázaro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A crescente competitividade no mercado exige que as organizações se atualizem constantemente com as tendências tecnológicas e busquem reduzir custos enquanto melhoram sua produtividade. Nesse contexto, as organizações, sejam de caráter privado, sejam públicas, têm investido cada vez mais no desenvolvimento humano e profissional de seus trabalhadores, reconhecendo o capital intelectual como uma vantagem competitiva crucial. A Gestão Estratégica de Pessoas, particularmente por meio de seu subsistema Treinamento, Desenvolvimento & Educação (TD&E), desempenha um papel essencial na emancipação e qualificação dos trabalhadores. Muitas organizações têm adotado universidades corporativas devido a busca por promover o desenvolvimento contínuo de competências de seus trabalhadores, alinhadas às necessidades do negócio e à dinâmica do mercado. Essas instituições internas de aprendizagem visam integrar o aprendizado contínuo à cultura e operações das organizações, garantindo sua adaptabilidade em um ambiente de negócios em constante evolução. A presente pesquisa, com uma abordagem qualitativa e caráter descritivo, buscou entender o conceito de Universidade Corporativa (UC), as principais práticas adotadas pelas organizações e os limites dessas instituições de aprendizagem. O objetivo foi identificar as tendências envolvidas nas UC e propor uma agenda para futuras investigações sobre o tema. No Estudo I, foi realizada uma revisão de literatura integrativa utilizando o descritor “Universidade Corporativa” nas bases de dados Spell, Scielo e Web of Science, abrangendo a produção nacional e internacional sem restrição de tempo. A pesquisa resultou na análise de 31 textos, que revelaram um dilema sobre a falta de consenso quanto ao conceito de UC, com as mesmas sendo descritas como novos centros de treinamento, ferramentas organizacionais, estratégicas e unidades de negócio. O Estudo I apresenta que, apesar do aumento das pesquisas sobre UC, ainda existem diferentes perspectivas e definições na literatura. É necessário investigar mais profundamente o papel das UC no atual contexto para aprimorar a definição e aplicação dessas instituições, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem nas organizações. No Estudo II, foi realizada uma pesquisa documental para entender como os programas das universidades corporativas selecionadas operavam e promoviam a socialização do conhecimento e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. A amostra incluiu seis organizações que forneceram acesso a materiais escritos e plataformas online de suas UC. A análise revelou uma diversidade significativa de abordagens, métodos, tipos de conteúdo e públicos-alvo, com algumas práticas distantes dos conceitos teóricos de UC presentes na literatura. O Estudo II apresenta que as metodologias de ensino utilizadas são predominantemente passivas, o que limita a interação entre participantes e instrutores e pode reduzir tanto o engajamento quanto a aplicabilidade prática do aprendizado. Com base na literatura sobre a estrutura mínima necessária para uma UC, é fundamental que essas instituições promovam uma participação mais ativa e colaborativa dos participantes para maximizar a eficácia dos programas de aprendizagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    Filmes de poli (ácido lático) - PLA, incorporados com quitosana e nanopartículas de ZnO, para aplicação em embalagens alimentícias: Propriedades microbiológicas e funcionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-06) Sanches, Flávia Zumiani ; Magdalena, Aroldo Geraldo ; Rocha, Kleper de Oliveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os biopolímeros têm se tornado cada vez mais relevantes na indústria de embalagens alimentícias devido às suas características funcionais e ao menor impacto ambiental em relação aos polímeros convencionais. Derivados de fontes renováveis, eles são biodegradáveis, o que contribui para a redução de resíduos plásticos. Além de apresentar atividades antimicrobianas e antioxidantes, esses materiais atuam como barreira contra umidade, oxigênio e agentes externos, auxiliando na preservação dos alimentos. As embalagens funcionais são desenvolvidas pela combinação de materiais a determinadas substâncias, com o intuito de aprimorar suas propriedades, destacando-se entre elas as nanopartículas (NPs) de óxidos metálicos. O óxido de zinco (ZnO) possui atributos significativos para o uso em embalagens, pois apresenta aparência física uniforme, alta estabilidade química, ação antimicrobiana e poder de absorção das radiações UV e IV, além de ser atóxico. Quando associado a filmes plásticos, o ZnO contribui para a redução da entrada de oxigênio e umidade, retardando a deterioração dos alimentos. A síntese de ZnO NPs foi executada pelo método Pechini, o qual exibe resultados com boa homogeneidade, permite o controle estequiométrico, opera a baixas temperaturas de calcinação, é de simples execução e possui custo reduzido. A quitosana, conhecida por sua atividade antimicrobiana, é extraída de subprodutos da pesca, tornando-se uma opção econômica e viável em aplicações biológicas. O ácido polilático (PLA), um biopolímero de origem biodegradável e biocompatível, proveniente de fontes vegetais, foi empregado como matriz polimérica no desenvolvimento dos filmes, combinado às ZnO NPs à quitosana. A caracterização foi realizada por Difração de Raios X (DRX), Espectroscopias de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e Raman, Espectrofotometria UV-VIS, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Potencial Zeta (PZ). Os resultados confirmaram a obtenção de ZnO NPs com alta cristalinidade. Os testes de atividade antimicrobiana, feitos pelo método de difusão em disco de ágar, para quatro diferentes cepas, demonstraram a eficácia dos filmes de PLA incorporados com ZnO., pela inibição às bactérias gram-positivas, evidenciando seu potencial antimicrobiano.
  • ItemDissertação de mestrado
    O Jogo e a aprendizagem: possibilidades e desafios para o ensino de História afro-brasileira à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Kick, Juliana Simão ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ensino de História da África e da cultura afro-brasileira é obrigatório no currículo dos estabelecimentos de ensino da educação básica no Brasil, conforme a Lei 10.639/03 (Brasil, 2003). É possível observar, no entanto, por meio da prática social docente, que existem lacunas no ensino e na aprendizagem sobre a temática. Torna-se urgente abordar a história dos povos negros, que contribuíram sobremaneira para a formação do povo brasileiro, por meio de uma perspectiva histórico-crítica da educação. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar como a utilização do jogo pode contribuir para uma aprendizagem efetiva e crítica da história dos movimentos de resistência à escravidão ocorridos no Brasil, com ênfase no ensino e na aprendizagem da história dos Quilombos, a partir da abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica. A metodologia utilizada foi a do materialismo histórico-dialético, que possibilitou uma análise aprofundada da materialidade histórica estudada e do ensino dos conteúdos étnico-raciais. A pesquisa se sustentou em referenciais bibliográficos críticos para a análise documental e, em campo, se inspirou na pesquisa-ação para materializar uma proposta de ensino sustentada na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se que, o objetivo da dissertação foi alcançado, ao possibilitar uma melhor compreensão do jogo para o ensino crítico de História afro-brasileira, promovendo nos estudantes participantes da pesquisa uma percepção da realidade sócio-histórica e da importância da resistência aos sistemas de opressão próprios da sociedade capitalista, além do reconhecimento de seu papel como agentes transformadores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Simulação de uma rede de skyrmions através das equações de Landau-Lifshitz-Gilbert com centros de aprisionamento periódicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-30) Rocha, Felipe da Silva ; Venegas Urenda, Pablo Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Usando simulações atomísticas, foi investigado o transporte e a aniquilação de skyrmions interagindo com centros de aprisionamento em formato de funil sob uma corrente de spins polarizados aplicada perpendicularmente ao seu eixo. Descobriu-se que o transporte sem aniquilação é possível em correntes baixas, quando o movimento é dominado por interações skyrmion-skyrmion e os skyrmions empurram uns aos outros através da abertura do funil. A aniquilação dos skyrmions ocorre para correntes mais altas quando os skyrmions na metade superior da amostra exercem pressão sobre os skyrmions na metade inferior da amostra devido à corrente aplicada. Ao interagir com a parede do funil, os skyrmions sofrem uma redução de tamanho que facilita sua passagem pela abertura do funil. Foram encontradas cinco fases em função da corrente aplicada e do tamanho da abertura do funil: (i) estática, (ii) transporte sem aniquilação, (iii) transporte com aniquilação, (iv) aniquilação completa e (v) uma fase estática reentrante que ocorre apenas para aberturas muito estreitas. Os resultados desta pesquisa fornecem informações úteis sobre como controlar o transporte de skyrmions usando matrizes de funil, delineando regimes nos quais o transporte de skyrmions é possível, bem como as condições sob as quais ocorre a aniquilação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Detecção de discurso de ódio na lingua portuguesa utilizando transferência de aprendizagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-28) Frediani, João Otávio Rodrigues Ferreira ; Marana, Aparecido Nilceu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Discurso de ódio refere-se ao discurso ofensivo direcionado a um grupo ou indivíduo com base em características inerentes, como, por exemplo, raça, religião ou gênero. Já é reconhecido que discurso de ódio pode causar danos a longo prazo e criar problemas severos para a sociedade. O uso massivo da Internet intensificou a propagação deste tipo de discurso, permitindo que este chegue a muitas pessoas rapidamente, por isso, governos e empresas começaram uma batalha para combater sua propagação. Este combate é desafiador devido a quantidade de dados publicados na Internet, que torna a análise humana impossível, levando a necessidade de automatizar a detecção de discurso de ódio. Apesar das dificuldades encontradas, como o caráter implícito de alguns discursos, muitos trabalhos foram realizados em anos recentes para a detecção de discurso de ódio na língua inglesa. Para a língua portuguesa, a ausência de grandes conjuntos de dados rotulados torna o desafio ainda maior. Visando mitigar este problema, este trabalho investigou três estratégias de aprendizado de máquina que supostamente permitem a transferência de aprendizado em modelos de processamento de linguagem natural (PLN) desenvolvidos para detectar discurso de ódio em textos escritos em português. Foram utilizados os modelos Bertimbau Base, Bertimbau Large em BERT, e exploradas três estratégias de transferência de aprendizado entre os idiomas inglês-português e espanhol-português: (i) a transferência de aprendizado de uma tarefa fonte para uma tarefa alvo distinta; (ii) a estratégia zero-shot learning e (iii) a estratégia few-shot learning. Experimentos realizados sobre conjuntos de dados disponíveis na literatura mostraram que a tarefa fonte escolhida (detecção de linguagem ofensiva) não gerou conhecimento relevante suficiente para melhorar a performance dos modelos de PLN na tarefa alvo deste trabalho (detecção de discurso de ódio). Eles mostraram também que o conhecimento se generalizou de maneira mais eficiente com a estratégia de few-shot learning do que com zero-shot learning, em especial entre os idiomas inglês e português. Por fim, um experimento adicional mostrou que técnicas de reamostragem dos dados, podem levar a uma melhoria no desempenho dos modelos de PLN, em particular quanto às métricas precisão, revocação e pontuação F1, quando as classes dos conjuntos de dados são desbalanceadas, como ocorre com os conjuntos de dados utilizados neste trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Divergência molecular e composição genômica de cromossomos B em Cyphocharax modestus (Characiformes, Curimatidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Santos, Natália dos ; Utsunomia, Ricardo ; Porto-Foresti, Fábio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os cromossomos B, também conhecidos como cromossomos supranumerários, representam elementos dispensáveis encontrados em organismos eucarióticos, os quais estão presentes em diversas espécies de peixes, incluindo em representantes de Characiformes. Elementos repetitivos como os DNAs satélites (satDNAs) têm tendência de acumularem em regiões de baixa recombinação, como por exemplo, nos cromossomos supranumerários. Em Cyphocharax modestus, (Teleostei: Characiformes), a presença de cromossomos B tem sido documentada em diversas populações, embora existam poucos estudos buscando analisar DNAs repetitivos nesta espécie. Portanto, visando aumentar o conhecimento sobre a composição dos cromossomos B nesta espécie, caracterizamos o satelitoma de C. modestus e identificamos duas variantes do cromossomo B (aqui chamadas de Be e Bh) as quais se distinguem por sua morfologia, padrões de heterocromatina e composição de sequências repetitivas. Com a utilização da hibridização in situ fluorescente (FISH) e genômica comparativa (CGH) em satélites com maior abundância no portador de cromossomo B foi possível notar que as variantes encontradas podem ter origem intraespecífica e tenham seguido trajetórias evolutivas distintas. Além de caracterizar pela primeira vez o satelitoma desta espécie em um indivíduo portador de cromossomo B e encontrar um satélite específico deste cromossomo, encontramos pela primeira vez um indivíduo portador de cinco cromossomos B, aumentando o conhecimento sobre a composição genômica e a diversidade estrutural dos cromossomos B nessa espécie. Dessa forma, a análise dos cromossomos B e dos DNAs satélites em peixes como C. modestus contribui significativamente para a compreensão da evolução genômica, origem e diferenciação desses elementos e da diversidade biológica presente nesses organismos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação Física no Ensino Fundamental: uma abordagem à luz de teorias críticas transformadoras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Rocha, Gabriela Aparecida ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Cultura Corporal. O estudo busca investigar as condições objetivas estabelecidas pelas políticas públicas educacionais, com ênfase nas aulas de Educação Física da rede municipal de Lençóis Paulista. Os objetivos específicos incluem a utilização da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora como fundamentos teóricos e