Publicação: A luta pela conquista do Centro Educacional Municipal do Campo Cultivando o Saber e sua importância na consolidação do território da reforma agrária no Assentamento 9 de Novembro em Água Doce – SC
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Data
2024-09-13
Autores
Orientador
Bogo, Maria Nalva Rodrigues Araújo
Coorientador
Pós-graduação
Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - IPPRI
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O processo de luta por escolas empreendido pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra somente pode ser compreendido no seio das lutas que estes estabelecem pela terra, tida como meio de trabalho e vida na construção de sua existência. Estes processos de luta se ampliam mediante a compreensão de que não basta ter a terra, é imprescindível a reforma agrária e por consequência a transformação social e se reflete nas lutas pela escola ao perceber que precisamos de uma escola que não seja “qualquer” escola, que seja a escola dos Sem Terra, aquela que ensina e forma os Sem Terra para e a partir de sua vida e sua luta. Esta pesquisa busca registrar e analisar o processo de luta pela terra e pela escola empreendido pelos assentados e assentadas no Assentamento Nove de Novembro, localizado nos municípios de Água Doce e Vargem Bonita em Santa Catarina, buscando compreender como o processo de luta pela escola fortalece os processos de luta pela terra e a organização popular na luta pela reforma agrária. Os trabalhos de revisão de literatura acerca da luta por escola (Dalmagro,2010), educação do campo e escolas de assentamento (Caldart) e a constituição de base de dados primários, por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação participante, se estabeleceram como um movimento contínuo de articulação das dimensões teóricas e empíricas, objetivando estabelecer parâmetros de compreensão da realidade estudada, o que nos permitiu concluir que a luta por escola e o seu fazer pedagógico atual são elementos importantes na constituição do assentamento Nove de Novembro enquanto espaço de produção e reprodução da vida das famílias que ali vivem.
Resumo (inglês)
The struggle for schools undertaken by rural landless workers can only be understood within the broader struggle for land, which is seen as a means of work and life in the construction of their existence. These struggles are expanded by the understanding that it is not enough to have land; agrarian reform and, consequently, social transformation are essential. This is reflected in the struggle for schools, as it is recognized that we need a school that is not just any school, but the school of the Landless Workers, one that teaches and forms the Landless Workers for and from their life and struggle. This research aims to document and analyze the process of struggle for land and school undertaken by the settlers in the Nove de Novembro Settlement, located in the municipalities of Água Doce and Vargem Bonita in Santa Catarina, seeking to understand how the struggle for school strengthens the struggles for land and popular organization in the fight for agrarian reform. The literature review on the struggle for schools (Dalmagro, 2010), rural education, and settlement schools (Caldart), along with the establishment of primary data sets through semi-structured interviews and participant observation, has been established as a continuous movement of articulating theoretical and empirical dimensions, aiming to establish parameters for understanding the studied reality. This has allowed us to conclude that the struggle for schools and their current pedagogical practices are important elements in the constitution of the Nove de Novembro Settlement as a space for the production and reproduction of the lives of the families living there.
Resumo (espanhol)
El proceso de lucha por escuelas emprendido por los trabajadores y trabajadoras rurales Sin Tierra solo puede ser comprendido en el seno de las luchas que estos establecen por la tierra, considerada como medio de trabajo y vida en la construcción de su existencia. Estos procesos de lucha se amplían mediante la comprensión de que no basta con tener la tierra; es imprescindible la reforma agraria y, por consecuencia, la transformación social. Esto se refleja en las luchas por la escuela al entender que necesitamos una escuela que no sea "cualquier" escuela, sino la escuela de los Sin Tierra, aquella que enseña y forma a los Sin Tierra para y a partir de su vida y su lucha. Esta investigación busca registrar y analizar el proceso de lucha por la tierra y por la escuela emprendido por los asentados y asentadas en el Asentamiento Nove de Novembro, ubicado en los municipios de Água Doce y Vargem Bonita en Santa Catarina, buscando comprender cómo el proceso de lucha por la escuela fortalece los procesos de lucha por la tierra y la organización popular en la lucha por la reforma agraria. Los trabajos de revisión de literatura acerca de la lucha por la escuela (Dalmagro, 2010), educación rural y escuelas de asentamiento (Caldart), y la constitución de bases de datos primarios, por medio de entrevistas semiestructuradas y observación participante, se establecieron como un movimiento continuo de articulación de las dimensiones teóricas y empíricas, con el objetivo de establecer parámetros para comprender la realidad estudiada. Esto nos permitió concluir que la lucha por la escuela y su hacer pedagógico actual son elementos importantes en la constitución del asentamiento Nove de Novembro como espacio de producción y reproducción de la vida de las familias que allí viven.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
PAZ, Daiane Maria. A luta pela conquista do Centro Educacional Municipal do Campo Cultivando o Saber e sua importância na consolidação do território da reforma agrária no Assentamento 9 de Novembro em Água Doce – SC. Orientadora: Maria Nalva Rodrigues Araújo Bogo. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, São Paulo, 2024.