Logotipo do repositório
 

Publicação:
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva

dc.contributor.authorLeite, Lúcia Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorBorelli, Laura Moreira [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:12Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:12Z
dc.date.issued2013-03-01
dc.description.abstractA educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino.pt
dc.description.abstractThe Inclusive Education involves political, administrative and pedagogical dimensions. The curriculum is one of these dimensions, and adaptation of curriculum appears as a strategy to comply the principles of a school for all. This study aims characterize the inclusive education field, through a literature review between 2000 and 2010 in Education journals available in SciELo database. The keywords used were curriculum, disability, special education and special needs. Results demonstrate that there are scarce productions with respect to strategies for Inclusive Education effectiveness, restricting primarily to theoretical reflections and discussions that involving the educational principles and policies, portraying little didactic and pedagogical experiences that promote curricular adaptation and/or teaching flexible forms.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial
dc.format.extent63-92
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982013000100005
dc.identifier.fileS0102-46982013000100005.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.scieloS0102-46982013000100005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10631
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Inclusivapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectDeficiênciapt
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectDisabilityen
dc.titleCurrículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusivapt
dc.title.alternativeCurriculum and disability: analysis of brazilian publications in the scenario of inclusive educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-2401-926X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982013000100005.pdf
Tamanho:
502.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: