Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma relação profícua: a interferência dos públicos de interesse no Lollapalooza Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Santos, Célia Maria Retz Godoy dos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Relações Públicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo do estudo é apresentar uma discussão sobre a interferência dos públicos de interesse – patrocinadores, apoiadores, artistas e consumidores – na elaboração, programação e organização de megaeventos musicais tendo como corpus ou estudo de caso único o Lollapalooza Brasil. A partir de princípios norteadores que envolvem a criação de valor de um evento, o marketing de experiência, o branding musical, a comunicação relacional e o comportamento dos espectadores, busca-se analisar – via revisão bibliográfica netnográfica e entrevistas com especialistas – a interferência dos stakeholders no Lollapalooza Brasil. A investigação oferece variáveis para entender os diferentes contributos destes megaeventos nos diferentes usos e apropriações, muito além do ato de compra ou de acesso as atrações programadas, pois é uma estratégia que amplia os relacionamentos e experiências sociais, oferecendo parâmetros para a construção de um fenômeno sociocultural amplo, mutável e complexo no campo da comunicação. Inicialmente apresenta-se a contextualização do assunto e os aportes a se discutir, via revisão netnográfica narrativa da literatura pertinente, para levantar aspectos da experiência e do perfil dos públicos, as relações de consumo com os artistas e as marcas e as características destes que contribuem com as representações de diferentes etnias, gêneros ou origens culturais e abrange uma variedade de perspectivas, habilidades e vivências. Também se discute a relação com os públicos, a função do relações-públicas como interveniente neste contexto e a comunicação relacional, para então trazer as falas de especialistas sobre as formas de interações e conexões realizadas com os públicos no processo de construção do Lollapalooza.

Resumo (inglês)

This study aims to discuss the interference of stakeholders – sponsors, supporters, artists, and consumers – in the development, programming, and organization of large-scale music events, using Lollapalooza Brazil as a single case study or corpus. Based on guiding principles involving event value creation, experience marketing, music branding, relational communication, and spectator behavior, the study – through a netnographic literature review and interviews with experts – analyzes the interference of stakeholders in Lollapalooza Brazil. The research offers variables to understand the different contributions of these mega-events in their diverse uses and appropriations, going beyond the act of purchasing tickets or accessing scheduled attractions. It's a strategy that broadens social relationships and experiences, offering parameters for constructing a broad, mutable, and complex sociocultural phenomenon in the field of communication. Initially, the subject is contextualized, and the contributions to be discussed are presented through a narrative netnographic review of relevant literature. This aims to identify aspects of audience experience and profiles, consumption relationships with artists and brands, and the characteristics of these audiences, which contribute to the representation of different ethnicities, genders, or cultural origins and encompass a variety of perspectives, skills, and experiences. The study also discusses the relationship with audiences, the role of public relations professionals as interveners in this context, and relational communication, before presenting expert opinions on the forms of interaction and connections established with audiences during the construction of Lollapalooza.

Descrição

Palavras-chave

Megafestivais musicais, Relações Públicas, Lollapalooza, marketing de experiência, Mega music festivals, Public Relations, Experience marketing

Idioma

Português

Como citar

CANELAS, Marina Iwashita; GONÇALVES, Rayssa Bento. Uma relação profícua: a interferência dos públicos de interesse no Lollapalooza Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação