Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento de solução para o problema de alocação de navios em berços de terminais portuários: aplicação de algoritmos genéticos e otimização por nuvens de partículas

dc.contributor.advisorSerapião, Adriane Beatriz de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorMoraes, Larissa Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:23:33Z
dc.date.available2015-03-23T15:23:33Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis work proposes two optimization algorithms for the solution of the Berth Allocation Problem (PAB). Due to the economic development of the country, it became necessary for the improvement of means of transport, which mainly shipping. For this, you need a better system management port, you will receive a lot of ships carrying cargo. In this work the PAB is approached so that the goals are to reduce costs and time handling in ports. For this, we applied two computational techniques, genetic algorithms and optimization for cloud particles, to obtain the best results for this problem. The results obtained with each type of algorithm are compared to conclude which method is more efficient for the port systemen
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta a proposta de dois algoritmos de otimização para a solução do Problema de Alocação de Berços (PAB). Devido ao desenvolvimento econômico do país, se fez necessário o melhoramento dos meios de transporte, atingindo principalmente o transporte marítimo. Para isso, é necessário um melhor gerenciamento do sistema portuário, que receberá uma grande quantidade de navios que transportam cargas. Nesse trabalho, o PAB é abordado de forma que os objetivos sejam diminuir os custos e os tempos de movimentação nos portos. Para isso, foram aplicadas duas técnicas computacionais, os algoritmos genéticos e a otimização por nuvem de partículas, visando obter melhores resultados para esse problema. Os resultados obtidos com cada tipo de algoritmo são comparados para concluir qual método é mais eficiente para o sistema portuáriopt
dc.format.extent113 f.
dc.identifier.aleph000776900
dc.identifier.citationMORAES, Larissa Cristina. Desenvolvimento de solução para o problema de alocação de navios em berços de terminais portuários: aplicação de algoritmos genéticos e otimização por nuvens de partículas. 2013. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciência da Computação) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
dc.identifier.file000776900.pdf
dc.identifier.lattes6997814343189860
dc.identifier.orcid0000-0001-9728-7092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120055
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProgramação linearpt
dc.subjectTransporte maritimopt
dc.subjectAreas portuariaspt
dc.subjectAlgoritmos genéticospt
dc.subjectProgramação (Computadores)pt
dc.subjectCromossomospt
dc.titleDesenvolvimento de solução para o problema de alocação de navios em berços de terminais portuários: aplicação de algoritmos genéticos e otimização por nuvens de partículaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6997814343189860[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-9728-7092[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências da Computação - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000776900.pdf
Tamanho:
2.99 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format