São Paulo - IA - Instituto de Artes

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254633

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  • ItemTrabalho de conclusão de cursoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Em busca dos sonhos: um registro pedagógico no processo de montagem teatral com crianças e jovens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Hummel, Isabela de Almeida Lemos ; Machado, Vinicius Torres ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho explora o processo de direção-pedagógica de uma peça, dentro do curso de teatro infantil do *****. O percurso se dá através da relação dialógica entre estudantes, professora e escola, dentro de elementos apresentados na análise-ativa de Stanislávski e outras práticas pedagógicas-teatrais, como de Augusto Boal, Ingrid Koudela, Peter Slade e Viola Spolin. Logo no início da trajetória, se encontra a vontade do grupo de alunos analisado neste trabalho de tratar sobre "sonhos", no sentido dos desejos de cada um, sendo eles concretos ou fantasiosos. Isso se torna um pilar para a pesquisa da turma durante a montagem, e também um fio condutor para essa escrita. Contemplando o estudo sobre sonhos, o espetáculo desenvolvido durante as aulas se baseia na história de "O Mágico de Oz", principalmente a partir do filme, de 1939, mas também buscando outras referências que partem da obra de L. Frank Baum, investigando os sonhos que atravessam a dramaturgia por meio dos seus personagens. Finalizando o processo em uma apresentação aberta ao público.
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    As inundações da memória: o doméstico, o cotidiano e o íntimo na construção do artista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-18) Silva, Helena Tavares Coutinho Pinto da ; Motta, Gustavo de Moura Valença ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho pretende discutir o doméstico, a memória e a família na arte e na formação do artista. Procuro investigar o espaço doméstico – o lar – não apenas como lugar físico, mas também a abstração de tudo que está contido nele, como lembranças e afetos, e como tudo isso é absorvido pelo artista e também o absorve. Nesse sentido, observa-se a criação de uma simbiose que se manifesta como corporização do lugar, e cria memórias imagéticas que são usadas, posteriormente, na formação e trabalho artístico. Também busco compreender como e quando se deu historicamente a passagem de imagens da vida privada para a pública, uma vez que a partir de determinado momento a vida doméstica passou a fazer parte da história da arte, levando-a ao público. Completando essa investigação, abordarei o trabalho de três artistas que trazem de modo explícito questões em torno do doméstico, do familiar e da memória: Wanda Pimentel, artista brasileira, que representa o lar em sua retratação mais objetiva, e faz parte do momento em que a arte feminina e do lar passa a ser vista; Lebohang Kganye, artista sul-africana, que se utiliza de fotografia vernacular, de família, para seus trabalhos; e Louise Bourgeois, artista franco-americana, que traz em suas instalações partes de sua memória afetiva.
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    Corpo expandido: a construção da corporeidade a partir do entorno e do afeto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Longo, Camila Reginaldo Johansen ; Romeiro, Renata Pedrosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso busca entender o meu processo de produção artística, a partir das noções de corporeidade da perspectiva do Sul Global. É, sobretudo, relevante para a minha produção, a relação do corpo humano com os artrópodes, seres que contribuem para pensar, poeticamente, sobre as relações com o espaço e o tempo onde o corpo encontra-se imerso, colocando em pauta principalmente a construção da corporeidade através do entorno e do afeto. Na presente produção, o caminhar pela cidade surge como momento de trocas, de possibilidades perceptivas com o ambiente que habito. Sob essa ótica, o objetivo é entender os desdobramentos possíveis para a pesquisa poética em curso desde 2020, relacionando o meu corpo e as expressões poéticas derivadas do meu entorno, em tempos de uma condição social pós globalização.
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    O canto orfeônico e a ideologia nos livros didáticos de João Baptista Julião
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-09-30) Santos, Karina Fabiane Hilário dos ; Tomás, Lia Vera ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho trata da análise das letras publicadas por João Baptista Julião ao longo de sua vida. Veremos como o canto orfeônico se relaciona com a ideia disciplinadora dos momentos políticos em que as composições foram produzidas e como colaboraram com a disseminação de ideias e valores morais da época. Para isso, contextualizamos o desenvolvimento da prática do canto orfeônico nas escolas, tanto na República Velha quanto no Estado Novo. E conheceremos brevemente a trajetória de Julião e sua contribuição para a institucionalização do orfeão em São Paulo.
