Publicação: Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas
dc.contributor.author | Silva, Tatiane Da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cunha, Marcus Vinicius Da | |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T16:56:14Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T16:56:14Z | |
dc.date.issued | 2022-01-28 | |
dc.description.abstract | This article aims to present theoretical and practical contributions to education, considering the teaching of school subjects as a difficulty concerning communication. For this, two operations are carried out: the theoretical analysis of John Dewey’s ideas about the educational meaning of communication and imagination, and the presentation of a thought experiment that dramatically simulates a practical situation - a teacher training course whose objective is to teach such Deweyan ideas using the notions of drama and thought experiment. The conclusions of the article discuss the contribution of the thought experiment to establish fundamental values of teaching practice. | en |
dc.description.abstract | Este artículo tiene como objetivo presentar aportes teóricos y prácticos a la educación, considerando la enseñanza de los contenidos escolares como una dificultad de comunicación. Para ello, se realizan dos operaciones: el análisis teórico de las ideas de John Dewey sobre el significado educativo de la comunicación y de la imaginación y la presentación de un experimento de pensamiento que simula dramáticamente una situación práctica -un curso de formación docente cuyo objetivo es enseñar tales ideas de Dewey, utilizando las nociones de drama y de experimento de pensamiento. Las conclusiones del artículo discuten la contribución del experimento mental para establecer valores fundamentales de la práctica docente. | es |
dc.description.abstract | Este artigo visa apresentar contribuições teóricas e práticas à educação, considerando o ensino de conteúdos escolares como uma dificuldade concernente à comunicação. Para isso, são realizadas duas operações: a análise teórica das ideias de John Dewey sobre o significado educacional da comunicação e da imaginação e a apresentação de um experimento de pensamento que simula dramaticamente uma situação prática - um curso de formação de professores cujo objetivo é ensinar tais ideias deweyanas utilizando as noções de drama e experimento de pensamento. As conclusões do artigo discutem a contribuição do experimento de pensamento para instituir valores fundamentais da prática docente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo (USP) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) | |
dc.format.extent | 626-641 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4669 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 102, n. 262, p. 626-641, 2022. | |
dc.identifier.doi | 10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4669 | |
dc.identifier.file | S2176-66812021000300626.pdf | |
dc.identifier.issn | 0034-7183 | |
dc.identifier.issn | 2176-6681 | |
dc.identifier.scielo | S2176-66812021000300626 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/218188 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | communication | en |
dc.subject | John Dewey | en |
dc.subject | rhetoric | en |
dc.subject | comunicação | pt |
dc.subject | John Dewey | pt |
dc.subject | retórica | pt |
dc.title | Educação, comunicação e imaginação em John Dewey: contribuições teóricas e práticas | pt |
dc.title.alternative | Education, communication and imagination in John Dewey: theoretical and practical contributions | en |
dc.title.alternative | Educación, comunicación y imaginación en John Dewey: aportes teóricos y prácticos | es |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-1197-054X[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-8414-7306[2] |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S2176-66812021000300626.pdf
- Tamanho:
- 3.22 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format