Logotipo do repositório
 

Publicação:
Temas regionais em atividades de geometria: uma proposta na formação continuada de professores de Manaus (AM)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Perez, Geraldo

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem como objetivo discutir uma proposta de trabalho, a partir de temas regionais como uma alternativa para o ensino da Geometria. Foi desenvolvida em um ambiente de reflexão e investigação, caracterizado, pela pesquisadora, como Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Desenvolveu-se um Estudo de Caso com enfoque qualitativo sob forma de um curso de Geometria. Em cenários para investigação e atividades de caráter aberto, foram investigados que conhecimentos geométricos os professores em formação continuada de Manaus (AM) poderiam obter a partir de imagens da Amazônia. Discutiu-se também a viabilidade desta proposta. A análise dos dados obtidos mostrou a importância de um trabalho com Geometria que estabeleça conexões com a realidade de alunos e professores de uma determinada região. Os resultados deste estudo apontaram que a existência de um ambiente para reflexão, investigação e discussão é uma necessidade urgente nas escolas daquela realidade.

Resumo (inglês)

The objective of this research was to discuss an alternative proposal for teaching geometry that is based on regional themes. It was developed in an environment of reflection and investigation, characterized by the researcher as a Mathematics Teaching and Learning Laboratory. A case study was conducted, from a qualitative research perspective, of a geometry course being proffered to teachers engaged in continuing education in Manaus, Amazonas. In different landscapes of investigation, and open-ended activities, we investigated the knowledge of geometry that these teachers could acquire when they observed images of the Amazon. The viability of this proposal is also discussed. The analysis of the data obtained pointed to the importance of working with geometry in a way that establishes links with the reality of the region where the students and teachers are from. Results suggest that an environment for reflection, investigation, and discussion is urgently needed in the school in this region.

Descrição

Palavras-chave

Geometria, Geometry

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Selma Souza de. Temas regionais em atividades de geometria: uma proposta na formação continuada de professores de Manaus (AM). 2004. iv, 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação