São Paulo - IA - Instituto de Artes

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254633

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    “Professora, você é (pausa dramática) gay?”: a importância de professores LGBTQIAPN+ na sala de aula
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-22) Gouvêa, Tamirez Volponi ; Romano, Lucia Regina Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem por objetivo estudar a presença de corpos dissidentes, LGBTQIAPN+ na sala de aula formal, procurando destacar a importância dessas pessoas dentro da educação formal. Dividido em três partes, o texto discute, na primeira parte, a história da educação e como os corpos dissidentes têm vivenciado o espaço educacional ao longo dos séculos no Brasil. Continua, na segunda parte, tratando da pesquisa de campo na Escola Estadual Jorge Rahme, uma escola pública situada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Por fim, numa terceira parte, estão compartilhadas percepções inspiradas na escrita autoetnográfica, trazendo a perspectiva das vivências da educadora, quando passa a integrar a comunidade de aprendizagem como professora.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Recorto, rasgo, guardo e faço disso um pouco meu também: colagem como prática artística metodológica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-06) Sartoreli, Leo Laura Carvalho ; Riccioppo, Carlos Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Como construir algo do zero vivendo num mundo de restos e ruínas? Como caminhar por novas trilhas se tem gente andando pra tudo que é lado? Este texto busca explorar a colagem como prática artística metodológica, entendendo os processos de criação como constante rasga, corta, recorta e cola das coisas que vemos, vivemos e somos, individual e coletivamente. Assim como em uma colcha de retalhos, aqui se encontram um punhado de referências e bagagens para junto estabelecer estratégias para novas criações.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Fazendo arte com 3D e sistemas de notação numérica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Rodrigues, Daniel Boanerges ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho apresento os resultados da minha produção artística com comentários acerca de etapas e discernimentos que gradativamente foram desenvolvidos, com Sistemas de Notação Numérica. Inicio a discussão apresentando o rascunho de ensaios filosóficos que me ajudaram a conseguir ter coerência na maneira com que penso a produção mesmo quando transpasso de uma mídia ou técnica para outra de natureza completamente diferente. Em seguida, trago uma breve análise de algumas fases que vivenciei com a renderização de imagens 3D até determinar a arte generativa como o meu principal estilo de trabalho. Antes da conclusão introduzo as bases de raciocínio que utilizo para conceituar e identificar a produção com sistemas numéricos, com essa base um pouco mais consolidada, destrincho a atual produção com Sistemas de Notação Numéricas que se encerra com a criação de um software que converte um dado SNN, cumulativos aditivos, de base dez, para outros Sistemas de base dez. Busco com este trabalho identificar a fronteira que existe entre o mundo da experiência e o mundo da epistemologia, como isso floresceu gradativamente na minha produção e me tirou da estrada de interpretações concretas da realidade para o caminho das formas abstratas a meio caminho das proposições e da experiência humana.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Transtorno de Oposição Desafiante no ensino musical: desafios na formação de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-04) Lira, Luciana Beatriz Nogueira ; Lira, Gabriela Carine Nogueira ; Tomás, Lia Vera ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo do intuito de redigir um trabalho de conclusão de curso, esta monografia apresenta como método uma revisão bibliográfica de textos da área da Psicologia e Licenciatura sobre o Transtorno Opositor Desafiante (TOD) e uma reflexão das barreiras que o professor de música enfrenta ao responsabilizar-se com alunos que apresentam este tipo de transtorno. Por falta de informação, os pais/responsáveis acreditam ser uma fase do crescimento da criança, onde tudo se torna mais difícil e complicado para educar, no entanto, a persistência deste tipo de comportamento pode levar ao Transtorno de Conduta se não tratado. Dito isto, abrir espaço para a semântica do TOD na formação de professores pode agregar na carreira docente para ter o discernimento necessário ao enfrentar ocorrências desafiadoras em sala de aula.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Entre quadrinhos e cartas: uma proposta de mediação a partir do luto e sua ressignificação através da arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Fukumoto, Yasmin Kaori ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Oliveira, Lucas Silva de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O luto, em todas as suas fases, é uma experiência carregada de dor e, apesar de haverem pesquisas e de termos contato com a morte em noticiários, ou em ficção que consumimos, ainda assim é um tema considerado tabu na cultura ocidental. Neste trabalho, objetivo apresentar uma proposta mediadora acerca do luto e da morte, tendo como base da proposta a história em quadrinhos autoral Ditchan, você se foi, mas eu continuo aqui, história que será explorada desde seu processo criativo à pontos importantes da narrativa. Junto a isso, trago a escrita de carta como ferramenta para abrir espaços de conversas que contribuam para a assimilação e ressignificação do luto. Para isso, sigo por uma abordagem qualitativa, utilizando o levantamento bibligráfico e também relatos pessoais junto de cartas como parte do processo investigativo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Plantas sobre plantas: a educação artística com monotipia botânica como uma proposta de conscientização ecológica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Oliveira, Marcela Buscariolli Ferrari de ; Romeiro, Renata Pedrosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho parte da realização de duas oficinas de impressão botânica: uma utilizando placa de gelatina como suporte, o que possibilita uma mobilidade e a execução em diferentes espaços, e outra, utilizando placas de metal, cuja execução está restrita aos ateliês de gravura. O foco comum das oficinas está em desenvolver nos participantes uma atenção para as plantas do entorno, desde as pequenas que brotam em rachaduras no chão, passando pelos vasos em janelas, pelos jardins das casas, pelas árvores nas calçadas, até as praças e os parques da cidade. A ideia é propor uma investigação das particularidades das plantas visando despertar para a importância da natureza e sua relação com os seres humanos, no âmbito da educação artística, por meio de oficinas práticas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A especialização da arte: princípios da diferenciação racial no campo estético
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Ferreira, Gustavo Santana ; Motta, Gustavo de Moura Valença ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo se propõe a estudar os processos de homogeneização condicionados pela categoria do homem universal – aquele que, historicamente, constituiu-se como “capaz de navegar e desapropriar o outro”. O sujeito moderno, como propõe a filósofa Denise Ferreira da Silva, existe enquanto consciência global e histórica na produção de diferenças e tempos hierárquicos; nele, o Racial é fundamental para a representação do “homem e seus outros”. Nesse sentido, é possível interpretar que a obra de arte e o discurso estético são também ferramentas de diferenciação racial, e por consequência, meio para a desnaturalização do corpo no sentido capitalista moderno. Para abordar as problemáticas em torno dos sistemas de categorização modernos, proponho a mobilização de conceitos descritores da diferença racial para apresentar de modo crítico o desenvolvimento técnico das artes em direção à sua especialização, que inevitavelmente afeta e é afetada por processos de cisão na modernidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Ater ao, desatar do: espaço nas artes visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-01-10) Salles, Felipe Gustavo Cavalcante ; Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O espaço é revisitado considerando seus alicerces filosóficos e suas implicações às formulações teóricas produzidas pelos receptores da arte, ou a partir do artístico e suas elaborações filosóficas incutidas, contempladas e traduzidas por seus consumidores. Neste texto, olha-se para diferentes concepções e discussões do espaço, explorando a limitação de seus alcances, sem se ter a finalidade de traçar um fio histórico entre essas tantas visões do espaço, tampouco traçar outra. Atua-se para contribuir ao pensamento do espaço, sobretudo junto do feito artístico e sua recepção, em suas poéticas e linguagens, no feito da arte. Adentrando a visão de cada elaboração, ao considerá-la em sua incepção, parte-se, sucessivamente, de cada incapacidade, em direção a outra formulação possível, desencadeando a metodologia própria deste ensaio, que, em toda sua flexibilidade formal, assinala o percurso demandado pela problemática do espaço como lugar de diversas inquietações da arte.