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    Histórias curam: repercussões de Amor-fati
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Okamura, Carolina Yuri ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Após o lançamento da HQ “Amor-Fati” durante a Comic Con de 2023, me propus a analisar os mais profundos motivos que me fizeram ter tanta determinação para mostrar a minha história ao mundo, mesmo com os sentimentos de exposição e vulnerabilidade tão presentes. Com algumas respostas mais estabelecidas sobre os objetivos que tinha ao lançar a história, defini algumas perguntas e encaminhei para alguns dos leitores da obra responderem, para entender se de fato o que eu desejei atingir com o meu relato foi alcançado ou não. Até que ponto temos controle da mensagem que desejamos passar quando escrevemos uma narrativa?
  • ItemTrabalho de conclusão de cursoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Hq amor-fati: o mais difícil sempre é dar o primeiro passo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Okamura, Carolina Yuri ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    “Amor-Fati” é uma história que nasceu de um momento de catarse, onde pela primeira vez eu vi com clareza os motivos pelos quais me levaram para a depressão que luto a tantos anos. Neste projeto de conclusão de curso estão meus processos criativos e dificuldades no lançamento da minha primeira história em quadrinhos “Amor-Fati”, uma autobiografia sobre abuso, homofobia, mas principalmente esperança.
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    O processo da Noite Arlequinal da Companhia do Latão: ou afetos literários de mistura com o porquê de se montar Mário de Andrade no tempo presente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Santos, Carlos Albergaria de Carvalho ; Vilela, Lilian Freitas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo analisa as diversas frentes de trabalho mobilizadas para a realização do espetáculo Noite Arlequinal da Companhia do Latão, apresentado no dia 02 de outubro de 2023. Discute os caminhos experimentais de adaptação praticados pelo grupo em relação à obra de base da montagem, Losango Cáqui, ou, Afetos militares de mistura com os porquês de eu saber alemão, livro de poemas de Mário de Andrade. Descreve os procedimentos de ensaio da Companhia do Latão e analisa o espetáculo a partir de seus movimentos gestuais, coreográficos e verbais, com o intuito de investigar as relações entre aspectos subjetivos e objetivos da obra e da encenação. A pesquisa leva em consideração, além das filmagens e fotografias feitas à época de preparação da peça, da leitura crítica da obra modernista de referência e de bibliografia especializada em Mário de Andrade, a própria experiência do autor, que participou de todo o processo na condição de ator.
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    AAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!: uma experiência educativa com o 9° ano A
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-17) Silva, Kathleen Almeida ; Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na era do TikTok, sped-up versions de músicas e memes cada vez mais nichados, é inegável o impacto das redes sociais e da cultura de massas na formação de identidade, senso crítico, estética, e capacidade de atenção de crianças e adolescentes. Dessa forma, nosso dever como (arte)educadores é nos adaptar a essas novas condições: utilizar uma cultura que incentiva a homogeneização de pensamentos e superficialidade a nosso favor, e não condená-la; ver isso como uma porta de entrada e vinculação ao mundo dos alunos. Este trabalho teve como objetivo a formulação, aplicação e análise de uma sequência didática que une a indústria cultural ao ensino de arte, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de artes, com base na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. A sequência didática foi aplicada com alunos do 9º ano da EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, no centro de São Paulo.
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    Linhas, montagens, engrenagens: reflexões sobre arte, seu propósito, e processos criativos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-17) Silva, Kathleen Almeida ; Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho nasce do processo de concepção de “AAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!! Uma experiência educativa com o 9º Ano A”, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Visuais ao IA-Unesp, e que consistia na construção, aplicação e relato de uma sequência didática que envolvia o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da arte e da indústria cultural. Aqui, discorro sobre meu processo criativo, que envolve a relação entre arte e cultura de massas e como relaciono as imagens e objetos advindos de ambos os registros.
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    Luz e vida: laços, magia e política
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-04) Costa Júnior, Sérgio Silva ; Romeiro, Renata Pedrosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho trata da minha produção artística, contextualizando trajetórias, execução de obras e motivações pessoais. Relato neste texto como me percebo diante das possibilidades de ser artista exercendo minha singularidade que vibra junto a questões coletivas do mundo contemporâneo. Viajando por tempos e espaços de forma não linear, compartilho os desafios, medos, interesses, posicionamentos e meu percurso no período de cinco anos de formação no Instituto de Artes-UNESP. Sigo apresentando obras produzidas, situações vividas, referências relevantes e, em pequenos ensaios, introduzo discussões que reúnem temas vitais para meu processo de criação artística nos âmbitos materiais, políticos e espirituais.
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    Notas e notas sobre arte e educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-07) Vidigal, Henrique Camargo ; Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho relata acontecimentos do dia-a-dia da prática educativa enquanto educador e estudante em formação e a partir destes, tecer comentários junto a leituras que nortearam a formação. De caráter fragmentário, o texto entremeia memórias com teoria, tecendo apontamentos sobre as áreas da arte,da educação, da arte-educação e filosofia. Relatos e comentários, aqui nomeados como notas, compõem as páginas do trabalho, transitam temporariamente e discursivamente. Composto então por notas, o texto se dá em processo, começando com as experiências, seguindo por seus relatos, e terminando em sua leitura.Contorna-se por fora de uma metodologia estruturada, ou então, descontorna-se, assume a voz e a opacidade e convida à experiência da leitura. É a partir da experiência que criam-se as notas; são anotações de uma pessoa em processo deformação, das memórias que nascem daquilo que viveu e das leituras que nascem daquilo que leu. O texto se erige e se assume como uma experiência.
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    Arte pela vida multiespécie: mundos e afetos do corpo animal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Alves, Beatriz Barreto de Almeida ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho aborda a produção artística pessoal de Beatriz Barreto, artista que utiliza linguagens como a pintura, escultura e performance para gerar reflexões acerca do modo como humanos relacionam-se com os animais e como esses corpos animais são percebidos socialmente de formas distintas em um contexto capitalista produtor, gerando entrelaçamentos entre arte, biologia, e etnografias multiespécie, embasada pelas obras de Donna J. Haraway (2016) e Anna L. Tsing (2015). Esses diálogos são traçados por meio da figuração construída a partir de registros que variam entre fotografias de catalogação científica encontradas em sites voltados a estudantes de veterinária a registros familiares e pessoais de animais que circundam o cotidiano da artista, em diferentes espaços e contextos.
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    Sem título: trabalho de conclusão de curso em (Bacharelado e) Licenciatura em Artes Visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Zadoroguoi, Henrique Mendes ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investiga/compreende/explora o tema principal do TCC:[Matemática e Gambiarra], com foco em [Arte-Educação]. A pesquisa tem como objetivo apresentar o objetivo principal do trabalho, sendo fundamentada em referenciais teóricos principais como [Nicholas Mirzoeff], ou abordagens metodológicas utilizadas como pesquisa bibliográfica, estudo de caso, análise prática, etc. A discussão abrange os tópicos mais importantes ou questões abordadas: [a imagem da matemática, comunicações artísticas e/ou pedagógicas e arte-ciência], considerando elementos contextuais, históricos, sociais, educacionais e artísticos, conforme o foco do trabalho. Além disso, o trabalho apresenta os principais resultados ou contribuições, como [propostas pedagógicas (6.2 e 6.4), análise crítica de obras ou artistas (1.2.2), ou outras descobertas (2.3 e 4.3)]. A relevância desta pesquisa se dá pela importância do estudo, seja em âmbito [acadêmico, educacional ou artístico], com vistas a impactos [práticos ou teóricos].
