São Paulo - IA - Instituto de Artes
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254633
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ItemTrabalho de conclusão de curso Arte da performance na escola: fricções e possibilidades(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Fernandes, Luma Marinatto ; Romano, Lúcia Regina Vieira ; Rachel, Denise Pereira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho dá continuidade à pesquisa de Iniciação Científica anterior, que observa a participação de professores em aulas de performance, inseridas em duas escolas da cidade de São Paulo, uma no cenário de uma Escola de Iniciação Artística (EMIA) e outro em uma Escola Estadual, comentando os benefícios e os desafios da presença da linguagem da performance no sistema de educação pública da capital paulista. Amplificando a investigação, a escrita busca identificar e descrever desafios e benefícios relacionados à utilização da performance na sala de aula, acompanhando a atuação pedagógica de dois professores, e relacionando com uma entrevista cedida por Bruno Canabarro. A análise das três experiências distintas - em contextos educacionais diferentes - pretende demonstrar como esse tipo de conteúdo e proposta de ensino-aprendizagem depende da singularidade das experiências pedagógicas, na relação estabelecida entre educandos e educandas e educadores, radicalizando a natureza criativa dessa interação nos processos formativos em artes.ItemTrabalho de conclusão de curso Bruxas e a arte: a construção da imagem das feiticeiras nas artes visuais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Silva, Nathália Oliveira ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho é uma análise das raízes e influências para os estereótipos que guiam a representação das feiticeiras dentro da arte desde a Idade Média, através de uma análise bibliográfica sobre o período histórico e um aprofundamento em obras que trazem essas mulheres mágicas, focando nos trabalhos de Francisco de Goya e Albrecht Dürer e como a visão retratada nessas pinturas tem grande impacto do manual inquisitório, “O Martelo das Feiticeiras”. Através deste estudo, abre-se uma reflexão sobre minha própria produção e como ela é inclinada ao imagético cristão sobre a bruxaria, apesar de minhas práticas pessoais seguirem um caminho paralelo. Esse ponto de partida, nos leva a destrinchar como a feitiçaria passou a ser “pintada” de outras maneiras, principalmente ao longo das últimas décadas e em uma busca pessoal para transformar minhas bruxas interiores.ItemTrabalho de conclusão de curso Criando conteúdo on-line: estratégias e práticas para artistas visuais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Batista, Henrique Ventura ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho apresenta um relato descritivo que explora uma trajetória artística de quinze anos, destacando o desenvolvimento de uma linguagem escultórica única, que culminou na criação de um canal no YouTube. Este canal foi concebido como uma alternativa inovadora aos meios tradicionais de divulgação artística. Pensando nessa nova possibilidade de carreira, foi desenvolvido um material impresso educativo, projetado para oferecer suporte prático a artistas que desejam se aventurar na produção de conteúdo. Organizado de maneira progressiva e acessível, o folheto apresenta estratégias criativas que qualquer artista pode utilizar para compartilhar seus trabalhos e criações no meio digital.ItemTrabalho de conclusão de curso Cortar transformar colar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Batista, Henrique Ventura ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho apresenta um memorial descritivo que narra a trajetória artística de 2009 a 2024. Ele detalha o desenvolvimento de uma linguagem escultórica, combinando colagem de objetos descartados com técnicas de fabricação digital, com o objetivo de criar máquinas imaginárias em escala 1:20. Além disso, busca demonstrar a criação de um canal no YouTube como uma alternativa aos caminhos tradicionais de carreira artística. O mesmo explora os processos criativos das esculturas e dos vídeos, detalhando as técnicas utilizadas ao longo dos anos e os desafios da produção de conteúdo online. Ademais, reflete sobre a influência das redes sociais no fazer artístico, a interação com o público e o uso das plataformas digitais como fonte de renda.ItemTrabalho de conclusão de curso Um olhar sobre a comicidade feita por mulheres na contemporaneidade e seu impacto nas pedagogias teatrais decoloniais: a formação das artistas do humor na SP Escola de Teatro na cidade de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Rocha, Amanda Silva da ; Romano, Lucia Regina Vieira ; Lopes, Vanessa Biffon ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho faz um estudo sobre o humor realizado por mulheres no Brasil contemporâneo, destacando o caráter feminista e social de suas obras, tendo como focos a atuação pedagógica de artistas-docentes dentro do curso de Humor da SP Escola de Teatro e a jornada do Projeto Stand Up para Mulheres, do estado de São Paulo. Parto de uma análise da minha vivência pessoal no espaço formativo da SP Escola de Teatro, para avaliar as diferenças de uma perspectiva decolonial nas didáticas voltadas para o estudo da comicidade. Considerando essas diferenças no dia-a-dia de quem vivencia essas práticas, algumas questões irão sulear esta pesquisa: Como artistas da atualidade que trabalham com a linguagem da comicidade vêm desenvolvendo práticas menos sexistas e preconceituosas em suas obras e no ambiente de ensino? Quais relações se estabelecem nas trocas entre docentes e estudantes nesses casos? Sem buscar respostas definitivas, mas caminhos possíveis, procuro observar a presença do pensamento feminista interseccional na cena e na sala de aula, com o intuito de entender quais lutas ainda se fazem necessárias e, relacionando prática e teoria, quais invenções podemos compartilhar a partir das nossas experiências como artistas-educadoras-mulheres do humor.ItemTrabalho de conclusão de curso Sua faculdade é pública pra quem?: universidade pública e os trabalhadores que tentam integrá-la(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Silva, Nathália Oliveira ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Através de uma análise da história das instituições de ensino superior públicas e de relatos de graduandos e ex-alunos (incluindo a autora) que ao longo do curso foram “excluídos” por não conseguirem dedicar-se somente à jornada acadêmica, esta dissertação é uma pequena revolta e canal para expor todos os momentos em que a própria estrutura universitária buscou firmar para esses trabalhadores que o ambiente da faculdade - em especial as universidades públicas - nunca irá pertencer à eles caso trabalhar continue sendo uma necessidade para sobreviver e não apenas um luxo que possamos escolher deixar de lado. O presente texto é uma fonte de desabafos, reflexões, exposição e talvez mais perguntas para que ao fim seja possível responder: a sua universidade pública é pra quem?ItemTrabalho de conclusão de curso Monumento a um abraço: poética sobre memória e pertencimento na comunidade coreana de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Cho, Dam Hina Kim ; Spaniol, José Paiani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este texto busca trazer um panorama da trajetória da migração coreana em São Paulo, trazendo relatos familiares e o processo de luto como disparador do aspecto espiritual na prática artística, que abordam questões latentes da comunidade. A partir dessas reflexões, é idealizado o "Monumento a um Abraço", uma série de trabalhos artísticos que utilizam retalhos de tecido como símbolo agregador de identidade coletiva e memória, como uma coagulação do fluxo de afetos.ItemTrabalho de conclusão de curso Entre contos e conformidades: fantasia como refúgio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) João Pedro Nero Pereira ; Renata Pedrosa Romeiro ; Levi Fernando Lopes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O trabalho em mãos descreve reflexões sobre o papel artístico e pedagógico que a criação e contação de histórias fantásticas teve em minha vida, culminando na elaboração de uma oficina para jovens alunos com ênfase na produção de literatura fantástica e worldbuilding como forma de conceber novos entendimentos de nossa realidade. Inicio comentando sobre o papel que histórias fantásticas tiveram em minha vida, principalmente no meio escolar assim como no Instituto de Artes da UNESP, até minha eventual desejo em estudar essa área e os contatos e referências que me levaram a compor este trabalho de conclusão de curso.ItemTrabalho de conclusão de curso Ecos de uma boiada: Inglês de Souza, quadrinhos e a sala de aula(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Fernandes, Yago Soares ; Spaniol, José Paiani ; Nascimento, José Leonardo do ; Filho Guazzelli, Eloar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta dissertação explora a criação de uma história em quadrinhos (HQ) baseada no conto "O Gado do Valha-me-Deus", do escritor brasileiro Inglês de Sousa, com o objetivo de explorar o potencial pedagógico da obra literária e sua aplicação didática no ensino fundamental e médio. O conto, que narra a relação entre o homem e o campo, com suas tensões sociais e psicológicas, serve como ponto de partida para uma adaptação que visa simplificar a linguagem e tornar o enredo acessível e atraente para os alunos, ao mesmo tempo que preserva a essência e as reflexões presentes na narrativa original. A criação da HQ considera os elementos característicos da mídia, como a linguagem visual e o dinamismo da narrativa gráfica, para facilitar a compreensão do conteúdo e estimular a interpretação crítica dos alunos. Além disso, a dissertação explora como o uso dessa adaptação nas aulas de literatura pode contribuir para o desenvolvimento da leitura, da análise literária e do pensamento crítico, oferecendo uma abordagem inovadora para o ensino da literatura brasileira clássica. Ao fim, a pesquisa analisa as potencialidades pedagógicas da história em quadrinhos como recurso didático, destacando sua eficácia na promoção de um aprendizado mais interativo, lúdico e