Bauru - FC - Faculdade de Ciências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253939
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ItemDissertação de mestrado Motivos da atividade de estudo na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental: análises a partir da psicologia histórico-cultural(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Santos, Gabriela Martins dos ; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura de motivos da atividade de estudo na transição do 5º ano dos Anos Iniciais para o 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de compreender se há indícios de transformação de motivos nesta transição de etapa escolar. Como referência teórica têm-se os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. As produções acadêmicas brasileiras têm caracterizado a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental como momento de ruptura, em que apresenta mudanças particulares nas condições objetivas da dinâmica escolar, e, sobretudo, nas condições subjetivas dos estudantes em relação à sua atividade de estudo. Essa pesquisa compõe-se de investigação de inspiração etnográfica realizada entre outubro de 2022 e março de 2023, em uma escola pública do interior paulista, com uma turma de estudantes e professores do 5º ano dos Anos Iniciais, e posteriormente, os mesmos estudantes e novos docentes do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos, nos meses finais do ano letivo do 5º ano, foi feito acompanhamento do cotidiano escolar da turma, por meio de observação das aulas da turma; roda de conversa com dez alunos divididos em dois grupos e entrevistas individuais com duas professoras. Posteriormente, nos meses iniciais do ano letivo do 6º ano, as mesmas estratégias foram utilizadas com os alunos participantes, oito estudantes, e os novos professores dos Anos Finais, dois docentes. Como procedimentos analíticos foram organizadas categorias descritivas e, em seguida, analíticas com os significados dos docentes e estudantes referente ao papel da escola, ao processo da transição escolar, à relação professores-alunos e à dinâmica entre os estudantes. Concluiu-se que a formação dos motivos da atividade de estudo constitui-se em movimento que não se dá de forma explícita e linear, de modo que o processo vivido pelos alunos se apresenta como uma transição institucional, pedagógica e psicológica dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Além disso, os aspectos da adolescência inicial e a periodização do desenvolvimento são apresentados como contribuições para a organização de práticas pedagógicas a fim de contemplar as particularidades e desafios do processo de transição escolar.ItemDissertação de mestrado Educação de jovens, adultos e idosos: aproximações com a Etnomatemática e Andragogia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-27) Almeida, Roger Moreira de. ; Martos-Rodrigues, Zionice Garbelini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho abordou a Etnomatemática como facilitador para a profissionalização de alunos jovens, adultos e idosos. O objetivo foi verificar se a proposta de intervenção pedagógica firmada sobre os conceitos da Etnomatemática e da Andragogia, favoreceriam a aprendizagem dos alunos da EJA. Para atingir este objetivo procurou se: traçar as relações entre os alunos e os saberes matemáticos envolvidos nas profissões mais comuns dentro do contexto da EJA; desenvolver, aplicar e avaliar a possibilidade de facilitar a aprendizagem de matemática sob a perspectiva da Etnomatemática e da Andragogia em encontros para aplicação dos materiais produzidos no contexto da EJA e produzir e interpretar os resultados obtidos por meio dos relatos dos alunos sobre suas percepções em relação à forma em que aprendem matemática, com base nos pressupostos teóricos da pesquisa. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola pública municipal com o recorte de dezoito alunos da modalidade EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa visou conduzir a construção e aplicação de uma sequência didática que apresentariam situações do âmbito profissional dos alunos. A pesquisa justifica-se pela suma importância de fazer com que os alunos possam sentir-se incluídos e vistos, identificando a Etnomatemática em seus fazeres profissionais, facilitando sua relação com a matemática envolvida em sua profissionalização. A questão levantada pelo trabalho é de como facilitar a profissionalização dos discentes da EJA pensando nos ideais da Etnomatemática envolvidos e trabalhar com seus conhecimentos prévios? Para responder a tal questionamento, lança-se mão da Etnomatemática e da Andragogia, entre outras teorias. O uso da sequência didática permitiu ao aluno reconhecer efetivamente, onde ocorre a sua Etnomatemática, entendendo ainda seu papel perante a sociedade e no trabalho. A partir do desenvolvimento do estudo, a análise trouxe que os alunos tiveram mudanças em seus discursos e atitudes por meio das ações propostas, na relação da matemática e suas profissões, inclusive refletindo sobre suas realidades criticamente. Como forma de contribuir com a prática docente, um produto educacional no formato de um arquivo de orientação foi disponibilizado.ItemDissertação de mestrado Integração dos valores civilizatórios afro-brasileiros na Educação Infantil: um caminho para o desenvolvimento racial e cultural(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-24) Santos, Larissa da Silva Morales dos ; Machado, Vitor ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa buscou o desenvolvimento de processos educativos eticamente comprometidos em assumir a diversidade étnico-racial e cultural como princípio de ensino na educação infantil. A pesquisa ancorou suas reflexões teóricas em uma perspectiva decolonial (Grupo Modernidade/Colonialidade) fazendo uso de autores contemporâneos referência na questão racial (Almeida, 2020), Dias (2015), Cavalleiro (1999 e 2003), Gomes (2001, 2002, 2008 e 2021), Lia Schucman (2010 e 2012), Cida Bento (2002 e 2012), Munanga (2003 e 2005), que buscam contribuir com análises sociológicas que tem o seu suporte centrado na preocupação com o papel da ciência na transformação do real. A metodologia adotada foi a Pesquisa de Campo qualitativa e documental, permitindo a análise de representações sociais subjetivas na educação infantil. O objetivo foi promover a inclusão de práticas socioculturais ancestrais, tornando visível a identidade dos sujeitos que as compõem. O tema do projeto se baseia na possível intersecção entre os campos de experiências da BNCC (2017) para a educação infantil, com os “Valores Civilizatórios afro-brasileiros” de Azoilda Trindade (2013). Os estudos apontaram que a intersecção entre os Campos de Experiências da BNCC e os Valores Civilizatórios, trouxeram condições, ferramentas, propostas e experiências na educação infantil para o desenvolvimento de