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    Eu vou pegar o que vocês mais odeiam e chamar de arte: terror matemático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Zadoroguoi, Henrique Mendes ; Motta, Gustavo de Moura Valença ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trazendo como tema central a matemática, este trabalho procura explorar visualidades complexas em sua forma material. A autoridade rígida de coisas como a matemática e a burocracia produzem estéticas resultantes na sociedade, que se escondem atrás da premissa do neutro, onde se tornam ferramentas de controle irrefutáveis. A pesquisa que resulta deste TCC busca questioná-las e trazer uma reivindificação das Mesmas, incluindo também outras estéticas odiosas como, por exemplo,a da gambiarra. Ao decorrer dos diferentes capítulos, busquei trazer um panomarama histórico /crítico desses elementos, relacionando estes com as minhas vivências na graduação. Apesar de mostrar diversas contradições e simbologias opostas, tanto á matemática, quanto a burocracia, quanto a gambiarra, se mostram temas que carregam estéticas poderosas, como contravisualidades inerente às suas próprias contradições. Os capítulos finais trazem uma conclusão de tudo que eu aprendi durante a graduação, propondo como objeto poético a contravisualidade das exatas.
  • PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso Aberto Acesso Aberto
    Sobre a produção visual infantil e suas implicações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-14) Barsotti, Fernando de Godoy ; Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta pesquisa, busco refletir e observar a produção visual/plástica infantil de crianças entre 1 e 5 anos no ambiente escolar, com o intuito de compreender melhor sua expressividade e entrar em contato com suas reais necessidades no ateliê de artes da escola. Para isso, irei trazer relatos, experiências pessoais, levantamento de artistas visuais que se relacionam com a produção plástica infantil, reflexões sobre o brincar, sentir, explorar, criar. Em seguida, trarei apontamentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e direitos garantidos da criança ligados (direta ou indiretamente) ao ensino de artes na Educação Infantil. Apresentarei a abordagem Reggio Emilia como possível alternativa para o desenvolvimento de uma educação infantil horizontal, que prepare o educador para além de modelos, e o coloque em diálogo com as crianças e seus universos.
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    Jogos de linguagem e interpretação na criação artística
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Szafran, Laila ; Spaniol, José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investiga diálogos entre o artista e suporte, com foco na produção de esculturas em cerâmica produzidas entre 2019-2024, a partir da perspectiva dos jogos de linguagem propostos por Ludwig Wittgenstein. A pesquisa parte da observação de como o gesto artístico, especialmente no processo de modelagem, cria uma linguagem própria, onde o toque e a resposta do material formam uma relação dinâmica de significados. A argila, como material dotado de memória e plasticidade, permite a troca entre o to que e a resistencia do material. Esse processo é analisado como um jogo de linguagem, no qual a matéria e o criador interagem sem a necessidade de um conceito ou finalidade predefinida, permitindo ao observador atribuir múltiplos significados e sensações. Com base nas ideias de Susan Sontag, que rejeita a necessidade de forçar a arte a se ajustar a interpretações externas, e na filosofia de Byung-Chul Han, que reflete sobre a estética contemporânea, este estudo explora como o fazer artístico é uma forma de linguagem autônoma. O trabalho conclui que, assim como no diálogo entre artista e argila, cada interação entre obra e espectador gera novos sentidos, criando uma experiência estética única e aberta.
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    Processo de criação de figurinos a partir da iconografia circense
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Silva, Beatriz Souza ; Motta, Gustavo de Moura Valença ; Có, Yasmin Alexandre ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho de conclusão de curso, Processo de Criação de Figurinos a partir da Iconografia Circense, tem como objetivo relatar as etapas realizadas para a elaboração e estruturação de uma série de figurinos autorais. O trabalho parte inicialmente de uma pesquisa sobre signos estéticos e características psicológicas de personagens já enraizados numa imagética comum acerca do circo – como o Palhaço, o Mímico, o Mágico e demais ícones circenses –, e trabalha referências ligadas à Commedia Dell'Arte, tendo em foco a peça musical brasileira O Grande Circo Místico de Chico Buarque e Edu Lobo. A partir desses elementos, o processo de criação envolveu o desenvolvimento de croquis – desenhos subjetivos dos figurinos que visam usar de signos estéticos a fim não somente de caracterizar os personagens, como também de demonstrar a forma como estes podem ou não alterar a leitura proposta ao público. Em seguida, pensou-se na materialidade para a produção de cada uma das peças de figurino, bem como para a execução dos moldes a partir das intenções apontadas nos desenhos – etapa que também envolveu refletir sobre as possibilidades de tecidos e aplicações que possam causar o efeito desejado para cada um dos personagens desenvolvidos no âmbito deste trabalho.
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    Flexibilização curricular nas artes cênicas: rumo à autonomia na formação de artistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Langervisch, Daniel da Costa ; Oliveira, Pelópidas Cypriano de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo se propõe a investigar e demonstrar estratégias viáveis para a criação e implementação de um curso de graduação em artes cênicas com uma grade curricular realmente flexível, oferecendo evidências concretas de que é possível aos estudantes configurarem sua trajetória acadêmica de maneira autônoma, tornando-se de fato protagonistas de sua formação. A pesquisa, portanto, de natureza exploratória e descritiva, adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo a análise e interpretação das grades curriculares das duas instituições públicas de ensino superior da cidade de São Paulo, bem como a verificação do processo de autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos superiores e a observância das leis e diretrizes curriculares nacionais aplicáveis. Conforme esperado, os resultados apontaram que, embora as leis sejam permissivas, o impedimento está nas próprias faculdades e universidades, devido a seus recursos limitados, regulamentos rígidos e outros fatores. Contudo, no que tange a flexibilização curricular, pode-se haver a participação colaborativa ou até mesmo a elaboração integral pelos estudantes, dando novos rumos para a inovação na formação do artista, ampliando a definição do que ele é e do que pode vir a ser.
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    A produção na cerâmica: arte ou artesanato?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-18) Chinen, Lais Sayuri ; Romeiro, Renata Pedrosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse Trabalho de Conclusão de Curso se propõe dissertar sobre a minha pesquisa artística autoral na cerâmica e, em paralelo, questionar a dicotomia entre Arte e Artesanato. Trata-se de uma produção em argila que teve início com peças utilitárias, acompanhada por questionamentos acerca do sistema artístico e suas formas de validação. Quais os atributos deve ter um objeto para ser considerado uma obra de arte? Dado que, a produção de cerâmica utilitária é artesanal, assim como diversas linguagens artísticas, também manuais e únicas, o que a difere das demais consideradas “obras de arte”? A partir de reflexões sobre os limites entre artesanato e arte, seus aspectos históricos e culturais, busca-se aqui, compreender questões sobre categorização e hierarquização das obras artísticas no sistema de arte contemporânea. Ao mesmo tempo, com intuito de entender como estas reflexões interseccionam minha produção poética durante o percurso acadêmico.
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    Sobre a potência criativa de encontros educativos e investigativos em uma didática poética: reflexões sobre a fala de uma educadora maker
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Borges, Paulo Cesar Ribeiro Souza ; Cunha, Samuel Vitor Ando da ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo explora especulativamente a concepção de aula como criação poética a partir de uma entrevista com a educadora maker Nayara Prando, enfatizando a relação entre atuação pedagógica e a criação artística como processos interligados. A entrevista com Nayara se desdobra em uma revisitação das histórias de vida dos autores, Paulo e Samuel, cujas experiências artísticas e educacionais emergem como elementos para conceber a aula como um espaço de criação poética. Ao longo da apreciação da entrevista, os autores compartilham memórias e refletem sobre suas próprias jornadas como educandos, educadores em formação e como artistas, ressignificando experiências passadas à luz das perspectivas elaboradas a partir de reflexões sobre as falas de Nayara. O estudo se vale de analogias e associações entre o processo de criação artística e a prática pedagógica, procurando conceber aulas como acontecimentos singulares em que todos os participantes se tornam coautores do processo. Esta visão poética da aula comparável à criação artística, permite que a arte/educação se configure como uma prática viva e relacional. A metodologia narrativa e a A/R/Tografia sustentam esta proposta, oferecendo ferramentas para uma compreensão da aula como um ato de criação partilhada e sensível.