Logotipo do repositório
 

Publicação:
A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação

dc.contributor.advisorBortz, Graziela [UNESP]
dc.contributor.authorBorin, Gabriel Scavassa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:54:51Z
dc.date.available2021-03-10T12:54:51Z
dc.date.issued2017-10-16
dc.description.abstractThis paper proposes a comparison between selected authors of jazz education - Hal Crook (1991), Jerry Coker (1990), David Berkman (2007), Kenny Werner (1996) - and their resonance with the theory of deliberate practice - from Ericsson (1981; 1993; 2006; 2016) - trying to understand the ideal mechanisms that underline the preparation to performance in a jazz context. Such comparative study showed that both areas work towards the demystification of some supposed innate ability that would be decisive for the final result. With that in mind, enhancement of performance is based on a delimitation of clear problems, on establishing applied techniques - through focused work, and most of the time, not enjoyable - to their specific solutions, that format - through feedback - new mental representations, and that take the subject out of his comfort zone, approximating him to an expert level of performance.en
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a uma comparação entre autores selecionados da educação formal de jazz - são eles Hal Crook (1991), Jerry Coker (1990), David Berkman (2007), Kenny Werner (1996) - e sua ressonância com a teoria da prática deliberada - de Ericsson (1981; 1993; 2006; 2016) - buscando compreender os mecanismos ideais que operem no âmbito da preparação para a performance dentro da linguagem jazzística. Tal estudo comparativo mostrou que ambas as áreas trabalham pela desmistificação de alguma suposta habilidade inata que seria determinante no resultado final. Assim o aprimoramento da performance baseia-se na delimitação de problemas claros, no estabelecimento de técnicas aplicadas - por meio de trabalho focado, e muitas vezes não fruitivo - às suas respectivas soluções, que formatam - através de feedback - novas representações mentais, e que retiram o sujeito da sua zona de conforto, o aproximando de uma performance a nível expert.pt
dc.format.extent[49] f.
dc.identifier.aleph990009077740206341
dc.identifier.citationBORIN, Gabriel Scavassa. A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado - Música - Composição), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907774.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202919
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectMúsica - Execuçãopt
dc.subjectImprovisação (Musica)pt
dc.subjectJazzpt
dc.subjectMusic - Performancept
dc.titleA prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisaçãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000907774.pdf
Tamanho:
420.8 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format