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A inserção da pedagogia e da teoria kuir no ensino de artes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Silva, Lucas Abrão da ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Oliveira, Lucas Silva de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como foco as possíveis abordagens sobre identidade de gênero e sexualidade nas aulas de Artes para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação Básica. Partindo das minhas experiências de estágio em diferentes escolas na cidade de São Paulo e da minha experiência escolar no interior do Estado de São Paulo, proponho-me a refletir sobre a importância de falar sobre o tema em sala de aula e a desenvolver algumas sequências didáticas em torno de eixos como corpo, identidade e coletividade/cidade, tendo como base a pedagogia kuir, a abordagem triangular, a educação na cultura visual e as obras de artistas LGBTQIAP+.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Professora, tu é favela?: a arte do funk na formação identitária de jovens periféricos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-21) Ferreira, Beatriz Terra Damasceno ; Rachel, Denise Pereira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho explora o papel do funk na educação e construção de identidade nas periferias urbanas, com foco nas interações entre professores e alunos de escolas públicas. Partindo da vivência da autora como professora de teatro em uma unidade do CEU e de relatos de alunos que encontram no funk uma representação de suas realidades, o estudo investiga como o gênero musical contribui para o fortalecimento da autoestima e a valorização cultural. Analisam-se, também, as barreiras e preconceitos que o funk enfrenta, especialmente em ambientes escolares, e como ele pode ser utilizado para promover uma educação mais inclusiva e significativa. A pesquisa busca desmistificar estereótipos e enfatizar a importância de valorizar as expressões culturais periféricas no contexto educacional, defendendo que o funk é uma forma de resistência e um espaço de representatividade para os jovens.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O espaço escolar e seus atravessamentos nos processos de aprendizagem no ensino básico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-13) Gonçalves, Naomi Sousa ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho é uma análise do espaço e da estrutura física tradicional da escola, investigando seu caráter carcerário e domesticador. Questiono a dinâmica e a organização espacial desse ambiente e suas influências no processo de ensino dos estudantes e na atuação do(a) professor(a) a partir dos pensamentos de Michel Foucault sobre as características da prisão em seu livro “Vigiar e punir: nascimento da prisão”. Proponho também, neste trabalho, outras maneiras de pensar um espaço educativo a partir dos trabalhos “Escola Panapaná” do artista visual Denilson Baniwa e da “Escola Primária de Gando” do arquiteto Diébédo Francis Kéré, analisando o caráter transgressor de suas obras na proposta de criar um espaço escolar que parte de outras necessidades, que vão na contramão da proposta tradicional de escola. Relato também a minha experiência como professora de artes residente na EMEF Cacilda Becker pelo programa Residência Pedagógica em 2023, onde pude explorar de forma prática as problemáticas em relação à organização espacial da escola e trabalhá-las em conjunto com meus alunos e alunas em sequências pedagógicas que apliquei durante esse processo de formação
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    "Fruta seca": um estudo teórico-dramatúrgico sobre a representação da homossexualidade masculina nas mitologias de alguns povos do sul
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Odone, Rodrigo Oliveira ; Oliveira, Maria Carolina Vasconcelos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa trata-se de um estudo teórico e dramatúrgico sobre a representação da homossexualidade masculina em mitos de alguns povos do Sul do globo. A pesquisa foi desenvolvida com base em referências bibliográficas de livros sobre mitologia e sobre a temática da homossexualidade além de artigos científicos sobre os mesmos temas além das teorias queer e abordagens antropológicas dos mitos, entre outros; e tem como objetivo geral a produção de um estudo e também de uma dramaturgia autoral a partir das descobertas feitas. De acordo com o estudo bibliográfico, é possível observar coincidências temáticas e simbólicas nas mitologias de povos indígenas, africanos e afro-brasileiros de regiões bastante distintas do globo. Para o embasamento teórico se utilizou da contribuição de diversos autores e especialistas. Os métodos utilizados na pesquisa foram levantamento e análise bibliográfica minuciosa dos temas e símbolos dos mitos e posterior análise comparativa entre eles, sendo que tal análise contribuiu para a escrita da dramaturgia que dá título a este trabalho. Por fim, a pesquisa constatou que novos estudos fazem-se necessários para ampliar os referenciais teóricos e mitológicos e explorar modos de revisão e encenação dessa dramaturgia.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Infância e teatro: perspectivas de uma mãe-espectadora de teatro para bebês e crianças pequenas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Luana Blasco Goes Cabral ; Lilian Freitas Vilela ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa apresenta percepções sobre o teatro para a primeira infância, que é a fase da criança de 0 a 6 anos. E fundamenta minhas experiências como espectadora, arte-educadora e mãe. Desde 2021, assisto peças de grupos que desenvolvem pesquisas especialmente nesta área, em alguns teatros da cidade de São Paulo e no Município de Atibaia. Com os coletivos artísticos: Grupo Mão Na Luva, Cia Zin, Grupo 2mililitros e Grupo Sobrevento. Todas as vezes fui acompanhada da presença do meu filho, que atualmente tem quatro anos. Juntos, assistimos mais de oito espetáculos, participamos de uma oficina artística sensorial e de uma Mostra de Arte para a primeira infância, que incluiu rodas de conversa e atividades. Com esta experiência, evidencio como o teatro pode promover a conexão emocional entre famílias, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças. Através dessas vivências também percebi que as propostas respeitosas e acolhedoras dos espetáculos não apenas entretêm, mas também enriquecem a formação integral dos pequenos. Em conclusão, a partir de minha própria experiência, considero que a vivência do teatro na primeira infância pode fortalecer laços familiares e contribuir significativamente para o desenvolvimento das crianças, oferecendo experiências transformadoras para todas as pessoas envolvidas
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Uma experiência pedagógica sobre o gesto em cena como disparador de narrativas e suas possibilidades sensíveis, no diálogo entre teatro e na dança.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-27) Lima, Bárbara Brunelli de ; Romano, Lúcia Regina Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investiga o papel do gesto como disparador de narrativas e suas possibilidades sensíveis num experimento pedagógico que coloca em diálogo o teatro e a dança. Partindo de uma abordagem que considera o gesto como expressão poética e signo cultural, a pesquisa explora como ele pode comunicar experiências pessoais e coletivas, de maneira complexa e multidimensional. Com referências teóricas de autores como Rudolf Laban, Merleau-Ponty e Marcel Mauss, além da aplicação prática das técnicas de Pina Bausch, o estudo analisa a capacidade do gesto de construir sentidos e ampliar a expressividade dos intérpretes em cena. A pesquisa incluiu a realização de uma oficina prática que propôs trabalhar e refletir os gestos cotidianos e a construção de narrativas a partir de recursos gestuais, explorando novas significações sensíveis através de uma linguagem simbólica. Assim, o estudo sugere que a exploração do gesto sensível favorece uma prática artística e educativa que valoriza a singularidade do indivíduo, proporcionando um espaço de autonomia e expressão criativa no teatro e na dança.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dualidades limítrofes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Carmanhani, Matheus ; Romeiro, Renata Pedrosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho busca explorar minha produção artística, a partir de 2018, iniciando com pinturas, até as produções mais recentes onde concentro-me em produzir obras tridimensionais. Um trajeto do ver ao tocar, da representação predominantemente figurativa à abstração da forma, da visualidade à experiência tátil e reflexões que permearam este caminho. Das primeiras peças tridimensionais, articuláveis e manipuláveis, que destacam as qualidades da matéria, até a série mais recente, uma produção que faz uso da sobreposição de peças, com elementos modulares e empilháveis que conformam colunas auto-portantes. Apresento aqui, um conjunto de obras que evidenciam o interesse na forma, outrora pintada, e seus indícios nas produções escultóricas atuais, uma tentativa de evidenciar os processos e procedimentos desta trajetória, e as possibilidades vindouras.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Movimento sentado: outras formas de usar as cadeiras
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-12-03) Silva, Susanna de Oliveira ; Vilela, Lilian Freitas ; Santos, Renata Fernandes dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Através de pesquisa de campo com adolescentes do Ensino Fundamental II realizada durante pesquisa de Iniciação Científica através do PIBIC e análise bibliográfica, o estudo revela como o processo de escolarização silencia os corpos, especialmente por meio da arquitetura da sala de aula e do uso excessivo de cadeiras em promoção da posição sentada. A partir da obra “O Pensamento Sentado” de Norval Baitello Júnior (2012), e de autores como Lepecki (2011) e Foucault (2007), foi analisada a relação entre o sedentarismo, a disciplina corporal e a organização espacial da escola. Inspirado por André Lepecki, o trabalho propõe que o movimento na escola é uma coreografia que normaliza comportamentos, questionando a função civilizatória da escola. Além disso, o estudo compila obras de dança nas quais a cadeira é usada artisticamente, sugerindo que ela pode ser mais do que um instrumento de controle. Por fim, são propostas ações pedagógicas que utilizam a cadeira de maneira criativa no ambiente escolar.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Arte da performance na escola: fricções e possibilidades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Fernandes, Luma Marinatto ; Romano, Lúcia Regina Vieira ; Rachel, Denise Pereira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho dá continuidade à pesquisa de Iniciação Científica anterior, que observa a participação de professores em aulas de performance, inseridas em duas escolas da cidade de São Paulo, uma no cenário de uma Escola de Iniciação Artística (EMIA) e outro em uma Escola Estadual, comentando os benefícios e os desafios da presença da linguagem da performance no sistema de educação pública da capital paulista. Amplificando a investigação, a escrita busca identificar e descrever desafios e benefícios relacionados à utilização da performance na sala de aula, acompanhando a atuação pedagógica de dois professores, e relacionando com uma entrevista cedida por Bruno Canabarro. A análise das três experiências distintas - em contextos educacionais diferentes - pretende demonstrar como esse tipo de conteúdo e proposta de ensino-aprendizagem depende da singularidade das experiências pedagógicas, na relação estabelecida entre educandos e educandas e educadores, radicalizando a natureza criativa dessa interação nos processos formativos em artes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Bruxas e a arte: a construção da imagem das feiticeiras nas artes visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Silva, Nathália Oliveira ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho é uma análise das raízes e influências para os estereótipos que guiam a representação das feiticeiras dentro da arte desde a Idade Média, através de uma análise bibliográfica sobre o período histórico e um aprofundamento em obras que trazem essas mulheres mágicas, focando nos trabalhos de Francisco de Goya e Albrecht Dürer e como a visão retratada nessas pinturas tem grande impacto do manual inquisitório, “O Martelo das Feiticeiras”. Através deste estudo, abre-se uma reflexão sobre minha própria produção e como ela é inclinada ao imagético cristão sobre a bruxaria, apesar de minhas práticas pessoais seguirem um caminho paralelo. Esse ponto de partida, nos leva a destrinchar como a feitiçaria passou a ser “pintada” de outras maneiras, principalmente ao longo das últimas décadas e em uma busca pessoal para transformar minhas bruxas interiores.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Criando conteúdo on-line: estratégias e práticas para artistas visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Batista, Henrique Ventura ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho apresenta um relato descritivo que explora uma trajetória artística de quinze anos, destacando o desenvolvimento de uma linguagem escultórica única, que culminou na criação de um canal no YouTube. Este canal foi concebido como uma alternativa inovadora aos meios tradicionais de divulgação artística. Pensando nessa nova possibilidade de carreira, foi desenvolvido um material impresso educativo, projetado para oferecer suporte prático a artistas que desejam se aventurar na produção de conteúdo. Organizado de maneira progressiva e acessível, o folheto apresenta estratégias criativas que qualquer artista pode utilizar para compartilhar seus trabalhos e criações no meio digital.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Cortar transformar colar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Batista, Henrique Ventura ; Leote, Rosangela da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta um memorial descritivo que narra a trajetória artística de 2009 a 2024. Ele detalha o desenvolvimento de uma linguagem escultórica, combinando colagem de objetos descartados com técnicas de fabricação digital, com o objetivo de criar máquinas imaginárias em escala 1:20. Além disso, busca demonstrar a criação de um canal no YouTube como uma alternativa aos caminhos tradicionais de carreira artística. O mesmo explora os processos criativos das esculturas e dos vídeos, detalhando as técnicas utilizadas ao longo dos anos e os desafios da produção de conteúdo online. Ademais, reflete sobre a influência das redes sociais no fazer artístico, a interação com o público e o uso das plataformas digitais como fonte de renda.