Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254596
Navegar
Submissões Recentes
PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Didan: estamparia afetiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Camargo, Daniella Garcia de; Duarte, Adriana Yumi Sato
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Didan é uma coleção cápsula composta por seis estampas autorais, criada para reunir e representar as memórias afetivas da autora, ilustrando o poder da memória na formação do indivíduo e resgatando a beleza desse mosaico que nos constitui. O projeto explora os processos criativos e técnicos envolvidos na criação de padrões, culminando na idealização e construção da coleção.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Brasilidade e fé cristã : construindo pontes através da arte(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12) Coluce, Juliana Gonçalves; Domiciano, Cassia Leticia Carrara
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O livro “Brasilidade e fé cristã: construindo pontes através da arte” serve como um guia para que artistas cristãos brasileiros percebam que é possível expressar sua fé por meio da arte, sem se limitar ao padrão pré-estabelecido pela indústria gospel, que exerceu e exerce um papel fundamental na construção da fé dos seguidores da fé cristã, mas é apenas um dos muitos meios de linguagem de expressão sobre a crença. O material também se apresenta como uma resposta para mentes criativas inquietas, que cresceram incomodadas com a ideia de uma subcultura separada da realidade cotidiana brasileira e que, por isso, não consegue dialogar com a cultura nacional, enfraquecendo a fé como um instrumento de transformação socialmente relevante e contextualizado. Com a proposta de abordar diversas áreas da criação artística, o livro possui entrevistas com artistas e criadores locais, além de referências visuais, teóricas e bibliográficas sobre o temaPublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O que Ela fez?: reportagem multimídia de dados sobre a atuação de mulheres vereadoras em Itatiba-SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Mendes, Nathália; Belda, Francisco Rolfsen
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A representatividade de gênero na política brasileira segue permeada por desafios que dificultam seu crescimento efetivo. Diante deste cenário, este trabalho busca compreender a atuação política de mulheres vereadoras e suplentes em Itatiba-SP a partir das proposições legislativas apresentadas à Câmara Municipal entre 2021 e 2023. Para isso, foi desenvolvida uma reportagem multimídia com técnicas de jornalismo de dadas e infografia, a fim de identificar e quantificar as proposições apresentadas pelas mulheres, como projetos de lei, indicações e requerimentos, comparando-as com as propostas dos colegas de plenário homens. A metodologia inclui a coleta de dados públicos e a análise dessas bases com o auxílio do ChatGPT-4o, como forma de utilizar ferramentas de inteligência artificial a favor do jornalismo.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
O movimento modernista brasileiro a partir do Role Playing Game no Ensino Fundamental II(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Spadari, Angélica; Simões, Rosa Maria Araújo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O contexto educacional contemporâneo busca, cada vez mais, pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas que insiram o estudante no processo de ensino-aprendizagem, a fim de promover a participação, vivência, pesquisa e reflexão. Nesse sentido, surge o Role Playing Game — RPG como material didático alternativo, que trabalha a criatividade e a fantasia com a contação de histórias e a interpretação, promovendo participação e assimilação do conteúdo. Assim, com essa proposta lúdica e cooperativa, os estudantes, juntos, vivenciam as aventuras como personagens, tomando decisões em conjunto e sendo criativos durante o desenvolvimento da aventura. A pesquisa se guia pela questão “Como criar um jogo para o processo de ensino-aprendizagem do modernismo brasileiro?”, visando produzir um jogo em formato de RPG que potencialize as ações pedagógicas para os estudantes do Ensino Fundamental II, envolvendo artistas representantes do movimento modernista brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para a exploração e avaliação dos dados levantados, com obras que tratam sobre o modernismo brasileiro; das possibilidades de aplicação do RPG; de como desenvolver uma história própria; e porque o jogo seria funcional no ensino de Arte. Como resultado da pesquisa, foi possível desenvolver a aventura “Missão Modernista”, não somente aprimorando o ensino de história da arte, como, também, contribuindo para novos recursos inovadores no campo educacional.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Marketing da saudade: a exploração do panorama musical emo na geração millennial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Marques, Aline Machado; Gonçalves, Gustavo Soranz
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho investiga as estratégias de marketing da saudade focadas especificamente na geração Millennial, sob a perspectiva do panorama contemporâneo da indústria musical, principalmente no que concerne ao subgênero emocore. O presente estudo busca analisar como o marketing da saudade utiliza elementos nostálgicos para engajar consumidores, explorando memórias afetivas e promovendo uma reconexão com a cultura de quando eram jovens. A pesquisa busca compreender as implicações dessa abordagem no comportamento de consumo dos Millennials e na perpetuação do movimento emo na cultura contemporânea, destacando que a efetividade dessas estratégias está intimamente ligada à escolha ideal de público-alvo e ao contexto sociocultural – com destaque ao panorama musical – mais popular na contemporaneidade.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Comunicação organizacional e slowfashion : estudo de perfis de marcas de moda no Instagram(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12) Bueno, Luiz Guilherme Valério; Porém, Maria Eugênia
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Na sociedade do hiperconsumo (LIPOVETSKY, 1989), a indústria da moda vivencia um consumo sem precedentes. O atual modelo "fast fashion" representa agilidade e tendências acessíveis, porém causa impactos ambientais sociais significativos. Como uma possível resposta a esse modelo surge o movimento "slowfashion", enfatizando a produção consciente, a valorização do trabalhador, a reutilização e qualidade de produto. A partir dos preceitos da abordagem relacional da comunicação (FRANÇA, 2001), buscou-se verificar o alinhamento discursivo digital de marcas de moda slowfashion aos ideais, características e valores evocados pelo movimento e como são inscritos na comunicação dessas marcas.O estudo exploratório e descritivo, contou com 2 fases de pesquisa: 1ª. levantamento bibliográfico: orientou a elaboração de conceitos-chave ligados ao slowfashion; da perspectiva relacional da comunicação organizacional (FRANÇA, 2001 e LIMA, 2012) e do contexto do hiperconsumo (LIPOVETSKY, 1989); 2ª. pesquisa empírica: consistiu na análise das marcas slowfashion brasileiras: Misci, Neriage e Handred. Foram aplicados os preceitos metodológicos de estudo de discursos nas mídias sociais de Recuero (2018) e de análise de dados visuais de Zandavalle (2018). Observamos frequências e semelhanças de discursos, clusters e termos mais usados. Com aportes culturais que transmitiam valores ligados ao discurso e posicionamento. Apesar dos valores slowfashion presentes, notou-se uma forte ênfase na comunicação de consumo. Culminando em dois pilares evocados na comunicação dessas marcas: valor de marca e consumo. Observamos também nesses discursos uma certa cosmética da sustentabilidade e dos valores slowfashion como um direcionamento do consumidor a satisfação à necessidade do consumo para o preenchimento emocional. Finalmente, concluímos que os discursos das marcas pesquisadas acabam utilizando da identidade alternativa do slowfashion para reforçar um comportamento de hiperconsumo em uma nova roupagem.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Stop-motion : uma linguagem artística como recurso pedagógico para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-05) Silva, Jamille Rita Gomes; Yamada, Thaís Regina Ueno
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o percurso histórico da animação em stop-motion voltada para as produções cinematográficas com bonecos articulados, desde os primórdios dos dispositivos ópticos até as animações do século XXI. A pesquisa também apresenta um estudo sobre o uso da linguagem artística do stop-motion como um recurso pedagógico junto a construção de uma sequência didática como material de apoio ao docente, voltada para os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa é de caráter metodológico qualitativo, baseada em uma abordagem bibliográfica, da qual é delineada pela seguinte pergunta: Como o estudo sobre a técnica do stop-motion e a sua utilização como um recurso pedagógico pode contribuir para o ensino de Artes e influenciar na aprendizagem dos estudantes? Como forma de aproximação da realidade dos estudantes e contribuição na investigação dessa técnica de animação, a sequência didática implementa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como um apoio na produção prática.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Pilar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Fogaça, Isabela de Carvalho; Domiciano, Cassia Leticia Carrara