pedagógicos, além de estimular o pensamento crítico-filosófico dos alunos, visando à compreensão contextualizada da cultura corporal. O estudo adota o Materialismo Histórico-Dialético como método de análise para compreender a realidade sociopolítica, e examina os impactos das políticas neoliberais no esvaziamento do conhecimento escolar, realizada através de pesquisa documental e pesquisa de campo. Propõe-se, ainda, a construção e aplicação de um objeto de ensino que promova o desenvolvimento do conhecimento científico, filosófico e artístico, com vistas à transformação dos estudantes por meio da educação. Esse objeto de ensino, na forma de um e-book, intitula-se "Educação Física para a Superação e Transformação Social: refletindo a ação". A pesquisa também evidencia a necessidade de avançar nas discussões dentro do contexto escolar, aprofundandose nas bases teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica. Isso se torna essencial para a produção de um conhecimento que, sem perder de vista a totalidade, seja capaz de promover transformações significativas. Dessa forma, almeja-se contribuir para um ensino que fomente uma práxis reflexiva e crítica, possibilitando a construção de um modelo alternativo de sociedade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Potencial de regeneração em revestimentos multi-estruturados eletrodepositados em substrato de titânio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-20) Capelin, Guilherme Ribeiro ; Lisboa Filho, Paulo Noronha ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investigou a influência da composição de revestimentos multicomponentes de TiO2(Mg), TiO2(Mg)FeOG e TiO2(Mg)FeOG/CaP, obtidos por eletrodeposição, na morfologia, composição química e nas propriedades eletroquímicas de substratos de titânio comercialmente puro de grau IV (TiCp4), com o objetivo de desenvolver materiais para implantes biomédicos, visando melhorar a resistência à corrosão e a capacidade de autorreparação. Diferentes composições de revestimentos foram obtidas pela variação das espécies presentes no banho eletrolítico. As análises de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de dispersão de energia (EDS) mostraram variações significativas na morfologia e na composição dos revestimentos em função do banho eletrolítico, enquanto a difração de raios X (DRX) confirmou a presença de titânio alfa devido à espessura das camadas, além da brushita e da estrutura amorfa do biovidro. Medições de rugosidade indicaram que o TiCp4 apresentou a melhor combinação de baixa rugosidade e boa uniformidade, e os testes eletroquímicos indicaram que os revestimentos de TiO2(Mg) e TiO2(Mg)FeOG/CaP/BG apresentaram as maiores resistências à corrosão, sugerindo potencial para aplicações biomédicas devido à formação de uma camada passiva mais densa e aderente. No entanto, a adição de FeOG e CaP diminuiu a resistência à corrosão, possivelmente devido à formação de defeitos na interface metal-revestimento, facilitando a penetração de íons corrosivos; contudo, os valores de densidade de corrente ainda são considerados baixos para aplicações biomédicas. A microscopia óptica confocal corroborou a eficácia da autorreparação, mostrando que a incorporação de componentes bioativos reduziu significativamente a largura dos riscos na superfície, indicando o processo de autorreparação. A espectroscopia Raman identificou a anatase e SiO2 nos grupos de estudo. A espectroscopia de impedância eletroquímica revelou variações na resistência à corrosão ao longo do tempo, em que o revestimento TiO2(Mg)FeOG/CaP/BG apresentou inicialmente alta resistência superficial, que deteriorou com o tempo, enquanto a resistência interfacial aumentou. O grupo TiO2(Mg)FeOG/CaP/BG demonstrou a melhor capacidade de autorreparação, com potencial para aplicações em ambientes corrosivos que exigem durabilidade e integridade superficial. Esses achados abrem novas perspectivas para o desenvolvimento de biomateriais mais eficazes e autorreparáveis, que podem melhorar implantes e dispositivos médicos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência do oxigênio intersticial na estrutura, microestrutura, propriedades mecânicas e biocompatibilidade de ligas de Ti-25Ta, visando aplicações biomédicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Saraiva, Edriely de Oliveira ; Grandini, Carlos Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo investigou detalhadamente a liga Ti-25Ta, focando na dopagem com oxigênio e seus efeitos nas propriedades estruturais e mecânicas, visando aplicações biomédicas. Foram analisados os impactos de diferentes tratamentos térmicos, como laminação e recozimento, no comportamento da liga. A análise de densidade mostrou que a fusão da liga foi eficiente, com valores próximos dos teóricos, indicando manutenção da estequiometria e ausência de contaminações significativas. Difratogramas de raios X revelaram a presença das fases α e α'', sendo a fase α mais pronunciada em amostras recozidas e a fase α'' predominante em amostras laminadas a quente, devido às altas temperaturas e taxas de deformação. O recozimento favoreceu a reorganização da microestrutura, resultando na predominância da fase α estável. Micrografias ópticas e de microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostraram estruturas lamelares e agulhas típicas das fases α e α''. O recozimento produziu agulhas mais curtas e largas, com maior diversidade de orientações, enquanto a laminação a quente apresentou uma estrutura lamelar esbelta e orientada. O recozimento aumentou o volume da estrutura lamelar, alterando a morfologia das fases. O módulo de elasticidade foi reduzido após os processos de laminação e recozimento, beneficiando a compatibilidade com o tecido ósseo humano. A microdureza foi maior nas amostras brutas de fusão, devido à predominância da fase α'', aumentando ainda mais após a laminação devido às tensões induzidas, mas reduzindo com o recozimento, que aliviou as tensões internas. A dopagem com oxigênio alterou significativamente a microestrutura e as propriedades mecânicas da liga Ti-25Ta. Amostras dopadas apresentaram menor densidade em comparação com a liga recozida, um benefício para aplicações biomédicas, pois reduz o peso e a tensão no tecido circundante. A difração de raios X mostrou que o oxigênio estabiliza a fase α, com diferentes níveis de dopagem afetando a proporção das fases α e α''. Micrografias confirmaram que a dopagem influenciou a morfologia das agulhas lamelares. Os resultados demonstram que a liga Ti-25Ta é adequada para uso biomédico, com a dopagem de oxigênio impactando significativamente suas características microestruturais e mecânicas. A fusão eficiente e a ausência de contaminações são positivas, enquanto tratamentos térmicos e dopagem ajustam as propriedades da liga conforme necessário para diferentes aplicações. Entender os efeitos da dopagem com oxigênio é crucial para otimizar a performance da liga em implantes ortopédicos, minimizando o "stress shielding" e melhorando a integração com o tecido ósseo. Este estudo contribui para futuras investigações e aplicações da liga Ti-25Ta em contextos biomédicos avançados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Bullying e habilidades sociais: revisões sistemáticas sobre relações e intervenções
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-01) Souza, João Vitor Dionisio de. ; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini ; Pereira, Veronica Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O bullying é um comportamento agressivo caracterizado por ser repetitivo, sistemático e com desequilíbrio de poder entre as partes. Muitas variáveis podem descrever o desequilíbrio de poder que se faz presente, dentre elas as habilidades sociais, ou, mais precisamente, a falta delas. A literatura aponta que, quanto mais problemas no desempenho social, mais o aluno está envolvido em bullying, tanto como vítima, quanto como agressor ou observador. Entretanto, achados científicos também mostram que algumas habilidades sociais podem estar presentes em papéis específicos. Portanto, a literatura pode ser mista e contraditória em seus achados. Mesmo assim, muitos pesquisadores hipotetizam que um bom repertório interpessoal está relacionado ao não-envolvimento em bullying. Sendo assim, muitas intervenções antibullying visam treinar habilidades sociais com o objetivo de diminuir o bullying ao mesmo tempo em que o estudante aprende a como se comportar adequadamente com colegas, mas não se sabe, em geral, os procedimentos e componentes ideais para que uma intervenção antibullying funcione. Então, o presente estudo busca descrever, através de duas revisões sistemáticas, por um lado, a relação entre bullying, habilidades sociais, e sua consequente relação com outras variáveis, como parentalidade, problemas de comportamento e gênero e, por outro, descrever procedimentos e resultados obtidos em intervenções que possuem o ensino de habilidades sociais como meio de fazer cessar o bullying. As revisões sistemáticas utilizaram o método PRISMA para descrever seus processos de identificação, exclusão e inclusão de pesquisas e utilizaram o instrumento RTI Item Bank a fim de avaliar riscos de viés presentes nos estudos selecionados. Como resultados principais, a revisão sistemática dos estudos descritivo-observacionais confirmou a relação inversa entre bullying e habilidades sociais, além da presença de algumas habilidades sociais em papéis específicos e da diferença no bullying realizado por meninos (com violência mais direta) e meninas (com violência mais psicológica e social). A revisão sistemática de estudos de intervenção apontou que as intervenções, em sua maior parte, possuem resultados positivos significativos, mas que há muitos problemas metodológicos a se resolverem para que os resultados sejam mais satisfatórios e confiáveis. Em suma, faz-se necessário um aprimoramento metodológico das pesquisas para que se possa implementar programas cada vez mais robustos, diminuindo o sofrimento de estudantes.
  • ItemDissertação de mestrado
    DNA Barcode na identificação de bexigas natatórias: uma abordagem no comércio internacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Freitas, Gabriela Idaline de ; Porto-Foresti, Fábio ; Utsunomia, Ricardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O consumo de recursos pesqueiros tem crescido globalmente, abrangendo desde moluscos até peixes de alto valor econômico. No Brasil, a partir do final do século XX, incentivos fiscais impulsionaram o desenvolvimento da pesca, principalmente voltada para exportação. Em 2024, o setor registrou um aumento de 48% no valor das exportações e de 20% no volume em relação ao ano anterior, destacando-se no comércio internacional de subprodutos como a bexiga natatória e barbatanas de tubarão, apreciados em mercados como China, Japão, EUA e Europa. No entanto, a identificação inadequada de espécies comercializadas, especialmente as ameaçadas, é um desafio recorrente. A análise genética se apresenta como uma solução eficaz para melhorar a classificação e manejo sustentável dos recursos pesqueiros, contribuindo para o controle da exploração e preservação ambiental. Como método para identificação de material biológico comercializado, temos a técnica de DNA Barcode, que é um sistema de identificação molecular espécie-específico que se baseia na sequência de um fragmento do DNA mitocondrial Subunidade I da Citocromo Oxidase (COI), onde é necessário apenas um pequeno fragmento de material biológico para sua execução. Essa técnica é a mais utilizada atualmente, por ser rápida, prática, efetiva e de baixo custo. Diante disso, o presente projeto visa analisar amostras de bexiga natatória, apreendidas pelo IBAMA, através da técnica de DNA Barcode, a fim de identificar e mapear quais espécies estão sendo comercializadas descaracterizadas morfologicamente, em especial, buscando identificar problemas no comércio de espécies superexploradas no território nacional. As análises resultaram na identificação de 8 espécies de peixes, incluindo Cynoscion acoupa, Cynoscion leiarchus, Cynoscion microlepidotus, Cynoscion virescens, Macrodon ancylodon, Macrodon atricauda, Plagioscion auratus e Sciades parkeri; e duas espécies de répteis, Caiman crocodilus e Melanosuchus niger. Os órgãos governamentais não regulamentam efetivamente a cadeia produtiva do grude, especialmente quanto à sua comercialização, ao alto valor no mercado internacional e ao impacto ambiental na fauna marinha do norte do Brasil. Políticas de preservação dessas espécies continuam gerando controvérsias entre os proprietários de embarcações e a comunidade local. Essa pesquisa revelou que muitos produtos desse comércio internacional são negociados sob falsas declarações dos remetentes, destacando a necessidade de fiscalização mais rigorosa e o uso de técnicas moleculares para identificação. Além disso, incentivos fiscais podem incentivar os comerciantes a operarem de maneira mais regulamentada, minimizando os impactos negativos nas espécies envolvidas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aprendizado profundo aplicado a Fenotipagem Automática na Piscicultura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-21) Batista, Fabricio Martins ; Brega, José Remo Ferreira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Piscicultura vem ganhando destaque nos últimos anos quase dobrando a produção mundial em um intervalo de dez anos (FAO, 2020). Os produtos da Piscicultura configuram uma importante fonte de proteína em países costeiros ou insulares pois são o recurso natural em maior abundância nessas