Publicação:
Um retrato de uma licenciatura em matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes

dc.contributor.advisorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Silvana Claudia dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.issued2013-05-23
dc.description.abstractEssa pesquisa teve por objetivo investigar um curso de Licenciatura em Matemática a distância, mais especificamente, o curso oferecido pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), a partir de uma análise das narrativas de seus alunos iniciantes. A investigação foi orientada pela seguinte questão diretriz: “De que modo um curso de Licenciatura em Matemática a distância se mostra a seus alunos iniciantes, no contexto de polos presenciais?” Com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, o trabalho fundamentou-se no estudo das narrativas. A fim de coletar os dados da pesquisa, foram realizadas visitas de campo a alguns polos, de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, deste curso de Matemática. Nas visitas foram realizadas entrevistas junto aos alunos iniciantes para identificar que visão eles têm em relação ao curso. Além disso, entrevistas com tutores presenciais e diretores desses mesmos polos foram feitas, devido ao envolvimento que esses sujeitos têm com os alunos e com a realidade daquele ambiente e, principalmente, para entrelaçar diferentes discursos. Da análise dos dados emergiram os seguintes temas: a caracterização dos alunos iniciantes; o papel do tutor e a prática da tutoria; o sistema de avaliação da aprendizagem; e a evasão discente. Os resultados apontam que, em termos de políticas públicas, o curso investigado apresenta possibilidades frutíferas em relação ao acesso ao ensino superior público, mas, por outro lado, algumas fragilidades em relação à formação docente também foram identificadas. Uma dessas fragilidades consiste na discussão tímida sobre Educação Matemática neste curso. Também foi observada a ausência de uma avaliação da aprendizagem que favoreça o aspecto formativo e que colabore, de maneira efetiva, com a formação de...pt
dc.description.abstractThe objective of the present study was to investigate a distance course composing part of a university mathematics teaching degree program in the state of Rio de Janeiro, based on analysis of the narratives of students new to the program. The research question was: How does a mathematics teaching degree program is experienced by beginning students in the context of face-to-face centers? Using a qualitative research approach, the work was based on the study of students´ narratives. Data was collected during visits to some of the face-to-face centers run by the university program in different regions of the state of Rio de Janeiro. Interviews were conducted with beginning students aiming to identify their view of the course. Interviews were also conducted with tutors and directors of the centers, because of their involvement with the students and the reality of that environment, but mainly with the objective of interweaving the different discourses. The following themes emerged from the data analysis: the characterization of beginning students; the role of the tutor and the practice of tutoring; the learning assessment system; and student abandonment of the program. Results suggest that, in terms of public policies, the course investigated has much potential to address the problem of limited access to higher learning in public universities, although the educational preparation of the professors was found to be lacking in many respects. One weakness identified was the absence of discussion about Mathematics Education. We noted the absence of a learning assessment that favors formative aspect and collaborate, effectively, with the training of teachers. The demands for an education that prioritizes dialogue, interaction, and critical thinking among students have posed a great challenge in the context of this program, aggravated... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent208 f. : il., fots.
dc.identifier.aleph000716711
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationSANTOS, Silvana Claudia dos. Um retrato de uma licenciatura em matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes. 2013. 208 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.filesantos_sc_dr_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4055717099002218
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102102
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCentro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiropt
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt
dc.subjectRio de Janeiro (Estado)pt
dc.titleUm retrato de uma licenciatura em matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantespt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4055717099002218
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_sc_dr_rcla.pdf
Tamanho:
909.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format