Publication: Avaliação da aceitação da campanha “jogue o lixo na lixeira” pelos diferentes segmentos da sociedade de Botucatu/SP – 2014.
Loading...
Date
Advisor
Modolo, Jose Rafael 

Coadvisor
Victoria, Cassiano 

Graduate program
Programa de Residência em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Residency thesis
Access right
Acesso restrito
Abstract
Abstract (portuguese)
Introdução: o lixo doméstico ou resíduo sólido urbano é aquele gerado nas residências, no
comércio ou em outras atividades desenvolvidas nas cidades. São materiais que não têm
utilidade e, portanto, são jogados para fora. Quando lançados no meio ambiente de forma
inadequada, representam risco para a saúde pública, uma vez que aumentam os impactos
ambientais negativos, dentre outros agravantes. O descarte inadequado é a principal razão da
adaptação de animais sinantrópicos e também oferecem condições de sobrevivência para cães
errantes. A solução do problema do lixo resulta na redução de 90% das moscas, 65% dos ratos
e 45% dos mosquitos. Diante de um problema que também é de saúde pública veterinária, o
grupo de estudos de empreendedorismo para medicina veterinária - Geevet - da Faculdade de
Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp Botucatu oferece a sua colaboração à população
botucatuense por meio da campanha “Jogue o Lixo na Lixeira”. Trata-se de uma atividade
fundamentalmente de extensão (extra muro) com a coordenação da residente da área.
Objetivo: proporcionar condições para que diferentes segmentos da sociedade de Botucatu
compartilhem e multipliquem a boa prática de “Jogue o Lixo na Lixeira” na comunidade na
qual cada um está inserido. Desenvolvimento: ocorreu segundo o organograma geral de um
planejamento de saúde pública elaborado e adotado pela disciplina de planejamento de saúde
animal e saúde pública, a saber: 1. observação da realidade; 2. problemas; 3. teorização; 4.
hipóteses de solução; 5. aplicação à realidade, de tal maneira que o planejamento fosse
economicamente viável, aplicável na prática e aceitável pelos interessados. Foram contatados
diferentes segmentos da sociedade de Botucatu, tais como: empresas, instituições de ensino,
restaurantes, clubes de serviço, associações, rádios e comércios. Aceitação da campanha: a
receptividade à campanha foi satisfatória, uma vez que foi reconhecida como uma importante
ação de saúde pública para a comunidade. Outro fator que também contribuiu para o êxito da
campanha foi a credibilidade que a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia construiu
ao longo dos anos. Dificuldades encontradas: a campanha não obteve adesão de todos os
segmentos envolvidos. Considerações finais: em linhas gerais, a campanha “Jogue o Lixo
na Lixeira” anuncia uma visão prática e simples para uma situação que precisa ser abraçada
por todos os munícipes junto aos poderes constituídos. Além disso, não se encerra em si
própria, pois motiva os participantes a ter uma cultura de coparticipação em ações
comunitárias de saúde e de cidadania, pois essas são base e ponto de partida para qualquer
política do lixo como para qualidade do meio ambiente.
Abstract (english)
Introduction: the domestic garbage or also known as the urban solid residue are those
produced by households, companies or general activities in the cities which have no utility
and are thrown away. When improperly discharged into the environment, they can constitute
a serious risk to public health because they increase the negative environmental impacts,
among others aggravating factors. They are the main reason for the adaptation of synanthropic
animals and offer survival conditions for roaming dogs. The waste problem solution results
in a reduction of 90% of flies, as well as 65% of rats, and 45% of mosquitoes. Facing a
problem that is also about veterinary public health, the group of studies of entrepreneurship
for veterinary medicine – Geevet – from the Faculty of Veterinary Medicine and Animal
Science of Unesp Botucatu, provides collaboration to the local population through the
campaign “Throw garbage in dustbins”, fundamentally as a extension activity with an area
resident coordination. Objective: provide conditions to share and reproduce the good practice
of “Throw garbage in dustbins” for all the different sectors of the Botucatu
society. Development: occurred based on a general organizational public health plan, which
was prepared and adopted by animal and public health planning discipline, as follows: 1.
observation of reality; 2. issues; 3. theorization; 4. chances of solution; 5. application to
reality, in order to make the planning economically viable, applicable, and acceptable to
whom it may concern. Different sectors of the Botucatu society were contacted such as firms,
schools, restaurants, associations, radios, and market. Acceptance of campaign: they showed
receptivity, recognizing as an important public health action in the community. Another factor
that contributed to the campaign success was the credibility of the Faculty of Veterinary
Medicine and Animal Science built over the years. Difficulties encountered: some
difficulties were related during the contact with the sectors. Therefore, the campaign was not
endorsed by all the sectors envolved. Final considerations: in general, the campaign “Throw
garbage in dustbins” announces a simple and practical vision for a situation that needs to be
embraced by all the cities along with the constituted powers. Furthermore, the campaign does
not finalize in itself, because motivates the participants to have a co-participation culture in community actions of health and citizenship, considering that those are the basis and the
starting point for any garbage management as well as for the environmental quality.
Description
Keywords
Botucatu (SP), Coleta seletiva de lixo, Limpeza urbana, Saúde Pública - Planejamento, Saúde animal
Language
Portuguese