Rio Claro - IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas

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  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Estudo integrado dos parâmetros hidroquímicos e da concentração do gás radônio (²²²Rn) ao longo do curso do Rio Corumbataí (SP)
    (UNESP, 2024-11-22) Quirino, Raquel Curtolo ; Bonotto, Daniel Marcos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Bacia do Rio Corumbataí é uma região economicamente importante no estado de São Paulo, além de ter o principal manancial de abastecimento para os municípios de Rio Claro e Piracicaba. O crescimento populacional é intenso, a cana-de-açúcar domina o uso do solo, além das áreas urbanizadas da região. A região apresenta um clima subtropical, com a sazonalidade de período seco e chuvoso, para o inverno e verão, respectivamente. A geologia diversificada da bacia, com formações sedimentares e vulcânicas, influencia diretamente na hidrogeologia, com a ocorrência de diversas unidades dentro da área da bacia. A pesquisa busca fornecer subsídios para a gestão sustentável dos recursos hídricos da bacia, considerando a crescente pressão sobre o manancial. O objetivo é analisar a distribuição espaço-temporal do radônio e de outros parâmetros hidroquímicos, com a classificação das águas amostradas. O estudo quantificou o radônio, utilizando o equipamento RAD7, e analisou a hidroquímica do Rio Corumbataí, incluindo pH, condutividade elétrica e elementos maiores. A classificação hidroquímica das águas foi realizada pelos métodos de Piper e Stiff, e a análise estatística auxiliou na interpretação dos dados, permitindo avaliar a variabilidade dos parâmetros, a influência da sazonalidade e a relação com as unidades hidrogeológicas e o uso do solo. Os resultados mostraram que a variação sazonal do radônio é mais influenciada pela desgaseificação devido à turbulência do rio do que por outros fatores. A composição química da água, por sua vez, é mais afetada por processos naturais e antrópicos do que pela sazonalidade hídrica, sendo predominantemente bicarbonatada cálcio-magnesiana e cloro-sulfatada mista. Para os parâmetros químicos analisados a variação hidrológica se mostrou mais significativa entre os resultados obtidos, com uma diferença clara entre os valores, principalmente de condutividade elétrica e potencial de oxirredução. O estudo destaca a necessidade de uma gestão de recursos hídricos mais detalhada na região, considerando a complexidade dos fatores que influenciam a qualidade da água, e sugere a realização de análises complementares para aprofundar a compreensão do sistema.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    El libro de Morfeo: experiências de aprendizagem mediada em um role-playing game matemático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-15) Tamayo-Martínez, Edwin David ; Maltempi, Marcus Vinicius ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    É provável que você, leitora ou leitor, já tenha ouvido falar sobre role-playing games. Caso contrário, neste trabalho, convido você a experimentar sua essência lúdica. Inspirada em minhas experiências anteriores como educador com esses jogos e em seu impacto cultural, esta tese tem o propósito de compreender as manifestações de experiências de aprendizagem mediada em um role-playing game matemático jogado remotamente com três grupos de jovens de Medellín, Colômbia. No marco da Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva, as experiências de aprendizagem mediada surgem quando um sujeito mediador atua entre o sujeito mediado e os estímulos do mundo com intencionalidade, favorecendo a transcendência e o significado que os sujeitos atribuem à sua aprendizagem. O potencial dos role-playing games nessa linha permanece inexplorado. Em virtude disso, este trabalho caracteriza esses jogos no campo da Educação Matemática, destacando seu potencial como espaços dinâmicos de aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa, analisei padrões de significado nas interações do jogo com cada grupo. Meu papel no jogo, como "eus atuantes" (master, mediador e professor), permitiu enriquecer a interpretação dos dados e oferecer uma perspectiva múltipla. Os significados construídos derivaram em temáticas que mostram como as experiências de aprendizagem mediada se harmonizam com o caráter ativo do role-playing game. Embora essas experiências fragmentem a jogabilidade, mantêm um componente lúdico baseado no prazer de pensar, buscar padrões e discutir respostas. Eu, em meu papel de master, criador do jogo e mediador, enfrentei tensões entre a jogabilidade e a mediação, alimentando o interesse narrativo e formativo. Assim, o ato mediador, configurado em um espaço dinâmico de aprendizagem, combina-se com a busca por poder, a exploração do mundo recriado e a narrativa fantástica. Talvez você, leitora ou leitor, sinta-se com tentação de participar como “roleira” ou “roleiro” nesta narrativa.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    A experiência na produção de vídeos: uma abordagem na sala de aula de matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Silva, Fernanda Martins da ; Borba, Marcelo de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender a experiência de estudantes na produção de vídeos curtos sobre conteúdos matemáticos em sala de aula. Foi realizada a apresentação de vídeos silenciosos aos alunos, que são vídeos de matemática com curta duração que não tem som ou texto e que lidam com uma ideia matemática por meio de uma animação, como o software de matemática dinâmica GeoGebra. Propondo os vídeos silenciosos como provocadores da atividade, foi solicitado que os estudantes produzissem um vídeo para explicar o conceito matemático presente no vídeo. De caráter qualitativo, os dados foram produzidos em seis turmas dos anos finais do ensino fundamental em duas horas-aula cada, utilizando entrevistas com professoras e estudantes, observações de aulas, diários de campo e a produção de vídeos pelos alunos. A fundamentação teórica se baseia no construto seres-humanos-com-mídias, que destaca a unidade mínima de análise para a produção de conhecimento que envolve atores humanos e não humanos. A pesquisa também incorpora na fundamentação teórica a noção de experiência de Alfred Schutz, concentrando-se em sua importância para a compreensão da realidade social e nas contribuições para o mundo da vida de professores e estudantes. Ideias de Paulo Freire, como autonomia, consciência crítica, diálogo e boniteza permeiam a pesquisa. A análise conclui que a produção de vídeos matemáticos pode ser uma experiência de expressão matemática para os estudantes, além de promover uma oportunidade para as professoras identificarem lacunas no conhecimento. A estética e empolgação também se destacaram, expressando como essa experiência possibilita que os estudantes percebam a boniteza no ambiente escolar e se sintam conectados ao seu mundo da vida.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Princípios matéticos e programação Scratch: desenvolvimento de projetos com crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Selingardi, Ainá Montessanti ; Maltempi, Marcus Vinicius ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta tese, estudamos sobre a matética que é arte de aprender as coisas e os princípios matéticos que entendemos como ideias, características, atitudes, habilidades e/ou estratégias que têm o potencial de iluminar e facilitar o processo de aprendizagem. Investigamos a manifestação dos princípios matéticos, sistematizados a partir das ideias de Papert (1985, 2008), em um ambiente em que crianças desenvolveram projetos de programação no Scratch no trabalho de campo da pesquisa. Além disso, o estudo explorou como esses princípios se relacionam com o pensamento computacional e a aprendizagem criativa, buscando compreender de que maneira essas convergências enriquecem a experiência das crianças. O trabalho foi fundamentado em uma abordagem de pesquisa qualitativa e a produção de dados foi realizada no primeiro semestre de 2023, por crianças atendidas pelo Serviço de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (Samuca), situado em Pedreira (SP). As crianças que participaram da pesquisa desenvolveram projetos de programação no Scratch com autonomia, de acordo com seus próprios interesses. Durante o processo, elas experimentaram, identificaram e corrigiram erros, compartilharam ideias e colaboraram, evidenciando aspectos relacionados ao pensamento computacional e à aprendizagem criativa. Os princípios matéticos serviram como base para a análise dos dados produzidos na pesquisa. Como resultado, destacamos a relevância de criar espaços que incentivem a experimentação constante, a identificação e correção de erros, a comunicação e a colaboração. Esses elementos possibilitam às crianças assumirem o papel de epistemólogas e construtoras de conhecimento, desenvolvendo um senso de autoria e autonomia no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que, ao desenvolverem projetos de programação, as crianças sentem-se motivadas por interesses pessoais e significativos e aprimoram e aprimoram sua criticidade e sua criatividade, demonstrando as contribuições dos princípios matéticos na Educação Básica.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Se NÓS, os Vangangela, formos como todo mundo, quem será como NÓS? As ticas de matema dos Vangangela de Chitembo - Bié/Angola para uma Educação Matemática que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Cassela, Ezequias Adolfo Domingas ; Miarka, Roger ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo revelar as potencialidades das ticas de matema do ambiente cultural do povo étnico-linguístico Vangangela, do município de Chitembo - Bié/Angola, com vistas a uma educação matemática que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo para a formação intercultural de professores de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Secundário. Nesse sentido, o estudo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades das ticas de matema do povo étnico-linguístico Vangangela de Chitembo/Bié-Angola na mobilização de conhecimentos para formação intercultural de professores de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Secundário? O seu escopo assume a lógica do Ndzili, termo em língua Ngangela que significa energia interna, cuja movimentação nutre a força e o vigor na cultura. Ele faz sentido para a cultura quando parte de dentro para fora. Em vista disso, a tese parte de dentro para fora, sem a intenção de fazer do “dentro” uma identidade referencial do “fora” e nem o contrário, mas colocá-los em diálogo, com base no respeito mútuo pelas diferenças, assentes na alteridade. O dentro é composto pelas práticas da avó do autor e de outros membros da cultura com potencial para serem operadas do ponto de vista cultural. O fora é composto pelo Dr. António Agostinho Neto e pelo precursor da Etnomatemática em articulação com o filósofo Michel Foucault. Nessa perspectiva, a tese foi desenvolvida metodologicamente seguindo o movimento da espiral da lógica Ndzili, com o intuito de unir duas partes, tendo em conta as marcas que o autor carrega, isto é, um Ezequias Adolfo Domingas Cassela que se move em uma hibridação vital, fundamentada em um espaço entre a cultura e a academia, de maneira vívida, uma vez que é, de algum modo, pertencente a essas duas comunidades de práticas. Inicialmente apresenta-se uma descrição que coloca em relevo o dentro, isto é, o eu do autor dialogando com sua avó e os outros membros da cultura sobre as ticas de matema que nela operam. O diálogo foi articulado de uma forma ficcional com rastros discursivos dos participantes, cujas falas e ideias foram comunicadas em “formato narrativo”, que permitiu apresentá-los como um enredo que acontece no Ndzando. Em um segundo momento, apresenta-se um encontro entre o dentro e o fora, que oportunizou um diálogo entre os membros da cultura e os autores externos, no sentido de pensar a escola e a Educação Matemática considerando a visão etnoantropológica da cultura e as suas ticas de matema, as quais concorreram para a definição de outras formas de pensar a escola de formação de professores, através de grupos de professores de Matemática do I ciclo do ensino secundário e de estudantes do curso de formação de professores de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié. Assim, os resultados propiciaram elementos substanciais conducentes à produção de subjetividade desses professores, com vistas a resistirem à dominação epistemológica e ontológica ocidental e a se sentirem protagonistas na ação de educar.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Comunicação e matemática: diálogos na resolução de problemas para desenvolver aprendizagens matemáticas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-18) Pinheiro, Joseane Mirtis de Queiroz ; Marcatto, Flávia Sueli Fabiani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas comunicativas que surgem das interações entre alunos do Ensino Médio durante a resolução de problemas na sala de aula, analisando o impacto dessas práticas nas aprendizagens matemáticas desses alunos. Esta pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa, com o cenário de investigação sendo uma escola pública estadual em Pernambuco. Os participantes são um grupo de professores de Matemática da referida escola, que se unem em uma parceria de coaprendizagem com a pesquisadora, para estudar e refletir sobre a resolução de problemas e sua abordagem discursivamente orientada. Essa abordagem se baseia em práticas comunicativas que permitem aos alunos dialogarem sobre ideias matemáticas, discuti-las, criar hipóteses, defender argumentos e desenvolver estratégias de forma autônoma. Ela desafia os alunos a se engajarem em um processo ativo de construção de significado, promovendo diálogos reflexivos e colaborativos em torno das estratégias de resolução adotadas. A resolução de problemas se mostrou uma estratégia eficiente para que os alunos interagissem nos grupos, construindo os diálogos necessários para a emersão de práticas comunicativas que favoreceram aprendizagens matemáticas por meio das discussões entre eles. A parceria de coaprendizagem mostrou-se significativa na garantia da organização e realização da intervenção, fortalecendo o entendimento conceitual sobre a resolução de problemas entre os professores e enriquecendo a dinâmica de trabalho com os alunos, além de promover a colaboração e o apoio mútuo dentro da sala de aula. Os diálogos construídos pelos alunos na resolução de problemas, evidenciaram práticas comunicativas de argumentação, explicação, interpretação, justificação, entre outras, que promoveram discussões matemáticas capazes de fazê-los compreender e explorar o problema, ter autonomia no processo de tomada de decisões, pensar matematicamente e construir suas próprias estratégias de resolução, sendo construtores de sua própria aprendizagem. O ensino da Matemática deve incentivar esses diálogos em sala de aula para que a comunicação aconteça, já que tarefas de exploração, nas quais os alunos precisam conjecturar, estabelecer conexões e raciocinar matematicamente, exigem uma forte presença da comunicação. No Ensino Médio, os alunos estão consolidando os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos ao longo de sua trajetória escolar, devendo aplicar esses conhecimentos em situações futuras, especialmente no mundo do trabalho. A capacidade de comunicação é primordial para concretizar essa aprendizagem matemática, e os alunos devem ser capazes de trocar ideias matemáticas de forma eficaz com os outros. Os resultados mostram que as práticas comunicativas: a) foram significativas no processo de mobilização de saberes, raciocínios, interações, tomada de decisões, elaboração de estratégias e justificações dos alunos; b) ajudaram a aprimorar habilidades de negociação de significados, de estratégias, respeito mútuo e senso de colaboração entre eles, sendo essenciais ao proporcionar clareza aos conceitos matemáticos, permitindo que os estudantes construirem argumentos, explicações, justificações, perguntas, exercer a escuta e se fazer entender no grupo; c). proporcionaram compreensão de conceitos matemáticos, reconhecendo erros e lacunas no pensamento, mantiveram o engajamento e a motivação dos alunos durante a resolução; d) promoveu interesse pela Matemática; e) fortaleceu a participação dos alunos nas discussões; e f) estimulou a autoconfiança e o desejo de aprender.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Ensino de Geografia e teatro no espaço escolar: possibilidades e desafios
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-11) Santos, Luiz Henrique ; Maia, Diego Corrêa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de doutorado abordou a possibilidade de articulação entre a Geografia escolar e a linguagem teatral, utilizando como estratégia de aprendizagem a apreciação de um espetáculo de teatro com a temática da segregação socioespacial. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de período integral no município de Rio Claro-SP.A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: “Em que medida, e em quais circunstâncias, um espetáculo de teatro consegue dialogar com o corpo docente e discente de um território escolar, a partir de um tema geográfico?”.Esta tese apoiou-se em referenciais teórico-metodológicos da Geografia Crítica, Pedagogia Crítica, Pedagogia Teatral e Teatro Experimental do Negro, fundamentando-se nos estudos de Milton Santos, Lourdes Carril, Paulo Freire, Augusto Boal, Viola Spolin, Beatriz Ângela Cabral, Abdias do Nascimento, entre outros, que contribuíram efetivamente para a pesquisa e para o entendimento de sua contextualização no espaço escolar.O aporte metodológico utilizou uma abordagem de pesquisa quali-quantitativa baseada em etnografia escolar. Os instrumentos empregados incluíram: trabalho de campo, apreciação de um espetáculo de teatro, aplicação de questionários, aulas expositivas e atividades de aprofundamento em sala de aula.Os participantes foram um grupo de jovens estudantes do 2º ano do ensino médio e o corpo docente de uma escola pública de período integral (PEI).A análise dos resultados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, com enfoque na análise categorial temática. Os resultados corroboram a importância das atividades educativas formais e não formais no espaço escolar.
  • PublicaçãoTese de doutorado
    Estudos geoquímico e geocronológico aplicados em lateritas ferruginosas endurecidas dos setores de cuesta e depressão periférica paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-25) Sulato, Everton Tiago ; Rosolen, Vânia ; Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo foi realizar um estudo geoquímico e geocronológico em perfis lateríticos da porção central do estado de São Paulo; a partir das idades (U-Th)/He; das concentrações de elementos terras raras (ETR), U, Th, razões dos isótopos de Pb; teores Ctotal e valores δ13C. As amostras foram submetidas a diversas técnicas analíticas, fornecendo elementos que subsidiam a interpretação dos processos de formação e evolução da paisagem, bem como o paleoambiente associado. As análises mostraram que os óxi-hidróxidos de Fe cimentam grãos de quartzo. Uma tendência diferenciou as amostras de lateritas ferruginosas endurecidas coletadas em baixa e alta elevação. Amostras de maior elevação, predominantemente hematita, indicam condições ambientais mais estáveis, enquanto as de baixa elevação, compostas por minerais menores e menos organizados, geralmente goethita, refletem ciclos ambientais menos estáveis. A diferenciação foi reforçada pela relação da razão hematita/goethita e a altitude dos pontos de coleta. As concentrações de ETR nas lateritas ferruginosas endurecidas foram menores em hematitas e maiores em goethitas e amostras em estágio de alteração. O fracionamento entre os ETR leves (ETRL) e pesados (ETRP) indicou predominância de ETRL sobre ETRP em todos os compartimentos estudados, sugerindo uma maior mobilidade e acumulação diferencial dos ETR para os solos, possivelmente associada a processos de intemperismo e alteração química dos materiais sedimentares. A variação nas razões isotópicas de Pb (206Pb/204Pb, 207Pb/204Pb, 208Pb/204Pb) foram consistentes com valores da crosta continental superior e reforça uma origem comum entre os materiais analisados. Diferenças nas razões Th/U e U/Pb em lateritas ferruginosas endurecidas indicam idades distintas. A relação inversa de Pb com U e Th em amostras de média-alta altitude, sugere idades mais antigas. Os valores de δ13C indicam a predominância de vegetação C4, típica de savanas, durante a formação das lateritas ferruginosas endurecidas, refletindo a transição vegetal e condições climáticas do Mioceno tardio. Variações de δ13C entre solo e lateritas ferruginosas endurecidas refletem influências locais e possíveis transições de ambientes com plantas C3 para C4, além de possíveis impactos por intensificação do uso da terra com agricultura. Os valores δ13C e Ctotal são condizentes com as condições ambientais de formação das lateritas ferruginosas endurecidas. As idades (U-Th)/He das lateritas ferruginosas endurecidas sugerem três eventos de formação: Mioceno (23-5,3 Ma), Plioceno (5,3-1,6 Ma) e Pleistoceno (<1,6 Ma). A cronologia das superfícies de aplainamento mostrou relação com a altimetria. Na Superfície Rio Claro, relativamente jovem, as idades foram <1 Ma, correspondentes ao Pleistoceno. Na Superfície Urucaia, as idades variaram de 20 ± 2 Ma a <1 Ma, abrangendo o Mioceno e o Pleistoceno. Na Superfície Cuesta, mais elevada, as idades variaram de 18 ± 2 Ma a 3 ± 1 Ma, abarcando o Mioceno e Plioceno. Esses resultados são consistentes com a literatura, que correlaciona a altimetria à idade de formação. No entanto, a complexidade dos eventos tectônicos e climáticos ao longo do tempo acarretou uma sobreposição de idades, refletindo a formação de laterita ferruginosa endurecida em diferentes períodos, evidenciada pelas idades do Mioceno na superfície Urucaia e idades do Plioceno encontradas na superfície de Cuesta.
  • PublicaçãoTese de doutorado
    Gênese de concentrações bioclásticas em bacias sedimentares interiores: exemplos do Permiano e Cretáceo do Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Rodrigues, Mariza Gomes ; Simões, Marcello Guimarães ; Instituto de Geociências e Ciências Exatas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estudos tafonômicos de acumulações bioclásticas são fundamentais em interpretações paleoambientais, paleoecológicas e na definição do arcabouço estratigráfico de bacias sedimentares. As principais classificações de concentrações bioclásticas baseiam-se na posição das concentrações bioclásticas em relação a sequencias estratigráficas de terceira ordem em depósitos marinhos rasos de bacias de margens ativas e passivas modernas e/ou levam em consideração a história de acumulação, isto é, os eventos que atuaram na gênese da concentração. A presente tese, tem como objeto de estudo, as acumulações bioclásticas das formações Corumbataí (Permiano Superior da Bacia do Paraná, SE do Brasil) e Romualdo (Cretáceo Inferior da Bacia do Araripe, NE do Brasil), unidades que apresentam registros mistos carbonático-siliciclásticos com momentos de conexão marinha em contexto de bacias intracontinentais. Face ao panorama exposto, a pesquisa seguiu métodos de investigação como análises petrográfica, tafonômica, sedimentológica e estratigráfica. Os resultados obtidos, mostram que, as coquinas internamente complexas da Formação Romualdo, na Bacia do Araripe, ocorrem tipicamente no Trato de Sistemas de Mar Alto, sendo geradas, principalmente, por processos físicos, com o predomínio de feições tafonômicas geradas por processos sedimentológicos (i.e., desarticulação, fragmentação, seleção e arredondamento). Ao menos quatro tipos distintos foram reconhecidos, isto é, tempestitos proximais (dominantes) e distais, concentração gerada por ondas de tempo bom e concentração primariamente biogênica. Os resultados permitiram a identificação de mudanças do nível de base, as quais ocorrem em escalas de tempo relativamente curtas. Sob outro enfoque, as concentrações bioclásticas da Formação Corumbataí, na Bacia do Paraná, foram investigadas tendo as características sedimentológicas, as associações de fácies, e a composição ecológica, como principais critérios para diferenciar concentrações bioclásticas geradas por eventos episódicos. Ao menos três tipos foram reconhecidos dentro do Trato de Sistemas Regressivo de terceira ordem da Formação Corumbataí, na região de Rio Claro (SP): (a) tempestito proximal (i.e., Ferraz); (b) tempestitos distais (i.e., Camaquã, Trevo e Distrito Industrial) e (c) tsunamito (i.e., Batalha). Assim sendo, a despeito do avanço ocorrido nos últimos 20 anos, nossos resultados mostram que a distribuição das concentrações bioclásticas dentro dos tratos de sistemas não é análoga aquelas apresentadas nos modelos para contextos marinhos francos, onde a maioria das concentrações ocorre dentro do Trato de Sistemas Transgressivo, ou seja, os modelos existentes na literatura não são integralmente aplicáveis à gênese de coquinas em sucessões sedimentares paleozoicas e mesozoicas, de bacias interiores brasileiras.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Educação para a geoconservação no território do Geoparque Corumbataí, SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-19) Kolya, André de Andrade ; Perinotto, José Alexandre de Jesus ; Zaine, José Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The territory of the Corumbataí Geopark Project, located in the state of São Paulo, is a region rich in geodiversity and elements of geoheritage. Encompassing local sequences of the Paraná Basin, the region is notable for the outcrop zones of the Guarani Aquifer System, the type section of the Assistência Member of the Irati Formation, and the landscape of cuestas and residual hills of the transition between regional geomorphological provinces. In this context, the region has been developing a UNESCO Global Geopark project since 2016. This work studies the foundations and actions aimed at education and the popularization of Geosciences within the scope of the Project, with the objective of characterizing, proposing, and evaluating geoconservation strategies applied in this regard. The study started with a theoretical framework based on literature, UNESCO documents, and the experience of other Geoparks. The research was conducted as a case study, through immersion in the territory and networking with various local stakeholders. Exchanges between the community and the researcher provided the basis for the strategies and educational materials presented. These products were developed, applied, and revised to fit the local reality and the needs of the Geopark Project. Questionnaires and evaluations from the research participants demonstrated the effectiveness of the proposed methods and materials. Thus, the knowledge generated was systematized into collections of materials, educational platforms, and activity sheets, with the aim of creating an education program for the Geopark, thereby contributing to the future candidacy of the Corumbataí Geopark Project to the UNESCO Global Geoparks and Geosciences Program.
  • PublicaçãoTese de doutorado
    Methodological proposal for integrating debris flow hazard index with environmental sensitivity index in pipelines
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-24) Veloso, Vinicius Queiroz ; Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira ; Sá, A. A. ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho aborda o desenvolvimento de metodologia complementar na gestão de desastres naturais incorporadas ao Índice de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (ISL) ou Carta SAO para trechos de travessia de drenagens transpassados por dutovias. Embora muitas abordagens de mapeamento se concentrem em áreas costeiras e marinhas, o estudo destaca a necessidade de aprimorar as metodologias aplicadas a trechos continentais que apresentam alto potencial para ocorrência de desastres naturais associados a eventos geodinâmicos. O estudo inicia com uma revisão bibliográfica e uma análise histórica, identificando lacunas metodológicas no uso do Índice de Sensibilidade Ambiental e da Carta SAO no Brasil e no mundo. A partir disso, sugere abordagens para o avanço no desenvolvimento de mapeamentos de perigo ao derramamento de óleo em áreas continentais, focando na gestão de riscos e na prevenção de desastres tecnológicos desencadeados por desastres naturais (Natechs). São apresentados procedimentos metodológicos para contribuir nas estratégias de prevenção e resposta em áreas sensíveis ao derramamento de óleo em dutovias continentais, por meio da criação de um índice de perigo para a ocorrência de fluxos de detritos em trechos de travessia de drenagem nos municípios de Cubatão e São Sebastião (SP). Esse índice foi baseado na relação entre suscetibilidade e vulnerabilidade e se mostrou eficaz para hierarquizar áreas de perigo iminente, considerando os potenciais impactos ambientais e vazamentos de óleo. A metodologia foi validada por um evento de fluxo de detritos ocorrido entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2023 na bacia hidrográfica de Toque Toque Grande, em São Sebastião, permitindo a calibração dos modelos e o ajuste dos valores do índice. Adicionalmente, o trabalho propõe um sistema de monitoramento pluviométrico em tempo real, baseado em limiares de precipitação crítica e coleta de dados em tempo real, para complementar o índice de perigo a fluxos de detritos nas áreas de dutovias selecionadas. O trabalho indica um plano de gestão de risco dividido em duas partes: (i) mapeamentos estáticos e (ii) monitoramento dinâmico. Os mapeamentos estáticos referem-se à representação cartográfica das áreas de estudo, considerando a hierarquização do índice de perigo a fluxos de detritos. O monitoramento dinâmico, diz respeito ao sistema de monitoramento pluviométrico e em tempo real, baseado nos limiares de precipitação crítica, sistematizado em níveis operacionais que definem o grau de risco das chuvas responsáveis por deflagrar eventos de deslizamentos e fluxos de detritos, que possam impactar as dutovias nas áreas mapeadas.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Avaliação pedohidroquímica de área úmida geograficamente isolada da bacia do rio Corumbataí (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Bacha, André Luís Reis ; Rosolen, Vânia ; Sardinha, D. S. ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As áreas úmidas (AUs) são ambientes intermediários entre ecossistemas terrestres e aquáticos que interagem constantemente com a atmosfera e o meio circundante, e apresentam significativa importância ambiental, social e econômica. Na bacia do rio Corumbataí, na zona rural do município de Rio Claro (SP), encontra-se uma área úmida geograficamente isolada (AUGI) cujo entorno é ocupado por cultivo de cana-de-açúcar. A sua configuração topográfica contribui para que seja um local preferencial de aporte e acúmulo de água e sedimentos provenientes do entorno. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a química do solo e da água desta AUGI, por meio de análise laboratorial. Para isso foram instalados quatro poços de monitoramento (P1, P2, P3 e P4) no seu entorno e coletadas amostras de solos durante o processo de perfuração. Bimensalmente (setembro/2021, novembro/2021, janeiro/2022, março/2022, maio/2022), foram realizadas coletas de amostras de água (amostrador bailer), e mensurados o nível freático do poço (trena) e os parâmetros físicos e químicos da água (leitor Pro2030 YSI e pHmetro Kasvi). As amostras de solos foram avaliadas por ICP-OES e por difratômetro de raios X. As amostras de água tiveram seus teores de Na+ e K+ determinados por Fotômetro de Chama, Ca2+, Mg2+, NO3-, PO43-, SO42- e SiO2 por espectrofotômetro DR 890, HCO3- por método titulométrico e Cl- por método de Mohr. O uso da terra no entorno da AUGI é realizado de forma intensa e contínua. Os resultados do solo mostraram mineralogia (quartzo, caulinita e anatásio) representativa da Formação Rio Claro, porém com concentrações de Ca, K e P que podem indicar a utilização de fertilizantes e condicionadores, e de Pb, Cr e Cu acima do valor de referência de qualidade para solo. As análises mostraram que a água da chuva pode ser o principal elemento de controle químico das águas da AUGI e estas apresentaram elevados valores de Ce e HCO3- mesmo nos períodos de chuva. Foram encontradas concentrações de PO43-, SO42-, Cl-, NO3-, CO32-, HCO3-, Na+, Ca2+, K+, especialmente no P4 em setembro/2021. Estes elementos podem ser encontrados na constituição de fertilizantes (PO43-, NO3-, Cl-) e condicionadores do solo (SO42-, CO32-), alguns associados aos cátions K+, Ca2+ e Mg+2 ou como desagregadores de grânulos de fertilizantes (NaHCO3). A presença de NO3- na água pode comprometer o sequestro de carbono realizado pela AUGI e a análise de PCA indicou que P2 e P4 são, possivelmente, os pontos mais impactados.
  • PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto (Open Access) Acesso Aberto (Open Access)
    Efeitos de correlação eletrônica em condutores moleculares e o estudo do parâmetro de Grüneisen para a coexistência de fases
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-05) Mello, Isys Fernandes ; Souza, Mariano de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, foram investigados os efeitos de correlação eletrônica em condutores moleculares, com ênfase no estudo da região de coexistência de fases e no parâmetro de Grüneisen. Um dos focos principais está na transição metal-isolante de Mott, onde foi utilizado o modelo de Ising e o modelo de mistura para descrever a coexistência das fases metálica e isolante. Também foi incorporada a teoria de percolação para compreender a formação de poças metálicas dentro da matriz isolante nesta região. Essa abordagem for- nece uma descrição quantitativa da transição de fase, destacando os efeitos de desordem e a emergência da proposta fase eletrônica do tipo Griffiths. Além disso, estendeu-se a compreensão da coexistência de fases para a transição líquido-gás no modelo bem conhe- cido de van der Waals. Foi demonstrado que a Física observada na coexistência de fases de Mott pode ser aplicada a qualquer sistema onde duas fases coexistem, oferecendo uma perspectiva universal sobre transições de fase. Por fim, a Física de baixas temperaturas e a fase ferroelétrica de Mott Hubbard em condutores moleculares foram exploradas. Os resultados experimentais, obtidos através de medidas de corrente de despolarização, reve- lam duas assinaturas distintas: uma associada à transição de fase de carga ordenada e a outra à polarização de Maxwell-Wagner. Os resultados teóricos e experimentais obtidos no corpo desta tese de doutorado fornecem contribuições importantes sobre a complexa interação entre correlação eletrônica e coexistência de fases em condutores moleculares, contribuindo para uma compreensão mais ampla de tais fenômenos na Física da matéria condensada.
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    A transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental na perspectiva dos professores que ensinam matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Alves, Eliane Santos ; Malheiros, Ana Paula dos Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na literatura, a transição do 5º para o 6º ano é vista como um período de mudanças significativas e descontinuidades na trajetória educacional dos estudantes. Diante desse contexto, esta pesquisa buscou compreender como os professores que ensinam Matemática na transição do 5º para o 6º ano percebem esse processo e se tal percepção tem influenciado (ou não) suas práticas no ensino de Matemática nessas turmas. A questão norteadora foi: O que dizem os professores que ensinam Matemática sobre a transição do 5º para o 6º ano e sobre o ensino da Matemática nesse contexto? Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de 14 entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes que lecionam nos 5º e 6º anos da rede municipal de Porto Seguro, Bahia. A análise dos dados foi inspirada na espiral de análise dos dados de John W. Creswell, complementada pelo uso de mapas mentais. Os resultados desta investigação indicam que: a) os docentes percebem a transição do 5º para o 6º ano como um momento difícil, marcado por uma mudança brusca na vida dos estudantes; b) apesar de reconhecerem os aspectos acadêmicos, sociais e emocionais envolvidos na transição, aqueles de caráter acadêmico predominaram em seus discursos; c) a mudança do professor pedagogo para o licenciado em Matemática é vista como um dos principais marcos desta transição, podendo resultar em práticas distintas no ensino da Matemática; d) as docentes do 5º ano têm consciência das dificuldades advindas da sua formação e tentam superá-las na medida do possível, enquanto os professores do 6º ano reconhecem as dificuldades em dar continuidade ao ensino da Matemática nessa fase; e) o fato de a maioria dos docentes do 6º ano já ter lecionado nas turmas do 5º ano contribui para que suas práticas se assemelhem às do 5º ano e tenham um olhar diferenciado para as turmas do 6º ano; f) prevalece a perspectiva da sequencialidade regressiva na transição, na qual uma das preocupações dos professores do 5º ano é “preparar” os estudantes, enquanto os do 6º ano esperam que os alunos cheguem “preparados” para aprender novos conteúdos; g) há indícios de uma divisão ou diferenciação entre professores pedagogos e licenciados em Matemática no contexto escolar e nas políticas públicas; e h) os docentes estão, metaforicamente, vivendo em “gaiolas”, o que resulta na ausência de diálogo entre eles e na falta de ações direcionadas à transição, fazendo com que os alunos sejam responsabilizados por seu sucesso ou insucesso. Esses resultados evidenciam a necessidade de pensar no Ensino Fundamental como uma unidade e de desenvolver estratégias que abranjam todos os aspectos envolvidos – acadêmico, social e emocional – para mitigar os impactos desse processo. Por fim, é possível concluir que a transição do 5º para o 6º ano vai além de uma simples mudança de ano escolar, constituindo um desafio significativo tanto para estudantes quanto para professores, sendo frequentemente negligenciada e invisibilizada no contexto escolar.
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    Espacializar e temporalizar: a vivência de uma pessoa cega
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Mercado, Karen Paola Valencia ; Paulo, Rosa Monteiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste texto apresenta-se uma pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender os modos pelos quais uma pessoa cega vivencia a sua espacialidade e sua temporalidade. É uma pesquisa qualitativa de postura fenomenológica, o que significa dizer que o foco é a compreensão do tema que será investigado. Ou seja, não se busca justificar ou dar explicações causais para o que se interroga, mas entender e descrever a vivência junto ao sujeito de pesquisa – uma pessoa cega. A descrição, na pesquisa fenomenológica, é muito importante, pois é através dela que o pesquisador poderá relatar o vivido. Nessa vivência, os dados da pesquisa são constituídos e registrados. No caso desta pesquisa, optamos por gravar os cinco encontros em que se pôde acompanhar a pessoa cega realizando suas atividades em um Centro Educacional que atende pessoas com deficiência visual no horário contrário ao que ela frequenta a escola e, depois, transcrevemo-los para análise. A análise dos dados segue dois momentos: o da análise ideográfica, em que se transcrevem, de forma detalhada, as gravações dos encontros e, após várias leituras para familiarização com o texto, destacam-se trechos que trazem momentos importantes para a compreensão da pergunta da pesquisa. Desses trechos, chamados unidades de significado, explicitam-se ideias nucleares, isto é, o que se interpreta como central em cada um desses trechos. No segundo momento, o da análise nomotética, interroga-se como as ideias nucleares podem ser articuladas segundo convergências e divergências que permitam expor as regiões de generalidade ou categorias abertas. Essas, as categorias abertas, dão ao pesquisador fenomenólogo a possibilidade de expor o que foi compreendido em sua pesquisa. No movimento interpretativo desta pesquisa as convergências levaram-nos a três categorias: o corpo próprio e a experiência do sentir; modos de habitar o espaço e modos de ser. Essas categorias, ao serem discutidas junto com os autores lidos, possibilitam apresentar os modos pelos quais a pessoa cega vivencia sua espacialidade e sua temporalidade, destacando-se a familiaridade com que Alicia movimenta-se pelo Centro, a disponibilidade em fazer atividades que incluem trabalho manual, como expressa desgosto, agrado, dificuldade ou que entendeu a ideia da tarefa. Por fim, concluímos que a espacialidade e a temporalidade são experiências constitutivas que fazem parte essencial do ser e que são constituintes, isto é, que a compreensão do mundo e a dos modos de ser da pre-sença estão profundamente condicionadas por elas, são próprias de todas as pessoas. Compreendendo que a existência é espacial e temporal, pode-se entender que não existem experiências incompletas, que o fato de ser uma pessoa com deficiência visual não restringe sua experiência temporal e espacial, que essa pessoa não está perdendo “muitas coisas” por não enxergar. Focar na pessoa com deficiência possibilita a quebra de paradigmas capacitistas porque a deficiência não define a pessoa. Propusemos a inserção dos resultados na disciplina matemática em salas de aula, já que devemos estar abertos a conhecer quais são as especificidades do aluno com deficiência, ou não.
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    Uso de técnicas de exploração mineral no estudo de passivos ambientais em mina de urânio em fase de descomissionamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-04) Ilha, Lenon Melo ; Moreira, César Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A atividade de mineração consiste essencialmente em movimentar rochas com o objetivo de extrair substâncias com valor econômico de zonas de acumulação natural ou jazidas. Esta atividade produz alterações significativas na região do complexo mineiro, seja na paisagem, vegetação, hidrologia, hidrogeologia, dentre outros. Depósitos minerais com milhões de anos são lavrados em operações mineiras e trazidos ou expostos em superfície, onde são submetidos a condições de estabilidade química e física totalmente distintos das condições originais de preservação. Variáveis climáticas como calor, frio, chuvas e estiagem agem de forma severa na integridade física de rochas e minerais, com oxidação acelerada e mobilidade de elevados teores de elementos químicos em águas de superfície e subterrâneas. Drenagem ácida de mina (DAM) consiste num efluente gerado pela interação de água e ar com zonas enriquecidas em sulfetos, cuja oxidação resulta no incremento da acidez deste fluido, um fenômeno recorrente em minerações de sulfetos ou ouro e sulfetos associados. Este trabalho foi desenvolvido na Unidade de Descomissionamento Caldas, onde existe uma mina de Urânio lavrado a céu aberto e também uma pilha de rejeitos de grandes dimensões formada por aterramento de vale fluvial, numa operação que lavrou Uraninita e sulfetos associados. A elevada pluviosidade anual aliada a exposição de sulfetos em superfície resultou na geração de DAM desde o início das operações em 1981, com atividades de mineração suspensas em 1995 e início da fase de descomissionamento. A geração de DAM é algo recorrente em minas com presença de sulfetos como minério ou mineral acessório, contudo, o caso da área de estudos envolve uma especificidade: a oxidação de uraninita e a mobilidade de urânio na DAM. Diante do exposto, este trabalho aplicou métodos geofísicos tradicionalmente empregados em pesquisas por depósitos minerais para avaliar os condicionantes de geração e fluxo de DAM na área de estudos, com vistas à compreensão do fenômeno. Os resultados obtidos indicaram áreas com situações distintas: na cava da mina ocorre dispersão de elementos por meio da interação entre o fluxo subterrâneo com zonas de alteração hidrotermal e minério residual, enquanto na pilha de rejeitos ocorrem áreas com significativa concentração de sulfetos e minério residual, responsáveis pela geração de DAM. Como forma de mitigar os impactos ambientais gerados e contribuir com o processo de descomissionamento do complexo mineiro, são propostas ações de remediação a partir dos resultados obtidos. Na cava da mina, o retaludamento das bancadas e impermeabilização com camada de material argiloso pode reduzir a infiltração de águas superficiais no maciço rochoso e reduzir a geração de DAM, enquanto na pilha de rejeitos, a remoção de parte do material disposto na parte norte, que apresenta maiores concentrações de minério residual e sulfetos, possivelmente reduzirá a geração de DAM.
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    Análise da estabilidade de taludes de mineração a partir de parâmetros estáticos e dinâmicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Duz, Beatriz Guzzo ; Moreira, César Augusto ; Hartwig, Marcos Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desenvolvimento de minas sem planejamento prévio pode gerar passivos ambientais de alta complexidade e dificultar o processo de descomissionamento. Os empreendimentos mineiros devem assegurar a estabilidade geotécnica de suas instalações, bem como a qualidade química de suas águas. A Mina Osamu Utsumi, localizada no município de Caldas, estado de Minas Gerais foi responsável pela extração de urânio até 1995 e apresenta problemas geotécnicos e químicos na área de cava, com presença de rupturas generalizadas e drenagem ácida. Durante seu processo de abertura foram construídos taludes que desconfinaram e alteraram a geometria do maciço, bem como expuseram a rocha ao intemperismo. A água quando armazenada no interior do maciço faz com que a poropressão aumente e torne o processo de ruptura iminente. A exposição do maciço rochoso com zonas de minério residual e a interação destas com a água pode acarretar na dissolução de íons que quando concentrados geram drenagem ácida. Este trabalho tem como objetivo correlacionar parâmetros estáticos e dinâmicos e sua importância na análise da estabilidade de taludes. Além disso, diante da natureza da rocha presente na área, são identificadas possíveis fontes geradoras de drenagem ácida nos taludes da frente SE da cava. Foram utilizados métodos geofísicos, como GPR, eletrorresistividade e polarização induzida para identificação de zonas de fraturas, presença de água e acúmulo de sulfetos. Esses resultados foram correlacionados com dados obtidos a partir da análise geotécnica visual, litológica e estrutural. Foram obtidos também dados da análise química das águas presentes nos poços de monitoramento. Os resultados mostraram a possibilidade de ocorrência de rupturas planares e em cunha nos taludes, em pontos específicos da frente SE. Zonas de baixa resistividade e atenuação do sinal eletromagnético emitido pelo GPR foram correlacionadas a zonas com acúmulo de água com consequente verificação de ruptura nestes locais. As rupturas são coincidentes ainda com a litologia brechoide, na qual apresenta minério residual e está concentrada no setor central da frente SE. Os altos valores de cargabilidade correlacionados a zonas de fluxo de água foram indicativos de pontos de geração de drenagem ácida, comprovadas pelo baixo valor de pH captado nos poços de monitoramento. São recomendados projetos de sistema de drenagem na cava e reconformação topográfica dos taludes com eliminação de zonas de minério residual a fim de garantir que a estabilidade geotécnica e a qualidade das águas presentes na cava estarão em conformidade a legislação.
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    Belief in african americans as learners: connecting mathematical identities and foregrounds
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-07) Ince, Jamaal Adetoro ; Skovsmose, Ole ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar do aumento da investigação em educação matemática para estudantes negros, continua a existir uma disparidade de desempenho entre eles e os estudantes de outras raças. Isto não se deve apenas às pontuações que os alunos podem obter nas avaliações, mas também às crenças associadas que podem ser atribuídas aos alunos negros e ao seu sucesso na educação matemática. Houve muita progressão na pesquisa, especialmente em relação à teoria das identidades matemáticas para estudantes negros. Este estudo contribui para a área, utilizando a perspectiva de alunos do ensino fundamental e de seus professores. Um componente particular desta pesquisa é a correlação entre as identidades matemáticas e os primeiros planos dos participantes. Este estudo qualitativo explora a ligação entre estas teorias e os seus efeitos nas percepções dos estudantes negros sobre as suas possibilidades futuras em relação à matemática. Esta pesquisa é realizada com alunos e professores de duas escolas de ensino médio no distrito de Escolas Públicas de Newark, com foco em suas experiências em matemática, pensamentos sobre sucesso, obstáculos, esperanças, sonhos, preocupações e preocupações. As fontes de dados incluem entrevistas individuais semiestruturadas com 18 alunos e dois professores no Distrito Norte e Central de Newark, NJ. A análise de conteúdo temática é usada para destacar quatro temas distintos. As conclusões destacam as diferentes formas como os participantes se identificam com a matemática, incluindo a forma como veem, definem, compreendem e percebem a matemática no seu mundo e como possíveis partes do seu futuro.
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    Convergência para estados assintóticos em mapeamentos não lineares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-16) Rando, Danilo Silva ; Leonel, Edson Denis ; Oliveira, Diego Fregolent Mendes de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta tese nós fizemos uma investigação da dinâmica de alguns mapeamentos discretos, cuja evolução converge para o estado estacionário em diferentes tipos de bifurcações e próximas a elas. Para bifurcações locais, ocorre uma convergência para o estado estacionário feita pelo uso de uma função homogênea e generalizada, levando a um conjunto de três expoentes críticos. Perto da bifurcação, a convergência é descrita por um decaimento exponencial onde o tempo de relaxação é caracterizado por uma lei de potência. Para bifurcação global, como notado para uma crise de fronteira, onde um atrator caótico é repentinamente substituído por um transiente caótico após uma pequena mudança nos parâmetros de controle, a dinâmica tem uma evolução que fornece a probabilidade de sobrevivência descrita por um decaimento exponencial cujo tempo transitório é dado por uma lei de potência.
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    Estudo integrado de geofísica e geologia estrutural na identificação do fluxo hidrogeológico em barragem e bacias de decantação de mina de urânio em descomissionamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Guireli Netto, Leonides ; Moreira, César Augusto ; Malagutti Filho, Walter ; Gandolfo, Otávio Coaracy Brasil ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os passivos ambientais gerados pela mineração incluem o acúmulo de toneladas de rejeitos de beneficiamento mineral em pilhas e barragens, além do manejo de águas ácidas de minas em bacias de decantação. A estabilidade física dessas estruturas é crucial para a segurança da sociedade, especialmente porque devem permanecer seguras por décadas após o término das operações, devido ao risco de fadiga e ruptura. Este estudo analisou o uso de métodos geofísicos de eletrorresistividade e sísmicos com o objetivo de entender a dinâmica do fluxo hidrogeológico no aquífero fraturado, que se encontra sob as fundações de empreendimentos mineiros durante o descomissionamento da primeira mineração de urânio do Brasil, localizada no complexo industrial das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Minas Gerais. O mapeamento das orientações das principais fraturas no maciço rochoso adjacente foi realizado a partir do uso de bússola e fotogrametria digital, cujos dados foram comparados com levantamentos estruturais regionais e locais. A metodologia mostrou ser eficaz para caracterizar o padrão estrutural, fator essencial para a interpretação dos dados geofísicos elétricos e sísmicos. Os resultados da sísmica de refração indicaram anomalias com variações nos valores de velocidade das ondas compressionais, associadas às fraturas de alto ângulo próximas à barragem, enquanto as fraturas de baixo ângulo não apresentaram alterações significativas nos estratos sísmicos. As anomalias geoelétricas condutivas corroboraram essas interpretações, e sugeriram a presença de fraturas na rocha. O método de sísmica de refração também mostrou ser eficiente na identificação de diferentes camadas de materiais nas bacias de decantação, e a tomografia elétrica identificou anomalias condutivas associadas às fraturas de alto ângulo. As variações nos valores de velocidade das ondas sísmicas indicaram a presença de blocos de rocha próximos à fundação dos sistemas de armazenamento, os quais podem comprometer a estabilidade. Os resultados demonstram a viabilidade dos métodos geofísicos na avaliação de formações geológicas, em especial em barragens de rejeitos e bacias de decantação, fundamentais para o monitoramento e mitigação de riscos ambientais e de segurança.