vivências significativas, superando a tradição de trabalhos estereotipados, baseados em datas comemorativas, comumente utilizados na educação infantil. Podendo ser utilizado como um recurso para auxiliar no planejamento didático dos professores da educação infantil.ItemDissertação de mestrado A perspectiva de morte para profissionais do serviço funerário: relações com resiliência e burnout(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-21) Lucatto, Helena Trevisanuto ; Calais, Sandra Leal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O conceito e os rituais fúnebres variam conforme a cultura e o período histórico. Atualmente, as funerárias oferecem serviços para os enlutados, visando proporcionar conforto. No entanto, os profissionais do setor enfrentam diariamente situações desafiadoras e estresse significativo devido à natureza de seu trabalho. Nesse contexto, esta pesquisa foi dividida em três partes. A primeira é uma revisão sistemática sobre a perspectiva de morte para a população brasileira, analisando 16 artigos encontrados em três bases de dados entre os anos de 2014 e 2023. Os resultados indicaram que as influências socioculturais, biológicas, emocionais, bem como, as crenças religiosas foram variáveis importantes na forma como diferentes grupos etários encaram a morte. A segunda parte é uma revisão integrativa sobre a saúde emocional dos trabalhadores funerários, analisando 12 estudos de 2004 e 2023, encontrados em cinco bases de dados. As amostras encontradas apontam que exposição constante a situações de morte e luto, a natureza sensível do trabalho e as demandas emocionais inerentes ao serviço funerário podem ter impactos significativos na saúde mental desses profissionais. O terceiro estudo teve como objetivo investigar a percepção de morte, a presença de indicadores de Burnout e resiliência para profissionais do serviço funerário e como estes encaram seu trabalho. Participaram da pesquisa 100 profissionais de funerárias do interior do estado de São Paulo. Os participantes responderam ao Inventário Sociodemográfico, à Escala de Perspectiva de Morte, à Escala de Resiliência e à Escala Brasileira de Burnout – versão adjetivos. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais entrevistados (96%) percebe a morte como um fim natural, demonstrando resiliência ao nível médio (52%) e baixa incidência de burnout (84%). Além disso, os profissionais que não lidam com cadáveres apresentam resultados notadamente maiores na perspectiva de morte como desconhecida. Apontou-se uma correlação significativa negativa entre a perspectiva de morte como desconhecida e idade, bem como, houve correlação significativa positiva apenas com a Escala de Perspectiva de Morte como vida além da recompensa. Apesar dos desafios inerentes à profissão, eles apresentam bom estado geral de bem-estar psicológico.ItemDissertação de mestrado Práticas pedagógicas: as implicações do ensino da Arte no contexto escolar de estudantes surdos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-06) Gomes, Lauro Roberto Martiniano ; Villela, Fabio Fernandes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente pesquisa aborda o ensino de Arte para estudantes surdos em redes regulares de ensino, constituindo-se como um estudo de campo realizado em uma escola municipal no interior do estado de São Paulo. A investigação foi desenvolvida por meio de entrevistas com professores da rede municipal e estadual que lecionam o componente curricular de Arte, além da aplicação de um produto educacional junto a um sujeito surdo. O objetivo geral deste estudo é evidenciar a relevância de propor metodologias alternativas para o ensino de Arte voltadas para estudantes surdos. Dentre os objetivos específicos, destacam-se a qualificação do ensino de Arte para esse público e a análise de como a disciplina tem sido trabalhada nas escolas, a aplicação e avaliação de práticas pedagógicas, bem como a criação e implementação do produto educacional intitulado “Do Folclore”. Para a condução da pesquisa, foram utilizados como instrumentos: o levantamento de conhecimentos prévios do sujeito de pesquisa, entrevistas realizadas via formulários on-line, revisão bibliográfica e a observação direta de aulas de Arte. Os resultados indicam que, embora o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) esteja presente no processo educacional, ainda persiste um significativo preconceito por parte das famílias dos surdos e, em alguns casos, também entre profissionais da saúde. Ademais, verificou-se que o tema do folclore é explorado de maneira limitada nas aulas de Arte, sugerindo a necessidade de ampliar essa abordagem no currículo escolar.ItemDissertação de mestrado Experiências da maternidade de mulheres com deficiência intelectual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-21) Penna, Priscila Foger Marques ; Bortolozzi, Ana Claudia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A sexualidade é um dos aspectos que assume extrema relevância ao longo de toda a existência humana, incorporando parte fundamental da expressão do indivíduo. Sua expressão e vivência são um direito de todos os seres humanos. Pensando em pessoas com deficiência intelectual, se caracteriza em muitos casos o conceito duplamente equivocado do que é deficiência e como se desenvolve a sua sexualidade. Nos dias atuais, a literatura tem demonstrado que ainda nos deparamos com educadores considerando a manifestação da sexualidade de pessoas com deficiência intelectual como exagerada ou inadequada e familiares e cuidadores a conceituando como assexuada e infantil ou fantasiosa. Um dos aspectos negligenciados da sexualidade, quando se trata de pessoas com deficiência, é a vida sexual e reprodutiva, mais especificamente a maternidade. Esta pesquisa foi pautada no modelo biopsicossocial da deficiência e considerou como critério de inclusão de participantes, a deficiência intelectual autodeclarada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, e teve por objetivo geral investigar e descrever, a partir do relato de mulheres com deficiência intelectual, suas experiências da maternidade. Participaram de uma entrevista semiestruturada, 08 (oito) mulheres com Deficiência Intelectual, mães, com idades entre 31 (trinta e um) e 58 (cinquenta e oito) anos. Os relatos transcritos das entrevistadas foram analisados e organizados em categorias temáticas:(1) versões sobre o relacionamento afetivo; (2) educação sexual e experiências da gravidez e parto; (3) receio da reprodução da deficiência; (4) apoio ou falta de apoio social e (5) perspectivas e relações com a maternidade. As categorias foram discutidas considerando a literatura, que vem apontando quanto à importância da rede de apoio social, o modelo parental adequado e a busca de todos nós, enquanto sociedade, pelo combate ao capacitismo e a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos de todas as pessoas, inclusive das mulheres com deficiência intelectual, equilibrados aos deveres que caracterizam a maternidade a qualquer mãe, sem reproduzir o conceito do amor incondicional e da obrigatoriedade deste papel a todas a mulheres. A escuta promoveu ainda, a reflexão quanto à necessidade de ampliação nas ações de educação sexual e aconselhamento para o planejamento familiar e a escolha consciente. Novos estudos devem aprofundar a questão e promover debates de prevenção e intervenção em ações inclusivas sobre direitos sexuais e reprodutivos.ItemDissertação de mestrado Os critérios de escolha do relacionamento amoroso do dependente químico como fator de risco para um relacionamento codependente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Gabas, Danilo Leutwiler ; Caramaschi, Sandro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Estudos demonstram que o consumo de substâncias psicoativas tem aumentado no Brasil comparado a outros países em desenvolvimento. O uso nocivo de substâncias psicoativas e a dependência química representam um impacto importante, não somente na saúde do indivíduo, mas também de toda contextualização sistemática em que ele está inserido, na saúde de seus familiares, de sua comunidade e da sociedade em geral. Considerando que os dependentes químicos em tratamento, na sua maioria, mantêm comportamentos disfuncionais que contribuem para o processo de recaída, toda dinâmica multifatorial envolvida na escolha de parceiros amorosos, a importância de critérios bem definidos para iniciar um relacionamento amoroso com potencial protetivo e todo impacto negativo que o relacionamento codependente pode causar para o dependente químico em tratamento e para a sociedade em geral apontam para a hipótese de que as características do dependente químico se configuram como fatores de risco para a escolha de um indivíduo com predisposição à codependência para um relacionamento amoroso. Tendo em vista a importância de se investigar o fenômeno do uso de substâncias psicoativas e da codependência como problemas de saúde pública, todo impacto negativo que o relacionamento codependente causa para o dependente químico em tratamento e para a sociedade em geral, a ausência de estudos sobre essa temática e a importância da priorização da prevenção em detrimento do tratamento da moléstia já instalada, julga-se pertinente o estudo do tema proposto. Essa pesquisa objetiva compreender os critérios que dependentes químicos em tratamento estabelecem para selecionar parceiros afetivos e se esses critérios são diferentes dos não dependentes químicos. Para responder os objetivos, foram realizados dois estudos: o primeiro de caráter quantitativo, descritivo e comparativo; e o segundo, de caráter quantitativo, descritivo, comparativo e correlacional. Os resultados mostraram que os dependentes químicos em tratamento, quando comparados com sujeitos que não possuem critérios para dependência química, apresentam prevalência significativa de traços agressivos e impulsivos. Enquanto os sujeitos que não possuem critérios para dependência química apresentaram prevalência significativa de traços ligados a responsabilidade e sensibilidade quando comparados a dependentes químicos em tratamento. Também evidenciou-se que os dependentes químicos em tratamento tendem a escolher parceiros(as) amorosos(as) com características tolerantes, solidárias e gentis, talvez como forma de compensar os comportamentos agressivos e impulsivos prevalentes nessa população. Enquanto os sujeitos que não possuem critérios para dependência química apresentaram preferência para escolher parceiros(as) amorosos(as) com características de apoio social, afetividade e amabilidade. Considerando os dados apresentados, conclui-se que os critérios de escolha do parceiro(a) amoroso(a) do dependente químico vai ao encontro de indivíduos com características codependentes.ItemDissertação de mestrado Violência sexual e a atuação em Psicologia: levantamento sobre as ações realizadas por profissionais da área(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-22) Tanaka, Brenda Sayuri ; Bortolozzi, Ana Cláudia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A violência sexual é um dentre os tipos de violência interpessoal, caracterizada como uma violência de gênero e influenciada pelas relações de poder. Além de ser um problema de saúde pública e violação dos direitos humanos, a violência sexual produz graves consequências para a saúde e desenvolvimento das pessoas em situação de violência e demais públicos afetados por esse fenômeno. O trabalho na área da Psicologia é fundamental para a diminuição dos agravos provocados, sendo possível constatar a existência de legislações que norteiam a atuação de psicólogos/as, além de orientações técnicas que podem ser utilizadas como ferramenta para a realização de um trabalho adequado. Considerando a pluralidade de cenários nos quais os/as profissionais da Psicologia podem trabalhar e levando em conta as múltiplas possibilidades de intervenção diante de casos de violência sexual, esta pesquisa qualitativa, tipo descritivo-exploratório, teve como objetivo geral investigar como ocorre a atuação profissional em Psicologia diante de demandas relacionadas a situações de violência sexual, em diferentes contextos de trabalho da área. Participaram do estudo 26 psicólogos/as de diferentes localidades do Brasil e que exerciam atividades profissionais variadas dentro do campo da Psicologia. Os/As participantes responderam um questionário on-line testado previamente em formato piloto e, a partir deste grupo, uma sub-amostra foi selecionada para participar de entrevistas de aprofundamento das informações obtidas. Os dados quantitativos do questionário foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio da análise de conteúdo. A partir das informações coletadas no questionário, observou-se que quase toda a amostra trabalhou principalmente com o público de pessoas em situação de violência, sendo que esta era do gênero feminino na maioria dos casos. Já quanto aos resultados encontrados por meio das entrevistas, constatou-se que as principais ações realizadas pelos/as profissionais são: (1) acolhimento da pessoa em situação de violência sexual; (2) notificação da violência sexual; (3) atendimento psicológico com a pessoa em situação de violência sexual; (4) encaminhamento e acionamento da rede de proteção; (5) depoimento especial; (6) denúncia; (7) trabalho em equipes multiprofissionais e interdisciplinares; (8) produção de documentos psicológicos; (9) ações realizadas junto à rede de apoio da pessoa em situação de violência sexual; (10) ações realizadas junto à pessoa autora da violência sexual; e (11) ações preventivas e de conscientização sobre violência sexual. Além disso, também foram identificados relatos referentes aos desafios enfrentados pelos/as psicólogos/as no trabalho com o fenômeno da violência sexual, bem como as potencialidades e limites de sua atuação. Os achados sugerem que os/as psicólogos/as realizam uma série de ações que podem ocorrer simultaneamente no decorrer de seu exercício profissional e suas funções apresentam especificidades atribuídas em razão da área em que atuam. Apesar de suas limitações, acredita-se que a pesquisa realizada dialoga com a literatura existente sobre o tema e corrobora a investigação sobre a violência sexual e a atenção em Psicologia.ItemDissertação de mestrado Família homalonotidae: reavaliação e novas classificações sob o olhar filogenético(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Martins, Henrique Bazzo ; Ghilardi, Renato Pirani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com uma disposição continental diferente da atual, o período Devoniano apresentava grande diversidade biológica marinha nas biorregiões que compunham seus territórios, composta sobretudo por macroinvertebrados como bivalves, braquiópodes, briozoários, corais, conularídeos, gastrópodes, trilobitas, entre outros. Representante da classe dos trilobitas, a família Homalonotidae encontrava-se distribuída por todas as regiões do período, com destaque para a Biorregião de Altas Latitudes (60ºS - 90ºS), no qual representavam um dos principais grupos de trilobitas. No entanto, apesar de bem conhecida para a biorregião, a família Homalonotidae apresenta problemas relacionados à descrição de algumas de suas espécies, as quais necessitam de revisão e de novas classificações. Com a finalidade de solucionar esta questão, a presente dissertação foi dividida em dois capítulos,. O primeiro focado na realização de um levantamento das diagnoses das espécies de homalonotídeos descritas para a biorregião. O segundo, voltado à realização de análises filogenéticas das espécies da família. O levantamento bibliográfico resultou em doze espécies distintas pertencentes aos gêneros Burmeisteria, Burmeisterella, Digonus e Dipleura, definidas com base em características diagnósticas. A análise destas características culminou na interpretação da existência de táxons consolidados e também, de incoerências e ambiguidades descritivas, que provocam dúvidas sobre a veracidade de algumas das espécies. Este fato sugeriu a necessidade de novas análises e classificações, seja como sinonímias ou como pertencentes a outros gêneros. Essas novas classificações devem ter por base, novas metodologias analíticas como, por exemplo, a filogenia de caracteres, utilizada aqui para auxiliar no entendimento das relações existentes entre os táxons. Nas análises filogenéticas, além dos táxons de interesse, foram adicionadas espécies externas à biorregião, ou de períodos distintos, totalizando 37 táxons, com 56 caracteres morfológicos. Foram obtidas 12 árvores mais parcimoniosas (MPT), com 236 passos, representadas por uma árvore de consenso com 244 passos. Constatou-se então que a família Homalonotidae apresenta clados com sinapomorfias fortemente estáveis, com boa parte dos táxons exibindo relações e posições filogenéticas bem estabelecidas, como é o caso do gênero Burmeisteria. Todavia, notou-se politomias entre alguns táxons na árvore de consenso (e.g. Burmeisteria) e a formação de clados incoerentes, com a correlação de espécies de gêneros distintos (e.g. Dipleura kayseri e Digonus derbyi). A correlação entre os resultados de ambos os capítulos permitiu a manutenção do status de algumas espécies, como Burmeisteria fontinalis, Burmeisteria herschelii e Burmeisterella braziliensis; a proposição de novas classificações, como Burmeisteria clarkei para Digonus clarkei e; o estabelecimento do status de Burmeisteria sp. para os táxons mais incertos.ItemDissertação de mestrado O ensino de Biologia na Educação Básica: a significação de conceitos em biologia celular e genética(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-25) Jesus, Adriana Nascimento ; Legendre, Alexandre de Oliveira ; Instituto Federal de Educação, Ciências e Técnologia - IFSPTópicos como clonagem, transgênicos, doenças genéticas, terapia gênica e afins fazem parte do currículo de biologia no ensino médio e estão presentes em nosso dia a dia. Além disso, esses temas são discutidos nas salas de aula por alunos de todas as idades. No entanto, pesquisas na área revelaram a lacuna que os alunos precisam superar entre o que é aprendido em sala de aula sobre genética e o que é vivenciado diariamente na sociedade. Essa dificuldade pode estar relacionada ao fato de os alunos não compreenderem conceitos básicos em biologia celular, o que dificulta seu aprendizado em genética. Com o avanço contínuo e crescente da ciência e da tecnologia, torna-se cada vez mais consensual a preocupação em repensar o ensino de Biologia com o objetivo de torná-lo mais significativo para a sociedade. Considerando que durante uma aula de síntese proteica, muitos conceitos da biologia podem ser trabalhados, significados e servir de base para o ensino de Genética, a proposta deste projeto de mestrado é criar um jogo que simule esse processo biológico. Estudos mostram que o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências Biológicas é uma prática bem-sucedida, tornando a aprendizagem mais ativa e interessante. Esses jogos abordam conteúdos abstratos e de difícil compreensão de forma lúdica, ajudando os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e a exposição a ideias. A atividade possibilita a visualização dos processos de transcrição e tradução da síntese proteica, além de permitir que os alunos revisem ou aprendam sobre Biologia Celular/Molecular. O objetivo principal desse produto é colaborar no ensino e na compreensão dos conceitos básicos de biologia celular e genética. Ele foi projetado para atender ao maior número possível de escolas no Brasil, considerando as diferentes realidades do país. Para isso, foram utilizados materiais baratos, duráveis e uma técnica de fácil acesso, sem a necessidade de um espaço especial para uso. Quando se trabalha em uma escola sem laboratórios ou recursos, os jogos se tornam estratégias valiosas para que os estudantes compreendam parte desses conceitos abstratos.ItemDissertação de mestrado Rotação por estações: uma abordagem interdisciplinar para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Rodrigues, Joice Maria de Luca ; Tezani, Thaís Cristina Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar a viabilidade de um recurso pedagógico digital para ensino de inglês por meio da Rotação de Estações nas aulas dos componentes curriculares de Língua Inglesa e Tecnologia e Inovação, propondo aos estudantes a formação de grupos a fim de rotacionar as diferentes estações para o aprendizado do vocabulário de alimentos em inglês. Pretendeu-se, dessa forma, avaliar as possibilidades de interação entre recursos tecnológicos e a prática docente dos professores de Língua Inglesa propondo mudanças metodológicas acerca da aprendizagem dos estudantes público-alvo. Buscou-se abordar a questão da integração de projetos interdisciplinares aplicados a 30 estudantes de uma turma do 5º ano dos Anos Iniciais, em uma escola púbica estadual de uma cidade do interior, porte médio. Para o desenvolvimento do estudo empírico e aplicação do Produto Educacional intitulado Tourism in Austin foi elaborada uma Orientação Didática para a Interatividade, na qual se contemplou uma série de situações e interações utilizando a estratégia metodológica da Rotação por Estações, propondo aos estudantes a formação de grupos para a realização de diferentes tarefas sobre o tema abordado, ou seja, alimentos. A coleta dos dados ocorreu durante as ações de modo concomitante a incorporação do vocabulário a respeito das comidas, materiais da aplicação e as estruturas conversacionais devidas da língua inglesa fazendo a integração com a estação tecnológica. Observou-se que um dos desafios na prática pedagógica para a aquisição de uma língua estrangeira é abandonar alguns paradigmas e conceitos didáticos ensinados por meio de modelos tradicionais e previsíveis. Dessa forma, concluímos que ao utilizar diferentes tecnologias digitais incorporadas às práticas sociais contemporâneas foi possível potencializar o processo de ensino e aprendizagem de inglês por meio da articulação com projetos interdisciplinares.ItemDissertação de mestrado A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Assis, Cristiana Lima de ; Andréa Rizzo dos Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O ensino da leitura e da escrita continuam desafiadoras em nosso país: ainda que os programas implementados pelas políticas educacionais públicas decorrentes do Plano Nacional de Educação (decênio 2014/2024) se desdobrem em ações para alfabetizar a população brasileira, não foi possível erradicar o analfabetismo, segundo mostram os dados censitários aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2022. Desse modo, produções científicas no campo do letramento se alinham proficuamente com a nossa realidade, o que justifica a relevância do tema para esse estudo. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a competência leitora do estudante com transtorno do espectro autista e propor um produto educacional que auxilie os professores a avaliarem-nos. Logo, fez-se necessário o acesso aos materiais pedagógicos relacionados à competência leitora no processo de escolarização formal de 3 estudantes com Transtorno do Espectro Autista que cursam a última etapa de ensino da Educação Básica. As etapas metodológicas, por sua vez, consistiram na coleta de dados procedentes de observações dos alunos em sala de aula, das tarefas realizadas e de entrevistas com os professores envolvidos no processo. A coleta desses dados ocorreu entre setembro e outubro de 2023. Por último, a interpretação desses dados foram permeados pelos estudos sobre alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva histórico-cultural, e resultou, posteriormente, na elaboração de um manual de leitura composto por tarefas didáticas e com quesitos que visam a contribuir para a competência leitora do estudante e para nortear o olhar docente sobre o estudante com autismo, para se constituir também como ferramenta direcionada para o professor ao investigar e preparar as suas situações de aprendizagem referentes à competência leitora de seus estudantes. Os resultados evidenciaram uma prática docente que promove materiais diferenciados, mas que prioriza etapas de alfabetização.ItemDissertação de mestrado Entre silenciamentos e apagamentos: ecos do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de Física da UNESP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-29) Oliveira, Rafael Guerra de ; Bozelli, Fernanda Cátia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A principal intenção dos argumentos apresentados nesta pesquisa é sublinhar uma perspectiva de formação de professores que possibilite romper com processos formativos hegemônicos. Esse tipo de formação caracteriza-se pela (des)formação, pensado a partir da lógica do sistema mundo europeu/euro-norte-americano moderno/capitalista/colonial/patriarcal e que, por sua vez, nutre processos formativos por meio da tecnificação, do individualismo, da racialização, do sonambulismo intelectual, da desumanização, da sobrecarga de trabalho, do silenciamento e da desvalorização da profissão. Neste caso, nega-se e, ao mesmo tempo, elimina-se os diferentes conhecimentos, subjetividades, territórios e povos. Ao admitir a interculturalidade crítica como pressuposto fundante, questiona-se os processos históricos e, consequentemente, busca-se reassumir a possibilidade de (re)pensar e instituir outros processos formativos que tenham a diferença colonial como ponto de partida. Trata-se de uma pesquisa que se configura como qualitativa e de natureza básica, que procurou explorar e compreender a circulação da história e cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de Física por meio de procedimentos documentais. Nela foram analisados documentos, tais como os planos de ensino das disciplinas e os Projetos Políticos-Pedagógicos – PPP, de seis cursos de Licenciatura em Física, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Bauru-SP, Guaratinguetá-SP, Ilha Solteira-SP, Presidente Prudente-SP, Rio Claro-SP e São José do Rio Preto-SP, de modo que fosse possível fomentar o debate acerca das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas no âmbito da formação inicial de professores de Física, como forma de articular essa temática no ensino de Física. Adotou-se o referencial teórico-analítico da Análise Textual Discursiva – ATD para tentar compreender o cenário investigativo. Nesse sentido, a partir das análises foi possível perceber a diminuta circulação das histórias e culturas dos afro-brasileiros e indígenas nos PPP e nos planos de ensino, sendo um dos aspectos que precisam ser mais bem explorados. E, portanto, por mais que em alguns casos a temática faça parte e perpasse pelo processo formativo dos futuros professores, é tempo da Universidade, dos cursos e dos formadores de professores desses cursos (re)assumirem o compromisso com a formação inicial de professores de Física e, com isso, realizarem autoavaliação dos processos formativos oferecidos por esses cursos, destacando a importância de assegurar que os licenciandos possam constituir experiências formativas à medida que constroem suas identidades e, por conseguinte, que tenham condições de fazer as histórias e as culturas afro-brasileiras e indígenas circularem na educação básica, em função do que preconiza o Art. 26-A da LDB (Brasil, 1996), a partir do ensino de FísicaItemDissertação de mestrado Identificação de portscan com machine learning: uma análise dos impactos de algoritmos de oversampling e undersampling no desenvolvimento de sistemas de detecção de intrusão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-18) Tojeiro, Carlos Alexandre Carvalho ; Costa, Kelton Augusto Pontara da ; Lucas, Thiago José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A necessidade de trabalhar com as informações digitais nas empresas gerou um crescimento nos números de ataques cibernéticos em busca de ativos valiosos. Em contraproposta, pesquisadores e administradores de redes vêm buscando uma precisão maior do processo que visa descobrir portas “abertas” em dispositivos de rede, sendo que as “portas” são pontos de acesso pelos quais os dados transitam nos dispositivos. Dentro desta proposta, este trabalho apresenta um estudo da aplicação de combinações de algoritmos de Aprendizado de Máquina (AM) que possam identificar uma maior quantidade de tentativas de “escaneamento de portas”, técnica usada para identificar o estado de uma porta de rede, já que os cibercrimes normalmente iniciam-se com um ataque de Portscan. O trabalho proposto compara dois métodos de seleção de características, aplicando métodos de undersampling e oversampling para o balanceamento das classes “normal” e “ataque”, classificando-os com Rede Neural, Regressão Logística, Máquinas de Vetores de Suporte, Random Forest (RF), Decision Tree (DT) e k-Nearest Neighbors (kNN) no conjunto de dados CICIDS2017. O resultado adquirido com as diferentes combinaçõesde algoritmos de AM demonstrou-se que a combinação dos classificadores RF, DT e kNN juntamente com a técnica de SMOTEENN, obtiveram desempenhos superiores as demais combinações propostas no trabalho.ItemDissertação de mestrado O jogo à luz da pedagogia histórico-crítica e da proposição crítico-superadora nas aulas de educação física(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Moura, Ulisses Francisco Mascarenhas ; Maffei, Willer Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A Educação Física escolar brasileira foi influenciada por concepções que por meio de suas ideologias buscavam formar determinado tipo de cidadão, sem se preocupar com conteúdos e metodologias que contemplassem os aspectos social e cultural dos alunos. Devido a aulas voltadas à valorização do esporte, das metodologias de ensino esportivas/biológicas e focadas no professor, os alunos acabam por não participar das aulas. Diante disso justifica-se a necessidade de propostas pedagógicas que superem o esportivismo e valorizem os demais conteúdos da cultura corporal a partir de um viés crítico. Verificou-se como problema de pesquisa: as metodologias de ensino utilizadas nas aulas de EF ou a falta delas. A partir disso, buscou-se responder a pergunta: Quais os desafios metodológicos para a implementação de uma proposta pedagógica a partir de um viés crítico tendo o jogo como conteúdo de ensino? A pesquisa teve como objetivo geral investigar a implementação de uma proposta pedagógica à luz da proposição crítico-superadora e da pedagogia histórico-crítica em uma turma do 6° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos da pesquisa foram: verificar possibilidades e barreiras na implementação dessa proposta de ensino, além de apontar a partir de um viés crítico a superação dessas barreiras e propor sugestões futuras. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, a qual foi realizada em uma escola da rede estadual, em Nova Iguaçu/RJ, tendo como instrumentos para a coleta de dados a observação e o diário de campo. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Verificaram-se pontos positivos na implementação da proposta, como a contribuição para reflexão dos alunos sobre os valores sociais nas diferentes formas de participar de um jogo. Acredita-se que ela possa ter contribuído para valorizar a EF na escola possibilitando a criação de situações didáticas similares, fortalecendo a EF como componente curricular, parte do PPP, formando um aluno crítico por meio de diversos conteúdos da cultura corporal. Acredita-se também que as estratégias e o conteúdo apresentados possam ter contribuído na valorização dos conteúdos da cultura corporal. Apontam-se como desafios o desinteresse dos alunos, dividir quadra com outra docente e utilização de uma quadra menor e descoberta. Como desafio pedagógico aponta-se a superação de concepções históricas da EF. A pesquisa se limita em seu desenvolvimento e continuidade. Sugere-se que haja mais tempo para a reflexão e contato prévio com a proposta, além de mais de uma turma de determinado seguimento participe, e que se avance com a proposta fortalecendo uma EF crítica, propositiva e transformadora por meio de valores críticos.ItemDissertação de mestrado Análise da atividade cortical associada às respostas posturais reativas frente a diferentes características de perturbação ao equilibrio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Ferreira, Lívia Scarparo ; Zago, Paula Fávaro Polastri ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manter a estabilidade postural é uma tarefa complexa que envolve fatores relacionados ao organismo, ao ambiente e a tarefa. Em situações inesperadas ou mudanças no ambiente, o sistema nervoso central é capaz de desencadear respostas posturais a fim de manter o equilíbrio. Um possível papel do córtex cerebral na manutenção e na recuperação do equilíbrio corporal é intrigante, visto que a literatura tradicional pouco indicava seu envolvimento, sendo ainda pouco entendido como o sistema neural se adapta diante desses contextos que desafiam o equilíbrio. O objetivo do presente projeto foi investigar a influência da exposição e das características da perturbação postural sobre a modulação da atividade cortical antes e após a perturbação ao equilíbrio. Doze indivíduos permaneceram em pé sobre duas plataformas de força acopladas a uma plataforma móvel e usando um equipamento de eletroencefalografia (EEG) de 32 canais acoplado à cabeça. A tarefa experimental consistiu na manutenção da posição em pé seguida por uma perturbação ao equilíbrio. Noventa e seis tentativas foram divididas em seis blocos de 16 tentativas cada. Nos blocos 1 e 2, as perturbações eram de baixa intensidade e imprevisíveis em tempo e direção. Nos blocos 3 e 4, as perturbações eram de alta intensidade e imprevisíveis em tempo e direção. Nos blocos 5 e 6, as perturbações também eram de alta intensidade, imprevisíveis em direção e, temporalmente, previsíveis. Um sinal sonoro foi emitido aleatoriamente nos quatro primeiros blocos, dentro de cinco segundos, para alertar o participante da perturbação eminente, que poderia ser liberada entre 5 e 10 segundos seguintes. Nos dois últimos blocos, a perturbação foi liberada, de maneira constante, um segundo após o sinal sonoro, afim de induzir a identificação do timing constante entre as tentativas. Foram calculadas as seguintes variáveis: amplitude do potencial resultante do canal CZ, após o sinal auditivo (M1) e antes da perturbação (M2); a amplitude e latência do potencial negativo N1 após a perturbação (M3) (event-related potential). ANOVAs com medidas repetidas foram utilizadas para verificar a modulação da atividade cortical nas três condições de perturbação e nos momentos de respostas. Outro conjunto de ANOVAs com medidas repetidas foram utilizadas para verificar a adaptação da atividade cortical ao longo das tentativas, nas três condições de perturbação. Todas as análises tiveram nível de significância (α) mantido em 0,05. Os resultados mostraram que as diferenças entre as condições de perturbação foram dependentes do momento analisado, sendo que em M1 a amplitude do potencial negativo foi menor na condição de Baixa Intensidade quando comparada à condição de Alta Intensidade com Timing (p<0,02). Já para o momento M3, a amplitude de pico do potencial N1 foi maior na condição de Alta Intensidade de perturbação quando comparada às condições de Baixa Intensidade (p<0,0001) e Alta Intensidade com Timing (p<0,02); e maior na condição de Alta Intensidade com Timing comparada à condição de Baixa Intensidade (p<0,005). A amplitude de pico do potencial cortical no momento M1 foi menor do que no momento M3 em todas as condições de perturbação. Análises também mostraram efeito principal de momento para a latência média, que foi maior no momento de preparação logo após o sinal sonoro (M1) quando comparada à latência no momento logo após a perturbação (M3) (p<0,0001). Em relação à adaptação da atividade cortical, após a perturbação (M3), testes de post hoc demonstraram que a amplitude do potencial N1 foi maior nas tentativas iniciais quando comparado às tentativas finais (p<0,05). De maneira geral, a atividade cortical e seu potencial foi dependente do momento analisado, e também da condição de perturbação à qual os participantes foram submetidos. Conclui-se com o presente estudo, que perturbações ao equilíbrio que desestabilizam o sistema de controle postural exigem diferentes tipos de respostas para a manutenção da postura, sendo que maiores intensidades de perturbação necessitam de respostas corticais mais robustas quando acontecem de maneira totalmente imprevisível quando comparadas às situações implicitamente previsíveis como demonstrou a condição de Alta Intensidade com Timing. Além disso, exposição prolongada às perturbações ao equilíbrio também reduz a atividade cortical, sugerindo uma modulação do sistema, com respostas corticais menos intensas e menor esforço neural.ItemDissertação de mestrado O Ensino de química orgânica: levantamento dos pré-requisitos conceituais e das dificuldades de de aprendizagem dos estudantes no ensino superior(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-12-09) Locatelli, Kátia Andreza ; Zuliani, Sílvia Regina Quijadas Aro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ao considerar as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de Química, apresentamos uma discussão acerca da necessidade de conhecer os pré-requisitos conceituais e as dificuldades de aprendizagem dos estudantes mediante esses conceitos, uma vez que eles são a base para a construção de novos conhecimentos científicos. Este trabalho teve como objetivo elencar os pré-requisitos conceituais necessários para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química Orgânica, bem como proporcionar uma visão mais clara das possíveis dificuldades de aprendizagem presente na estrutura cognitiva dos estudantes. Para embasar esta análise, inicialmente elencamos quais deveriam ser os pré-requisitos conceituais para a disciplina de Química Orgânica apoiados na experiência de cinco docentes atuantes nesta área, a mais de cinco anos, que se propuseram a participar de entrevistas semiestruturadas, o que formulou nosso Instrumento de coleta de dados de número 1. Através da análise dessas entrevistas, pudemos identificar os seguintes conceitos: Ligação Química, Hibridização, Estabilidade dos compostos, Polaridade das ligações / Polaridade das moléculas, Teoria dos Orbitais Atômicos, Propriedades Periódicas (com ênfase na Eletronegatividade), Geometria Molecular, Atomística e Uso de Modelos. Posteriormente, elaboramos um segundo Instrumento de coleta de dados que era representado por um questionário com seis questões abertas, no qual os 61 participantes dessa pesquisa – todos alunos de cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química que já haviam concluído as disciplinas de Química Geral e Inorgânica – puderam responder e apresentar seus conhecimentos científicos sobre dos pré-requisitos conceituais identificados previamente. Evidenciamos que apesar de compreenderem alguns conceitos científicos, uma grande parte dos estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem e, em alguns casos, apresentam características em suas respostas de conceitos memorizados e/ou com o nível de profundidade semelhante ao estudado durante o Ensino Médio. Para que isso seja superado é de fundamental importância que os docentes que ministram essas disciplinas elaborem sequências didáticas que levem em conta essas dificuldades e a importância desses pré-requisitos, para que assim os estudantes consigam ultrapassar suas defasagens conceituais e tenham uma aprendizagem significativa.ItemDissertação de mestrado Educação física, mídia-educação e práticas corporais de aventura: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Silva, Tauana Paula da ; Maffei, Willer Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As crianças e os adolescentes estão, dia após dia, mais conectados com a mídia e com as tecnologias. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) tem contribuído para o acesso a diferentes conteúdos midiáticos e na influência na cultura corporal de movimento dos adolescentes. Nos deparamos com as Práticas Corporais de Aventura (PCA’s) que infelizmente são práticas pouco difundidas no país e no contexto escolar, porém sua presença é notável em diversos meios midiáticos. O objetivo da pesquisa é investigar e analisar como a temática das práticas corporais de aventura podem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física para possível transformação e superação de práticas hegemônicas. Orientando-os pela busca do esclarecimento e apropriação crítica em relação a mídia, para além de aulas que priorizam a aquisição de habilidades esportivas, oferecendo-lhes novos e significativos desafios. A pesquisa foi realizada com adolescentes entre 12 e 15 anos matriculados no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Jardinópolis/SP. Como referenciais teóricos foram utilizados os estudos sobre alfabetização midiática, mídia, as PCA’s em conjunto com as contribuições de pensadores que investigam as experiências com a mídia-educação, as possibilidades atreladas às TDIC’s no contexto educacional, na área da Educação Física e dentre outras referências relevantes. A investigação na pesquisa tratou de uma abordagem qualitativa, envolvendo instrumentos e técnicas de pesquisa: intervenção pedagógica, diário de campo e entrevista. Propôs-se o planejamento e aplicação de um plano de intervenção pedagógica, mediado pela Teoria Histórico-Crítica e a Mídia-Educação no âmbito das PCA’s. Na análise dos dados considerou-se a base teórica adotada e as percepções da professora-pesquisadora, acrescido dos relatos dos diários de campo e a entrevista. De modo geral, a intervenção pedagógica identificou as potencialidades e fragilidades da temática das PCA’s, estimulando no enriquecimento de aprendizagens, na diversificação de temáticas relacionadas a cultura corporal de movimento, novas experimentações de emoções e sentimentos. O uso da mídia visa ajudá-los a questionar as fontes de informação, os interesses por trás delas, que por meio da mediação do professor tende a contribuir para uma compreensão crítica das percepções muitas vezes distorcidas e incompletas associadas a cultura corporal de movimento retratadas pela mídia. A pesquisa impulsou também o despertar pelos temas geradores relacionados a PCA’s como, a temática ao combate ao bullying; padrões de beleza; traumas; desigualdade de gênero, narrativas e discursos impostos pela mídia cotidianamente na sociedade. Além de estimular a criticidade, valorização de responsabilidade social, pertencimento e a criatividade para a expressão frente as transformações sociais. Por fim, compreende-se a necessidade de mais estudos sobre as PCA’s na área da Educação Física, com possibilidades pedagógicos para os professores favorecerem a formação crítica, reflexiva e produtiva dos alunos.ItemDissertação de mestrado Educação Física escolar e atividades circenses: potencialidades da formação continuada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Villac, Rodrigo Balieiro Figueiredo ; Ugaya, Andresa de SouzaEsta pesquisa traz para o centro do debate a formação continuada de docentes de Educação Física no que tange ao ensino das atividades circenses. O objetivo geral da pesquisa foi compreender quais os desdobramentos que as formações continuadas, com foco na temática das atividades circenses, trouxeram para a práxis pedagógica no cotidiano escolar. Os participantes da pesquisa são docentes de Educação Física da rede municipal de Ribeirão Preto atuantes no ano de 2024. A pesquisa está configurada pela abordagem quanti-qualitativa de caracterização transversal e de inferência descritiva. O levantamento de dados foi realizado através de um questionário semiestruturado organizado na plataforma google forms. Os dados foram analisados através de: categorização, codificação, tabulação, avaliação de significância, estabelecimento de relações causais, análise qualitativa e interpretação dos dados. Através desta pesquisa conseguimos avaliar que as atividades circenses foram incluídas na práxis pedagógica de muitos docentes, 72,5% dos respondentes afirmam que após as formações continuadas (realizadas pela secretaria da Educação do município de maneira sistemática), sentiram-se mais seguros para realizar a inclusão dos conteúdos em suas aulas. Pudemos perceber que o arcabouço cultural da cidade possui uma forte influência neste processo também (95,2% dos docentes já puderam assistir um espetáculo circense, presença de diversos aparelhos culturais na cidade e uma oferta regular de elementos da cultura circense na programação cultural da cidade). Com relação ao material humano, representado pela figura dos docentes, entendemos que a prevalência de profissionais que se encontram em fase de estabilização, entre 7 e 25 anos de docência, (76% dos respondentes) foi de fundamental importância também. Através do pertencimento da cultura circense na cidade e através da disponibilidade e interesse em aprender entre os educadores e educadoras responsáveis pelas aulas de Educação Física, as atividades circenses ganharam contornos sólidos nas escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto. Esse fato nos leva à conclusão que uma formação continuada feita de maneira sistemática, quando acompanhada de fatores ambientais e culturais congruentes pode influenciar positivamente no caso da inclusão das atividades circenses na práxis pedagógica. A formação continuada sistemática demonstrou ter um amplo potencial de difusão dos conteúdos das atividades circenses nas aulas de Educação Física, mas, entendemos que o processo de adensamento dessas atividades precisa ser otimizado com uma ampliação sistemática do conteúdo entre os diversos protagonistas do processo educacional como: secretaria da educação, gestão escolar, famílias e Universidades.ItemDissertação de mestrado Performance da adsorção de CO no grafenileno inorgânico à base de SiC dopado com Fe, Co e Mn(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-18) Martins, Nicolas Ferreira ; Sambrano, Julio RicardoDesde a descoberta do grafeno em 2004, o universo dos materiais bidimensionais (2D) tem se ampliado e se estabelecido como uma alternativa no que tange aplicações em novas tecnologias. Neste sentido, o uso de simulações computacionais tem auxiliado experimentalistas e pode fornecer novos dados a respeito de um material ou até mesmo prever novas estruturas 2D. Na busca de novos materiais 2D, estruturas porosas do tipo grafenileno (GP) possuem grande destaque devido sua arquitetura formada por rede de anéis dodecagonais, hexagonais e quadrados. Recentemente, o análogo do GP à base de carbeto de silício (IGP-SiC), foi proposto teoricamente, onde se demostrou sua potencialidade como suporte anódico em baterias de sódio e no armazenamento de hidrogênio, entretanto outras possíveis aplicações associadas a este novo material ainda não foram exploradas. Atentando-se a tal questão, o presente trabalho busca explorar de forma inédita a dopagem com metais de transição (MT = Fe, Co e Mn) no IGP-SiC por meio de simulações baseadas na teoria do funcional da densidade (DFT), avaliando as propriedades estruturais, eletrônicas e de densidade eletrônica da dopagem na rede. Além disso, a dopagem do IGP-SiC com Fe, Mn e Co é investigada relacionada com a adsorção de CO, avaliando sua possível aplicação sensora. Neste sentido, cálculos de energia de adsorção, tempos de recuperação, transferência de carga, função trabalho e análise da densidade de estados foram realizados a fim de compreender a possível performance das folhas de MT-IGP-SiC como sensores. A abordagem com múltipla adsorção de CO também foi proposta, de modo a investigar a influência do sítio ativo de MT quando há a introdução de n unidades de CO. Simulações de dinâmica molecular ab-initio (AIMD) também foram realizadas para demostrar a estabilidade térmica dos sistemas propostos à temperatura ambiente (300K). Deste modo, esta dissertação busca auxiliar novos estudos a respeito da classe de estruturas porosas do tipo grafenileno, e fornecendo dados a respeito da promissora multifuncionalidade do IGP-SiC dopado com Fe, Mn e Co.