Logo do repositório

Programa de mentoria para o ensino de engenharia de produção em universidades públicas e estágios em indústrias no Brasil

dc.contributor.advisorMarins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
dc.contributor.advisorSalgado, Andreia Maria Pedro [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Maria da Glória Diniz de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-10-26T16:00:55Z
dc.date.available2017-10-26T16:00:55Z
dc.date.issued2017-08-18
dc.description.abstractO objetivo desta tese é apresentar um programa de mentoria para o ensino de graduação em engenharia de produção em universidades públicas com estágios em indústrias no Brasil. O programa é baseado nos assuntos “mentoria” e “ensino de engenharia de produção". A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, de natureza aplicada, por meio de uma pesquisa-ação descritiva. No estudo desenvolvido propõe-se que mentoria e ensino de engenharia de produção podem relacionar-se para a criação de um programa voltado ao ensino. O nível de confiabilidade da pesquisa foi confirmado pelo teste do coeficiente α-Cronbach, enquanto o teste estatístico de comparação entre proporções ratificou a validade do programa sob o ponto de vista de mentores e mentoreados. Dentre os mentoreados, 85% confirmaram que o programa fez diferença para o ensino de engenharia de produção durante seu período de estágio, enquanto os mentores ratificaram que 98% dos mentoreados desenvolveram competências e habilidades da engenharia de produção. Dentre as limitações do programa, tem-se a falta de disponibilidade do mentor para treinamento formal. Assim, o programa contou com um procedimento detalhado do que deveria ser abordado em cada etapa. A contribuição do trabalho é seu pioneirismo na criação de um programa de mentoria para o ensino de engenharia de produção, aproximando universidade e indústria, durante o período de estágio dos alunos.pt
dc.description.abstractThe goal of this thesis is to present a mentoring program for undergraduate teaching regarding Industrial Engineering in Brazilian public universities in industrial student training period. The proposed program is based on previous works available in specialized literature, regarding mentoring and industrial engineering teaching. The employed research methodology was of qualitative applied nature, through a researchaction approach. In order to test the coherence of the questionnaire respondents, which was applied to mentors and mentees in the theme of mentoring in the industrial sector, the α-Cronbach test was adopted. And aiming to validate the proposed program it was applied an statistical test of comparison between proportions. Among protégés, 85% confirmed that the project has made a difference in production engineering education during their trainee period, while mentors reinforced that 98% of mentees had their industrial engineering competencies and skills developed. Amid program limitations, we identified that there is a lack of mentor's availability for formal training, and to minimize this problem, the proposed program has a detailed procedure to facilitate its use. The main contribution of this thesis regards its pioneer aspect in creating a mentoring program for production engineering teaching, bringing universities closer to manufacturing businesses, during the student training period.pt
dc.identifier.aleph000893591
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151981
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPrograma de mentoriapt
dc.subjectEnsino de engenharia de produçãopt
dc.subjectEstágiopt
dc.subjectEducação profissionalpt
dc.subjectMentoring programpt
dc.subjectIndustrial engineering teachingpt
dc.subjectTrainingpt
dc.subjectProfessional educationpt
dc.titlePrograma de mentoria para o ensino de engenharia de produção em universidades públicas e estágios em indústrias no Brasilpt
dc.title.alternativeMentoring program for industrial engineering education at public universities and student training period in Brazilian industriespt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1816469354724183[2]
unesp.advisor.lattes9008186664173955[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-4733-4860[2]
unesp.advisor.orcid0000-0001-6510-9187[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
almeida_mgd_dr_guara.pdf
Tamanho:
3.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: