Bauru - FC - Faculdade de Ciências

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  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Taxonomia de ostracodes e considerações paleoambientais da Formação Teresina (Permiano Médio, Bacia do Paraná, Brasil), na região do município de Anhembi, SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-14) Dangió, Ana Laura ; Ghilardi, Renato Pirani ; Peixoto, Bernardo de Campos Pimenta e Marques ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ostracodes são crustáceos microscópicos de carapaça bivalve que crescem por ecdise, sem apresentar linhas de crescimento. O grupo Ostracoda é, dentre os artrópodes, o mais bem representado no registro fóssil, ocorrendo desde o Ordoviciano até o Recente. A classificação taxonômica das espécies fósseis do grupo é baseada na morfologia interna e externa das carapaças, bem como em caracteres como a sobreposição das valvas esquerda e direita, e os contornos em vistas dorsal, ventral e lateral. Este trabalho tem como objetivos principais a análise e identificação das espécies de ostracodes que ocorrem na Formação Teresina da região de Anhembi, SP, a fim de interpretar o paleoambiente deposicional. Foram analisadas 16 amostras provenientes de quatro pontos de um afloramento localizado às margens da rodovia SP-147, a cerca de 700 m da entrada do município, no km 212, sentido Botucatu, SP. O material encontra-se depositado no Laboratório de Paleontologia de Macroinvertebrados (LAPALMA), na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Bauru. Foram identificadas onze espécies de ostracodes: Velatomorpha rochacamposi, Velatomorpha pseudoaltilis, Velatomorpha sp. cf. V. pseudoaltilis, Velatomorpha sp., Paranacythere sp. nov.?, Carbonita sp. 1, Carbonita sp. 2, Carbonita sp. 3, Paleodarwinula? sp., Cyprididae gen. et sp. indet. 1 e Cyprididae gen. et sp. indet. 2. A concentração fossilífera aqui estudada é diversa, com presença de ostracodes, fragmentos de peixe e carófitas. O gênero Velatomorpha é o mais diverso e abundante, seguido pelo táxon Carbonita. A presença de ostracodes mixohalinos, em acréscimo à preservação abundante de algas carófitas, sugere um paleoambiente deposicional marinho marginal, com influência de água doce. A preservação de espécimes com padrões tafonômicos distintos sugere que o ambiente tenha passado por episódios energéticos, alternando entre alta e baixa energia. Ao analisar as ocorrências fósseis de ostracodes no Permiano Médio–Superior do Grupo Passa Dois, constata-se a possível associação de táxons formando zonas de associação. Dessa forma, propõe-se aqui a existência de duas biozonas principais de ostracodes para as regiões analisadas: Bairdiacypris glennensis e Velatomorpha rochacamposi. Os microfósseis identificados nesta pesquisa se encaixam na segunda biozona.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Lutas como conteúdo na Educação Física escolar: da visão do docente a uma proposta de intervenção com o Karatê na perspectiva da teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-28) Bento, Wagner Aparecido ; Prado Junior, Milton Vieira do ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo de caráter qualitativo, teve origem com base em inquietações do porque o conteúdo Lutas tem sido negligenciado dentro das aulas de Educação Física Escolar, pois este ainda parece ser um desafio a ser superado pelos professores da área. Por meio da literatura, é possível identificar alguns argumentos que justificam a ausência das Lutas dentro da disciplina, tais como: o envolvimento dos professores com as Lutas, o estímulo a violência dentro do ambiente escolar e a formação docente. O estudo teve como objetivo analisar a partir da visão dos professores de Educação Física, como está sendo trabalhado as Lutas nas aulas, verificando as dificuldades e possibilidades, além de propor uma ação de intervenção pedagógica para alunos dos anos finais, objetivando o ensino do Karatê por meio de uma sequência pedagógica, afim de identificar na realidade do ambiente as possibilidades de vivência dos alunos, a partir da análise do microssistema com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Participaram da pesquisa por meio da realização de uma entrevista semiestruturada, 5 professores de Educação Física atuantes na docência e 26 alunos de uma escola pública do município de Carlópolis – PR, sendo 11 meninas e 15 meninos, com idades entre 13 e 15 anos, regularmente matriculados no 8° ano, no período matutino. Quanto à metodologia para coletas dos dados com os professores, foi realizada uma entrevista semiestruturada, já com os alunos, houve a aplicação de uma sequência pedagógica de 8 aulas, tendo como base a metodologia investigativa de pesquisa-ação e registros em diários de campo. Após a coleta de dados, esses foram estruturados e categorizados a fim de possibilitar uma análise das intervenções à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Como resultado, foi possível identificar deficiências relacionadas às Lutas na formação, pouca vivência dos professores com as Lutas, ausência ou ainda que restrita aos demais conteúdos, as Lutas estão presentes nas aulas de Educação Física em distintas formas de abordagens e as dificuldades apontadas pelos professores para o ensino desse conteúdo. Logo, foi possível demonstrar por meio das intervenções pedagógicas relacionadas ao Karatê, que há possibilidades de se trabalhar as Lutas dentro do ambiente escolar, levando em consideração fatores relacionados ao processo, que apresentam como competências de uma forma positiva a utilização dos jogos, apropriação de conceitos, símbolos e signos, transposição de habilidades vivenciadas em outras modalidades no momento da execução e por meio da forma lúdica, facilitando a explicação docente e experimentação dos movimentos característicos das Lutas pelos alunos.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    História local no Ensino Fundamental: materiais didáticos em Ourinhos/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-14) Silva, Gisele Aparecida da ; Celeste Filho, Macioniro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo principal compreender como o ensino de História Local está representado no material didático fornecido pelo município de Ourinhos ao 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica pela ausência de materiais específicos que abordem a temática de maneira contextualizada, o que dificulta práticas pedagógicas significativas e a valorização das narrativas locais. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, com análise documental, revisão bibliográfica de autores como Selva Guimarães Fonseca (1993) e Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), e entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados indicaram que a abordagem da História Local nos materiais didáticos fornecido pelo município é genérica, pouco aprofundada e distante da realidade dos alunos. A partir disso, foi desenvolvido um livro paradidático digital, visando suprir essas lacunas e contribuir para a formação docente, a prática educativa e o engajamento dos estudantes. Conclui-se que a integração da História Local ao currículo pode fortalecer a identidade cultural e promover maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
  • PublicaçãoDissertação de mestrado
    Indícios sobre o estado descritivo do planejamento de jogos educativos em publicações no Ensino de Química: identificação de parâmetros e análise de seu potencial para orientar docentes em sua empreitada lúdica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-28) Tavares, Fabio Daniel ; Souza, Aguinaldo Robinson de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O planejamento de Jogos Educativos (JEs) para o ensino de conceitos científicos é um tema pouco explorado na literatura nacional do Ensino de Química (EQ), o que impacta na pesquisa científica e na atuação docente. Enquanto na primeira a falta de discussões aprofundadas sobre o assunto impossibilita importantes avanços para a área de Jogos e Atividades Lúdicas (JAL), no espaço escolar sente-se falta de materiais que orientem o professor de Química em sua atividade de elaboração deste tipo de proposta lúdica. Com o propósito de investigar se as publicações na área fornecem contribuições para a superação deste problema em ambos os contextos, propõe-se a seleção e avaliação de artigos em dois bancos de dados de publicações científicas: o Portal de Periódicos da CAPES e a Scielo. Por meio de uma revisão integrativa da literatura aliada à Análise de Conteúdo, identificou-se 189 considerações nas publicações selecionadas possíveis de serem associadas a atividade docente de planejamento de JEs. Com base em apontamentos da teoria das Modalidades de Conteúdo, esse conjunto foi submetido a um processo de seleção com o objetivo de averiguar o potencial isolado de cada item em nortear o/a professor/a de Química a planejar este tipo de atividade lúdica, o que envolveu atribuir aos parâmetros uma de três modalidades de conhecimento: conceitual, procedimental e conceitual-procedimental. Em função da quantidade de itens, apenas os 30 parâmetros que contribuem nas duas perspectivas foram selecionados para análise, enquanto 91 ideias conceituais e 68 procedimentos estão eliminados, porque possuem menor potencial para subsidiar a atividade docente em estudo. As informações que constituem cada um destes parâmetros foram analisadas a partir dos princípios da Psicologia Histórico-Cultural, por meio da qual inferiu-se suas contribuições para a formação de conhecimentos de docentes quanto ao ato de planejar JEs. Ao final da análise, identificou-se que o modo de escrita desses parâmetros não privilegia explicações satisfatórias para entendermos como proceder nesse processo. Mesmo apresentando considerações conceituais e procedimentais, essas informações não são debatidas o suficiente para formalizar a prática do planejamento. Concluiu-se que os resultados são indícios de que a apresentação de JEs é pouco explorada em publicações da área de JAL no EQ. A partir dessas evidências, observa-se que a falta de discussões nos artigos da área evidenciada pro Garcez e Soares (2017) se estende para a descrição que fazemos de nossas propostas lúdicas. É necessário aproximar os conceitos pedagógicos/didáticos dos procedimentos docentes, ampliando discussões que envolvem como avaliar a aprendizagem por meio do jogo, explicações que justificam mecânicas de jogo, definições do sistema de regras, e justificativas das características da proposta e dos materiais que constituem a atividade lúdica. Entretanto, a elevada pluralidade de temas observada para os parâmetros demonstra que existem muitos detalhes a serem considerados na elaboração de um JE, o que torna impossível descrever perfeitamente uma proposta lúdica em uma publicação. De acordo com nossos indícios, uma possível solução a longo prazo está no incentivo à publicação de trabalhos com foco em abordar o planejamento de um JE. Neste sentido, é pertinente a constituição de uma subárea em JAL voltada exclusivamente a esse propósito, para a qual pode-se projetar uma variedade de objetivos para o desenvolvimento de estudos, desde metodologias para aplicação a discussões teórico-práticas sobre características e mecânicas específicas de um JE. Em última análise, o problema estudado existe em razão da falta de objetivos de pesquisa dedicados a se analisar/discutir procedimentos docentes na elaboração do JE.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Aumento da biodisponibilidade da curcumina utilizando um sistema de liberação controlada de fármaco baseado em quitosana e nanopartículas verdes de óxido de ferro (Fe3O4)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-07) Souza, Fernanda Kelly Alves de ; Magdalena, Aroldo Geraldo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Problema: A curcumina, um composto bioativo extraído dos rizomas da cúrcuma (Curcuma longa), possui propriedades antiparasitárias e se destaca pelo baixo custo e ausência de efeitos colaterais, sendo uma candidata promissora para uso farmacêutico. Contudo, enfrenta desafios como instabilidade química e baixa solubilidade em água. Solução: As nanopartículas verdes de óxido de ferro (Fe3O4), um carreador biocompatível com capacidade de interação com campos magnéticos, associadas à quitosana, um biopolímero eficiente na encapsulação da curcumina, têm o potencial de aprimorar suas propriedades por meio de um sistema de liberação controlada. Objetivos: Este estudo visa desenvolver um sistema de liberação controlada de curcumina encapsulada em quitosana e carreada por NPs de Fe3O4-verde. Metodologia: As NPs de Fe3O4-verde foram sintetizadas pelos Princípios da Química Verde, utilizando íons Fe2+, casca de batata inglesa (Solanum tuberosum) e carbonato de sódio. O sistema foi produzido a partir de quitosana em ácido acético, NPs de Fe3O4-verde, curcumina em acetona, EDC e NHS. As técnicas de caracterização utilizadas foram: DRX, MEV, FTIR, TG, DLS, UV/Vis, fluorescência, AGREE e propriedades magnéticas qualitativas. A liberação controlada foi realizada ao longo de 500 h com 25 mg do sistema e 2 mL de PBS, com coletas de alíquotas de 1 mL a cada hora e reposição de 1 mL de PBS. A concentração de curcumina liberada foi determinada por UV/Vis. A farmacocinética foi analisada utilizando os modelos de ordem zero, primeira ordem, Higuchi, Korsmeyer-Peppas e Hixson-Crowell, e os parâmetros drug loading e eficiência de incorporação. Resultados e discussão: As NPs de Fe3O4-verde funcionalizadas proporcionaram uma liberação de curcumina controlada, lenta e gradual ao longo de 400 h, atingindo o equilíbrio em 370 mg L-1 e 0,75 mg, com 50% de curcumina liberada, drug loading de 6,25% e eficiência de incorporação de 100%. Korsmeyer-Peppas foi o modelo que melhor se ajustou, um modelo característico de sistemas poliméricos difusos; Conclusão: O sistema produzido melhorou as propriedades da curcumina, aumentando sua biodisponibilidade.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Planejamento, síntese e caracterização de novos compostos antileishmania com estruturas baseadas em guanidinas trisubstituídas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-27) Anjos, Luana Ribeiro dos ; González, Eduardo René Pérez ; Rodrigues, Klinger Antonio da Franca ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As leishmanioses são uma classe de doenças negligenciadas que afetam principalmente regiões tropicais e subdesenvolvidas, trata-se de doenças parasitárias que se manifestam de diferentes formas, dependendo do parasita. Os primeiros indícios da doença são antigos, assim como o tratamento, que apresenta sérios problemas relacionados com a elevada toxicidade, baixa eficácia e alta resistência das diversas cepas. Isto faz da busca por novos fármacos uma necessidade urgente, levando em consideração os altos índices de infectividade no mundo, sobretudo na América Latina e África. Dentre as diversas pesquisas que buscam novos tratamentos, apresentam-se os compostos com o núcleo guanidínico, que mostraram potência e eficácia, assim como baixa toxicidade para o hospedeiro. O atual trabalho apresenta a síntese e caracterização de guanidinas trisubstituídas, bem como sua avaliação biológica frente à Leishmania amazonensis, Leishmania mexicana e Leishmania Viannia braziliensis. Inicialmente foi realizada uma avaliação biológica da atividade antileishmania e dos efeitos da resposta imune inata das moléculas LQOF-G1, G2, G6, G7, G32, G35 e G36 frente à L. (V.) braziliensis. Os dados obtidos confirmaram o potencial biológico desses compostos, evidenciando sua capacidade de diminuir a viabilidade do parasita, aumentar a resposta Th1 do hospedeiro e seu índice de seletividade. A molécula LQOF-G2, por exemplo, apresentou um IC50-PRO de 5.4 μmol/L, CC50 de 163.8 μmol/L e, quando estudada frente a amastigotas obteve os valores de EC50 de 5.0 e 4.2 μmol/L, respectivamente para amastigotas axênicas e intramacrófagos. Além disso esse composto alcançou um valor de IS de 38.9 em amastigotas intramacrófagos, sendo muito mais seletivo que os tratamentos atuais. Sabendo dos resultados promissores, principalmente para a LQOF-G2, buscou-se realizar o acoplamento desta molécula com peptídeos, buscando aumentar ainda mais a eficácia. A GVL-1 foi planejada para realizar o acoplamento com peptídeos, assim foram estudados os bioconjugados GVL-1-TSHa e GVL-1-p-Bt frente à L. amazonensis e mexicana. Os resultados obtidos evidenciaram que os bioconjugados possuem uma atividade maior do que o composto isolado, alcançando valores de IC50-AMA de 0.33 μM. Além dos estudos biológicos, para compreender melhor as estruturas das guandinas trisubstituídas e sabendo dos ótimos resultados das guanidinas bromadas, realizou-se um estudo de conformação das guanidinas bromadas LQOF-G35 e LQOF-G35-Br, para isto foram utilizadas técnicas de RMN e DRX. A molécula LQOF-G35 (monobromada), que apresenta conformação Z, foi bromada e obteve-se o composto LQOF-G35-Br. Este produto teve a inserção de dois átomos de bromo, ou seja, tribromado e, suas análises demonstraram que houve a mudança de conformação para E.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Ginástica para todos da escola : pressupostos teóricos freirianos para caminhos de insurgência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-20) Guerra, Aline Manetta Perticarati Fornazari ; Ugaya, Andresa de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O cenário de pós-pandemia da Sars Covid 19 evidenciou tanto a situação de vulnerabilidade social que as periferias de nosso país vivem quanto os ataques declarados à educação pública através das políticas neoliberais que reforçam a educação bancária combatida por Paulo Freire. Nas aulas de Educação Física, identificamos o afastamento de adolescentes das vivências, inúmeras situações de agressividade e muita dificuldade em desenvolver momentos dialógicos. Esse contexto limite tornou-se o problema da pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de mestrado profissional em educação física em rede nacional. O objetivo geral foi compreender a dimensão educativa de uma práxis pedagógica envolvendo a ginástica para todos e a educação libertadora proposta por Paulo Freire. Essa pesquisa qualitativa foi fundamentada na pesquisa-ação pedagógica e crítica. Participaram da pesquisa 65 estudantes de 3 turmas de 9°s anos de uma escola municipal da cidade de São Paulo. O levantamento de dados foi realizado por meio de registro em diário de bordo, imagens em fotos e vídeos, transcrição de áudios e relatos críticos. Por meio de um trabalho coletivo de autoria (TCA) estudantes vivenciaram processos criativos de construção coreográfica em GPT que expressaram suas inquietações através dos temas geradores: cultura urbana; machismo e a violência contra as mulheres e liberdade de expressão e censura. A rigorosidade metódica da práxis libertadora, seguindo os pressupostos teóricos freirianos orientou o processo educativo, o qual buscou articular temas geradores, GPT e pluralidade cultural por meio de estratégias de ensino que contemplaram leituras de textos, apreciações estéticas de coreografias, dialógicos e vivências gímnicas. Os 10 encontros de duas horas-aula de atividades orientadas e outros 7 direcionados a construção coletiva coreográfica e ensaios, promoveu a realização do evento de culminância, o qual evidenciou a autonomia, o protagonismo e a rebeldia discente nas apresentações que tomaram de emoção, reflexão e inquietação as pessoas presentes. A análise dos dados, elaborada por meio da triangulação, fez emergiu três categorias: do medo à rebeldia; a GPT da escola – o processo criativo coletivo como caminho de insurgência e a inspiração sobre ser docente. As três categorias foram discutidas tomando por base o referencial teórico dos pressupostos freirianos e da educação física crítico-libertadora. Ficou evidente o potencial da GPT com sentido pedagógico, a GPT da escola, de narrar tensões e desassossegos, bem como, de catalisar a transição da consciência ingênua em que se encontram os corpos oprimidos à consciência crítica, que culmina em corpos conscientes. A práxis pedagógica possibilitou a aproximação de estudantes e equipe escolar que pode, então, reconhecer aquele grupo de adolescentes como detentores e produtores de conhecimento, valorizando a centralidade da educação no protagonismo juvenil, como sempre desejou Paulo Freire.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Deposição de camadas de In por evaporação resistiva e oxidação para In2O3 com potencial utilização em dispositivos optoeletrônicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-28) Souza, Renato Dias de ; Scalvi, Luis Vicente de Andrade ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho propõe a deposição de Índio (In) metálico, seguido de oxidação em atmosfera ambiente, com o objetivo de obter o óxido de índio (In2O3) e investigar as propriedades dos filmes desse óxido para possíveis aplicações em dispositivos optoeletrônicos. Foram analisadas as propriedades estruturais, elétricas e ópticas das amostras de In2O3, estruturando o estudo em três principais séries de amostras. A primeira, denominada inicial, teve como foco o estudo dos parâmetros de deposição e os tratamentos que seriam aplicados nas amostras subsequentes. A série 1 aprofundou o estudo da deposição de índio metálico por evaporação resistiva, utilizando os conhecimentos adquiridos na série anterior. A série 2 teve dois objetivos principais: reproduzir as medições realizadas na série 1, a fim de investigar a reprodutibilidade dos dados, e caracterizar o óxido de índio obtido pela oxidação dos filmes produzidos na própria série 2. Em cada uma dessas séries, foi realizado um estudo sobre o efeito dos métodos de limpeza aplicados aos substratos de vidro soda-lime e sílica. O estudo da rugosidade do substrato e dos métodos de limpeza indicou que substratos com maiores rugosidades apresentaram picos mais intensos nos difratogramas de Raios-X e tamanhos de cristalitos maiores, tanto para os filmes de In quanto para os de In2O3. Os filmes depositados sobre vidro soda-lime mostraram os melhores resultados. Observou-se que, para ambos os tipos de filmes (In e In2O3), houve um crescimento preferencial, determinado pelo cálculo do coeficiente de textura (CT) das amostras. Em seguida, foi realizado um estudo comparativo entre os métodos de deposição spin-coating e evaporação resistiva, cujos resultados demonstraram que os filmes obtidos por evaporação resistiva de In e oxidados por tratamento térmico apresentaram maior homogeneidade topográfica em comparação aos obtidos por spin-coating. No que se refere às propriedades elétricas, medições realizadas com o método de hot point probe e análise da condutividade em função da temperatura revelaram que as amostras têm características típicas de semicondutores do tipo n. Através de medições de corrente x voltagem sob fotoexcitação, foi observado o fenômeno de fotocondutividade persistente (PPC), associado à geração de portadores de carga excitados pela luz. As medidas elétricas sob fotoexcitação foram realizadas em diferentes temperaturas (de 30 K até 350 K), e mostraram um aumento significativo na corrente devido à excitação óptica, com valores típicos de 68,5%, 11,2% e 23,7% para as temperaturas de 30 K, 150 K e 250 K, respectivamente, após 5 min de excitação com um laser de He-Cd (325 nm). Após a remoção da fonte de excitação, a corrente apresentou um decaimento, sendo de 10,3%, 4,92% e 1,12% do valor máximo excitado para essas mesmas temperaturas, após 10 min de decaimento. Esses dados evidenciam a dependência da persistência da fotocondutividade com a temperatura e contribuem para a compreensão das propriedades elétricas dinâmicas das amostras de In2O3. Com as propriedades estudadas, observa-se a viabilidade de confecção de um dispositivo optoeletrônico, como um transistor de efeito de campo, utilizando a variação da estequiometria do In2O3 para compor as diferentes camadas do dispositivo. O In2O3, em sua estequiometria ideal, pode ser empregado como a camada isolante do dispositivo, enquanto o In2O3 com vacâncias de oxigênio ou modificações específicas em sua estequiometria pode atuar como a camada semicondutora do dispositivo
  • PublicaçãoDissertação de mestrado
    Análise das ações de internacionalização nos Programas de Pós-graduação das Instituições Estaduais Paulistas de Ensino Superior à luz de Pierre Bourdieu
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-18) Zamuner, Larissa Dyovana de Oliveira ; Souza, Aguinaldo Robinson de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A necessidade de aproximação entre os países advinda do processo de globalização favoreceu a criação de fontes de informação e comunicação integradas e, com isso, surgiu a necessidade de transformar o modelo educacional de ensino. A busca por um espaço especializado na aquisição do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho global se estabeleceu nas instituições de ensino superior a partir da internacionalização, processo este que proporciona aprendizagens internacionais com atividades de interconexão e desenvolvimento de práticas colaborativas e plurais. No entanto, esse processo também promove um ensino globalmente competitivo, causando uma disparidade entre essas instituições, perpetuando-se com foco em excelência de pesquisa e rankings institucionais. Segundo Bourdieu, há a formação de um espaço de luta concorrencial a partir de relações de força e monopólio, em que a ideia de superioridade de nações desenvolvidas em relação a nações emergentes é condicionada por um poder simbólico advindo do colonialismo, resultando em mais valor aquele que possui maior visibilidade perante o cenário internacional. O objetivo geral é refletir sobre como as ações da internacionalização dos Programas de Pós-graduação das Instituições Paulistas de Ensino Superior influenciam o perfil educacional à luz de Pierre Bourdieu, através da Análise Documental dos relatórios produzidos pela CAPES relacionados ao processo de internacionalização dos Programas de Pós-graduação dos anos de 2017 a 2022, associando-os aos parâmetros estabelecidos pelo Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho de Internacionalização da CAPES (2019). Além disso, realizou-se a análise dos currículos Lattes dos docentes do Programa de Pós-graduação em educação para a ciência, a fim de compreender como os docentes contribuem para o processo de internacionalização. Foi possível concluir que a gestão dos Programas de Pós-graduação atrelada à dificuldade de proporcionar os indicadores básicos para a internacionalização facilitam a conservação do poder simbólico.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    TEA na Educação Infatil: Hello Educ como recurso para o desenvolvimento da autorregulação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Silva, Daniela Certo da ; Carvalho, Dariel de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições de um quadro de rotina escolar com pistas visuais desenvolvido para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco no desenvolvimento da autorregulação em sala de aula na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma escola de Educação Infantil municipal no interior de SP. Os participantes deste estudo foram três crianças com TEA da Educação Infantil e suas respectivas professoras. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: uma entrevista semiestruturada, considerando três categorias levantadas a priori: a) autorregulação relacionada a solução de problemas interpessoais; b) autorregulação relacionada com os pares e; c) autorregulação relacionada aos comportamentos disruptivos na alteração da rotina. Utilizamos também um protocolo de observação pautado a partir das categorias das entrevistas, visando registro e análise dos dados referentes à aplicação do produto educacional Hello Educ na organização da rotina escolar dos participantes da pesquisa; e um questionário aplicado às professoras para coletar informações específicas sobre suas percepções em relação a utilização do quadro de rotina Hello Educ. Os dados coletados via entrevista subsidiaram a elaboração do produto, fornecendo informações relevantes para sua produção e aplicação. Durante dois meses foi aplicado o produto, em três diferentes turmas da Educação Infantil. Os dados demonstraram as contribuições da utilização do quadro Hello Educ no desenvolvimento da autorregulação das crianças com TEA. As professoras destacaram benefícios, como eficiência na gestão da rotina, redução de comportamentos disruptivos, melhoria na interação social e autorregulação emocional dos alunos com TEA. Essas descobertas possuem potencial para enriquecer práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, beneficiando tanto os alunos com TEA quanto apoiando os educadores no processo educativo. O quadro de rotina Hello Educ emerge como um recurso para promover o desenvolvimento da autorregulação em sala de aula, alinhando-se aos objetivos da pesquisa e indicando caminhos promissores para intervenções pedagógicas mais eficazes principalmente com o público desta pesquisa.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: vídeo-histórias na perspectiva do desenho universal para aprendizagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-08-26) Farias, Naiara Maria de ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diante da questão: se todas as crianças são capazes de aprender, porque algumas demonstram não se apropriar dos conteúdos sistematizados propostos, estruturou-se esta pesquisa, visando responder duas perguntas: professores de Educação Infantil conhecem o Desenho Universal para Aprendizagem e utilizam essa fundamentação nas atividades-guia propostas? A utilização de Vídeo-Histórias na Educação Infantil com conteúdo curricular do uso social da escrita e o traçado das letras, desenvolvido nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, segundo a concepção dos professores? Nesse sentido, o objetivo foi avaliar a possibilidade de aliar a práxis de contação de história digital no gênero storytelling seguindo os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, como ferramenta/ação pedagógica inclusiva na Educação Infantil. Caracterizada como uma pesquisa participante do tipo interventiva, com abordagem qualitativa, a coleta dos dados foi realizada por meio de Grupo Focal e oficina temática com os professores, bem como intervenção em sala com crianças de cinco anos da educação infantil, que subsidiaram a criação e testagem de dois protótipos de produtos educacionais que contribuíram como referencial teórico e ferramenta didática inclusiva para crianças e professores. Os resultados apontaram que ao incorporar os princípios do DUA no sistema de ensino, apresentá-los ao professor durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, as vídeo-histórias que abordam o conteúdo curricular do uso social da escrita e o traçado das letras, pode-se afirmar que estes, contribuem para eliminar as barreiras que impedem as crianças de aprender. O movimento realizado no decorrer da pesquisa de “ir e vir”, encontrando resultados positivos em todos os testes de partilhas e requalificá-los, adicionando itens necessários, possibilita afirmar que os protótipos dos produtos e pesquisas apresentados, alcançaram os objetivos propostos.
  • PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
    O role-playing como ferramenta para o desenvolvimento do juízo moral na educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-11) Fernandes, Fabiana Silveira ; Lepre, Rita Melissa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação teve como objetivo investigar o desenvolvimento do juízo moral em 22 crianças de 4 a 6 anos, que frequentam a Educação Infantil, utilizando a técnica de role-playing. A pesquisa se fundamentou na teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget, a qual propõe que os seres humanos construam seu juízo moral por meio de um caminho psicogenético ao longo da vida. O role-playing, que envolve a simulação de papéis em situações sociais hipotéticas, foi analisado como uma ferramenta pedagógica para fomentar esse desenvolvimento. Os resultados revelaram que o role playing pode ser uma abordagem eficaz para promover o progresso do juízo moral nas crianças, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a habilidade de considerar múltiplas perspectivas. A dissertação concluiu que a prática regular de role-playing em contextos educacionais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento moral dos alunos ao proporcionar uma experiência prática que complementa a teoria e promove a internalização de princípios éticos mais avançados. O produto educacional proposto foi a elaboração de uma caixa com fichas instrucionais, para aplicação de diferentes role-playing com temas diversos, que incentivem a reflexão da criança e do grupo.
  • PublicaçãoDissertação de mestrado
    Caracterização do desenvolvimento da brincadeira simbólica em crianças com perda auditiva e o contexto familiar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Prata, Isadora De Martino ; Leite, Lúcia Pereira ; Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A linguagem desempenha papel essencial no desenvolvimento das capacidades psíquicas humanas, entre elas a capacidade de simbolizar. Nesse processo, há o contexto específico de desenvolvimento da criança com perda auditiva congênita, que pode ocasionar em um contato com a linguagem de forma mais tardia. Diante dessa problemática, o objetivo geral do estudo foi analisar o desenvolvimento da atividade da brincadeira simbólica infantil em crianças com perda auditiva bilateral severa a profunda, com idade entre 2,5 a 5 anos, usuárias de dispositivos tecnológicos para acesso aos sons da fala, como Implante Coclear (IC) ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), identificando os possíveis mediadores nesse processo. A pesquisa foi realizada em um Centro de Estudos da Educação e da Saúde, vinculado a uma universidade pública do Estado de São Paulo. Participaram quatro crianças e suas famílias. Os resultados obtidos foram divididos em dois estudos. No Estudo 1, o objetivo foi identificar a percepção dos familiares sobre: a perda auditiva, a estimulação auditiva, a compreensão do processo de adaptação do AASI e as expectativas em relação ao IC. Contou com a aplicação da Escala de Avaliação da Linguagem Oral em contexto Familiar (EVALOF) e entrevista com a família. A entrevista, submetida a análise de conteúdo, evidenciou três categorias: (a) Processo de aceitação da perda auditiva (conteúdos envolvendo a criação de hipóteses, as reações iniciais de entristecimento e busca por apoio); (b) Adaptação ao AASI (negação inicial quanto à necessidade de uso, dificuldade em promover o uso e a tristeza e frustração relacionadas): (c) Expectativas em relação ao IC (Preocupação quanto a possíveis limitações futuras das e ganhos na linguagem receptiva e expressiva). Já os dados resultantes da aplicação da EVALOF, foram submetidos a análise quanti-qualitativa, mostrando um perfil de considerável incentivo por parte dos pais ao desenvolvimento da linguagem oral em ambiente familiar. O Estudo 2, teve como objetivo caracterizar as atividades lúdicas utilizadas por cada criança com perda auditiva bilateral em brincadeiras, sejam elas solitária, com a mãe ou em interação com a pesquisadora, com foco na análise do desenvolvimento do simbolismo. Foram utilizadas filmagens da interação lúdica com a criança em três sessões que foram submetidas a análise episódica. Os resultados indicaram presença de três tipos de brincadeira: (a) funcional (reprodução do significado social dos objetos na brincadeira), (b) funcional em situação imaginária (significado inserido em enredo lúdico) e (c) uso dos objetos enquanto função de pivô (uso substitutivo). Foram encontrados episódios de brincadeira funcional na atividade das quatro crianças, porém com diferenças de ocorrência nas duas outras categorias investigadas. No geral, é possível apontar para a importância da estimulação dos pais e o papel da linguagem para o desenvolvimento do simbolismo e indicar formas compensatórias das crianças na demonstração da brincadeira simbólica.
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    Aspectos psicossociais, saúde e qualidade de vida no trabalho de bombeiros
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Francisco, Ana Paula Caetano ; Camargo, Mário Lázaro ; Feijó, Marianne Ramos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os profissionais militares, em especial, os Bombeiros, se fazem importantes para a contribuição no processo de desenvolvimento comunitário. Sua presença sistematicamente organizada, além de devidamente provida dos recursos (humanos e materiais), conhecimentos e técnicas, contribuem para o alcance de objetivos sociais no campo da segurança pública. Assim sendo, esta pesquisa buscou conhecer e compreender aspectos da dinâmica de vida e trabalho dos profissionais do Corpo de Bombeiros, identificando fatores de riscos e de proteção psicossociais que podem acarretar ou não no adoecimento psíquico, assim como, evidenciar se, no momento pandêmico da COVID-19, no qual esse público desenvolveu atividades laborativas como linha de frente, potencializaram-se riscos à sua saúde. A pesquisa, foi realizada com 33 bombeiros, conduzida por meio de entrevista estruturada e da escala QVT - Qualidade de Vida no Trabalho (Rueda, 2016), para compreensão de aspectos de saúde e de qualidade de vida no trabalho. A análise dos dados foi feita em duas etapas, sendo a primeira descritiva e quantitativa para caracterização da amostra, no que diz respeito a características e condições sociodemográficas e dos resultados das escalas. Os dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e os dados provenientes da entrevista (segunda etapa de análise) tiveram seu conteúdo organizado e compreendido de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2006). A aplicação foi realizada em corporações do Estado de São Paulo. Espera-se que tal estudo possa auxiliar a produção de conteúdo na área de saúde do trabalhador militar, trazendo embasamento científico para a produção de novos trabalhos e de intervenções.
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    Geografia no ensino da educação ambiental como sensibilização e estratégia na prevenção de desastres naturais ou antrópicos
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-11-29) Bonini, Janaina ; Magnoni Júnior, Lourenço ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por séculos o espaço geográfico vem sendo intensamente transformado e modificado pela ação antrópica e o meio físico moldado para o uso e comodidade do homem para atender suas necessidades. A presente pesquisa aborda os temas importante que foram objeto de estudo para alunos do ensino fundamental em razão de trazer à tona problemas regionais ou locais e repensar práticas de intervenção individual e/ou coletiva na prevenção de desastres naturais. Esta pesquisa baseia-se na seguinte pergunta: conteúdos de Geografia e educação ambiental aplicados sob uma metodologia diferenciada nas aulas de Geografia e em ambientes não formais de educação a discentes do Ensino Fundamental II podem contribuir como estratégia didática motivadora, capaz de melhorar o ensino, a aprendizagem e a percepção na prevenção de desastres naturais? O objetivo geral foi avaliar a efetividade de práticas metodológicas diferenciadas, como estratégia facilitadora da compreensão do conteúdo de Geografia e do desenvolvimento da consciência crítica sobre as graves questões ambientais para discentes do Ensino Fundamental II (6° série), com ênfase na prevenção de desastres. Sua relevância está na busca do equilíbrio entre as ações antrópicas e o espaço geográfico por meio da educação, ampliando possibilidades de evitar desastres naturais a partir de estratégias que podem levar a mudanças de condutas básicas. Resultados: A problemática da sustentabilidade diante dos constantes desastres naturais ou antrópicos assume neste século papel central na reflexão sobretudo na educação básica. Conclui-se que se metodologias forem voltadas a uma sociedade com base na formação de valores e sustentabilidade a sociedade estará preparada para lidar e atuar frente questões ambientais em um mundo mais equitativo, sustentável e resiliente.
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    Argumentação e ensino de ciências: uma revisão da literatura à luz do agir comunicativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Ramalho, Rafael Mazzini ; Bortoletto, Adriana ; Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O arsenal teórico da Teoria do Agir Comunicativo, proposto por Jurgen Habermas, fundamenta esta dissertação ao explorar o potencial de luta e resistência em espaços sociais dominados pela racionalidade instrumental. O objetivo é garantir que as dimensões morais e éticas da dignidade humana não sejam reduzidas a interpretações utilitárias, promovendo relações sociais reificadas e orientadas pelo capitalismo. Este estudo divide-se em duas subseções: a crise da razão e a crítica da racionalidade, e a virada linguística e a Teoria do Agir Comunicativo. Habermas defende que uma sociedade menos violenta é assegurada pelo entendimento mútuo, cooperação e construção de consensos legítimos através do discurso racional. Metodologicamente, esta pesquisa qualitativa adota uma abordagem documental, conforme Alves-Mazzotti (2002), valorizando a subjetividade e as experiências individuais para uma análise aprofundada dos processos educacionais no Ensino de Ciências. Foram analisados indicadores como objetivo de pesquisa, metodologias e referenciais teóricos utilizados, além das contribuições e limitações dessas abordagens na formação argumentativa de estudantes. Os resultados apontam uma predominância do agir comunicativo no ensino de ciências, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a comunicação dialógica e o desenvolvimento crítico. Ao final, são apresentadas sugestões para o aprimoramento das investigações futuras nessa área, visando contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos.
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    O efeito de um novo protótipo de prótese externa de joelho monocêntrico em aço inoxidável e polipropileno na marcha e capacidade funcional de idosos amputados trasfemoral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Macedo, Marcelo Alves de ; Grandini, Carlos Roberto ; Marques, Nise Ribeiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Amputação de membro inferior é um processo traumático e comum em pessoas com mais de 65 anos de idade, sendo as principais causas das amputações as doenças vasculares, traumas, tumores e infecções, associados ao envelhecimento. Consequentemente, o indivíduo amputado apresenta várias dificuldades, como por exemplo, na capacidade funcional, marcha e equilíbrio. A partir disso, o presente estudo buscou o desenvolvimento de um novo protótipo de joelho com multiprofissionais, em parceria com o Laboratório de Anelasticidade e Biomateriais da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP. Tal protótipo pretende ser mais leve, resistente e de baixo custo a base de aço inoxidável e polipropileno. O mesmo irá contribuir diante das limitações funcionais encontradas através de avaliações em indivíduos amputados de forma transfemoral. Os voluntários selecionados utilizaram o protótipo por um período de 6 meses. Com isso o estudo foi dividido em três momentos (M1, M2, M3). M1 - avaliação inicial dos voluntários com a prótese do SUS, M2 – utilização do novo protótipo por 6 meses, M3 - avaliação final dos voluntários com o novo protótipo, e ao final comparadas entre si.
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    O papel da palavra, da sincopação e da letra na linguagem algébrica: um estudo no Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-02) Barros, Mônica Bevilaqua ; Dias, Marisa da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso da linguagem no cotidiano abrange o universo dos signos, que, por sua vez, já foi objeto de estudo de inúmeros linguistas. Ao abordar a linguagem no campo da álgebra, optamos pelo movimento lógico-histórico, e por isso a pesquisa busca responder como os signos contribuem para a aprendizagem da linguagem algébrica. Pensamento e linguagem são apresentados sob os propósitos teóricos da teoria histórico-cultural. Assim, o objetivo geral é investigar como os signos são utilizados na linguagem algébrica, especificamente por estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental após interagirem com o jogo nomeado por conexão algébrica. Nesse sentido, são analisadas as manifestações dos estudantes sobre linguagem algébrica nas formas escritas: retórica, sincopada e simbólica. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, e os procedimentos metodológicos são divididos em três etapas: pesquisa sobre linguagem, elaboração de um produto educacional e sua aplicação, entrevista com os estudantes, com questões em aberto, do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior de São Paulo e estudo das respostas à entrevista. As análises abarcaram a formação do signo, abrangendo o pensamento e a linguagem. Os resultados ressaltam a importância de considerar a união entre linguagem natural e simbólica na educação matemática e o produto educacional demonstrou potencial para que o professor possa utilizá-lo como recurso para aprendizagem.
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    Estudo e caracterização estrutural de formas sólidas de ciprofloxacino com coformadores carboxílicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Silva, Emily Busquini da ; Caires, Flávio Junior ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo visou à obtenção de novas formas sólidas multicomponentes, com ênfase na formação de cocristais, utilizando ciprofloxacino (CIP) em combinação com os coformadores ácido 4-acetamidobenzóico (PACBA), ácido gálico (GA) e ácido malônico (MOA). As sínteses foram realizadas pelo método mecanoquímico, empregando as abordagens de moagem sem adição de solvente (NG, do inglês "Neat Grinding") e moagem assistida por líquido (LAG, do inglês "Liquid-Assisted Grinding"), bem como pelo método de Slurry. Os sistemas obtidos foram caracterizados por meio de técnicas termoanalíticas (TG-DTA e DSC), espectroscopia vibracional na região do infravermelho (FTIR) e difratometria de raios X do pó (DRXP). A análise dos resultados revelou a formação de três novos sistemas multicomponentes: os cocristais CIP-PACBA (1:1), CIP-GA (1:1) e o sal CIP-MOA (1:1). Os experimentos de solubilidade dos sistemas obtidos, conduzidos em tampão fosfato (pH 6,8), mostraram que, para o sistema CIP-MOA, a solubilidade aumentou aproximadamente 2,44 vezes em relação ao ciprofloxacino puro. No caso do sistema CIP-PACBA, a solubilidade foi aprimorada em cerca de 1,32 vezes, enquanto o sistema CIP-GA não apresentou melhora na solubilidade. Espera-se que os achados reportados neste estudo contribuam significativamente para a literatura sobre novas formas sólidas, ampliando o conhecimento acerca da obtenção e caracterização de cocristais e sais envolvendo o ciprofloxacino e diferentes coformadores.
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    Jogo de papéis: a importância do jogo na Educação Infantil à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-08) Sudo, Adriana Nita Martinez ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta pesquisa, aborda-se o ensino do jogo de papéis na Educação Infantil e a problemática é que o jogo de papéis, muitas vezes, é realizado de forma espontaneísta, “completamente livre” e não como forma de desenvolver conhecimentos relevantes para a educação das crianças da escola pública, portanto, o jogo de papéis não deve ser instrumental. Dessa forma, tem-se como objetivo geral contribuir para que o jogo de papéis seja utilizado como um momento de aprendizagem, de maneira intencional e crítica, por meio da materialidade histórica do homem em sociedade, elaborando um objeto de ensino a ser desenvolvido na Educação Infantil. No jogo de papéis as crianças brincam representando a relação entre o homem com a sociedade na qual convivem. No período da idade pré-escolar (crianças de 3 a 6 anos), interesse desta pesquisa, a atividade-guia é o jogo de papéis, que proporciona transformações fundamentais nesse período (Davidov, 1988). A Pedagogia Histórico-Crítica, de acordo com Saviani (2015) compreende que o trabalho educativo tem a função de produzir a humanidade em cada sujeito. Esta pesquisa é quanti-qualitativa e se sustenta no Materialismo Histórico-Dialético, método que se caracteriza pelo movimento do pensamento por meio da materialidade histórica do homem em sociedade. Em campo, foi realizada pesquisa com crianças da Etapa I da Educação Infantil e professores da Educação Infantil de uma escola pública municipal do interior paulista. A metodologia enfoca os aspectos filosóficos, históricos, econômicos e sociopolíticos e inspira-se na pesquisa-ação para melhor compreensão da realidade na sociedade de classes com intuito de intervenção social. Como objeto de ensino produto desta pesquisa, foi elaborado um jogo de papéis, intitulado Jogo de papéis: Brincando de padaria, escolhido como uma atividade que proporciona o acesso ao conhecimento científico acumulado historicamente pela humanidade, ultrapassando o espontaneísmo. Conclui-se que por meio dos autores críticos citados, a análise do contexto sociopolítico e histórico, do jogo, do jogo de papéis, da intervenção docente, essa pesquisa contribui para que haja o acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade por meio do papel assumido pela criança e da prática dos professores da Educação Infantil, reconstituindo de forma ativa os aspectos da realidade em sua totalidade.