Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

 

Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254596

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 1435
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Relatório de produção: Olhos afiados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Miyata, Cláudio Massanori Sakamoto ; Suda, Tiago Jun ; Gonçalves, Gustavo Soranz ; Pelúcio, Larissa Maués ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Desde 1908, imigrantes japoneses e seus descendentes habitam as terras brasileiras e contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural do país. Entretanto, vistos como estrangeiros pelos próprios brasileiros, a comunidade nikkei enfrenta diariamente dificuldades em se sentir pertencentes ao Brasil. O documentário “Olhos Afiados” aborda assuntos como local de pertencimento e aceitação de identidade, através de dois episódios que buscam repensar comportamentos e sentimentos da comunidade nipo-descendente e da sociedade brasileira no geral. Este relatório explora todas as etapas de produção do documentário, desde sua idealização até a sua finalização.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    E nenhum dos dois sou eu: indústria cultural na adaptação de Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Andrade, Bruno da Silva ; Rodrigues, Eli Vagner Francisco ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta monografia examina "Cão sem dono", adaptação cinematográfica do romance "Até o dia em que o cão morreu", de Daniel Galera, dirigida por Beto Brant e Renato Ciasca, investigando as transformações narrativas e estéticas no processo de transposição da literatura para o cinema. A pesquisa destaca as mudanças no enredo, na construção do personagem principal e na estrutura narrativa, analisadas sob a perspectiva da teoria crítica. O trabalho argumenta que as escolhas artísticas do filme são influenciadas – direta ou indiretamente – pela indústria cultural, utilizada neste trabalho como um conceito. O estudo problematiza as noções de fidelidade, entendendo a linguagem literária e cinematográfica como distintas, mas observa como as pressões da indústria cultural podem interferir nas decisões de adaptação. Por fim, o trabalho trava uma discussão sobre o papel do jornalismo cultural e da crítica, refletindo sobre as limitações enfrentadas pelo jornalista cultural contemporâneo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Requalificação urbana da área central de Bauru-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Bianchi, Talita Barbosa ; Alves, Silvana Aparecida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O crescimento das cidades ao longo dos séculos ocorreu de maneira intensiva e muitas vezes sem o planejamento adequado. Bairros que antes eram movimentados, se tornaram vazios. A valorização do uso do automóvel e a desvalorização dos espaços públicos fez com que a cidade se tornasse menos agradável aos olhos dos pedestres e mais difícil de se transpor a pé. Sendo assim, movimentos e conceitos acerca de soluções para as cidades vêm crescendo no meio acadêmico e nas políticas públicas. O conceito de cidades inteligentes e sustentáveis origina-se da necessidade de resolução dos problemas das cidades, por meio de práticas que tragam melhorias no espaço urbano, no dia a dia, para o bem-estar da população, utilizando-se dos recursos existentes e das tecnologias atuais. O presente trabalho, por intermédio da análise bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo (por meio de entrevistas e análise do contexto), busca trazer propostas projetuais para a requalificação da paisagem urbana da região central do município de Bauru-SP. Com a proposição de práticas inteligentes e sustentáveis, com o objetivo de transformação do ambiente urbano. Com os resultados, percebeu-se que a região escolhida é dotada de vazios urbanos, espaços públicos inseguros e carente da dinamicidade de usos, sobretudo no período do noturno. Nas diretrizes, novas proposições são apresentadas, relacionadas ao uso do solo, conexões urbanas, espaços caminháveis, acessíveis e agradáveis ao pedestre, bem como a criação de símbolos, referências urbanas que possam promover a identidade e a valorização dos edifícios históricos e espaços públicos existentes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Guia de marca e processos para o Grupo de Pesquisa em Estética e Crítica Cultural Persona
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Souza, Henrique Marinhos ; Andrelo, Roseane ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Grupo de Pesquisa em Estética e Crítica Cultural Persona, fundado em 2015 na Unesp de Bauru, busca disseminar a cultura de forma acessível e promover debates críticos sobre teoria da arte. Com o crescimento do grupo, tornou-se necessário formalizar e estruturar processos internos e aspectos da marca para facilitar a integração de novos membros e preservar sua identidade. Este trabalho teve como objetivo elaborar o produto Guia de Marca e Processos do Grupo Persona. A metodologia aplicada envolveu análise, planejamento, execução, implementação e avaliação. Os resultados demonstraram impacto positivo na organização interna, ao mesmo tempo que ressaltaram a importância de melhorias contínuas para manter o alinhamento com as necessidades do projeto. A análise destacou a relevância da comunicação entre os núcleos, sugerindo maior integração e colaboração entre as equipes, em paralelo ao caráter colaborativo do desenvolvimento do produto.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A informação das coisas: um estudo acerca das potencialidades do Jornalismo com a tecnologia 5G
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Mendonça, Henrique Silva Afonso de ; Carvalho, Juliano Maurício de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta monografia analisa como as tecnologias emergentes, como o 5G e a Internet das Coisas (IoT), estão transformando o jornalismo, impactando tanto a produção quanto a distribuição de notícias. O estudo busca compreender as potencialidades dessas inovações para proporcionar novas experiências interativas, melhorar a personalização de conteúdos e ampliar a eficiência no acesso à informação. Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina revisão bibliográfica e documental, com abordagem narrativa e aplicação de uma scoping review baseada no Quadro SALSA. Os materiais analisados incluem relatórios de instituições como GSMA, Nieman Lab e UNESCO, além de artigos publicados entre 2018 e 2023 em bases de dados da Web of Science e Scopus. A pesquisa identifica como o 5G, com sua alta velocidade e baixa latência, potencializa a IoT ao criar um ecossistema hiperconectado, possibilitando experiências mais imersivas e personalizadas no consumo de notícias. Tecnologias como assistentes de voz, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) são apontadas como caminhos promissores para o jornalismo, permitindo maior interação entre o público e os conteúdos. Por outro lado, são discutidos os desafios inerentes à adaptação das práticas jornalísticas às novas infraestruturas de dados e às possibilidades de automação e ubiquidade. Conclui-se que o avanço dessas tecnologias redefine o papel do jornalismo no ecossistema midiático contemporâneo, configurando-o como um serviço essencial em um mundo conectado. Por fim, a pesquisa apresenta contribuições ao explorar as interseções entre IoT, 5G e jornalismo, fornecendo subsídios teóricos e práticos para futuras investigações acadêmicas e profissionais no campo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Relatório de produção: Princesinha da Colina: um documentário sobre as lendas urbanas de Monte Azul Paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Martinho, Beatriz Dias ; Gonçalves, Gustavo Soranz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As lendas urbanas estão presentes na cultura do interior paulista há muito tempo, influenciando a vida dos cidadãos e estabelecendo um imaginário popular. Nesse relatório é abordada a criação e produção do fotodocumentário “Princesinha da Colina, que buscou explorar a importância das lendas urbanas, com enfoque nas protagonizadas por mulheres e também a inserção de animações e videografismos no produto, como ferramenta criativa para auxiliar na narrativa. Para a concepção, produção e edição deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre documentário e obras que exploram a realidade da vida em sociedade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Competência em informação e midiática em biblioteca universitária: serviços oferecidos, acesso e uso à biblioteca da Unesp-Bauru sobre o período de isolamento social da COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Barbosa, Samira de Paula Rodrigues ; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A competência em informação e midiática é crucial para a formação de profissionais em um mundo cada vez mais digital. Este estudo, teve como objetivo analisar o desenvolvimento da competência em informação e midiática (CoInfo) de estudantes usuários da biblioteca da Unesp Bauru, durante a pandemia do COVID-19, nos anos de 2020 e/ou 2021. Combinando revisão bibliográfica, observação estruturada e pesquisa de opinião identificou-se avanços nas habilidades relacionadas aos levantamentos online junto aos arquivos da biblioteca e ao acesso aos recursos desta. Os resultados contribuem para a compreensão das necessidades dos usuários em um contexto de ensino remoto e híbrido, e podem orientar a implementação de novas estratégias para o desenvolvimento da competência em informação nas bibliotecas universitárias. Esta monografia foi elaborada com base na Iniciação Científica- PIBIC, edital- PROPe Unesp Nº 09/2023, desenvolvida pela autora orientada pela Profa. Dra. Tamara de Souza Brandão Guaraldo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O papel das Relações Públicas em ações de patrocínio para instituições de pessoas com deficiência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Silva, Mariana Gonçalves da ; Maciel, Suely ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa discute o papel das Relações Públicas na promoção de ações de patrocínio para instituições que atendem pessoas com deficiência, considerando essa profissão como um agente social e transformador. A questão central é: como as Relações Públicas podem contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência por meio de patrocínios? Para abordar essa temática, foi realizada uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e um estudo de caso de uma organização privada que patrocina instituições sociais. Os resultados mostram que, apesar do reconhecimento da importância da inclusão, as organizações enfrentam desafios como o capacitismo e a falta de compromisso com a responsabilidade social em suas ações de patrocínio. A pesquisa sugere que, em processos de patrocínio para instituições de pessoas com deficiência, as organizações devem adotar uma comunicação inclusiva e transparente, além de estabelecer parcerias sustentáveis que atendam às necessidades específicas das comunidades. Isso é essencial para garantir um impacto social significativo e fortalecer a responsabilidade social das empresas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Casa 8-61: o caso de Mara Lucia Vieira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-07) Denofrio, Bruno Gonçalves ; Silva, Ester Caroline ; Calanca, Isabela ; Gobbi, Maria Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho, em forma de podcast e vinculado de forma digital através de plataformas de streaming de áudio, aborda o caso de Mara Lucia Vieira, menina de nove anos que foi assassinada na cidade de Bauru, interior de São Paulo, em novembro de 1970. Para o desenvolvimento do produto, foram produzidos três episódios. No primeiro, é abordado o contexto antes do crime, com uma introdução da história e uma contextualização do momento histórico nacional e municipal. No segundo, são apresentadas as investigações da polícia acerca do crime, que duraram até o ano de 1974, e a reabertura do inquérito, entre os anos de 1985 e 1989. No terceiro e último episódio, há a retomada do caso a partir de uma perspectiva atual, com informações sobre ocorrência de crimes semelhantes ao longo dos anos, mudanças na legislação e métodos de investigação, e dados e discussões sobre violência contra mulheres e crianças e adolescentes. Metodologicamente, para além do levantamento bibliográfico e entrevistas, foram realizadas pesquisas em acervos do Jornal da Cidade e na Hemeroteca Digital Brasileira, bem como no próprio inquérito policial do caso. Dessa maneira, este produto buscou trazer à tona o quanto o crime, apesar de ter acontecido há mais de 50 anos, reflete a atualidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O desenvolvimento da Direção de Arte no decorrer do tempo: um panorama histórico no cinema e na televisão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Simões, Amanda Silverio ; Médola, Ana Silvia Lopes Davi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da Direção de Arte com base no panorama histórico do cinema e da televisão. Atuando como um guia e utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, este estudo explora referências fílmicas e televisivas, destacando a evolução estética e estilística ao longo dos anos. Além disso, o funcionamento do Departamento de Arte é abordado, com ênfase nas suas funções e contribuições para a narrativa audiovisual. O estudo também inclui referências contemporâneas do cinema e da televisão para ressaltar a importância crucial da Direção de Arte na construção e enriquecimento das narrativas audiovisuais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O impacto da pandemia na gestão de pessoas do projeto Ao Vivo E Em Cores: Análise das adaptações e estratégias em períodos de crise
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Honorato, Amanda ; Cardoso, Hugo Ferrari ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo analisou os impactos da pandemia de COVID-19 na área de Gestão de Pessoas, utilizando como objeto de estudo o programa de extensão Ao Vivo e Em Cores da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) campus de Bauru. O Ao Vivo e Em Cores promove a revitalização de espaços públicos por meio da educação e arte, buscando transformar a percepção das crianças em relação à escola. A presente pesquisa investigou as mudanças e adaptações ocorridas no projeto social voluntário, na área de gestão de pessoas, ao longo dos períodos pré, durante e pós pandemia, e as estratégias adotadas nesse contexto desafiador, com foco nos processos de Processo Seletivo, Pesquisa de Clima Organizacional e Gestão de Frequência. Por intermédio de uma abordagem exploratória e análise documental, o estudo buscou compreender as transformações na gestão de pessoas, identificando desafios enfrentados e estratégias implementadas. Os resultados são importantes para recomendações que contribuam para uma gestão de pessoas mais eficiente e resiliente, em especial para esse contexto de programa de extensão universitária. Por fim, este estudo possibilitou identificar insights relevantes para a área de Relações Públicas e gestão de pessoas, auxiliando na compreensão dos efeitos da pandemia nesse campo de atuação no programa analisado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Temas e abordagens do jornalismo econômico em tempos de pandemia: o caso da Folha de S. Paulo e da Agência Mural de Jornalismo das Periferias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Gatti, Gabriel ; Rodrigues, Eli Vagner Francisco ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa visa analisar cinquenta matérias relacionadas com a economia do jornal Folha de S.Paulo e cinquenta da Agência Mural, a fim de observar como esses veículos de comunicação construíram as narrativas jornalísticas durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil. O material estudado foi publicado entre os meses de abril de 2020 a outubro de 2021, período no qual efetuou o pagamento do auxílio emergencial para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método de Análise do Conteúdo por permitir, via criação de categorias, identificar os procedimentos jornalísticos utilizados por cada veículo de comunicação na abordagem do auxílio emergencial. As perguntas de pesquisa respondidas são: Como foram abordadas as notícias econômicas pela Folha de S.Paulo e pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias tendo como recorte o período do Auxílio Emergencial? e que temas foram abordados por cada veículo de comunicação? O estudo sobre cinquenta reportagens da Folha de S.Paulo revelou um predomínio de abordagens elitistas, especialmente nas questões econômicas e políticas. Apesar de abordar temas populares, como o Auxílio Emergencial, o jornal muitas vezes adotou uma linguagem inacessível ao público geral. Em contraste, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias destacou-se por reportagens populares, com foco nas classes D e E, abordando temas como trabalho e economia cotidiana.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Luli Descobre: primeiro volume da coleção de livros infantis de educação sexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Fukumoto, Beatriz Yuri ; Sena, Bianca dos Santos ; Chiaperini, Lorena Couto ; Domiciano, Cassia Leticia Carrara ; Franco, Leonardo Alvarez ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O relatório narra o desenvolvimento, desde a criação da identidade visual, ilustrações, texto, diagramação, até a impressão final, do primeiro volume da coleção de livros infantis denominada “Luli Descobre”. Coleção esta que foi idealizada com o objetivo de ensinar às crianças de forma lúdica, criativa e sem preconceitos, questões sobre proteção ao próprio corpo, identificação e prevenção de violências sexuais, além de apresentar conceitos como privacidade, permissão e as demais temáticas que a educação sexual engloba. A metodologia do projeto consistiu em três fases, sendo elas, analítica, criativa e executiva, e resultou em um livro infantil composto por quarenta e três versos rimados, e quarenta e oito páginas ilustradas, destinado a pais, professores, e responsáveis que batalham e compreendem a importância do diálogo, do conhecimento, e da proteção da integridade física e psicológica que a educação sexual pode oferecer às crianças.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) Oliveira, Rafaela Pupin de ; Serrano, Eliane Patricia Grandini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta uma discussão em arte/educação atrelada a uma pesquisa-criação sobre as possibilidades poéticas e educativas da relação entre o livro ilustrado e a experiência estética. A experiência estética é uma forma particular de interação entre o sujeito e os objetos artísticos, os quais estimulam a percepção e a criação, em um fluxo que leva à unidade com o meio ambiente. Tal contato pode ser pensado do ponto de vista do fruidor das manifestações artísticas, como também de quem se envolve com o fazer poético, tanto que ambas podem ser exploradas pelo arte/educador, seja por meio da mediação cultural quanto por suas próprias experiências enquanto pesquisador e agente em processos criativos. Neste sentido, a experiência permite tornar-nos indivíduos sensíveis, reflexivos e abertos para a aprendizagem sobre a arte e a cultura, bem como contribui para a formação de sujeitos com tais qualidades. Estes aspectos são explorados de forma poética nesta pesquisa pela criação de um livro ilustrado intitulado Navegante, o qual é composto de uma narrativa visual e verbal, articulada por um projeto gráfico, sobre uma jornada de transformação representada pelos atos de observar, conhecer, sentir, navegar e criar. Desta forma, é estabelecida uma relação entre os conceitos teóricos abordados, referências visuais e literárias, vivências pessoais e as possíveis ações educativas para os livros ilustrados através da experiência estética. Os olhares poéticos discutidos e explorados no livro criado evidenciam o processo orgânico e subjetivo da experiência, em que se edificam conhecimentos sobre ilustração, a relação entre arte e vida, o papel do professor-artista, a educação estética e o potencial da arte para a formação do ser humano.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aku no Hana: uma análise baudelairiana da rotoscopia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-09) Souza, Maria Fernanda Paro Rodrigues de ; Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi
    Este projeto de pesquisa investiga a relação complementar entre a obra ‘’Les Fleurs du mal ‘’ de Charles Baudelaire e a técnica da rotoscopia usada na adaptação do mangá de Oshimi Shuzo, ‘’Aku no Hana’’. O foco do trabalho é apontar os acertos na escolha realizada pelo diretor Hiroshi Nagahama em utilizar do método de animação único para o quadrinho de Oshimi, bem como estabelecer uma relação direta entre a poética do poeta francês e as nuâncias construídas pelo mangáka ao longo da criação da sua obra principal. A pesquisa permeia entre o campo audiovisual e literário.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A utilização de animações como ferramenta de imersão em mesas de RPG online
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Silva, Lucas Eduardo Correa da ; Rossi, Dorival Campos ; Carr, Joyce ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando a relevância da imersão dos jogadores em jogos de RPG, este relatório tem o intuito de apresentar as etapas da criação de um cenário animado que será utilizado em uma mesa de RPG online no sistema do livro "Tormenta RPG – Módulo Básico". Utilizando ferramentas como Adobe Photoshop, Adobe After Effects e Design Doll, o projeto visa aumentar a imersão dos jogadores através da união de uma ilustração de paisagem e de uma animação estilo motion comic em looping fluída com efeitos sonoros para poder ambientalizar uma cena narrada. O cenário busca transmitir a imensidão de uma floresta misteriosa e acolhedora, com um guardião imponente. A animação, complementada por uma trilha sonora, enriquece a experiência visual e narrativa, potencializando o sentimento de pertencimento e emoções dos jogadores ao ambiente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Decodificando o enunciado visual do vestuário: Uma proposta de pesquisa direcionada à criação de produtos de moda
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-26) Mercês, Vinícius Furlan das ; Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O projeto consiste na investigação dos significados incorporados em objetos do vestuário, os quais carregam diversas informações expressas, através da linguagem visual. O intuito foi desenvolver conhecimento para decodificar informações que se limitam a permanecer no campo da subjetividade de nossa interpretação. Foi conduzida uma análise de referências visuais, a fim de promover maior assertividade e domínio da manipulação do valor comunicativo atribuído para criações de vestuário. O resultado foi um conjunto de etapas propostas para serem aplicadas na fase de pesquisa do processo de desenvolvimento de produto (PDP) com exemplos voltados a criação de estampas para produtos de moda de streetwear.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O estilo bauhausiano aplicado à cerâmica utilitária artesanal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Gielfe, Ingrid Barreira ; Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente projeto, “O Estilo Bauhausiano Aplicado à Cerâmica Utilitária Artesanal”, foi desenvolvido visando difundir o processo de cerâmica artesanal, em paralelo com os conceitos da Escola de Bauhaus. Desse modo, ao longo deste trabalho, será apresentada uma breve história da famosa escola de Design, suas principais características e teorias aplicadas no modo de criação. Também será exposta uma concisa explicação sobre a trajetória da técnica de cerâmica no mundo e em território nacional, destacando os povos indígenas Tupi-Guarani e Marajoara. Ao final serão apresentados dados, obtidos através de análises de pesquisadores, demonstrando como a cerâmica é capaz de influenciar nossas experiências gastronômicas e transformar momentos. Conectando todo o estudo realizado acerca de Bauhaus e cerâmica, será apresentada a coleção elaborada, seguindo as teorias e conceitos encontrados ao decorrer desta pesquisa. O projeto final reúne 6 duplas de xícaras e píres, sendo dois pares para cada estética definida.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Prosa & Contras: planejamento da criação de game design com uma proposta gráfica de um jogo literalmente literário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Souza, Henrique Pimentel de ; Duarte, Adriana Yumi Sato ; Contini, Guilherme Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O seguinte trabalho apresenta todas as etapas da criação da versão teste do jogo de cartas baseado em elementos literários Prosa & Contras, desde as pesquisas iniciais, metodologia utilizadas, fundamentação teórica, análise de similares, desenvolvimento da parte visual, textual e jogabilidade entre outros. Ao final, são mostrados os resultados da versão teste de cada tipo de carta, incluindo os textos criados e a explicação da jogabilidade desenvolvida.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Atletiva: desenvolvimento de marca e coleção cápsula esportiva feminina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Grillo, Flávia Alessandra ; Duarte, Adriana Yumi Sato ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com rotinas cada vez mais agitadas e ativas, a busca por conforto no vestuário tornou-se inevitável, levando ao aumento do uso de roupas esportivas no dia a dia. Este trabalho teve como objetivo compreender, por meio de pesquisas, os padrões de consumo de roupas esportivas entre mulheres e criar uma marca deste segmento a partir do zero. Além disso, foi desenvolvida uma primeira coleção cápsula composta por 12 peças, das quais 4 foram produzidas. Os resultados deste projeto são apresentados ao final através de imagens.