Rio Claro - IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254497
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ItemTese de doutorado Methodological proposal for integrating debris flow hazard index with environmental sensitivity index in pipelines(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-24) Veloso, Vinicius Queiroz ; Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira ; Sá, A. A. ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho aborda o desenvolvimento de metodologia complementar na gestão de desastres naturais incorporadas ao Índice de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (ISL) ou Carta SAO para trechos de travessia de drenagens transpassados por dutovias. Embora muitas abordagens de mapeamento se concentrem em áreas costeiras e marinhas, o estudo destaca a necessidade de aprimorar as metodologias aplicadas a trechos continentais que apresentam alto potencial para ocorrência de desastres naturais associados a eventos geodinâmicos. O estudo inicia com uma revisão bibliográfica e uma análise histórica, identificando lacunas metodológicas no uso do Índice de Sensibilidade Ambiental e da Carta SAO no Brasil e no mundo. A partir disso, sugere abordagens para o avanço no desenvolvimento de mapeamentos de perigo ao derramamento de óleo em áreas continentais, focando na gestão de riscos e na prevenção de desastres tecnológicos desencadeados por desastres naturais (Natechs). São apresentados procedimentos metodológicos para contribuir nas estratégias de prevenção e resposta em áreas sensíveis ao derramamento de óleo em dutovias continentais, por meio da criação de um índice de perigo para a ocorrência de fluxos de detritos em trechos de travessia de drenagem nos municípios de Cubatão e São Sebastião (SP). Esse índice foi baseado na relação entre suscetibilidade e vulnerabilidade e se mostrou eficaz para hierarquizar áreas de perigo iminente, considerando os potenciais impactos ambientais e vazamentos de óleo. A metodologia foi validada por um evento de fluxo de detritos ocorrido entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2023 na bacia hidrográfica de Toque Toque Grande, em São Sebastião, permitindo a calibração dos modelos e o ajuste dos valores do índice. Adicionalmente, o trabalho propõe um sistema de monitoramento pluviométrico em tempo real, baseado em limiares de precipitação crítica e coleta de dados em tempo real, para complementar o índice de perigo a fluxos de detritos nas áreas de dutovias selecionadas. O trabalho indica um plano de gestão de risco dividido em duas partes: (i) mapeamentos estáticos e (ii) monitoramento dinâmico. Os mapeamentos estáticos referem-se à representação cartográfica das áreas de estudo, considerando a hierarquização do índice de perigo a fluxos de detritos. O monitoramento dinâmico, diz respeito ao sistema de monitoramento pluviométrico e em tempo real, baseado nos limiares de precipitação crítica, sistematizado em níveis operacionais que definem o grau de risco das chuvas responsáveis por deflagrar eventos de deslizamentos e fluxos de detritos, que possam impactar as dutovias nas áreas mapeadas.ItemTese de doutorado Avaliação pedohidroquímica de área úmida geograficamente isolada da bacia do rio Corumbataí (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Bacha, André Luís Reis ; Rosolen, Vânia ; Sardinha, D. S. ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As áreas úmidas (AUs) são ambientes intermediários entre ecossistemas terrestres e aquáticos que interagem constantemente com a atmosfera e o meio circundante, e apresentam significativa importância ambiental, social e econômica. Na bacia do rio Corumbataí, na zona rural do município de Rio Claro (SP), encontra-se uma área úmida geograficamente isolada (AUGI) cujo entorno é ocupado por cultivo de cana-de-açúcar. A sua configuração topográfica contribui para que seja um local preferencial de aporte e acúmulo de água e sedimentos provenientes do entorno. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a química do solo e da água desta AUGI, por meio de análise laboratorial. Para isso foram instalados quatro poços de monitoramento (P1, P2, P3 e P4) no seu entorno e coletadas amostras de solos durante o processo de perfuração. Bimensalmente (setembro/2021, novembro/2021, janeiro/2022, março/2022, maio/2022), foram realizadas coletas de amostras de água (amostrador bailer), e mensurados o nível freático do poço (trena) e os parâmetros físicos e químicos da água (leitor Pro2030 YSI e pHmetro Kasvi). As amostras de solos foram avaliadas por ICP-OES e por difratômetro de raios X. As amostras de água tiveram seus teores de Na+ e K+ determinados por Fotômetro de Chama, Ca2+, Mg2+, NO3-, PO43-, SO42- e SiO2 por espectrofotômetro DR 890, HCO3- por método titulométrico e Cl- por método de Mohr. O uso da terra no entorno da AUGI é realizado de forma intensa e contínua. Os resultados do solo mostraram mineralogia (quartzo, caulinita e anatásio) representativa da Formação Rio Claro, porém com concentrações de Ca, K e P que podem indicar a utilização de fertilizantes e condicionadores, e de Pb, Cr e Cu acima do valor de referência de qualidade para solo. As análises mostraram que a água da chuva pode ser o principal elemento de controle químico das águas da AUGI e estas apresentaram elevados valores de Ce e HCO3- mesmo nos períodos de chuva. Foram encontradas concentrações de PO43-, SO42-, Cl-, NO3-, CO32-, HCO3-, Na+, Ca2+, K+, especialmente no P4 em setembro/2021. Estes elementos podem ser encontrados na constituição de fertilizantes (PO43-, NO3-, Cl-) e condicionadores do solo (SO42-, CO32-), alguns associados aos cátions K+, Ca2+ e Mg+2 ou como desagregadores de grânulos de fertilizantes (NaHCO3). A presença de NO3- na água pode comprometer o sequestro de carbono realizado pela AUGI e a análise de PCA indicou que P2 e P4 são, possivelmente, os pontos mais impactados.ItemTese de doutorado Efeitos de correlação eletrônica em condutores moleculares e o estudo do parâmetro de Grüneisen para a coexistência de fases(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-05) Mello, Isys Fernandes ; Souza, Mariano de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste trabalho, foram investigados os efeitos de correlação eletrônica em condutores moleculares, com ênfase no estudo da região de coexistência de fases e no parâmetro de Grüneisen. Um dos focos principais está na transição metal-isolante de Mott, onde foi utilizado o modelo de Ising e o modelo de mistura para descrever a coexistência das fases metálica e isolante. Também foi incorporada a teoria de percolação para compreender a formação de poças metálicas dentro da matriz isolante nesta região. Essa abordagem for- nece uma descrição quantitativa da transição de fase, destacando os efeitos de desordem e a emergência da proposta fase eletrônica do tipo Griffiths. Além disso, estendeu-se a compreensão da coexistência de fases para a transição líquido-gás no modelo bem conhe- cido de van der Waals. Foi demonstrado que a Física observada na coexistência de fases de Mott pode ser aplicada a qualquer sistema onde duas fases coexistem, oferecendo uma perspectiva universal sobre transições de fase. Por fim, a Física de baixas temperaturas e a fase ferroelétrica de Mott Hubbard em condutores moleculares foram exploradas. Os resultados experimentais, obtidos através de medidas de corrente de despolarização, reve- lam duas assinaturas distintas: uma associada à transição de fase de carga ordenada e a outra à polarização de Maxwell-Wagner. Os resultados teóricos e experimentais obtidos no corpo desta tese de doutorado fornecem contribuições importantes sobre a complexa interação entre correlação eletrônica e coexistência de fases em condutores moleculares, contribuindo para uma compreensão mais ampla de tais fenômenos na Física da matéria condensada.ItemTese de doutorado A transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental na perspectiva dos professores que ensinam matemática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Alves, Eliane Santos ; Malheiros, Ana Paula dos Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Na literatura, a transição do 5º para o 6º ano é vista como um período de mudanças significativas e descontinuidades na trajetória educacional dos estudantes. Diante desse contexto, esta pesquisa buscou compreender como os professores que ensinam Matemática na transição do 5º para o 6º ano percebem esse processo e se tal percepção tem influenciado (ou não) suas práticas no ensino de Matemática nessas turmas. A questão norteadora foi: O que dizem os professores que ensinam Matemática sobre a transição do 5º para o 6º ano e sobre o ensino da Matemática nesse contexto? Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de 14 entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes que lecionam nos 5º e 6º anos da rede municipal de Porto Seguro, Bahia. A análise dos dados foi inspirada na espiral de análise dos dados de John W. Creswell, complementada pelo uso de mapas mentais. Os resultados desta investigação indicam que: a) os docentes percebem a transição do 5º para o 6º ano como um momento difícil, marcado por uma mudança brusca na vida dos estudantes; b) apesar de reconhecerem os aspectos acadêmicos, sociais e emocionais envolvidos na transição, aqueles de caráter acadêmico predominaram em seus discursos; c) a mudança do professor pedagogo para o licenciado em Matemática é vista como um dos principais marcos desta transição, podendo resultar em práticas distintas no ensino da Matemática; d) as docentes do 5º ano têm consciência das dificuldades advindas da sua formação e tentam superá-las na medida do possível, enquanto os professores do 6º ano reconhecem as dificuldades em dar continuidade ao ensino da Matemática nessa fase; e) o fato de a maioria dos docentes do 6º ano já ter lecionado nas turmas do 5º ano contribui para que suas práticas se assemelhem às do 5º ano e tenham um olhar diferenciado para as turmas do 6º ano; f) prevalece a perspectiva da sequencialidade regressiva na transição, na qual uma das preocupações dos professores do 5º ano é “preparar” os estudantes, enquanto os do 6º ano esperam que os alunos cheguem “preparados” para aprender novos conteúdos; g) há indícios de uma divisão ou diferenciação entre professores pedagogos e licenciados em Matemática no contexto escolar e nas políticas públicas; e h) os docentes estão, metaforicamente, vivendo em “gaiolas”, o que resulta na ausência de diálogo entre eles e na falta de ações direcionadas à transição, fazendo com que os alunos sejam responsabilizados por seu sucesso ou insucesso. Esses resultados evidenciam a necessidade de pensar no Ensino Fundamental como uma unidade e de desenvolver estratégias que abranjam todos os aspectos envolvidos – acadêmico, social e emocional – para mitigar os impactos desse processo. Por fim, é possível concluir que a transição do 5º para o 6º ano vai além de uma simples mudança de ano escolar, constituindo um desafio significativo tanto para estudantes quanto para professores, sendo frequentemente negligenciada e invisibilizada no contexto escolar.ItemTese de doutorado Espacializar e temporalizar: a vivência de uma pessoa cega(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Mercado, Karen Paola Valencia ; Paulo, Rosa Monteiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neste texto apresenta-se uma pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender os modos pelos quais uma pessoa cega vivencia a sua espacialidade e sua temporalidade. É uma pesquisa qualitativa de postura fenomenológica, o que significa dizer que o foco é a compreensão do tema que será investigado. Ou seja, não se busca justificar ou dar explicações causais para o que se interroga, mas entender e descrever a vivência junto ao sujeito de pesquisa – uma pessoa cega. A descrição, na pesquisa fenomenológica, é muito importante, pois é através dela que o pesquisador poderá relatar o vivido. Nessa vivência, os dados da pesquisa são constituídos e registrados. No caso desta pesquisa, optamos por gravar os cinco encontros em que se pôde acompanhar a pessoa cega realizando suas atividades em um Centro Educacional que atende pessoas com deficiência visual no horário contrário ao que ela frequenta a escola e, depois, transcrevemo-los para análise. A análise dos dados segue dois momentos: o da análise ideográfica, em que se transcrevem, de forma detalhada, as gravações dos encontros e, após várias leituras para familiarização com o texto, destacam-se trechos que trazem momentos importantes para a compreensão da pergunta da pesquisa. Desses trechos, chamados unidades de significado, explicitam-se ideias nucleares, isto é, o que se interpreta como central em cada um desses trechos. No segundo momento, o da análise nomotética, interroga-se como as ideias nucleares podem ser articuladas segundo convergências e divergências que permitam expor as regiões de generalidade ou categorias abertas. Essas, as categorias abertas, dão ao pesquisador fenomenólogo a possibilidade de expor o que foi compreendido em sua pesquisa. No movimento interpretativo desta pesquisa as convergências levaram-nos a três categorias: o corpo próprio e a experiência do sentir; modos de habitar o espaço e modos de ser. Essas categorias, ao serem discutidas junto com os autores lidos, possibilitam apresentar os modos pelos quais a pessoa cega vivencia sua espacialidade e sua temporalidade, destacando-se a familiaridade com que Alicia movimenta-se pelo Centro, a disponibilidade em fazer atividades que incluem trabalho manual, como expressa desgosto, agrado, dificuldade ou que entendeu a ideia da tarefa. Por fim, concluímos que a espacialidade e a temporalidade são experiências constitutivas que fazem parte essencial do ser e que são constituintes, isto é, que a compreensão do mundo e a dos modos de ser da pre-sença estão profundamente condicionadas por elas, são próprias de todas as pessoas. Compreendendo que a existência é espacial e temporal, pode-se entender que não existem experiências incompletas, que o fato de ser uma pessoa com deficiência visual não restringe sua experiência temporal e espacial, que essa pessoa não está perdendo “muitas coisas” por não enxergar. Focar na pessoa com deficiência possibilita a quebra de paradigmas capacitistas porque a deficiência não define a pessoa. Propusemos a inserção dos resultados na disciplina matemática em salas de aula, já que devemos estar abertos a conhecer quais são as especificidades do aluno com deficiência, ou não.ItemTese de doutorado Uso de técnicas de exploração mineral no estudo de passivos ambientais em mina de urânio em fase de descomissionamento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-04) Ilha, Lenon Melo ; Moreira, César Augusto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A atividade de mineração consiste essencialmente em movimentar rochas com o objetivo de extrair substâncias com valor econômico de zonas de acumulação natural ou jazidas. Esta atividade produz alterações significativas na região do complexo mineiro, seja na paisagem, vegetação, hidrologia, hidrogeologia, dentre outros. Depósitos minerais com milhões de anos são lavrados em operações mineiras e trazidos ou expostos em superfície, onde são submetidos a condições de estabilidade química e física totalmente distintos das condições originais de preservação. Variáveis climáticas como calor, frio, chuvas e estiagem agem de forma severa na integridade física de rochas e minerais, com oxidação acelerada e mobilidade de elevados teores de elementos químicos em águas de superfície e subterrâneas. Drenagem ácida de mina (DAM) consiste num efluente gerado pela interação de água e ar com zonas enriquecidas em sulfetos, cuja oxidação resulta no incremento da acidez deste fluido, um fenômeno recorrente em minerações de sulfetos ou ouro e sulfetos associados. Este trabalho foi desenvolvido na Unidade de Descomissionamento Caldas, onde existe uma mina de Urânio lavrado a céu aberto e também uma pilha de rejeitos de grandes dimensões formada por aterramento de vale fluvial, numa operação que lavrou Uraninita e sulfetos associados. A elevada pluviosidade anual aliada a exposição de sulfetos em superfície resultou na geração de DAM desde o início das operações em 1981, com atividades de mineração suspensas em 1995 e início da fase de descomissionamento. A geração de DAM é algo recorrente em minas com presença de sulfetos como minério ou mineral acessório, contudo, o caso da área de estudos envolve uma especificidade: a oxidação de uraninita e a mobilidade de urânio na DAM. Diante do exposto, este trabalho aplicou métodos geofísicos tradicionalmente empregados em pesquisas por depósitos minerais para avaliar os condicionantes de geração e fluxo de DAM na área de estudos, com vistas à compreensão do fenômeno. Os resultados obtidos indicaram áreas com situações distintas: na cava da mina ocorre dispersão de elementos por meio da interação entre o fluxo subterrâneo com zonas de alteração hidrotermal e minério residual, enquanto na pilha de rejeitos ocorrem áreas com significativa concentração de sulfetos e minério residual, responsáveis pela geração de DAM. Como forma de mitigar os impactos ambientais gerados e contribuir com o processo de descomissionamento do complexo mineiro, são propostas ações de remediação a partir dos resultados obtidos. Na cava da mina, o retaludamento das bancadas e impermeabilização com camada de material argiloso pode reduzir a infiltração de águas superficiais no maciço rochoso e reduzir a geração de DAM, enquanto na pilha de rejeitos, a remoção de parte do material disposto na parte norte, que apresenta maiores concentrações de minério residual e sulfetos, possivelmente reduzirá a geração de DAM.ItemTese de doutorado Análise da estabilidade de taludes de mineração a partir de parâmetros estáticos e dinâmicos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Duz, Beatriz Guzzo ; Moreira, César Augusto ; Hartwig, Marcos Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O desenvolvimento de minas sem planejamento prévio pode gerar passivos ambientais de alta complexidade e dificultar o processo de descomissionamento. Os empreendimentos mineiros devem assegurar a estabilidade geotécnica de suas instalações, bem como a qualidade química de suas águas. A Mina Osamu Utsumi, localizada no município de Caldas, estado de Minas Gerais foi responsável pela extração de urânio até 1995 e apresenta problemas geotécnicos e químicos na área de cava, com presença de rupturas generalizadas e drenagem ácida. Durante seu processo de abertura foram construídos taludes que desconfinaram e alteraram a geometria do maciço, bem como expuseram a rocha ao intemperismo. A água quando armazenada no interior do maciço faz com que a poropressão aumente e torne o processo de ruptura iminente. A exposição do maciço rochoso com zonas de minério residual e a interação destas com a água pode acarretar na dissolução de íons que quando concentrados geram drenagem ácida. Este trabalho tem como objetivo correlacionar parâmetros estáticos e dinâmicos e sua importância na análise da estabilidade de taludes. Além disso, diante da natureza da rocha presente na área, são identificadas possíveis fontes geradoras de drenagem ácida nos taludes da frente SE da cava. Foram utilizados métodos geofísicos, como GPR, eletrorresistividade e polarização induzida para identificação de zonas de fraturas, presença de água e acúmulo de sulfetos. Esses resultados foram correlacionados com dados obtidos a partir da análise geotécnica visual, litológica e estrutural. Foram obtidos também dados da análise química das águas presentes nos poços de monitoramento. Os resultados mostraram a possibilidade de ocorrência de rupturas planares e em cunha nos taludes, em pontos específicos da frente SE. Zonas de baixa resistividade e atenuação do sinal eletromagnético emitido pelo GPR foram correlacionadas a zonas com acúmulo de água com consequente verificação de ruptura nestes locais. As rupturas são coincidentes ainda com a litologia brechoide, na qual apresenta minério residual e está concentrada no setor central da frente SE. Os altos valores de cargabilidade correlacionados a zonas de fluxo de água foram indicativos de pontos de geração de drenagem ácida, comprovadas pelo baixo valor de pH captado nos poços de monitoramento. São recomendados projetos de sistema de drenagem na cava e reconformação topográfica dos taludes com eliminação de zonas de minério residual a fim de garantir que a estabilidade geotécnica e a qualidade das águas presentes na cava estarão em conformidade a legislação.ItemTese de doutorado Belief in african americans as learners: connecting mathematical identities and foregrounds(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-07) Ince, Jamaal Adetoro ; Skovsmose, Ole ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Apesar do aumento da investigação em educação matemática para estudantes negros, continua a existir uma disparidade de desempenho entre eles e os estudantes de outras raças. Isto não se deve apenas às pontuações que os alunos podem obter nas avaliações, mas também às crenças associadas que podem ser atribuídas aos alunos negros e ao seu sucesso na educação matemática. Houve muita progressão na pesquisa, especialmente em relação à teoria das identidades matemáticas para estudantes negros. Este estudo contribui para a área, utilizando a perspectiva de alunos do ensino fundamental e de seus professores. Um componente particular desta pesquisa é a correlação entre as identidades matemáticas e os primeiros planos dos participantes. Este estudo qualitativo explora a ligação entre estas teorias e os seus efeitos nas percepções dos estudantes negros sobre as suas possibilidades futuras em relação à matemática. Esta pesquisa é realizada com alunos e professores de duas escolas de ensino médio no distrito de Escolas Públicas de Newark, com foco em suas experiências em matemática, pensamentos sobre sucesso, obstáculos, esperanças, sonhos, preocupações e preocupações. As fontes de dados incluem entrevistas individuais semiestruturadas com 18 alunos e dois professores no Distrito Norte e Central de Newark, NJ. A análise de conteúdo temática é usada para destacar quatro temas distintos. As conclusões destacam as diferentes formas como os participantes se identificam com a matemática, incluindo a forma como veem, definem, compreendem e percebem a matemática no seu mundo e como possíveis partes do seu futuro.ItemTese de doutorado Convergência para estados assintóticos em mapeamentos não lineares(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-16) Rando, Danilo Silva ; Leonel, Edson Denis ; Oliveira, Diego Fregolent Mendes de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nesta tese nós fizemos uma investigação da dinâmica de alguns mapeamentos discretos, cuja evolução converge para o estado estacionário em diferentes tipos de bifurcações e próximas a elas. Para bifurcações locais, ocorre uma convergência para o estado estacionário feita pelo uso de uma função homogênea e generalizada, levando a um conjunto de três expoentes críticos. Perto da bifurcação, a convergência é descrita por um decaimento exponencial onde o tempo de relaxação é caracterizado por uma lei de potência. Para bifurcação global, como notado para uma crise de fronteira, onde um atrator caótico é repentinamente substituído por um transiente caótico após uma pequena mudança nos parâmetros de controle, a dinâmica tem uma evolução que fornece a probabilidade de sobrevivência descrita por um decaimento exponencial cujo tempo transitório é dado por uma lei de potência.ItemTese de doutorado Estudo integrado de geofísica e geologia estrutural na identificação do fluxo hidrogeológico em barragem e bacias de decantação de mina de urânio em descomissionamento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Guireli Netto, Leonides ; Moreira, César Augusto ; Malagutti Filho, Walter ; Gandolfo, Otávio Coaracy Brasil ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os passivos ambientais gerados pela mineração incluem o acúmulo de toneladas de rejeitos de beneficiamento mineral em pilhas e barragens, além do manejo de águas ácidas de minas em bacias de decantação. A estabilidade física dessas estruturas é crucial para a segurança da sociedade, especialmente porque devem permanecer seguras por décadas após o término das operações, devido ao risco de fadiga e ruptura. Este estudo analisou o uso de métodos geofísicos de eletrorresistividade e sísmicos com o objetivo de entender a dinâmica do fluxo hidrogeológico no aquífero fraturado, que se encontra sob as fundações de empreendimentos mineiros durante o descomissionamento da primeira mineração de urânio do Brasil, localizada no complexo industrial das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Minas Gerais. O mapeamento das orientações das principais fraturas no maciço rochoso adjacente foi realizado a partir do uso de bússola e fotogrametria digital, cujos dados foram comparados com levantamentos estruturais regionais e locais. A metodologia mostrou ser eficaz para caracterizar o padrão estrutural, fator essencial para a interpretação dos dados geofísicos elétricos e sísmicos. Os resultados da sísmica de refração indicaram anomalias com variações nos valores de velocidade das ondas compressionais, associadas às fraturas de alto ângulo próximas à barragem, enquanto as fraturas de baixo ângulo não apresentaram alterações significativas nos estratos sísmicos. As anomalias geoelétricas condutivas corroboraram essas interpretações, e sugeriram a presença de fraturas na rocha. O método de sísmica de refração também mostrou ser eficiente na identificação de diferentes camadas de materiais nas bacias de decantação, e a tomografia elétrica identificou anomalias condutivas associadas às fraturas de alto ângulo. As variações nos valores de velocidade das ondas sísmicas indicaram a presença de blocos de rocha próximos à fundação dos sistemas de armazenamento, os quais podem comprometer a estabilidade. Os resultados demonstram a viabilidade dos métodos geofísicos na avaliação de formações geológicas, em especial em barragens de rejeitos e bacias de decantação, fundamentais para o monitoramento e mitigação de riscos ambientais e de segurança.ItemTese de doutorado Historias del currículo de matemática en El Salvador: reflexiones sobre políticas curriculares, Educación Matemática y una agenda de investigaciones(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-20) Menjívar, Jeser Caleb Candray ; Silva, Heloisa da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)El objetivo de esta investigación es tejer comprensiones sobre las historias del currículo de matemática escolar salvadoreño presentes entre los años 1992 y 2018. En ella indagamos acerca de qué historias estuvieron/están presentes en la producción de las propuestas curriculares escolares de matemática del período de 1992 al 2018 para la Educación Básica y Media. Para responder a esta pregunta, tomamos como postura metodológica la Historia Oral practicada por el Grupo Historia Oral y Educación Matemática (Ghoem) para la producción de narrativas a partir de entrevistas con los autores/as que participaron en la elaboración e implementación de tales propuestas curriculares. Cabe señalar que en el período de estudio fueron detectadas tres propuestas curriculares emitidas por el Ministerio de Educación de El Salvador publicadas en los años 1995, 2008 y 2018. Para contar las historias de estas propuestas curriculares, establecemos un diálogo entre las entrevistas con los autores/as, los documentos curriculares generales, los Programas de Estudio y contextualizadas por medio de cartas en un diálogo con las teorías curriculares y las tendencias en Educación Matemática. Los principales resultados muestran alteraciones y permanencias sobre la comprensión de qué es currículo y cómo se elaboran; las influencias de agencias internacionales para la modificación de los currículos; el papel de los autores para definir el currículo; la (no) valoración del papel del docente y sus implicaciones; los modos de comprender la enseñanza de la matemática en la formación ciudadana y; la (no) influencia de las tendencias internacionales en la Educación Matemática. La investigación propone una agenda de investigaciones para una comunidad de educadoras y educadores matemáticos salvadoreños en construcción.ItemTese de doutorado Degradação dos solos por processos erosivos na faixa de transição Cuesta-Depressão Periférica Paulista: uma contribuição para a análise de voçorocas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-04) Stefanuto, Estêvão Botura ; Lupinacci, Cenira Maria ; Conceição, Fabiano Tomazini da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A população mundial apresenta tendência de crescimento até 2100, podendo atingir cerca de 10,3 bilhões de habitantes (ONU, 2022). Em contraponto, os levantamentos sobre erosão dos solos no globo apontam para 33% dos mesmos como degradados (FAO, 2015). Desta forma, nos próximos 76 anos haverá um aumento de demanda (10,3 bilhões de pessoas em 2100) consorciado a uma degradação com taxas, atualmente, elevadas (33%). Frente a este cenário, objetiva-se com a pesquisa desenvolver procedimentos metodológicos que permitam monitorar e diagnosticar a evolução dos taludes erosivos de voçorocas. Para isso, foram selecionados dois sistemas erosivos localizados em Corumbataí (SP) e Analândia (SP). Para atingir o objetivo proposto desenvolveu-se a uma metodologia amplas e integrada, delimitada pelo monitoramento erosivo a partir de estaqueamentos; acompanhamento do uso e cobertura da terra; formulação de produtos morfométricos, como as cartas de Declividade e de Fluxo Acumulado de Superfície; dados pluviométricos; levantamento das características físicas dos solos (granulometria, resistência do solo à penetração e taxa média de infiltração) e datação de sedimentos fluviais por chumbo-210. Desta forma, um primeiro resultado de destaque foi o comportamento dos taludes erosivos, com momentos de perda e expansão de material, sendo expansão caracterizada pelo aumento da distância entre a estaca de monitoramento e o ponto de leitura, fruto da dinâmica de solapamento e de gramíneas que recobrem os taludes erosivos. Outro conjunto de dados interessante foi a resposta das voçorocas à algumas intervenções humanas, principalmente relacionadas ao uso da terra e às vias de acesso sem pavimentação, sendo que em Corumbataí, após a retirada do gado da área de estudo a média de perda de material reduziu em 55%; já em Analândia, verificou-se o carreamento de fluxo superficial de uma estrada para o sistema erosivo, o qual, de acordo com a Carta de Fluxo Acumulado de Superfície, contribuiu para a evolução do setor de cabaceira. Ainda, os principais pontos de perda de material em Corumbataí e em Analândia apontaram que vale atenção à taludes erosivos com alta concentração de areia fina, alta resistência dos solos à penetração durante o período úmido em superfície, e alternância da resistência das camadas durante o período seco, sendo a superior com menor resistência e a inferior mais resistente. Por fim, as datações por Chumbo-210 indicaram taxas de sedimentação e deposição mais significativas quanto maior a proximidade com o front da cuesta.ItemTese de doutorado O valor é pariwat: território, reprodução social e expropriação na perspectiva das mulheres Munduruku(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-04) Chaves, Kena Azevedo ; Souza, Angelita Matos ; Bastos, Pedro Paulo Zahluth ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O povo Munduruku vive na Bacia do Tapajós sob intensa pressão de megaprojetos de infraestrutura, projetos de mineração, expansão da fronteira agrícola, além de enfrentar cotidianamente invasores, desmatadores, grileiros e garimpeiros. Como forma de organização da resistência, este povo conduz um amplo movimento que articula estratégias de ação para proteção dos territórios demarcados ou reivindicados em toda a bacia. Nos últimos anos, a presença das mulheres tem sido intensificada em todos os espaços de organização do povo Munduruku e, recentemente, lideranças mulheres passaram a assumir a linha de frente dos enfrentamentos que compreendem ações de vigilância, monitoramento e autodemarcação do território, pressão sobre o Estado e empreendedores, além de articulação com outras instâncias do movimento indígena. Em sua atuação, as mulheres iluminam a relação inseparável entre o território e manutenção da vida e apontam para o avanço da expropriação capitalista como vetor de conflitos e violências. Ao tomar como recorte a organização e participação das mulheres nas ações conduzidas pelo povo Munduruku para defesa de seus territórios, cruzaremos leituras do feminismo marxista e da Geografia para tratar dos processos de expropriação que atravessam os territórios deste povo. Ao sustentar a interpretação da resistência indígena como uma luta de fronteira que integra a totalidade do capitalismo, como na concepção de Nancy Fraser, partiremos das narrativas das mulheres sobre a relação entre território, reprodução social e expropriação, para argumentar sobre como se expressa o conflito entre acumulação capitalista e reprodução social em um contexto no qual o cotidiano de manutenção da vida é inseparável da reprodução da natureza.ItemTese de doutorado Saberes docentes e conhecimento didático do professor mobilizados na escolha do livro didático de matemática(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-22) Andrade, Luciana Vieira ; Schio, Rúbia Barcelos Amaral ; Jacinto, Hélia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A formação de professores tem fomentado investigações sob múltiplas temáticas e perspectivas teóricas. A intersecção entre a formação de professores e o livro didático proporciona um panorama para pesquisas revelando um campo em expansão, marcado por questionamentos e oportunidades para explorações. O livro didático continua sendo um recurso utilizado em contextos escolares tanto por alunos quanto por professores, atuando como um elo entre as prescrições curriculares oficiais e o trabalho realizado pelos professores. Na formação profissional docente, discussões acerca deste recurso são relevantes, principalmente visando a preparar os futuros professores para analisar, selecionar e utilizar o livro didático de maneira consciente e crítica. Ao ponderar sobre as variadas funções deste material, os professores podem mobilizar seus saberes de modo a refletir sobre a sua prática bem como utilizar o livro didático suscitando melhores experiências de aprendizagem por parte dos estudantes. Neste cenário, com o objetivo de identificar como a formação docente se entrelaça com o processo de escolha do livro didático, na perspectiva de professores de Matemática da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. Buscando atender ao objetivo, empregou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática desta rede pública de ensino. Dos dados produzidos pelos referidos instrumentos metodológicos, atrelados ao estudo dos modelos teóricos dos saberes docentes e do conhecimento didático do professor de Matemática, categorias e subcategorias de análise emergiram. Dentre os resultados, tem-se que a escolha do livro didático acontece prioritariamente de maneira coletiva e que diversos são os saberes que os professores mobilizam para esta ação. Assim, aspectos das quatro vertentes do conhecimento didático do professor, a saber, conhecimento da Matemática para ensinar, conhecimento do aluno, conhecimento do currículo e conhecimento da prática letiva foram identificados nas narrativas dos professores ao discorrerem sobre sua compreensão acerca deste recurso didático e o seu envolvimento de maneira intencional nesta seleção. Ademais, variadas fontes dos saberes, como por exemplo as disciplinas obrigatórias cumpridas no decorrer da graduação e, sobretudo, a experiência profissional, foram sinalizadas pelos professores de forma que se apontou que a formação, inicial e continuada, ainda não tem contribuído adequadamente para a decisão sobre o livro didático de Matemática.ItemTese de doutorado Aprender desde adentro.: Corazonar la escuela desde, en y para las paces(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-21) Guachetá, Blanca María Peralta ; Miarka, Roger ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)La vida enseña. Este es el relato de una investigación autobiográfica de una profesora que ha itinerado, pensado, reflexionado, indagado la vida escolar con el fin de buscar horizontes otros de la educación. Es una narrativa que pretende presentar los antecedentes, génesis y experiencias de la pedagogía aprender desde adentro como una-otra forma de ser y estar en la escuela. En este texto escrito de forma narrativa encontrarán las justificaciones académicas y los objetivos de este camino. Más adelante se encuentran con mi historia de vida y cómo me he ido configurando como mujer maestra. A continuación, leerán el re-cuento de mis indagaciones pedagógicas más las experiencias que a lo largo de la vida me han llevado a pensar en la urgencia de construir y vivir una-otra escuela. Ya finalizando presento la génesis de la pedagogía aprender desde adentro para cerrar con la esencia de esta. La pedagogía aprender desde adentro es un intento por organizar la escuela cuya base sean las identidades interculturales, la itinerancia, el reconocimiento de la diversidad y la interdisciplinariedad, con la convicción de que puede ser un camino para la construcción escolar de comunidad y que desde allí se puedan gestar paces subalternas y heterogéneas que permitan vislumbrar escenarios de vida digna para quienes la componen.ItemTese de doutorado Transições de fase em sistemas dinâmicos não lineares(UNESP, 2024-07-15) Silveira, Felipe Augusto Oliveira ; Leonel, Edson Denis ; Ladeira, Denis GouvêaNeste trabalho estudamos as transições de fase que ocorrem em sistemas dinâmicos não lineares devido à variação de parâmetros de controle. Em uma transição de fase de segunda ordem, ou transição de fase contínua, a variável dinâmica que identifica o parâmetro de ordem vai a zero continuamente à medida que o equivalente da susceptibilidade do parâmetro de ordem diverge em tal limite. Nesse caso, próximo à transição de fase os observáveis que caracterizam a dinâmica são descritos por leis de potência levando, muitas vezes, a dinâmica a ser invariante de escala. Tal invariância é uma das características presentes em uma transição de fase contínua. Inicialmente, utilizaremos um modelo de dipolos clássicos para ilustrar a presença de uma transição de fase em sistemas dinâmicos. Em seguida, abordaremos dois sistemas não lineares, um bilhar exótico e o bilhar ovóide. O primeiro é uma versão do modelo bouncer em que o campo no qual a partícula está inserido não é homogêneo. O mapa do sistema foi construído para fornecer a velocidade da partícula e a fase da parede após cada colisão. Para certas combinações de valores de parâmetros e condições iniciais a dinâmica apresenta comportamento caótico. Os pontos fixos e suas estabilidades tam- bém foram encontrados numericamente para valores diferentes de parâmetro. Finalmente, estudamos a transição do regime integrável para o não integrável utilizando análise de escala e caracterizamos essa transição identificando a quebra de simetria, o parâmetro de ordem, as excitações elementares e os defeitos topológicos. Por último, estudamos o bilhar ovóide com o intuito de caracterizar a transição do regime de crescimento ilimitado de energia para o crescimento limitado. Utilizamos a equação de difusão para obter analiticamente uma expressão para a probabilidade de encontrar uma partícula com velocidade V em um determinado tempo n. A partir dessa probabilidade, foi possível obter outros observáveis, como a velocidade média, que foi utilizado para identificar um possível parâmetro de ordem desta transição. Além disso, discutimos outras conexões com fenômenos típicos de transições de fase que ocorrem na física estatística e termodinâmica.ItemTese de doutorado Contextual similarity learning for image retrieval and classification: applications in person re-identification(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Valem, Lucas Pascotti ; Pedronette, Daniel Carlos GuimarãesThe exponential growth of image collections has demanded a significant increase in the use of machine learning and image retrieval applications across various scenarios. Despite the relevant advances, many methods still rely heavily on large volumes of labeled data for training, which establishes an important obstacle, once producing labeled data is generally expensive and time-consuming. To address this challenge, numerous techniques have been developed recently. A critical aspect of these approaches is effectively defining image similarity, which remains a central challenge in retrieval and machine learning applications, such as classification. The core of this issue is intrinsically linked to how information is represented and the methods used to compare these representations. A major limitation is that most of them still rely on pairwise measures, ignoring other meaningful information present in the neighborhood that can be used to further increase the results. This work focuses on improving the effectiveness of image retrieval by visual content and classification tasks using contextual similarity, moving beyond traditional pairwise measures to exploit relationships among elements. Contextual similarity learning is employed to capture underlying relationships among elements, using techniques such as rank-based models, contextual measures, graphs, and hypergraphs to model contextual information effectively. This dissertation proposes seven novel methods applied across general-purpose and person re-identification (Re-ID) scenarios addressing different contributions. Three main tasks were considered: query performance prediction, image retrieval, and image classification. A wide experimental evaluation was conducted, totaling 17 datasets and more than 50 visual image descriptors. The proposed methods, when compared with state-of-the-art and recent baselines, demonstrate results that are comparable to or surpass those of existing approaches in most cases.ItemTese de doutorado A Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro: cenários, perspectivas e uma agenda de pesquisa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Oliveira, Janile Faco de ; Silva, Heloisa daNeste trabalho, buscamos produzir fontes históricas, elaborar compreensões e constituir uma agenda de pesquisa sobre o cenário da Educação Matemática no Rio de Janeiro, a partir da perspectiva de alguns de seus pesquisadores. Consideramos a Educação Matemática como campo de investigação desde os cursos de pós-graduação. A História Oral constituiu-se como metodologia basilar no trabalho. Realizamos entrevistas com 12 pesquisadores atuantes em cursos de pós-graduação e/ou citados em investigações, memoriais e documentos da área, envolvidos com a Educação Matemática do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se produzir o maior número de fontes historiográficas possíveis a partir das entrevistas realizadas, com o intuito de dar início a uma agenda de pesquisa sobre a Educação Matemática nesse Estado. Este estudo tende a contribuir com os interesses do Grupo História Oral e Educação Matemática, mais especificamente, com uma de suas linhas de pesquisa: Projeto – Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil. A partir da análise das entrevistas, apresentamos uma discussão sobre a contextualização do cenário, os possíveis elementos que impactaram na área no Estado e sugerimos uma agenda de pesquisa visando investigações futuras que se utilizem das fontes produzidas. Os resultados indicam um interesse especial para ações voltadas à qualidade do ensino e à capacitação de professores de matemática no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo no início do movimento desse campo de investigação. Por outro lado, observam-se também novos direcionamentos nas pesquisas contemporâneas em Educação Matemática no Estado, como mostram as iniciativas preocupadas com questões sociais e seus tensionamentos na área, abrangendo temas como estudos decoloniais, questões de raça e etnia, gênero, diferença e inclusão. Além disso, revelam-se tensões e ressentimentos nas interações entre pesquisadores das áreas de Matemática e de Educação Matemática. Nota-se a influência de instituições como a SBM, a SBEM e o IMPA na formação desse campo no Estado. Entendemos que este trabalho buscou contribuir para a valorização da pesquisa e da pós-graduação em Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro, dado o seu papel fundamental na formação de professores e em ações visando a melhoria do ensino de matemática no país. Espera-se que seus resultados possam ser utilizados como base para futuras pesquisas e projetos que visem a Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro.ItemTese de doutorado Sistemática dos moluscos bivalves dulcícolas do Cretáceo Inferior do Nordeste Brasileiro e suas implicações paleoambientais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-28) Silva, Victor Ribeiro da ; Simões, Marcello GuimarãesMoluscos bivalves do Cretáceo brasileiro foram, em geral, amplamente estudados desde a segunda metade do século XIX. No entanto, ainda que essa assertiva seja verdadeira para os bivalves das bacias sedimentares de Sergipe e do Paraná, o mesmo não pode ser dito a respeito de outras bacias do nordeste do Brasil. Outrossim, quando em comparação com outras localidades sul-americanas, como a Argentina, existem lacunas notavelmente grandes no conhecimento acerca dos registros paleontológico e geológico de moluscos do Cretáceo brasileiro, bem como de outros grupos de invertebrados bentônicos. Aliado a isso, também chama a atenção a quase completa ausência de referências que tratam dos bivalves dulcícolas deste período, grupo notadamente importante como indicador paleoambiental e paleogeográfico. A presente tese se enquadra neste contexto, tendo tido como objetivo (i) contribuir para o avanço do conhecimento taxonômico e da diversidade das assembleias de bivalves dulcícolas do Grupo Santana (Aptiano), Bacia do Araripe, fornecendo assim dados sobre composição faunística e evolução; (ii) definir os processos tafonômicos básicos geradores das assembleias aptianas contendo bivalves dulcícolas, em particular das formações Crato e Romualdo; (iii) aprimorar os conhecimentos básicos sobre paleoecologia, especialmente paleoautoecologia do bivalve Araripenaia elliptica, adicionando assim dados valiosos referentes à interpretações paleoambientais; (iv) determinar com precisão as distribuições estratigráfica e geográfica de espécies de bivalves dulcícolas no Grupo Santana, visando refinar biocorrelações intra e interbasinais; (v) examinar e descrever os bivalves de águas doces das formações Salvador, Bacia do Recôncavo, Marizal, Bacia de Tucano e Itapecuru, Bacia do Parnaíba, presentes em coleções científicas no Brasil e no exterior; (vi) integrar os resultados obtidos acerca da malacofauna dulcícola no Cretáceo Inferior do nordeste brasileiro, discutindo seu significado paleontológico e geológico. A hipótese verificada foi a de uma origem predominantemente não-Gondwânica para os moluscos dulcícolas do Cretáceo Inferior do nordeste brasileiro, bem como o possível estabelecimento de uma ligação com faunas Eurasianas. Para esse estudo 1104 espécimes de bivalves das formações Crato e Romualdo foram examinados, além de 329 presentes nas coleções científicas do Museu de Ciências da Terra (MCter), do IGEO/UFRJ, do Museu Nacional e do Natural History Museum of the United Kindom, Londres, a maior parte aqui descrita e ilustrada pela primeira vez. Os resultados são apresentados na forma de 3 (três) artigos científicos. A presença de gêneros de bivalves atribuídos, anteriormente, a formas viventes (i.e., Sphaerium) não foi confirmada. As malacofaunas do Cretáceo Inferior do NE do Brasil são muito distintas daquelas do Cretáceo Superior, especialmente do Grupo Bauru, da Bacia do Paraná, cujas afinidades com famílias e gêneros viventes é mais clara. Os gêneros Araripenaia, Cratonaia e Monginellopsis, anteriormente conhecidos apenas para a Formação Crato, na Bacia do Araripe, foram indubitavelmente registrados em outras bacias sedimentares do NE do Brasil, mostrando sua ampla distribuição geográfica e adaptação a distintos ambientes continentais. Sua vinculação a unidades aptianas/albianas torna-os importantes elementos para biocorrelção. Finalmente, não há clara vinculação entre as malacofaunas estudadas e aquelas coevas do continente africano.ItemTese de doutorado A apropriação dos saberes e sabores da sociobiodiversidade brasileira pela alta cozinha: contribuições para uma geografia cultural descolonial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-16) Catelli, Mariane Ravagio ; Risso, Luciene CristinaEsta pesquisa busca discutir de que forma ocorrem as relações dos chefs da alta cozinha nacional com os povos e comunidades tradicionais. Por ser a alimentação um fenômeno complexo e multidimensional, optou-se pelo levantamento bibliográfico de obras da Geografia Cultural. Foram analisadas as publicações do Guia Michelin Brasil e The World´s 50 best restaurants, para selecionar os restaurantes com destaque internacional que alegam promover a cozinha brasileira. A partir dessa seleção, foi analisado o histórico dos chefs executivos e o cardápio dos restaurantes, buscando compreender quais os principais produtos brasileiros utilizados e se há alguma relação direta com os povos e comunidades tradicionais como produtores e/ou fornecedores. Foi realizado três trabalhos de campo: dois na comunidade quilombola Mandira e um na comunidade quilombola Kalunga. A comunidade Mandira é conhecida pelo manejo das ostras endêmicas do mangue, reconhecido internacionalmente por premiações e associações, mas não possuem nenhuma relação direta com restaurantes de alta cozinha. Já a comunidade Kalunga é produtora da baunilha do Cerrado, que possui um alto valor no mercado. O Instituto Ata, que tem como um dos idealizadores o chef Alex Atala, realizou um projeto chamado “Baunilha do Cerrado” na comunidade durante os anos de 2016 e 2018, repleto de controvérsias. Entende-se que ocorre a apropriação dos saberes e sabores dos povos e comunidades tradicionais, que não possuem o devido reconhecimento quando se trata da cozinha brasileira. A falta de reconhecimento se dá por várias questões, mas destacamos o racismo, a colonialidade e a (pós)modernidade. Então, buscou-se autores que possuem perspectivas descoloniais, permitindo evidenciar a importância dessa corrente de pensamento para o conhecimento acadêmico e também chefs que possuem propostas diferenciadas para a Gastronomia brasileira.