A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente
dc.contributor.advisor | Neto, Samuel de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:00Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:00Z | |
dc.date.issued | 2008-05-16 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados... | pt |
dc.format.extent | 154 f. : | |
dc.identifier.aleph | 000558491 | |
dc.identifier.capes | 33004137062P0 | |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. | |
dc.identifier.file | cardozo_as_me_rcla.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96096 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Valores | pt |
dc.subject | Docência | pt |
dc.subject | Habitus docente | pt |
dc.subject | Physical education and training - Study and teaching | en |
dc.title | A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.graduateProgram | Ciências da Motricidade - IB | pt |
unesp.knowledgeArea | Pedagogia da motricidade humana | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- cardozo_as_me_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.42 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format