regiões fazendo parte do cotidiano alimentar de suas populações. Os avanços tecnológicos recentes possibilitam a evolução da prática da Piscicultura através de novas ferramentas como a Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Entre as práticas da chamada Piscicultura de Precisão estão o monitoramento inteligente de condições do ambiente através de sensores especializados (AGOSSOU; TOSHIRO, 2021) bem como a automação de tarefas manuais inerentes ao processo produtivo deste tipo de atividade. A automação torna possível a análise de grandes volumes de dados, trazendo escalabilidade ao manejo e reduzindos os custos do processo produtivo como um todo. Entre as tarefas que se destacam, está a fenotipagem de animais cultivados em cativeiro na Piscicultura durante vários estágios do crescimento para avaliação da interação da espécie com o ambiente ou mesmo a prevalência de determinadas características após sucessivas seleções reprodutivas. A fenotipagem geralmente é realizada manualmente através de uma imagem digital tirada por um especialista. A imagem obtida é pós-processada em softwares especializados em medição utilizando um objeto de referência de tamanho conhecido na imagem. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de mapear técnicas de fenotipagem automática a partir de imagens digitais e a partir do levantamento propor uma solução através de Aprendizado Profundo. A finalidade do mapeamento está em obter uma visão geral sobre uma determinada área de pesquisa, e determinar quais e quantas são as evidências relacionadas a essa área. Os resultados demonstram uma tendência no uso de técnicas de Aprendizado Profundo para a automação dessas tarefas na área da Piscicultura. Todavia, ainda há uma prevalência de algumas técnicas de Visão Computacional clássica e Processamento de Imagens como a detecção de bordas e métodos iterativos para obtenção de regiões de interesse em imagens digitais e realizar a fenotipagem a partir das informações obtidas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Motivos da atividade de estudo na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental: análises a partir da psicologia histórico-cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Santos, Gabriela Martins dos ; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura de motivos da atividade de estudo na transição do 5º ano dos Anos Iniciais para o 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de compreender se há indícios de transformação de motivos nesta transição de etapa escolar. Como referência teórica têm-se os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. As produções acadêmicas brasileiras têm caracterizado a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental como momento de ruptura, em que apresenta mudanças particulares nas condições objetivas da dinâmica escolar, e, sobretudo, nas condições subjetivas dos estudantes em relação à sua atividade de estudo. Essa pesquisa compõe-se de investigação de inspiração etnográfica realizada entre outubro de 2022 e março de 2023, em uma escola pública do interior paulista, com uma turma de estudantes e professores do 5º ano dos Anos Iniciais, e posteriormente, os mesmos estudantes e novos docentes do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos, nos meses finais do ano letivo do 5º ano, foi feito acompanhamento do cotidiano escolar da turma, por meio de observação das aulas da turma; roda de conversa com dez alunos divididos em dois grupos e entrevistas individuais com duas professoras. Posteriormente, nos meses iniciais do ano letivo do 6º ano, as mesmas estratégias foram utilizadas com os alunos participantes, oito estudantes, e os novos professores dos Anos Finais, dois docentes. Como procedimentos analíticos foram organizadas categorias descritivas e, em seguida, analíticas com os significados dos docentes e estudantes referente ao papel da escola, ao processo da transição escolar, à relação professores-alunos e à dinâmica entre os estudantes. Concluiu-se que a formação dos motivos da atividade de estudo constitui-se em movimento que não se dá de forma explícita e linear, de modo que o processo vivido pelos alunos se apresenta como uma transição institucional, pedagógica e psicológica dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Além disso, os aspectos da adolescência inicial e a periodização do desenvolvimento são apresentados como contribuições para a organização de práticas pedagógicas a fim de contemplar as particularidades e desafios do processo de transição escolar.
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    Educação de jovens, adultos e idosos: aproximações com a Etnomatemática e Andragogia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-27) Almeida, Roger Moreira de. ; Martos-Rodrigues, Zionice Garbelini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho abordou a Etnomatemática como facilitador para a profissionalização de alunos jovens, adultos e idosos. O objetivo foi verificar se a proposta de intervenção pedagógica firmada sobre os conceitos da Etnomatemática e da Andragogia, favoreceriam a aprendizagem dos alunos da EJA. Para atingir este objetivo procurou se: traçar as relações entre os alunos e os saberes matemáticos envolvidos nas profissões mais comuns dentro do contexto da EJA; desenvolver, aplicar e avaliar a possibilidade de facilitar a aprendizagem de matemática sob a perspectiva da Etnomatemática e da Andragogia em encontros para aplicação dos materiais produzidos no contexto da EJA e produzir e interpretar os resultados obtidos por meio dos relatos dos alunos sobre suas percepções em relação à forma em que aprendem matemática, com base nos pressupostos teóricos da pesquisa. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola pública municipal com o recorte de dezoito alunos da modalidade EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa visou conduzir a construção e aplicação de uma sequência didática que apresentariam situações do âmbito profissional dos alunos. A pesquisa justifica-se pela suma importância de fazer com que os alunos possam sentir-se incluídos e vistos, identificando a Etnomatemática em seus fazeres profissionais, facilitando sua relação com a matemática envolvida em sua profissionalização. A questão levantada pelo trabalho é de como facilitar a profissionalização dos discentes da EJA pensando nos ideais da Etnomatemática envolvidos e trabalhar com seus conhecimentos prévios? Para responder a tal questionamento, lança-se mão da Etnomatemática e da Andragogia, entre outras teorias. O uso da sequência didática permitiu ao aluno reconhecer efetivamente, onde ocorre a sua Etnomatemática, entendendo ainda seu papel perante a sociedade e no trabalho. A partir do desenvolvimento do estudo, a análise trouxe que os alunos tiveram mudanças em seus discursos e atitudes por meio das ações propostas, na relação da matemática e suas profissões, inclusive refletindo sobre suas realidades criticamente. Como forma de contribuir com a prática docente, um produto educacional no formato de um arquivo de orientação foi disponibilizado.
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    Integração dos valores civilizatórios afro-brasileiros na Educação Infantil: um caminho para o desenvolvimento racial e cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-24) Santos, Larissa da Silva Morales dos ; Machado, Vitor ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa buscou o desenvolvimento de processos educativos eticamente comprometidos em assumir a diversidade étnico-racial e cultural como princípio de ensino na educação infantil. A pesquisa ancorou suas reflexões teóricas em uma perspectiva decolonial (Grupo Modernidade/Colonialidade) fazendo uso de autores contemporâneos referência na questão racial (Almeida, 2020), Dias (2015), Cavalleiro (1999 e 2003), Gomes (2001, 2002, 2008 e 2021), Lia Schucman (2010 e 2012), Cida Bento (2002 e 2012), Munanga (2003 e 2005), que buscam contribuir com análises sociológicas que tem o seu suporte centrado na preocupação com o papel da ciência na transformação do real. A metodologia adotada foi a Pesquisa de Campo qualitativa e documental, permitindo a análise de representações sociais subjetivas na educação infantil. O objetivo foi promover a inclusão de práticas socioculturais ancestrais, tornando visível a identidade dos sujeitos que as compõem. O tema do projeto se baseia na possível intersecção entre os campos de experiências da BNCC (2017) para a educação infantil, com os “Valores Civilizatórios afro-brasileiros” de Azoilda Trindade (2013). Os estudos apontaram que a intersecção entre os Campos de Experiências da BNCC e os Valores Civilizatórios, trouxeram condições, ferramentas, propostas e experiências na educação infantil para o desenvolvimento de vivências significativas, superando a tradição de trabalhos estereotipados, baseados em datas comemorativas, comumente utilizados na educação infantil. Podendo ser utilizado como um recurso para auxiliar no planejamento didático dos professores da educação infantil.