Rio Claro - IB - Instituto de Biociências
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253968
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ItemDissertação de mestrado Produção e caracterização de PHB sintetizado por Escherichia coli modificada utilizando melaço como fonte de carbono(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Silva, Matheus Victor Maso Lacôrte e; Contiero, Jonas
; Vale, Rayane da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Plásticos de origem petroquímica tem se tornado um recurso obrigatório à humanidade, porém, essa dependência gera grandes problemas ambientais e de saúde humana. Uma das soluções para essa situação é o plástico biodegradável de origem microbiana, por exemplo o Polihidroxibutirato (PHB), um biopolímero renovável, biodegradável, biocompatível e biocompostável, com características térmicas e mecânicas maleáveis dependendo do seu uso. Este produto é de grande interesse médico, podendo ser usado em implantes e drug delivery, assim como scaffolds na engenharia de tecidos, membranas e filmes. Apesar de todas essas vantagens, seu custo de produção é elevado e os filmes de PHB ainda não são muito bem estudados considerando todo o seu potencial, necessitando de mais pesquisas focadas na área de redução dos custos da produção, caracterização e formação de filmes a partir de polihidroxialcanoatos. O presente trabalho tem como objetivo analisar o consumo e crescimento em meio de melaço, a otimização e produção de PHB, e caracterizar, de forma mecânica, química e morfologicamente, os filmes de PHB formados pela Escherichia coli denominada DH5α cscBKAint.::pBR1MC-2::phaCAB para produção de PHB e consumo de sacarose, comparando-os com a produtora natural Burkholderia glumae denominada MA13. A cepa DH5α cscBKAint.::pBR1MC-2::phaCAB foi capaz de consumir sacarose, glicose e frutose presente no melaço, obtendo um µmax maior que a produtora natural MA13. Análises no GC-MS comprovaram que ambas as cepas produziram filmes de PHB. Esses filmes foram caracterizados utilizando 3 técnicas, a Análise Termogravimétrica (TGA), onde os filmes produzidos pela DH5α cscBKAint.::pBR1MC-2::phaCAB revelaram polímeros com ponto de degradação irreversível em 293,7°C, e maior taxa de degradação em 318,7°C. Já as análises feitas nos filmes formados pela MA13, revelaram polímeros com ponto de degradação irreversível em 293,2°C, e maior taxa de degradação em 314,3°C. A Espectroscopia na região do Infravermelho (FT-IR), onde os espectros dos polímeros extraídos de ambas as cepas revelaram bandas de absorção típicas de PHAs. E Potencial Zeta, obtendo os pontos isoelétricos dos filmes produzidos pela DH5α cscBKAint.::pBR1MC-2::phaCAB e MA13 nos pHs 2,75 e 3,40, respectivamente.PublicaçãoDissertação de mestrado Aspectos macroscópicos e microscópicos da venação foliar de duas subseções de Anthurium sect. Urospadix Engl. (Araceae, Alismatales)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-27) Hindi, Talita Santos El; Coan, Alessandra Ike
; Temponi, Lívia Godinho ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Anthurium é o maior gênero de Araceae e tratamentos taxonômicos clássicos o dividem em 18 seções, das quais cinco são suportadas por dados filogenéticos e as outras treze por afinidade geográfica. Uma dessas seções suportadas por afinidade geográfica é A. sect. Urospadix, que é dividida em sete subseções, com destaque para Flavescentiviridia e Insculptinervia que têm ampla ocorrência no Brasil. O preenchimento das lacunas de dados morfológicos vegetativos para A. sect. Urospadix é válido para contribuir na elucidação de resultados contraditórios de análises filogenéticas, além de contribuir na identificação de espécies ou em resolução de problemas de cunho sistemáticos. O presente estudo descreve os padrões macro e microscópicos de venação de quatro espécies de A. subsect. Flavescentiviridia e três de A. subsect. Insculptinervia, para investigar se há variação nos padrões de venação foliar e se são consistentes para a utilização diagnóstica como usual. As análises macro e microscópicas foram realizadas a partir de lâminas foliares plenamente expandidas, seguindo protocolos de diafanização e de microscopia de luz, além de radiografias em raio X. Os resultados obtidos indicam similaridade da nervura principal e variação entre os padrões de venação macroscópicos, especialmente no curso das nervuras secundárias. A variação do ângulo entre as veias secundárias e a nervura principal, bem como a frequência das nervuras intersecundárias são as características mais expressivas na delimitação de ambas as subseções. Há heterogeneidade quanto aos padrões microscópicos, especialmente relacionados ao desenvolvimento e tamanho das aréolas, relevantes na delimitação das espécies estudadas. As diferenças entre as subseções sugerem que A. subsect. Flavescentiviridia apresenta uma maior diversidade morfológica, enquanto A. subsect. Insculptinervia exibe características mais homogêneas. Os dados aqui obtidos apontam características inéditas para as espécies que podem ser melhor exploradas no gênero como um todo.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Efeitos do inseticida flupiradifurona e dos fungicidas piraclostrobina e fluxapiroxade no comportamento e morfofisiologia de Melipona scutellaris(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-07) Inoue, Lais Vieira Bello; Malaspina, Osmar
; Domingues, Caio Eduardo da Costa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As abelhas nativas sem ferrão da espécie Melipona scutellaris são essenciais para os ecossistemas naturais e a alimentação humana. No entanto, estes insetos podem ser expostos a diversos estressores, sobretudo aos agrotóxicos. Os agrotóxicos são classificados de acordo com seus organismos alvos e são comercializados como produtos formulados. Considerando o impacto dos agrotóxicos em organismos não-alvo, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do inseticida à base de flupiradifurona e do fungicida à base de piraclostrobina e fluxapiroxade, de forma isolada e combinada na sobrevivência, comportamento e morfofisiologia do intestino médio e dos túbulos de Malpighi de forrageadoras de M. scutellaris. Para isso, forrageiras de M. scutellaris foram coletadas e divididas nos seguintes grupos experimentais: inseticida (6 ng/μL de flupiradifurona), fungicida (0,1 ng/μL de piraclostrobina e 0,05 ng/μL de fluxapiroxade) e inseticida + fungicida, sendo este uma mistura das duas soluções anteriores (flupiradifurona: 3 ng/μL, piraclostrobina: 0,05 ng/µL e fluxapiroxade: 0,025 ng/µL). Inicialmente, os indivíduos foram expostos cronicamente aos produtos por via oral para o registro de sobrevivência e, de acordo com o resultado, uma nova exposição foi realizada para avaliar o comportamento e índices de lesão dos órgãos. Os dados obtidos passaram por análises estatísticas utilizando o software GraphPad Prism. Os resultados obtidos demonstraram que as abelhas expostas aos agrotóxicos exibiram alta mortalidade em comparação ao grupo experimental de controle. Ainda, as abelhas do grupo inseticida registraram alterações significativas na mobilidade ao longo do experimento e, todos os grupos experimentais demonstraram alterações nas médias de velocidade média, número de paradas e distância percorrida. As imagens histológicas também revelaram a presença de três níveis de lesão no intestino médio (eliminação de células, secreção apócrina, esferocristais, vacuolização e núcleos picnóticos) e túbulos de Malpighi (esferocristais, vacuolização e núcleos picnóticos) após um breve período de exposição. Os dados inéditos obtidos neste trabalho revelaram que, mesmo em curto prazo, ambos os produtos formulados prejudicam a saúde e a sobrevivência das espécies, interrompendo a dinâmica interna da colônia e consequentemente levando ao seu enfraquecimento.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Autoeficácia de futuros professores para promoção de escola saudável(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Silva, João Lucas Patricio da; Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP) ; Costa Filho, Roraima Alves da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A promoção da saúde é um tema emergente, especialmente para crianças e jovens brasileiros. Um dos ambientes profícuos para a promoção da saúde voltada a esse público é a escola, considerando suas obrigações e potencialidades. Um dos possíveis agentes dessa empreitada necessária no ambiente educacional é o professor, tendo em vista seu papel fundamental dentro das instituições. Contudo, questiona-se se os professores estão preparados para tal ação, ou seja, se durante seus processos formativos tiveram momentos de aprendizagem e reflexão sobre a temática. Sabe-se que um dos momentos formativos fundamentais na carreira docente é a formação inicial. Assim, dada a relevância do tema da saúde no contexto escolar, é essencial que os futuros professores tenham, em sua formação inicial, qualificação suficiente para desenvolvê-lo na escola. Entretanto, a literatura levanta dúvidas sobre se, de fato, os futuros professores conhecem e se percebem capazes de trabalhar esse tema em suas práticas pedagógicas futuras. Este estudo investiga os conhecimentos, as experiências e a crença de autoeficácia de futuros professores para promover uma escola saudável. A investigação caracteriza-se como um estudo descritivo-exploratório, com análise quantitativa e qualitativa. A população do estudo é composta por estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia de uma universidade pública paulista localizada no interior do estado. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: a) Questionário de caracterização do participante e sobre aspectos relacionados à temática da saúde e b) Escala de autoeficácia para promoção de uma escola saudável. Os dados foram coletados de forma online e analisados tanto por meio de estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do software IBM SPSS, versão 29 para Windows, quanto por meio do método de análise de conteúdo, sistematizado com o auxílio do Microsoft Excel, versão 10 para Windows. Descobrimos que os futuros professores apresentaram conhecimentos medianos em relação ao tema de promoção de saúde na escola (M = 2,88; DP = 0,76) e crença de autoeficácia para a promoção de uma escola saudável moderadamente alta (M = 4,02; DP = 0,56). A idade dos futuros professores se correlacionou positivamente (R = 0,387; p < 0,001) com a crença, e os futuros professores de Pedagogia apresentaram as maiores médias de crença (M = 4,23; DP = 0,54). Revelou-se que os futuros professores veem a saúde como um conceito que envolve perspectivas focais, entendem que “saúde na escola” está associada a questões do ambiente e ações de prevenção, julgam que seus pontos fortes estão relacionados à promoção de questões de saúde física e mental, e seus pontos fracos estão ligados à atributos pessoais. Por fim, é evidenciado que a formação inicial influencia tanto positivamente quanto negativamente a confiança pessoal para ensinar saúde na escola. Conclui-se que a formação inicial de professores deve ser revista para integrar a temática da saúde e fortalecer a autoeficácia, promovendo benefícios concretos em práticas pedagógicas futuras. Pesquisas futuras devem explorar estratégias que fortaleçam esses aspectos, além de mudanças em políticas públicas e na criação de ambientes escolares interrelacionados com outros setores da saúde, sendo essas ações, fundamentais para a promoção efetiva de escolas saudáveis.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Distribuição de alumínio durante o desenvolvimento inicial de Vochysia tucanorum: efeitos na germinação e crescimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-05) Rodrigues, Juliana Sartori; Habermann, Gustavo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O alumínio (Al) é encontrado em solos ácidos (pH < 5) na sua forma tóxica: Al3+. Em plantas sensíveis ao Al, este pode inibir o crescimento radicular e o desenvolvimento como um todo, além de reduzir a biomassa aérea e causar menor desempenho fotossintético. Por outro lado, algumas espécies nativas do Cerrado mostram elevadas concentrações de Al em suas folhas sem desenvolver sintomas de toxicidade, chamadas espécies acumuladoras de Al. Na ausência de Al, essas espécies mostram clorose e abscisão foliar, menor condutância estomática, assimilação de CO2, biomassa radicular e necrose das raízes. Essas espécies também acumulam altas concentrações de Al em suas sementes, embora o papel deste elemento no processo germinativo e desenvolvimento inicial ainda seja pouco explorado. Neste trabalho, testamos a presença e ausência de Al na performance germinativa de sementes de Vochysia tucanorum (Vochysiaceae), espécie acumuladora de Al. Mas a presença de Al não causou alterações na porcentagem de germinação ou em outros parâmetros de germinação em relação à ausência de Al, talvez porque as sementes desta espécie mostram mais de 20.000 mg Al kg-1 de semente. Ainda, para testar a hipótese que o consumo desta reserva de Al da semente atinge um limite temporal, investigamos a distribuição de Al entre os órgãos ao longo do desenvolvimento inicial das plantas na presença e ausência de Al. O crescimento das plantas até os 60 dias foi semelhante, não se evidenciando influência do Al na biomassa ou biometria dos órgãos. A suplementação de Al causou maior concentração de Al apenas em alguns órgãos em certas épocas de avaliação. Até os 60 dias, o Al do embrião é transportado prioritariamente para as folhas (85-93%), em relação aos outros órgãos.PublicaçãoDissertação de mestrado Estudo da microbiota intestinal de Melipona scutellaris em resposta a diferentes dietas e concentrações subletais de Imidacloprido sob altas temperaturas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Sales, Victor Ribeiro; Nocelli, Roberta Cornélio Ferreira ; Ramalho Sanchez, Manuela de Oliveira
; Azevedo, Patrícia
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As abelhas sem ferrão são consideradas organismos chave para o processo de polinização de espécies vegetais nativas e cultivas. Embora, apesar de desempenharem um importante papel como agentes polinizadores, o declino populacional desses organismos tem gerado grandes preocupações na comunidade científica, que classifica as ações antrópicas, dentre elas as mudanças climáticas e o uso indiscriminado de agrotóxicos, como principais fatores que justificam a redução desses polinizadores. O imidacloprido, um inseticida neonicotinóide, é amplamente descrito como um agente tóxico que afeta principalmente o sistema nervoso central, e impacta negativamente em funções consideradas essenciais para abelhas, como o forrageamento e a imunidade. Entretanto, não há relatos na literatura de estudos que tenham avaliado os efeitos combinados do inseticida Imidacloprido aos eventos de mudanças climáticas, tampouco comparando os efeitos dessa associação a comunidade bacteriana de abelhas nativas do Brasil. Sendo assim, o objetivo geral do nosso trabalho foi investigar o perfil da microbiota intestinal de abelhas nativas do Brasil, Melipona scutellaris, expostas a concentrações subletais do inseticida Imidacloprido associado a altas temperaturas. Além disso, nosso trabalho avaliou também os impactos de dietas naturais e artificiais para a comunidade bacteriana do intestino médio das abelhas, tendo em vista que a comunidade bacteriana pode ser influenciada pela ação desses estressores. Adicionalmente, esse estudo determinou a temperatura letal média para a espécie (47,10°C), estabelecendo um importante parâmetro para base de estudos de tolerância térmica. Para investigar os efeitos combinados dos estressores ambientais para a microbiota bacteriana, utilizamos o sequenciamento 16S rRNA. Nossos resultados revelaram que as dietas artificiais (xarope de açúcar) apresentaram menores efeitos positivos na diversidade microbiana, enquanto as dietas suplementadas a base de pólen promoveram maior diversidade, evidenciados pelas análises de beta diversidade. A métrica de Bray-Curtis, que avalia a similaridade ou dissimilaridade na composição de espécies com base em suas abundâncias, apresentou diferenças significativas entre todos os grupos alimentares, sugerindo que a composição bacteriana das amostras foi impactada de acordo com as dietas oferecidas. Nossos achados reforçam a importância de promover maiores estudos para a compreensão das interações realizadas entre as dietas, os estressores ambientais e a microbiota de abelhas nativas do Brasil.PublicaçãoDissertação de mestrado Os Coordenadores Pedagógicos como formadores no Estágio Supervisionado: análise do processo formativo na parceria Universidade – Diretoria de Ensino – Escola(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-11) Panhan, Ana Paula; Souza Neto, Samuel de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente estudo teve como foco a formação de formadores no campo do Estágio Supervisionado (ES). De modo específico, a pesquisa centrou-se na compreensão do novo papel dos coordenadores pedagógicos no campo do ES como formadores na relação Universidade – Diretoria de Ensino - Escola. No caso desta investigação, esta formação de formadores focaliza a inserção dos coordenadores pedagógicos de escolas estaduais neste processo de orientação. Em face deste recorte, apresentou-se como problemática de estudo: quais são os componentes que tornam o coordenador pedagógico formador de professores no campo do estágio supervisionado? Como objetivo geral buscou-se analisar a formação do coordenador pedagógico como formador no campo do Estágio Supervisionado na relação que se estabelece entre Universidade – Diretoria de Ensino – Escola. Especificamente se buscou: (a) apontar na parceria Universidade – Diretoria de Ensino – Escola, as características da inserção profissional do coordenador pedagógico no campo do ES como formador; (b) identificar os pressupostos da formação do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; (c) analisar as contribuições do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; (d) analisar a influência desse trabalho para a politica de formação docente no Estado de São Paulo. Optou-se pela pesquisa qualitativa, estudo de caso exploratório, tendo como técnica de coleta de dados a fonte documental (análise documental – oficina pedagógica, artigos, documentos legais) e na apreciação dos dados a análise de conteúdo. Entre os resultados organizados em quatro tópicos: (a) os pressupostos da formação do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; (b) as características da inserção profissional do coordenador pedagógico no campo do es como formador; (c) as contribuições do coordenador pedagógico como formador no campo do ES; e, (d) a influência do trabalho formativo para a política de formação docente no Estado de São Paulo - observou-se: as oficinas pedagógicas contribuíram para a formação do CP como formador no campo do ES; a inserção profissional do CP como formador ocorreu a partir das oficinas e ações desenvolvidas pela DESC em parceria com IES; as contribuição do CP como formador no campo do ES passam pela mediação que eles passam a exercer na relação Universidade – Diretoria de Ensino – Escola, bem como na formação dos professores supervisores de escola como formadores e no desenvolvimento dos componentes ligados ao acolhimento e acompanhamento; desse processo evidencia-se também que este trabalho desenvolvido na DESC acabou por influenciar o Parecer CEE 109/2020 e o Indicativo CEE 223/2023 no âmbito das politicas públicas. Concluiu-se que a partir desse trabalho desenvolvido na DESC em comum acordo com IES trouxe a proposta de se pensar o ES como um projeto integrado a ser desenvolvido entre Universidade – Rede Escolar – Escola, introduzindo a figura o CP como formador no campo do ES e na mediação deste processo que passa a exigir procedimentos de acolhimento e acompanhamento mais elaborados.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
À periferia da universidade: vivências dos estudantes na moradia estudantil da UNESP de Rio Claro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Machado, Isadora; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho buscou investigar a política de moradia estudantil, bem como a sua influência na formação acadêmica e pessoal de sujeitos na Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro. Por meio da abordagem qualitativa, os capítulos teóricos discutiram a relação entre desigualdades sociais e educacionais, destacando os conceitos de igualdade de oportunidades e igualdade de posições; e as concepções e características da permanência estudantil, com ênfase nas políticas adotadas pela UNESP. A partir da criação de três categorias, os discursos dos sujeitos foram analisados e reafirmados, de acordo com outras produções científicas. Foi possível inferir que os impactos da permanência estudantil e da moradia estudantil sobre os sujeitos são positivos, resultando na efetividade dessas políticas. Além disso, foram percebidos efeitos secundários promovidos pela vivência no espaço, como a promoção de um senso de coletividade e o desenvolvimento da autonomia.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Gestão de resultados na educação: as percepções de diretores sobre o Método de Melhoria de Resultados (MMR) da rede estadual paulista(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-26) Salvadeo, Juliana Pereira Aporta; Bertagna, Regiane Helena
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa apresenta como principal objetivo investigar a percepção dos diretores de escolas da rede pública estadual paulista acerca da implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) no Programa Gestão em Foco, que adota os índices do IDESP como ponto de partida para a aplicação das suas etapas previstas e indica o diretor de escola como o principal responsável pelo programa na unidade escolar em que atua. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa para a pesquisa, que se iniciou com o levantamento bibliográfico sobre o Programa Gestão em Foco e MMR, por meio de buscas pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de mapear as produções científicas relacionadas ao contexto educacional no qual o Programa Gestão em Foco e seu Método de Melhoria de Resultados estão inseridos. Posteriormente, realizamos a busca de documentos que regulamentam e orientam a implementação do Programa em questão, tendo como principais documentos os Guias para Implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) da SEDUC-SP publicados em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Para a investigação da percepção dos diretores realizamos entrevistas semiestruturadas com 10 diretores de escolas regulares da rede pública do estado de São Paulo, pertencentes a duas Diretorias de Ensino do interior paulista e atuantes no ano de 2019, ano marco de expansão do Programa Gestão em Foco e MMR. Na análise dos dados adotamos a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e, como principais resultados, a pesquisa indicou que a percepção dos diretores a respeito da implantação do MMR, da avaliação e qualidade educacional frente ao método e de possíveis implicações na rotina de seu trabalho estão correlacionadas aos aspectos que caracterizam a contrariedade entre a gestão democrática e a gestão de resultados, a culpabilização e responsabilização dos profissionais da educação paulista e à qualidade gerencialista versus qualidade social da educação.PublicaçãoDissertação de mestrado Ação dos acaricidas sintéticos: fluralaner (Bravecto®), afoxolaner (Nexgard®), sarolaner (Simparic®) e natural óleo ozonizado (Ozo3®) sobre as glândulas salivares de carrapatos Rhipicephalus linnaei (Acari: Ixodidae) e sobre o tecido hepático de coelhas simulando hospedeiros(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-10) Vinha, Eduarda Cristina da; Camargo, Maria Izabel Souza
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os carrapatos têm representado um problema zoonótico relevante nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Além de espoliadores de seus hospedeiros eles são vetores de muitos patógenos para animais domésticos e mesmo para o homem. A espécie R. linnaei tem como hospedeiro preferencial o cão, e suas infestações podem trazer prejuízos não só para os mesmos, mas também para seus tutores. O sucesso de um processo de alimentação e de reprodução é imprescindível para a sobrevivência desses ectoparasitas, e controlá-los tem sido uma busca constante pelos estudiosos. Nessa direção a última geração de bases químicas que vem surgindo nesse mercado é a da classe das isoxazolinas, que atuam sobre o sistema nervoso da ectoparasita, causando nestas paralisias e morte. Como já foram comprovadamente eficientes no controle dos carrapatos, ficou ainda a questão de como esses compostos químicos atuariam no organismo hospedeiro, visto poderem ser bioacumulativos e provocarem efeitos colaterais como hematúria, vômito e letargia. Além dos químicos sintéticos, observar como aqueles ditos naturais atuam sobre os carrapatos e sobre os hospedeiros também é um ponto importante. Nesse sentido testar o potencial do óleo ozonizado (Ozo3®) também foi aqui um dos objetivos. Os resultados obtidos mostraram que as isoxazolinas (Bravecto®, Nexgard®, Simparic®) provocaram tanto nos ectoparasitas quanto nos hospedeiros, alterações morfohistológicas importantes. No primeiro capítulo comparou-se os efeitos do Bravecto® e do Nexgard® sobre as glândulas salivares e verificou-se a ocorrência de alterações no formato dos ácinos, rompimento dos limites acinares e núcleo em picnose, sendo que para essas glândulas salivares o produto Nexgard® foi o que provocou os maiores danos. Na análise do tecido hepático de coelhas hospedeiras, observou-se que o Bravecto® foi o medicamento que causou as mais severas alterações que incluíram: desorganização dos hepatócitos, presença de esteatose massiva, vacuolização citoplasmática. Na exposição ao Nexgard®, as alterações morfológicas no tecido hepático incluíram a presença de esteatose, porém de forma menos acentuada. Deste modo, embora o Bravecto® tenha causado os maiores danos no tecido hepático, o Nexgard® os causou nas glândulas salivares. No segundo capítulo investigou-se os efeitos do Simparic® (composto químico sintético) e do óleo de girassol ozonizado-Ozo3® (natural), sobre as glândulas salivares dos carrapatos e sobre o tecido hepático de coelhas hospedeiras. Os resultados mostraram que o Simparic® alterou nas glândulas salivares, as formas dos ácinos que passaram de arredondados para irregulares, bem como desorganizou nas células a distribuição dos grânulos secretores, devido a presença de vacuolização citoplasmática. Muitos dos ácinos observados estavam rompidos em função do produto tóxico. A exposição ao Ozo3® provocou intensa vacuolização nas células acinares, muitas vezes as mesmas não podendo mais ser observadas. No tecido hepático o Simparic® alterou os hepatócitos, que apresentaram vacuolização citoplasmática e presença de gotículas lipídicas, além de congestão sanguínea intercelular. O Ozo3® no tecido hepático, desorganizou a estrutura dos cordões de hepatócitos, e provocou o surgimento de gotículas lipídicas no tecido. As análises clínicas mostraram alterações hematológicas e bioquímicas discretas, não estando as mesmas acima dos valores de referências (p≤0.05), exceto na urianálise, uma vez que todos os grupos apresentaram hematúria, com destaque ao grupo Simparic® (GS). Portanto, os resultados indicaram que (Ozo3®) provocou danos tanto nas glândulas salivares quanto no tecido hepático. Por sua vez, o Simparic® foi tóxico, efeito evidenciado pela presença de hematúria, salientando-se que a sua ação sobres as glândulas salivares e o tecido hepático foi menos acentuada. Esse estudo mostrou que esses compostos químicos para controle de carrapatos, tanto de origem sintética (Bravecto®, Nexgard® e Simparic®) quanto de origem natural (Ozo3®) foram eficientes como carrapaticidas, alterando a morfohistologia das glândulas salivares, degenerando-as precocemente, porém todos provocaram nas coelhas hospedeiras uma hepatotoxicidade severa.PublicaçãoDissertação de mestrado Extrato da Cannabis sativa: ação na pele (cicatrizante das lesões resultantes das picadas do carrapato do cão) e no fígado (toxicidade) de coelhas hospedeiras a ele expostas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Silva, Odaiza da; Camargo, Maria Izabel Souza
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A espécie de carrapato Rhipicephalus linnaei, conhecida popularmente como carrapato-vermelho-do-cão, está amplamente distribuída e causa grandes prejuízos devido à espoliação sanguínea, além de ser vetora de patógenos tanto para cães, seus hospedeiros preferenciais, quanto para humanos. O uso de carrapaticidas sintéticos para o controle vem sendo utilizado, porém embora eficazes os mesmos são tóxicos para os organismos não alvos. Assim, a busca por alternativas mais sustentáveis tem revelado que muitas plantas possuem bioativos importantes que auxiliam no combate desses ectoparasitas. Entre elas, a Cannabis sativa tem se destacado, visto seu potencial carrapaticida já ter sido comprovado em laboratório contra R. linnaei. No presente trabalho são apresentados resultados que demonstram como os bioativos presentes no extrato da inflorescência dessa planta, aplicado topicamente, atuou sobre a pele de coelhas pós infestadas, cujo desprendimento do hospedeiro deixou lesões importantes com características inflamatórias. Para tanto foram feitas exposições com as seguintes concentrações do extrato: 0,2; 0,4; e 0,8 mg/mL, e posteriormente procedeu-se a análise histológica. As coelhas foram divididas em grupos, e os resultados encontrados em cada um deles foram: grupo controle GNI (coelhas que não foram infestadas): a pele permaneceu íntegra; grupo GINT (infestadas e não expostas aos extratos): exibiu um processo inflamatório intenso com proliferação celular na epiderme e formação de edema na derme; grupo GPA (infestadas e expostas ao azeite): apresentou resultados semelhantes aos encontrados no GINT, ou seja, o azeite não diminuiu o processo inflamatório nem na epiderme nem na derme; grupo GT02 (infestadas e expostas a 0,2 mg/mL): a epiderme permaneceu desorganizada, com a presença de estruturas arredondadas e translúcidas (lipídeos) por entre os estratos e espessamento do estrato córneo. A derme manteve-se íntegra, houve redução da inflamação, mas sem cicatrização completa; grupo GT04 (infestadas e expostas a 0,4 mg/mL): a epiderme se recompôs e se espessou, houve aumento das estruturas arredondadas e translúcidas, principalmente nos estratos superficiais. A derme estava íntegra, apenas com pequenas áreas de edema. A inflamação foi reduzida; GT08 (infestadas e expostas a 0,8 mg/mL): houve aumento dos danos. A epiderme perdeu sua organização, ficou mais fina e a inflamação persistiu. Além da pele, também realizaram-se análises histológicas do fígado das coelhas expostas aos extratos: GT1- expostas a 0,2 mg/mL. Houve alteração hepática com vacuolização citoplasmática nos hepatócitos e núcleos irregulares, indício de morte celular. GT2- expostas a 0,4 mg/mL. Os cordões hepáticos se desorganizaram, e os hepatócitos sofreram hipertrofia. GT3- expostas a 0,8 mg/mL. Desorganização tecidual e vacuolização celular, porém em menor intensidade do que no GT2. Bioquímicamente verficou-se que apenas o GT2 teve aumento na enzima TGP. No fígado a concentração de 0,4 mg/mL foi a mais tóxica. Embora o extrato de inflorescência da Cannabis sativa mostrou-se eficiente nas concentrações de 0,2 e 0,4 mg/mL para reduzir a inflamação e promover a cicatrização da pele, a concentração de 0,8 mg/mL intensificou os danos morfológicos cutâneos. Em contrapartida, todas as concentrações testadas (0,2; 0,4 e 0,8 mg/mL) causaram danos histopatológicos no fígado, sendo a concentração de 0,4 mg/mL a mais agressiva no mesmo. Ainda que o extrato contribua para a cicatrização das lesões cutâneas causadas por carrapatos, ele apresenta significativa toxicidade hepática no hospedeiro.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Trilhando caminhos, tecendo saberes: uma pesquisa (auto)biográfica em educação, ciência e EJA(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-25) Gomes, Leonardo Henrique; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A dissertação aqui apresentada pauta-se pela preocupação em relacionar conhecimento e saberes (vocábulos e práticas) entre pessoas pouco escolarizadas. Conhecimento: palavra da língua portuguesa de origem latina cuja definição é tida como ato ou efeito de conhecer. Todos nós conhecemos algo, sabemos alguma coisa, saberes estes que podem ou não serem reconhecidos como tal, mas ainda assim são tidos como saberes enquanto práticas na vida cotidiana. A problemática nesse contexto ocorre com a não validação do saber muitas vezes pelo fato deste não ser sistematizado como tal, o que leva seu detentor frequentemente ao descrédito daquilo que tem, ou teve como referência (muitas vezes) por uma vida toda. Indo ao encontro a tais afirmativas é objetivo desta dissertação trazer à visibilidade algumas marcas (ou evidências materiais) do que pode ser entendido como saberes do cotidiano, saberes que orientam a vida cotidiana, e suas aproximações com o conhecimento científico. Para tanto, foram realizados 8 encontros, sendo 1 para primeiros contatos, apresentação da proposta e convite para participação, 6 encontros-oficinas e 1 encontro de encerramento. Esses foram realizados com um grupo composto por pessoas pouco escolarizadas, frequentantes da EJA numa escola pública do interior paulista (Limeira-SP), os quais foram pautados por temáticas cotidianas propostas a cada encontro, de modo a fomentar discussões, utilizando como elemento disparador a pedagogia da pergunta (Freire, 2013), e a perspectiva de pesquisa (auto)biográfica (Nóvoa; Finger, 2014). Destaca-se que os encontros foram registrados por gravação em áudio, e transcritos para análise. Quanto aos resultados encontrados, foram encontrados indícios de saberes que se situam nas fronteiras entre saberes da vida cotidiana e saberes científicos.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Ecologia de um grupo de Micos-leões-pretos (Leontopithecus chrysopygus) em uma Floresta Submontana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Breziski, Mariana Antonia Raquel; Culot, Laurence Marianne Vincianne
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os primatas não humanos são amplamente reconhecidos por sua plasticidade comportamental e ecológica, o que permite investigar como se adaptam a diferentes ambientes. No entanto, essa mesma plasticidade não é suficiente para proteger muitas espécies da ameaça de extinção, como é o caso dos micos-leões-pretos (MLPs-Leontopithecus chrysopygus), um pequeno primata que habita as Florestas Semidecíduas do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Para poder estudá-los, é necessário que os indivíduos estejam habituados, garantindo assim que a coleta de dados seja confiável. Neste estudo, avaliou-se a ecologia dos MLPs em um ambiente de Floresta Submontana, uma área com características distintas das Florestas Semidecíduas onde a espécie é usualmente encontrada. Primeiramente, registrou-se o processo de habituação de um grupo de MLPs, avaliando-se, ao longo dos meses, as mudanças nas distâncias entre indivíduos e observador, o tipo de resposta dos indivíduos à presença do observador, as variações nas distâncias diárias percorridas pelo grupo e os diferentes comportamentos realizados. Em seguida, foi avaliada a ecologia do grupo, registrando-se a área de uso, as distâncias diárias percorridas, o uso dos estratos e das altitudes, o comportamento, a dieta e as interações interespecíficas com outros primatas. Os resultados mostram que, no contexto da Floresta Submontana, os MLPs levaram cerca de 6 meses para atingir uma habituação completa, um período próximo ao descrito para outros membros da família Callitrichidae. A área de uso foi semelhante à registrada anteriormente para a espécie, assim como o uso das altitudes e dos estratos; no entanto, os percursos diários foram maiores. A dieta foi variável, com diferenças no consumo de frutos entre as estações seca e chuvosa. Frente à presença de indivíduos de outras espécies de primatas, os MLPs geralmente adotaram um comportamento de fuga. A partir desses resultados, discutem-se as variações nos parâmetros observados em comparação ao que é descrito na literatura para a espécie, assim como a importância de conhecer a ecologia da espécie em diferentes tipos de ambientes.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
As escritas no diário de bordo de uma professora de Educação Infantil em início de carreira: indícios de formação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Caritá, Gabriela.; Chaluh, Laura Noemi
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Apresento nesta pesquisa parte da minha trajetória como professora de Educação Infantil em início de carreira na Rede Municipal de Educação de Rio Claro/SP no ano de 2016. Essa trajetória ficou registrada nas escritas produzidas no diário de bordo, principal material empírico a ser analisado. O objetivo da pesquisa foi buscar compreender o que enunciam as práticas de escrita de uma professora de Educação Infantil em início de carreira e diante disso, especificamente explicitar a importância da documentação pedagógica na Educação Infantil para a constituição docente; além de analisar as formas que a prática de escrita nos diários de bordo da professora em início de carreira na Educação Infantil se constituem como interlocução na relação com a Professora Coordenadora. O trabalho pautou-se na perspectiva da pesquisa narrativa de experiências do vivido (Lima; Geraldi; Geraldi, 2015), uma pesquisa sobre o singular, que se inspira na perspectiva bakhtiniana assumindo a autoria e responsabilidade que lhes são próprias. Para ampliar as discussões acerca da temática foco da pesquisa, foi realizado um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, bem como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2018 a 2022, buscando palavras-chaves específicas da temática de estudo e combinando-as entre si. Inspirada pelo paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), o diário de bordo foi explorado na busca por articular os encontros entre vozes e consciências contidas nas escritas do referido diário com os documentos (leis decretos e normativas a nível nacional, municipal e da Unidade Educacional) e com os interlocutores das produções científicas. Nesses diálogos foi possível explicitar algumas lições: a ressignificação dos acontecimentos vividos no meu primeiro ano como professora em início de carreira na Educação Infantil; a compreensão de que muitos desafios enfrentados estão diretamente relacionadas com as condições objetivas de trabalho (uma luta política a ser enfrentada ainda no campo da Educação Infantil), especialmente se considerarmos os direitos das crianças pequenas e a identificação da prática de escrita, especificamente nos diários de bordo, como uma documentação pedagógica, que precisa ser compreendida pelos professores e Professores Coordenadores na sua dimensão formativa para além da obrigatoriedade.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Práticas de uma diretora de escola iniciante atuante na educação infantil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Torres, Karina Célia Bianchini; Chaluh, Laura Noemi
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho objetiva compreender os aspectos constitutivos do Gestor Educacional - Diretora Iniciante da Educação Infantil - no cotidiano escolar do município de Rio Claro a fim de analisar as práticas que exigem a atuação desse profissional. A função do Diretor de Escola é ampla e complexa. Nesse percurso deparo-me com desafios referentes às tarefas desenvolvidas no cotidiano do ofício de ser Diretora de Escola Iniciante durante o ano de 2022. Tratando-se de uma pesquisa narrativa, com fundamentos teóricos em Lima, Geraldi e Geraldi (2015), trago como objeto de estudo minha atuação na função de Diretora de Escola aproximando-me da vivência experienciada com a teoria estudada. Os dados são produzidos a partir de: a) minha agenda pessoal; b) meu diário reflexivo; c) atas das HTPC e, d) atas das reuniões de Conselho de Escola. Dessa forma, inspirada em Ginzburg (1989), procuro indícios e pistas que, lidas e interpretadas em tais documentações, vão tecendo a colcha de retalhos da pesquisa, construindo a trama do vivido, capturando e costurando os acontecimentos e extraindo as lições obtidas ao longo do processo. As discussões teóricas acerca da temática se deram através de levantamento de pesquisas recentes sobre o tema, selecionadas na CAPES, considerando o período de 2018 a 2022, documentos oficiais normativos nacionais, municipais e institucionais. Ser autora-criadora (Bakhtin, 2003) é uma experiência única e intransferível. Nesta obra, na qual contei o meu cotidiano como Diretora de Escola Iniciante através de uma narrativa, desvelei o ser gestora por meio de um olhar exotópico (Bakhtin, 2003) e reflexivo sobre minha prática. Dessa forma, como considerações finais da referida dissertação, extraí quinze lições do tempo que o meu eu-Diretora-pesquisadora vivenciou. Nas lições abordo as inúmeras responsabilidades e atribuições do Diretor de Escola, a impossibilidade de neutralidade desse profissional, a importância do Diretor ser firme e ter ciência de que não agradará todos. Falo sobre a importância do gestor ser acolhedor e oportunizar formação de qualidade para todos os profissionais da escola, a necessidade em dizer as obviedades em palavras e em não ser impulsivo ao tomar decisões. Abordo também o quanto é fundamental manter Parceria com a Professora Coordenadora para realizar um trabalho pedagógico de qualidade e a importância do Diretor delegar e dividir tarefas. Legitimo a importância da escola funcionar em função das crianças e que o Diretor precisa escolher as lutas a enfrentar. Abordo ainda a necessidade em acompanhar o trabalho que os professores realizam e o estabelecimento de parcerias com os familiares. E, finalizo as lições colocando como objetivo da escola de Educação Infantil a criação de memórias felizes na vida das crianças. Almejo, com ousadia, que tais lições tragam para meus colegas de profissão, em especial os Diretores de Escola Iniciantes, a possibilidade em construírem uma escola democrática, que tenha como horizonte a educação de qualidade para todas as crianças e que os educandos, familiares, professores e funcionários possam ser agentes ativos dentro da instituição na qual atuam.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Desafios e perspectivas da educação integral em período integral na educação infantil de Paulínia-SP: a percepção da comunidade escolar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Martins, Gisele Cristina Biondo; Borghi, Raquel Fontes
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Embora haja um modelo padrão de atendimento em período integral na educação infantil no município de Paulínia-SP, a vivência no papel de professora e diretora escolar revelou a existência de diferentes percepções da comunidade escolar em relação aos objetivos desse atendimento, as quais podem afetar consciente ou inconscientemente o atendimento. Esta pesquisa teve como foco verificar se os desafios e perspectivas da comunidade escolar convergem ou divergem e até que ponto se configuram em preocupações com a educação integral do aluno. Além disso, pretende apresentar reflexões que apoiem a qualificação do modelo de atendimento já oferecido e não seu abandono, apresentando, além das reflexões, a perspectiva da educação integral como promotora do bom uso do tempo já ofertado na modalidade de tempo integral. A metodologia utilizada incluiu o levantamento e análise qualitativos de dados teóricos (pesquisa bibliográfica, levantamento de dados históricos, análise de legislação nacional e municipal) e práticos (coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os membros representantes da comunidade escolar, nesta pesquisa, membros da APM – Associação de Pais e Mestres e do Conselho de Escola). Após o levantamento de dados, estes foram analisados através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), por meio da qual se elencaram questões do atendimento em período integral para a educação infantil e da educação integral na cidade de Paulínia. O campo selecionado para a pesquisa foi a primeira escola de educação infantil municipal a atender aos dois segmentos – creche e pré-escola – em um mesmo prédio em tempo integral. Através do material coletado, foi possível constatar pontos de vista muito diversos a respeito do objetivo do atendimento em tempo integral, os quais ora divergem, ora convergem em uma série de aspectos. Opiniões quase unânimes apontam para a inexistência de relação de causa e efeito entre a ampliação de tempo na escola e a garantia de desenvolvimento da criança em seus múltiplos aspectos. Destaca-se ainda que foram mais comuns as críticas do que os elogios ao modelo de atendimento, em ambos os casos; a maioria delas referia-se muito mais às questões de cuidado, estrutura e segurança do que às questões educacionais propriamente ditas. Concluise, portanto, que as noções de educação integral e atendimento em tempo integral ainda não estão bem delimitadas para os participantes da pesquisa e que esse pode ser um dos motivos pelos quais essa comunidade escolar ainda não prioriza a busca consciente pela educação integral em período integral. Entretanto, foram encontrados indícios que apontam para o início de uma valorização do aspecto pedagógico do atendimento em tempo integral, embora esse ainda não seja, na visão dos participantes, uma das principais justificativas para a matrícula das crianças na educação infantil em tempo integral no município de Paulínia-SP.PublicaçãoDissertação de mestrado Colonização de insetos necrófagos em carcaças dispostas em diferentes posições(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-29) José, Isabela Fader; Von Zuben, Claudio José
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A colonização de cadáveres começa logo após a morte, com as moscas-varejeiras sendo os primeiros insetos a chegarem. A maioria dos estudos sobre sucessão de insetos em cadáveres comparou corpos na superfície do solo em diferentes estações e habitats. Outros analisaram o impacto do enforcamento na decomposição do corpo. A presente pesquisa realizou uma análise comparativa entre três cenários: carcaça suína suspensa, em decúbito ventral e na posição oblíqua ventral. Esta última é inovadora, pois cadáveres em áreas inclinadas são comuns em casos de "desova" de vítimas de homicídio. Além disso, objetivou-se estimar a idade de imaturos de dípteros com base no tempo de colonização, considerando o tempo de incubação dos ovos e dados morfométricos. Os resultados indicam que a posição oblíqua não altera significativamente a decomposição em relação ao decúbito, enquanto a posição suspensa apresenta diferenças marcantes devido às tensões físicas, influenciando a taxa de colonização por insetos. Entre os dípteros adultos, Fannia sp. foi a mais abundante (N=86). Entre as larvas, L. eximia (N=25), presente em todos os estágios de decomposição das carcaças suspensas. O índice de Simpson indicou maior diversidade na posição decúbito (0,66), enquanto o índice de Shannon apontou a posição oblíqua (1) como a mais diversa. Para constância de espécies, os maiores valores foram observados para Fannia sp. (N=82) e Peckia sp. (N=40). Os grupos com maior proeminência (tema pouco estudado considerando insetos necrófagos), foram Fannia sp. (P=42,64), Peckia sp. (P=15,41) e C. megacephala (P=12,03). As carcaças em decúbito e oblíquo mostraram maior similaridade na composição das comunidades de insetos. As espécies de dípteros mostram uma certa separação baseada nas posições decúbito e oblíquo quando comparadas com suspenso, sugerindo que cada uma possui um conjunto específico de espécies. Também foi feita a estimativa de idade das larvas de espécies de Calliphoridae e Sarcophagidae, considerando o tempo de incubação dos ovos, dias de exposição dos corpos e dados morfométricos. O período de colonização foi classificado em "igual", "posterior", "incompatível" e "NA" (não analisado), em vez de considerar apenas a estimativa de idade. Este estudo pode servir como referência para futuros trabalhos, contribuindo para a aplicação da Entomologia Forense em casos reais.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Políticas para as mulheres e educação: entre as armas do enfrentamento à violência contra a mulher e as lutas por emancipação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-30) Santos, Luciane Carreiro Jorge Santos; Costa, Áurea de Carvalho
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Essa pesquisa de dissertação de mestrado acadêmico em educação tem como temática as concepções de opressão feminina e de violência contra a mulher presentes nos documentos das políticas federais para as mulheres no Brasil. Com foco nas conferências nacionais de políticas para as mulheres no período de 2004 a 2011, buscamos evidenciar suas significações, vínculos, enredamentos e rebatimentos nas políticas educacionais do início do século XXI. O problema da investigação científica é explicitado por meio das seguintes indagações: que concepções e palavras-chave se encontram nesses documentos oficiais e significam e ressignificam conceitos, expressões e termos referentes às normativas de planejamento das políticas para as mulheres particularmente no âmbito educacional? Quais as visões de violência contra a mulher são propagadas nos documentos selecionados? Essas visões estão articuladas de forma concreta com os interesses de determinadas classes e frações de classes e induzem a formulação de políticas públicas compensatórias, assumindo o caráter de estratégias para a administração dos conflitos sociais associados à opressão feminina? Quais as orientações das políticas de proteção às mulheres e as relacionadas à destituição dos direitos da mulher que se capilarizam nos processos de educação escolar? Nosso objetivo principal é, portanto, investigar as concepções de opressão feminina e violência contra a mulher por meio do estudo dos conceitos subjacentes aos termos e expressões “igualdade e equidade de gênero”, “solidariedade”, “autonomia” e “empoderamento”, presentes nas diretrizes das políticas para as mulheres. Nossa hipótese principal é que o assim denominado “enfrentamento da violência contra a mulher”, no contexto da educação escolar, tem se conectado a uma concepção do desenvolvimento das competências socioemocionais que traduz a violência contra as mulheres como uma questão intersubjetiva, passível de solução por meio de práticas individuais de manejo das emoções e dos sentimentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método do materialismo histórico e dialético, na forma de um estudo teórico e documental. Almejamos contribuir, na realização dessa pesquisa, para uma análise das múltiplas determinações dos fenômenos da opressão às mulheres e da violência machista no Brasil na conjuntura do atual modo de produção capitalista e suas implicações na educação básica.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Análise das propostas institucionais de curricularização da extensão nas universidades federais paulistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-19) Sixel, Karina Wendt; Azevedo, Maria Antonia Ramos de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A prática extensionista é essencial para uma formação universitária de qualidade. Entretanto, nem sempre a Extensão Universitária esteve nas documentações oficiais das universidades. Apesar do seu surgimento ocorrer nos anos sessenta, apenas muitos anos depois ocorreu a sua curricularização. Isto posto, o surgimento da curricularização da Extensão Universitária nas Universidades Federais do Estado de São Paulo (UFSCAR, UFABC, UNIFESP) torna-se um marco importante no início da trajetória da aplicação da Extensão Universitária. Entretanto, por muitas vezes a prática extensionista é visualizada como um apêndice na formação, desconsiderando a sua ligação e valor dividido com o ensino e a pesquisa. Considerando esse fator e a importância do papel da prática extensionista de modo adequado, a pesquisa realizada possui finalidade de compreender as propostas institucionais de curricularização das Universidades Federais do estado de São Paulo (UFSCAR, UFABC, UNIFESP), por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. O trabalho consiste no desenvolvimento de capítulos baseados na leitura de contemporâneos e artigos científicos que tratam do tema e na análise documental dos documentos das Universidades selecionadas. A análise dos dados teve como metodologia a análise de conteúdo. Os resultados obtidos trazem características semelhantes e particulares em cada material estudado. Principalmente na conceitualização de extensão, os documentos se baseiam em definições presentes em marcos legais, mas também apresentam suas particularidades, principalmente no que se refere à priorização de determinadas diretrizes, como a interprofissionalidade e interdisciplinaridade na UFABC e na UFSCAR e um foco mais aprofundado na transformação social na UNIFESP. Em relação ao foco das propostas, as diferenças de estrutura e bagagem se mostram mais evidentes, especialmente no que se refere ao nível de aprofundamento em particularidades ligadas a questões políticas e posicionamentos das instituições frente ao objetivo de aplicação da prática extensionista, que é fortemente observado na proposta institucional da UNIFESP e acaba deixando lacunas nas documentações da UFSCAR e UFABC.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Extrato da Cannabis sativa (Linnaeus, 1753): estudo da ação acaricida em carrapatos Rhipicephalus linnaei (Audouin, 1826) e do potencial tóxico no fígado e nos rins de camundongos Mus musculus (modelos simulando hospedeiros) a ele expostos.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Rodrigues, Milena de Lima; Camargo, Maria Izabel Souza
; Abreu, Marina Rodrigues de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os carrapatos, são além de parasitas, transmissores de doenças, e são tradicionalmente controlados por químicos sintéticos que causam problemas ambientais e de resistência. Bioativos de plantas, como os da Cannabis sativa, emergem como alternativas promissoras. Neste estudo avaliou-se o efeito carrapaticida de extratos de C. sativa, em diferentes concentrações (2,5 mg/mL, 5 mg/mL, 10 mg/mL, 20 mg/mL, 40 mg/mL) tanto sobre o carrapato Rhipicephalus linnaei, como em camundongos simulando hospedeiros (2,5 mg/mL, 7,0 mg/mL, 10 mg/mL, 14,5 mg/mL e 20 mg/mL) para trazer à luz informações sobre sua ação no tecido hepático e renal dos mesmos. Os dados mostraram que a CL50 e a CL90 do extrato alteraram severamente o integumento e as glândulas salivares dos carrapatos, órgãos fundamentais para sua sobrevivência, causando danos no epitélio cuticular, estratificando-o ou mesmo degenerando-o, trazendo prejuízos à barreira física/química entre o meio interno do ectoparasita e o ambiente. Nas glândulas salivares os danos alteraram os ácinos secretores, que perderam a morfologia original das células transformando essas estruturas em massas contendo apenas restos celulares, assemelhando-se a um processo de degeneração precoce. No tecido hepático dos camundongos ocorreram alterações como desorganização tecidual, perda de limites celulares, picnose nuclear, e nos rins desses animais houve aumento/diminuição do lumen dos túbulos contorcidos, hipertrofia das células dos túbulos, surgimento de espaços no parênquima renal, entre outras. Os danos morfohistológicos foram mais extensos nas exposições às concentrações mais altas (20 mg/mL e 40 mg/mL), porém em determinados intervalos de concentrações, pode-se perceber que aquelas menores foram mais agressivas (2,5 mg/mL). De forma geral, o desenvolvimento do presente trabalho revelou resultados inéditos, e trouxe à luz informações importantes sobre como o extrato de inflorescências da C. sativa atua como potencial carrapaticida sobre o carrapato do cão, alterando dois importantes órgãos que quando modificados trazem prejuízos ao ectoparasita, a saber, o integumento e as glândulas salivares. Já nos organismos não alvos (hospedeiros) os prejuízos da exposição ao extrato são hepáticos e renais, o que assim como nos ectoparasitas, também compromete a fisiologia dos mesmos.