Rio Claro - IB - Instituto de Biociências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253968
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ItemDissertação de mestrado Ecologia de um grupo de Micos-leões-pretos (Leontopithecus chrysopygus) em uma Floresta Submontana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Breziski, Mariana Antonia Raquel ; Culot, Laurence Marianne Vincianne ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os primatas não humanos são amplamente reconhecidos por sua plasticidade comportamental e ecológica, o que permite investigar como se adaptam a diferentes ambientes. No entanto, essa mesma plasticidade não é suficiente para proteger muitas espécies da ameaça de extinção, como é o caso dos micos-leões-pretos (MLPs-Leontopithecus chrysopygus), um pequeno primata que habita as Florestas Semidecíduas do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Para poder estudá-los, é necessário que os indivíduos estejam habituados, garantindo assim que a coleta de dados seja confiável. Neste estudo, avaliou-se a ecologia dos MLPs em um ambiente de Floresta Submontana, uma área com características distintas das Florestas Semidecíduas onde a espécie é usualmente encontrada. Primeiramente, registrou-se o processo de habituação de um grupo de MLPs, avaliando-se, ao longo dos meses, as mudanças nas distâncias entre indivíduos e observador, o tipo de resposta dos indivíduos à presença do observador, as variações nas distâncias diárias percorridas pelo grupo e os diferentes comportamentos realizados. Em seguida, foi avaliada a ecologia do grupo, registrando-se a área de uso, as distâncias diárias percorridas, o uso dos estratos e das altitudes, o comportamento, a dieta e as interações interespecíficas com outros primatas. Os resultados mostram que, no contexto da Floresta Submontana, os MLPs levaram cerca de 6 meses para atingir uma habituação completa, um período próximo ao descrito para outros membros da família Callitrichidae. A área de uso foi semelhante à registrada anteriormente para a espécie, assim como o uso das altitudes e dos estratos; no entanto, os percursos diários foram maiores. A dieta foi variável, com diferenças no consumo de frutos entre as estações seca e chuvosa. Frente à presença de indivíduos de outras espécies de primatas, os MLPs geralmente adotaram um comportamento de fuga. A partir desses resultados, discutem-se as variações nos parâmetros observados em comparação ao que é descrito na literatura para a espécie, assim como a importância de conhecer a ecologia da espécie em diferentes tipos de ambientes.ItemDissertação de mestrado As escritas no diário de bordo de uma professora de Educação Infantil em início de carreira: indícios de formação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Caritá, Gabriela. ; Chaluh, Laura Noemi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Apresento nesta pesquisa parte da minha trajetória como professora de Educação Infantil em início de carreira na Rede Municipal de Educação de Rio Claro/SP no ano de 2016. Essa trajetória ficou registrada nas escritas produzidas no diário de bordo, principal material empírico a ser analisado. O objetivo da pesquisa foi buscar compreender o que enunciam as práticas de escrita de uma professora de Educação Infantil em início de carreira e diante disso, especificamente explicitar a importância da documentação pedagógica na Educação Infantil para a constituição docente; além de analisar as formas que a prática de escrita nos diários de bordo da professora em início de carreira na Educação Infantil se constituem como interlocução na relação com a Professora Coordenadora. O trabalho pautou-se na perspectiva da pesquisa narrativa de experiências do vivido (Lima; Geraldi; Geraldi, 2015), uma pesquisa sobre o singular, que se inspira na perspectiva bakhtiniana assumindo a autoria e responsabilidade que lhes são próprias. Para ampliar as discussões acerca da temática foco da pesquisa, foi realizado um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, bem como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2018 a 2022, buscando palavras-chaves específicas da temática de estudo e combinando-as entre si. Inspirada pelo paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), o diário de bordo foi explorado na busca por articular os encontros entre vozes e consciências contidas nas escritas do referido diário com os documentos (leis decretos e normativas a nível nacional, municipal e da Unidade Educacional) e com os interlocutores das produções científicas. Nesses diálogos foi possível explicitar algumas lições: a ressignificação dos acontecimentos vividos no meu primeiro ano como professora em início de carreira na Educação Infantil; a compreensão de que muitos desafios enfrentados estão diretamente relacionadas com as condições objetivas de trabalho (uma luta política a ser enfrentada ainda no campo da Educação Infantil), especialmente se considerarmos os direitos das crianças pequenas e a identificação da prática de escrita, especificamente nos diários de bordo, como uma documentação pedagógica, que precisa ser compreendida pelos professores e Professores Coordenadores na sua dimensão formativa para além da obrigatoriedade.ItemDissertação de mestrado Práticas de uma diretora de escola iniciante atuante na educação infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Torres, Karina Célia Bianchini ; Chaluh, Laura Noemi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho objetiva compreender os aspectos constitutivos do Gestor Educacional - Diretora Iniciante da Educação Infantil - no cotidiano escolar do município de Rio Claro a fim de analisar as práticas que exigem a atuação desse profissional. A função do Diretor de Escola é ampla e complexa. Nesse percurso deparo-me com desafios referentes às tarefas desenvolvidas no cotidiano do ofício de ser Diretora de Escola Iniciante durante o ano de 2022. Tratando-se de uma pesquisa narrativa, com fundamentos teóricos em Lima, Geraldi e Geraldi (2015), trago como objeto de estudo minha atuação na função de Diretora de Escola aproximando-me da vivência experienciada com a teoria estudada. Os dados são produzidos a partir de: a) minha agenda pessoal; b) meu diário reflexivo; c) atas das HTPC e, d) atas das reuniões de Conselho de Escola. Dessa forma, inspirada em Ginzburg (1989), procuro indícios e pistas que, lidas e interpretadas em tais documentações, vão tecendo a colcha de retalhos da pesquisa, construindo a trama do vivido, capturando e costurando os acontecimentos e extraindo as lições obtidas ao longo do processo. As discussões teóricas acerca da temática se deram através de levantamento de pesquisas recentes sobre o tema, selecionadas na CAPES, considerando o período de 2018 a 2022, documentos oficiais normativos nacionais, municipais e institucionais. Ser autora-criadora (Bakhtin, 2003) é uma experiência única e intransferível. Nesta obra, na qual contei o meu cotidiano como Diretora de Escola Iniciante através de uma narrativa, desvelei o ser gestora por meio de um olhar exotópico (Bakhtin, 2003) e reflexivo sobre minha prática. Dessa forma, como considerações finais da referida dissertação, extraí quinze lições do tempo que o meu eu-Diretora-pesquisadora vivenciou. Nas lições abordo as inúmeras responsabilidades e atribuições do Diretor de Escola, a impossibilidade de neutralidade desse profissional, a importância do Diretor ser firme e ter ciência de que não agradará todos. Falo sobre a importância do gestor ser acolhedor e oportunizar formação de qualidade para todos os profissionais da escola, a necessidade em dizer as obviedades em palavras e em não ser impulsivo ao tomar decisões. Abordo também o quanto é fundamental manter Parceria com a Professora Coordenadora para realizar um trabalho pedagógico de qualidade e a importância do Diretor delegar e dividir tarefas. Legitimo a importância da escola funcionar em função das crianças e que o Diretor precisa escolher as lutas a enfrentar. Abordo ainda a necessidade em acompanhar o trabalho que os professores realizam e o estabelecimento de parcerias com os familiares. E, finalizo as lições colocando como objetivo da escola de Educação Infantil a criação de memórias felizes na vida das crianças. Almejo, com ousadia, que tais lições tragam para meus colegas de profissão, em especial os Diretores de Escola Iniciantes, a possibilidade em construírem uma escola democrática, que tenha como horizonte a educação de qualidade para todas as crianças e que os educandos, familiares, professores e funcionários possam ser agentes ativos dentro da instituição na qual atuam.ItemDissertação de mestrado Desafios e perspectivas da educação integral em período integral na educação infantil de Paulínia-SP: a percepção da comunidade escolar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Martins, Gisele Cristina Biondo ; Borghi, Raquel Fontes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Embora haja um modelo padrão de atendimento em período integral na educação infantil no município de Paulínia-SP, a vivência no papel de professora e diretora escolar revelou a existência de diferentes percepções da comunidade escolar em relação aos objetivos desse atendimento, as quais podem afetar consciente ou inconscientemente o atendimento. Esta pesquisa teve como foco verificar se os desafios e perspectivas da comunidade escolar convergem ou divergem e até que ponto se configuram em preocupações com a educação integral do aluno. Além disso, pretende apresentar reflexões que apoiem a qualificação do modelo de atendimento já oferecido e não seu abandono, apresentando, além das reflexões, a perspectiva da educação integral como promotora do bom uso do tempo já ofertado na modalidade de tempo integral. A metodologia utilizada incluiu o levantamento e análise qualitativos de dados teóricos (pesquisa bibliográfica, levantamento de dados históricos, análise de legislação nacional e municipal) e práticos (coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os membros representantes da comunidade escolar, nesta pesquisa, membros da APM – Associação de Pais e Mestres e do Conselho de Escola). Após o levantamento de dados, estes foram analisados através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), por meio da qual se elencaram questões do atendimento em período integral para a educação infantil e da educação integral na cidade de Paulínia. O campo selecionado para a pesquisa foi a primeira escola de educação infantil municipal a atender aos dois segmentos – creche e pré-escola – em um mesmo prédio em tempo integral. Através do material coletado, foi possível constatar pontos de vista muito diversos a respeito do objetivo do atendimento em tempo integral, os quais ora divergem, ora convergem em uma série de aspectos. Opiniões quase unânimes apontam para a inexistência de relação de causa e efeito entre a ampliação de tempo na escola e a garantia de desenvolvimento da criança em seus múltiplos aspectos. Destaca-se ainda que foram mais comuns as críticas do que os elogios ao modelo de atendimento, em ambos os casos; a maioria delas referia-se muito mais às questões de cuidado, estrutura e segurança do que às questões educacionais propriamente ditas. Concluise, portanto, que as noções de educação integral e atendimento em tempo integral ainda não estão bem delimitadas para os participantes da pesquisa e que esse pode ser um dos motivos pelos quais essa comunidade escolar ainda não prioriza a busca consciente pela educação integral em período integral. Entretanto, foram encontrados indícios que apontam para o início de uma valorização do aspecto pedagógico do atendimento em tempo integral, embora esse ainda não seja, na visão dos participantes, uma das principais justificativas para a matrícula das crianças na educação infantil em tempo integral no município de Paulínia-SP.ItemDissertação de mestrado Colonização de insetos necrófagos em carcaças dispostas em diferentes posições(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-29) José, Isabela Fader ; Von Zuben, Claudio José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A colonização de cadáveres começa logo após a morte, com as moscas-varejeiras sendo os primeiros insetos a chegarem. A maioria dos estudos sobre sucessão de insetos em cadáveres comparou corpos na superfície do solo em diferentes estações e habitats. Outros analisaram o impacto do enforcamento na decomposição do corpo. A presente pesquisa realizou uma análise comparativa entre três cenários: carcaça suína suspensa, em decúbito ventral e na posição oblíqua ventral. Esta última é inovadora, pois cadáveres em áreas inclinadas são comuns em casos de "desova" de vítimas de homicídio. Além disso, objetivou-se estimar a idade de imaturos de dípteros com base no tempo de colonização, considerando o tempo de incubação dos ovos e dados morfométricos. Os resultados indicam que a posição oblíqua não altera significativamente a decomposição em relação ao decúbito, enquanto a posição suspensa apresenta diferenças marcantes devido às tensões físicas, influenciando a taxa de colonização por insetos. Entre os dípteros adultos, Fannia sp. foi a mais abundante (N=86). Entre as larvas, L. eximia (N=25), presente em todos os estágios de decomposição das carcaças suspensas. O índice de Simpson indicou maior diversidade na posição decúbito (0,66), enquanto o índice de Shannon apontou a posição oblíqua (1) como a mais diversa. Para constância de espécies, os maiores valores foram observados para Fannia sp. (N=82) e Peckia sp. (N=40). Os grupos com maior proeminência (tema pouco estudado considerando insetos necrófagos), foram Fannia sp. (P=42,64), Peckia sp. (P=15,41) e C. megacephala (P=12,03). As carcaças em decúbito e oblíquo mostraram maior similaridade na composição das comunidades de insetos. As espécies de dípteros mostram uma certa separação baseada nas posições decúbito e oblíquo quando comparadas com suspenso, sugerindo que cada uma possui um conjunto específico de espécies. Também foi feita a estimativa de idade das larvas de espécies de Calliphoridae e Sarcophagidae, considerando o tempo de incubação dos ovos, dias de exposição dos corpos e dados morfométricos. O período de colonização foi classificado em "igual", "posterior", "incompatível" e "NA" (não analisado), em vez de considerar apenas a estimativa de idade. Este estudo pode servir como referência para futuros trabalhos, contribuindo para a aplicação da Entomologia Forense em casos reais.ItemDissertação de mestrado Políticas para as mulheres e educação: entre as armas do enfrentamento à violência contra a mulher e as lutas por emancipação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Santos, Luciane Carreiro Jorge Santos ; Costa, Áurea de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Essa pesquisa de dissertação de mestrado acadêmico em educação tem como temática as concepções de opressão feminina e de violência contra a mulher presentes nos documentos das políticas federais para as mulheres no Brasil. Com foco nas conferências nacionais de políticas para as mulheres no período de 2004 a 2011, buscamos evidenciar suas significações, vínculos, enredamentos e rebatimentos nas políticas educacionais do início do século XXI. O problema da investigação científica é explicitado por meio das seguintes indagações: que concepções e palavras-chave se encontram nesses documentos oficiais e significam e ressignificam conceitos, expressões e termos referentes às normativas de planejamento das políticas para as mulheres particularmente no âmbito educacional? Quais as visões de violência contra a mulher são propagadas nos documentos selecionados? Essas visões estão articuladas de forma concreta com os interesses de determinadas classes e frações de classes e induzem a formulação de políticas públicas compensatórias, assumindo o caráter de estratégias para a administração dos conflitos sociais associados à opressão feminina? Quais as orientações das políticas de proteção às mulheres e as relacionadas à destituição dos direitos da mulher que se capilarizam nos processos de educação escolar? Nosso objetivo principal é, portanto, investigar as concepções de opressão feminina e violência contra a mulher por meio do estudo dos conceitos subjacentes aos termos e expressões “igualdade e equidade de gênero”, “solidariedade”, “autonomia” e “empoderamento”, presentes nas diretrizes das políticas para as mulheres. Nossa hipótese principal é que o assim denominado “enfrentamento da violência contra a mulher”, no contexto da educação escolar, tem se conectado a uma concepção do desenvolvimento das competências socioemocionais que traduz a violência contra as mulheres como uma questão intersubjetiva, passível de solução por meio de práticas individuais de manejo das emoções e dos sentimentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método do materialismo histórico e dialético, na forma de um estudo teórico e documental. Almejamos contribuir, na realização dessa pesquisa, para uma análise das múltiplas determinações dos fenômenos da opressão às mulheres e da violência machista no Brasil na conjuntura do atual modo de produção capitalista e suas implicações na educação básica.ItemDissertação de mestrado Análise das propostas institucionais de curricularização da extensão nas universidades federais paulistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-19) Sixel, Karina Wendt ; Azevedo, Maria Antonia Ramos de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A prática extensionista é essencial para uma formação universitária de qualidade. Entretanto, nem sempre a Extensão Universitária esteve nas documentações oficiais das universidades. Apesar do seu surgimento ocorrer nos anos sessenta, apenas muitos anos depois ocorreu a sua curricularização. Isto posto, o surgimento da curricularização da Extensão Universitária nas Universidades Federais do Estado de São Paulo (UFSCAR, UFABC, UNIFESP) torna-se um marco importante no início da trajetória da aplicação da Extensão Universitária. Entretanto, por muitas vezes a prática extensionista é visualizada como um apêndice na formação, desconsiderando a sua ligação e valor dividido com o ensino e a pesquisa. Considerando esse fator e a importância do papel da prática extensionista de modo adequado, a pesquisa realizada possui finalidade de compreender as propostas institucionais de curricularização das Universidades Federais do estado de São Paulo (UFSCAR, UFABC, UNIFESP), por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. O trabalho consiste no desenvolvimento de capítulos baseados na leitura de contemporâneos e artigos científicos que tratam do tema e na análise documental dos documentos das Universidades selecionadas. A análise dos dados teve como metodologia a análise de conteúdo. Os resultados obtidos trazem características semelhantes e particulares em cada material estudado. Principalmente na conceitualização de extensão, os documentos se baseiam em definições presentes em marcos legais, mas também apresentam suas particularidades, principalmente no que se refere à priorização de determinadas diretrizes, como a interprofissionalidade e interdisciplinaridade na UFABC e na UFSCAR e um foco mais aprofundado na transformação social na UNIFESP. Em relação ao foco das propostas, as diferenças de estrutura e bagagem se mostram mais evidentes, especialmente no que se refere ao nível de aprofundamento em particularidades ligadas a questões políticas e posicionamentos das instituições frente ao objetivo de aplicação da prática extensionista, que é fortemente observado na proposta institucional da UNIFESP e acaba deixando lacunas nas documentações da UFSCAR e UFABC.ItemDissertação de mestrado Extrato da Cannabis sativa (Linnaeus, 1753): estudo da ação acaricida em carrapatos Rhipicephalus linnaei (Audouin, 1826) e do potencial tóxico no fígado e nos rins de camundongos Mus musculus (modelos simulando hospedeiros) a ele expostos.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Rodrigues, Milena de Lima ; Camargo, Maria Izabel Souza ; Abreu, Marina Rodrigues de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os carrapatos, são além de parasitas, transmissores de doenças, e são tradicionalmente controlados por químicos sintéticos que causam problemas ambientais e de resistência. Bioativos de plantas, como os da Cannabis sativa, emergem como alternativas promissoras. Neste estudo avaliou-se o efeito carrapaticida de extratos de C. sativa, em diferentes concentrações (2,5 mg/mL, 5 mg/mL, 10 mg/mL, 20 mg/mL, 40 mg/mL) tanto sobre o carrapato Rhipicephalus linnaei, como em camundongos simulando hospedeiros (2,5 mg/mL, 7,0 mg/mL, 10 mg/mL, 14,5 mg/mL e 20 mg/mL) para trazer à luz informações sobre sua ação no tecido hepático e renal dos mesmos. Os dados mostraram que a CL50 e a CL90 do extrato alteraram severamente o integumento e as glândulas salivares dos carrapatos, órgãos fundamentais para sua sobrevivência, causando danos no epitélio cuticular, estratificando-o ou mesmo degenerando-o, trazendo prejuízos à barreira física/química entre o meio interno do ectoparasita e o ambiente. Nas glândulas salivares os danos alteraram os ácinos secretores, que perderam a morfologia original das células transformando essas estruturas em massas contendo apenas restos celulares, assemelhando-se a um processo de degeneração precoce. No tecido hepático dos camundongos ocorreram alterações como desorganização tecidual, perda de limites celulares, picnose nuclear, e nos rins desses animais houve aumento/diminuição do lumen dos túbulos contorcidos, hipertrofia das células dos túbulos, surgimento de espaços no parênquima renal, entre outras. Os danos morfohistológicos foram mais extensos nas exposições às concentrações mais altas (20 mg/mL e 40 mg/mL), porém em determinados intervalos de concentrações, pode-se perceber que aquelas menores foram mais agressivas (2,5 mg/mL). De forma geral, o desenvolvimento do presente trabalho revelou resultados inéditos, e trouxe à luz informações importantes sobre como o extrato de inflorescências da C. sativa atua como potencial carrapaticida sobre o carrapato do cão, alterando dois importantes órgãos que quando modificados trazem prejuízos ao ectoparasita, a saber, o integumento e as glândulas salivares. Já nos organismos não alvos (hospedeiros) os prejuízos da exposição ao extrato são hepáticos e renais, o que assim como nos ectoparasitas, também compromete a fisiologia dos mesmos.ItemDissertação de mestrado Brincadeiras e jogos indígenas na educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva freiriana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-24) Gomes, Andressa Paola Rodrigues ; Alves, Flávio Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa é motivada pelas seguintes inquietações: De que maneira os povos indígenas e as relações com a construção de nossa sociedade são abordadas dentro das instituições escolares? Como abordar as brincadeiras e os jogos indígenas nas aulas de Educação Física de maneira crítica e decolonial? A Educação Física, engajada nas propostas curriculares, deve assumir um caráter formativo, com ações didático-pedagógicas que possam contribuir para a construção de um/a aluno/a crítico/a e transformador/a da sociedade. Conforme a legislação, o ensino da cultura indígena está assegurado pela Lei n°. 11.645/08, porém, a maneira que está sendo implementada esta lei é que julgamos importante enfatizar. Devemos lançar um olhar crítico e questionador sobre as narrativas que ouvimos em relação à formação de nossa sociedade, percebendo o lugar dos povos indígenas neste processo, e identificar como a disciplina de Educação Física, de maneira responsável e crítica, pode contribuir trazendo estas questões para as aulas. Diante disso, a presente pesquisa analisou uma proposta pedagógica envolvendo as brincadeiras e os jogos indígenas na Educação Física escolar a partir da perspectiva freiriana com um olhar decolonial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dividida em três etapas, sendo, no primeiro momento, a construção de uma proposta pedagógica para o 4o ano do Ensino Fundamental 1, envolvendo as brincadeiras e os jogos indígenas, buscando recriá-los à luz da perspectiva crítica e decolonial, apontando caminhos possíveis acerca dessas manifestações culturais. Na segunda etapa, aconteceu o desenvolvimento da proposta de trabalho em uma escola municipal do interior paulista. Na terceira etapa, foram analisados os instrumentos de coleta, diários de campo, questionários iniciais e finais, os caderninhos dos/as alunos/as e as entrevistas com as famílias. Os dados coletados foram analisados a partir do método de categoria de codificação, no qual os códigos destacados foram agrupados a partir dos princípios freirianos que emergiram das ações, dando origem a três categorias de análise: “A potência do diálogo nas relações educativas”, “Na busca por inéditos viáveis” e “Sistema Escolar: construir, reconstruir, constatar para mudar”. A primeira categoria trouxe o diálogo como princípio indispensável para a prática pedagógica horizontalizada, reconhecendo a importância da pronúncia dos/as alunos/as na busca por processos humanizados. Por meio do diálogo inserido nas ações educativas, foi possível identificar as situações-limite e discutir outras formas de ver os processos históricos que fazem parte da construção de nossa sociedade, problematizando questões que foram dadas como únicas e verdadeiras, permitindo outras visões dos fatos. Na sequência, para alcançar os inéditos viáveis, percebemos também a presença fundamental do diálogo nos processos educativos na busca por um deslocamento da consciência ingênua para a consciência crítica. E, por fim, discorremos sobre os interesses que rondam os sistemas escolares e a importância de se perceber como docente transformador para realizar um agir nas entrelinhas vislumbrando a formação de pessoas críticas que possam exercer o seu direito de “ser mais” através de um ensino libertador.ItemDissertação de mestrado Diálogos entre o movimento e o planejamento na educação física infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-16) Oliveira, Bruna Eduarda Buonafina Batista de ; Alves, Flávio Soares ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O movimento corporal tem uma centralidade na infância, pois por intermédio dele a criança cria, recria, se expressa e se сomuniса сom outгаѕ peѕѕoаѕ e сom o аmbiente que а сeгса. Porém, vivemos em uma sociedade que poda e restringe o movimento infantil, inclusive no contexto escolar. Nesse sentido, percebemos a necessidade de o planejamento da Educação Física na Educação Infantil transcender a lógica instrumental da qual deriva a cultura adultocêntrica, estando sensível às modificações que se fizerem necessárias durante o ato educativo, com o intuito de valorizar o protagonismo, a criatividade, a espontaneidade e as interações infantis. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi compreender oѕ deѕаfioѕ e necessidades de ѕe tгаbаlhаг сom o planejamento da Educação Física na Eduсаção Infаntil, valorizando o protagonismo do movimento no contexto da infância. Como objetivos específicos, tivemos: produzir, implementar e avaliar uma unidade didática no contexto da Educação Infantil que evidencie a centralidade do movimento da criança; refletir sobre a inserção da Educação Física no campo de linguagem na BNCC; caracterizar o planejamento da Educação Física na Educação Infantil a partir da proposta apresentada na BNCC para essa etapa educacional; compreender o movimento como fator modulador do planejamento, que imprime modificações constantes tanto no trabalho do professor, quanto na aprendizagem das próprias crianças, de acordo com as demandas em jogo durante o exercício educativo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que respaldou a elaboração de um planejamento de oito aulas (Unidade Didática), envolvendo a temática da expressão corporal, que foi desenvolvida com crianças de cinco anos de uma turma da Educação Infantil (fase II) em Valinhos -SP. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o diário de campo, destinado ao registro das criações, das singularidades e das imprevisibilidades que preencheram de significados cada encontro. Seguindo a proposta da pesquisa-ação, os dados coletados foram analisados qualitativamente, de acordo com os princípios da cartografia. Seguindo esse direcionamento, a composição das análises foi construída como um exercício de experimentação do pensamento, germinando seis movimentos de análise que assumiram uma dinâmica reflexiva mais aberta e diferencial. Diante das discussões elaboradas nesta pesquisa, vislumbrou-se a possibilidade de endossar e disseminar a compreensão de criança como um indivíduo ativo, capaz, produtor de cultura e conhecimento. Sob a égide desta compreensão, o planejamento escolar poderá se constituir de maneira distinta, prescindindo de uma configuração preconcebida e engessada para se tornar um instrumento vivo, intenso, pulsante, que estimula as contribuições infantis e que valoriza a genuína linguagem dos movimentos que emerge dos seus corpos.ItemDissertação de mestrado Organização e estrutura social do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) em uma mata ripária(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-15) Souza, Breno de Lima ; Culot, Laurence ; De la Fuente Castellón, María Fernanda ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os calitriquídeos possuem um sistema social cooperativo, onde vários indivíduos cuidam dos filhotes (helpers) e apresentam elevada taxa de comportamentos afiliativos e baixa taxa de agonismo. Contudo, não existem estudos sobre as interações sociais do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), uma espécie de calitriquídeo endêmica do estado de São Paulo (Brasil) e em perigo de extinção. Objetivamos determinar a organização social (tamanho e composição) e a estrutura social (hierarquia social, padrões de interações agonísticas e afiliativas) de dois grupos de mico-leão-preto (Rondinha e Estação) em uma mata ripária, no município de Buri. Acompanhamos os grupos de dormitório a dormitório (5:30 a 18:30) de março a julho e de setembro a novembro de 2023 (total de 45 dias). Registramos o número, sexo e categoria de idade dos indivíduos de cada grupo, previamente marcados individualmente, e a frequência de interações afiliativas (catação, transporte e provisão dos filhotes) e agonísticas (perseguição, ataque e luta), sendo anotados o doador e o receptor da interação. Determinamos a hierarquia social através do Normalized David’s Score e aplicamos análises de redes para os dados de catação. Testamos o efeito da hierarquia e do sexo dos indivíduos na frequência de catação recebida e doada (in-strength e outstrength) e na frequência de transporte e provisão dos filhotes utilizando modelos lineares generalizados mistos. O tamanho do grupo Estação variou de sete a nove indivíduos e do grupo Rondinha de cinco a nove indivíduos, havendo a reprodução de duas fêmeas, nos dois grupos, em um mesmo período. Nossos resultados demonstraram que, nesses grupos, os machos adultos são dominantes sobre fêmeas. Além disso, a hierarquia social e o sexo dos indivíduos não influenciaram na métrica de in-strength, mas sim em out-strength, contrariando nossas expectativas ao indicar que fêmeas subordinadas doam mais catação. Ademais, as fêmeas subordinadas foram responsáveis pela frequência significativamente maior de provisão dos filhotes e os machos dominantes de transporte. Esses resultados sugerem que as fêmeas subordinadas usam a catação de forma estratégica para reforçar laços sociais, permanecer no grupo e se reproduzir. Já os machos dominantes podem usar o transporte dos filhotes para garantir o aumento de fitness individual ou de seus parentes. A maior proporção de tempo usado para o transporte dos filhotes diminui consequentemente o tempo dedicado ao forrageio, o que leva possivelmente à redução do acesso a alimento, resultando no menor provisionamento aos filhotes quando comparado às fêmeas. Tais resultados revelam aspectos do sistema social do mico-leão-preto em uma mata antropizada, sugerindo o uso da catação como “moeda de troca” pelas fêmeas subordinadas para obter tolerância social e garantir a sobrevivência de seus filhotes em grupos poligínicos.ItemDissertação de mestrado Efeitos da sazonalidade sobre a dinâmica de comunidades herbáceas de savanas do Cerrado(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-09) Oliveira, Gabriela Dezotti ; Fidelis, Alessandra ; Siqueira, Tadeu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A sazonalidade influencia a dinâmica da vegetação de savanas, mas seus efeitos sobre as comunidades de herbáceas ainda são inexplorados. Nesta dissertação, avaliamos como as comunidades herbáceas respondem à sazonalidade em savanas tropicais. Analisamos a composição das comunidades herbáceas usando um experimento pré-estabelecido há oito anos. A amostragem da vegetação foi realizada duas vezes por ano, uma por estação, em áreas onde o fogo foi excluído. Modelos Aditivos Generalizados (GAMs) e Análises de Trajetória Ecológica foram utilizados para comparar a dinâmica das comunidades, assim como uma Análise de Espécies Indicadoras para identificar as espécies associadas a cada estação. Esperávamos que a composição de herbáceas mudasse sazonalmente e que os padrões sazonais se alterassem ao longo dos anos, com a riqueza e abundância das espécies aumentando nas estações chuvosas em comparação com as secas. Além disso, esperávamos que algumas espécies estivessem associadas à estação chuvosa. A sazonalidade promoveu variação na composição da comunidade, resultando em comunidades diferentes nas estações seca e chuvosa. As estações chuvosas mostraram consistentemente valores mais altos de riqueza de espécies e cobertura da comunidade quando comparadas à estação seca no mesmo ano. Ao longo de oito anos, as trajetórias das comunidades permaneceram similares, com padrões consistentes de variação na cobertura e riqueza. Algumas poucas espécies estavam associadas às estações chuvosas, ocorrendo majoritariamente nesse período. Nossos resultados mostram que as herbáceas seguem padrões sazonais e que a sazonalidade promove flutuações na composição da comunidade ao longo do tempo. Sugerimos que a sazonalidade é um fator chave na variação das comunidades de herbáceas acima do solo e que as espécies são bem adaptadas devido à presença de estruturas subterrâneas.ItemDissertação de mestrado Efeito da personalidade sobre a dispersão de sementes pelo sabiá-barranco (Turdus leucomelas)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Corrêa, Larissa Alves ; Ferreira, Marco Aurélio Pizo ; Batisteli, Augusto Florisvaldo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Na dispersão zoocórica de sementes, os animais dispersores se beneficiam da polpa dos frutos que consomem, enquanto as plantas são favorecidas pelo transporte e aumento das chances de germinação das suas sementes. Sabe-se que algumas espécies são dispersoras mais eficientes do que outras. No entanto, são raros os estudos que avaliam se as diferenças entre indivíduos da mesma espécie, incluindo traços da personalidade, influenciam a efetividade da dispersão. No primeiro capítulo, os objetivos foram determinar a variação intraespecífica no tempo de retenção de sementes no trato gastrointestinal do sabiá-barranco (Turdus leucomelas) e investigar se o nível de atividade dos indivíduos, um aspecto da personalidade, influencia no tempo de retenção das sementes. Foram ofertados os frutos de Solanum nigrum e Psychotria anceps para 32 sabiás e registrados os tempos de passagens das sementes e o nível de atividade dos indivíduos durante os experimentos. Houve repetibilidade individual no tempo de retenção para as sementes de S. nigrum, porém não houve para P. anceps. Também houve repetibilidade do nível de atividade nos testes com ambas as espécies de frutos, confirmando que este comportamento está associado à personalidade dos sabiás. Não houve relação do nível de atividade com o tempo de retenção das sementes. Assim, os resultados indicam que indivíduos com um tempo longo de retenção e altos níveis de atividade provavelmente levarão as sementes a distâncias maiores em relação à planta-mãe, onde a possibilidade de germinação pode ser mais favorável. No segundo capítulo, objetivou-se investigar a existência da memória de T. leucomelas em relação à falta de recompensa nutritiva das sementes miméticas, bem como avaliar se os indivíduos possuem padrões comportamentais consistentes de manipulação e ingestão dos diásporos, o que indicaria a existência de personalidade. Foram oferecidas, separadamente, as sementes miméticas de Rhynchosia melanocarpa e frutos carnosos de Allophylus edulis para 30 sabiás, em quatro repetições (tempos 1, 2, 3 e 4) com intervalos de uma semana, um mês e seis meses, respectivamente. Os indivíduos levaram mais tempo para manipular as sementes miméticas no tempo 4 em comparação ao tempo 1 e manipularam menos vezes no tempo 4 em relação aos tempos 1 e 2. Além disso, os sabiás apresentaram repetibilidade na manipulação e ingestão dos diásporos, o que demonstra que esses comportamentos estão ligados à personalidade. Portanto, os resultados indicam que os indivíduos memorizaram a falta de recompensa nutricional das sementes miméticas, e que essa memória persistiu após seis meses. Assim, as sementes miméticas provavelmente dependem de indivíduos ingênuos para serem dispersas, além disso, indivíduos com uma personalidade mais exploradora terão, possivelmente, uma maior tendência de dispersá-las. Em conclusão, são fundamentais estudos que incorporem as consequências das variações intraespecíficas na dispersão de sementes, incluindo os traços de personalidade dos indivíduos.ItemDissertação de mestrado Jogar para aprender: o potencial dos exergames para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-30) Pereira, Andressa Braw Brito ; Hiraga, Cynthia Yukiko ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo investigou a viabilidade e os impactos de um programa de intervenção no ambiente escolar baseado em exergames para crianças com dificuldades de aprendizagem (DAs). A pesquisa foi realizada com 49 crianças de 7 a 9 anos, selecionadas por seus professores com base em seu baixo rendimento escolar. As vinte e uma sessões realizadas ocorreram semanalmente, utilizando quatro consoles Nintendo Wii. Os jogos selecionados exigiam coordenação olho-mão, tomada de decisão rápida, equilíbrio, entre outros. Os dados foram coletados a partir de três questionários e uma escala adaptada de prazer/satisfação na atividade física, além do registro e análise dos desempenhos nos jogos. Os resultados indicaram uma progressão significativa nas pontuações ao longo das sessões, evidenciando a aprendizagem. Os professores relataram melhorias no rendimento escolar, atenção e, especialmente, concentração. A maioria das crianças relatou alta satisfação e prazer em participar das sessões. Portanto, os exergames mostraram-se uma ferramenta interessante no engajamento das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento global.ItemDissertação de mestrado Divisão sexual do investimento parental em sabiás-barranco (Turdus leucomelas)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-03) Santieff, Isadora Zavan ; Ferreira, Marco Aurélio Pizo ; Batisteli, Augusto Florisvaldo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As pressões e distúrbios ambientais atuam como filtros que podem causar alterações nos padrões comportamentais das espécies. A disponibilidade de recursos alimentares e a predação são algumas das principais pressões ambientais que atuam sobre as espécies, podendo impactar diretamente a sobrevivência, o desempenho reprodutivo e, consequentemente, a história de vida dos indivíduos. Frente a essas pressões, o cuidado parental é essencial para garantir o sucesso reprodutivo, já que está intimamente relacionado à capacidade dos pais de alimentar e defender seus descendentes. As diferentes condições ambientais às quais estão expostos os pais podem ditar as decisões reprodutivas tomadas, tanto sobre as variações de quantidade e tipo de cuidado parental fornecido à prole, quanto sobre os conflitos sexuais. Este estudo teve como objetivo investigar a divisão sexual do investimento parental e os possíveis conflitos sexuais envolvidos em casais de sabiás-barranco Turdus leucomelas (Vieillot, 1818) quando expostos a risco de predação e à suplementação alimentar nas fases de incubação dos ovos e de cuidados com os ninhegos. Foram estabelecidos cenários experimentais (controle, suplementação alimentar, risco de predação e pós-predador) nos quais foram mensuradas algumas atividades parentais. O controle foi o cenário de observação sem manipulações, a suplementação alimentar consistiu em fornecer uma porção de alimento em um recipiente posicionado próximo ao ninho, o risco de predação consistiu em posicionar um predador taxidermizado próximo ao ninho, juntamente com a emissão de sua vocalização (playback) e o pós-predador ocorreu imediatamente após o fim do risco de predação, com a remoção do predador, para averiguar possíveis comportamentos compensatórios. Quando em fase de ovos, registrou-se o tempo de incubação (realizado somente pelas fêmeas) e o tempo de vigilância. Quando em fase de ninhegos, registrou-se o tempo de brooding (i.e., aquecimento dos filhotes no ninho, também feito somente pelas fêmeas), o tempo de vigilância e a frequência de provisionamento alimentar à prole. O estudo foi conduzido no campus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), município de Rio Claro, São Paulo e avaliou um total de 103 ninhos ao longo de duas temporadas reprodutivas (2022 e 2023). Como resultados, observamos que: (i) os comportamentos de incubação de ovos e brooding não foram afetados pela suplementação alimentar, porém foram alterados de acordo com o risco de predação e pós-predador; as fêmeas diminuíram o investimento nessas atividades durante o risco de predação e, especificamente em relação ao brooding, diminuíram gradativamente o investimento conforme a ameaça de predação era maior; (ii) houve diferenças sexuais de investimento parental no tempo de vigilância no entorno do ninho: os machos investiram mais do que as fêmeas em todos os cenários estabelecidos, tanto na fase de ovos quanto na fase de ninhegos. Ainda, na fase de ovos, os progenitores não exibiram alterações comportamentais em resposta aos diferentes cenários experimentais, mas na fase de criação de ninhegos, ambos investiram mais em vigilância durante o risco de predação e durante a suplementação alimentar. Por último, (iii) ambos os pais aumentaram a frequência de provisionamento alimentar à prole durante o cenário de suplementação e a diminuíram durante o cenário de risco de predação. Além de demonstrarem que os sexos se complementam no cuidado biparental, exercendo papeis específicos e complementares, os resultados também sugerem que ambientes mais produtivos em recursos alimentares alteram certos aspectos do cuidado parental que podem resultar em maior sucesso reprodutivo.ItemDissertação de mestrado Ferramentas para determinar o risco de quedas em idosos e em pessoas de meia idade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Chen, Sandra Ssu Ying ; Scheicher, Marcos Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução: O aumento da expectativa de vida é um fato no Brasil e o processo de envelhecimento é composto por alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas. As quedas são uma das principais causas de morte entre os idosos e o motivo mais comum de procura por serviços de emergência. Portanto, a prevenção é um desafio de saúde pública, sendo importante encontrar formas de avaliação para a sua prevenção. Objetivo 1: desenvolver uma ferramenta de triagem para risco de queda com base em testes, suas métricas e fatores de risco potenciais e validar prospectivamente um modelo de previsão de risco de quedas para idosos. Objetivo 2: Verificar diferenças entre sexo biológico, faixas etárias e grupo caidor e não caidor com as variáveis incluídas no modelo de regressão. Materiais e métodos: Foram recrutados indivíduos com 50 anos ou mais da cidade de Marília - SP. Foi aplicado um questionário para coleta de informações sobre dados demográficos, avaliações antropométricas, histórico de quedas (12 meses anteriores), medo de cair. Os testes aplicados foram: Time Up and Go (TUG) e o teste de caminhada de 10 metros (velocidade de marcha). Além disso, foram avaliadas a preensão palmar por meio de um dinamômetro hidráulico manual, o questionário de mobilidade e a autoeficácia para a prática de atividade física. Análise estatística: Os participantes foram categorizados como “caidores” e “não caidores”, conforme as ocorrências de queda durante o seguimento de 12 meses após a avaliação inicial. A análise descritiva determinou a média e o desvio-padrão para as variáveis quantitativas e frequências para as qualitativas. Objetivo 1: foi realizada uma análise de regressão logística binária para determinar um modelo que permita a previsão de quedas a partir dos testes funcionais e outras variáveis. Objetivo 2: comparações entre “caidores” e “não caidores” e entre gêneros foram feitas pelo teste de Mann-Whitney e o teste t não pareado. Diferenças entre as faixas etárias foram feitas pela ANOVA de 1 via com poshoc de Bonferroni e pelo teste de Kruskal Wallis com com poshoc de Dunn. Um valor significativo foi considerado com p≤ 0,05. O risco de ocorrerem quedas futuras foi avaliado por meio de uma tabela de contingência. Resultados: Na regressão logística binaria, a história prévia da ocorrência de quedas foi um previsor da ocorrência de quedas futuras [χ2(1) = 10,25; p = 0,01, R2 Negelkerke = 0,235], mas as outras variáveis incluídas não. Os homens apresentaram de forma significativa menor tempo no desempenho do TUG (p=0,003), maior velocidade média no TC10M (<0,0001), maior força de preensão palmar bilateral (p<0,0001) e maior capacidade nas AVD e mobilidade (p=0,001). Houve diferenças significativas na velocidade média de marcha (p=0,02), no teste de cognição (p=0,03) e na AVD e mobilidade (≤0,01) ao comparar as variáveis por faixa etária. Na comparação dos resultados entre caidor e não caidor, foi possível observar que o grupo caidor precisou de mais tempo para realizar o TUG (p=0,002), apresentou menor força de preensão palmar bilateral (<0,01) e diminuição da pontuação do questionário de AVD e mobilidade (p=0,03). Conclusão: A pesquisa não conseguiu determinar uma ferramenta de triagem para quedas futuras em idosos e adultos de meia - idade residentes na comunidade, pois, das variáveis incluídas, a única com capacidade preditora foi a história de quedas anteriores. As comparações mostraram diferença nos testes empregados para gênero, faixa etária e grupo caidor e não caidor.ItemDissertação de mestrado Avaliação da capacidade funcional aeróbica de pacientes na fase pós-covid-19 longa pelo teste de esforço físico aeróbico, respostas hemodinâmicas agudas e associações(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-31) Stoppa, Eid Mara ; Quitério, Robison José ; Almeida, Mariana Cristina da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução: A Síndrome Pós-Covid Prolongada (SPCP) apresenta sintomas persistentes, incluindo fadiga e falta de ar, afetando tanto pacientes hospitalizados quanto não hospitalizados, destacando-se a limitação funcional do sistema cardiorrespiratório e musculoesquelético. A alta prevalência de sequelas da COVID-19, incluindo injúrias cardiopulmonares, ressalta a necessidade de avaliações funcionais, como a medição do consumo de oxigênio, para compreender as consequências da doença e oferecer subsídios para elaborar o tratamento. A justificativa deste trabalho é centrada na avaliação funcional por meio do Teste de Esforço Físico Aeróbico (TEFA).Objetivo: Avaliar e classificar a capacidade funcional aeróbica em pacientes pós-infecção por COVID-19 e analisar as respostas agudas associações hemodinâmicas. Metodologia: Foram avaliados 11 indivíduos entre 50 e 60 anos, de ambos os sexos, dois anos após o acometimento pelo vírus COVID-19, por meio do TEFA. O consumo de oxigênio foi classificado de acordo com o sexo e a idade, após análise das variáveis hemodinâmicas e nível de atividade física por meio do Teste de Baecke. Os dados foram analisados estatisticamente, com média e desvio padrão calculados. A associação entre capacidade aeróbica e alterações de saúde foi verificada por meio do teste de correlação de Pearson, com um nível de significância de 5%. Resultados: Os indivíduos acometidos pela COVID-19 foram categorizados segundo o nível de atividade aeróbica, sendo 73% classificados com capacidade razoável a ruim e 27% com capacidade funcional boa. Nível de atividade física, variáveis hemodinâmicas e consumo de oxigênio. Foram identificadas correlações positivamente significativas com a frequência cardíaca máxima obtida (bpm), pressão arterial sistólica máxima (mmHg), variação da pressão arterial diastólica (mmHg), duplo produto máximo (bpm.mmHg), variação do duplo produto (bpm.mmHg), déficit do duplo produto (%) e consumo máximo de oxigênio previsto (mL.kg.min-1). Conclusão: A avaliação da capacidade funcional aeróbica em pacientes pós-infecção por COVID-19 longa revelou uma prevalência significativa de capacidade funcional razoável a ruim.ItemDissertação de mestrado O acesso à escrita em período de ensino remoto: as relações entre escola e família(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-23) Grella, Denise Fernanda Botacin ; Micotti, Maria Cecília de Oliveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O afastamento do convívio escolar, durante a pandemia da Covid-19, levou a um processo de estudos domiciliares, colocando em evidência as relações entre instituição escolar e os familiares dos alunos. Foram diversos os desafios enfrentados pelas famílias e pelas crianças afastadas dos colegas, da equipe escolar, dos professores; afastadas também dos espaços onde podiam se expressar, brincar, aprender e vivenciar novas experiências. O ensino remoto tornou-se a única opção para que os direitos de aprender conteúdos escolares não fossem suprimidos. A partir dessa realidade, o presente trabalho busca descrever a participação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança, oferecendo amparo e estrutura necessária (conhecimento, tempo, recursos materiais) em conjunto com a escola. Objetiva-se com esta pesquisa, de cunho qualitativa/quantitativa, identificar e analisar a atuação dos familiares durante o afastamento escolar, bem como a metodologia de trabalho adotada por professores e gestores escolares. A pesquisa focaliza o ensino realizado durante a pandemia em 2021, para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Rio Claro/SP. Contou com a participação de 12 familiares de alunos, 2 professoras (responsáveis por essas turmas) e 3 integrantes da equipe gestora dessa escola. A escolha dos 2os anos deve-se ao fato de ser o último ano do ciclo de alfabetização, segundo a BNCC. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2023, em entrevista semiestruturada, com o apoio do aplicativo Gravador de Voz e da plataforma Google Meet. As entrevistas, ocorreram presencialmente ou em formato on-line, conforme a disponibilidade de horário dos participantes. Foram analisadas a realização das atividades remotas de Língua Portuguesa, pelos 78 alunos, classificadas conforme a entrega e contrastados com os resultados das avaliações feitas pelos professores dos 3os anos durante o retorno ao ensino presencial. Os resultados revelam que perante a pandemia, a instituição escolar buscou estratégias para cumprir o seu papel e garantir que o acesso à educação fosse garantido. Dessa forma, os professores vivenciaram novas formas de ensinar e os alunos novas formas de aprender, como o uso de aplicativos de mensagens, jogos, vídeos, áudios. Os familiares se aproximaram mais da escola em busca de apoiar os alunos para a realização das atividades propostas, as quais eram elaboradas com base nos documentos oficiais e a partir da realidade das crianças e do que estavam vivendo em relação às famílias. Observa-se ainda o reconhecimento da importância dada à escola, seu ambiente rico em aprendizagem e do papel do profissional docente.ItemDissertação de mestrado O uso de caracteres foliares na identificação das espécies do Grupo Ocotea pulchella (Lauraceae)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-10) Queiros, Flora Aparecida Gomes de ; Moraes, Pedro Luis Rodrigues de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Em Ocotea (Lauraceae), o Grupo Ocotea pulchella é constituído atualmente pelas espécies Ocotea adamantina P.L.R. Moraes & van der Werff, O. montana (Meisn.) Mez, O. pomaderroides (Meisn.) Mez, O. pulchella (Nees & Mart.) Mez, O. semicompleta (Nees & Mart.) Mez e pelo Complexo Ocotea tristis: O. cordata (Meisn.) Mez, O. nummularia (Meisn.) Mez, O. phillyreoides (Nees) Mez, e O. tristis (Nees & Mart.) Mez. As espécies são endêmicas do Brasil, exceto O. pulchella com distribuição também na Argentina, Paraguai e Uruguai. Ocotea pulchella e O. tristis são similares, frequentemente confundidas entre si e carecem de dados anatômicos foliares que possam diferenciá-las. O estudo teve como objetivo identificar as espécies do Grupo Ocotea pulchella por meio da caracterização foliar dos espécimes, a partir de amostragem abrangendo diferentes estágios sucessionais, hábitats e hábitos, avaliando o conjunto de caracteres foliares que melhor contribui para a diferenciação das espécies. As folhas foram caracterizadas por meio dos estudos da anatomia do limbo foliar e pecíolo, epiderme foliar em vista frontal, e venação foliar. Os dados foram obtidos por meio das metodologias usuais em microscopia de luz e radiografia. Os resultados indicaram maior variabilidade intraespecífica nos caracteres analisados da anatomia do limbo foliar e pecíolo, e nos caracteres macroscópicos da venação foliar. A variabilidade foi observada independentemente do estágio sucessional, hábitat e hábito dos espécimes analisados. Com o estudo da epiderme foliar em vista frontal e os caracteres microscópicos da venação foliar, as espécies do Grupo Ocotea pulchella foram diferenciadas. O conjunto de dados analisados forneceu suporte ao reconhecimento das espécies O. cordata, O. nummularia e O. phillyreoides, e não corroborou a sinonimização das espécies em O. tristis. O estudo foi relevante para Ocotea e o Grupo Ocotea pulchella por evidenciar a importância de caracteres anatômicos foliares na identificação das espécies, principalmente, em casos dúbios. Duas chaves dicotômicas baseadas em caracteres da epiderme foliar em vista frontal e da venação foliar foram construídas para a identificação das espécies do Grupo Ocotea pulchella.ItemDissertação de mestrado Influência do perfil de força-velocidade na responsividade à melhoria de desempenho pós-ativação e potencialização pós-ativação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-26) Mantovani, Guilherme Beneduzzi ; Lima, Leonardo Coelho Rabello de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A potencialização pós-ativação (PPA) e a potencialização de desempenho pós-ativação (MDPA) são dois fenômenos que podem incrementar agudamente o desempenho em atividades que exigem força e potência. Ambas ocorrem em janelas distintas e existem evidências que sugerem que homens, treinados, potentes e que apresentam maior expressão de fibras do tipo II têm maior probabilidade de se beneficiar desses fenômenos. Entretanto, não existem evidências suficientes para estabelecer uma forma de avaliação capaz de predizer precisamente a magnitude desses fenômenos e quando eles irão ocorrer. O perfil de força-velocidade (PFV) pode ser uma alternativa, visto que permite avaliar os componentes intrínsecos da potência muscular. O objetivo do presente estudo foi investigar a compatibilidade entre o PFV e responsividade à MDPA e PPA. Quarenta e dois homens com idades entre 18 a 30 anos foram divididos em três grupos de acordo com seus PFV: deficiente em velocidade (GDV, n=5), deficiente em força (GDF, n=19) e equilibrado (GE, n=18). Foram calculadas a altura de salto com contra movimento, força vertical de reação do solo, velocidade e potência de saída dos participantes em duas condições: controle MDPA (realização de aquecimento genérico) e experimental MDPA (a cada 2 minutos após a realização de três agachamentos com carga de 87% de 1 RM). O pico de torque evocado em repouso foi avaliado em duas condições: controle PPA (aquecimento genérico) e experimental PPA (a cada 10s após a realização de três agachamentos com carga de 87% de 1 RM). As diferentes condições foram realizadas em dias separados, em ordem randomizada e contrabalanceada. Análises estatísticas apontaram interação tempo x condição em todas as variáveis como altura de salto (p<0,001, n2p= 0,128), força (p<0,001, n2p= 0,078), velocidade (p<0,001, n2p= 0,128) e potência (p<0,001, n2p= 0,116). Os outros fatores como interações de tempo x condição x grupo não apresentaram significância. Houve interação tempo x grupo x condição (p=0,016) significativa para o pico de torque em repouso sendo no GDF/EXP, entre o tempo pré e os tempos 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e 120s. No GE/EXP foram encontradas significância entre tempo pré e os tempos 50, 60s. Ao final do estudo foi concluído que o PFV não é um fator determinante para predizer a responsividade a MDPA e PPA. Corroboramos com o fato da MDPA promover aumentos no desempenho.