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho consiste na criação de uma obra audiovisual que aborda, de maneira pessoal e afetiva, a cidade de Pilar do Sul, onde cresci. Através da técnica de animação em mídias mistas, o projeto busca transformar memórias e experiências em narrativas visuais poéticas, utilizando gravações próprias e intervenções manuais, como desenhos e colagens. O processo criativo foi desenvolvido de forma experimental e adaptativa, explorando materiais e técnicas diversas, além de estabelecer um método prático de produção em massa de animações. A obra é acompanhada por versos e poesias originais, compostos em colaboração com minha irmã. Ao revisitar locais significativos e registrar o cotidiano da cidade, o projeto não apenas homenageia minhas raízes, mas também oferece uma perspectiva sensível e artística de Pilar do Sul.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Folhear: diário de leitura(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Inácio, Júlia Cristina Cavallari; Domiciano, Cassia Leticia Carrara
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho propõe a criação de um diário de leitura físico, desenvolvido para registrar e enriquecer a experiência da leitura. Insatisfeita com as opções comerciais disponíveis, busquei criar um produto que combine funcionalidade, estética e espaços para expressões criativas, como lettering e colagens. O diário oferece áreas para registrar informações sobre os livros lidos, resenhas, desafios, metas e progresso ao longo do ano. O conceito é fundamentado no método Bullet Journal de Ryder Carroll, que valoriza a personalização e a escrita manual como ferramentas de organização e reflexão. A escrita à mão é explorada como um meio de aprofundar a conexão com as leituras e promover uma experiência mais introspectiva e significativa.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Videoarte Educação: uma proposta de inclusão da tecnologia nas aulas de artes no Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Moura, Manassés Vieira de; Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A educação e o ensino das artes têm sido campos de transformações constantes, acompanhando o avanço da história e da sociedade. A inclusão da tecnologia no ensino é um dos principais fatores de mudança no século XXI. Garantir que os estudantes compreendam conceitos tecnológicos básicos tornou-se cada vez mais urgente em todos os campos relacionados à educação. Por isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência pedagógica que promove o estudo da arte do vídeo como forma de integrar a tecnologia às aulas de arte no Ensino Médio. Para tanto, será adotado um aporte metodológico que consiste nos seguintes procedimentos: (a) levantamento bibliográfico sobre videoarte na escola; (b) pesquisa qualitativa sobre o uso de multimídias e tecnologias em três escolas de Bauru, buscando compreender como as tecnologias estão sendo implementadas no ensino; (c) curadoria de vídeos em redes sociais como YouTube, TikTok e Instagram, com o objetivo de explorar estratégias para selecionar e apresentar conteúdos audiovisuais de maneira crítica e contextualizada; e (d) desenvolvimento de uma sequência didática sobre o uso do vídeo, integrando materiais de redes sociais, como TikTok e Instagram — amplamente presentes na vida dos estudantes — aos estudos do audiovisual no ensino de artes no Ensino Médio. Através deste estudo, foi apresentada uma sequência pedagógica sobre o uso de vídeos em sala de aula enquanto ferramenta de auxílio a docentes e futuros na abordagem de temas, como o audiovisual e a videoarte. Além disso, a pesquisa qualitativa demonstrou que as escolas estaduais de Bauru possuem uma distribuição ampla de aparelhos, como notebooks, tablets e televisores. Também identificou-se que a maioria dos estudantes possuem celulares smartphones. A partir destes dados, foi possível constatar a possibilidade da aplicação da sequência desenvolvida em sala de aula pelos docentes.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Trabalho remoto e presencial no pós-pandemia: um olhar sobre culturas organizacionais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-12-12) Gama, Liza Rosa; Cardoso, Hugo Ferrari
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este estudo investiga as transformações nas culturas organizacionais resultantes da adoção de modelos de trabalho remoto e presencial no contexto pós-pandemia. A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas às práticas de trabalho, com transições repentinas para o home office, afetando diretamente a cultura organizacional. A pesquisa analisa como as organizações têm se adaptado a esses novos formatos, explorando vantagens e desafios de cada modelo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura (2014-2024), foram identificadas implicações para flexibilidade, custos, isolamento social e adaptação cultural. A transição para novos modelos de trabalho requer não apenas mudanças estruturais, mas também um redirecionamento das lideranças e dos valores organizacionais, assegurando que as culturas corporativas se mantenham resilientes e inovadoras em um ambiente de constantes transformações. Além disso, a importância de um suporte efetivo aos colaboradores, promovendo iniciativas que mitiguem os impactos do isolamento social e reforcem a comunicação integrada. O papel da tecnologia também é enfatizado, como ferramenta essencial para sustentar a colaboração e a produtividade em ambientes de trabalho fragmentados. Em um cenário de constante evolução, a capacidade de inovação e a valorização do capital humano tornam-se fatores determinantes para o sucesso organizacional.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Danjão: criando uma história em quadrinhos de fantasia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Freitas, Gabriel Alexandre de; Andrade, Ana Beatriz Pereira de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esse projeto visa a pesquisa de histórias em quadrinhos como forma narrativa e Design, analisando os elementos que compõem sua linguagem, além do estudo dos elementos estéticos da série de jogos Wizardry e do mangá Dragon Ball e, posteriormente, a produção do storyboard para o capítulo piloto de uma história em quadrinhos que combine tais elementos e o projeto editorial do mesmo. O projeto foi realizado pesquisando sobre o contexto e impacto histórico dessas duas séries, além de considerações sobre os fundamentos de histórias em quadrinhos por Will Eisner (1985), Scott McCloud (1995 e 2006) e Hirohiko Araki (2017).PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Da Terra: criação de uma coleção em cerâmica com inspiração no veganismo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Graciano, Ana Carolina Buzati; Neves, Erica Pereira das
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Da Terra é um projeto que consiste na criação de uma coleção de aparatos de servir confeccionados manualmente em cerâmica, com ilustrações realizadas por meio da técnica de esgrafito, que consiste na raspagem da cerâmica, e tendo como inspiração a filosofia de vida vegana. O presente memorial do processo aborda o processo criativo, o desenvolvimento da produção e os resultados obtidos. Ao fim, os aparatos confeccionados foram três pratos, uma molheira e uma travessa.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Caminho da salvação: jogo de cartas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Barreto, Jessica Monique; Duarte, Adriana Yumi Sato
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O seguinte trabalho apresenta as etapas da criação do jogo de cartas “Caminho da Salvação”, que tem como objetivo ser utilizado como ferramenta lúdica e educativa para transmitir os ensinamentos da fé cristã de forma dinâmica e atrativa. Desde as pesquisas iniciais, metodologia utilizada, desenvolvimento da parte visual e a dinâmica de jogabilidade. Ao final, são mostrados os resultados do jogo e a versão de cada tipo de carta, incluindo os textos criados e a explicação da jogabilidade desenvolvida.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Entrenós: tensegridade aplicada em mobiliário(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Alvarenga, Karen Michelote de; Neves, Erica Pereira das
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho aborda a concepção de mobiliários externos aplicando conceitos de tensegridade. Tensegridade é um conceito proveniente da física, que consiste em unir forças de tração e compressão para tornar as estruturas estáveis, ademais são construções de alta efetividade e resistência. Portanto, o desenvolvimento de mobiliários utilizando esses princípios, busca criar produtos que possam gerar um espaço aconchegante, harmonioso e convidativo às interações sociais, além de serem eficientes utilizando poucos recursos. Percorrendo um caminho de explorações acerca do tema da tensegridade, o projeto caminha através de todo o processo de criação, desde testes simplificados, idealização de ambiente até a concepção de modelos de baixa fidelidade e imagens finais renderizadas. Desta forma, o mobiliário se destaca indo além da aplicação meramente estética, sendo funcional e capaz de se adaptar às diversas necessidades dos usuários, proporcionando conforto e versatilidade em concepções diferenciadas para o âmbito do design.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Cubo mágico acessível para pessoas com deficiência visual usando impressão 3D(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Almeida, Ander Haruo Kimoto de; Rossi, Dorival Campos
; Medola, Fausto Orsi
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Provindo de um contexto familiar onde, a luta pela inclusão e da acessibilidade sempre foram peças fundamentais para as interações sociais, este relatório técnico busca, por meio do desenvolvimento de um cubo mágico acessível para pessoas com deficiência visual, promover a tecnologia assistiva ao unir as compreensões tátil e visual no redesign de um único produto, em alternativa ao usual de ter-se produtos distintos e exclusivos às pessoas com deficiência visual. Esta iniciativa apenas marginaliza este público que anseia ser incluso. Utilizando da tecnologia de impressão 3D e open source, o arquivo desenvolvido do cubo mágico acessível, bem como um manual maker para sua fabricação, pode ser acessado, reproduzido e montado por qualquer pessoa, estimulando a normalização de produtos assistivos.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Estalo Pop Fest: identidade visual e branding para festival de música(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Destro, Alice Vasselucci; Santana, Victor Hugo Soares