eficaz.ItemTrabalho de conclusão de curso Ecos de uma boiada: Inglês de Sousa e O gado do Valha-me-Deus(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Fernandes, Yago Soares ; Spaniol, José Paiani ; Nascimento, José Leonardo do ; Filho Guazzelli, Eloar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A adaptação de obras literárias para diferentes mídias é uma prática que permite não apenas a preservação dos conteúdos originais, mas também a reinterpretação de suas temáticas e contextos, tornando-as acessíveis a novos públicos. O presente trabalho se propõe a explorar a criação de uma versão adaptada para os quadrinhos do conto “O Gado do Valha-me-Deus”, de Inglês de Sousa, intitulada “Ecos de Uma Boiada”. O conto, que narra a trajetória de uma boiada perdida em um cenário de mistério e tensão, aborda questões universais como a luta pela sobrevivência, a relação entre o homem e a natureza, e os dilemas existenciais que surgem em situações extremas. Ao transpor essa obra para o universo dos quadrinhos, a adaptação busca não só manter a essência do original, mas também ampliar as possibilidades narrativas por meio dos recursos visuais e simbólicos característicos dessa linguagem. Este trabalho discute o processo criativo envolvido, os desafios e as escolhas artísticas, além de refletir sobre como a forma dos quadrinhos pode enriquecer a compreensão e a interpretação de uma história tão profundamente enraizada na literatura brasileira.ItemTrabalho de conclusão de curso Mediante o Fiar de um Cosmo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) João Pedro Nero Pereira ; Renata Pedrosa Romeiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A monografia em mãos descreve os processos de criação - tanto de desenho quanto de escrita - por mim utilizados durante a elaboração do trabalho “Terras Eternas”, também estabelecendo uma relação entre minha trajetória artística e jogos de interpretação de personagem. Inicio passando por minha infância e meus primeiros contatos com contação de histórias e RPG, até minha eventual entrada e formação acadêmica no Instituto de Artes da UNESP e os contatos que me levaram a formar este trabalho de conclusão de curso.ItemTrabalho de conclusão de curso TIMOL: de criança para criança: um estudo sobre os princípios artísticos e pedagógicos do grupo Teatro Infantil Monteiro Lobato(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Lima, Nuno Marchezi Olivieri de ; Romano, Lucia Regina Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho aborda o Teatro Infantil Monteiro Lobato (TIMOL), grupo histórico de teatro infanto-juvenil de São Paulo, que formou o autor tanto pessoal quanto profissionalmente. A pesquisa explora a trajetória do TIMOL desde sua fundação em 1965 até 2019, destacando suas práticas artísticas e pedagógicas singulares, nas quais crianças e jovens criam e apresentam peças para outras crianças e jovens. Valendo-se de entrevistas, materiais históricos e experiências vividas, o autor examina a importância do TIMOL como um espaço de formação artística infantil. Ao final, reflete-se sobre o impacto transformador do grupo, cuja essência é manter acesa a chama da criação teatral, ao proporcionar uma vivência artística e pedagógica que marca profundamente todos os envolvidos.ItemTrabalho de conclusão de curso O ensino de música no periodo barroco(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Muniz, Alisson Queiroz ; De Bonis, Mauricio Funcia ; Zaine, Alfredo Faria ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho analisa os tratados musicais dos séculos XVII e XVIII, com destaque para A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749) e The Art of Playing on the Violin (1751), de Francesco Geminiani, além de Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen (1752), de Johann Joachim Quantz. O objetivo principal é compreender como essas obras estruturaram práticas pedagógicas e interpretativas no período barroco e identificar sua relevância para a educação musical contemporânea. A pesquisa insere o ensino musical no contexto do Antigo Regime, marcado pela exclusividade às elites aristocráticas e religiosas, e examina como os tratados não apenas difundiam técnicas musicais, mas também reforçavam o prestígio dos mestres. Esses textos abordam aspectos como ornamentação, técnica instrumental e interpretação estilística, refletindo os valores estéticos da época, como o "bom gosto" e a expressividade musical. Além disso, o estudo estabelece conexões com abordagens contemporâneas de ensino musical, destacando as contribuições de Keith Swanwick e Hans-Joachim Koellreutter, que priorizam criatividade, improvisação e inclusão no aprendizado. A comparação revela a permanência de princípios técnicos e expressivos do período barroco na formação musical moderna e sugere que integrar esses ensinamentos históricos aos currículos atuais pode promover um equilíbrio entre tradição e inovação, enriquecendo o campo da educação musical.ItemTrabalho de conclusão de curso Ecos do Reich: a música de concerto como ferramenta de poder na Alemanha Nazista(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-18) Arruda, Pedro Tedesco de Toledo ; Tomás, Lia Vera ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho analisa a música de concerto como uma ferramenta de poder e domínio de massa pelo regime nazista na Alemanha. A pesquisa aborda como o regime utilizou obras de compositores como Richard Wagner, Ludwig van Beethoven e Anton Bruckner para promover ideais de pureza racial, nacionalismo e controle social. A música de concerto, antes vista como um meio de elevação estética e espiritual, foi ressignificada para servir como propaganda política ariana. O presente estudo se fundamenta em uma revisão de literatura e em fontes primárias, como obras musicais, discursos oficiais e documentos históricos, além da análise de caso da obra e vida do compositor alemão Werner Egk. Os resultados revelam que o regime nazista não apenas exaltou a música de concerto como símbolo de sua visão de superioridade racial, mas também excluiu e censurou tradições musicais que não se alinhavam com sua ideologia, como o jazz e compositores de origem judaica. Por fim, há a discussão que permeia o legado duradouro dessa apropriação cultural, questionando se é possível separar a obra de compositores como Wagner de sua associação com o nazismo. Conclui-se que a instrumentalização da música de concerto pelo regime nazista deixou marcas profundas na percepção da música alemã, impactando tanto o cenário cultural da época quanto o modo como essas obras são vistas no presente.ItemTrabalho de conclusão de curso György Lukács e a música em sua Estética(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-06) Oliveira, Rafael Henrique Camargo de ; Tomás, Lia Vera ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este artigo explora o capítulo "A música" de György Lukács, escrito em sua Grande Estética, onde o autor procura focar na relação entre música, forma e história à luz da teoria materialista e dialética. A partir da concepção de Lukács, a música é analisada como uma forma única de mimese, distinta das demais artes por sua capacidade de refletir a interioridade humana em um nível profundo. A música é entendida como um reflexo dialético da realidade social e histórica, que não apenas transcende os eventos concretos do mundo objetivo, mas também constrói um "mundo autônomo" que sintetiza as experiências subjetivas e coletivas. O texto discute o conceito de "mimese da interioridade", que destaca como a música reelabora as emoções humanas. A análise também aborda a noção de "objetividade radicalmente indeterminada", evidenciando como a música comunica sentimentos universais sem recorrer a representações concretas. Além disso, explora-se o papel histórico da música, revelando como suas formas e conteúdos refletem as condições sociais e culturais de sua época. Ao enfatizar a interconexão entre forma, conteúdo e historicidade, o texto demonstra que a abordagem lukacsiana contribui significativamente para uma compreensão crítica e filosófica da arte dos sons como meio de transformação e autoconsciência humana.ItemTrabalho de conclusão de curso Didática aplicada à regência coral: a função do regente educador em coral juvenil de projeto social(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-22) Silva, Júlia Gomes Miguel Barros ; Nascimento, Andréia Miranda de Moraes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa tem como objetivo investigar metodologias aplicadas à regência coral, com ênfase especial na condução de ensaios destinados a corais juvenis de projetos sociais. Busca-se identificar as abordagens usadas na condução de ensaios, visando construir uma identidade sonora e aprimorar a técnica vocal do grupo. O estudo considera práticas pedagógicas e os princípios educacionais que orientam o trabalho do regente, examinando como os ensaios são estruturados com o objetivo de maximizar o aprendizado e a performance do coro. Isso inclui a análise da divisão das atividades, o planejamento de cada sessão de ensaio e as estratégias utilizadas pelo regente para otimizar o desenvolvimento musical dos cantores. Para atingir esse objetivo, serão realizadas entrevistas com regentes experientes e análise de artigos acadêmicos, com o intuito de fornecer concepções teóricas aplicáveis à prática da regência coral. Os resultados mostraram que a função do regente envolve uma liderança sensível às necessidades individuais e sociais dos coralistas, reconhecendo que cada pessoa traz sua bagagem emocional e que essas vivências impactam diretamente no processo musical. O regente não pode apenas focar na música enquanto técnica, precisa lembrar que está trabalhando com pessoas, com suas emoções, desafios e aspirações. Portanto é possível reafirmar a complexidade do papel do regente-educador no contexto coral juvenil de projeto social.ItemTrabalho de conclusão de curso Angela Davis: uma análise crítica do pensamento na área da política, cultura e educação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-08) Sousa, Karina da Silva ; Tomás, Lia Vera ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta monografia visa relacionar o trabalho de Angela Davis, filósofa, professora e ativista, ao discutir a interseccionalidade das opressões de raça, classe e gênero nos Estados Unidos com o ambiente musical e defende a inclusão dessas discussões no currículo de licenciatura, buscando preencher uma lacuna no ambiente acadêmico e preparar profissionais mais conscientes das desigualdades sociais. O trabalho organiza-se em quatro capítulos. O primeiro apresenta uma visão histórica dos Estados Unidos, da formação do país até os movimentos pelos direitos civis dos afro-americanos, para contextualizar o pensamento de Davis. O segundo capítulo aborda sua trajetória política e acadêmica, destacando seu papel como ativista. O terceiro capítulo foca na análise de duas obras principais de Davis, “Mulheres, Raça e Classe” e “Mulheres, Cultura e Política". Por fim, relaciona o pensamento de Davis às áreas de cultura, política e educação, destacando como suas ideias podem contribuir para uma prática pedagógica inclusiva e transformadora.ItemTrabalho de conclusão de curso Uma análise crítica e reflexões sobre os métodos de ensino de percepção(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Paz, João Luiz Ferreira da ; Castro, Rafael Y ; Silva Neto, João Marcondes da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho busca entender as relações entre a prática e a teoria musical diante de diversos projetos e processos de ensino e aprendizagem, levando em conta todo o dinamismo do mundo contemporâneo e buscando entender toda a construção da ideia que se tem de passado. Os questionamentos que embasam o trabalho não possuem respostas necessariamente pragmáticas, porém, através do uso de recortes muito específicos, pode-se alcançar respostas satisfatórias para contextos específicos. A pergunta “O que é música?” traça uma linha histórica sobre como o material musical foi trabalhado dentro da sociedade ocidental, a pergunta “O que é percepção?” se aprofunda em respostas sobre o corpo humano quase adentrando no território da neurociência, a pergunta "O que é educação e como ela se articula com a contemporaneidade?” utiliza aporte teórico legal e filosófico para ligar os pontos anteriores e se articular com as respostas obtidas através das entrevistas. Entender as experiências prévias pode ajudar a reinterpretar o passado, alterar o presente e moldar um futuro no qual o ensino de música não seja entendido como nada menos que básico, para todes.ItemTrabalho de conclusão de curso Harmonizando comunidades: avaliação musical na recriação do Coral UNESP-IA(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Sobral, Inaiara dos Santos ; Bispo, Lucas Gabriel de Almeida ; Mattos, Wladimir Farto Contesini de ; Moura, Paulo Celso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho investigou, sob o formato de um relato de caso, o desenvolvimento musical dos coralistas de um coro recriado recentemente, o Coral da UNESP-IA, que faz parte do projeto de ação cultural de mesmo nome vinculado à Coordenadoria de Ação Cultural da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da universidade. Para isso, nos baseamos em uma bibliografia rica em discussão sobre o canto coral do ponto de vista pedagógico, como Rita Amato, Keith Swanwick e Carlos D’Uva. Com a utilização de questionários sistematizados e executados ao longo dos sete meses de projeto foi possível verificar em detalhes que a autopercepção dos coralistas e a afinação do grupo se desenvolveram de maneira satisfatória. Também foi possível perceber que a escolha de repertório e o ensino da técnica vocal são fatores fundamentais para que isso aconteça.ItemTrabalho de conclusão de curso O amor como prática educativa em instituições culturais: uma possibilidade para escapar da violência (sempre que for possível)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Castelli, Henry Silva ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Coutinho, Rejane Galvão ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)À luz de experiências e vivências na área da mediação cultural, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a violência e sua relação com a mediação, especialmente nas atividades educativas desenvolvidas em museus e instituições culturais. A mediação cultural, enquanto prática essencial na aproximação do público com o a arte, desempenha um papel crucial na construção de experiências educativas nesses espaços. Contudo, é preciso reconhecer que, em alguns contextos, essa interação pode ser permeada ou até mesmo comprometida por formas de violência, sejam elas de natureza físicas e/ou simbólicas. Portanto, torna-se necessário examinar como essas manifestações estão presentes no cotidiano das ações desenvolvidas no âmbito da mediação cultural, podendo impactar diretamente a experiência dos visitantes, em especial das crianças, que por muitas vezes não terem seus direitos assegurados de maneira plena, muitas vezes são mais suscetíveis às violências nesses espaços. Esta investigação visa transcender a observação e análise distante, engajando-se ativamente na reflexão sobre a própria prática do /educador/mediador, no intuito de promover uma educação mais amorosa e livre de violências (sempre que for possível).