Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

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    Ollo: o prazer é todo nosso : adaptação de sex toys voltado para pessoas com deficiência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Sung, Bruna Pek Muy ; Rossi, Dorival Campos ; Contini, Guilherme Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A falta de aplicação do Design universal em projetos de Sex Design colabora com a manutenção de uma mentalidade sociopolítica que priva a pessoa com deficiência do exercício sua autonomia sexual, além de colaborar com a perpetuação capacitista de anulação das necessidades e vontades sexuais das pessoas com deficiência, sejam elas físicas ou cognitivas. Ollo é uma proposta em Design para o começo de uma mudança dessa realidade, em forma de um acessório de adaptação de brinquedos eróticos para pessoas com comprometimento de mobilidade nos membros superiores. O projeto tem o objetivo de não só aumentar a autonomia sexual desse grupo social, mas também expandir e refletir sobre o que entendemos por acessibilidade atualmente no Design e na sociedade.
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    Alice no país da Ciclotimia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-17) Oliveira, Lorena Rodrigues de ; Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Exploremos a complexidade do transtorno ciclotímico por meio da análise da obra "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, e suas adaptações cinematográficas de 1951 e 2010. Este trabalho de caráter qualitativo busca dar vida às páginas do conto clássico por meio de ilustrações que não apenas retratam personagens emblemáticos, mas também revelam sintomas da ciclotimia, a qual será amplamente estudada. O propósito fundamental é dual: uma busca por autoconhecimento, mas também a promoção de uma maior conscientização sobre a condição, utilizando a arte como meio de reflexão sobre saúde mental.
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    Dopa: interface de planejamento acessível e intuitiva para pessoas com TDAH
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Silva, Gegeane Higino da ; Dick, Maurício Elias Klafke ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH, está associado a prejuízos nas principais atividades da vida, particularmente no funcionamento ocupacional, impactando nas funções executivas, como o gerenciamento do tempo, organização, auto-gerenciamento, planejamento, iniciar e concluir tarefas. Tendo em vista a importância das habilidades organizacionais em todas as áreas da vida, incluindo profissional, social e acadêmica e as contribuições do design centrado no usuário para a acessibilidade digital, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que considere as necessidades de pessoas com TDAH em atividades relacionadas ao planejamento e gerenciamento de tarefas. Para tal, utilizou-se a metodologia do duplo diamante (Design Council, 2019) complementada pelo framework de Garrett (2011). O resultado foi uma plataforma de planejamento chamada Dopa, que visa promover o desenvolvimento de habilidades organizacionais e de foco, contando com funcionalidades que facilitam o acompanhamento contínuo do progresso pessoal, em uma solução de planejamento que se adapta às necessidades específicas das pessoas com TDAH.
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    Mano a Mano: releitura do baralho pela temática do rap nacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Florêncio, Vinicius ; Piaia, Jade Samara ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto gráfico de uma releitura e ressignificação do modelo clássico de cartas de baralho, conhecido no Brasil pelo modelo 139 da empresa COPAG. O desenvolvimento do projeto aborda a temática da cultura do hip-hop nacional, em especial artistas do rap brasileiro, em conjunto com um estudo dos letreiros populares. Para o desenvolvimento do projeto como todo foi utilizado o método do duplo diamante, definindo cada etapa do projeto, tanto teórico quanto prático. Durante o desenvolvimento teórico do projeto foi realizada uma breve contextualização dos universos citados, e principalmente para o estudo dos letreiros populares através de uma fundamentação teórica, foram baseadas principalmente nos estudos de Fátima Finizola e Solange Coutinho. Como resultado do projeto obteve-se novos elementos para cartas como, naipes, caracteres exclusivos como a produção de uma tipografia baseada em letreiros encontrados na pesquisa, ilustrações dos artistas, logotipo e elementos acessórios da marca.
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    Arquitetura e arte: o muralismo como uma forma de transformação dos espaços
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Silva, Ludmila Mello dos Santos ; Oliveira, Alexandre Suárez de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A arquitetura e a arte sempre andaram lado a lado, ambas são formas de criar, de impactar e de gerar identificação com os seres humanos. As pinturas nas paredes estão presentes no mundo desde os primórdios da humanidade, quando ainda não havia uma forma de comunicação escrita já existia a arte. Transformar espaços e proporcionar diferentes experiências para os usuários é algo que a arte muralista, por sua grande escala e utilização da arquitetura pré-existente como suporte, é possível de proporcionar. Pesquisas recentes, matérias em jornais, blogs e revistas falam do crescente uso dos murais e de sua importância social, cultural e qualificadora. Nesse contexto, o objetivo deste TFG é verificar o impacto da arte muralista na transformação dos espaços. Através da leitura de bibliografia, análise de estudos de caso, conversas com profissionais da área (artistas muralistas) e da realização de uma intervenção artística (mural) dentro do próprio campus universitário da UNESP de Bauru. Sendo um projeto realizado de fato, como uma forma de demonstrar o tema estudado.
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    Fotografia pet nas redes sociais: uma análise de métricas e resultados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-25) Eguchi, Tomas Tetsuo ; Oliveira, Bruno Jareta de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta uma investigação experimental sobre a criação e gestão de conteúdo digital no nicho de fotografia pet. o projeto teve como objetivo compreender as estratégias de crescimento e engajamento em plataformas digitais. Ao longo de três meses, foram publicados 61 vídeos curtos no Instagram, TikTok e YouTube, documentando o cotidiano de um fotógrafo abordando tutores de pets em espaços públicos para realizar sessões fotográficas. O trabalho explora as métricas das plataformas para avaliar o alcance e engajamento, além de aplicar técnicas de fotografia e edição adaptadas ao comportamento animal e às tendências de consumo de conteúdo. Os resultados revelam a importância da análise de dados para o crescimento orgânico e o impacto da produção criativa no engajamento online.
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    Centro de Cultura e Lazer para o município de São Raimundo Nonato (PI)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Souza, Roberta Gomes ; Oliveira, Alexandre Suárez de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Localizada na região sudoeste do estado do Piauí, a cidade de São Raimundo Nonato, juntamente a outros três municípios, abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, criado em 1979 a fim de preservar a riqueza de vestígios arqueológicos encontrados na região a partir da década de 1960, tornando-se posteriormente patrimônio mundial da humanidade. A partir de sua influência sobre a região, buscou-se compreender as necessidades de equipamentos de cultura e lazer voltados para a população local, além de observar a oferta de espaços atrativos ao turismo para a criação de um projeto de equipamento público que articule a valorização dos costumes e tradições dos habitantes, gerando também um espaço de suporte à estrutura turística municipal. Com isso, este trabalho partiu de uma pesquisa sobre um breve contexto histórico da cidade, observando a influência do parque arqueológico sobre a região, além de seus aspectos físicos, naturais, urbanos e culturais. Por fim, foi feito o estudo de projetos de referência e da linguagem arquitetônica sertanista, os quais serviram de apoio para o desenvolvimento projetual de um Centro de Cultura e Lazer para São Raimundo Nonato.
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    Antropologia lúdica com crianças: percepções culturais através da leitura de imagens em livros infantis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Assis, Luiza Matias de ; Simões, Rosa Maria Araújo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A diversidade cultural tem permeado o espaço educativo com cada vez mais frequência, tornando-se base para diretrizes curriculares, formação de docentes e direito dos estudantes. Considerando este fator, uma questão surge como motivadora deste trabalho: como tornar o estudo da cultura significativo para crianças da educação pública. Desse modo, presente estudo visa a promoção da diversidade cultural como uma proposta educativa significativa para as crianças da educação infantil, por meio de uma abordagem crítica e sensível: a antropologia lúdica com crianças. Esta abordagem, desenvolvida particularmente no estudo, objetiva o conhecimento e reconhecimento cultural dos estudantes da primeira infância, através de aspectos antropológicos e artísticos, e, por meio da utilização de livros infantis como principal recurso de pesquisa cultural, possibilitando uma imersão da criança na prática antropológica de modo lúdico. O estudo ocorre por meio de uma fundamentação teórica, realizada através de levantamento bibliográfico, e aplicação prática da abordagem em uma escola pública de educação infantil, por meio de atividades com os estudantes em sala de aula. Por fim, são analisados os resultados da aplicação da antropologia lúdica com crianças através de produções artísticas dos próprios educandos acompanhados durante a realização do trabalho.
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    Explorando o surrealismo: arte educação e inclusão de crianças com transtorno do espectro autista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Prado, Luisa Zagatto Dias do ; Simões, Rosa Maria Araújo ; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os arte-educadores enfrentam diariamente variados desafios em sala de aula. Perante estes desafios, muitas questões ainda ressoam no domínio da educação, sendo uma delas: “É possível tornar a sala de aula um ambiente que realmente seja inclusivo para todos os estudantes?”. Mais especificamente: “Como tornar a história da arte acessível para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?”. O objetivo geral deste estudo é explorar a interface entre a Arte-Educação e a inclusão de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando o Movimento Surrealista e o jogo como recursos pedagógicos. As experiências adquiridas durante o estágio obrigatório da licenciatura em Artes Visuais e o contato com estudantes com TEA motivaram a criação de um material didático inclusivo. Partindo da premissa de que a educação artística deve ser acessível a todos e de que o Movimento Surrealista possui um repertório visual que pode estimular a imaginação e a criatividade dos estudantes, especialmente daqueles com TEA, criou-se um jogo educativo para estudantes a partir dos 10 anos, centrado no movimento surrealista, no qual o objetivo foi de auxiliar o arte-educador. A fim de promover a interação e a inclusão de estudantes com autismo de níveis 1 e 2, por meio da ludicidade, o jogo estimula a concentração, a criatividade e o engajamento dos estudantes, esse material didático permite que as aulas de arte sejam mais inclusivas e acessíveis.
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    Chave memo : produção de animação quadro a quadro para um videoclipe de RAP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Anastacio, Camila Mioto ; Andrade, Ana Beatriz Pereira ; Oliveira, Bruno Jareta de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este relatório tem como objetivo apresentar as etapas que levaram ao desenvolvimento de uma animação digital quadro a quadro utilizada como videoclipe na modalidade visualizer de um single do gênero musical RAP. O desenvolvimento da animação incluiu a elaboração dos rascunhos, a criação do animatic, a produção do concept art, a execução da produção quadro a quadro, pós-produção e divulgação em plataformas de compartilhamento de vídeo.
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    Uma parceria pública privada de comunicação efetiva: o caso Duolingo Brasil e Ministério da Saúde
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-12-09) Pereira, Beatriz dos Santos ; Luvizotto, Caroline Kraus ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A saúde mental tem se tornado uma questão cada vez mais urgente em nível global, com relevância social e sanitária, demandando abordagens inovadoras para conscientizar a população e promover as políticas públicas. No Brasil, o “Setembro Amarelo”, criado em 2014, é uma campanha de comunicação pública voltada para a prevenção do suicídio e a conscientização sobre saúde mental. Este estudo discute a parceria entre o Duolingo Brasil e o Ministério da Saúde (MS) durante o “Setembro Amarelo”, que buscou desestigmatizar questões relacionadas à saúde mental e reforçar o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O trabalho destaca a relevância da comunicação pública alinhada à abordagem comunicacional integrada ao cenário digital. Traz também, a evolução da assistência em saúde mental no Brasil, com ênfase nos CAPS e na "memeficação" dessas instituições nas redes sociais digitais, fenômeno que reforçou estigmas. O caso de sucesso da startup Duolingo é apresentado como exemplo de comunicação digital eficaz, com ações inovadoras e uma presença autêntica e marcante nas mídias sociais. Para a realização da pesquisa foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, com levantamento dos principais conceitos, e estudo de caso, analisando o contexto geral e a campanha em si. Dessa forma, foi possível compreender a amplitude do tema e identificar as ações de comunicação. Como abordagem, a pesquisa utilizou análises quantitativa e qualitativa para verificar as respostas do público nas mídias sociais em relação à campanha. Constatou-se que parcerias entre empresas privadas e órgãos públicos, como a realizada durante o “Setembro Amarelo” pela Duolingo Brasil e o MS, podem amplificar mensagens de utilidade pública, gerar engajamento positivo e estabelecer relações mais dialógicas entre o público e as marcas.
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    Livro de Rpg: As crônicas de Zatzar, o flagelo das Terras Livres
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Puga, Natan Batistel ; Campos, Dorival Rossi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste relatório, será tratado de todos os métodos e ferramentas utilizados na criação de um livro de RPG independente, “As Crônicas de Zatzar, O Flagelo das Terras Livres”. Serão abordados no texto desde o briefing, metodologia, game design, criação de mundo, game design document, ilustrações, identidade visual, diagramação, play-test, entre outros. RPG é um título para jogos que vão além dos tabuleiros, estendendo-se a uma proposta de interpretação e improvisação, como em um exercício de teatro.
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    Ecos da resistência: registros do movimento de resistência em Araraquara durante o Golpe Militar de 1964
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Santos, Alanis Cristina dos ; Souza, Gabriel Brito de ; Silva, Gabriela Avelino Siqueira da ; Gobbi, Maria Cristina ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O videodocumentário jornalístico “ECOS DA RESISTÊNCIA: registros da resistência em Araraquara durante o Golpe Militar de 1964” propõe um registro audiovisual detalhado sobre a resistência democrática em Araraquara durante a Ditadura Militar no Brasil. Este trabalho destaca as contribuições dos estudantes no interior paulista, um aspecto frequentemente negligenciado ou até mesmo esquecido nas narrativas históricas, normalmente centradas em grandes capitais. Por meio de entrevistas, análises históricas e imagens documentais, o documentário visa resgatar a memória de um movimento que ultrapassa as barreiras geográficas e sociais. Além disso, busca reforçar o papel do jornalismo na preservação da memória coletiva e na valorização dos valores democráticos.
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    Documentário: “Onde a Noite é Infinita - Armazén Bar”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Alexandreli, Gustavo Oliveira ; Paula, Luize D’Alessandro de ; Silva, Pedro Lucas Araujo da ; Silva, Vinícius Siqueira Pereira da ; Paula, Ana Beatriz Nogueira de ; Oliveira, Bruno Jareta de ; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o relatório de um documentário sobre a história do Armazén Bar, o bar de rock mais antigo da América Latina, situado em Bauru, interior de São Paulo. O documentário denominado “Onde a Noite é Infinita”, por meio das narrativas de seus personagens, explora a importância do bar como um espaço cultural e musical, sua influência na cena rock local e seu impacto na vida de diversas gerações de bauruenses. O objetivo principal deste trabalho é documentar a trajetória do Armazén Bar, destacando sua relevância cultural e musical para Bauru e analisando a relação entre o bar e a identidade local. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas com os fundadores e frequentadores, análise de documentos históricos, registros audiovisuais e observação participante. O documentário retrata a trajetória do Armazén Bar desde sua fundação em 1980, ressaltando sua importância como espaço de encontro e expressão para os amantes do rock. Além disso, examina o impacto do bar na cena musical de Bauru e sua contribuição para a formação da identidade cultural da cidade. Exibido em diversos eventos, o documentário alcançou no total cerca de 3 mil espectadores em sua versão original e gerou significativa repercussão na mídia local. Esse trabalho contribuiu para a valorização da história e da cultura de Bauru, promovendo a preservação da memória do Armazén Bar. Mais do que um simples bar, o Armazén Bar representa um marco na história cultural de Bauru. O documentário "Onde a Noite é Infinita" desempenha um papel crucial na preservação dessa memória e na valorização da cultura na cidade.
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    Documentário - “Pela Liberdade: A Resistência na UNESP durante a Ditadura Militar"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-26) Candido, Anna Clara Leandro ; Viana, Geovanna Carolina Batista ; Martigli, Laura Raimundo ; Duarte, Mauê Salina ; Oliveira, Bruno Jareta de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso explora as histórias ocultas de coragem e luta contra a opressão durante a Ditadura Militar brasileira (1964-1985) nas universidades que compõem os campi da UNESP. A série documental revela como esses espaços acadêmicos se tornaram centros de resistência, por meio de entrevistas com funcionários, docentes e discentes que enfrentaram a censura e a repressão. A metodologia baseou-se na produção de uma série de seis episódios, com entrevistas realizadas em agosto de 2024 nas cidades de Assis, Botucatu, Bauru e Araras. Ao destacar relatos emocionantes e impactantes, a série busca preservar a memória coletiva desse período crucial, promovendo reflexões sobre a liberdade de expressão, a democracia e os direitos humanos. O objetivo é inspirar futuras gerações a se engajarem na construção de uma sociedade mais justa e democrática, aprendendo com as lições do passado.
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    Presença pedagógica: desenvolvimento de identidade visual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Codello, Ricardo Juncom ; Piaia, Jade Samara ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de um projeto de identidade visual para a ‘Presença Pedagógica’. Trata-se de um pequeno negócio voltado à prestação de serviços para o setor da educação, transformando a estética e o discurso da empresa a partir da nova identidade. A principal ferramenta do Design utilizada para esse desenvolvimento foi o briefing de acordo com as definições de Peter L. Phillips (2008), além do roteiro projetual proposto por Bruno Munari (2008). O projeto foi realizado com o auxílio de ferramentas e técnicas criativas para o desenvolvimento e abordagem dos problemas propostos durante a elaboração do briefing. Contou com a realização de uma pesquisa com o público-alvo para a definição das principais características que deveriam estar presentes no projeto. Uma das diretrizes projetuais foi desenvolver uma identidade visual facilmente aplicável, para que o proprietário pudesse ter autonomia de utilizá-la, tendo em vista a impossibilidade de a tarefa ser realizada por um designer posteriormente à conclusão do trabalho. Foram desenvolvidos sistemas de aplicações simplificados e didáticos visando tornar acessível ao cliente final.
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    Sonhando com coragem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Crovador, Giulia Menezes Cezar ; Piaia, Jade Samara ; Zugliani, Jorge Otávio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver o webtoon Sonhando com Coragem, uma narrativa gráfica que aborda temas como juventude, resiliência, mudanças e desigualdade social. Ambientada na cidade de São Paulo, a história acompanha Thiago, um jovem em busca de propósito enquanto enfrenta os desafios de uma nova realidade. A narrativa explora questões relacionadas à pobreza, ascensão social por meio da educação e a importância das conexões humanas no desenvolvimento pessoal do protagonista. Inspirada em experiências pessoais e observações cotidianas, a obra reflete uma perspectiva universal sobre as transições da vida, especialmente na juventude.
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    Ilustrando poemas no estilo pop-up
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Cruz, Melissa Oliveira da ; Piaia, Jade Samara ; Yamada, Thais Regina Ueno ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo o desenvolvimento de um livro pop-up ilustrado, a partir da adaptação de quatro poemas do livro Ou Isto Ou Aquilo, publicado em 1964 pela escritora brasileira Cecília Meireles. O projeto procurou criar ilustrações digitais que complementam os elementos tridimensionais do livro, de maneira envolvente e atrativa para o público infantil. O primeiro passo do projeto consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre livros pop-up, abordando sua história e importância no mercado editorial. Também foram investigados temas como a engenharia do papel, algumas de suas técnicas de dobraduras, além de uma breve biografia de Cecília Meireles, destacando suas principais obras e, especialmente, o livro que inspirou este projeto. A pesquisa também incluiu um estudo sobre livros ilustrados e uma análise de autores e obras que exploraram esse formato. O desenvolvimento prático seguiu a metodologia projetual de Bruno Munari, que orientou a criação de rascunhos, protótipos e ilustrações até alcançar o resultado final desejado.
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    Moradia transitória destinada a mães solo no distrito da Penha de França, Zona Leste da cidade de São Paulo/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Jesus, Thamiris Ramalho de ; Salcedo, Rosio Fernández Baca ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O projeto se fundamenta na necessidade de pensar a habitação social coletiva adequada a arranjos monoparentais chefiados por mulheres, já que esses têm crescido de maneira significativa no cenário brasileiro e paulista, com atuais 11,3 milhões de domicílios brasileiros chefiados por mães solo (PNADC/IBGE, 2022). Neste sentido, este trabalho final de graduação tem como objetivo revisar a literatura sobre habitação e centros de acolhida para mães solo e elaborar o projeto de arquitetura para moradia transitória de mães solo e seus filhos em situação de vulnerabilidade social, residentes na cidade de São Paulo, com base no programa de Centro de Acolhida Especial (CAE) da Prefeitura Municipal de São Paulo. Metodologia consta das seguintes etapas: I) Revisão da literatura, II) Contexto: Distrito da Penha de França, III) Escolha do lote, IV) Programa de necessidades, V) Projeto de arquitetura para moradia transitória de mães solo e seus filhos. Resultados: Projeto de arquitetura para a Vila Transitória “Ana Maria Soares” com base na arquitetura dialógica, considerando o usuário, o contexto e a contemporaneidade harmônica para intervenção no tecido de centro urbano consolidado, com diretrizes complementares para o paisagismo e urbanismo.
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    Relatório de produto: produção de vídeo do gênero "aftermovie" de eventos e festas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-21) Pescantini, Gabriel Leme ; Oliveira, Bruno Jareta de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O vídeo nas plataformas digitais tem-se mostrado uma forma potente de experimentação cultural, conectando eventos e pessoas. Este trabalho apresenta a produção de um vídeo aftermovie experimental, explorando as possibilidades do audiovisual na construção de narrativas a partir de uma festa universitária. Para este fim, foi realizado um aprofundamento em referências bibliográficas e estéticas do universo dos eventos e da produção de conteúdo deste gênero, explorando diferentes leituras combinadas com técnicas de gravação, pós-produção e, por fim, na análise preditiva do impacto desse produto quando publicado.