; Domiciano, Cassia Leticia Carrara
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Idealizado por fãs e para fãs, o “Estalo Pop Fest” é um festival de música que visa resgatar o otimismo apaixonante e a intensidade da cultura pop. Sua identidade visual, o ponto principal deste projeto gráfico, traz elementos vibrantes, populares e remetem ao caminho que a música pop trilhou até os dias de hoje. Além de toda a criação de marca, sua construção e identidade visual, o projeto traz, como principais produtos, aplicações como: brandbook, mercadorias oficiais do festival e itens de papelaria e identificação (referentes ao acesso e organização do evento).ItemTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Recinto 9 de Julho: projeto de requalificação para a cidade de Colina-SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Silva, Raquel Lourenço da; Benincasa, Vladimir
; Masseran, Paulo Roberto
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho tem como propósito o estudo da atual situação do Recinto Municipal 9 de Julho, de Colina (SP), um equipamento urbano de relevância para a cidade, principalmente por sediar uma série de eventos e por fazer parte do imaginário local e da identidade do município. O local é subutilizado durante a maior parte do ano e carece de estrutura adequada para exercer suas principais atividades: sediar festas e a prática de esportes equestres, bem como a criação de cavalos. Desse modo, propõe-se a revitalização desse espaço, de forma a transformá-lo em um parque urbano com capacidade para receber eventos, o que traria inúmeros benefícios à população colinense e aumentaria o potencial turístico e cultural da cidade, objetivando sua inserção definitiva na vida cotidiana dos cidadãos e uma melhora na qualidade de vida, tanto dos frequentadores, quanto dos animais que ali residem. Para isso, foram realizadas leituras de referencial teórico para compreender as questões acerca dos parques urbanos, eventos e instalações para equinos, além de análises de documentos da área trabalhada, estudos de caso, visitas técnicas, questionários online e, posteriormente, desenvolvimento projetual, visando torná-lo um lugar de referência turística, de lazer e esportes, dotado de estrutura multifuncional apropriada e que atenda às reais demandas da população.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Luna e o monstrinho(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Ribeiro, Letícia Garcia; Domiciano, Cassia Leticia Carrara
; Contini, Guilherme Cardoso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Neste relatório irei apresentar o processo de criação de um livro infantil, desde a etapa de escrita, desenvolvimento de ilustrações, pesquisas teóricas, até a produção gráfica. Foram realizadas pesquisas de similares, entrevistas com profissionais da área da psicologia e apresentação de referências de diversas áreas, principalmente do design, da ilustração, educação infantil e psicologia. O tema apresentado no livro é sobre os sentimentos e emoções na infância, como reconhecê-los e lidar de forma saudável com eles. As emoções fazem parte principal das nossas recordações e com o auxílio dos pais a criança será capaz de ter um controle emocional ainda maior, sendo capaz de ser mais independente, segura de si e empática.PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso Acesso Aberto
Design de interface e experiência do usuário: proposta de nova interação com o aplicativo do Banco do Brasil através do comando de voz(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-03) Tanaka, Anderson Massao; Dick, Maurício Elias Klafke
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma interface de voz para o aplicativo do Banco do Brasil, visando tornar as operações bancárias mais acessíveis e intuitivas. Diante da popularização dos assistentes de voz no setor financeiro, o estudo investiga as limitações das interfaces bancárias atuais quanto ao uso de comandos de voz e sugere uma interação mais natural e eficiente para os usuários. Assim, o objetivo geral foi propor uma forma de interação natural com o aplicativo Banco do Brasil através de uma interface conversacional que opere por meio de comandos de voz. A metodologia adotada foi baseada no modelo de Jesse Garrett, que organiza o desenvolvimento em cinco planos: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície. Esse processo permitiu a análise das necessidades dos usuários, a definição de funcionalidades, a criação de wireframes e testes iniciais de usabilidade. Como resultado, a nova interface foi projetada para integrar comandos de voz à interface gráfica do aplicativo, utilizando um layout simplificado que facilita o uso desde o primeiro contato. O estudo conclui que a interface de voz proposta pode proporcionar uma experiência bancária mais inclusiva, prática e acessível, atendendo à crescente demanda por inovação e melhorando a experiência do usuário em serviços bancários digitais.