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    Suplementação de β-alanina associada ao HIIT não altera a resposta sérica de BDNF e a função executiva pelo teste de Stroop em indivíduos saudáveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-22) Mendonça, Paloma Tavares ; Zagatto, Alessandro Moura
    Função executiva é um aspecto cognitivo crucial que envolve adaptações a novas situações e melhorias na flexibilidade cognitiva. A suplementação de β-alanina associada ao treinamento intermitente de alta intensidade (HIIT) poderia ter resultados benéficos pelo impacto no retardo da fadiga e uma possível atuação da carnosina na função cerebral, intensificando respostas das funções executivas. O objetivo da pesquisa é investigar o impacto de 14 semanas de suplementação de β-alanina e treinamento intermitente de alta intensidade (HIIT) nas concentrações de Brain-Derived Neurotrophic Factor (BDNF) e possíveis desdobramentos nas funções executivas. Para isso, foram recrutados 13 voluntários do sexo masculino, seguindo de forma estratificada e randomicamente divididos em grupo de suplementação de β-alanina (6,4 g⸳dia-1) e placebo (dextrose) por 4 semanas iniciais. Nas 10 semanas subsequentes, iniciou-se o treinamento intermitente de alta intensidade (HIIT) em esteira ergométrica, que consistiu na realização de 10 esforços de 1 minuto a 130% do ponto de compensação respiratório (PCR), com intervalos passivos de 1 minuto entre cada esforço (relação esforço:pausa 1:1). Nos momentos pré e pós cada marco de intervenção [i.e., Baseline; pós suplementação (PÓS I) e pós 10 semanas de treinamento em junção com suplementação (PÓS-II)] foram realizada uma sessão de HIIE com avaliação ergoespirométrica, concentração de lactato sanguíneo e função executiva pelo teste de Stroop. O grupo que realizou a suplementação de β-alanina não apresentou mudanças significantes nas concentrações de BDNF e no desempenho do Teste de Stroop nas comparações realizadas anterior a uma sessão de HIIE após 4 semanas de suplementação isoladamente e 10 semanas de suplementação associada ao treino (p > 0,05). Da mesma forma, não foram observadas alterações significativas durante uma sessão de HIIE (p > 0,05), após as intervenções (p > 0,05). Apesar desses achados, o HIIT demonstrou melhorias nos parâmetros cardiorrespiratórios da intensidade mínima associada ao V̇ O2max – iV̇ O2max (p = 0,01) e PCR (p = 0,01). Concluímos que a suplementação com β-alanina isoladamente ou associada ao HIIT não melhorou as concentrações de BDNF e o desempenho do teste de Stroop.
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    Ensino de Geografia e impactos ambientais: experiência didática sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar com estudantes do ensino médio na cidade de Iacanga - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-29) Moraes, Hudson Henrique de ; Magnoni Júnior, Lourenço
    Esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o ensino de Geografia pode contribuir no estudo dos impactos ambientais decorrentes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A atividade produtiva da cana-de-açúcar, embora tenha sua considerável importância econômica para a nação, aumenta ainda mais a degradação do meio ambiente em diversas regiões. Assim, abordamos neste estudo, como o ensino de Geografia pode contribuir para analisarmos de modo crítico-reflexivo, os impactos socioambientais decorrentes desta atividade econômica. A pesquisa foi aplicada com 13 alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual, sendo caracterizada como um estudo de campo, na qual realiza-se uma pesquisa bibliográfica, mas que, possui coleta de dados junto aos estudantes. Os dados trabalhados na pesquisa se enquadram em uma pesquisa qualitativa sobre as experiências de uso do material didático (produto educacional) pelos estudantes e considerou o ambiente escolar como fonte direta para coleta dos dados. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram, a roda de conversa e os questionários. Com este último, foi possível aferir os conhecimentos que os estudantes detinham sobre a temática. Partindo de tal avaliação inicial, elaboramos o produto educacional, chamado: “Geoimpactos: a história e os impactos socioambientais da cadeia produtiva da cana-de-açúcar”. Trata-se de um paradidático digital em formato de história em quadrinhos. As histórias em quadrinhos se apresentam como interessante material didático, uma vez que as imagens e os diálogos dos personagens acabam atraindo muito mais a atenção do estudante. O produto foi aplicado nos alunos em algumas aulas do componente curricular Geografia. Posterior a aplicação, os estudantes responderam novamente ao mesmo questionário inicial, para fins de verificação da aprendizagem obtida. Ao final, notou-se que os alunos passaram a ter maior compreensão sobre o tema e apresentaram um bom desenvolvimento, capazes de entender melhor como a cadeia produtiva da cana-de-açúcar vem degradando a natureza nos últimos tempos e o que isso pode ocasionar para a saúde do planeta. Percebeu-se também, que os alunos demonstraram mais entendimento em relação à importância do estudo da Geografia para a compreensão de modo crítico-reflexivo do espaço em que vivem.
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    Formação inicial de professores de Química na perspectiva do DUA: o que apontam os projetos pedagógicos de curso da UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-15) Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado ; Camargo, Eder Pires de
    O desenvolvimento da Educação Inclusiva (EI) caminha juntamente com o aumento do número de matrículas de alunos apoiados pela Educação Especial (EE) na educação básica. À vista disso, esse trabalho almejou investigar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da licenciatura em Química, de quatro campi diferentes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), articulam as perspectivas do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Deste modo, foi necessário investigar, em conjunto com o PPC, as leis que embasaram a sua construção e as ementas de matérias pedagógicas e específicas da área, com a finalidade de identificar aspectos do DUA e da EI na formação desses futuros docentes; foram destacadas a ocorrência ou inexistência, da busca traçada na “régua metodológica” através de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de uma análise documental em conjunto com a Análise Textual Discursiva (ATD). Obteve-se, como resultados principais, que ainda há a necessidade da Instituição de Ensino Superior (IES) se tornar mais transparente ao disponibilizar seus documentos e de manter seus sites atualizados. Notou-se que há a urgência de uma reformulação curricular, para inserir, de forma mais incisiva, as propostas relacionadas ao DUA, visando uma maior abrangência da EI nos PPC destes cursos. Destaca-se a demanda para minimizar o suporte dado à disciplina de Libras sobre as concepções gerais da EI e da EE, mas que possa ocorrer a criação de uma disciplina específica sobre as temáticas já no início da graduação e que estas sejam abordadas de forma transversal e não de forma isolada entre as disciplinas do curso.
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    As tecnologias digitais no processo de alfabetização: uma análise do produto educacional: “No reino das letras”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-19) Ferreira, Adriana Abujanra ; Tezani, Thaís Cristina Rodrigues
    Em virtude do contexto emergente das tecnologias digitais e suas possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem, essa dissertação de Mestrado Profissional investiga as tecnologias digitais no processo de alfabetização, por meio da análise da aplicabilidade do produto educacional ‘No Reino das Letras Felizes”, com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de um sistema público de ensino de uma cidade do litoral paulista. A opção pela pesquisa qualitativa foi motivada pela necessidade de análises que permitissem contextualizar os resultados, levando em consideração os diversos fatores que influenciam o processo de alfabetização. Participaram do estudo seis alunos que apresentaram defasagem de aprendizagem, conforme avaliação de sondagem realizada no início do ano letivo. Foram realizadas 22 atividades com o produto educacional em análise no contraturno escolar. Considerando os resultados obtidos, constataram-se impactos positivos com a prática pedagógica do produto educacional, o que mostrou sua eficácia ao processo de alfabetização.
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    A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-25) Cardinale, Carolina Leite ; Tezani, Thais Cristina Rodrigues
    O tema da pesquisa versa sobre a integração do Pensamento Computacional (PC) no currículo educacional, especificamente no Ensino Médio integrado ao técnico. Assim, teve como objetivo geral verificar a viabilidade e adequação de um material em conjunto uma plataforma de programação didática, conceitos de programação para aplicativos móveis e conceitos de Pensamento Computacional, de modo a colaborar com a melhora do processo de ensino e aprendizagem da Lógica de Programação e como objetivos específicos, a criação um Guia Didático Interativo, chamado CEL-LOGIC, para o Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, usando o App Inventor com o propósito de auxiliar no ensino e aprendizagem dos iniciantes em programação e na introdução do PC para solução de desafios, criação de um protocolo de avaliação, especificamente, sobre os conteúdos da disciplina Desenvolvimento de Aplicativos Móveis I e avaliação da aprendizagem dos alunos sobre conhecimentos em Programação por meio do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola técnica estadual, de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo, participaram da pesquisa estudantes da 2ª série, série esta que já concluíram a disciplina de Lógica de Programação e já conhecem os conceitos básicos de programação. Foram instrumentos de coleta de dados formulário de avaliação diagnóstica, roteiro de aplicação das atividades, menções obtidas pelos alunos durante os bimestres e formulário de avaliação do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. Como resultados obtidos vale ressaltar a aquisição de novos conhecimentos, por meio da Programação de Aplicativos Móveis e a construção da aprendizagem a partir do PC.
  • ItemDissertação de mestrado
    Plantas alimentícias não-convencionais (PANC): um importante tema gerador para escolas em regiões com alto índice de insegurança alimentar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Sitta, Sueli Gomes da Costa ; Legendre, Alexandre de Oliveira
    Este trabalho se trata de uma pesquisa na qual foi apresentado um estudo qualitativo sobre o uso de PANC (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) que, por desconhecimento, são classificadas como daninhas e descartadas, mesmo por pessoas em situação de insegurança alimentar. Ao serem instruídas quanto a isso, essas plantas poderão passar a ser aproveitadas, sendo ingeridas de forma segura e melhorando a qualidade alimentar de populações carentes. Houve um estudo sobre PANC, algumas informações pertinentes aos alunos, tema este que calhou com os conteúdos do currículo paulista do ensino médio que visa intensificar estratégias sustentáveis, qualidade alimentar, biodiversidade, entre outros. Decidido o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos para a verificação de fatores como disponibilidade, abundância, facilidade de cultivo e quantidade aproveitável para a alimentação, etc. Após a análise da pesquisa, houve o levantamento para que fossem escolhidas as PANC a serem trabalhadas. O estudo inicia verificando o conhecimento prévio dos alunos, discutindo a relação entre PANC e o desenvolvimento sustentável; analisando contribuições das plantas alimentícias não convencionais na alimentação dos alunos do Ensino Médio, realizando levantamento das PANC presentes na Unidade Escolar ou próxima a ela, pesquisas em livros e sites escolhidos pela professora sobre suas características, partes aproveitáveis, consumo e cultivo. Cabe salientar que o tema trabalhado interage com as habilidades a serem desenvolvidas pelo currículo paulista, e todo trabalho foi desenvolvido interdisciplinar e transdisciplinar com as disciplinas de português, biologia e química. Ao final, confeccionou-se um produto pedagógico, articulado para que estimule a aprendizagem dos alunos: o “Guia simplificado de composição nutricional de alimentos negligenciados”.
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    Hughero: sistema digital que otimiza práticas pedagógicas inclusivas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Capellini, Lyvia Paola Martim ; Santos, Andréa Rizzo
    Os estudantes elegíveis ao serviço da educação especial necessitam de transformações nos sistemas de ensino que proporcionem uma escolarização que inclua práticas pedagógicas pensadas em sua aprendizagem. Para tanto, é necessário entender que o trabalho em conjunto de professores, docentes de educação especial, profissionais multidisciplinares e gestores, quando exercido de modo colaborativo, é fonte enriquecedora da ação pedagógica, pois permite a criação de estratégias que envolvam todos os alunos. Dessa forma, o presente estudo objetivou desenvolver um Sistema Digital HugHero, que permite centralizar as informações sobre o aluno com deficiência, ou seja, os relatórios de seus atendimentos, bem como os das professoras da sala comum, da educação especial dentre outros. Para isso, mapeamos como se dá a organização, interação e compartilhamento das informações sobre os alunos PAEE entre a equipe pedagógica e profissionais multidisciplinares e identificamos as práticas pedagógicas utilizadas pela professora da sala comum e da educação especial aos alunos PAEE da educação infantil. Com as informações coletadas e centralizadas pelo HugHero, proporcionamos a otimização do currículo nas áreas de matemática e artes, podendo se estender para outras áreas de ensino, oportunizando aulas inclusivas planejadas com base nas informações para que esses alunos avancem em suas habilidades e competências. A escolha pelo tema Sistema Digital deve-se por entender que gestão de informações, aliada à tecnologia, auxilia no gerenciamento do tempo e da comunicação da equipe pedagógica e profissionais multidisciplinares, gerando ganhos aos alunos. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola municipal de educação infantil com uma criança eleita de uma turma do infantil 4 e 5. Entre os resultados, tem-se a ampliação do Hughero, sua usabilidade e contribuição ao ensino inclusivo, pois esse sistema favorece o desenvolvimento de estratégias conjuntas pensadas a partir da criança e de sua especificidade.
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    Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-01) Baio, Elen Caroline Martins Toniatto ; Mello, Denise Fernandes de
    Neste trabalho elaboramos uma sequência didática com atividades investigativas envolvendo conceitos de eletroquímica, em conjunto com um produto educacional composto por uma plataforma on-line responsiva de gerenciamento de argumentos. Propomos três atividades para serem realizadas em grupos colaborativos, sendo a primeira um desafio onde cada grupo deveria ajudar a professora a realizar uma troca de automóvel, atendendo um conjunto de condições como orçamento limitado, tamanho do carro e tipo de combustível, especificados em um cartão de informações disponibilizado para cada turma. A segunda e a terceira atividades correspondem a dois experimentos clássicos envolvendo reações de oxirredução. O gerenciador de argumentos foi aplicado para as duas atividades com uma turma de nove alunos do segundo ano do ensino médio. Nossos resultados mostram que as atividades propostas contribuíram para o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de eletroquímica propostos. A utilização do gerenciador de argumentos auxiliou na promoção da argumentação, onde os alunos se engajaram nas discussões pertinentes às atividades. A análise dos argumentos segundo Mendonça e Justi (2009) na primeira atividade e segundo Osborne (2004) na segunda e terceira atividade, mostrou que houve incremento nas habilidades argumentativas e na qualidade desses argumentos. Concluímos que a utilização de atividades investigativas, contextualizadas, em conjunto com o aplicativo contribuiu para o desenvolvimento da argumentação e da cidadania crítica.
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    O jogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem à luz da pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-24) Cinel, Aline Lorene Gutierrez Belissimo ; Silva, Luciene Ferreira da
    Neste estudo, aborda-se o ensino do jogo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a problemática tem a ver com o uso instrumental e descontextualizado do jogo e com a pouca significância educacional que apresenta para os alunos da classe trabalhadora que estudam em escolas públicas. Dessa forma, tem-se como objetivo compreender o jogo como elemento sociocultural a ser ensinado nas aulas de Educação Física, bem como elaborar material pedagógico que intencione o ensino de jogo, proporcionando uma educação progressista por meio da Pedagogia Histórico-Crítica. Esclarece-se que o ensino do jogo de forma descontextualizada, como “passatempo” ou para “socialização” inviabiliza a reflexão sobre a história e a memória dos grupos locais e regionais, não permitindo a compreensão da realidade que é sócio-histórica. A metodologia se sustentou no Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 2013), que adentra os aspectos filosóficos, históricos, econômicos e sociopolíticos, para a compreensão da realidade na sociedade burguesa e na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), que visa também pesquisar temas de cunho social. Este estudo qualitativo, foi realizado com alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e professores de Educação Física de escolas públicas estadual do interior paulista. Dentre as conclusões é possível observar que a a Pedagogia Histórico-Crítica colabora com o desenvolvimento do jogo nas aulas de Educação Física quando proporciona, por meio de uma visão crítica, conhecimento mais aprofundado e contextualizado para os alunos da escola pública, no que tange à pesquisa de campo, sobre o jogo, e à luz das referências teóricas, verificou a necessidade de proporcionar formação continuada relacionada à temática tendo em vista que o domínio dos professores acerca dos conhecimentos filosófico, histórico e científico que envolvem a educação, além de conhecimentos aprofundados sobre o jogo e sua relação com a educação mostrou-se superficial. Assim sendo, elaborou-se um material pedagógico que intenciona o ensino de jogo com inspiração na Pedagogia Histórico-Crítica, buscou por intermédio do professor, favorecer ao aluno a reflexão e a percepção de si como sujeito histórico capaz de desenvolver sua autonomia social.
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    Enriquecimento curricular em classe comum: uma proposta para sinalização de indicadores de AH/SD
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Carraro, Alessandra Aparecida Dionisio ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
    Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) são sujeitos elegíveis da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e, como tal, eles possuem o direito de desenvolver o máximo de suas potencialidades e serem atendidos, ainda, dentro da classe comum e, para que isso aconteça, torna-se imprescindível que tal condição seja identificada pelo professor. A presente pesquisa objetivou desenvolver práticas de enriquecimento curricular (a partir das competências, das habilidades e dos objetos do conhecimento curriculares), de maneira transdisciplinar, por meio do ensino híbrido (sala de aula invertida), que favorecessem a sinalização de indicadores de AH/SD, culminando num e-book interativo para o aluno. O estudo foi realizado em uma sala regular do primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal, do estado de São Paulo, no ano de 2021. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com características de pesquisa-participante. O professor-pesquisador, após o mapeamento das habilidades e interesses dos discentes, planejou uma proposta de enriquecimento curricular, a fim de compreender de forma geral e individualizada, o perfil dos alunos e sinalizar àqueles com indicadores de AH/SD, em diferentes áreas do conhecimento. Após a realização das atividades planejadas e das observações feitas, um instrumento de indicadores de AHSD foi aplicado, além da elaboração de um e-book interativo com as práticas pedagógicas inclusivas. Dessa forma, foi possível evidenciar a importância do enriquecimento curricular em classe comum, como sinalizador de indicadores de AH/SD e o quanto a tecnologia pode favorecer esse processo, salientando que o professor de sala comum, é capaz de tirar esses estudantes do anonimato, encaminhando-os para uma avaliação mais completa e para o atendimento específico ao qual eles têm direito; ao mesmo tempo, foi possível contribuir para que todos os alunos fossem beneficiados com uma aprendizagem de qualidade e significativa.
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    A contribuição feminina para a História da Ciência nos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Silva, Izabela Prado Lourenço da ; Kondarzewsk, Isabel Cristina de Castro
    Com a baixa visibilidade de figuras femininas na construção da Ciência, o presente trabalho sugere a utilização da História da Ciência como ferramenta para subsidiar no contexto educacional a discussão da participação da mulher no empreendimento científico. A partir disso, é necessário fomentar discussões e reflexões sobre a trajetória das mulheres na Ciência, explorando causas sociológicas, históricas e culturais que refletem as assimetrias de gênero em suas múltiplas interseccionalidades na Ciência no Brasil e no mundo. Com a motivação de reconhecimento e representatividade de gênero, faz-se necessária uma investigação da abordagem destas questões nos cursos que integram as Ciências Exatas no ensino superior. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como (ou se) é feita a abordagem de gênero e a construção de conhecimentos científicos produzidos por mulheres presente nos currículos formativos dos cursos de licenciatura em Física da Universidades Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Têm-se como objetivos específicos analisar as ementas das disciplinas de História da Ciência, quanto a abordagem de gênero no currículo e na História da Ciências e se a organização da disciplina apresenta discussões utilizando a nova historiografia da Ciência, que favorecem o estudo da participação de mulheres na Ciência; analisar o PPC que o curso propõe, quanto a inserção e/ou abordagem de gênero e presença de mulheres na construção da Ciência, e identificar a abordagem historiográfica que o curso pretende formar nos egressos.
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    Esporte e lazer: a experiência em eventos esportivos pelas perspectivas de praticantes de voleibol em uma unidade do Sesc SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Reis, Wladimir Barbosa ; Ferreira, Lílian Aparecida
    Os modos como reproduzimos as práticas corporais, especificamente aquelas ligadas ao esporte, revelam as formas de nos relacionarmos com o mundo e com as pessoas. Essa construção estabelece articulação com a promoção e o ensino do esporte também na vivência de eventos esportivos, que costumam envolver a realização de competições denominadas de campeonatos, torneios, amistosos ou festivais e que, geralmente, são assumidas como atividade de síntese ou ações culminantes no sentido de mobilizar as aprendizagens construídas pelos participantes, transitando por caminhos distintos. Isso pode se dar contribuindo com a possibilidade de transformação do esporte profissional e a abertura para outras formas de vivenciar o jogo e incluir grupos diversos de pessoas nessas experiências. Ou ainda com a reprodução do esporte hegemônico, consumido massivamente, e que tende a restringir e até impossibilitar a oportunidade de certos grupos da prática esportiva. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi identificar e analisar as perspectivas das pessoas sobre esporte e lazer em um processo de ensino do Voleibol por meio da construção e vivência de eventos esportivos. Em tal estudo, o evento esportivo foi caracterizado como processo eventual da prática esportiva competitiva e elaborado a partir da reflexão coletiva do ensino e da aprendizagem das/os alunas/os participantes. A investigação, de natureza qualitativa e orientação da pesquisa-ação, envolveu a participação de 29 alunas/os regularmente inscritas/os no curso permanente Esporte Adulto Voleibol em uma unidade operacional do Serviço Social do Comércio (Sesc SP) de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O educador do grupo foi simultaneamente o pesquisador do estudo, sendo denominado por educador-pesquisador. A trajetória metodológica foi composta pelas técnicas de coleta Grupo Focal, efetuadas com os participantes da pesquisa, Notas Narrativas e Diários de Aula, produzidos pelo educador-pesquisador. A análise e a interpretação dos dados foram feitas a partir da técnica de análise textual discursiva. Os dados da pesquisa passaram por minuciosa e intensiva leitura, produzindo duas categorias de análise: 1. Perspectivas sobre esporte e eventos esportivos: revelaram narrativas diversas que conjugaram o esporte como sinônimo de competição, alicerçado ao ideal de prática esportiva romantizada e apaziguadora de conflitos, ao mesmo tempo marcado pelas relações capitalistas de exploração pelo trabalho. 2. A prática do evento esportivo no âmbito do lazer: foi associada a uma prática esportiva não profissionalizada, descompromissada, com o desejo pela prática esportiva menos rígida, com regras flexibilizadas e de construção coletiva, ainda assim tensionada pelas influências do esporte profissional. A organização dos eventos esportivos, coerentes com a realidade das pessoas surge, então, como ferramenta pedagógica concreta, permitindo a reflexão sobre esporte e lazer, apropriação e adequação dos elementos que esses fenômenos produzem em nossa sociedade.
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    As tecnologias digitais na prática pedagógica com estudantes da Educação Básica: uma proposta gamificada para o ensino de ciências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-01) Cosin, Thiago ; Tezani, Thaís Cristina Rodrigues
    Atualmente, é possível utilizar as tecnologias digitais como um complemento para os estudos e as aulas. Durante o ensino remoto, necessário durante a pandemia do Covid-19, os professores tiveram que se adaptar às tecnologias, tanto para utilizálas em sala de aula como para avaliar os estudantes. Nesse contexto do ensino remoto que os games se tornaram aliados dos docentes, ajudando os estudantes a compreenderem melhor o conteúdo. Os games têm se destacado como estratégias de ensino que promovem a participação efetiva dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado profissional em Docência para a Educação Básica teve como objetivo analisar a utilização de games na disciplina de Ciências no sexto ano do Ensino Fundamental – anos finais. Como produto educacional, foram construídos três games relacionados ao Ensino de Ciências. O estudo ocorreu numa escola pública no interior de São Paulo, onde 21 estudantes participaram de tarefas manuais e jogaram os games criados a partir dos conteúdos sobre Transformações Físicas e Químicas, Misturas Homogêneas e Heterogêneas e Separação de Misturas. A pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada. Os resultados evidenciaram que os participantes manifestaram maior interesse pelo game do que pelas atividades convencionais manuais. Consequentemente, constatou-se que ao buscar novas metodologias de ensino, incluindo a gamificação como uma opção, os resultados tendem a ser satisfatórios.
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    As controvérsias Freud/Jung à luz obra transformações e símbolos da libido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Pereira, Rafael Augusto Barduchi ; Knudsen, Patrícia Porchat Pereira da Silva ; Souza, Caio Padovan Soares de
    A partir da sugestão de alguns comentadores da obra de Freud, que afirmam que Totem e Tabu (1912-1913) foi escrito para responder a questões levantadas por Jung em Transformações e Símbolos da Libido (1911-1912), bem como a críticas diretas de Freud e de Ferenczi a Jung, este trabalho discute alguns conceitos e ideias propostos por Jung que seriam motivo de críticas por parte de Freud e de Ferenczi, resgatando elementos da história de Jung e da relação com Freud que puderam ser considerados como influenciadores para seu percurso teórico distante da psicanálise. Algumas ideias de Jung expostas em Transformações e Símbolos da Libido foram selecionadas para análise por se tratar de modificações da teoria psicanalítica, como: a ampliação do conceito de inconsciente; o uso da mitologia como central para compreensão da psique humana; uma modificação do conceito de libido e uma proposta de simbolização do incesto, alterando a compreensão do adoecimento psíquico. Analisando a relação entre Freud e Jung também encontramos fatores emocionais próprios da dinâmica relacional estabelecida entre os dois que serviram de catalisadores para o rompimento da relação entre eles e consequente saída de Jung do movimento psicanalítico. A conclusão é a de que uma reação de Freud era inevitável, em vista do caráter das alterações propostas por Jung e de que as divergências teóricas se sobressaíram perante os elementos constituintes da relação entre os dois. Trata-se de um trabalho oriundo de uma pesquisa teórica de cunho histórico-conceitual que, como resultado, pretende contribuir para as discussões acerca das raízes do conflito entre Freud e Jung, dando destaque ao momento em que Jung apresenta publicamente seus pontos de divergência na compreensão do funcionamento e do adoecimento psíquicos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo do estado resistivo de supercondutores sob a influência de processos térmicos: análise teórica utilizando o formalismo de Ginzburg-Landau
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-03) Toledo, Lucas Veneziani de ; Sardella, Edson
    O formalismo das equações generalizada de Ginzburg-Landau Dependentes do Tempo (GTDGL) tem sido empregado e demonstrou ser eficaz na descrição e análise de diversos fenômenos em sistemas supercondutores mesoscópicos. Neste trabalho, concentramo-nos na dinâmica dos vórtices cinemáticos gerados pela aplicação de uma corrente de transporte em uma fita supercondutora, levando em consideração a tridimensionalidade do material e a dissipação térmica em três etapas distintas. Essas etapas envolvem a manipulação e a discretização das equações GTDGL para a resolução numérica, a realização de simulações para investigar as curvas características IV (corrente-voltagem) e IR (corrente-resistência) de um supercondutor considerando a difusão térmica e, por fim, simulações para estudar a dinâmica dos pares Vórtice-anti-Vórtice, seja com ou sem difusão térmica. Os resultados mostraram que difusão térmica exerce uma influência significativa no comportamento do estado resistivo. Esse impacto é particularmente notável próximo à transição para o estado normal, onde o calor modifica consideravelmente tanto a corrente crítica quanto a resistência calculada. Além disso, destacamos os efeitos importantes da eficiência do substrato na dinâmica do sistema.
  • ItemDissertação de mestrado
    O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Vasconcelos, Yorahina Ariadne ; Ferreira, Lílian Aparecida
    O desenvolvimento de jogos foi se constituindo, ao longo do tempo, como um conhecimento no ensino da Educação Física, portanto, eles podem contribuir e estabelecer determinadas condutas motrizes entre os estudantes. Todavia, ainda pouco sabemos sobre a relação entre as estruturas dos jogos com as condutas construídas pelos estudantes. Entendemos, ancoradas na teoria da Praxiologia Motriz, que a conduta motriz estabelece aproximação com o comportamento motor carregado de significado, não sendo uma ação essencialmente corporal e padronizada, destituída dos aspectos afetivos, cognitivos e socioculturais. Com base nessa consideração, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as condutas motrizes dos alunos de uma turma de 2º ano do ensino fundamental no interior dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física, aproximando assim as teorias da Praxiologia Motriz e da Educação Física. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, balizando-se por uma pesquisa-intervenção, realizada nas aulas de Educação Física. A utilização dos jogos sociomotrizes de cooperação possibilitou, gradativamente, o desenvolvimento da conscientização dos estudantes sobre a lógica interna, bem como, o reconhecimento das condutas motrizes apresentadas durante a vivência dos jogos. implementação de jogos sociomotrizes de cooperação em uma abordagem de ensino nas aulas de Educação Física demonstrou ser uma experiência que otimizou as condutas motrizes, influenciando diretamente nas competências sociais dos estudantes e na construção de vivências socioemocionais positivas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise socioespacial e o ensino de Geografia em uma escola estadual de Araçatuba-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Carnevali, Victor Ananias Nascimento ; Fernandes, Maria José da Silva
    Considerar a realidade espacial do lugar vivido pelos/as estudantes é fundamental para o ensino de Geografia nas unidades escolares, contribuindo-se para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a compreensão da dialética presente no espaço e lugar de vivência. A presente pesquisa parte do pressuposto que a ciência geográfica, ao partir dos espaços vivenciados pelos estudantes, permite trabalhar conceitos centrais numa aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção cidadã para além dos muros escolares. Como objetivo central, a pesquisa buscou discutir a compreensão apresentada por estudantes, em fase de transição do ensino fundamental para o ensino médio, sobre os contextos socioespaciais e a relação destes com os conteúdos de Geografia propostos pelo currículo oficial de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública estadual localizada na cidade de Araçatuba-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base empírica, do tipo pesquisa-ação que contou com uma intervenção didática e com o uso de instrumentos de coleta de dados como questionários, registros no diário de bordo e trabalho de campo. Como parte da pesquisa foi elaborado um produto educacional voltado à realidade espacial dos estudantes, o qual teve como foco atrelar os conceitos presentes no currículo paulista ao contexto espacial vivido. Foi elaborado um web site baseado na metodologia Webquest. A proposta, com suas limitações, contribuiu para que os estudantes ampliassem a visão crítica a respeito da sua realidade espacial, contribuindo para o desenvolvimento enquanto cidadão.
  • ItemDissertação de mestrado
    Corporeidade e intencionalidade pedagógica no berçário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Reis, Simone Aparecida ; Rossi, Fernanda
    O objetivo geral da presente pesquisa consiste na análise das implicações decorrentes de um processo formativo com foco na corporeidade e motricidade infantil, na perspectiva de educadoras de bebês de zero a dois anos, em um Centro de Educação Infantil municipal do interior paulista. Quanto aos objetivos específicos: identificar os desafios e possibilidades para o trabalho pedagógico com a corporeidade e motricidade dos bebês; e construir possibilidades de intervenções pedagógicas colaborativas que dialoguem com as experiências e saberes das educadoras e dos bebês, resultando em um produto educacional para o trabalho pedagógico no berçário, tendo a corporeidade e a motricidade como eixos propulsores. A metodologia é a abordagem qualitativa, do tipo colaborativa. Os participantes da pesquisa são quatro educadoras e 19 bebês de um Centro de Educação Infantil público, do interior de São Paulo. Foram desenvolvidas intervenções pedagógicas com os bebês, em colaboração com as educadoras, por três meses. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e registros em diário de campo e grupo focal com as educadoras. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos qualitativos da pesquisa em educação e com base no referencial teórico da corporeidade e da motricidade. Como Produto Educacional, esta pesquisa oportunizou a elaboração de proposições didáticas no formato digital para serem desenvolvidas com bebês. O objetivo geral do produto é contribuir com as práticas pedagógicas das educadoras que atuam com bebês, considerando a corporeidade e a motricidade como eixos determinantes no desenvolvimento das propostas. Constatamos, no estudo, a percepção por parte das educadoras em relação a individualidade dos bebês e compreensão de que cada qual tem as suas especificidades; a importância de um processo formativo alinhado à proposta da instituição e aos saberes prévios das educadoras; o reconhecimento da importância da avaliação para este grupo etário e o quão possível é realizá-la focada em identificar e acompanhar os aspectos da motricidade e corporeidade para que as intervenções sejam realizadas a tempo, garantindo, assim, sua efetividade. Concluímos reafirmando a complexidade da temática e a necessidade de outras pesquisas para maior desdobramento, contribuindo, assim, com o atendimento a essa faixa etária nas unidades de Educação Infantil e, também, com a questão da legitimação do trabalho das profissionais, como um trabalho que tem que ser exercido por pessoas qualificadas e remuneradas como professor(a).
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo de nanopartículas de ZnO como fotossensibilizadores em terapia fotodinâmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-02) Zaparoli, Hulder Zaparoli ; Silva, Marina Piacenti ; Oliveira, Marcela de
    A busca por novas técnicas e tecnologias promissoras, eficientes e eficazes no combate e tratamento de diversas doenças como o câncer é constante e motivo para muitas pesquisas e estudos nessa área. Em particular, a terapia fotodinâmica (PDT) se destaca como uma modalidade relativamente nova de terapia, que envolve aspectos de fotoquímica, fotofísica e fotobiologia. Do ponto de vista físico-químico, essa modalidade de terapia consiste em uma combinação de três elementos essenciais, a luz, o oxigênio e um fotossensibilizador (PS). A produção de um PS ideal até então é um desafio, pois além das características fotofísicas adequadas é necessário que um bom PS apresente uma natureza não tóxica no escuro, administração fácil e segura, alto rendimento quântico de oxigênio singlete, boa solubilidade, seletividade do alvo, baixo acúmulo em locais distantes e hidrofobicidade. Neste sentido a utilização de diferentes nanopartículas pode aumentar o potencial de penetração celular e distribuição homogênea no tecido tumoral. Dentre os PS de próxima geração promissores para PDT, destacam-se as nanopartículas de óxido de zinco (NPs-ZnO) devido suas qualidades únicas, como sua atividade altamente catalítica e fotoquímica. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de variáveis como sal precursor, temperatura de síntese, e calcinação nas propriedades fotocatalíticas das NPs-ZnO. Utilizando o método de síntese verde hidrotermal assistida por micro-ondas, as NPs foram sintetizadas com três diferentes precursores de zinco: acetato, cloreto e nitrato, em três temperaturas distintas (100°C, 150°C e 180°C). As nanopartículas não calcinadas mostraram menor eficácia fotocatalítica em comparação com as calcinadas, destacando o impacto da calcinação a 400°C na melhoria da cristalinidade e eficiência fotocatalítica. Um destaque inovador foi o uso do extrato de Glycine max (soja) como precursor, uma abordagem verde que se mostrou eficiência na produção de NPs-ZnO, com observação de geração significativa de espécies reativas de oxigênio (ROS), na degradação do corante azul de metileno, sendo as NPs-ZnO calcinadas de acetato à 180ºC (AC180ZnO-Cal), cloreto à 180ºC (Cl180ZnO-Cal) e nitrato à 100ºC (NT100ZnO-Cal) as mais promissoras para essa aplicação como possíveis fotossensibilizadores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Trajetória pessoal e científica de Irène Joliot-Curie e sua inserção na educação química histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Lima, Larissa Cabral ; Massi, Luciana
    Os estudos sobre a relação entre as questões de desigualdade de gênero e a ciência encontram-se em desenvolvimento no país desde a década de 1980. Tal relação tem se dado de diferentes formas e as pesquisas sobre trajetórias de cientistas com análises que utilizam categorias específicas da área surgiram nos últimos anos. O efeito Camille Claudel é uma dessas categorias que permitem discutir carreiras de mulheres sob a influência de maridos que trabalham na mesma área. Essa linha de pesquisa também apresenta poucos estudos que utilizam perspectivas críticas. Por isso, nesta pesquisa foi adotada uma concepção de história marxista, que explicita os movimentos históricos e filosóficos na realidade humana para analisar a trajetória de Irène Joliot-Curie, reconstruída por meio de fontes primárias e secundárias. Trata-se de uma mulher na ciência, reconhecida historicamente pelo seu trabalho com a radioatividade artificial, porém subalternizada aos pais cientistas e ao marido, também cientista, o que faz emergir questões de gênero e ciência por meio da contextualização da sua carreira perante aspectos históricos, econômicos e científicos. Com base no Materialismo Histórico e Dialético, o método marxista de interpretação da realidade, a categoria trabalho foi mobilizada para captar as singularidades da carreira de Irène, acarretando discussões sobre a alienação presente no seu exercício científico. Também foi investigado o conhecimento científico produzido por seu principal trabalho, premiado pelo Nobel de química de 1935, discutindo interpretações filosóficas que colaboraram para uma compreensão em direção à essência do fenômeno em questão. A fim de concretizar os resultados apresentados, explorou-se o uso de história da ciência no ensino de ciências por meio da Pedagogia Histórico-Crítica, uma perspectiva pedagógica coerente com os ideais marxistas presentes no trabalho. Assim, com as discussões sobre a história, pôde-se apresentar a radioatividade como conteúdo escolar e destacar a importância do seu ensino por tratar-se de um entendimento erudito da matéria. Quanto à estratégia didática buscou-se apropriar-se da ferramenta de narrativas históricas, que trabalha o ensino de aspectos de natureza da ciência, podendo abranger as questões de gênero, juntamente com o conteúdo curricular, no caso o de radioatividade, para coincidir com o trabalho da cientista. Desta forma, uma narrativa histórica voltada para o ensino médio foi produzida a fim de propor uma implicação didática para a história estudada e discutir a importância desse conteúdo. Desse modo, foi possível discutir características específicas da trajetória de Irène Joliot-Curie a partir de discussões de gênero e do seu próprio trabalho, que foi tratado histórica e filosoficamente, apresentando aspectos que destacam a importância do conhecimento produzido e permitindo uma proposição didática para o ensino do mesmo.